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Prius vais ser utilizado para o patrulhamento de Fernando de Noronha

Publicado em 18/12/2014 - 15:45 por | Comentar

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Modelo da Toyota é o primeiro veículo híbrido a chegar ao arquipélago
O Prius foi escolhido para rodar em Fernando de Noronha por emitir baixo nível de poluentes

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Uma unidade do Toyota Prius, veículo híbrido mais vendido do mundo, passou a ser utilizado pela Secretaria de Defesa de Pernambuco para patrulhamento no arquipélago Fernando de Noronha.
O modelo, que desembarcou na região no início do mês já caracterizado conforme padrão da Secretaria de Defesa, foi integrado à frota da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), entidade responsável pela preservação do meio ambiente e dos recursos naturais da ilha. O Prius é o primeiro veículo híbrido a chegar ao arquipélago.
A utilização do Prius pelo Governo do Estado de Pernambuco, que teve início em abril deste ano, tem como objetivo disseminar veículos com tecnologia que colaboram diretamente com o meio ambiente.

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Impacto Ambiental
Atualmente, a família Prius representa o maior número de emplacamentos de veículos híbridos vendidos pela Toyota em todo mundo, com 4,7 milhões de automóveis. Em setembro deste ano, a montadora chegou a marca recorde de mais de 7 milhões em vendas globais de todo o seu line up de automóveis híbridos.
A Toyota calcula que, desde 1997, com a chegada do Prius ao mercado, até 31 de setembro deste ano, os veículos híbridos da marca resultaram na redução de 49 milhões de toneladas de CO2 que seriam emitidas na atmosfera, caso fossem utilizados veículos movidos a gasolina de tamanho similar e performance de condução.

GM convoca recall 400 mil Prisma, Ônix, Spin e Cobalt

Publicado em 18/12/2014 - 11:40 por | Comentar

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A Chevrolet anunciou nesta quarta-feira (17) um recall de 400.940 carros devido a uma falha no sistema de combustível. O chamado envolve 146.956 unidades do Onix (modelos 2013 e 2014), 129.685 do Cobalt (modelos 2012, 2013 e 2014), 64.760 do Prisma (modelos 2013 e 2014) e 59.539 do Spin (modelos 2013 e 2014).

Motivo

A marca detectou um defeito na vedação da porca que fixa a bomba de combustível na parte superior do tanque. Assim, há risco de vazamento, o que pode gerar incêndio. Tal risco, segundo a Chevrolet, é maior em casos de capotamento. Além disso, a empresa garante que é seguro dirigir as unidades defeituosas até realizar o reparo, mas o condutor precisa ficar atento a odor ou outros sinais de vazamento. Caso isso aconteça, deve procurar uma autorizada imediatamente.

Os reparos, porém, só devem ser agendados a partir de 22 de dezembro, já que a peça necessária ainda não está disponível. Em comunicado, a empresa explica que a fornecedora está desenvolvendo o produto que elimina o risco. O reparo é gratuito conforme previsto em lei e leva cerca de uma hora para ser realizado. A montadora montou uma página em seu site para esclarecer dúvidas e outra para os consumidores pesquisarem se seu carro foi afeta

Conheça o nascimento de um carro

Publicado em 18/12/2014 - 9:01 por | Comentar

Categorias: Curiosidade, Futuro, Volkswagen
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Quando estamos diante de um lançamento automotivo exibido nas capas de revistas e jornais ou nas vitrines das concessionárias, imaginamos ver o futuro. Infelizmente, é o contrário. Ele muitas vezes já está ultrapassado mesmo assim que estreado.

Acontece que para chegar àquele resultado, são anos de elaboração. Como expõe a Volkswagen do Brasil, são quatro anos de projeto, de desenho. Então, quando enfim é apresentado ao mercado, ele já estará “desatualizado”, pois eles já estarão trabalhando na reestilização ou até mesmo no sucessor desse modelo.Isso porque, para o Design, o futuro é hoje. É assim que começa a “nascer” um Volkswagen.

“O primeiro contato que se tem com um automóvel é com o estilo, com a sua forma. Por isso, o Design é tão importante. Ele é o início da relação entre o homem e a máquina. É um ser humano diante de mais de 3 mil peças montadas. Mas para dar certo essa relação, o veículo tem que cativar por dentro e por fora”, explica o diretor de Design da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.

E tudo começa na ponta do lápis, com rabiscos. A forma do novo veículo é definida inicialmente pelos sketches (desenhos em duas dimensões). São várias propostas em torno do mesmo veículo até chegar aos temas preferidos.

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“O sketch conceitual é o verdadeiro embrião da composição de uma nova ideia. A grande batalha dos designers é inovar e evoluir seguindo parâmetros de estilo do Grupo Volkswagen. O DNA Volkswagen tem que estar presente desde o primeiro desenho do veículo”, diz o supervisor de Design, Guilherme Knop.

Na área de Package (onde são dimensionados e posicionados os espaços e os componentes do veículo) os técnicos ajustam e definem o tamanho ideal do carro assim como analisam as questões ergonômicas em relação ao ser humano e também de adequação ao meio ambiente com o máximo de qualidade sensorial.

As ideias mostradas nos sketches, adaptadas às medidas definidas do Package, são transferidas para um desenho com tamanho real do novo veículo, em escala 1:1. Após sua aprovação, chega a fase do clay, uma massa especial para modelagem, composta por barro e demais elementos químicos, para esculpir o modelo em tamanho natural.

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Nesta fase, a área de engenharia avançada participa ativamente em conjunto com os designers e engenheiros especialistas em Package, para viabilizar tecnicamente o veículo. Este modelo em clay recebe pintura e todos acabamentos como faróis, grades, vidros etc. para tornar-se o mais próximo possível de um veículo de série.

“O segredo do designer automotivo não está na capacidade de criar forma e conteúdo, mas sim em fazer com que seu projeto seja viável e duradouro. Então, desde o princípio há uma série de preocupações e detalhes que devem ser priorizados. E isso obviamente passa pelo estilo do veículo, mas abrange o espaço para a cabeça, o tamanho do porta-malas, a visibilidade. É uma equação que exige muito trabalho e dedicação para se resolver”, afirma o gerente-executivo de Design da Volkswagen do Brasil, Gerson Barone.

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As mesmas fases ocorrem paralelamente também no trabalho de composição do interior do veículo. Painel de instrumentos, laterais de portas, teto e todas as partes visíveis são modeladas em detalhe – exatamente como serão quando vierem a ser produzidas. Todas estas tarefas são desempenhadas pela equipe dos modeladores e tapeceiros em um verdadeiro trabalho artesanal.

Também paralelamente se dá a escolha das cores e materiais de revestimentos internos e externos do veículo. Essas atividades são de responsabilidade da área de Color & Trim, que pesquisa e reúne as principais tendências do mercado (com o suporte e propostas da área de Marketing), de estilo e adequando as novas tecnologias as necessidades do design.

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“O interior do veículo deve causar aquela sensação de bem-estar, tranquilidade, como se fosse uma zona de conforto. Tudo tem de estar bem organizado, os materiais tem que atender os padrões de qualidade da marca e passar essa sensação para os ocupantes do veículo. Daí a razão das constantes preocupações com a sensação agradável ao tocar nas peças ou acionar um botão, a ergonomia dos bancos, o figurino da cabine, o encaixe perfeito dos componentes. Até o cheiro do carro é uma preocupação do designer”, diz a supervisora de Color and Trim, Marilia Biill.

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Cumpridas essas etapas, o novo modelo é levado para a matriz da Volkswagen, na Alemanha, onde é submetido à direção do Design Center em Wolfsburg. A partir daí, são efetuados os ajustes necessários e começa, então, a fase de construção da superfície matemática que é feita baseada em um scanning do modelo final. O carro inteiro vira cálculo com preocupações milimétricas nas tolerâncias.

Essas informações matemáticas vão mais tarde (após extensivos trabalhos de viabilidade técnica e financeira, em conjunto com a engenharia e outras áreas da companhia, como planejamento industrial e produção) definir o modelo virtual, que será a base final para a construção das ferramentas e meios de produção.

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Definido e aprovado o design do futuro carro, as informações matemáticas são congeladas. Ou seja, não mudará, mesmo estando com 18 meses de antecedência ao seu lançamento no mercado. No caso da Volks, a área onde está instalado o Design Center é na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Ela foi totalmente reformulada em 7 de outubro de 2011. O novo Design Center teve sua área ampliada para abrigar todo o processo de criação de novos projetos e reunir as áreas de Package & Strak, Design Shape e Serviços, em um total de 2.360 m².

Confira dicas de condução e cuidados com o carro em tempo de chuva

Publicado em 18/12/2014 - 7:13 por | Comentar

Categorias: Dica, Viagem
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O fim de ano costuma trazer as chuvas de verão, aumentando durante o primeiro semestre de cada ano. Diante disso, que tal aprender algumas dicas para dirigir em pista molhada? Principalmente na estrada, nas viagens das férias, é preciso estar atento a cuidados para evitar acidentes.  Segundo Ricardo Leptich, gerente da multinacional alemã OSRAM, as precauções começam ainda na garagem, antes de pôr o pé na estrada.

Para evitar deslizamentos com a pista molhada é fundamental estar com os pneus calibrados e em bom estado, especialmente em casos de asfaltos acidentados ou estradas de terra. Por isso, o primeiro alerta é fazer uma rápida revisão do carro.

“Outro importante aliado para situações adversas é o freio, que deve ser inspecionado regularmente. Desde 2014 as montadoras são obrigadas a incluir sistema antitravamento de freios (ABS) e airbags como itens de série em seus carros. A norma é tardia, mas ao menos demonstra algum avanço na nossa legislação em prol da segurança”, completa.

Itens que também merecem atenção são os faróis, cuja manutenção deve ser constante.Faróis de milha e de neblina são itens opcionais que ajudam a orientar o motorista. Porém, Ricardo lembra que, para chuvas de menor intensidade, a recomendação é que seja ligado apenas o farol baixo, como forma de evitar ofuscamento na visão de outros condutores. Por fim, antes de qualquer viagem é fundamental certificar o estado dos limpadores de para-brisa, o desembaçador e o sistema de sinalização de veículo.

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Atenção

Fora estar com o carro preparado para qualquer chuva inesperada, o motorista também deve tomar algumas precauções quanto a sua forma de condução. Imediatamente, nos primeiros sinais de chuva, o condutor deve, além de ligar os faróis e os para-brisas, reduzir a velocidade e aumentar a distância de outros veículos, sobretudo ônibus e caminhões. Claro, ultrapassagens e freadas bruscas não são recomendadas, caso contrário podem gerar alguma batida.

Com água na pista pode ocorrer a aquaplanagem, que é a perda total de aderência do pneu com o solo. Por isso, mais cuidado com a velocidade do carro e, de forma alguma, utilize o freio quando estiver sobre uma poça.

Se a chuva piorar ou, o que não é o caso do Ceará, acontecer chuvas de granizo, é melhor não insistir na viagem. Faça uma pausa e espere melhorar a tempestade. Porém, não pare no acostamento. Ainda com uso de pisca-alerta e triângulo, parar em dias normais já não é recomendado, a não ser em casos de extrema necessidade. Em dias de pouca visibilidade, então, os riscos de acidentes aumentam. Por isso, procure algum estabelecimento no caminho que seja seguro estacionar e esperar.

BMW X5, com motor diesel, chega em duas versões

Publicado em 17/12/2014 - 14:42 por | Comentar

Categorias: BMW, Importados
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bmw_x5_xdrive30d_16-620x401Para quem gosta de carro premium e é fã de marca alemã, a BMW do Brasil anunciará nesta semana a chegada ao país do utilitário X5 equipado com motor a diesel. O modelo – até então inédito por aqui neste tipo de combustível – desembarca sempre equipado com o propulsor 3.0, seis cilindros em linha, mas em duas configurações diferentes. Na primeira, a xDrive30d, a potência é de 258 cavalos, enquanto na segunda, a apimentada M50d, o rendimento alcança os 381 cavalos.

A versão xDrive30d sai de fábrica equipada com itens como suspensão adaptativa e sistema de entretenimento para o banco traseiro, além de direção ativa e sistema de navegação Professional. O motor de 258 cavalos rende ainda 57,1 kgfm de torque máximo e faz o utilitário alcançar os 100 km/h em apenas 6,9 segundos. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, integral do tipo xDrive. Preço? R$ 379.950,

bmw_x5_m50d_4-620x438O modelo M50d, por sua vez, se destaca pelo conjunto mecânico mais apimentado. O motor 3.0 seis em linha conta com três turbos e entrega 381 cavalos e 75,5 kgfm de torque. Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos, com máxima limitada de 250 km/h. Entre outros destaques, conta com aparelho de visão noturna, sistema de som Bang&Olufsen, Head Up Display e sistema de navegação com tela de 10,2 polegadas. O preço é de R$ 474.950

Nova geração do Troller aumenta vendas em 90%

Publicado em 17/12/2014 - 14:23 por | Comentar

Categorias: Mercado, SUV, Troller
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A nova geração do Troller T4 fez com que as vendas avançassem mais de 90% no final deste ano, divulgou a Ford, dona da marca. “As vendas da Troller quase dobraram de volume com o lançamento do Novo T4, vendido desde agosto deste ano”, ressalta Wilson Vasconcellos, gerente de Vendas da marca brasileira.

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No último bimestre o utilitário off-road de nova geração somou 369 unidades no varejo. Foi expressivo o crescimento, registrando 91% em comparação com as vendas do modelo anterior no mesmo período de 2013.

Produção
A fábrica em Horizonte, no Ceará, está acelerando o ritmo de produção para atender o mercado. Ela foi totalmente modernizada para atender a produção do novo veículo. A transformação incluiu novos sistemas de estamparia e montagem da carroceria, além de controles de qualidade aprimorados.
“Em outubro a produção do novo T4 atingiu o recorde de 226 unidades. Ela vem evoluindo de forma constante para suprir a demanda em todo o Brasil. O Nordeste e o interior de São Paulo, onde o off-road é muito praticado, são regiões de destaque nas vendas”, diz Alexandre Fontes, supervisor de Vendas da Troller.

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Totalmente novo
O Troller T4 2015 é um veículo novo. Conta com um motor 3.2 Turbodiesel mais potente, de 200 cv, e câmbio de seis velocidades que garantem um desempenho robusto e econômico para enfrentar todos os tipos de terreno.
A carroceria com design novo e arrojado, além de mais eficiência nas trilhas oferece mais conforto na cabine. Vem equipada de série com ar-condicionado dual zone, rádio e MP3-player com Bluetooth, vidros e travas elétricas, teto solar duplo e interior e bancos laváveis para facilitar a limpeza.
Astro dos ralis
O Novo T4 foi exibido nos últimos ralis da Copa Troller, campeonato de regularidade da marca, e também está disponível para test-drive em todos os distribuidores da Troller no Brasil. “O Novo T4 está sendo muito bem aceito pelos clientes, mostrando que evoluiu em todos os aspectos e ficou ainda mais forte para enfrentar os caminhos mais radicais e com ainda mais conforto para rodar na cidade. Para 2015 a perspectiva é aumentar os volumes, chegando à capacidade máxima de produção da fábrica” conclui Fontes.

Investimentos
A fábrica em Horizonte recebeu investimentos de R$ 215 milhões para modernizar as instalações e do único modelo produzido lá. O negócio foi comprado pela Ford em 2007, em uma manobra que garantiu a transferência de incentivos fiscais do regime automotivo para a outra unidade da montadora no Nordeste, em Camaçari (BA). Com o fim do programa de benefícios esperado para 2015, a Ford decidiu tornar a Troller comercialmente viável. A estratégia deu certo. A fábrica está acelerando o ritmo para atender os clientes.

 

Som veicular como opção de presente

Publicado em 17/12/2014 - 13:28 por | Comentar

Categorias: Acessórios, Presente, Produto
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Os sons automotivos também entram na lista de presentes de algumas pessoas no Natal. A Pioneer separou três modelos como sugestão para este fim de ano. A primeira opção é a Central Multimídia com GPS integrado. Ele possui uma tela de 6,1″ multi-touch com alta resolução (WVGA) e conta com tecnologias de ponta como Bluetooth.

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Ela foi desenvolvida com base na interface gráfica do smartphone atual, facilitando o uso do aparelho por qualquer pessoa. A presença do MirrorLink integrado possibilita ao usuário utilizar as principais funções do seu celular diretamente na tela da Central Multimídia Pioneer. O preço sugerido é R$ 2.299.

Para quem não abre mão de um som, mas quer investir um pouco menos, há o CD player High-End da Linha 2015, apresentado durante o Salão do Automóvel: DEH-X6780BT. As 210 mil possibilidades de cores são responsáveis pelo estilo e a tecnologia Bluetooth, por sua vez, garante a segurança ao motorista que pode efetuar e receber ligações sem tirar as mãos do volante. Ele ainda possui interface para dispositivos Android, iPhone e iPod, tudo via entrada USB frontal, além da tecnologia MIXTRAX para a mixagem das músicas ao estilo dos melhores DJs. O preço sugerido é R$ 489,00.

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Aos fãs dos arquivos digitais e que carregam suas músicas favoritas em um dispositivo USB ou utilizam streaming de áudio via Bluetooth, a sugestão é o Media Receiver com Bluetooth MVH-X3780BT. Ele possui interface para iPod, iPhone e smartphones Android, além de conexões frontais USB e auxiliar. Ele ainda apresenta a tecnologia de mixagem de músicas MIXTRAX e oferece Dual Illumination, o que garante um visual moderno nas cores âmbar e azul, combinando com o painel do carro. O valor sugerido é R$ 299,00.

Renault Duster bate recorde de vendas

Publicado em 17/12/2014 - 10:35 por | Comentar

Categorias: Mercado, Renault, SUV
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Um dos modelos mais vendidos pela marca no país e no mundo, mostra que é robusto não somente para quem busca o verdadeiro mundo SUV, mas também em vendas. O Duster acaba de registrar 150 mil unidades vendidas no Brasil
Este número foi alcançado na Renault J. Carneiro, uma das concessionárias da rede localizada na capital da Paraíba, João Pessoa, onde o engenheiro Flávio Honorato da Silva, adquiriu seu Duster Dynamique 2.0 16V. “Optei por comprar o Duster porque é um carro espaçoso, tem design, é bom de direção e silencioso para os padrões desta categoria”, define Flávio.

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Trajetória
Lançado no Brasil em outubro de 2011, o Renault Duster logo se tornou líder no seu segmento.
No ano seguinte, em 2012, o SUV agradou definitivamente o cliente brasileiro que busca robustez, espaço interno e capacidade para atender as necessidades tanto urbanas quanto off-road. O Duster ganhou mais tecnologia com a série limitada Tech Road, onde recebeu a central multimídia Media Nav. Neste ano o modelo fechou como líder em vendas na categoria com 46.904 unidades comercializadas e 25,8% de participação no segmento.
O ano de 2013 também foi especial para o Duster. Foram comercializadas 100 mil unidades no País. Para comemorar o feito o modelo ganhou a série limitada Tech Road II, onde além do Media Nav, ganhou novidades estéticas como a grade frontal e puxador de abertura do porta-malas na cor Dark Star e faróis com máscara negra.
Em 2014, a participação no segmento SUV cresceu 9%. Também neste ano, no mês de Abril, o Duster registrou 1 milhão de unidades fabricadas em todo o mundo. O modelo é comercializado em mais de 100 países, e a unidade que marcou este número histórico foi fabricada aqui no Brasil, no Complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais.

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O SUV está disponível no mercado em seis versões e dois tipos de câmbio e motorização: Duster 1.6 16V Hi-Flex, Duster Expression 1.6 16V Hi-Flex, Duster Dynamique 1.6 16V Hi-Flex, Duster Dynamique 2.0 16V Hi-Flex com câmbio manual, Duster Dynamique 2.0 16V Hi-Flex com câmbio automático/sequencial, Duster Dynamique 2.0 16V Hi-Flex com tração 4×4 câmbio manual. O motor 1.6 16V Hi-Flex desempenha 115 cv, já o motor 2.0 16V Hi-Flex conta com 142 cv de potência.
“O Duster é um modelo que oferece robustez, espaço interno e atende as necessidades do cliente tanto na cidade quanto off road. São estas e outras qualidades que comprovam seu ótimo desempenho comercial”, explica Gustavo Schmidt, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.

Nova geração de Nissan Titan é estrela de documentário

Publicado em 17/12/2014 - 8:12 por | Comentar

Categorias: Nissan, Vídeo
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Em vez do tradicional comercial, a Nissan está divulgando, em formato de documentário, a nova geração da picape grande Titan. É uma forma de celebrar a sua revelação e mostrar o desenvolvimento do modelo. A série é intitulada “Nissan Titan Truckumentary”. A última palavra não está no dicionário, ela é uma mistura de truck (caminhão) com documentary (documentário).

Mais de uma dúzia de vídeos serão postados a partir deste mês e ao longo do próximo ano. Enquanto isso, fiquem com uma amostra do que virá pela frente. No vídeo abaixo há imagens dos testes e o depoimento do Diretor de Planejamento de Produto da Nissan EUA para caminhões e SUVs e Especialista de Produto responsável pela Titan, Rich Miller.

Chevrolet lança Onix com visual esportivo

Publicado em 16/12/2014 - 17:12 por | Comentar

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O sucesso do conceito Onix Effect durante o Salão do Automóvel de São Paulo, há pouco mais um mês, resultou na decisão da montadora em vender o carro nas autorizadas da marca. Ela se destaca pelo acabamento esportivo, pela extensa lista de itens de conveniência, conforto e segurança e pelo motor de 1.4 litro flex com 106 cavalos. A transmissão é manual, de cinco velocidades, combinando com a proposta do carro.
Todo o pacote de personalização do exterior e do interior do carro foi desenvolvido em conjunto com o Centro de Design da Chevrolet no Brasil, considerado na atualidade um dos mais completos e importantes da GM no mundo.
“O Onix Effect traz diversos acessórios exclusivos, como o spoiler dianteiro, as saias laterais, o aerofólio e um extrator na traseira, que melhoram o coeficiente aerodinâmico. Outro elemento que chama a atenção no carro é o teto pintado em preto alto brilho, criando efeito parecido com o de uma cobertura de vidro”, diz Carlos Barba, diretor executivo de design da GM América do Sul.

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Grade toda preta, faróis com máscara negra, luzes de neblina, lanternas com detalhes escurecidos, rodas aro 15 em tom grafite, pneus 185/65 e decalques coloridos no capô, nas laterais e na tampa do porta-malas caracterizam a nova versão, identificada pela logomarca “Effect”, na porta.
O visual externo conta ainda com os retrovisores e os adesivos da coluna B em preto brilhante, dando amplitude à área envidraçada e, junto com o teto de mesma tonalidade, conferem maior fluidez ao design e aumentam a proporção abaixo da linha de cintura do veículo.
O Onix Effect jáchega às concessionárias a partir da segunda quinzena de dezembro em duas opções de cores: Branco Summit e Vermelho Pepper, sempre com três anos de garantia.

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O interior também ganhou esportividade com o volante com empunhadura mais espessa e base reta, igual ao de bólidos de competição. Ele tem teclas de controle do sistema multimídia Chevrolet MyLink. Os botões permitem ao condutor mudar as estações do rádio e fazer ou aceitar ligações telefônicas.
Assim como as molduras das saídas de ar no painel, o volante traz acabamento em vermelho acetinado. Há ainda tapetes bordados e quadro de instrumento com grafismo alusivo à nova versão.

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Ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista envolventes com regulagem de altura, alerta para esquecimento do cinto de segurança, travas e vidros elétricos dianteiros com comando na chave, freios ABS com EBD e airbag duplo, por exemplo, são itens de série.
“O Onix Effect irá agradar principalmente aquele consumidor que busca um compacto prático, ágil e econômico para o uso urbano, porém com um visual mais arrojado e preço atraente”, define Marcos Munhoz, vice-presidente da GM.
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Apesar de vir completo e agregar acessórios exclusivos, o Onix Effect estreia pelo mesmo preço da versão LTZ, igualmente equipada com o motor SPE/4 de 106 cavalos, o 1.4 aspirado flex mais potente do mercado.
A transmissão é manual com alta capacidade de sincronização, que possibilita trocas rápidas e inversão de sentido de forma suave e com baixo esforço.

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O Onix completou no mês passado dois anos no mercado brasileiro com recorde de vendas. Em novembro foram emplacadas 14.484 unidades do modelo, pioneiro no segmento a oferecer sistema de conectividade multimídia e transmissão automática de seis marchas.
A melhor marca até então havia sido registrada em junho deste ano, quando 14.017 unidades do Onix foram emplacadas no país. Todas as versões do carro trazem um amplo pacote de itens de conforto e segurança de série, como ar-condicionado e direção hidráulica.
Lançado em novembro de 2012, o Onix transformou-se rapidamente no Chevrolet mais vendido da linha e, recentemente, foi apontado como o carro com o maior valor de revenda do país, segundo levantamento feito pela AutoInforme, o que comprova sua excelente aceitação.

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