Blog do Automóvel

Busca


Superesportivo Corvette no Salão de São Paulo

Publicado em 24/10/2014 - 8:16 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Downloads

A primeira aparição no País da sétima geração do Corvette Stingray será feito no 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Ele chega à linha 2015 com novas tecnologias. Uma das principais novidades do modelo é o Valet Mode com Performance Data Recorder. Como o nome já sugere, ele foi desenvolvido pensando nos serviços de manobrista, para dar mais segurança ao motorista quando for entregar o veículo em mãos de estranhos.

Ele funciona assim: ativado por uma senha, o sistema passa a gravar tudo o que acontece com o veículo em áudio e vídeo. O recurso salva dados de telemetria (velocidade, rotação do motor, marcha engatada e força G). Ele pode ser assistido depois pelo dono na tela de oito polegadas no painel do automóvel ou baixado para um computador. É possível armazenar aproximadamente 200 minutos de gravação. A ativação da senha ainda bloqueia o acesso ao porta-luvas e desabilita o rádio e o sistema multimídia.

Outra novidade nessa geração é a transmissão automática de oito marchas com paddle-shift e dupla embreagem. O motor é 6.2 V8 de 466 cavalos e acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 3,8s – tempo 0,1s inferior ao registrado pelo modelo equipado com a transmissão de seis velocidades.

Vendas de motos premium voltam a crescer

Publicado em 23/10/2014 - 13:54 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

Harley-Davidson-Road-King-01

Todo mundo sabe que as vendas de motos no Brasil estão em queda. Isto, segundo quem é do meio, por causa da restrição ao crédito. Entretanto, um fato curioso: o segmento de motos “grandes” (acima de 450cc) está em crescimento se compararmos o mesmo período do ano passado. O motivo? O grande impulsionador das vendas de motos acima de 450cc é a maior facilidade na contratação de crédito, pois o comprador tem, em tese, uma renda maior, garantia exigida pelos bancos.

Números não mentem

Para quem gosta de números, segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes (Abraciclo), as vendas de motos acima de 450cc cresceram 9,8% nos primeiros nove meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2013. Foram vendidas 38.533 unidades entre janeiro e setembro deste ano,2014, contra 35.087 no mesmo período em 2013.

Eduardo Gonçalves,  diretor da Abraciclo, avalia que para este público, de renda mais alta, “é muito atrativo para os bancos por duas características importantes: financiam por prazo de 24 meses, dão uma entrada alta, em torno de 50%, e o risco de inadimplência é mais baixo”.

Já a comercialização de motos em geral caíram 4,1% na mesma base de comparação. Para comprar uma moto de baixa cilindrada no comércio é preciso conseguir crédito no banco, o consumidor precisa pagar 20% de entrada e isto é um grande limitador, segundo o executivo.

Devido ao comportamento do comprador, montadoras perceberam o crescimento de vendas de motos premium e estão focando os lançamentos neste setor. Em 2013 foram lançadas 57 motos no Brasil, das quais 37 acima de 400cc. Este ano segue o mesmo padrão, foram 28 lançamentos, sendo que 22 acima de 400cc.

Crossover X50 é destaque da Lifan no Salão

Publicado em 23/10/2014 - 12:08 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

X50_1

O que antes era apenas murmurinho, agora foi divulgado pela empresa. Além do último lançamento, o Lifan 530, estará presente no estande da marca chinesa no Salão de São Paulo o X50. Ele segue a mesma plataforma do 530, no entanto está na categoria de crossover, sendo um pouco menor que o X60. Oficialmente não há data para estrear no País. No entanto, segundo fontes, seria no segundo semestre de 2015.

Outro destaque é o 820, um sedan médio de luxo, que será submetido à avaliação do publico para uma eventual decisão pela empresa para um futuro lançamento. Para completar a lista, o X60 estará no estande acompanhado do minitruck Foison, demonstrado em diferentes versões de uso, ambos já presentes no mercado brasileiro.

Volvo mostra linha 2015 dos caminhões F

Publicado em 23/10/2014 - 9:56 por | Comentar

Categorias: Sem categoria
  • Enviar para o Kindle

volvo-novos-dentro

Volvo, montadora sueca, promoverá a maior atualização de modelos de caminhões em sua história no Brasil. A renovação contempla a Linha F, que representa os pesados e extrapesados FH, FM e FMX. Segundo a fabricante, as inovações em sistemas de conectividade são as maiores novidades.

Os caminhões apresentarão uma série de inovações úteis, como o temporizador de marcha lenta, que visa diminuir tanto o consumo de combustível como o desgaste do motor. Outra novidade é o alternador de alta eficiência, que consiste em um dispositivo que diminui o consumo de energia no caminhão, poupando-a para situações onde possa ser mais útil e adequada.

A família F também pode ser equipada com My Truck, um aplicativo para smartphone que apresenta ao transportador dados referentes ao consumo, níveis de óleo e Arla 32, por exemplo. O aplicativo é capaz de enviar um alerta caso o alarme do veículo dispare.

O FH vem com o I-See, que consiste em um sistema que reconhece e memoriza a topografia das estradas por onde o caminhão já passou, tornando a troca de marchas mais eficiente e proporcionado melhor desempenho e menor consumo de combustível. Outro sistema disponível é o já conhecido Dynafleet. Por meio dele, o transportador pode obter relatórios de desempenho que mostram o perfil do veículo e também de cada motorista.

Integrante a mais

A montadora agora passa a oferecer o FH 8×2. O cavalo-mecânico tem dois eixos direcionais e pode transportar 54,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).
A Volvo também está oferecendo de fábrica o 8×2 rígido, que pode ser acoplado a um reboque, a chamada composição Romeu & Julieta. O FH 8×2 rígido pode sair de fábrica equipado com motorização de 420cv, 460cv, 500cv, 540cv.

Conforto é tudo

O FH tem uma nova cabine, um metro cúbico maior internamente, um dos diferenciais da nova edição. Os novos para-brisas são arredondados nos cantos e os espelhos retrovisores têm novo design, diminuindo em 20% a obstrução da visão do motorista. O ar condicionado e teto solar agora são itens de série.

O FMX também é oferecido também com um motor de 540cv, além das potências de 370cv, 380cv, 420cv, 460cv e 500cv. A veículo também pode sair de fábrica com as novas configurações de tração integral 4×4 ou 6×6. O modelo tem uma nova opção de eixo para 150 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e uma caixa de câmbio eletrônica I-Shift configurada para operações off-road.

O FM agora pode sair da linha de produção também com um motor de 380cv de potência, e o além do já conhecido modelo com motor de 370cv, com configurações 4×2, 6×2 e 8×2. Também está disponível um novo eixo traseiro que eleva sua capacidade de carga para 65 toneladas de PBTC. O lançamento oficial será amanhã, em Curitiba, para a imprensa especializada de todo o País.

Land Rover faz recall do Defender no Brasil

Publicado em 22/10/2014 - 13:38 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

land-rover-defenderA montadora inglesa, que hoje é administrada pela Tata Motors,  anunciou nesta semana um recall do Defender 130, modelo 2011, por causa de um problema na carcaça do eixo dianteiro. No total, segundo a montadora, são 62 unidade no afetadas, sendo que 48 delas são do Exército e das Forças Armadas Brasileiras. Detalhe:   apenas 14 são de clientes particulares.

Motivo

Segundo o comunicado, pode haver vazamento de óleo na extremidade da carcaça e a roda pode se desprender do veículo em casos extremos, colocando em risco os passageiros.

Nenhum acidente provocado pela falha foi registrado no Brasil até o momento, de acordo com a fabricante. As unidades com defeito foram produzidas entre setembro de 2010 e julho de 2011, com chassis de SALLDKVS8BA400019 a SALLDKWS8BA825943.

Os proprietários já podem agendar a substituição gratuita do componente, que deve levar cerca de 2 horas e 45 minutos. Mais informações são fornecidas pela empresa por meio do telefone 08000122733, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Ford aposta na interatividade no Salão Internacional de São Paulo

Publicado em 22/10/2014 - 12:11 por | Comentar

Categorias: Ford, Salão de São Paulo
  • Enviar para o Kindle
Ford Ka

Ford Ka

Muitas marcas estão investindo em mais interatividade em seus estandes, uma delas é a Ford. Para a 28ª edição do Salão de São Paulo, ela está preparando usar vários recursos tecnológicos nos 2.750m² reservados a ela. Um deles dará a oportunidade de dirigir um Novo Ka de forma interativa e conhecer os seus equipamentos de segurança. Haverá também uma estação de conectividade que permitirá conhecer o SYNC AppLink, recurso que permite acessar aplicativos do celular por meio de comandos de voz.

Quem quiser apenas ver de perto, toda a recém-lançada linha Novo Ka será vista completa na exposição. Apresentada inicialmente nas versões 1.0 hatch e 1.5 sedã, ganha novas opções oferecendo o modelo Novo Ka 1.5 e o Novo Ka+ 1.0.

Mustang2015-2

“Convidamos o público para ver de perto a nossa linha, hoje 100% formada por veículos globais. Estamos trazendo também o grande lançamento mundial da Ford, o Mustang 2015, apresentado na versão top de linha V8, nas carrocerias cupê e conversível”, diz Adriana Carradori, gerente de Comunicação de Marketing.  Além desses dois modelos (fastback e conversível) com motor 5.0 litros, outra atração será o Mustang 1968, exposto para em menção aos 50 anos do esportivo.

O evento também servirá de palco para o lançamento do Fusion 2015 no Brasil. Entre as novidades, o sedan  incorpora um novo conjunto de cintos de segurança traseiros infláveis, item de segurança inédito.

No total serão 29 carros, quem completa a lista são os modelos New Fiesta Hatch e Sedan, Focus Hatch e Sedan, Edge e a picape Ranger. E, lógico, não podia ficar de fora o Edge Concept, que esteve presente nos salões internacionais de Detroit e Genebra. O EcoSport será outro exemplo de carros-show.

Ford Edge Concept Hero Shot

Ford Edge Concept

Brasil deixa México “comendo poeira” e torna-se um dos maiores mercado

Publicado em 22/10/2014 - 10:08 por | Comentar

Categorias: Blindagem, Toyota
  • Enviar para o Kindle

Toyota Corolla 2015(4)

Na contramão dos números do mercado convencional, que registra quedas mensalmente, em relação ao ano passado, o setor de blindados a cada dia cresce e se alguém perguntar, vai bem, obrigado!  Motivo: a violência que explode nas grandes cidades brasileiras. Por isso, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o Brasil superou recentemente o México e passou a deter a maior quantidade de veículos protegidos do mundo.

Avalanche

Em uma década a frota brasileira de blindados praticamente quintuplicou e hoje já soma mais de 120 mil automóveis espalhados no País. A forte sensação de insegurança segue sendo o maior motivador da busca por esta proteção extra.

O crescimento tem sido tamanho que diversas indústrias do setor estão aplicando pesados investimentos na ampliação dos negócios. Mensalmente, as empresas esperam proteger algo em torno de 120 e até 40 veículos, respectivamente.

Na lista

Entre os modelos mais blindados do país, destaque para Toyota Corolla, Range Rover Evoque, Land Rover Discovery, Volkswagen Tiguan e Volvo XC60. O padrão de proteção mais comum por aqui é o nível III-A, que suporta impactos de calibre 9 mm.

Confira os destaques da Citroën no Salão

Publicado em 22/10/2014 - 9:09 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle
750x423-concept-car-citroen-cactus-design-pur.101875

Citroën Cactus

As marcas estão em contagem regressiva para o início do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A cada dia, revelam um pouco mais do que o público irá ver no Pavilhão de Exposições do Anhembi do dia 30 deste mês a 9 de novembro. Uma delas é a francesa Citroën. Entre os destaques está o conceito Citroën Cactus, que representa os futuros lançamentos da marca em todo o mundo. Uma das suas características é o recurso Airbump, o qual protege a carroceria em casos de pequenas colisões.

Outro modelo que terá espaço no estande é o C4 Picasso que irá renovado, com a proposta de oferecer mais conforto ao motorista e aos passageiros. O espaço para bagagens cresceu, com 537 litros, devido a mudança da plataforma a qual também permitiu redução de peso em até 140kg.

No quesito interatividade, há duas telas, uma de sete polegadas sensível ao toque, outra panorâmica de 12 polegadas de alta definição. A tecnologia também está presente nos sistemas de estacionamento automático Park Assist, que vem com  imagens de 360° do carro, graças a câmeras localizadas na frente, na traseira e nas laterais. Além disso, há regulador de velocidade ativo – que mantém a distância programada pelo motorista do veículo que vai à frente – e o sistema keyless de acesso e ignição.

Downloads

DS 6

Na lista entra ainda alguns modelos da linha DS. É o caso do utilitário DS 6, diretamente inspirado no concept car Wild Rubis. Como lançamento, a Citroën traz o repaginado DS 3 FULL LED, que chega à linha 2015 com uma nova assinatura luminosa dianteira, com combinação de LEDs e xênon. Na traseira, há também um grupo óptico em LEDs com efeito 3D. Além disso, tem novas rodas diamantadas.

Por dentro, dispõe de um painel de bordo acrescido de sistema de navegação, câmera de ré, Sistema de Frenagem Automática em Risco de Colisão e conjunto de som de alta fidelidade. O motor é THP 1.6 litros de 165cv. A versão Racing do conversível do modelo, o DS 3 Cabrio, também é exposta no estande.

PICTURES

DS 5 Faubourg Addict

Completa a relação o DS 5 Faubourg Addict, modelo inspirado no concept numero 9, o qual vem com uma série de detalhes exclusivos, como uma cor de carroceria Whisper, um teto onde a trama DS é integrada à tela monograma, bancos do tipo Bracelet com cor exclusiva chocolate, entre outros.

Para fechar os destaques, acompanhando a gama Citroën,  showcars exclusivos foram desenvolvidos como releituras de modelos da gama como C3, AIRCROSS e C4 Lounge para serem expostos no estande.  Agora é aguardar a abertura dos portões do Anhembi.

Moto parada por muito tempo é problema

Publicado em 21/10/2014 - 13:01 por | Comentar

Categorias: Motor, Motos
  • Enviar para o Kindle

passo-2

Deixar este veículo por muito tempo encostado pode ser perigoso, pois pode causar problemas de carburação e descarga de bateria, comuns em veículos encostados. Em uma linguagem clara, o combustível ficará velho, o óleo do motor perderá as propriedades e a bateria, com o tempo, ficará sem eficácia.

Assim como os seres humanos, qualquer veículo também precisa “andar”, para movimentação de toda a transmissão, rodas, acionamento de freios, entre outros. A pergunta é: não podendo pilotá-la por um período, o que fazer então?

Para Cláudio Gomes, chefe de oficina, se o proprietário mora só e for passar um mês sem pilotá-la, a primeira medida é não deixar a moto com combustível cheio ou pela metade no tanque. “Se for uma moto carburada, ele deverá fechar a torneira do combustível e colocar a moto pra funcionar até acabar o combustível que existe no carburador”, diz.

Entretanto, se há alguém na casa, Cláudio explica que cinco minutos funcionando já é o bastante pra tirar a gasolina depositada na cuba do carburador e renová-la, pois quando fica velha cria uma espécie de goma que vai prejudicar os componentes que ficam em contato com a mesma. O profissional explica que é folclore alguém afirmar que o combustível armazenado estraga o tanque. “Isto não é verdade. O que irá acontecer é que a gasolina apodrecerá. Por isso, é recomendável seu esvaziamento”, diz. “No manual, você tem a instrução de como se deve proceder o esvaziamento corretamente”, acrescenta.

Dizer que o motor da moto perde o desempenho, de acordo com ele, também faz parte de um mito, pois o que faz o motor perder o desempenho é o desgaste provocado pelo uso. “O veículo como um todo pode perder desempenho provocado sim por sujeita nos carburadores ou sistema de injeção eletrônica, resultado do armazenamento errado. Partes como retentores, anéis originais, e borrachas, podem também sofrer ressecamento depois de longos períodos”, finaliza.

Primeiro caminhão nacional da Foton só em 2016

Publicado em 21/10/2014 - 9:18 por | Comentar

Categorias: Caminhões
  • Enviar para o Kindle

Protótipo nacional do caminhão de 10 toneladas da Foton Caminhões.

A marca chinesa Foton terá o seu primeiro caminhão produzido em sua planta industrial de Guaíba (RS). O protótipo foi apresentado este mês e terá sua fabricação iniciada a partir de 2016.

O caminhão será de 10 toneladas e terá conteúdo nacional superior a 65%, atendendo aos requisitos do programa federal Inovar Auto. Para quem não conhece, esse é um Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores. Em outras palavras, é uma medida do Governo que dá alguns benefícios às empresas em troca delas gerarem inovação, pesquisa e desenvolvimento dentro do Brasil.

Durante a apresentação do protótipo, a Foton Caminhões – representante para importação e distribuição da marca no Brasil – apresentou seus modelos de 15, 17 e 24 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), que entrarão neste segundo semestre em processo de homologação para obter a permissão de produção no Brasil.  A intenção é abarcar o mercado de 3,5 até 24 toneladas.

Quanto ao número de rede de concessionárias, a expectativa é até o final de 2014 ter trinta autorizadas em todo o território nacional. E no próximo ano, a intenção é aumentar para 50 até metade de 2015.

“As obras para a construção da fábrica tiveram início em abril deste ano e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe a linha de montagem em Guaíba no início de 2016. Até lá, a empresa continuará importando da matriz chinesa, em Beijing, os modelos de 3,5 até 24 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) que desde junho estão sendo desembarcados em Rio Grande, RS. Até o fim deste ano, 100 contêineres com peças, acessórios e cerca de 1000 caminhões devem ser entregues, todos por Rio Grande”, finaliza Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões.

Bernardo Hamacek - CEO da Foton Caminhões.

Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões com o protótipo de 10 toneladas

Tags:

Página 1 de 17712345...102030...»

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999