Blog do Automóvel

Busca


SUV T6, da JAC, quer briga com todos por R$ 69.990

Publicado em 17/04/2015 - 13:00 por | Comentar

Categorias: JAC, Lançamento, Off-road, Produto
  • Enviar para o Kindle

111

Cada vez mais esquenta a briga no segmento de SUVs com várias estreias: Honda HR-V, Jeep Renegade, Peugeot 2008 e o Renault Duster de cara nova. O que ocorre é que os chineses da JAC Motors apresentaram um concorrente para esse mercado, o JAC T6, que custa R$ 69.990 em sua configuração única, mas chega a R$ 75.670 com todos os opcionais.

Do lado mecânico, o T6 tem motor 2.0 flex de 160 cv com etanol e 155 cv com gasolina. O torque é de 20,6 kgfm e 20 kgfm respectivamente. Por enquanto, como tem sido uma constante nos carros da JAC, a única opção de câmbio para o SUV é uma caixa manual de seis velocidades, enquanto a tração é só dianteira.
jac-t6-02

Mas é nas medidas, além do preço, que o JAC tem seus maiores (literalmente) trunfos. São 4,5 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,7 m de altura e 2,6 m de entre-eixos. O porta-malas abriga nada menos que 610 litros de bagagens. O contraponto? É um dos mais pesados de todos os SUVs citados, com 1.505 kg.
37

A JAC quer abocanhar 1% do mercado de SUVs em 2015 com T6. O que nas contas da marca dão 3.600 unidades comercializadas ainda neste ano, sendo que 90% das vendas devem se concentrar no modelo mais caro. O JAC T6 chamou todo mundo para a briga e não é só pressão: custa o equivalente aos SUVs menores em configuração intermediária, tem mais equipamentos de série e seu tamanho é de utilitário, mas não compacto.

Como saber se o carro precisa de um alinhamento ou balanceamento

Publicado em 17/04/2015 - 9:51 por | Comentar

Categorias: Balanceamento, Dica, Peças, Pneu
  • Enviar para o Kindle

bC-2048x1229

Dirigindo seu carro, você, por acaso, sentiu  que o volante tem um problema de trepidação. Nesse caso específico, amigo, a solução é balanceá-lo. Isso é o que explica o diretor da SAE Brasil, Francisco Satkunas. “Em velocidades acima de 50 km/h, o volante começa a vibrar e isso vai aumentando se o motorista acelerar mais. Este pode ser um sinal que é preciso fazer um balanceamento”. O profissional acrescenta que esse problema também pode acontecer nas rodas traseiras. Neste caso, o motorista irá escutar um barulho vindo da carroceria.

Entretanto, para saber se o veículo precisa de um alinhamento, Francisco sugere um teste. “Se em uma rua vazia, com uma velocidade de aproximadamente 20 km/h ou 30 km/h, o condutor soltar rapidamente o volante do carro e sentir que ele está puxando para algum lado, é sinal de um problema”. Neste caso, é preciso levar o carro para uma verificação de alinhamento.

Segundo o engenheiro é recomendado fazer uma verificação de alinhamento e balanceamento a cada 10 ou 15 mil km. Mas se o carro estiver se comportando bem, sem vibração ou sem sair da linha reta, não é necessário fazer a avaliação.

Goodyear atenta ao mercado dos utilitários

Publicado em 16/04/2015 - 11:49 por | Comentar

Categorias: Lançamento, Pneu, Tendência
  • Enviar para o Kindle

Goodyear_pneu_efficient-grip-suv_utilitários

Fabricantes de pneus estão de olho bem arregalados em um segmento do mercado que mais cresce nesse momento de baixa, o dos utilitários esportivos. Quem é do meio  aposta em crescimento de, no mínimo, 15% para este ano, enquanto a perspectiva (otimista) da Anfavea para o setor é de queda de 10%.

A Goodyear lançou o EfficientGrip SUV, uma linha de pneus voltada para os utilitários esportivos, desde os pequenos, até os grandes e os premium.

O pneu será vendido em 12 medidas, aros 16 a 19. Como principais novidades têm uma sílica de última geração, que ajuda a reduzir o consumo de combustível, pois tem menos resistência ao rolamento. Este pneu vai equipar o 2008, da Peugeot, de fábrica.

Outra novidade é que o pneu é 30% superior em dirigibilidade no molhado, com desempenho 15% melhor em frenagem e tração em piso molhado, comparando com o mesmo pneu que era oferecido para o segmento anteriormente.

Adversários

Outras fabricantes de pneus não ficaram para traz e também oferecem linhas de pneus para o segmento dos utilitários esportivos. A Continental, tem o ContiCrossContact AT, que é diretamente voltado para o segmento, lançado no final do ano passado e está sendo vendido nas medidas aro 14 a 18.

A Bridgestone oferece para o segmento linhas de pneus para utilitários que vão rodar apenas na cidade, com preparação 100% on road. Pneus para os utilitários de uso misto, que encaram a lama aos finais de semana e pneus especiais para o uso fora de estrada.

A Pirelli tem a linha Scorpion, projetada para os utilitários esportivos de todos os tipos, os de uso misto e os 4×4 fora de estrada. O ATR Street é um pneu voltado para o 4×4 que é utilizado tanto no dia-a-dia na cidade, quanto na terra aos finais de semana. O Scorpion Verde All Season é um pneu com tecnologia verde, que agride menos o meio ambiente e foi desenvolvido especialmente para os utilitários esportivos. Além das opções citadas, a Pirelli tem outras opções voltadas para o segmento.

Feirão de concessionária oferece condições diferenciadas

Publicado em 16/04/2015 - 11:14 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Mercado está voltando a aquecer e as concessionárias fazem promoções e eventos para diferenciar e atrair os consumidores. A hora é boa para comprar, tendo em vista que os estoques estão estáveis. Uma das autorizadas Volkswagen mais prestigiadas do Nordeste, a Saga, promove do dia 23 (quinta) a 26 (domingo) de abril, das 10 às 20 horas, no estacionamento do North Shopping Jóquei, o feirão de carros “Sob Medida”. Em pauta, segundo a Sagan, condições especiais de financiamento, pagamento da primeira parcela com prazo de 90 dias e valor de R$ 99 para as 12 primeiras parcelas fazem parte dos atrativos do feirão, que vão levar para o estacionamento do shopping modelos novos e seminovos multimarcas. Best drive estarão disponíveis no local para os clientes que desejarem conhecer melhor cada modelo. Na linha da Volkswagen e no feirão destaques para o UP!, novo Golf, Gol, Voyage e todos os veículos que compõem a lista da Volks, como a picape Amarok, Tiguan, Jetta, dentre outros.

UP

Novo Golf

Novo Golf

Gol, um dos líderes de venda no País

Gol, um dos líderes de venda no País

 

Serviço:
Feirão de Carros Sob Medida, da concessionária Saga. De 23 a 26 de abril, no estacionamento do North Shopping Jóquei. Horário: 10h às 20h.

Rally Mitsubishi começa em Gravatá, Pernambuco

Publicado em 16/04/2015 - 10:11 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Localizada a cerca de 80km de Recife, a cidade de Gravatá (PE) será palco, pela primeira vez, do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports. Esta é a 21ª temporada da competição, que reúne famílias, casais e amigos em busca de aventura e diversão off-road

 

rally
Para participar, não é necessário ter experiência. A prova é dividida em três categorias: Turismo Light, para duplas iniciantes, Turismo, para os intermediários, e Graduados, para pilotos e navegadores mais experientes.
Além de desafios off-road, muitos participantes aproveitam para viver um fim de semana diferente e sair da rotina, caso de Ariel e Pamela Bueno da Fonseca, que viaja e revive a lua de mel. “Estamos há cinco anos juntos e deixamos nossa filhinha com os avós”, conta o navegador. “Cada metro percorrido vale a pena. A estrutura que a Mitsubishi monta a gente não encontra em lugar nenhum. E as amizades não tem preço!”
Em Gravatá, a prova largará do Hotel Canarius e passará também pelos municípios de Chã Grande, Bezerros e Cumaru. Os competidores da Graduados e da Turismo percorrerão 180km e os da Turismo Light, 140km.

rally2
“Será uma prova muito bonita com vários desafios do terreno. A região de Gravatá tem um relevo ótimo e as trilhas serão emocionantes, com subidas e descidas em estradas sinuosas”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.
Como funciona?
As inscrições são abertas sempre 12 dias antes da competição. Os interessados devem entrar no site www.mitsubishimotors.com.br e preencher o cadastro. As vagas são limitadas.
Na sexta-feira véspera da competição, os participantes se encontram para confirmar a inscrição e adesivar os carros. À noite, há um briefing sobre as trilhas e aula de navegação.
No sábado, os competidores se reúnem para a largada. “As provas são cuidadosamente planejadas para que todos possam usar ao máximo seus 4×4 e também curtir paisagens lindas. A dificuldade varia entre as categorias, então podem participar iniciantes, até quem nunca colocou o carro em uma trilha, até os mais experientes”, explica Julianelli.

rally3
Na chegada, há um grande almoço e cerimônia de premiação para as melhores duplas.
Premiação da temporada
A dupla campeã da temporada Nordeste na categoria Graduados viajará para esquiar no Chile. O piloto irá com acompanhante para o complexo Valle Nevado. Já o navegador, também com acompanhante, desfrutará da estação de Portillo. As viagens são cortesia da operadora Maktour.
Já na categoria Turismo, o piloto campeão levará uma viagem, para quatro pessoas, para a Pousada Maravilha, em Fernando de Noronha, oferecida pelo Circuito Elegante.
Calendários 2015
Mitsubishi Motorsports Nordeste*
25/04 – Gravatá (PE)
12/09 – João Pessoa (PB)
26/09 – Natal (RN)
24/10 – Fortaleza (CE)
*Calendário sujeito a alterações.
Mitsubishi Pró-Brasil – Ação Social
A Nação 4×4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Desde 1994 foram arrecadadas mais de 980 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições. Para participar das provas, os competidores fazem a doação, por carro, de 30kg de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, que serão destinados a associações da cidade.
O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Dalgas, W. Truffi, Transzero, Pirelli, Clarion, Unirios, Embracon, STP, Tecfil, Mapfre, Pilkington, Flamma, Rede, Sky, Sideral e Artfix.

rally4

Programação – Mitsubishi Motorsports
24 de abril – Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação – das 17h às 22h
Local: Hotel Canarius, Rodovia BR 3232 S/N – Brejinho
25 de abril – Sábado
Local: Hotel Canarius, Rodovia BR 3232 S/N – Brejinho
A partir das 8h – Largada
A partir das 14h – Chegada, almoço e premiação

Troféus do Rally

Troféus do Rally

 

Newsedan promove Speed Day para clientes Mercedes-Benz

Publicado em 15/04/2015 - 10:53 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Concessionária de Fortaleza Newsedan- Mercedes Benz realizará um dia alucinante e único para seus clientes Mercedes- Benz na pista de pouso do Grupo M Dias Branco, Fábrica Fortaleza

AMG
Será um exclusivo evento destinado aos clientes da marca, que terão a oportunidade de dirigir e explorar suas máquinas – modelos tradicionais e da linha AMG. A programação inclui conhecer na prática os procedimentos de direção esportiva e defensiva para aproveitar ao máximo todos os recursos tecnológicos dos modelos. O evento consistirá em aceleração saindo parado nas distâncias de 400m e 1km em linha reta e a divertida prova de slalon. Os carros sairão de 2 em 2 ao ser dada a largada na reta da pista de pouso para tomada de tempo com cronometragem oficial. A estrutura será completa com coordenador de Prova, Fiscais, Instrutores de Pilotagem, Ambulância e brigada de incêndio. Além disso, contará com um espaço vip com brunch e muita gente bonita.

AMG1
O intuito deste evento é tornar a experiência de possuir um carro Mercedes ainda mais emocionante e aproximar os clientes em momentos únicos de lazer.
A
Serviço:
As inscrições deverão ser feitas na Newsedan (Av. Rogaciano Leite, 323-loja1).
Camisas de acesso para o evento, para duas pessoas: R$ 100,00.
Evento: Speed Day- Prova de reta Newsedan
Data: 25 de abril (sábado)
Horário: 09h às 15h
Local: Aeródromo M. Dias Branco- Ao lado da fábrica Fortaleza
(BR-116, KM 18, Eusébio, CE)

Primeiro carro chinês fabricado em solo brasileiro

Publicado em 15/04/2015 - 10:33 por | Comentar

Categorias: Chery, Lançamento
  • Enviar para o Kindle

Chinês made in Brasil. A Chery anuncia o Novo Celer, modelo da marca fabricado na recém-inaugurada planta de Jacareí (SP). Disponível nas versões hatch e sedan, o Novo Celer chega com novidades desenvolvidas para atender o consumidor brasileiro, que valoriza estilo, qualidade, acabamento interno, modernidade e tecnologia.

celeresse
Externamente, o Novo Celer recebeu atualizações de design. Seu visual está ainda mais harmonioso, graças às curvas laterais que seguem um equilíbrio que transmite mais esportividade ao modelo e às linhas inspiradas na água, que aumentam o sentimento de movimento rápido.
Além disso, recebeu atualizações que o deixaram com a sensação de mais largo e moderno, como os novos para-choques, grade frontal e conjunto ótico elíptico dianteiro. Já na traseira, lanternas com lâmpadas em LED transmitem tecnologia e sofisticação.

celer
No sedan, o novo design das lanternas, mais compridas e avançando sobre a tampa do porta-malas, reforça o tom sofisticado do veículo. A tampa do porta-malas também é nova, com vinco central e maior destaque à logomarca da Chery.
Mais Conforto Interior
Uma das novidades do Novo Celer é a estreia da versão Act, com itens exclusivos como faróis de neblina, alarme antifurto na chave, sistema Chery Media System (áudio AM/FM, MP3+USB com CD Player e seis alto-falantes) e rodas de liga leve.
Vale lembrar que o Celer vem completo de série, com ar-condicionado, airbag duplo, computador de bordo, espelhos retrovisores com ajuste elétrico, direção hidráulica, faróis com ajuste elétrico, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas, vidros elétricos nas quatro portas, entre outros.

celerinterna
Por dentro, as mudanças no Novo Celer são ainda mais profundas. Começam pelo painel, com novo desenho muito mais envolvente e harmonioso, com molduras hexagonais nos instrumentos (velocímetro e conta-giros) e computador de bordo ao centro, que mostra todas as informações para o motorista: nível de consumo, nível do combustível, sensor de estacionamento e alarme de abertura de portas.
O console central está mais arrojado e requintado, abriga o Chery Media System (Rádio AM/FM, CD Player, MP3 e entrada USB), e controles de ar-condicionado, acionamento dos faróis e abertura do porta-malas, enquanto os bancos contam com novos conceitos para melhorar a ergonomia e o conforto de todos a bordo.
Todas essas mudanças transmitem, além de modernidade e tecnologia a bordo, conforto e uma sensação de aumento de espaço, reforçada pelas dimensões do carro: o entre-eixos de 2.527 mm, os 1.480 de altura e os 1.686 mm de largura, que permitem acomodar com conforto cinco ocupantes. O hatchback tem 4.188 mm de comprimento, com porta malas de 380 litros, e o sedã mede 4.333 mm, com capacidade para 450 litros no compartimento de bagagens.

celerbanco
Outro destaque do Novo Celer, em especial no sedan, é o porta-malas que conta com abertura “openup”, que abre de forma modular, com elevação da tampa e do vidro traseiro. Trata-se de uma vantagem extra, pois facilita o acesso ao espaço interno no uso no dia a dia.

Motor
O significado de Celer, deriva do latim “celere”, ágil. Ambas as versões são equipadas com motor ACTECO 1.5 16V Flex, também produzido no Brasil e que acaba de receber nova calibração, contando agora com potência de 113 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol e 109 cv a 6.000 rpm com gasolina, e torque máximo de 152 Nm a 4.000 rpm (etanol) e 140 Nm a 4.000 rpm (gasolina).
Acoplado ao motor, uma transmissão manual de cinco velocidades faz com que o Novo Celer atinja a velocidade máxima de 175 km/h.E, para completar o conjunto mecânico, o Novo Celer conta com suspensão tipo McPherson na dianteira, com mola helicoidal e amortecedor telescópico de dupla ação, e na traseira sistemasemi-independente com braço oscilante longitudinal.

celermotor
As rodas são de 15 polegadas de liga leve na versão Act, e aço com calotas de proteção na versão de entrada, calçadas com pneus 185/60, que possibilitam conforto ao rodar no dia a dia. Para parar, o Chery Novo Celer conta com freios a disco ventilados na dianteira e tambor na traseira, com sistema antibloqueante ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Completam os itens de segurança airbag duplo e barra de segurança na arquitetura.
O Chery Novo chega ao mercado com preço a partir de R$ 38.990 (hatch) e R$ R$ 39.990 (sedan). Já as versões Act custam R$ 40.990 (hatch) e R$ 41.990 (sedan). Todos contam com garantia de três anos e estão disponíveis nas cores Branco, Preto, Prata, Vermelho e Cinza

Chassis, peças e Coração,Agora Brasileiros
O Chery Novo Celer inicia uma nova fase da Chery no Brasil. Começando com cerca de 35% de índice de nacionalização, graças à parceria com diversos fornecedores locais (Plascar, Metagal, Pirelli, Moura, Bosch, HVCC, Tyco, Johnson Controls, Goodyear, Basf, Petronas, entre outros), o primeiro veículo chinês produzido no Brasil marca o início de um novo desafio: crescer no acirrado mercado brasileiro de veículos compactos.
Para conquistar este desafio, a Chery tem se preparado para uma luta entre gigantes, em que a melhor arma é o produto e, para agradar o gosto do brasileiro, foi a fundo em pesquisas de mercado para oferecer o melhor veículo, de forma que o proprietário de um automóvel Chery tenha orgulho e satisfação do bem adquirido.
Para tanto, construiu um fábrica no Brasil para concorrer em situação de igualdade com os principais competidores. Esta é a primeira operação completa de carros de uma montadora de origem chinesa fora da China, e consumiu investimentos totais de US$ 530 milhões. No futuro, contará também com um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento para desenvolver e produzir veículos especialmente para o mercado brasileiro e América Latina.

Copa Troler começa temporada em São Paulo

Publicado em 14/04/2015 - 12:32 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

A Troller iniciou a temporada 2015 do seu campeonato brasileiro de rali de regularidade no último final de semana, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Além das emocionantes disputas nas trilhas, a Copa Troller arrecadou alimentos como ação social para uma entidade de São Paulo.

troDoniCastilho-0397

A Copa Troller reuniu cerca de 110 equipes na região da cidade paulista de Guaratinguetá, com largada e chegada no histórico Hotel e Golf 500. O rali foi bem diversificado alternando diversos tipos de piso nas cidades de Lorena, Cachoeira Paulista, Silveiras e Canas.

 

“Tivemos uma excelente abertura do campeonato em Guaratinguetá, com um número muito expressivo de veículos em todas as categorias, melhorias e novidades na organização do evento. Também realizamos uma iniciativa inédita de arrecadação de alimentos não perecíveis para entidades sociais da região”, diz Carla Freire, supervisora de Marketing da Troller. A próxima etapa do Campeonato Sudeste será realizada na cidade de Curitiba, em 16 de maio.

 

Competição emocionante

Nas trilhas, os utilitários T4 deram um show de valentia com uma competição muito emocionante. Na categoria Master, modalidade com o mais alto grau de dificuldade da competição, a dupla Marnes Floriani e Cristian Mueller foram os vencedores. “A prova em Guaratinguetá foi muito boa e abrir a temporada com a vitória na categoria Master é sensacional. O navegador trabalhou muito bem durante o percurso e o carro também foi muito bem”, comemorou o piloto Marnes.

 

troDoniCastilho-1061

Na categoria Graduados, a dupla Marcelo Prevideli e Rafael Avelar marcou 42 pontos e ficou com a vitória. Na Turismo, Renato de Almeida e André Lenger foram os mais regulares e garantiram o primeiro lugar. Na Expedition, modalidade que reuniu mais de 40 carros, Rafael e André Correa foram os campeões.

 

Na modalidade Passeio os participantes desfrutaram de belíssimos visuais na serra, testando a força do 4×4 nas trilhas e puderam até se refrescar em uma cachoeira. O percurso foi desenhado por Ricardo Menezes, diretor de prova da categoria, que promete ainda muitas emoções na temporada. “A categoria Passeio vem crescendo a cada ano e estamos sempre empenhados em levar os participantes para trilhas e lugares cada vez melhores. Em Guaratinguetá, pudemos contemplar um pouco da beleza do interior de São Paulo e na próxima etapa seguiremos para Curitiba, local que sempre nos proporciona muita lama e emoção”, diz Ricardo.

troDoniCastilho-1387

Para mais detalhes sobre a pontuação dos vencedores e as próximas etapas do evento acesse o site www.troller.com.br.

Curiosidade: Peugeot lança bistrô sobre rodas em Paris

Publicado em 14/04/2015 - 11:53 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

A marca francesa Peugeot lança nas ruas de Paris o “Bistrô do Leão”, um charmoso foodtruck criado pelo laboratório de design da marca, que estará presente na Milan Design Week deste ano

 

peugeot_foodtruck_002
A PEUGEOT lançou uma novidade saborosa para quem gosta de boa comida. Apelidado de “Bistrô do Leão”, o foodtruck ganha as ruas de Paris para se apresentar como o modelo de inovação da marca, que combina experiências inovadoras para fornecer alimentos de alta qualidade em qualquer lugar da cidade.
O PEUGEOT Foodtruck foi idealizado e projetado pelo PEUGEOT Design Lab e realizado pelo estúdio da montadora. O novo restaurante sobre rodas vai fixar residência no Milan Design Week 2015 em 14 de abril, antes de ir para o Pavilhão francês na Feira Mundial de 2015, na Expo Milano, onde o tema será “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”.
O foodtruck PEUGEOT é compacto e perfeitamente adequado para o ambiente urbano. Sua frente curta e parte traseira favorece as manobras nas cidades, onde o espaço é pequeno, enquanto que a sua longa distância entre eixos permite utilizar um volume de carga considerável. Uma vez no local, o veículo abre suas “asas” para dobrar sua largura passando a oferecer um espaço versátil, que pode ser facilmente adaptado a uma variedade de ambientes e eventos.
O “Bistrô do Leão” inclui áreas de preparação de alimentos e bebidas e montagem das refeições, bem como a nova plataforma de música digital lançada pela marca, PEUGEOT MUSIC, que oferece rádio web e playlists exclusivas.
Para garantir que todos tirem o máximo proveito da experiência, o PEUGEOT Foodtruck vem equipado com todo o equipamento necessário para alimentar 30 clientes confortavelmente dentro do bistrô móvel. Também é possível assistir a cada movimento do chef, graças a uma tela de 46 polegadas e um conjunto de oito alto-falantes e 32 tweeters, estrategicamente colocados nas extremidades do veículo, para garantir uma ótima experiência de audição.
A bordo, a cozinha tem duas chapas para grelhar alimentos e quatro queimadores de indução, bem como uma fritadeira. O sistema de ventilação garante a qualidade do ar ideal e um refrigerador de 400 litros num compartimento sob os pés mantém os alimentos sempre frescos. Uma geladeira de 350 litros resfria as bebidas, e uma máquina de café expresso profissional proporciona aos clientes um delicioso café para concluir as refeições.

PEUGEOT_FOODTRUCK_001
PEUGEOT na história
Desde que foi fundada, a PEUGEOT tem projetado e fabricado milhares de objetos domésticos e veículos. Eles são a prova da experiência da marca nesses setores e demonstram a capacidade de conciliar as novas formas com a função que exercem. O foodtruck PEUGEOT é um herdeiro óbvio dessas tradições: um objeto móvel, um automóvel, que, uma vez estacionado, torna-se um caminhão de alimentos diferente de qualquer outro. O objetivo é agradar a todos os sentidos — visão, paladar, olfato, audição e tato — por meio da combinação única de modernidade e harmonia que só a PEUGEOT pode oferecer.
A história da PEUGEOT começou há mais de 200 anos, na França, país conhecido tanto por suas delícias culinárias como por sua potente indústria automotiva. Não é uma coincidência. Ambos os campos são sustentados por precisão, química e inovação. Para se ter uma ideia, já em 1810, moinhos de grãos da família PEUGEOT foram convertidos para iniciar a fabricação de lâminas de serra.
De lá, a marca continuou a expandir-se a um ritmo acelerado; o primeiro moinho de café PEUGEOT foi vendido em 1840 e, em 1874, o primeiro PEUGEOT moedor de pimenta, cujo mecanismo tem uma garantia vitalícia. Em 1882, o primeiro veículo PEUGEOT, a bicicleta Gran Bi, fez a sua estreia, seguida pouco depois por outro aparelho visionário: o primeiro automóvel PEUGEOT. Desde então, a PEUGEOT já produziu mais de 65 milhões de veículos.
Em 2015, a PEUGEOT é a única marca no mundo que continua a fabricar utensílios de mesa e, ao mesmo tempo, projetar e produzir milhões de veículos como automóveis, bicicletas e scooters. Esses dois séculos cheios de ideias, criatividade e design arrojado permitiram a criação do Foodtruck: visão única da PEUGEOT para um restaurante itinerante.

Audi esportivo top no Brasil

Publicado em 14/04/2015 - 9:39 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Modelo esportivo é topo de linha da família A3 e deve chegar no Brasil no último trimestre deste ano
Motor de cinco cilindros mais potente da história da RS tem 270 kW (367 hp)
0 – 100 km/h em 4,3 segundos: 0,3 segundo mais rápido que o modelo anterior

 

Audi RS 3 Sportback

Audi RS 3 Sportback

Sonoridade quente e profunda, excitante aceleração e muita potência – os motores cinco-cilindros da Audi são legendários. Potência de 270 kW (367 hp) e 465 Nm de torque – a Audi apresenta o novo RS 3 Sportback, o carro compacto mais potente do segmento premium. Com seu poderoso motor turbo de cinco cilindros, o modelo de cinco portas acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima pode ser elevada até 280 km/h, a pedido do cliente.
O multipremiado motor 2.5 TFSI do novo RS 3 Sportback gera 270 kW (367 hp) e 465 Nm de torque. O motor turbo de cinco cilindros acelera o modelo de cinco portas de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima pode ser elevada até 280 km/h, mediante solicitação.
A transmissão S tronic de sete velocidades, que realiza trocas de marchas ainda mais rapidamente que na versão anterior, direciona a força do 2.5 TFSI para o sistema quattro de tração integral. O sistema quattro conta com vetoreamento de torque baseado em software moderno e foi projetado, em todos os aspectos, para proporcionar o máximo de diversão ao dirigir. O novo Audi RS 3 Sportback faz curvas com extrema precisão. Em superfícies de baixa aderência, se desejar, é possível até realizar derrapagens controladas.
O chassi do modelo de cinco portas também estabelece novos parâmetros. Em comparação com o Audi A3 Sportback, a carroceria é 25 milímetros mais baixa. A direção progressiva, a suspensão esportiva RS específica e o controle adaptativo dos amortecedores opcional Audi magnetic ride foram projetados especialmente para o RS. Caso desejado, a Audi pode instalar discos de freios de cerâmica por trás das rodas de 19 polegadas – uma novidade no segmento dos compactos premium.

O motor
O 2.5 TFSI do novo Audi RS 3 Sportback é uma garantia de emoção com seu imenso poder de impulsão, respostas agressivas e sua experiência acústica única. O profundo rugido, respaldado pelo ritmo da sequência 1- 2 – 3 – 4 – 5 da ignição dos cinco cilindros, compõe a clássica trilha sonora da Audi. Dois flaps nos condutos de exaustão, após o silenciador, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar uma experiência sonora ainda mais intensa, que varia com a solicitação e rotação do motor. O motorista pode controlar esses flaps através do sistema Audi drive select. O sistema de escapamento RS foi projetado para facilitar o fluxo de gases. Pela primeira vez neste segmento, a Audi oferece um sistema de escapamento esportivo como opção.
Motores de cinco cilindros com muita potência têm uma longa tradição na Audi. Durante a década de 1980, eles equiparam os carros da Audi que lideraram nos ralis, campeonatos de turismo e modelos de série. O primeiro modelo RS, o RS de 1994, também contava com este motor. O cinco-cilindros retornou em 2009 no Audi TT RS. Ele passou para o RS 3 Sportback em 2011 e, dois anos depois, para o RS Q3. O motor de 2,5 litros foi eleito “Motor Internacional do Ano” em sua categoria por cinco anos seguidos, desde 2010.
A unidade de cinco cilindros produz 270 kW (367 hp) e tem 2.480 cm³ de cilindrada: uma impressionante potência específica de 108,9 kW (148 hp) por litro. Dirigibilidade impressionante O torque máximo, de 465 Nm é disponibilizado já a 1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm. A retomada entre 60 e 100 km/h em quarta marcha toma apenas 4,1 segundos. São necessários apenas 5,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha.
O 2.5 TFSI catapulta o Audi RS 3 Sportback de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos – a melhor aceleração em sua classe. A velocidade é bloqueada eletronicamente em 250 km/h. A velocidade máxima pode ser elevada opcionalmente para 280 km/h, uma opção única no segmento dos carros esportivos compactos. Quanto ao consumo, o novo modelo é cerca de 10% mais econômico que o anterior. Um sistema de recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente contribuem para isso.

RS3140002
Com apenas 49 centímetros de comprimento, o motor de cinco cilindros é muito curto. Ele pesa aproximadamente 180 quilogramas. Seu virabrequim é feito de ferro fundido com grafite vermicular, um material extremamente forte, mas também leve. Reforços perfeitamente colocados aumentam a capacidade de carga do bloco. Uma pequena equipe de especialistas especialmente treinados monta manualmente o 2.5 TFSI na fábrica de motores da Audi em Gyo”r, na Hungria.
O turbocompressor, que desenvolve até 1,3 bar de pressão, tem capacidade teórica de circulação 1.100 quilos de ar por hora. O intercooler reduz a temperatura do ar comprimido. O trabalho conjunto do turbocompressor e a injeção direta de combustível permite utilizar uma taxa de compressão de 10,0:1, resultando em alta eficiência. Flaps no coletor de admissão fazem o ar girar ao entrar nos cilindros. Os eixos de comando de válvulas, que podem ser ajustados individualmente num ângulo de até 42 graus, otimizam ainda mais a mistura ar-combustível.

Transmissão S tronic com sete marchas
A transmissão S tronic de série, com sete velocidades, transfere a força do motor 2.5 TFSI. Como todas as transmissões de dupla embreagem, ela é constituída de duas caixas de câmbio em uma única carcaça. O processo de troca direta de marchas ocorre com a rapidez de um relâmpago e sem interrupção perceptível da força do motor, através da abertura e fechamento simultâneos das duas embreagens. Novas soluções para preencher as embreagens com óleo e melhorar a integração com o motor tornam as trocas de marchas mais rápidas que nunca. Com o sistema Audi drive select no modo dynamic, cada troca é acompanhada por uma dupla debreagem.
O condutor do novo Audi RS 3 Sportback pode escolher entre dois modos automáticos da transmissão S tronic de sete marchas ou executar as trocas manualmente, usando as borboletas posicionadas junto ao volante ou a alavanca seletora. O launch control permite otimizar a tração e minimizar o deslizamento dos pneus nas arrancadas. As marchas inferiores são esportivamente curtas. Já a sétima é alongada, para reduzir o consumo de combustível. Uma conexão em ângulo reto conecta a caixa de câmbio ultracompacta ao eixo de propulsão que leva o torque ao eixo traseiro – uma solução que demonstra a aplicação da construção inteligente com baixo peso até o último detalhe.

Tração integral quattro
O sistema quattro de tração integral transfere a força do motor 2.5 TFSI para a estrada com extrema facilidade. Seu componente central é a embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico. Este novo mecanismo fica montado junto ao eixo traseiro para otimizar a distribuição de pesos. A embreagem multidiscos utiliza software desenvolvido com exclusividade para o Audi RS 3 Sportback. Ela distribui o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro num piscar de olhos. Dependendo do estilo de condução e do coeficiente de atrito do piso, entre 50 e 100 por cento do torque disponível podem ser enviados para o eixo traseiro.
A bomba elétrica, que desenvolve a pressão de óleo necessária até um máximo de 38 bar, é altamente eficiente. No momento em que a aderência da estrada diminui ou quando o motorista adota um estilo de condução mais esportivo ela é ativada imediatamente. O peso da embreagem foi reduzido em 1,4 quilo em relação à versão anterior, graças à eliminação do acumulador de pressão. Mais um exemplo da construção com peso leve direcionada a cada detalhe do carro.

As entregas do poderoso modelo de cinco portas estão previstas para começar na metade de 2015 na Europa e no último trimestre do ano no Brasil. O modelo anterior foi um grande sucesso e a Audi espera que o novo RS 3 Sportback repita o desempenho nas vendas. Com este modelo, a quattro GmbH, subsidiária de alta performance que desenvolve e constrói as pontas de lança esportivas do portfólio da AUDI AG, conta agora com sete modelos RS no mercado: o RS 3 Sportback, o RS Q3 e o RS 4 Avant, além do RS 5 Coupé, o RS 5 Cabriolet, o RS 6 Avant e o RS 7 Sportback.

Página 1 de 22012345...102030...»

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999