Busca

09:11 · 01.10.2009 / atualizado às 09:11 · 01.10.2009 por
Capa do Guia Automotivo 2009, obra de referência do setor, com informações sobre mercado, automobilismo, off-road, memória automotiva e curiosidades
Capa do Guia Automotivo 2009, obra de referência do setor, com informações sobre mercado, automobilismo, off-road, memória automotiva e curiosidades

O Centro Cultural Oboé ficou pequeno para os mais de 350 convidados que foram ao lançamento do anuário Guia Automotivo do Ceará 2009. A obra com 140 páginas coloridas e fotos exclusivas maravilhou os presentes pela qualidade editorial e gráfica. Com a relação completa e atualizada das concessionárias de carros, motos e caminhões, automobilismo, off-road, memória automotiva e curiosidades, desta vez a edição contemplou também a relação de blindadoras e locadoras de veículos. Dentre as matérias exclusivas no livro, o primeiro carro que circulou em Fortaleza, no começo do século passado, e uma super matéria sobre os carros elétricos. O livro custa R$ 20,00 e os interessados podem comprar um exemplar ligando para 0xx85-9981-3402/0xx85-8625-2627/0xx85-3094-5022, ou então mandar um e-mail para guiaautomotivo@gmail.com

08:57 · 01.10.2009 / atualizado às 08:57 · 01.10.2009 por
Nossa viagem pelo passado começa com o lendário Jeep Willys, usado na Segunda Guerra Mundial
Nossa viagem pelo passado começa com o lendário Jeep Willys, usado na Segunda Guerra Mundial
Outro veículo lendário para as trilhas, o Toyota Bandeirante, que ultrapassa qualquer obstáculo
Outro veículo lendário para as trilhas, o Toyota Bandeirante, que ultrapassa qualquer obstáculo
O coreano Sorento, da Kia, um utilitário esportivo de luxo a diesel
O coreano Sorento, da Kia, um utilitário esportivo de luxo a diesel
A Range Rover Sport, da Land Rover, outra marca que é ícone do off-road
A Range Rover Sport, da Land Rover, outra marca que é ícone do off-road
Para finalizar, o Audi Q7, com estilo e muita tecnologia embarcada
Para finalizar, o Audi Q7, com estilo e muita tecnologia embarcada
09:52 · 29.09.2009 / atualizado às 09:52 · 29.09.2009 por
A frente e a lateral da nova aposta da Chevrolet: e aí gostaram?
A frente e a lateral da nova aposta da Chevrolet: e aí gostaram?
A traseira é uma mistura de Vectra GT com Astra, com harmonia nas linhas
A traseira é uma mistura de Vectra GT com Astra, com harmonia nas linhasO painel do carro tem na cor azul sua referência e combina elementos digitais e analógicos
Detalhe da lanterna traseira do Agile e ao lado a confirmação: motor 1.4
Detalhe da lanterna traseira do Agile e ao lado a confirmação: motor 1.4

A General Motors do Brasil aposta em seu novo carro, o Agile (pronúncia Ágile, com acento agudo no A), primeiro membro da Família de carros Viva, para aumentar suas vendas no Brasil. Fabricado na Argentina, o carro foi todo desenvolvido pela engenharia brasileira. Terá motor 1.4 litros, com duas versões de acabamento: LT e LTZ. O carro chega nas concessionárias na primeira quinzena de outubro. Seu preço não foi anunciado pela GM, mas deve ficar entre R$ 35 mil e R$ 45 mil.

Corsa sai de linha?

Nem o Corsa, nem o Celta, nem o Prisma sairão de linha nesse primeiro momento. Mas fontes da fábrica já disseram informalmente: o Corsa hatch deverá sair de linha até o primeiro semestre de 2010. Já o Classic, o Corsa Sedan e o Prisma prosseguem. O carro da GM vai concorrer com Renault Sandero, Polo Hatch, Punto, dentre outros.

Marketing

A marca norte-americana fez uma boa estratégia de marketing para o carro. Criou um site www.agilizeai.com.br  que estimula doações de alimentos para instituições carentes pelo Brasil. Até agora, dia 29/09, 8h45min, 2979 quilos haviam sido doados. Além disso, fez teasers de comunicação visual em postos da marca Shell pelo País. Aqui em Fortaleza, vocês podem ver no Posto Shell localizado na Av. Desembargador Moreira, entre as Ruas Padre Antonio Tomás e Padre Valdevino.

19:50 · 27.09.2009 / atualizado às 19:50 · 27.09.2009 por
O Fiat 500 branco em exposição no show room da Iguauto, perto do Shopping Iguatemi
O Fiat 500 branco em exposição no show room da Iguauto, perto do Shopping Iguatemi
Este exemplar branco eu fotografei na concessionária Via Sul
Este exemplar branco eu fotografei na concessionária Via Sul
Este amarelo é para aqueles que não gostam de passar despercebidos...
Este amarelo é para aqueles que não gostam de passar despercebidos...
Para finalizar, a traseira do carro, uma homenagem ao lendário Fiat 500
Para finalizar, a traseira do carro, uma homenagem ao lendário Fiat 500

Surpreendendo o mercado, a Fiat fez uma estratégia diferente e já está com seu carro de imagem, o Fiat 500 em exposição nas concessionárias locais, antes do lançamento oficial para a imprensa, que será no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (30/09). Via Sul, CDA, Iguauto, Vouga, Guarautos. Todas têm pelo menos um exemplar do belíssimo mini carro em seu show-room. Alguns amigos me perguntam: mas porque ele é tão caro? Apesar de ser do tamanho de um Ford Ka, ele custa em torno de R$ 70 mil por ser importado da Polônia e por vir completíssimo de fábrica: bancos em couro, ABS, EBD, dentre outros mimos. Vai concorrer com o carro de imagem da Volkswagen, o New Beetle, o PT Cruiser, da Chrysler, e com o Smart. E aí, é ou não é um carrinho apaixonante?

História

É bem verdade que no Brasil o Fiat 500 não tem história como na Europa. Por lá, seu primeiro exemplar foi lançado em julho de 1957, para oferecer aos italianos um carro de baixa manutenção nos duros anos pós Segunda Guerra Mundial. Seus concorrentes eram o Isetta e o Fusca. Era chamado pelos italianos carinhosamente de “Cinquecento”, ou 500 na tradução para o português. Foi o carro escolhido pela Fiat para ser o seu símbolo no mundo.

10:13 · 24.09.2009 / atualizado às 10:13 · 24.09.2009 por
Veja como a TR4 2010 tem design arredondado e mais harmonioso
Veja como a TR4 2010 tem design arredondado e mais harmonioso
A lateral do jipinho, uma boa opção de compra em seu segmento
A lateral do jipinho, uma boa opção de compra em seu segmento
A traseira tem mudanças nos faróis
A traseira tem mudanças nos faróis
Por dentro, a posição de dirigir é boa, mas o espaço interno só é bom para quatro pessoas
Por dentro, a posição de dirigir é boa, mas o espaço interno só é bom para quatro pessoas

O carro mais barato da marca Mitsubishi ganhou nova geração com motor flex. O Pajero TR4 é um dos queridinhos de quem gosta de fazer trilhas. O carro foi apresentado para a imprensa na última terça (22/09) em Itu, São Paulo, em teste drive com muita lama, areia e desafios. Fabricado e desenhado no Brasil, seu preço oficial divulgado pela marca parte de R$ 65.550,00, na versão mecânica. Ou seja: não mudou o preço da versão anterior, uma excelente notícia. A automática custa R$ 71.990,00. Ele estará nas concessionárias a partir de outubro.

Concorrentes

EcoSport, Hyundai Tucson, Kia Sportage, são alguns dos rivais do TR4. Aliás, aqui no Ceará existe um público que adora o TR4, que é uma boa opção para as trilhas de final de semana. Dentre as mudanças em relação a geração anterior, o design agora está mais arredondado, o para-choque dianteiro invade a grade e a logomarca no centro ganhou mais destaque. Na traseira, mais mudanças: faróis e lanternas novas.

 Desempenho

O motor também mudou e ganhou mais potência. É um 2.0 litros que subiu de 133 cv para 140 cv (álcool) e 135 cv (gasolina). A média de consumo divulgada é de 11 km/l, mas será que confere na realidade? Um teste de longa duração poderá tirar a dúvida. Nosso agradecimento ao repórter Jota Pompílio pelas fotos tiradas em Itu, São Paulo, durante o test-drive de lançamento.

17:38 · 20.09.2009 / atualizado às 17:38 · 20.09.2009 por
Cartaz oficial do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha
Cartaz oficial do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha

Iniciamos nosso Blog em grande estilo: com o  maior evento automotivo do mundo, que acontece de dois em dois anos, na Alemanha, na cidade industrial de Frankfurt. Lá é também a sede do Banco Central Europeu. O salão começou dia 17 e vai até 27 de setembro. Volkswagen, Audi, Peugeot, dentre outras, revelam seus novos trunfos em design, combustíveis alternativos e carros conceito. Selecionamos para vocês o que há de mais surpreendente na Volkswagen, Audi, Peugeot, Ford e Kia. Bem vindos a bordo do nosso Blog e não esqueçam de comentar!

17:32 · 20.09.2009 / atualizado às 17:32 · 20.09.2009 por
Carro conceito L1 faz 67 km com um litro de diesel, é mole? Pena que não está sendo vendido...
Carro conceito L1 faz 67 km com um litro de diesel, é mole? Pena que não está sendo vendido...
Carro conceito E-UP tem motor elétrico e será lançado em 2013
Carro conceito E-UP tem motor elétrico e será lançado em 2013

A Volkswagen apresenta nove grandes lançamentos: o E-Up, uma solução inteligente para o trânsito urbano, com motor elétrico, para 2013; o L1, um inovador dois-lugares híbrido, com motor TDI, faz 67 km com um litro de diesel; o Polo três portas, nova versão de entrada custará 12.150 euros na Alemanha; a tecnologia BlueMotion com recordes de economia – Polo, 30,3 km/l; Golf, 26,3 km/l e Passat, 22,7 km/l; o Golf R – O Golf mais rápido de todos os tempos, 21% mais econômico; as Linhas R e Exclusive – Golf, Scirocco, Passat CC e Golf Estate customizados; e a Multivan / California – Uma nova van, com consumo reduzido em até 1,9 l por 100 km

17:20 · 20.09.2009 / atualizado às 17:20 · 20.09.2009 por
Inspirado nas bicicletas, o BB1 tem motor elétrico
Inspirado nas bicicletas, o BB1 tem motor elétrico
De frente, o carro parece um mini robô
De frente, o carro parece um mini robô
De lado, um veículo futurista e inovador
De lado, um veículo futurista e inovador

Você já viu muitos mini-carros, tipo Smart, PT Cruiser, Mini Cooper? Mas este é inédito e tem assinatura francesa. Trata-se do BB1, um carro conceito da Peugeot. O BB1 foi concebido a partir do cruzamento de conhecimentos da Peugeot nos segmentos de duas, três e quatro rodas, e o fruto desta iniciativa é um projeto particularmente original.  O principal desafio foi a criação de um veículo capaz de transportar quatro passageiros em apenas 2,50 metros de comprimento, um recorde na história do automóvel.

Carga

 A  habitabilidade  proporcionada  pelo BB1 permite uma grande capacidade de carga,  apesar das dimensões compactas. Além disso, oferece a possibilidade de se estacionar num espaço mínimo, inclusive em posição perpendicular à vaga. A organização  do  habitáculo  é  inspirada  no universo das motocicletas, principalmente  em  função  da  posição de condução mais vertical, possível pela  ausência  do  conjunto  de pedais no piso. O passageiro traseiro fica totalmente alinhado ao condutor,  e  o  mesmo  acontece  do lado oposto, configuração esta que permite um alto nível de rendimento da arquitetura. A entrada  dos  ocupantes é facilitada pela abertura invertida das portas, enquanto o acesso ao porta-malas é realizado por meio de uma porta traseira e  também  de  uma tampa inferior. O interior do porta-malas se adapta para oferecer  um  volume  de  carga em acordo com a necessidade: 160 litros com quatro ocupantes a 855 litros com apenas uma pessoa a bordo.

Design

 O  exterior  do BB1 conta com linhas projetadas para a frente, evidenciando as  áreas  envidraçadas,  as  portas  recortadas e o volume pronunciado das rodas,  design este que traduz a ideia de ruptura em relação ao universo do automóvel conhecido até então. O   BB1  é  impulsionado  por  uma  motorização  elétrica  e  os  conjuntos motores-roda,  desenvolvidos  junto  à Michelin, estão localizados na parte traseira,  o  que  permite  ampliar  o  volume no interior do conceito. Com inspiração  na  legislação dos quadriciclos, a potência total não supera os 20 CV, ou seja, 10 CV por motor, uma ótima força levando em conta o peso do veículo  e  seu  caráter  urbano.  Estas características proporcionam ótimo desempenho  no  arranque  (0  a  30  km/h  em  2,8  segundos) e um nível de reatividade  considerável  em retomadas (30 a 60 km/h em 4 segundos). O BB1 alcança uma velocidade máxima de 90 km/h. As  baterias  de íon-lítio, separadas em dois packs, depositam uma potência disponível  de maneira imediata e permitem autonomia confortável de 120 km.

16:59 · 20.09.2009 / atualizado às 16:59 · 20.09.2009 por
Focus elétrico sendo recarregado na Alemanha
Focus elétrico sendo recarregado na Alemanha
Nova Linha C Max tem motores com 4 cilindros
Nova Linha C Max tem motores com 4 cilindros

A Ford reforça no Salão de Frankfurt 2009 a estratégia de renovação da linha de produtos que tem comandado o seu crescimento na Europa e a levou à vice-liderança de vendas na região. A marca aproveita o evento para promover a estreia mundial da nova linha C-MAX e dos motores EcoBoost de 4 cilindros com turbo e injeção direta de gasolina. Mostra também o protótipo do Focus elétrico a bateria e o Novo Focus Econetic com sistema automático liga-desliga, que faz 26,3 km/l e emite apenas 99 g/km de CO2.

16:45 · 20.09.2009 / atualizado às 16:45 · 20.09.2009 por
O esportivo da Audi não impressiona só com o motor, mas com o design agressivo também
O esportivo da Audi não impressiona só com o motor, mas com o design agressivo também
Olha o estilo do interior: se alguém convidasse para uma volta você recusaria?
Olha o estilo do interior: se alguém convidasse para uma volta você recusaria?

Versão conversível do esportivo Audi R8, apresentada com sucesso no Salão do Automóvel de Frankfurt, já está confirmada para desembarcar em nosso mercado no segundo semestre do próximo ano, logo após o início de sua comercialização na Europa, prevista para o 1º trimestre de 2010. Com motor 5.2 V10 FSI de 525 hp, o Audi R8 Spyder acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 313 km/h. O automóvel de alta performance, derivado do modelo de competição que venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans , faz de 0 a 100 km/hora em incríveis 4,1 segundos e tem velocidade máxima de 313 km/hora. O conversível de dois lugares é um verdadeiro carro de corrida para as ruas. Entre os destaques do top de linha alemão, cinto de segurança com microfone, capota de lona com acionamento totalmente automático, faróis com tecnologia LED e carroceria com partes em fibra de carbono, entre outras tecnologias de ponta. E agora a notícia exclusiva: até o final deste ano uma concessionária Audi será inaugurada em Fortaleza. Quem garantiu foi o presidente da Audi do Brasil, Paulo Kakinoff.