Bem-Estar Pet

Busca


Castração de cães e gatos

Publicado em 15/11/2010 - 16:38 por | 2 Comentários

Categorias: Saúde Animal

  • Enviar para o Kindle

As gatas entram no cio a cada 21 dias. A posse responsável exige uma procriação controlada/Foto: José Leomar

Se você não é criador profissional, uma das medidas essenciais para a posse responsável de seu bichinho de estimação é a castração. Principalmente se seu fofinho for um felino, macho ou fêmea. As gatas entram no cio a cada 21 dias e dão ninhadas médias de seis filhotes. Já pensou como ficará sua casa se não houver um controle da procriação? Abandonar as criar não dá. É transferir o problema para a cidade e causar muito sofrimento para os bichos. Um dos maiores medos que cães e gatos têm é de serem abandonados. A solidão é um sentimento comum a quase todos os mamíferos.

A castração deve ser feita por um médico veterinário, que sabe todos os procedimentos corretos para que a cirurgia tenha sucesso: não cause  dor nem sofrimento e seja de rápida recuperação para o animal. O preço varia conforme a clínica. Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado. Tanto para cães como para gatos, uma cirurgia bem feita deixa pequena cicatriz, que pode ser mantida com álcool iodado ou outra substância indicada pelo veterinário. Em uma semana, o bichinho estará pronto para retirada dos pontos.

Mas se você não dispõe de muito dinheiro para pagar uma cirurgia numa clínica, pode entrar em contato com entidades protetores de animais, que realizam o procedimento a preço de custo. Em Fortaleza, uma das prioneiras na atividade é a União Internacional Protetora dos Animais, presidida pela advogada Geuza Leitão. A Uipa realiza, toda terça-feira, mutirão de castração, feita pelo Dr. Péricles Duarte Portela. Mas Geuza avisa que, por questões de segurança da própria casa, só está recebendo animais de pessoas conhecidas ou muito bem recomendadas. Seu fone é (85) 3261.3330.

Uma das voluntária da Uipa, Eulina Gondim, também promove mutirão de castração no último sábado de cada mês. Ela também conta com o apoio do competente Dr. Portela. As pessoas interessadas devem ligar antes para entrar na lista. O fone de contato é (85) 8891.6735.

Outra ONG que também realiza castração a preço de custo é a Apata. A presidente Flávia conta com o apoio de três clínicas. Os mutirões acontecem todo mês, mas as datas são a confirmar. Ela organiza grupos de animais por bairros. Os interessados devem manter contato prévio para se cadastrar. O fone é (85) 9981.5766 ou pelo email apatace@hotmail.com

Tags: , , , , ,

Comentários

Renata Barros

em 24 de junho de 2012

Preciso castrar minha cadela, e gostaria de saber quanto custa em média.
Ela tem 6 meses e não pesa muito, gostaria de orientação.

Valéria Feitosa

em 4 de julho de 2012

OLá, Renata

Se vc conseguir participar de alguma campanha de castração promovida por entidades protetoras de animais, pdoe conseguir um preço bem em conta. Do contráiro, nas clínicas os preços podem variar acima de R$ 200,00. Se mora aqui em Fortaleza (CE) a Uipa promove castração toda terça-feira e em todo último sábado de cada mês.


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999