Bem-Estar Pet

Busca


Dr. Vet: o que fazer em cão com remela nos olhos

Publicado em 21/06/2011 - 8:04 por | 36 Comentários

Categorias: Antrozoologia, cinofilia, Eu e meu pet, Geral, Saúde Animal

  • Enviar para o Kindle

A Dra. Adriana da Rocha Tomé*, da Faculdade de Veterinária da Uece (Favet-Uece), responde o Dr. Vet de hoje. Confira:

“Olá, meu cachorro tem um tempo que os olhos dele remelam muito sem parar. O que ele tem? Que doença é essa?”, quer saber a criadora Josy.

Médica veterinária Adriana da Rocha Tomé, da Favet-Uece

DR. VET: Adriana da Rocha Tomé – “A presença de secreção ocular pode ser sugestivo de imunodeficiência (deficiência no sistema de defesa do animal). As mucosas oral, ocular, vaginal e retal estão expostas, constantemente, ao contato direto com “agentes agressores” (estímulos) presentes no meio ambiente.
Nessas estruturas, a primeira camada tecidual é constituída de epitélios de revestimento e logo abaixo deles encontra-se o tecido conjuntivo. Este tecido exerce papeis importantes como sustentação, preenchimento, nutrição e defesa.
A capacidade demonstrada pelo conjuntivo de proporcionar defesa está relacionada à presença de células que atuam na resposta inflamatória fisiológica e na resposta imune.
Quando, por alguma razão, o sistema imunológico está sendo requisitado para atuar em resposta a agentes agressores (exemplo: bactérias, vírus ou endoparasitas), as mucosas ficam mais susceptíveis ao ataque de microorganismos.
Assim, a presença de endoparasitas (verminose) podem levar a infecções da mucosa ocular por imunodeficiências da mucosa, sendo constante a presença de secreções nessa região.
Dentre as causas mais frequentes de afecções da mucosa ocular temos algumas ocorrências clínicas como as conjuntivites e ceratoconjuntivites, as obstruções de canal lacrimal e as uveítes (inflamação da úvea, que é formada pela íris, corpo ciliar e coróide).
As uveítes estão estreitamente relacionadas a ocorrência de processos infecciosos outros como Erliquiose canina, Leishmaniose ou mesmo piometrites.
Diante do exposto, quando da presença de alterações da mucosa ocular com presença de secreção, é recomendado que o proprietário busque esclarecimento junto a um médico veterinário especialista, para que o animal possa ser adequadamente diagnosticado e eficientemente tratado.
Desta forma é possível evitar as infecções recidivantes. Vale lembrar que, no caso de afecções onde são prescritos antibióticos, o risco do tratamento mal conduzido pode levar ao desenvolvimento de resistência bacteriana aos antimicrobianos, tornando cada vez mais difícil o tratamento. Assim, faz-se necessária a visita ao médico veterinário sempre que seu animal apresente qualquer transtorno em seu estado de saúde. Atenção! Cuidados como vermifugação, vacinação, higienização e alimentação adequadas são imprescindíveis à manutenção de um bom estado de saúde”.

* Médica veterinária, professora de Terapêutica Veterinária da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará, e doutora em Farmacologia. Esta coluna é mantida por meio de uma parceria com a Favet-Uece. Criadores interessados em tirar dúvidas sobre seus animais, nas mais variadas áreas da Veterinária, podem contatar o e-mail anavaleria@diariodonordeste. com.br ou os telefones (85) 3266.9790 e 3266.9771. Publicada toda segunda-feira também na Página de Bem-Estar Animal do Diário do Nordeste, Caderno Regional.

Tags: , , ,

Comentários

Clara Rosa

em 27 de junho de 2011

meu pitbull tem apenas 3 meses, está com os olhos
remelando , caroços no corpo , caindo pelo, as unhas cresceram demasiadamente e secreção peniana. está mancando da parte traseira, ou seja,
esta com dificuldade para andar, penso que seus gritos e gemidos sejam de dor. gostaria de saber o que está acontecendo, e o que devo fazer.
Sem para o momento, antecipadamnete agradeço a atenção dispensada.

LINALDO

em 11 de julho de 2011

TENHO UM AKITA, MACHO ELE DIAS QUE TEM UM TIPO FUNGO NA PONTA DA ORELHA E NA PONTA DO RABO,VCS PODEM MIM AJUDAR

Valéria Feitosa

em 12 de julho de 2011

Vou encaminhar tua dúvida para o Dr. Vet, ok?

maria cristiane

em 5 de agosto de 2011

gostaria de saber qual o peso ideal para um rootwailler

Valéria Feitosa

em 12 de agosto de 2011

OLá, Maria Cristiane

Depende da idade de seu animal. Cada fase tem o peso correspondente. Assim, é melhor seguir as orientações veterinárias do médico de sua confiança, certo?

samara

em 15 de novembro de 2011

ola, meu nome e samara.Minha cadela esta com os olhos avermelhados e com remela, e um pouco triste o q eu faço?

Valéria Feitosa

em 15 de novembro de 2011

OLá, Samara

Vou encaminhar sua pergunta para o Dr. Vet, certo? Aguarda reposta!

Adson Junior

em 5 de janeiro de 2012

OI,nosso cachorro tem um tempo que os olhos dele remelam muito sem parar. O que ele tem?qual o remedio recomendado

Valéria Feitosa

em 10 de janeiro de 2012

OI, Adson

enviei tua pergunta para o Dr. Vet. Aguarda resposta, ok?

rosana calegari

em 11 de fevereiro de 2012

Olá,tenho um cachorro da raça rotwaller c 9 meses, ele esta c os olhos remelando desde k comecei aplicar remédio contra carrapatos no banho e tbm esta comendo pouco a raçao, nao consigo acabar c os carrapatos, por favor me ajudem

Valéria Feitosa

em 15 de fevereiro de 2012

Olá, Rosana

sua pergunta foi enviada ao Dr. Vet. Aguarda resposta, certo?
abs!

Isabela

em 28 de março de 2012

Oi!Boa tarde!Minha cadela está com os olhos remelando além do habitual e avermelhados.Há 2 dias, estou lavando-os com soro fisiológico e usando a pomada TERRAMICINA OFTÁLMICA!Ela está brincando e se alimentando normalmente!Preciso levá-la ao veterinário? Aguardo respostas! Isabela.

Valéria Feitosa

em 29 de março de 2012

Aguarda resposta do Dr. Vet, ok?

leandro

em 31 de maio de 2012

meu pitbull tem apenas 4anos, está com os olhos
remelando , caroços no corpo , caindo pelo e secreção peniana. porem esta muito esperto. gostaria de saber o que está acontecendo, e o que devo fazer.
desde já, agradeço a atenção.

Valéria Feitosa

em 10 de junho de 2012

OLá, Leandro

O caso de seu pitbull requer consulta veterinárua urgente! Corra logo ao veterinário de sua confiança. Não dá para ficar esperando pela resposta do Dr. Vet, ok?

grata pela participação!

gilvaneide

em 14 de julho de 2012

meu cachorro esta com os olhos ramelado e nao sei o que fazer

Valéria Feitosa

em 19 de julho de 2012

Olá, Gilvaneide

sua pergutna foi enviada ao Dr. Vet, ok?

Aguarda resposta!

edlene g. amorim

em 30 de agosto de 2012

minha cadela rotwaller 7 anos,olhos remelando,pelô caindo. o que faço!

Leticia

em 3 de setembro de 2012

Achei um cachorrinho na rua, deve estar com uns 30 dias, ele não abre o olho, e esta cheio de ramela, o que devo passar? até dentro do olho tem ramela! obrigada

Valéria Feitosa

em 4 de setembro de 2012

OI, Leticia

Vc deve levá-lo urgente ao médico veterinário. Enquanto isso, pode limpar com algodão e soro fisiológico!

Valéria Feitosa

em 4 de setembro de 2012

Oi, EdleneLé o post com atenção que tem algumas orientações! Mas se o quadro se agravar, corre para o veterinário. Só uma consulta com o ele pode te dar a melhor orientação!

ROBSON

em 12 de setembro de 2012

no meu gato aparesceu umas ramela desde quando tenho ele nunca foi vacinado eu limpei com algodão e soro,mas oq e devido fazer o certo.

Aline

em 20 de setembro de 2012

Olá, meu nome é Aline tenho uma Bull Terrier de 6 anos e ela está com remelas dentro dos olhos que chega a tampar a visão, mancando com a pata traseira que nem consegue caminhar e tbm não está conseguindo comer. O que devo fazer até o veterinario chegar?
Por favor me ajude!!!

Maria Ruiz

em 25 de setembro de 2012

Doutora Adriana poderia tirar algumas dúvidas pra mim, pq eu no momento não tenho dinheiro pra levar meu cachorro no Veterinário mas estou muito preocupada com ela…Olha ela fugiu no mes passado sabe ficou dez dia fora, e graças a Deus com muita divulgação que eu fiz consegui acha-la, só q ela depois q voltou nunca mais foi a mesma, está cada dia mais magra, só q o curioso é q ela como bem e bebe agua normal mas ela está triste e emagrecendo mesmo assim, o olho dela eu notei q esta meio lacrimejando sabe não fica com remelas mas é como se tivesse com catarata…Doutora o q seria isso? obrigada…

Vinicius Miranda

em 11 de novembro de 2012

tenho um pinchi de mais ou menos 5 meses e ele estar remelando muito, o que possa ser? tem algum remédio?

Lisiane

em 18 de novembro de 2012

Oi!
Meu dalmata amanheceu com remela com pus em grande quantidade, o q. pode ser? Nunca aconteceu antes, será q. ela pode ter batido o olho?

Valéria Feitosa

em 20 de novembro de 2012

OI, lisiane, confere amanhã no Dr. Vet aqui neste blog que o veterinário vai falar um pouco sobre isto!

Valéria Feitosa

em 20 de novembro de 2012

OLá, Vinicius
O Dr. Vet não pode receitar medicamento por internet. O mais prudente é vc levar seu cãozinho a uma consulta veterinária, ok?
Na coluna de amanhã, o Dr. Vet estará falando sobre o tema. Confere, ok?
Boa sorte!

GISLAINE TEIXEIRA

em 29 de janeiro de 2013

OLÁ, TENHO UM BEAGLE DE 2 MESES E MEIO, COME E BRICA NORMALMENTE É MUITO ATIVO, APARENTEMENTE PARECE MUITO SAUDÁVEL, DE UNS DIAS PRA CA VEM LACRIMEJANDO MUITO SEGUINDO DE UMA PEQUENA SECREÇÃO NOS OLHOS E NO PÊNIS, LEVEI ELE NO VETERINÁRIO A MENOS DE UM MÊS MAIS NÃO ESTAVA APRESENTANDO ISSO AINDA, OQUE PODE SER?? ISSO É NORMAL?? TO FICANDO MEIO PREOCUPADA. OBRIGADA

givanilda

em 20 de junho de 2013

Boa tarde, Dr.

Meu Chow Chow está lacrimenjando verde, não que r comer e nem tomar agua, está fazendo coco tipo uma gosma, catarro, sei lá. Então percebi isso ontem á noite. O que devo fazer? Tem algum remédio que posso estar comprando? Fico no aguardo de um breve retorno, e muito obrigado pela atenção.

rafaela

em 22 de agosto de 2013

olá, eu tenho um basset de 7 mese ,e está aparecendo uns caroçinhos no tronco dele,e em volta dos olhos está ficando sem pêlos,o que pode ser.

eleonice correia da silva ferreira

em 23 de outubro de 2013

boa noite peguei um box que o filho não pode cuidar tem um ano e tres meses esta com os olhos remelando lavo e limpo sempre não tenho condiçoes pra levalo sempre ao veterinário o que posso fazer para parar com as remelas e se colocar agua sanitaria para lavar o quintal faz mal? esperando uma resposta agradeço

FABIANA

em 23 de outubro de 2013

MEU CACHORRO ESTA COM OS OLHOS LACRIMEJANDO E ESTA CREÇENDO UMA CARNE EM DOS OLHOS E ELE COÇA MUITO ESFREGANDO OS OLHOS NO CHÃO POSSO COMPRAR ALGUM MEDICAMENTO PARA PINGAR?QUAL?

camila

em 23 de dezembro de 2013

Tenho umyorque shine macho e ele estacm um olho um pouquinho pequeno e lacrimejando de resto ele esta bem e o ploblemae q a minhamae meu pai nao qr levarele no medico e to cm medo dele estar cm cinomose oq devo fazer para saber se ele tem cinomose sem levar ele no medico pk eles nao querem levar ele e se for cinomose da pra mim tratar em casa ?? Por favor me ajudem pff pela amor de ddeua

Daniel vinicius

em 24 de dezembro de 2013

aki dr meu cachorro esta com muita remela nos olhos e tambem ta inchado e vermelho o que devo dar ele pra sarar?

tarcyso

em 17 de fevereiro de 2014

tenho duas Rottweiler, e elas tem um remelamento exerssivo limpo varias vezes com soro, coloco pomada teramicina, dar uma certa melhorada, quando deixo de limpo volta o remelamento, e tanta remela
que os olhos chegam a quase fechar, não sei o que fazer, me ajude por favor dr.


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999