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11:49 · 16.08.2018 / atualizado às 11:49 · 16.08.2018 por

Com óculos de realidade virtual, visitantes da feira conhecem modelo 3D de oficina mecânica que atende a certificação Selo Verde; o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) apresenta a Oficina Verde Virtual na Autop 2018, a 16ª Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços, que está sendo realizada até sábado, 18 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza
Promovida pelo Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos (SSA), a AUTOP é reconhecida pelo setor automotivo das regiões Norte e Nordeste como importante feira para realização de negócios, networking e capacitação, com média de 30 mil visitantes por edição.


No estande Oficina Verde, o IQA apresentará a Oficina Verde Virtual, modelo 3D de um centro automotivo. “Convidado pelo SSA como apoio técnico, o IQA mostrará de forma digital os processos de uma oficina ambientalmente correta. A proposta foi aplicar a tecnologia virtual à expertise do IQA na certificação Selo Verde, voltada para o setor de reparação automotiva”, conta Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.
Com o uso de óculos de realidade virtual, os visitantes poderão observar o funcionamento de uma oficina que se preocupa com o meio ambiente e, assim, conhecer quais são os processos adotados e os equipamentos utilizados em layout produtivo adequado ao negócio. “Eles farão um passeio por uma estrutura montada virtualmente com os devidos cuidados ao meio ambiente para o atendimento das legislações”, resume o engenheiro.


Além de conscientizar sobre os benefícios da certificação Selo Verde, o IQA visa disseminar a preocupação que diversos empresários da reparação automotiva já demonstram com o meio ambiente, ao seguirem com os seus negócios de forma sustentável nos âmbitos financeiro e ambiental. “Queremos divulgar informações para a melhoria do meio onde vivemos e a garantia de um ambiente saudável para as futuras gerações”, afirma.


Além de apresentar a Oficina Verde Virtual, o IQA participará do Seminário Autop Verde, que será realizado dia 16, das 16h às 19h, no Auditório Foyer. Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, irá ministrar a palestra “Como Transformar Seu Estabelecimento em Oficina Verde”, seguida por painel de debates, que também contará com a participação de Evandro Betto, gerente de Marketing da Luk Diesel, empresa certificada com o Selo Verde.
Autop 2018
16ª Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços
Data: 15 a 18 de agosto de 2018
Horário: quarta à sexta-feira, das 16h às 22h; e sábado, das 11h às 18h.
Local: Centro de Eventos do Ceará – av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza

10:31 · 16.08.2018 / atualizado às 10:52 · 17.08.2018 por

A edição 16 da Autop teve início na tarde de quarta-feira (15), com boa presença de autoridades e um público atento às novidades. São 200 expositores, expectativa de público de 30 mil pessoas e geração de mais de R$ 80 milhões em negócios

Solenidade de abertura com presença de autoridades

Na solenidade de abertura, o presidente do Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos, Ranieri Leitão, ressaltou os destaques deste ano, dentre elas a Oficina Verde, palestras técnicas e muitas novidades em autopeças. A Autop prossegue até sábado, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. De quinta a sexta, das 16h às 22h. No sábado, de 11h às 18h. Entrada franca, bastando se credenciar. Seguem cenas da abertura. (Fotos: Paulo Geovanni/Divulgação)

Presidente do Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos, Ranieri Leitão, declara aberta a Autop 2018
Estandes da Autop vistos de cima
Mito Mustang marcou presença em um estande
Público conferiu tendências em tecnologia e autopeças
Evento prossegue até sábado, dia 18 de agosto
16:29 · 14.08.2018 / atualizado às 16:39 · 14.08.2018 por

Selecionamos algumas novidades que estarão nos estandes de mais de 200 marcas no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a partir desta quarta (15) até sábado (18 de agosto), na Autop 2018

 

Autop, uma das maiores Feiras de autopeças e serviços do Brasil

 

Tecnologias para linhas leves e pesadas

A MANN-FILTER, uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL, a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, estará presente no evento com lançamentos de produtos e tecnologias para as linhas leve e pesada. O sistema completo de filtragem do ar C 37 480 chega ao mercado de veículos pesados com a tecnologia Exalife, inédita no setor. A inovação otimiza o espaço da instalação em locais estreitos e planos, permitindo a montagem atrás da cabine do motorista ou sob o capô, como é típico dos veículos comerciais americanos. Sua carcaça incorpora um ressonador que diminui o ruído e permite a montagem do reservatório de refrigeração no topo.
A tecnologia Exalife foi desenvolvida e patenteada pela equipe da MANN+HUMMEL Brasil. Segundo Pedro Ortolan, Diretor de Vendas Marketing e Reposição da companhia, esse é um importante passo para a equipe brasileira. “Estamos trabalhando sempre em sintonia com as tendências mundiais do segmento, mas sempre atentos em como contribuir para o mercado nacional e internacional. Desenvolvemos uma tecnologia que vai contribuir para diversos tipos de veículos e que se tornará referência ao redor do mundo quando o tema for sistema completo de filtragem do ar”, afirma.
Para a linha leve, especificamente veículos asiáticos, a MANN-FILTER leva à AUTOP o Filtro do ar com a tecnologia “Sobre Injetado” código C 12 008. O novo componente possui uma tecnologia de vedação mais robusta, que reduz o potencial de deformação garantindo ar limpo para dentro do motor. O filtro tem uma aplicação mais simples, um encaixe mais preciso e tela anti-chama que garante mais segurança durante sua função. Por ser composto por uma mídia sintética, possui melhor capacidade e eficiência de filtragem.
“O mercado de veículos asiáticos tem crescido consideravelmente no Brasil e precisamos atender o mercado de reposição dessas fabricantes. A tecnologia apresenta o que há de mais moderno no sistema de filtragem do ar, garantindo desempenho e prologando a vida útil do motor desses carros”, enaltece Ortolan.

A expectativa desta edição é de um público de 30 mil pessoas

Novos produtos
Durante a AUTOP 2018, a MANN-FILTER fará a apresentação dos lançamentos mais recentes de filtros para as linhas leve e pesada. No segmento leve, a empresa lança dois novos filtros para atender veículos das montadoras Ford e Fiat. O filtro blindado do óleo W 712/30 foi desenvolvido para os veículos Argo, Mobi e Uno. Já o elemento filtrante do ar C 22 031 é um produto direcionado para o modelo Ecosport. Para a linha pesada, a MANN-FILTER mostrará produtos desenvolvidos para atender modelos das fabricantes Volkswagen, Ford e DAF Trucks. O Elemento Filtrante do Ar R C 37 480 e o Filtro do Respiro do Ar do Tanque de Ureia C 811 chegam para completar o catálogo da multinacional alemã.
Embreagem e cilindros
A Schaeffler levará suas principais soluções tecnológicas com as marcas LuK, INA, FAG e Ruville à 16ª Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços -Autop, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A Autop 2018 ocorrerá de 15 a 18 de agosto, mês em que a Schaeffler – empresa de origem alemã – está comemorando 60 anos no Brasil. Com sua estratégia global Mobility for tomorrow, focada em soluções para o futuro nas áreas de veículos ecológicos, mobilidade urbana, mobilidade interurbana e cadeia energética, a Schaeffler tem desenvolvido tecnologias cada vez mais inovadoras para os segmentos automotivos e industriais. Esse know-how tecnológico também está presente nos produtos destinados ao mercado de reposição, para as linhas leve, comercial leve, pesada, agrícola e de motocicletas.
Algumas das principais tecnologias estarão expostas no estande 111-A da Autop 2018, como a Embreagem Dupla Seco – LuK 2CT, o FAG SmartSET, RepSets, Kits de Distribuição INA, Cilindros Hidráulicos de Embreagem, Balancins e Pivôs Hidráulicos para Comando de Válvulas INA, Rolamentos e Cubos de Roda de 3ª Geração FAG, produtos Ruville, etc. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer melhor a aplicação e funcionamento das soluções da Schaeffler, bem como os serviços oferecidos ao mercado de reposição independente, por meio de displays e informações que serão fornecidas pelos profissionais da empresa no estande.
Buchas

Atenta às necessidades do mercado de reposição, a Tenneco lança novas aplicações para as linhas de buchas da Monroe Axios e amortecedores Monroe. A fim de contribuir para a expansão do portfólio e participação da marca no aftermarket brasileiro, os lançamentos da Monroe Axios contemplam importantes veículos da frota do País como Honda New City, Honda Civic, Hyundai HB20 e Volkswagen Jetta. Já os novos amortecedores Monroe estarão disponíveis para o Honda Civic e Troller T4. Como parte da nova estratégia implantada neste ano, que tem como foco o setor de reposição, a multinacional americana tem como meta lançar mais de mil aplicações apenas em 2018.

Fabricantes importantes estarão com estandes na Autop 2018

Peças de reposição
A Dana dá continuidade à sua estratégia de foco renovado no Aftermarket brasileiro – iniciado justamente na Autop de 2016 – e apresenta a sua linha ampliada de componentes automotivos com a dupla de marcas Spicer e Albarus, com produtos para os segmentos leve e de veículos comerciais. No estande de 100 m2, a fabricante aproveita sua presença no evento para reforçar o relacionamento com os diversos canais do mercado de reposição brasileiro, elemento-chave da comercialização de seus produtos diretamente junto aos distribuidores e rede de representantes.
Para Carlos Dourado, diretor de vendas de reposição da Dana para a América do Sul, o mercado de reposição é fundamental para a empresa. “Temos muito orgulho da presença na feira e estamos igualmente felizes por retornar a Fortaleza, onde temos muitos amigos e parceiros. Desde o ano passado, quando celebramos nossos 70 anos de Brasil, reforçamos o relacionamento com o mercado – um movimento que estreamos aqui. Aproveitamos também para dar continuidade ao lançamento de vários novos produtos, o que marca uma fase de ampliação das nossas linhas de produtos inspirados pelo sucesso que da nova fase da marca Albarus. Tudo para superar as expectativas e necessidades dos nossos clientes – e dos clientes deles. O sucesso é de todos e temos muito por fazer juntos,” reforça.
A Dana já tem uma completa linha de produtos para cardans, diferenciais, juntas homocinéticas e kits de reparo, colunas de direção e componentes de suspensão e direção com a marca Spicer. Com a nova fase da tradicional marca Albarus no mercado brasileiro de reposição, amplia a oferta de soluções para melhor atender as necessidades do mercado, oferecendo nas tradicionais caixas amarelo, vermelho e preto uma completa linha de juntas homocinéticas, cruzetas e cubos de roda para a frota nacional de veículos automotores (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus).

Polias e kits de distribuição
A ZEN marca presença e mostra o seu portfólio completo de impulsores de partida, polias de alternador, tensores, kits de distribuição, mancais e planetárias, em uma região de grande relevância para os seus negócios. O último lançamento da empresa, os kits de distribuição ZEN, é a grande aposta para o evento. Cobrindo mais de 80% das aplicações em veículos nacionais, os 30 modelos já disponíveis têm ganhado o mercado de autopeças brasileiro, tendendo a crescer ainda mais. O Kit facilita a aplicação do reparador e evita equívocos na hora de comprar o modelo correto para o veículo. “Existem de três a quatro modelos de correia ou tensor para cada carro. Por isso, esse item pode variar de acordo com o ano e a motorização do veículo. Ao adquirir o conjunto, ele obtém os componentes corretos. Se a compra for avulsa, a chance de adquirir um tensor que não corresponde a uma determinada correia é muito grande”, alerta o analista da linha de tensores, Jorge Guimarães.
Tecnologia
A demonstração do aplicativo ZEN CAT também estará presente na feira. Disponível nas lojas virtuais Play Store e App Store, respectivamente, para Android e iPhone, a plataforma foi desenvolvida para aproximar ainda mais a marca dos clientes e ampliar os canais de relacionamento com o público, disponibilizando, na palma da mão, o catálogo da marca.
O pacote reúne dicas técnicas de aplicação, conversões e informações dimensionais, além de comparativo entre os produtos. “Nossa meta é facilitar a vida do profissional uma vez que, com o aplicativo, o reparador, literalmente, insere o nosso catálogo no bolso, sem a necessidade de manusear materiais impressos, ou ainda, acessar um computador para sanar as suas dúvidas”, define Acacio Freitas, supervisor de Marketing Estratégico da ZEN.

Lubrificantes

Visando aumentar o market share no mercado automotivo do Norte e do Nordeste, a Total Lubrificantes do Brasil, uma filial do Grupo Total – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo – participa, pela primeira vez, da Autop Ceará. Ela aposta no ELF Moto 4 Cruise, seu mais recente lançamento, e na linha Total QUARTZ, para ampliar sua notoriedade entre os visitantes.
De acordo com Adriana Bracale, gerente de Marketing, a presença em feiras do segmento integra o plano de crescimento da Total. “Queremos expandir a nossa participação em todo o país, mas principalmente nestas regiões. Eventos de negócios como esse, que atraem fornecedores da indústria automotiva local, são estratégicos para isso, pois conseguimos mostrar os nossos diferenciais às empresas do segmento”, garante.
Além de apresentar o amplo e diversificado portfólio de produtos ao lado do seu distribuidor e parceiro no estado, Auto Peças Padre Cícero, a companhia também marca presença na “Autop Ceará 2018” com a palestra “A Nova Era da Lubrificação”. A partir das 17h do dia 17 de agosto, na Arena 2, Rafael Carvalho, assistente Técnico da Total, vai abordar a evolução dos óleos lubrificantes da empresa, que estão adaptados ao novo mercado automobilístico, bem como aos motores mais modernos e de alta performance por conta da tecnologia exclusiva Fuel Economy e Low SAPS.

Pneus
A divisão de pneus da Continental (estande 109) participará em Fortaleza da Autop 2018 em conjunto com o Grupo Automotivo e com a Contitech. Os mais de 30 mil visitantes aguardados para o evento, que é referência para o setor automotivo das regiões Norte e Nordeste, poderão conhecer o portfólio completo de produtos das marcas Semperit, General Tire e Viking. A Continental é hoje a maior fabricante de pneus da Alemanha e integrante de um dos maiores grupos sistemistas do mundo.


Destaque para o lançamento da nova linha Semperit Trail-Life A/T para aplicação em picapes e SUVs e voltada para o segmento on/off road (foto acima). O moderno design da banda de rodagem e da lateral garante ótima tração em qualquer tipo de terreno. Os sulcos especiais e alternados localizados nos ombros facilitam a expulsão de pedras e o processo de auto-limpeza do pneu enquanto lâminas multidirecionais conferem uma maior tração.
Em condições off-road, sua excelente resistência a danos é assegurada pelas grandes travas nos sulcos que estabilizam os blocos. O novo desenho da banda de rodagem otimizado, com blocos em ângulos diferentes, também proporciona ao motorista uma condução silenciosa e confortável. Produzida na fábrica da Continental Pneus em Camaçari, na Bahia, a linha Semperit Trail-Life A/T chega ao mercado em 13 opções de medidas. Na Autop, a Continental apresentará também outro integrante da família Semperit: o Speed-Life, que entrega durabilidade, menor nível de ruído e visual esportivo.
Quem visitar a Autop 2018 também poderá conferir de perto os modelos da Viking TransTech II, destinado para Vans, e o ProTech II, voltado para carros de passeio. Ambos oferecem uma ótima relação custo x benefício com elevada quilometragem e um preço final ao consumidor extremamente competitivo.
Complementando a oferta da Continental, são três as atrações da linha General Tire: o all-terrain Grabber AT, que oferece alto desempenho e durabilidade em condições adversas, excelente tração e aderência em todo tipo de terreno, além de baixo ruído; o Evertrek, com rodar silencioso e o inovador sistema “Replacement Tire Monitor” que informa o momento de sua substituição; e o Eurovan 2, referência tanto em durabilidade, como em desempenho em piso molhado e conforto.

Oficina Verde
O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) apresentará a Oficina Verde Virtual no evento, modelo 3D de um centro automotivo. “Convidado pelo SSA como apoio técnico, o IQA mostrará de forma digital os processos de uma oficina ambientalmente correta. A proposta foi aplicar a tecnologia virtual à expertise do IQA na certificação Selo Verde, voltada para o setor de reparação automotiva”, conta Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.
Com o uso de óculos de realidade virtual, os visitantes poderão observar o funcionamento de uma oficina que se preocupa com o meio ambiente e, assim, conhecer quais são os processos adotados e os equipamentos utilizados em layout produtivo adequado ao negócio. “Eles farão um passeio por uma estrutura montada virtualmente com os devidos cuidados ao meio ambiente para o atendimento das legislações”, resume o engenheiro. Além de conscientizar sobre os benefícios da certificação Selo Verde, o IQA visa disseminar a preocupação que diversos empresários da reparação automotiva já demonstram com o meio ambiente, ao seguirem com os seus negócios de forma sustentável nos âmbitos financeiro e ambiental. “Queremos divulgar informações para a melhoria do meio onde vivemos e a garantia de um ambiente saudável para as futuras gerações”, afirma. Além de apresentar a Oficina Verde Virtual, o IQA participará do Seminário Autop Verde, que será realizado dia 16, das 16h às 19h, no Auditório Foyer. Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, irá ministrar a palestra “Como Transformar Seu Estabelecimento em Oficina Verde”, seguida por painel de debates, que também contará com a participação de Evandro Betto, gerente de Marketing da Luk Diesel, empresa certificada com o Selo Verde.

Serviço: AUTOP 2018
Período de realização: 15 a 18 de agosto de 2018
Horário de visitação: Qua. a Sex.: 16h às 22h | Sáb.: 11h às 18h
Local: Centro de Eventos do Ceará
Acesso à Feira: o credenciamento está disponível pelo site www.autopceara.com.br. Não é permitida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados por um responsável.
Informações: (85) 3206.6191 | comunicação@ssa-ce.com.br
Site: www.autopceara.com.br
Fanpage: www.facebook.com/autopceara
Instagram: @autop_2018

12:11 · 14.08.2018 / atualizado às 12:12 · 14.08.2018 por

Ampliando as possibilidades de atuação e levando cada vez mais benefícios ao trabalhador do setor de transporte, o Sistema FETRANS inaugura uma unidade do SEST SENAT nesta quinta-feira (16 de agosto) em Sobral, cidade onde atua há 12 anos. Localizada em um dos principais polos econômicos e de desenvolvimento do Ceará, a nova unidade aumentará a capacidade de atendimento em saúde, educação profissional e lazer para o trabalhador do transporte e para a sociedade sobralense como um todo.

 

A nova unidade, com 14.000 m² de área, apresenta benefícios em diversos sentidos, chegando a cada vez mais pessoas. O destaque é a criação de uma extensa área de lazer, com equipamentos de primeira linha, para contribuir com a qualidade de vida do trabalhador do transporte. Além disso, a unidade passa a contar com o serviço de Raio X convencional e Raio X Panorâmico. Desde a abertura da Unidade do SEST SENAT em Sobral no ano de 2006 até junho deste ano, já ocorreram 48.660 atendimentos em saúde, número que deve crescer com a ampliação.

A melhoria chega também a áreas onde já havia atuação, com o aumento do número de salas de aula de três para 16, sendo 11 delas equipadas com lousa digital e dois laboratórios. Também cresceram as possibilidades para o atendimento odontológico, que antes contava com duas cadeiras e agora oferece oito.  Para a consolidação dessa evolução, há uma previsão de crescimento de 18% no quadro de profissionais da saúde e 50% no quadro de instrutores logo após a inauguração da sede.

 

Sobre o SEST SENAT

Promovendo qualidade de vida e desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e de suas famílias, o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são instituições civis, sem fins lucrativos, criadas a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais. Integrantes da Confederação Nacional do Transporte – CNT, e sob jurisdição regional do Sistema FETRANS, o SEST SENAT articula ações de desenvolvimento profissional e promoção social em um ambiente favorável às práticas educativas, além de promover a responsabilidade socioambiental, consolidando-se como colaborador direto para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de transporte do país.

Sobre a FETRANS

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão – FETRANS é uma instituição sem fins lucrativos, desenvolvida para representar os sindicatos, colaborando para o desenvolvimento do setor e, consequentemente, da sociedade como um todo. Filiada à Confederação Nacional dos Transportes – CNT, a FETRANS mantém sob sua jurisdição o Conselho Regional Nordeste I (CRNE I) do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). A FETRANS mantém ainda o Centro Cultural do Transporte e o Núcleo Socioambiental, responsáveis por ações que sustentam os ideais da Federação, com a promoção e o apoio a projetos culturais, sociais e ambientais.

SERVIÇO

Inauguração SEST SENAT Sobral

Data: 16 de agosto de 2018

Horário: 11h

Local: Avenida Cleto Ferreira da Ponte, 2184 – Bairro Cidade Pedro Mendes Carneiro – Sobral

Informações: www.fetrans.org.br

11:36 · 14.08.2018 / atualizado às 11:36 · 14.08.2018 por

– Inspirada em conquistas nas pistas e no que há de melhor na Família Ninja, novo modelo se destaca pela relação peso x potência, já que ficou 8 kg mais leve e 9 cv mais potente
– Esportiva estará disponível na rede de concessionárias a partir da segunda quinzena de setembro com Preço Público Sugerido de R$ 23.990

Ninja 400 ABS KRT

Há 10 anos a Kawasaki dava vida a um produto que criaria um novo segmento de mercado. O ícone Ninja passaria a estar disponível para um número maior de consumidores com o lançamento de uma versão de entrada. Na época, a Ninja 250R não era apenas a única de seu tipo, mas oferecia um interessante pacote para pilotos iniciantes e até aos mais experientes: esportividade no estilo e na performance advinda de uma linhagem mais que consagrada, com uma pegada divertida e amigável. Estava então lançado um movimento mundial que, mais uma vez, reforçava a atitude inovadora da marca.
Nesta última década, o número de motos esportivas carenadas concorrentes cresceu consideravelmente, fazendo com que fosse uma das categorias mais disputadas do mercado de duas rodas no mundo. Nesse período, a Kawasaki impulsionou novamente a evolução do segmento, primeiro com o lançamento da versão de 300 cm3 em 2012, que trouxe à época várias novidades, entre elas a embreagem deslizante disponível apenas em motos de alta cilindrada, e, agora, em 2018, com mais um novo capítulo chamado Ninja 400.
Como não poderia ser diferente, a 400 cc mantém o estilo esportivo que é assinatura da Família Ninja com uma pilotagem fácil e ao mesmo tempo emocionante, características importantes para uma motocicleta dessa categoria. O desempenho é superior graças aos novos motor e chassi, trazendo mais potência com menos peso, elevando o nível da categoria. Afinal, agora são 8 kg a menos do que na Ninja 300 (similar ao peso de uma monocilíndrica) com 9 cv a mais.
O bicilíndrico de 399 cm3 é totalmente novo e foi projetado visando evolução na performance, otimização de tamanho e peso e eficiência de consumo. Houve mudanças no design, incluindo nova admissão de ar, e inúmeros outros esforços para redução de peso, apesar da capacidade cúbica maior. O resultado é um motor compacto e leve (equivalente a um 250cc) que apresenta equilíbrio entre performance e controle, oferecendo maior desempenho em todas as faixas de rotações em comparação à Ninja 300, com uma entrega de potência linear e suave e bom torque desde baixas rotações.
DETALHES TÉCNICOS
MOTOR
• O deslocamento de 399 cm³ da Ninja 400 vem de um diâmetro de 70,0 mm e curso de 51,8 mm.
• Coletor de admissão fornece um caminho mais curto e mais direto para a entrada de ar no cilindro, melhorando a eficiência de enchimento e contribuindo para o aumento da potência do motor, especialmente em altas rotações. Ajuda também no layout do chassi, liberando espaço sob o assento, o que resulta num design que oferece fácil acesso ao solo.
Uma caixa de ar maior (5,8 litros conta 4,7 litros da antecessora) e mais alta garante espaço suficiente para o sistema de admissão. Os funis possuem alturas diferentes, contribuindo para a resposta suave do motor, permitindo melhor refinamento da entrega de torque. Esse novo design melhora a eficiência na admissão e elimina ruídos indesejados, permitindo que piloto e passageiro ouçam com mais nitidez a nota de admissão do motor durante a aceleração.
• Válvula do corpo de borboleta maior (32 mm) ajuda a fluir mais volume de ar, contribuindo para um forte desempenho em altas rotações.
• Graças ao potencial de uma moderna injeção e à experiência da Kawasaki, os sub-aceleradores usados na antecessora da Ninja 400 puderam ser eliminados, economizando peso na nova versão.
• Injetores de atomização fina contribuem para a eficiência da combustão. Foram posicionados mais próximos dos dutos de admissão para permitir que borrifem combustível diretamente na câmara de combustão, contribuindo para o aumento da eficiência da queima e uma resposta linear do acelerador.
• Árvore do comando de válvulas forjada – normalmente vista apenas em motos de maior cilindrada – contribui para a redução de peso, economizando outros 200g.
• Jatos de óleo arrefecem a parte inferior dos pistões, permitindo um design compacto.
O volante do motor mais leve permite uma resposta mais imediata e direta do acelerador. Isso também contribui para a economia de peso.
• Um sistema de escape simplificado, que traça agora uma linha mais reta e que possui espessura de apenas 0,8 mm, contribui ainda mais para a redução de peso.
• A nova capa da ventoinha localizada atrás do radiador direciona o ar quente para os lados, ajudando a afastá-lo do piloto, reduzindo assim o desconforto em tráfego pesado. Redirecionar o ar também ajuda a manter o tanque, o chassi e outras partes que entram em contato com o motociclista mais resfriadas.
Design Compacto
• A realocação de componentes como a corrente de comando ajudou a manter o propulsor mais baixo e a deslocar volume para a frente.
• O cilindro é inclinado para frente em um ângulo de 20 graus, resultando em um motor mais curto.
• O projeto revisado do cárter permite um direcionamento mais direto dos tubos de escape, também contribuindo para a economia de peso.
• O layout do sistema de arrefecimento foi completamente revisado realocando components para economizar peso e reduzir a tubulação externa.
As mudanças que contribuem para a redução de peso do motor incluem:
– Eliminação dos sub-throttles
– Rota mais simples para o sistema de arrefecimento, com menos líquido
– Embreagem mais compacta
– Paredes mais finas do sistema de escape
– Redução de conexões do escapamento
– Volante mais leve e virabrequim revisado
– Comando de válvulas forjado
TRANSMISSÃO E EMBREAGEM
• As relações de marcha mais próximas promovem trocas suaves.
• Embreagem assistida deslizante mais compacta (de 139 mm para 125 mm) oferece uma alavanca 20% mais leve.
• Quando o motor está acelerando normalmente a embreagem funciona com assistência; já quando ocorrer freio-motor excessivo como resultado de reduções de marcha rápidas o efeito deslizante entra em ação, evitando que o pneu traseiro derrape.

CHASSI
• Com novos motor e chassi, o posicionamento do propulsor pode ser otimizado. O chassi da Ninja 400 agora tem um estilo supersport com entreeixos curto e um braço oscilante longo.
• Entreeixos mais curto (de 1.405 mm para 1.370 mm) contribui para uma pilotagem leve e fácil.
• A posição otimizada do pivô do braço oscilante contribui para uma condução realmente derivada de uma superesportiva.
• Além de contribuir para a redução de peso, o uso do motor como parte estrutural ajuda a obter a rigidez ideal para estabilidade.
• O design mais leve dos novos motor e chassi, além de grandes esforços para minimizar o peso, resultam em uma Ninja 400 de apenas 164 kg (8 kg a menos que a Ninja 300), ou seja, na mesma faixa de peso de modelos monocilíndricos.
• Além dos novos motor e quadro, outras mudanças que contribuem para a redução de peso do chassi incluem:
– Fixação do motor
– Entreeixos mais curto
– Novo design de roda
– Pneus radiais
SUSPENSÃO
• Garfo de suspensão de 41 mm mais rígido (antes 37 mm) proporciona uma ação mais eficiente e precisa. A roda dianteira parece realmente “plantada” na trajetória, as mudanças de direção são feitas facilmente.
• O ângulo de inclinação mais acentuado do cáster contribui para o manuseio leve.
• Os links revistos e os ajustes da suspensão traseira contribuem para a sensação de condução de alta qualidade.
• 5 ajustes de pré-carga permitem que o piloto regule a rigidez e o deslocamento para adequar a configuração ao peso corporal ou quando estiver com garupa.
FREIO, RODAS E PNEUS
• O disco dianteiro semi-flutuante maior (310 mm) tem o mesmo tamanho do utilizado na Ninja ZX-14R.
• Recém-projetado, o cilindro mestre do freio dianteiro ajuda a eliminar o curso morto, contribuindo para o controle.
• Na traseira, o disco de 220 mm é acionado por uma pinça com dois pistões maiores (de 25,4 mm para 27 mm).
• As dimensões e o material da mangueira de freio foram cuidadosamente selecionados para oferecer precisão e uma sensação mais direta.
• Rodas de cinco pontas semelhantes às da Ninja 650 contribuem para o baixo peso, enquanto a rigidez lateral otimizada beneficia o manuseio, aumentando a estabilidade nas curvas.
• Pneus radiais oferecem leveza, excelente aderência e colaboram para o manejo ágil e o conforto na pilotagem. Além disso, o pneu traseiro de 150 mm contribui para o design mais imponente.
ERGONOMIA
• A carenagem de maior volume da Ninja 400 oferece excelente proteção contra o vento, contribuindo ainda mais para o conforto na estrada. Mas em vez de bloquear completamente o vento, a carenagem promove um fluxo de ar constante em torno do piloto. O design também ajuda a extrair ar quente para fora do compartimento do motor.
• Os comandos do guidão estão posicionados mais próximos do que na Ninja 300, contribuindo para o conforto.
• O tanque de combustível é mais estreito onde ficam posicionadas as pernas do piloto, proporcionando bom contato com a moto.
• A altura do assento é a mesma da Ninja 300, mas graças ao design estreito está mais fácil para os pés do motociclista alcançarem o solo.
• As pedaleiras estão posicionadas ligeiramente mais à frente, colaborando para uma posição de pilotagem confortável, e estão fora do caminho quando o motociclista quiser colocar os pés no chão.
ESTILO
• O corpo mais volumoso da Ninja 400 a faz ter a aparência de uma moto de maior cilindrada, enquanto o design da nova carenagem frontal reflete o aspecto de desempenho esportivo da moto e a identifica instantaneamente como autêntica Kawasaki.
• Spoilers na parte inferior da carenagem dianteira foram inspirados na Ninja H2 e na Ninja ZX-10R.
• Os espelhos com novos suportes estão posicionados mais afastados, oferecendo maior campo de visão.
• As luzes de direção dianteiras são embutidas, para uma aparência elegante e unificada.
• O compacto design do pára-lama dianteiro, assim como o tanque de combustível mais inclinado à frente, adicionam esportividade ao visual da Ninja 400.
• A rabeta apresenta o mesmo estilo da Ninja H2, com luzes de direção mais afiladas. O design da lanterna em LED vem da Ninja ZX-10R.
PAINEL
• O painel conta com tela de LCD em display negativo que, além do velocímetro digital e do indicador de marcha, inclui as seguintes funções: hodômetros total e dois parciais, autonomia restante, consumos médio e instantâneo, temperatura externa, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio e indicador de pilotagem econômica.
• O cuidado no cabeamento dos fios resulta em uma área de painel clean e sem interferências.
ALGUNS RECURSOS DE CONVENIÊNCIA
• O assento dianteiro pode ser facilmente removido puxando um cabo localizado sob o banco traseiro, facilitando o acesso à bateria.
• O espaço de armazenamento sob o banco tem dois níveis para um uso mais eficiente do local, suficientemente grande para acomodar uma trava de segurança em “U”.
• Pontos de fixação nos suportes de pedaleira traseiros e na parte de baixo da rabeta facilitam a amarração da bagagem.

12:26 · 13.08.2018 / atualizado às 12:26 · 13.08.2018 por

Visando aumentar o market share no mercado automotivo do Norte e do Nordeste, a Total Lubrificantes do Brasil, uma filial do Grupo Total – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo – participa, pela primeira vez, da “Autop Ceará – Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços”. Entre 15 e 18 de agosto, no Centro de Eventos da capital Fortaleza, a empresa aposta no ELF Moto 4 Cruise, seu mais recente lançamento, e na linha Total QUARTZ, para ampliar sua notoriedade entre os visitantes.
De acordo com Adriana Bracale, gerente de Marketing, a presença em feiras do segmento integra o plano de crescimento da Total. “Queremos expandir a nossa participação em todo o país, mas principalmente nestas regiões. Eventos de negócios como esse, que atraem fornecedores da indústria automotiva local, são estratégicos para isso, pois conseguimos mostrar os nossos diferenciais às empresas do segmento”, garante.

Lubrificação do veículo é fundamental para o bom desempenho

Além de apresentar o amplo e diversificado portfólio de produtos ao lado do seu distribuidor e parceiro no estado, Auto Peças Padre Cícero, a companhia também marca presença na “Autop Ceará 2018” com a palestra “A Nova Era da Lubrificação”. A partir das 17h do dia 17 de agosto, na Arena 2, Rafael Carvalho, assistente Técnico da Total, vai abordar a evolução dos óleos lubrificantes da empresa, que estão adaptados ao novo mercado automobilístico, bem como aos motores mais modernos e de alta performance por conta da tecnologia exclusiva Fuel Economy e Low SAPS.
SERVIÇO: 16ª Autop 2018
Data: de 15 a 18 de agosto de 2018
Horários: de quarta a sexta-feira, das 16h às 22h e no sábado das 11h às 18h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, nº 999 – Edson Queiroz – Fortaleza/CE)
Estande: número 94
Mais Informações: www.autopceara.com.br

12:35 · 10.08.2018 / atualizado às 12:35 · 10.08.2018 por

Com a implantação do novo CD, os clientes da região do Cariri cearense, sobretudo revendedores e frotistas, contam com um atendimento mais imediato

Imagem aérea da Magnum Tires

A Magnum Tires, maior importadora de pneus e câmaras de ar do Brasil, está inaugurando um novo Centro de Distribuição em Juazeiro do Norte (CE), município localizado no Sertão do Cariri, a 491 quilômetros de Fortaleza. O CD, que já está funcionando em sistema soft opening, será inaugurado oficialmente em setembro.
O novo Centro de Distribuição, que ocupa uma área útil de 500 metros quadrados e é fruto de um investimento de mais de R$ 1 milhão da Magnum Tires, surge como um complemento estratégico para o CD de Fortaleza, que ocupa uma área de 4.700 metros quadrados e atende o todo o Estado. “Por mês, no Ceará, recebemos mais de mil pedidos”, contabiliza Olinto Correia, executivo da Magnum Tires.
Com a implantação do CD em Juazeiro do Norte, os clientes da região do Cariri cearense, sobretudo revendedores e frotistas, contam com um atendimento mais imediato. “Hoje o cliente utiliza muito mais nosso estoque, até para não precisar investir muitos recursos para estocar pneus”, explica Correia.

Detalhe do pneu

Cada vez mais, a Magnum Tires tem uma preocupação maior de investir no interior do Nordeste, oferecendo aos clientes uma opção de logística e de rapidez em uma região mais carente desse tipo de serviço, com um produto com o melhor custo-benefício do mercado e um preço bastante competitivo.
“Temos condições de prazo muito interessante que financia o caminhoneiro e o frotista. Quando o cliente tem um problema de crédito, fazemos uma avaliação de crédito e vendemos para ele em seis, oito ou até dez vezes, com a parcela que cabe no bolso”, ressalta Antônio Araújo, também executivo da Magnum Tires. “Estamos preocupados em termos condições de poder fornecer para aquele caminheiro ou frotista que tem uma dificuldade de crédito na praça uma parcela que ele pode pagar.”
Marca própria
O carro-chefe da marca é o pneu Magnum, marca própria do importador que acaba de chegar ao mercado depois de mais de dois anos em teste no País. “Nós testamos o pneu no Brasil, em várias condições diferentes, e o ‘tropicalizamos’ durante dois anos. Após todos os testes efetuados no mercado e desenvolvimento, colocamos nossa marca”, conta Araújo.
Ao todo, a marca Magnum conta com três modelos para caminhão: MGM01, MGM02 e MGM03. Até no máximo um ano a família será ampliada também para veículos de passeio. Também está em desenvolvimento um modelo voltado para o seguimento misto, voltado para veículos que rodam em estradas de terra e de asfalto, a exemplo de fazendas, usinas e estradas vicinais. “Trata-se de um pneu desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, com suas ruas, estradas e rodovias peculiares”, afirma o diretor da companhia Apolo Santana Vieira.

Galpão de pneus da marca

Sobre a Magnum Tires
Maior importadora e distribuidora de pneus e câmaras de ar do Brasil, a Magnum Tires investe constantemente em tecnologia visando atender aos diversos canais de venda em todo o País, procurando simplificar os processos para oferecer os melhores produtos por condições excelentes. Nascida em Pernambuco, tem muito orgulho de ser hoje uma referência no segmento em todo o território nacional, com mais de 600 itens oferecidos aos clientes.
Maior importadora brasileira de câmaras de ar e maior importadora de pneus GT Radial da América Latina, a Magnum Tires tem sede no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, próximo ao Porto de Suape e do Aeroporto Internacional dos Guararapes, onde ocupa uma área de 25.000 m² com 17 docas para carga e descarga de mercadorias. Possui ainda um moderno e bem equipado centro de distribuição em Santa Catarina, que facilita o atendimento às Regiões Sul e Sudeste, atendendo à crescente demanda de forma mais estratégica, e uma equipe comercial em 22 Estados. Além da GT Radial, a Magnum Tires representa as marcas Roadstone, Tornel, Alliance, Giti, Centella, Chaoyang e Petlas.
Ao todo, a Magnum Tires conta com mais de 450 colaboradores e representantes em todo Brasil. Em Pernambuco são empregadas cerca de 180 pessoas de forma direta. Sua carteira de clientes possui cerca de 9.000 clientes ativos.
Em 2017 foram vendidos mais de 1 milhão de pneus. A projeção para 2018 é de um crescimento de 20%.

12:23 · 09.08.2018 / atualizado às 12:23 · 09.08.2018 por

Uma série de palestras gratuitas nesse mês de agosto  estão programadas nas unidades do SENAI Jacarecanga e Barra do Ceará, em Fortaleza; e de Maracanaú, na Região Metropolitana. As palestras são parte da Jornada SENAI, um aperitivo de cursos oferecidos pela instituição. Interessados podem fazer as inscrições para as palestras e pegar informações no fone (85) 4009.6300
centralderelacionamento@sfiec.org.br
As palestras oferecidas, dessa vez, envolvem temas voltados para logística; controle de qualidade; mecânica, energias renováveis, reforma trabalhista; e carreira.

Confira as opções de palestras:

SENAI Jacarecanga
8/8 – 14h às 15h – “O controle de qualidade utilizando as normas brasileiras”
22/8 – 19h às 20h – “Logística eficiente abre portas para o mercado internacional”

SENAI Barra do Ceará
27/8 – 13h30 às 15h30h – “Mecânica para iniciantes”
28/8 – 13h30 às 15h30 – “Energias Renováveis”

SENAI Maracanaú
21/8 – 16h às 17h – Reforma trabalhista: como eu fico nessa?
23/8 – 16h às 17h – Avaliação de desempenho e carreira
Endereços das unidades:

SENAI Jacarecanga
Av. Padre Ibiapina, 1280 – Jacarecanga – CEP: 60010-690, Fortaleza – CE

SENAI Barra do Ceará
Av. Francisco Sá, 7221, Barra do Ceará – CEP: 60330-875, Fortaleza – CE

SENAI Maracanaú
Av. do Contorno, 1395 – Distrito Industrial I – CEP: 61939-160, Maracanaú – CE

Serviço:
(85) 4009.6300 (Central de Relacionamento do Sistema FIEC)
centralderelacionamento@sfiec.org.br

16:26 · 08.08.2018 / atualizado às 15:31 · 08.08.2018 por

A Mercedes-Benz do Brasil recebeu o prêmio pela liderança em satisfação nos serviços de pós-venda. Fruto do Customer Service Index (CSI) StudySM Brasil 2018, estudo desenvolvido anualmente pela empresa de consultoria J.D. Power, a marca atingiu a maior pontuação (849 de 1.000) na estreia do índice que analisa o segmento premium


“Padrões extremamente rígidos de qualidade estão entre os principais pilares da Mercedes-Benz e temos em nosso DNA o compromisso de promover a melhor experiência desde o momento da compra do automóvel, acompanhando de perto todo o processo de pós-venda”, afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.
A análise destaca, entre outros elementos, a atenção que marcas de luxo oferecem para a entrega do veículo após a realização de um serviço no concessionário. Nesse contexto, por exemplo, 73% dos clientes afirmam terem recebido de volta o automóvel mais limpo do que quando o deixaram para execução do serviço. Em relação ao contato do concessionário após o serviço finalizado, 77% dos proprietários de automóveis premium foram acionados. O estudo mostra, ainda, que 82% dos clientes de marcas de luxo tiveram o carro entregue com ajustes originais, como sistema de áudio configurado, posição do volante, espelhos e altura de banco.
“Ter esse esforço reconhecido pelos nossos clientes em uma pesquisa já tão consolidada no mercado ratifica o investimento constante da companhia em serviços que garantam ainda mais robustez para o atendimento de pós-venda”, afirma Alexandre Ayres, Head de Serviços ao Cliente Automóveis Mercedes-Benz.
O estudo foi realizado à luz das avaliações de 4.887 proprietários de veículos novos no Brasil, registrados entre fevereiro de 2017 e março de 2018. Seu principal objetivo é examinar a satisfação dos clientes com serviços de manutenção e reparação em concessionários de novos veículos. O Customer Service Index (CSI) StudySM Brasil 2018 é focado em cinco critérios da experiência com serviços: iniciação do serviço; retirada do veículo; instalações do concessionário; qualidade do serviço e consultor técnico.


Portfólio de pós-venda
Nos últimos anos, a Mercedes-Benz investiu massivamente em programas de pós-venda, lançando novidades que compõem um amplo portfólio de serviços de manutenção que se complementam. São eles: o Expess Service, o XENTRY Portal Pro, o MB Oil e, a partir desse mês, também o MB Tires.
O primeiro deles consiste em execução de revisões em até 1 hora possibilitando que o cliente aguarde no próprio concessionário o término da manutenção. Durante essa espera, ele poderá acompanhar todos os processos realizados em seu veículo e esclarecer dúvidas com a equipe técnica do concessionário. O XENTRY Portal Pro é uma plataforma que centraliza vários sistemas em uma nuvem on-line, oferecendo informações mais detalhadas sobre cada veículo. Lançado no início do ano passado, o MB Oil passou a fazer parte do portfólio de serviços de pós-venda a fim de aumentar a vida útil do motor e seus componentes. Além disso, o produto diminui os custos de manutenção, uma vez que segue fatores específicos dos motores da marca, garantindo qualidade e segurança.
O complemento mais recente a esse portfólio é a linha MB Tires de pneus originais Mercedes-Benz. Esse novo produto é desenvolvido em cooperação com os fabricantes de pneus premium especialmente para os modelos da marca, dentro de padrões extremamente rigorosos de qualidade, otimizando a segurança, mobilidade e conforto.
Adicionalmente a esses serviços, a Mercedes-Benz expandiu o portfólio de automóveis que fazem parte do programa de Revisão Declarada, permitindo ao cliente antecipar o custo de manutenção para os modelos Classe A, Classe B, Classe C, CLA, GLA e GLC.
A marca oferece, ainda, um contrato de manutenção (Mercedes Service Care) possibilitando que o cliente adquira até cinco revisões (ou 50 mil quilômetros) no momento da compra do automóvel.

16:08 · 08.08.2018 / atualizado às 10:14 · 10.08.2018 por

Marca japonesa Nissan inaugura nesta quinta-feira, em Juazeiro do Norte, sul do Ceará, uma nova concessionária, a Fort Nissan Cariri, pertencente ao Grupo Holanda, que já tem loja da marca em Fortaleza e também lojas Honda Motos na capital e no interior do Estado. A loja em Juazeiro fica na Av. Padre Cícero, 2425, no bairro Santa Tereza. Vai vender toda a linha de carros da marca, entre eles a picape Frontier, sedan Versa e Sentra, compacto March e o SUV Kicks.

 

Campeão de vendas Kicks