Busca

Bancos oferecem a clientes venda de dólares em caixas eletrônicos

10:29 · 14.03.2016 / atualizado às 10:29 · 14.03.2016 por

dólar

Para quem precisa adquirir dólares, tem um novidade que gostaria de compartilhar com vocês. Alguns bancos já permitem a compra da moeda norte-americana com a facilidade de um saque no caixa eletrônico. São empresas que disponibilizam terminais de autoatendimento para operações de câmbio. Os clientes que usam a opção são debitados em suas contas-correntes e sacam o valor correspondente em dólares. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil, agência de noticias do governo.

Para minha surpresa, a oferta do serviço não começou agora, ela foi autorizada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) em 2012, a fim de atender à demanda da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014. De acordo com a matéria da Agência, no ano da Copa, algumas corretoras de câmbio instalaram equipamentos de troca de moeda em pontos estratégicos para turistas. Passado o evento, há bancos que mantêm a facilidade aos clientes.

De acordo com a Agência Brasil, ao ser consultado, o Banco Central não informou quantos terminais do tipo há no País. Porém, o Santander e o Banco do Brasil confirmaram que disponibilizam o serviço apenas para para correntistas.

O Santander informou que começou a implantar os terminais em 2014 e, atualmente, dispõe de 121 equipamentos. Eles estão distribuídos em agências, postos de atendimento e aeroportos. O banco destacou que o cliente que usa o caixa eletrônico tem isenção da tarifa cobrada no caixa, além de taxas de câmbio mais competitivas.

No caso do BB, a instituição financeira iniciou um projeto-piloto em fevereiro de 2015. Atualmente, dispõe de 16 terminais para a compra de dólares. As máquinas estão no Distrito Federal, Rio de Janeiro, em São Paulo, Santa Catarina, no Tocantins, em Sergipe, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Os terminais mais recentes são os dos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos (SP), e do Juscelino Kubitschek, em Brasília, implantados em fevereiro. O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, tem um caixa eletrônico para câmbio desde dezembro. Segundo o banco, há intenção de expandir o modelo. O Banco do Brasil informou ainda que estuda ampliar o sistema para permitir a troca de outras moedas, além do dólar.

Resta verificar se a cotação compensa e se o valor final descontado da nossa conta é competitivo em relação às casas de câmbio. A saber!

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *