
Uma boa notícia para quem é fã de comida italiana em Fortaleza e quer ter a certeza de estar consumindo, sem sair da cidade, pratos que respeitem os padrões de qualidade existentes na Itália. É que nesta terça-feira (1), o Ospitalità Italiana, selo de qualidade para restaurantes italianos no mundo, chega à Capital Cearense. A certificação nasceu em 1997 como garantia de qualidade aos serviços e produtos oferecidos pelos estabelecimentos gastronômicos em território italiano, sendo posteriormente estendido ao redor do planeta.
Para se ter uma ideia da importância do selo, ele é organizado e financiado pela União de Câmaras de Comércio Italianas (Unioncamere), com suporte do Instituto de Pesquisas em Turismo da Itália (Isnart), e destina-se a certificar a qualidade e a “italianidade” dos restaurantes de culinária italiana. Bacana, né?
Tudo isso, explicam os organizadores porque a cozinha de seu país já é milenar e faz parte de um processo histórico de aprimoramento social, sempre protagonista dos mais significativos momentos da civilização. “Na Itália, ela tornou-se símbolo de hospitalidade, alcançando o valor de arte. Portanto, é imprescindível considerá-la um patrimônio da humanidade protegendo sua história, cultura, qualidade e importância”, avaliam.
Aqui na região Nordeste do Brasil, a Câmara de Comércio Ítalo-brasileira do Nordeste é o órgão, reconhecido pelo Governo Italiano, que possui a capacidade e a garantia institucional para efetuar essa função certificadora.

Para obter o selo os restaurantes inscritos precisam atender, por exemplo, requisitos como identidade e distinção, hospitalidade, cozinha, menu, proposta gastronômica, carta de vinhos, tipos de azeite, carta de vinhos e experiência e competência do chef de cozinha.
Onde o selo já está presente na Itália e no mundo
– Na Itália são mais de 5 mil estabelecimentos (restaurantes, hotéis e agroturismo), localizados em 80 províncias de 18 regiões italianas.
– No exterior são mais de 700 estabelecimentos certificados, presentes em 65 cidades de 45 países.
– Com 140 restaurantes reconhecidos, o Brasil é o segundo país com mais restaurantes italianos no mundo certificados com o selo “Ospitalità Italiana”, perdendo apenas para os Estados Unidos, com 279 restaurantes certificados.
– Já no ranking de cidades pelo globo, ocupa o segundo lugar com 84 restaurantes certificados, somente atrás de Nova York com 154 restaurantes com o selo.
Vamos torcer para que logo logo os restaurantes italianos aqui em Fortaleza recebam a certificação. Bom para quem aqui vive e também para o nosso turismo. Concordam?
Comentários 2
Anchieta Dantas Jr.
02/03/2016 as 10:39A saber, João Paulo. Porém, dada a importância da certificação, caso o restaurante que se inscrever para ser avaliado não venha a obter o selo, acredito que ele fará esforços para conseguir. Estive ontem no lançamento e vi que se trata de uma vitrine muito grande e nós devemos ser positivos, meu caro! Isto só vem a melhorar a qualidade do que comemos e a incrementar o turismo local. E obrigado por acompanhar o blog!
João Paulo Carvalho
01/03/2016 as 16:46E você realmente acha que algum restaurente dito italiano local vai mesmo receber esse selo?