Bem-Estar Pet

Busca


Dr. Vet: inflamação em olhos de cão

Publicado em 30/01/2012 - 16:53 por | 16 Comentários

Categorias: Eu e meu pet, Geral, Saúde Animal

  • Enviar para o Kindle

Confira na Coluna Dr. Vet de hoje, veterinário Paulo Barbosa respondendo a dúvidas sobre cão com olhos inflamados. Veja também na Página de Bem-Estar Animal, publicada toda terça-feira no Caderno Regional do Diário do Nordeste.

“Nosso cachorro tem um tempo que os olhos dele remelam muito sem parar. O que ele tem? Qual o tratamento recomendado?”, pergunta o criador Adson Júnior.

Médico veterinário Paulo Barbosa, da Faculdade de Veterinária da UECE

Dr. Paulo Sérgio Barbosa*: “O que provavelmente seu cachorro apresenta, pela pergunta, seria ceratoconjunvite seca. Essa doença é causada pela deficiência da parte aquosa do filme lacrimal, ou seja, o seu animal não está produzindo lágrima suficiente para lubrificar os olhos, provocando mudanças inflamatórias progressivas na córnea e também na conjuntiva.Quanto a sua etiologia, ela pode ser primária ou secundária. A ceratoconjuntivite seca primaria é causada por uma falta congênita na produção de lágrima ou por atrofia espontânea da glândula lacrimal, enquanto a secundária, que provavelmente seja a que está causando a remela descrita na carta, é causada por uma variedade de doenças como cinomose, erlichiose, hipotireoidismo, hiperadrencorticismo, diabetes, sarna e medicamento como pré anestésicos, atropina e sulfa. O senhor não menciona na carta qual a raça do seu animal.
Existem algumas raça que são predisposta a essas doenças, às principais raças predispostas são: Cocker spaniel, Beagle, Chihuahua, Dachshund, Bulldog inglês, Lhasa apso, Pug, Schnauzer miniatura, Pequinês, Shih tzu, Yorkshire terrier e Rottwailer, além de todos os animal que são mestiço destas raças. Quanto a sintomatologia, ela pode ser aguda, causando inicialmente a descarga mucoide descrita na carta como remela, dando ao olhos uma aparência seca, progredindo para uma conjuntivite e em caso de não tratamento específico evolui para uma úlcera na córnea.
Após este estágio ela se torna crônica com o aparecimento de novos vasos invadindo essa córnea, que chamamos de neovascularização e aparecimento de mancha preta conhecida no meio clínico veterinário como melanose.
Como se vê, se faz necessário que o senhor leve este animal a um médico veterinário com especialização em oftalmologia para que este faça o diagnóstico desta patologia. No caso da ceratoconjuntivite seca, deve ser feito com o teste lacrimal de Shirner. Se necessário, fazer exames complementares para saber a causa secundária e chegar há um diagnóstico preciso para o seu animal. Enquanto o senhor não leva o seu animal ao médico veterinário para uma consulta, utilize soro fisiológico vária vezes ao dia e retire o animal da presença do sol para melhorar a qualidade de vida dele, isso é só um paliativo e não vai resolver o problema.
Lembre-se, dentro das doenças citada acima como causa secundária, existe o calazar (Leishmaniose) que é uma doença grave de saúde pública que acomete o ser humano.
* Professor das disciplinas de Clínica Médica de Pequenos Animais e Cinotecnia da Universidade Estadual do Ceará. Esta coluna é uma parceria com a Favet-Uece. Dúvidas sobre animais devem ser enviadas para o anavaleria@diariodonordeste.com.br ou (85) 3266.9790, ou ainda para o blog Bem-Estar Pet

Tags: , , ,

Comentários

Eliane

em 28 de agosto de 2012

Olá,
Procurando informações sobre inflamação nos olhos (Pet), achei o seu blog. O meu cão, da raça cocker spaniel com 9 anos e, há algum tempo tem tido inflamação nos olhos. Eu estava tratando com um colírio (Simões), indicado na loja onde compro ração, pois atualmente não tenho condições financeiras para levá-lo ao veterinário. Não tenho visto melhora, pelo contrário, acho que está piorando. Antes era uma secreção parecendo pus (com aparência de catarro), agora está saindo sangue. Não sei o que fazer. Por favor, se puder, me dê uma orientação.
Aguardo uma resposta,
Obrigada.
Eliane

Valéria Feitosa

em 4 de setembro de 2012

OLá, Eliane

atenção: automedicação, ou seja, vc decidir por uma medicação que não foi o veterinário que recomendou é muito arriscado. Com certeza, vc deve ter usado um colírio contra-indicado para seu cão. Faça um esforço e procure um veterinário, pois o caso de seu animal é de emergência.

Lília Balla Barbosa

em 6 de outubro de 2012

Também estava procurando orientação sobre a inflamação no olho da minha cachorrinha de 4 meses, ela é mestiça de poodle e lhasa apso e parte da mucosa ocular veio pra fora como uma bolha próximo ao canal lacrimal, o que poderia fazer para ajudá-la inicialmente já que limpar com soro fisiológico somente não tem resolvido? Obrigado

Bruna

em 12 de novembro de 2012

DR VET. TENHO UMA FEMEA YORKSHIRE ELA TEM 4 MESES MAIS OS OLHOS DELA HA UM CERTO TEMPO VEM PRODUZINDO MUITA REMELA E HOUVE UM DIA EM QUE QUANDO CHEGUEI DO TRABALHO UM DOS OLHOS DELA ESTA FECHADO DE TANTA REMELA ELA NAO CONSEGUIA ABRIR O OLHO TIVE QUE LAVAR PORQUE TINHA MUITA REMELA. O QUE O SENHOR ACHA QUE PODERIA SER? SERA UMA CONJUTIVITE?
AGUARDO SUA OPINIAO…
OBRIGADA!

Valéria Feitosa

em 20 de novembro de 2012

Olá, Bruna

Confere na coluna Dr. Vet que vou postar amanhã dúvida semelhante. Hoje já está no Diário on line.
Boa sorte!

Patrícia.Jesus

em 28 de janeiro de 2013

Tenho uma cadela raça Bigles com 9 meses.Dois dias atrás dei um banho nela com shampoo anti-pulgas e acho que ela passou a patinha dela no olho e de repente apareceu pela manhã com uma pupila aberta e a outra totalmente fechada.Coloquei um colírio e me parece que piorou passei soro mas o olho dela de verde está um verde embaçado.Me ajude!

Maria Aparecida

em 14 de maio de 2013

Meus gatinhos ,com um m~es de vida estão com os olhos inflamados.A gente limpa e pouco tempo depois eles estão novamente fechados e com pus. O que fazer?

Valéria Feitosa

em 17 de maio de 2013

OLá, Maria Aparecida!

Vou enviar ao Dr. Vet, agora em novo formato! Confere depois avaliação neste blog!

Rafael Assunção

em 22 de junho de 2013

Olá DR. Vet tenho um pitbull de 3 meses e ele em remelado os olhos constantemente, levei ao veterinário e ele disse que poderia ser verme e receitou o Endogard, mas não notei melhoras, muito pelo contrário, hoje verifiquei que um dos olhos está inflamado.Gostaria de sua ajuda, desde já agradeço.

gaby

em 25 de junho de 2013

Ola tenho uma York de 4 meses, e ja ha alguns dias ela esta com olho vermelho… ela teve vomito e diarreia, o canil q comprei disse q era Giardia e fez algumas aplicaçoes como Stop Red, e passou alguns remedios. Os piores sintomas passaram, porem os olhos peanecem veelhos… o q pode ser???

Regina Domingues

em 26 de junho de 2013

Tenho uma poodle de 13 anos, que já está bem cançadinha, e seus olhos já estão esbranquiçados, mas agora um dos olhos a uma semana começou a mudar de cor ficando marrom claro e agora avermelhando.Estou desempregada e não tenho como levá-la ao veterinário, o que posso fazer para ajudá-la, pelo sintomas pode ser glaucoma? obrigado

marcos antonio

em 26 de junho de 2013

doutor o meu cão e da raça mestiça rotwaler e pastor alemão aduas raças os olhos dele estão lacrimejando parecendo pus eo os testiculos dele estão inchados e as fezes dele sai uma secreção tipo sangue fedorento eu não tenho condições de levar ao veterinario da uma dica ai obrigado

marcia

em 28 de junho de 2013

Tenho uma lhasa, e não tenho condições de leva-la ao veterinário, ela começou com uma infamação no olho esquerdo e agora apareceu uma bolhinha vermelha parece sangue. por favor dr. Vet tem algum remédio especifico para isso. E ela também está se coçando bastante e é uma cachorrinha de dentro de casa dou banho nela toda semana em casa. O que pode ser? Tem como me ajudar?
Desde já agradeço sua atenção.

luciana

em 21 de agosto de 2013

boa tarde,tenho um york de 4 meses,ele está sempre com ramela no olho,as vezes quando esqueço de limpar fica duro que ate ele chora na hora que vou limpar.existem algum remedio para que isso não aconteça,o meu já está totalmente vacinado vacina v-10 as tres doses .

Rosimere

em 17 de outubro de 2013

por favor me ajude!! estou com minha cachorra pinscher de um ano de idade com os olhos inchados e remelando muito e também está sem apetite, me der uma resposta por favor do que é o problema dela.. grata desde já!

jaislainy

em 22 de outubro de 2013

A dez meses meu cao shitizu fugiu de casa,temuma semana que eu o encontrei em grave estado de maus trato,teve que ser tozado no zero pois estava cheio de carrapatos,cego de um olho e o outro olho parecia estar com um buraquinho no meio,anemia fortissima. Por favor me ajude,estou dando medicamento para infecçoes mas estou com medo dele ficar cego do outro olho.Ele se chama CHICÓ e tem um ano e cinco meses.


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

teste