Belas no Esporte

Busca


Seleção feminina de vôlei é convocada para Grand Prix

Publicado em 18/06/2013 - 8:15 por | Comentar

Categorias: Geral
  • Enviar para o Kindle

Sheilla é um dos destaques do destaque do Brasil para o Grand Prix de vôlei. Foto: arquivo CBV

Sheilla é um dos destaques do destaque do Brasil para o Grand Prix de vôlei. Foto: arquivo CBV


As levantadoras Claudinha, Dani Lins e Fabíola, as opostos Sheilla, Monique e Tandara, as ponteiras Fernanda Garay, Natália, Ellen, Priscila Daroit e Michelle, as centrais Juciely, Adenízia, Bia, Fabiana, Thaisa e Letícia Hage e as líberos Fabi e Camila Brait são as convocadas do técnico José Roberto Guimarães para o Grand Prix de vôlei. A competição internacional será realizada entre os dias 2 de agosto e 1º de setembro. Serão três semanas com disputa entre grupos e uma semana para a fase final. As 19 jogadoras se apresentam nesta terça-feira em Saquarema.
A Seleção Brasileira feminina de vôlei começa sua campanha no Grand Prix jogando o Grupo A, em Campinas, entre 2 e 4 de agosto, com Estados Unidos, Rússia e Polônia. Na semana seguinte, o time joga o Grupo G, em San Juan, contra República Dominicana, Porto Rico e Bulgária. Entre 16 e 18 de agosto, o desafio é em Almaty contra Cuba, Holanda e Cazaquistão.
Caso consiga classificação à fase final, a Seleção Brasileira feminina viaja na sequência para Sapporo, no Japão, onde ocorre a disputa pelas primeiras colocações do torneio.

Tags: , , , , , , ,

Futebol feminino: Vitória/PE e São José/SP empatam no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil

Publicado em 29/04/2013 - 6:29 por | Comentar

Categorias: Geral
  • Enviar para o Kindle

A equipe feminina da Desportiva Vitória/PE enfrentou, na manhã do último sábado, o São José-SP pela primeira partida da final da Copa do Brasil de Futebol Feminino e amargou um empate em 1×1. A equipe tricolor abriu o placar com Kethlen, de penalti, e o São José empatou com um gol olímpico de Daniele, já no fim do jogo.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (4), desta vez em São José dos Campos. A equipe paulista joga com a vantagem de poder empatar em 0×0 para conquistar a taça.

Ao Vitória, resta vencer o jogo ou empatar o jogo em 2×2, 3×3 em diante. Novo empate por 1×1 leva a decisão para os pênaltis.

Tags: , , , , ,

Movimento feminino de capoeira “Ginga Iracema” comemora um ano

Publicado em 23/04/2013 - 19:12 por | Comentar

Categorias: Agende-se, Olha que legal!
  • Enviar para o Kindle

601862_496757927046640_1799270576_n

O movimento feminino de capoeira “Ginga Iracema” comemora no próximo sábado, 27 de abril, um ano de existência. Inicialmente, a ideia era reunir mulheres capoeiristas de vários grupos da cidade para um momento de integração. A partir de então, os encontros passaram a ocorrer todos os meses, sempre em um local diferente. Além de divulgar o esporte, o objetivo do Ginga Iracema é mostrar o potencial da mulher no comando de uma roda de capoeira, seja na ginga, no canto ou no toque do berimbau.

Com o sucesso do projeto o número de participantes aumentou e hoje já envolve nove grupos, que participam ativamente das rodas mensais. Para celebrar o aniversário de um ano do Ginga Iracema uma roda especial será realizada às 16 horas, no Estoril, Praia de Iracema. A festa é aberta ao público. Para participar basta levar o seu axé e o berimbau!

Tags: ,

Vitória/PE e São José/SP fazem a final da Copa do Brasil de Futebol Feminino

Publicado em 19/04/2013 - 6:40 por | Comentar

Categorias: Geral
  • Enviar para o Kindle

O Vitória de Santo Antão, de Pernambuco, e São José, de São Paulo, fazem, no dia 27 de abril, a primeira partida da final da Copa do Brasil de Futebol Feminino. O jogo será realizado no estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão, às 10 horas. A segunda e decisiva partida será no sábado, 4 de maio, também as 10 horas, desta vez no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, São Paulo.

As duas equipes chegaram a final com méritos. O time pernambucano ganhou a semi-final com a vitória por 1X0 para o Centro Olímpico, no estádio Pacaembu. O gol foi marcado pela atacante Ketlen Wiggers aos 37 minutos do segundo tempo.Esta é a segunda vez que Vitória disputa a decisão da competição.

Já o São José eliminou o São Francisco/BA, vencendo os dois jogos da semifinal por 3 a 0. O time é o atual campeão da Copa do Brasil.

Tags: , , , , , , ,

Brasil alcança pior posição no ranking da Fifa

Publicado em 11/04/2013 - 8:09 por | Comentar

Categorias: De olho, Geral
  • Enviar para o Kindle

A Seleção Brasileira segue sem convencer o torcedor e isso se reflete pelo ranking da Fifa. A entidade divulgou, nesta quinta-feira, nova versão da lista e o Brasil caiu para sua pior posição na história do ranking, que foi criado em 1993. Agora, a equipe está em 19°, após perder um ponto e aparecer com 909.

brasil

Crédito: Agência Reuters

A pior posição alcançada pelo Brasil, até este mês de abril, era a 18ª, na qual estava desde o final de 2012. Dessa maneira, a poucos meses de sediar a Copa das Confederações, a seleção se mantém atrás de países como Bélgica, Suíça, Grécia e até Costa do Marfim, além de equipes sul-americanas menos tradicionais, como Equador e Colômbia.

O Brasil conseguiu perder um ponto na lista mesmo sendo a seleção do mundo que mais jogou durante o último mês: amistosos contra Itália (empate), Rússia (empate) e Bolívia (vitória).

O que nós temos a comemorar? (Crédito: Agência Reuters)

O que nós temos a comemorar? (Crédito: Agência Reuters)

Enquanto a nossa Seleção segue afundando na lista, a Espanha continua como líder disparada. Está na frente com 1538 pontos, mais de 100 a frente da Alemanha, vice-líder com 1428. Completa o “pódio” a Argentina, com 1292.

Ainda na frente do Brasil aparecem, na ordem: Croácia (melhor posição desde que ficou em 3° lugar na Copa de 1998), Portugal (subiu duas posições), Colômbia, Inglaterra, Itália, Holanda, Equador, Rússia, Costa do Marfim, Grécia, México, Suíça, Bélgica, Uruguai e França. Completa o top 20, atrás do Brasil, a Dinamarca.

Entre as curiosidades do ranking, está a maior subida do mês: o Quirguistão ganhou 59 posições (142°). Já a Bolívia, derrotada pelo Brasil por 4 a 0, teve a maior queda: perdeu 104 pontos, aparecendo em 57°, a pior seleção sul-americana.

Tags: , , , , , , ,

Futebol feminino: Copa do Brasil nos “finalmentes”

Publicado em 09/04/2013 - 12:02 por | Comentar

Categorias: Geral
  • Enviar para o Kindle

Como já afirmei em post anterior: o futebol feminino no Brasil continua, apesar de todos os pesares. Ainda bem. A competição mais importante no País, a Copa do Brasil 2013, está nos finalmentes. Os primeiros jogos das semifinais da Copa foram disputados no último domingo. Em São José dos Campos, o São José derrotou o São Francisco/BA por 3 a 0. Já em Vitória de Santo Antão, a partida entre Vitória/PE e Centro Olímpico/SP terminou empatada em 1 a 1.

No Martins Pereira, em São José dos Campos, Giovânia, Bruna Benites e Francielli marcaram os gols da equipe paulista. Enquanto em Pernambuco, Gabi Zanotti abriu o placar para a equipe visitante e Carol Baiana empatou para o Vitória.

No próximo domingo, dia 14 de abril, o São Francisco recebe o São José pelo jogo de volta, às 16 horas, no Junqueira Ayres, em São Francisco do Conde. A partida no Pacaembu, entre Centro Olímpico e Vitória será na segunda-feira, 15 de abril, às 20 horas.

Tags: , , , , ,

Basquete feminino: Sport/Recife é campeão da liga nacional

Publicado em 06/04/2013 - 11:46 por | 1 Comentário

Categorias: Geral
  • Enviar para o Kindle

Parabéns às meninas da equipe de basquete do Sport/Recife. O time confirmou a excelente fase e conquistou o título nacional contra a Americana por 62-57. A partida foi realizada no ginásio da Ilha do Retiro. A vitória foi contudente: foram dez jogos e dez vitórias.

Foi a primeira vez que, em 15 anos de Nacionais Femininos, uma equipe do Nordeste sagrou-se campeã da competição. Parabéns ao Sport-PE, time que mais investiu, a Roberto Dornelas, o abnegado e guerreiro técnico da equipe que sempre buscou retomar o projeto que estava adormecido há anos, ao torcedor de Recife, que lotou o ginásio da Ilha do Retiro sempre, e também a Americana, que tem o melhor projeto de basquete feminino do país há alguns anos.

Que o basquete feminino brasileiro utilize o Sport-PE e o Maranhão Basquete como motivo para crescer através e pelo Nordeste, pois as duas equipes mostraram que há, sim, caminho para o desenvolvimento da modalidade por lá. E que os projetos bons que há no país (Americana, Santo André, Sport, Maranhão, Ourinhos etc.) sejam espalhados e replicados para que o esporte enfim saia do momento crítico em que se encontra agora.

Quero parabenizar também a equipe cearense de basquete.A campanha na liga é destacada.O time do técnico Alberto Bial vem de duas vitórias consecutivas e, já garantido nos playoffs do NBB, corre em busca de outros dois objetivos: subir na tabela de classificação e entrar ainda mais forte na próxima fase. Maravilha!

Tags: , , , , , ,

Futebol feminino: Brasil empata com a França

Publicado em 11/03/2013 - 6:59 por | Comentar

Categorias: Geral
  • Enviar para o Kindle

Pela segunda vez em uma semana, a seleção brasileira feminina de futebol empatou com a França, na casa delas, em Rouen, por 1X1. No primeiro amistoso, em Nancy, o placar foi de 2X2. Ao todo, 10 mil torcedores assistiram a partida e viram, entre os principais lances, uma defesa espetacular de penalti da goleira brasileira, Thais Picarte.

Meninas da seleção antes do amistoso contra as francesas

Meninas da seleção antes do amistoso contra as francesas

Do primeiro amistoso na última quarta-feira para este, as duas seleções fizeram duas mudanças. No gol brasileiro, entrou Thaís Picarte no lugar de Andreia Suntaque, no ataque, Fabiana no lugar de Thaisinha. No gol da França, saiu Bouhaddi e entrou Deville, e no meio, entrou Le Sommer no lugar de Abily.

A primeira chance de gol foi brasileira. Em uma falha da zaga francesa, Giovânia ficou com a bola e tocou para Debinha, que desequilibrada chutou fraco para o gol de Deville. Aos 28 minutos da primeira etapa, Le Sommer invadiu a área brasileira e driblou três jogadoras, mas na hora de finalizar, chutou para fora.

Mesmo com muita pressão francesa, a Seleção Brasileira conseguiu segurar o empate de 0 a 0 até o final da primeira etapa. No segundo tempo, o Brasil começou apertando na saída de bola. Aos 3 minutos, a zagueira Georges tentou recuar para a goleira Deville, mas acabou encobrindo-a e marcando gol contra. 1 a 0 Brasil.

Logo em seguida, resposta francesa em um contra-ataque. Thiney ficou cara a cara com Thaís Picarte, mas a goleira fez uma bela defesa à queima roupa. Aos 34 minutos, Thaís mais uma vez. A juíza marcou penalidade mas a goleira brasileira, em noite inspirada, fez uma bela defesa e o placar continuou 1 a 0 para o Brasil. Nos acréscimos, a juíza marcou pênalti novamente. Mas desta vez, Thaís não conseguiu defender e aos 51 minutos do segundo tempo, as francesas empataram o jogo.

Brasil: Thaís Picarte, Poliana, Bagé (c), Bruna e Andressa (Danielli); Luana (Maria), Formiga (Mayara) e Rosana (Thaisinha); Fabiana, Giovânia (Nenê) e Debinha.

França: Deville, Boulleau, Georges, Soubeyrand (c) (Abily), Franco, Le Sommer, Thomis, Delannoy, Necib, Thiney e Delie (Bretigny).

As partidas amistosas serviram como preparação para as competições internacionais que virão, como o Sul-Americano, que acontece no próximo ano. O técnico Márcio de Oliveira começa, na realidade, a renovar a seleção. Marta, por exemplo, não foi convocada desta vez.

Tags: , , , , , ,

Copa do Brasil feminina chega às oitavas-de-final

Publicado em 26/02/2013 - 8:46 por | Comentar

Categorias: Agende-se, Geral
  • Enviar para o Kindle

Pois é, gente. Apesar de não ter quase nenhum holofote na mídia, o futebol feminino no país continua vivo. Prova disso é que a Copa do Brasil feminino chega às oitavas-de-final com jogos de ida e volta. Em Fortaleza, aconteceu no domingo, no Estádio Presidente Vargas (PV), a partida entre o Vitória, de Pernambuco, e o Caucaia. O time pernambucano ganhou por 2 a 0 e joga por um empate o próximo jogo que definirá quem passa para a fase seguinte da competição.

Foram quatro jogos no sábado e outros quatro no domingo. No sábado, o Sport/PE derrotou o Iranduba/AM por 2 a 1 na Ilha do Retiro, em Recife. O São Francisco/BA venceu o Força e Luz/RN por 2 a 0 em Natal. Em Belém, a partida entre Esmac Ananindeua/PA x Internacional/MA terminou empatada em 0 a 0. Em São Januário, no Rio de Janeiro, o Vasco venceu por 1 a 0 o Kindermann/SC.

No domingo, além do jogo entre Vitória e Caucaia, o São José/SP foi até Gama e empatou em 1 a 1 com Cresspom/DF. O Duque de Caxias/RJ venceu em casa o Iguaçuense/PR por 3 a 0. O Centro Olímpico/SP foi o único que já garantiu a vaga para as quartas-de-final, depois de golear por 6 a 0 a Portuguesa/SP no Canindé. Foi único a garantir vaga direto para as quartas-de-final. As partidas de volta serão no próximo fim de semana, com cinco jogos no sábado e dois no domingo.

Confira as partidas de volta:
Vitória/PE x Caucaia/CE, dia 2 de março, às 20h30, em Vitória de Santo Antão;
Iranduba/MA x Sport/PE, dia 3 de março, às 16 horas, em Rio Preto da Eva;
São Francisco/BA x Força e Luz/RN, dia 2 de março, às 16 horas, em São Francisco do Conde;
Internacional/MA x Esmac Ananindeua/PA, dia 2 de março, às 17 horas, em São Luís;
São José/SP x Cresspom/DF, dia 2 de março, às 11 horas, em São José dos Campos;
Iguaçuense/PR x Duque de Caxias/RJ, dia 2 de março, às 16 horas, em Foz do Iguaçu;
Kidermann/SC x Vasco, dia 3 de março, às 15h30, em Caçador.

Tags: , , , , ,

Tambores de Dandara fortalece e valoriza o movimento da mulher na capoeira

Publicado em 03/12/2012 - 23:04 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Professora Gabi e professora Bia em roda de capoeira durante a abertura do evento, no último dia 29. Foto: Luana Lima

Elas são mulheres, mães, esposas, trabalham fora e dentro de casa e ainda arrumam tempo para se dedicar ao esporte que consideram favorito: a capoeira. E para quem pensa que capoeira é “atividade de homem”, elas estão aí para provar o contrário. Com intuito de fortalecer e valorizar o movimento da mulher na capoeira foi realizado em Fortaleza, de 29 de novembro ao dia 1º de dezembro, o “Tambores de Dandara”, organizado pelas alunas do Centro Cultural Capoeira Água de Beber (Cecab). Mesmo tendo as mulheres como “linha de frente”, o evento foi aberto ao público e, inclusive, aos homens, que compareceram em grande quantidade para abrilhantar o festival.

Durante os três dias de evento – que contou com oficinas de maculelê, danças africanas, aula de consciência corporal, treinamento funcional, mesas-redondas e, claro, muita capoeira -, não faltou mandinga, disposição e muito axé. Rafael Mendes, 16 anos, do projeto social Excola, se deslocou de Cascavel para Fortaleza só para prestigiar o festival. Capoeirista há cinco anos e apaixonado declarado pelo esporte, ele elogiou a iniciativa do evento por mostrar que a mulher, assim como em uma série de outras atividades, também está presente na capoeira. Das oficinas que participou a aula da mestra Mara foi a que mais gostou. “Ela faz o alongamento na ginga, achei muito interessante”, destaca.

Momento de integração durante a oficina de danças regionais com Izaura Lila, do grupo Mira Ira. Foto: Luana Lima

Mestra Mara ministrou oficina na manhã do último sábado (1) e, no período da tarde, participou de uma roda de conversa com os participantes do evento. Em entrevista para o Belas no Esporte ela conta como a capoeira está intrinsecamente ligada com a sua história de vida. Siomara Sousa Santos, 42 anos, mais conhecida como mestra Mara, do grupo Herança Cultural, de São Paulo, pratica capoeira desde os 12 anos. Apesar de já ter realizado vários outros esportes conta que foi na capoeira onde encontrou a sua filosofia de vida. No início recorda que costumava ouvir que se tratava de uma atividade para homem e que se tornaria masculinizada. Ainda assim seguiu em frente, enfrentou todos os preconceitos em torno do esporte e do sexo até se tornar mestra de capoeira, em 2007.

O evento, realizado pelas alunas do Cecab, foi aberto também para homens, que marcaram presença em grande número. Foto: Luana Lima

Diferente de antigamente, mestra Mara afirma que percebe, nos eventos em que participa no Brasil e no exterior, que a presença da mulher hoje é muito forte. “Daqui a pouco teremos o mesmo percentual de homens e mulheres. E, diga-se de passagem, vejo mulheres praticantes de capoeira muito boas”, observa. Quem também participou do evento foi a professora Bia, do Cordão de Ouro, que ministrou aulão de maculelê aos participantes. Gabriela Santana, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou a oficina “Interfaces para a improvisação: investigações sobre a capoeira angola e a dança”.

A sexta-feira (30 de novembro) foi marcada pela oficina de dança afro e de consciência corporal, com Norval Cruz. Já a abertura do evento, no dia 29 de novembro, contou com o lançamento do CD Orquestra de Berimbaus Água de Beber, apresentação da Orquestra de Berimbaus e uma oficina de danças regionais, com Izaura Lila, do grupo Mira Ira. Daniele Freire, do Centro Cultural Capoeira Água de Beber e uma das organizadoras do “Tambores de Dandara” comemora o sucesso do festival e destaca a participação, sem custo, de adolescentes de projetos sociais no evento.

Depois de uma roda de capoeira com muito axé a alegria tomou conta dos participantes durante a primeira edição do Tambores de Dandara. Foto: Luana Lima

Dandara

Esposa, mãe e guerreira Dandara participou de todos os ataques e defesas da resistência de Palmares e não tinha limites para defender a liberdade e a segurança do Quilombo.

Tags: , ,

Page 1 of 5812345...102030...Last »

Autores

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999