Blog do Automóvel

Busca


Volkswagen revela rascunhos do novo CC

Publicado em 26/02/2015 - 14:52 por | Comentar

Categorias: Design, Mercado, Volkswagen
  • Enviar para o Kindle

PassatCC2abre1

Que tal um sedan com ares de cupê? Assim é o CC que aportou por aqui em 2009 e já começa a sentir o peso do tempo. Isso apesar de toda atualização que recebeu em 2013. Para quem é fã do modelo, uma boa notícia está a caminho:  seu sucessor já está sendo projetado e por enquanto é só esboços. Porém, mais novidades serão apresentadas no Salão de Genebra, na Suíça, na semana  que vem.

Com o novo CC, a marca alemã deseja distanciar o modelo do sedan Passat, no qual é baseado. Ele trará estilo único, entre-eixos maior e acabamento mais refinado. Como podemos notar nos esboços, a Volkswagen aposta em um visual mais rebuscados, finos,  com as linhas dos faróis frontais sendo continuadas pela grade horizontal.

Como o modelo atual, o novo CC compartilhará diversos itens com o Passat feito na plataforma modular MQB. Isso significa que designers serão capazes de integrar novas tecnologias como motores elétricos, sistema autônomo e cluster digital. Quando o novo CC chegar (talvez ao fim de 2016), deve trazer novo câmbio automático DSG de dupla embreagem de dez marchas. Entre outras novidades, a marca diz que o carro terá um sistema de tração integral inovador, empurrado pelo motor sobrealimentado a gasolina e um par de elétricos.

abre_2_8

Ford produz vídeo com destaques do Novo Ka

Publicado em 26/02/2015 - 12:02 por | Comentar

Categorias: Ford, Vídeo
  • Enviar para o Kindle

Novo Ka_13O lançamento estendeu-se ao longo do ano passado, mas para quem perdeu os detalhes do Novo Ka, a Ford produziu um vídeo sobre as principais novidades responsáveis pelo conforto, conveniência e segurança na direção do modelo. Entre as quais está seus dois motores (1.0 TiVCT Flex, de 85 cv, e 1.5 Sigma Flex, de 110 cv) e itens como controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e Assistência de Emergência. “A direção elétrica de série e o ajuste da suspensão são itens que também contribuem para o prazer de dirigir do Novo Ka”, completa André Leite, gerente de Produto da Ford. “Além disso, ele já vem equipado com ar-condicionado de alta performance, vidros e travas elétricas com controle remoto e rádio MyConnection com MyFord Dock, ou a opção de sistema de conectividade SYNC com comandos de voz.”

Chevrolet Spin Activ na trilha aventureira

Publicado em 26/02/2015 - 10:46 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Spin Activ

Para quem teve uma Zafira, como o meu vizinho, andar de Spin “dá para sentir saudades da minha velha van”, desabafou. Modelo de sucesso durante uma década (2001 a 2012) foi tirado de fabricação sem mais, nem menos. Ato esse que deixou uma grande quantidade de fãs órfãos e ressentidos.

Entretanto, se for pelo espaço interno, a Spin não desaponta para quem busca uma opção para a família e seus pertences: bancos confortáveis na frente e na traseira, o seu motor de 108cv dá conta do recado e, o aspecto menos valorizado do modelo, o visual externo, ganhou um brilho especial na versão aventureira. adesivos externos e o estepe na tampa do porta-malas, entre outros detalhes, que deixaram a Spin Activ mais bonita.

Na parte frontal o carro tem uma grande grade preta, com detalhes na cor prata, faróis grandes que “escorrem” pelas laterais. Itens que, em combinação com o para-choque com faróis de milha integrados, passa um aspecto valente ao modelo.

Na parte traseira as lanternas não são tão grandes assim, porém estão posicionadas nos extremos, pegando parte da lateral. As rodas são aro 16 de alumínio e tem desenho novo.

A minivan tem configuração apenas para cinco pessoas na versão Activ, com bom espaço interno e porta-malas de 710 litros. O acabamento interno é simples, sem muitos requintes e a posição de dirigir é mais alta, características de utilitários que agradam grande número de consumidores.

O motor 1.8 flex, de 8V, de 108 cavalos cumpre bem a sua missão. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, chega a 173 km/h e o consumo médio é de 7,6 km/l na cidade e de 9,7 km/l na estrada, segundo os dados divulgados pela GM. Sempre considerando o álcool.

O carro tem central multimídia com tela de sete polegadas, sensível ao toque, entrada para cabo auxiliar, USB e bluetooth, volante multifuncional, ar-condicionado, direção hidráulica, distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros. Em Fortaleza, o preço da automática custa R$ 67.300 w e da mecânica R$ 63.400.
veiculos2

 

20 anos do Mitsubishi Motorsports em livro

Publicado em 26/02/2015 - 10:00 por | Comentar

Categorias: Competição, Livro, Mitsubishi
  • Enviar para o Kindle

Minhas imagensA Mitsubishi lançará, no próximo dia 4, a 17ª edição do livro Mitsubishi Motorsports. A publicação reúne os melhores momentos das competições da marca em 2014 e nesta publicação celebra os 20 anos do mais tradicional rali monomarca do Brasil, prova que dá nome ao livro. Há também belas fotos e o resumo do 11º ano do rali de estratégia e tarefas Mitsubishi Outdoor, da 15ª temporada do rali cross-country de velocidade Mitsubishi Cup, da competição de pista Lancer Cup, dos track-days Evo Day e Fun Day, além da participação (e vitória) da Equipe Mitsubishi Petrobras no Rally dos Sertões 2014.

Com curadoria de Waldick Jatobá, foram escolhidas 11 obras de diferentes artistas para relembrar as últimas duas décadas no País e no mundo. A capa é uma criação especial dos Irmãos Campana. “Fizemos um paralelo entre os principais acontecimentos desse período e o que a Nação 4×4 estava vivendo. É um orgulho muito grande celebrar essa data tão especial. Nos dá ainda mais fôlego para planejar os próximos anos e ralis”, comemora Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

Além do lançamento do livro, o espaço Mit Café, no Shopping Cidade Jardim, receberá a exposição “Grandes acontecimentos dos últimos 20 anos”. Aberta ao público, ela ficará em cartaz até o dia 16 de março. É possível ver as obras que fazem parte do livro e relembrar marcos históricos. A ideia da organização do livro, ao selecionar as fotos e os principais fatos, foi fazer uma grande retrospectiva. Entre os destaques estão a morte de Tom Jobim, a chegada da internet ao Brasil, o lançamento do MP3, os 500 anos do descobrimento do nosso País e a última Copa do Mundo, sediada aqui. Cada acontecimento é ilustrado por uma obra dos artistas Irmãos Campana, Amador Perez, Dias & Riedweg, José A. Hernandez Diez, José Carlos Martinat, Marcos Chaves, Rosângela Rennó, Steve Miller, Tiago Carneiro da Cunha, Walmor Corrêa e William Alatriste.

Revelado interior do Novo Versa

Publicado em 26/02/2015 - 8:01 por | Comentar

Categorias: Nissan
  • Enviar para o Kindle

Com previsão para chegar nos próximos meses às concessionárias, o Novo Versa começa a ser produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro. Os primeiros detalhes internos aparecem agora nas fotos oficiais do habitáculo do carro, reveladas pela Nissan do Brasil. Apresentado no estande da montadora no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo no fim do ano passado, o modelo tem como base a Plataforma V (de “versátil”). Por dentro, entre os itens que facilitam o controle dos comandos do carro, está o volante multifuncional e o Bluetooth, e sistemas avançados de conectividade, como o NissanConnect – plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones e acesso as redes sociais. Confira o que foi adiantado pela marca:

Versa Interior2 Versa Interior

Novo Touareg chega com mais tecnologia

Publicado em 25/02/2015 - 17:04 por | Comentar

Categorias: Lançamento, Volkswagen
  • Enviar para o Kindle

Der neue Volkswagen Touareg R-LineNovo Touareg é apresentado ao mercado brasileiro com mudanças estéticas e de tecnologia. No primeiro quesito, ele exibe  novas linhas de design na frente e na traseira, além de novas cores e rodas. Os faróis estão maiores e, na dianteira, a grade é cortada por quatro frisos cromados transversais, em vez de dois. Atrás, as lanternas de neblina em LEDs foram reposicionadas no para-choque.

No interior, o pacote inclui os botões giratórios do sistema Climatronic, a regulagem da suspensão, sistema de infotainment, regulagem dos espelhos e comandos da ventilação. Todos eles foram substituídos por um novo estilo de comando rotativo, aperfeiçoado. Também evidente é a iluminação branca – no lugar da vermelha – de todos os controles. Outra novidade: frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle.

Der neue Volkswagen Touareg R-Line Der neue Volkswagen Touareg R-LineNa segunda característica, há agora freios com sistema “Multicollision Brake” (recurso que ajuda a evitar colisões secundários em caso de acidente), sistema “Pro Active” (proteção proativa dos passageiros) e faróis bixenônio. Além disso, o utilitário recebeu aperfeiçoamentos na aerodinâmica e novos pneus com menor resistência à rolagem, que contribuem para aumentar a economia de combustível.

Em questões de dirigibilidade, o sistema de suspensão de série com molas de aço foi aperfeiçoado. Isso representa ao consumidor final respostas mais rápidas da direção e ganho em conforto. Já a suspensão a ar, equipamento de série na versão V8 R-Line, permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao solo em até 300 mm em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática. O controle automático de velocidade e de distância (ACC) com “Front Assist” e “City Emergency Brake” (frenagem de emergência na cidade), agora com função stop-and-go, foi aperfeiçoado. Outra tecnologia de série do Novo Touareg é o detector de fadiga.

Mercado

Der neue Volkswagen Touareg R-LineO Novo Touareg será oferecido no mercado brasileiro em duas versões: V6 e V8 R-Line. A V6 traz o motor FSI 3,6l com 280 cv a 6.200 rpm e torque de 37 kgfm a 2.900 rpm. Associado à transmissão automática tiptronic de oito marchas, esse motor faz com que o Novo Touareg V6 acelere de zero a 100 km/h em 7,8 s e alcance a velocidade máxima de 228 km/h. Como itens de série, tem sistema de tração integral 4MOTION, volante multifuncional, sistema de infotainment RNS 850 com navegação integrada, tela sensível ao toque (touchscreen), sistema de controle de climatização (Climatronic) com duas zonas de resfriamento, direção hidráulica e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque, entre outros.

Quanto as tonalidades, serão oferecidas 12 cores: duas sólidas (Branco Puro e Preto Ninja), sete metálicas (Prata Sargas, Prata Tungstenio, Cinza Canyon, Cinza Dark Canyon e as três novidades Azul Reef, Marrom Oak e Bege Ouro) e três perolizadas (Preto Mystic, Branco Oryx e Azul Moonlight). Internamente, o cliente contará com três opções de tonalidades de Couro Viena para os bancos para a versão V6: bege, marrom ou preta. Já o Novo Touareg V8 R-Line será oferecido exclusivamente com couro preto com faixas centrais em cinza.

5Linha esportiva R-Line

A grife R-Line incrementa a aparência externa do SUV e inclui itens como rodas de liga leve de 20 polegadas, para-choque com design R-Line, entradas de ar em preto brilhante com frisos cromados adicionais, difusor traseiro preto brilhante (também com friso cromado), ponteiras cromadas e defletor traseiro imponente e esportivo. Ela é oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic.

6

 

Dirigindo sem as mãos

Publicado em 25/02/2015 - 15:00 por | Comentar

Categorias: Protótipo, Tecnologia, Volvo
  • Enviar para o Kindle

3Qualquer distração pode ser a diferença entre evitar um acidente ou não. Se desviamos o olhar da pista para mandar uma mensagem no celular, mudar a frequência do rádio ou pegar um objeto no porta-luvas, não vemos por alguns segundos o que está acontecendo diante de nós. Às vezes pode ser nada, só uma via vazia, outras vezes pode ser uma criança correndo atrás de uma bola, uma idosa tentando atravessar a rua ou um carro na faixa do lado desviando de um buraco ou tentando fazer uma ultrapassagem arriscada.

Para essas situações, para dar mais tranquilidade ao motorista, a Volvo Cars apresenta uma solução que possibilita integrar automóveis sem condutor em condições reais de tráfego. Com o projeto Drive Me a entrar no seu segundo ano, a Volvo Cars está avançando rapidamente rumo ao objetivo de colocar 100 automóveis sem condutor nas mãos de clientes em estradas selecionadas na zona de Gotemburgo já em 2017. O segredo para dar este salto sem precedentes reside numa rede complexa de sensores, sistemas de posicionamento baseados em nuvem e tecnologias de travagem e direção inteligentes.

4O sistema Autopilot da Volvo Cars foi desenvolvido para ser confiável suficiente para permitir que o carro assuma todos os aspetos da condução em modo autônomo. O principal desafio consiste em criar um Autopilot que seja suficientemente robusto para lidar com os vários cenários de tráfego e simultaneamente eventuais falhas técnicas que possam ocorrer. Não se pode esperar que o condutor esteja pronto a intervir repentinamente numa situação crítica. Inicialmente, os automóveis irão circular de forma autônoma em estradas selecionadas com condições apropriadas, por exemplo sem tráfego em sentido contrário, ciclistas e peões.

Deu pane?

Na estrada, a solução tecnológica encontrada será capaz de lidar até com os cenários mais complicados, desde as normais deslocações diárias ao tráfego intenso e situações de emergência. Quando a condução autônoma deixar de estar disponível – por motivo de condições atmosféricas excecionais, problema técnico ou por ter sido atingido o final do percurso – o condutor será alertado para reassumir o comando. Caso o condutor não assuma prontamente a condução, o automóvel seguirá até um local seguro para parar.

2

Novo Jetta com preço mais atrativo

Publicado em 25/02/2015 - 11:43 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Novo-Jetta-2015

O sedan Jetta chega à linha 2015 com algumas mudanças estéticas e passa a oferecer uma versão de entrada, a Trendline. Com valor de R$ 75 mil, a versão é equipada com o “veterano” propulsor 2.0 TotalFlex de 8 válvulas que gera 120 cv e 18,4 kgfm (no etanol) – uma variação mais atual do ultrapassado motor AP do Santana – e câmbio automático de seis velocidades. O câmbio manual de cinco velocidades que equipava a configuração Comfortline foi aposentado. No Ceará, o preço deverá subir um  pouco por causa do frete.

Agora posicionada como intermediária, a versão Comfortline mantém o mesmo conjunto mecânico e recebe mais equipamentos de série, enquanto a topo de linha Highline continua com o vigoroso 2.0 TSI de 211 cv acoplado ao câmbio automático DSG de dupla embreagem e seis velocidades. O preço de ambas configurações ainda não foi revelado, segundo a montadora os valores serão divulgados apenas no final de março, quando a linha 2015 chega às lojas.
Novo-VW-Jetta-2015 (5)

Queda nos financiamentos de veículos

Publicado em 25/02/2015 - 11:30 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Captura de tela inteira 2522015 101018Os financiamentos de veículos no Brasil somaram 497.447 unidades em janeiro. Destes, 223.610 unidades representam modelos novos e 273.837 usados. O volume representa uma queda de 20,4% em relação a dezembro de 2014 e de 10,8% na comparação anual. Os números levam em consideração automóveis de passeio, comerciais leves, motos e pesados.

O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

Captura de tela inteira 2522015 101845Separando por categoria, em janeiro foram financiados 146.689 automóveis leves novos. Isso representa um recuo de 16,2% em relação ao mesmo mês em 2014. Já os financiamentos de leves usados somaram 253.343 unidades, queda de 4% na mesma base de comparação. A união das duas diminuiu 22,3%, na comparação mensal e somaram 400.032 unidades.

As motos, entre novas e usadas, apresentaram o menor recuo em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2014. Foram financiadas 80.375 motos, queda de 3,3% ante dezembro. No caso dos pesados, com 15.927 unidades (entre novos e usados), apresentou uma queda de 34,9% comparado a dezembro de 2014 e 25,2% a menos que janeiro do ano passado.

Captura de tela inteira 2522015 101901Dentre as modalidades de financiamento de veículos, entre autos leves, motos e pesados, o consórcio apresentou a menor queda em janeiro. Foram financiados 66,6 mil unidades por meio de cotas de consórcio contempladas, mas não quitadas, queda de 3,1% em relação a dezembro, e de 4,9% na comparação anual. O menor recuo da modalidade foi impulsionado pelo bom desempenho dos automóveis leves usados, que somaram 18,6 mil unidades comercializadas por meio do consórcio, representando um aumento de 13,4% em relação a janeiro de 2014.

Captura de tela inteira 2522015 101924

Para falar sobre miniaturas

Publicado em 25/02/2015 - 9:21 por | Comentar

Categorias: Evento, Grátis
  • Enviar para o Kindle

Captura de tela inteira 2522015 092536Quem estiver visitando São Paulo no próximo mês, a sugestão é conferir o “Encontro de Colecionadores da Semaan”. Mensalmente, os apaixonados por carros em miniatura se encontram para trocar “figurinhas” sobre os lançamentos, as raridades, comprar, vender e garimpar achados. O evento acontece a cada terceiro sábado do mês, na região da 25 de março.

Desde 2008, a empresa Semaan organiza esses encontros em seu estabelecimento e patrocina anualmente com exclusividade o pôster brasileiro Hot Wheels. Durante o evento, os participantes podem adquirir novos itens para a coleção com até 50% de desconto em relação ao valor do mercado. Quem não consegue comparecer pode acompanhar todos os detalhes por meio das redes sociais, onde são postados vídeos e fotos. Quem quiser conferir, a próxima edição é dia 21 de março.

Mais informações:
Ponto de Encontro de Colecionadores Semaan
Horário: 9h às 15h
Local: Rua Barão de Duprat , 258 – próximo ao Metrô São Bento

Página 1 de 20912345...102030...»

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999