Belas no Esporte

Busca


Os benefícios do Treinamento Funcional

Publicado em 10/08/2011 - 10:37 por | 15 Comentários

Categorias: Eu e meu esporte, Geral, Olha que legal!

  • Enviar para o Kindle
A aula de Treinamento Funcional é dinâmica e estimula os músculos de maneira global. Fotos: Mayara de Araújo e Viviane Pinheiro

Alonga, aquece, corre, empurra, puxa, levanta peso, senta e levanta, abaixa, avança, sobe e desce, agacha, segura o peso do corpo contraindo o abdome! Acabou? Não!! Agora, passa de um cone para o outro, volta correndo, segura firme uma corda e pedala vigorosamente. Seeeeeeelvaaaaaaa! E repete tudo, logo em seguida.

Essa é a sensação de quem conhece uma aula de treino funcional em forma de circuito. Marcando o tempo, o professor corrige a postura, observa, ensina o jeito certo do exercício e não deixa você parar. Tem, sim, intervalos entre um exercício e outro. Embora rápidos, necessários para a recuperação e para a funcionalidade da atividade esportiva.

E eu digo a vocês, por experiência própria: essa aula é o máximo! Eu, Nathália Lobo, e a bela Emanuelle Lobo, fomos convidadas pela academia Cross Gym para experimentarmos o treino funcional. Confesso que fiquei, assim, meio receosa. “Vocês já praticam atividade física?”, perguntou o educador físico Célio Gurgel. Como estamos alternando a caminhada com corrida, o professor graduou a aula de acordo com o nosso condicionamento físico. “Vocês vão suar um bocado, vão sentir alguns músculos que não costumam trabalhar, mas não vão ficar ‘quebradas’ não. Vão sair daqui felizes, com a sensação do dever cumprido e com vontade de fazer outra aula”. E não é que ele acertou?

O treino funcional é uma modalidade relativamente nova. A academia Cross Gym, primeira em Fortaleza a oferecer a atividade aos seus alunos, inovou com a aula “fora da sala de aula”. Num espaço grande e verde com piscina e equipamentos que vão da bola do Pilates à bicicleta ergométrica, o aluno pode escolher praticar o esporte “ao ar livre”. “As turmas foram crescendo e, a cada dia, temos procurado lançar novos horários. São aqueles alunos que não querem mais ficar fechados, na sala de musculação, mas querem resultados mais efetivos”, explica Célio Gurgel.

O treino funcional é super indicado para quem quer perder peso e melhorar o condicionamento físico.

E o professor tem razão. Foi-se o tempo em que o único motivo que tínhamos para praticar atividades físicas era a estética. Hoje, malhar é sinônimo de saúde. Isso tem levado as pessoas a procurarem modalidades cada vez mais completas e  que proporcionem boa forma e qualidade de vida. “O treinamento funcional reúne todas as ferramentas necessárias para a promoção da saúde, melhoria da estética e performance”, destaca.

E a melhor notícia para a mulherada. O treinamento funcional emagrece! Diferente da musculação convencional, que trabalha grupos musculares em cada exercício, o objetivo do treino é trabalhar o corpo de forma global. Nessa nova – e divertida- forma de malhar, o maquinário tradicional das academias cede espaço a movimentos, acessórios e estímulos diferentes. “A musculação estimula somente a força. Já o treinamento funcional trabalha outras habilidades como equilíbrio, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência, evitando desequilíbrios musculares e lesão”, afirma o educador físico André Bellaguarda, que também ensina a modalidade. 

De acordo com André Bellaguarda, o treinamento funcional é indicado para todas as pessoas sejam elas atletas ou não, jovens ou idosos. “Com essa metodologia de treino conseguimos adaptar os exercícios de acordo com a necessidade especifica do aluno. Os interessados em aderir a essa nova modalidade de exercícios tem que ficar atento à qualificação dos profissionais. Muita gente diz que faz treinamento funcional, mas na realidade só faz um desequilíbrio, não utiliza, de fato, o método do treinamento funcional” conclui o especialista.

Quer saber? A aula acabou e ficou um gostinho de quero mais!

Quer saber? A aula acabou e ficou um gostinho de quero mais!

Descobrimos e trouxemos, para vocês, outros benefícios do Treinamento Funcional:

- Perda de Peso;

- Melhora da Postura;

- Melhora do equilíbrio muscular;

- Melhora do desempenho nos esportes;

- Diminuição de ocorrências de lesões;

- Melhora na eficiência dos movimentos;

- Maior estabilidade da coluna vertebral;

- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;

- Desenvolvimento da consciência sinestésica (sensação do movimento).

As Belas no Esporte recomendam!
Serviço: CrossGym Treinamento Funcional – Rua República do Líbano, 1415. Meireles. Telefone: 3267.4795

Tags: , , , , , , , ,

Comentários

Leda Gonçalves

em 8 de agosto de 2011

Excelente! melhor ainda é encontrar as amigas do Belas no dia seguinte e elas, no maior “fôlego”, contar os dias para a próxima sessão de exercícios.

Marta Bruno

em 8 de agosto de 2011

Ninguém segura essas belas!

Ticiana de Castro

em 8 de agosto de 2011

Muito legal! Fiquei morta de vontade de fazer… adorei o post, pessoal!

Nathália Lobo

em 8 de agosto de 2011

Pois bora! Eu já estou matriculada! ;)

Emanuelle Lobo

em 8 de agosto de 2011

Esta é uma aula e tanto! E olha que só fizemos um “deguste”… o gostinho de quero mais ficou. O mais legal é que o treino funcional é adaptável para os atletas (e aí o educador pega pesado) e para os não-atletas (eu!). Exercícios simples te fazem descobrir músculos que vc nem imaginava movimentar… e outra: tem treino na areia e na água. Vale muito a pena praticar!

Verônica

em 8 de agosto de 2011

Meninas, Parabéns pelo post. Excelente dica pra quem quer sair do sedentarismo e cuidar do corpo.
Quem lê o texto fica com vontade de conhecer e praticar o Treinamento Funcional. Sem falar que a CrossGym conta com toda estrutura e profissionais excelentes para uma super aula. Parabéns a toda a equipe.

Mayara de Araújo

em 8 de agosto de 2011

Gente, estive lá com as meninas e posso dizer que dá mesmo vontade de treinar. Só não fui por que estava com uma tendinite filha da mãe…

O único problema que identifiquei foi o preço. Infelizmente, como poucas academias da cidade tem estrutura para desenvolver o Treinamento Funcional, as que podem colocam os valores no teto! Estou torcendo para que, como o Pilates, a concorrência cresça e os treinamentos funcionais começem a aparecer nas compras coletivas com 80%off!

Só complementando, por um lado, os gastos financeiros valem a pena quando se pensa nos gastos calóricos: 45 minutos de treinamento funcional queimam, em média, 50% mais calorias do que uma sessão de musculação nos moldes tradicionais.

Felipe Holanda

em 8 de agosto de 2011

é isso ai meninas!!!!

Andre Bellaguarda

em 8 de agosto de 2011

Serão sempre bem vindas…!!! Fica o convite para todos vir conhecer a CrossGym!!

Alex Pimentel

em 8 de agosto de 2011

Agora é torcer para que a coragem de vocês continue ! Sucesso para todas !

Daniel

em 8 de agosto de 2011

Vamos lá, meninas, força!

Roberto Maciel

em 10 de agosto de 2011

Exercício de curiosidade: qual a média de valores cobrados pelas academias de Fortaleza para o treinamento funcional?

Nathália Lobo

em 10 de agosto de 2011

Roberto Maciel, na Cross Gym o mês sai por 190,00, dois dias na semana, quando a gente fecha o plano semestral. O preço está bom, a média dessa modalidade é essa mesmo. E o investimento vale a pena. Eu estou praticando a gostando muito. Você sente um bocado o abdome, as pernas, na hora da aula, mas não fica arrebentado no dia seguinte. Recomendo!

walder

em 10 de agosto de 2011

Parabéns Nath , realmente é uma ‘Bela ‘ maneira de manter a forma.


Autores

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999