Bem-Estar Pet

Busca


Doença do carrapato

Publicado em 29/10/2010 - 6:38 por | 24 Comentários

Categorias: Saúde Animal

  • Enviar para o Kindle

Carrapatos podem levar os cães à morte

Criar cachorro é muito bom. Mas bom mesmo é mantê-lo com saúde. Uma das pragas mais temidas por quem tem cão em casa é o carrapato. E todo cuidado é pouco pois a Erlichiose, a popularmente chamada  “doença do carrapato”, pode levar o animal à morte se não for tratada devidamente.

A Erlichiose é transmitida por carrapatos do gênero Rhipicephalus sanguineus, muito comum em cães (seus hospedeiros principais) e rara em gatos. Nos cães, o carrapato transmissor da doença é o Erlichia canis. A transmissão acontece quando o carrapato ataca um cão já contaminado pela Erlichia, se contaminando e, posteriormente, ao atacar um cão sadio, faz com que a doença penetre em sua corrente sanguínea, causando anemia pela destruição das células vermelhas.

Os sintomes da doença podem ser febre, falta de apetite, perda de peso e trizteza. Também é possível haver sangramento nasal, urinário, vômitos, manchas avermelhadas na pele e dificuldades respiratórias, além de inchaço nas patas, mucosas pálidas,  cegueira, abdômen sensível e dolorido, aumento do baço, do fígado e dos linfonodos.

Tão logo alguns desses sintomas sejam percebidos no seu cão, corra para o veterinário. Ele é a única pessoa capaz de melhor diagnosticar o quadro. Com certeza, vai pedir exame de sangue para definir o melhor tratamento. Porém, antes que a doença se manifeste, o melhor é manter o animal em higiene perfeita: banhos semanais e uso de carrapaticidas tanto no cão como no ambiente.

Tags: , ,

Comentários

Camila

em 30 de outubro de 2010

Meu cachorro teve a chamada doença do carrapato, tomou medicação e alimentação especial. Mas, desde então não ganha peso. Tem alguma relação? Já dei remédio pra verme e vitamina, mas nada.

Valéria Feitosa

em 31 de outubro de 2010

Olá, Mika
Vou aproveitar tua pergunta para a coluna Dr. Vet, que publicamos toda segunda-feira no Diário do Nordeste, Caderno Regional, em parceria com a Faculdade de Veterinária. Um professor de lá vai responder, certo? Quando tiver a resposta, te envio tb pelo blog. Por favor, me envia teu nome completo e o nome da sua cidade, ok?

Maria de Fátima Martins

em 3 de novembro de 2010

Meu cão está perdendo peso, cada vez mais magro, não sei o que fazer, já dei remédio pra vermes, sua ração sempre foi pedgree junior, isso porque ele sempre teve mt carapatos, devido gostar mt de andar pela rua. Ele também está agressivo, ele é da raça poodle tamnho médio.

Maria de Fátima Martins

em 3 de novembro de 2010

Existe vacina pra prevenir contra esta doença?

Francisco Orcelio de Sousa Matos

em 18 de novembro de 2010

meu cachorro e um rotvaly eli cada dia que passa esta mais magro u que fazer

meu, smn e orcelio@hotmail.com

Valéria Feitosa

em 18 de novembro de 2010

É melhor você consultar um veterinário pois há diversas causas para o problema. Doença do carrapato, verminoses, calazar, estresse … boa sorte!

Renata

em 28 de janeiro de 2011

meu cachorrinho é um york shire e ele esta cada dia mais magro , mas continua esperto latindo com todo mundo eu õque poderia ser. vcs podem me ajudar?

Valéria Feitosa

em 28 de janeiro de 2011

Se ele está esperto, ótimo! com certeza não é a doença do carrapato pois um dos sintomas dessa doença é a depressão. Meu cachorro já teve e ele ficou muito triste. Mas, se o seu está ficando magro, pode ser verme. Como está a dosagem de vermífugo? Vê com o teu veterinário algum exame e medicamento, ok?

fatima

em 19 de fevereiro de 2011

Boa noite estou numa dúvida tremenda com relação ao meu cachorro, é uma cadelinha de 10 anos e pesa 13 kg, ela é de raça indefinida, ela já teve por quatro vezes a doença do carrapato, levamos ao nosso veterinário e sempre medicamos conforme sua instrução, mas agora precisamos trocar de veterinário, e o mesmo nos disse que não é para medicar o cão com doxiclina junto com o hemolitan, porque interfere no efeito da doxiclina, preciso de sua ajuda.

Valéria Feitosa

em 21 de fevereiro de 2011

OLá, Fátima

Vou encaminhar tua pergunta para a Faculdade de Veterinária da Uece, com a qual mantemos parceria para a Coluna Dr. Vet, publicada toda segunda-feira na Página de Bem-Estar Animal, Caderno Regional, do Diário do Nordeste, ok? A propósito, dá uma conferida nesta página, ou no impresso ou no http://www.diariodonordeste.com.br
abraço!

herta mayre

em 1 de julho de 2011

oi tenho um pit bull que esta muito triste não esta mais andando nem comendo estou desesperada não sei o q ele tem pois não tem parasitas nele ele esta muito magro
por favor gostaria de uma resposta obrigado…

Valéria Feitosa

em 1 de julho de 2011

OLá, Herta

vou encaminhar sua dúvida para o Dr. Vet. Aguarda a resposta, ok?
grata pela participação!

jontha

em 7 de agosto de 2011

meu cachorro teve erlochiose e ficou cego tem tratamento para cegueira?

Valéria Feitosa

em 12 de agosto de 2011

Pelas entrevistas que tenho feito com veterinários, não há cura para a cegueira, mas, procure o veterinário de sua confiança pois ele é a pessoa mais indicada para isto, ok?

Reinaldo Diogenes

em 5 de outubro de 2011

Olá.
tenho um pastor belga e ele esta contaminado com a doença do carrapato e de uns dias para ca ele ficou cego.ele est se alimentado bem,e esta ganhando peso.com relação a cegueira.é temporária?qual o melhor tratamento para a ceguerira, pois ele ja esta tomando antibioticos contra a doença do carrapato.

Valéria Feitosa

em 12 de outubro de 2011

Olá, Reinaldo

Vou enviar tua pergunta para o Dr. Vet. Aguarda resposta, tá? Mas, vê: em caso de emergência, procure logo o veterinário de sua confiança, ok? A Coluna Dr. Vet é semanal e só dá uma pergunta por vez. Acompanha no Diário on line, neste blog ou na página semanal Bem-Estar Animal, toda segunda, no Caderno Regional do Diário do Nordeste.
grata pela participação

ELAYNE

em 4 de dezembro de 2011

Meu cachorro teve a chamada doença do carrapato, tomou medicação e alimentação especial. Mas, desde então não ganha peso. Tem alguma relação? Já dei remédio pra verme e vitamina, mas nada.

Valéria Feitosa

em 6 de dezembro de 2011

Ok, Elayne

sua pergunta foi enviada ao Dr. Vet. Aguarda a resposta neste blog e na página de Bem-Estar Animal, toda terça-feira, no Caderno Regional do Diário do Nordeste!
grata pela participação!

Francisco ericlaudio araujo souza

em 28 de janeiro de 2012

tenho um rotweiller de 1 ano de idade, esses dias ha uma semana ele apresenta um quadro de falta de apetita, ficou um pouco triste, perdendo muito pelo, depois comecou a vomitar e teve episodio de diarreia, ja esta apresentando melhoras,mas hoje observei um pequeno sangramento nasal. Que pode ser? Ja o levei no veterinario, ele ja ta sendo medicado,mas ele nao falou o que era

Valéria Feitosa

em 29 de janeiro de 2012

Veja, Francisco

se o veterinário não falou, insista com ela na sua dúvida, pois é obrigação do profissional esclarecer todas as perguntas do criador. Como seu rott já está tendo acompanhamento veterinário, o mais recomendável é voltar ao mesmo médico, que já acompanha o caso, ok?
boa sorte!

ELIANE

em 6 de abril de 2012

OI BOA NOITE MINHA CACHORRA ESTA TRISTE E EMAGRECEU MUITO MAIS ELA ESTA SE ALIMENTANDO NORMAL, ELA ESTAVA COM CARRAPATO PQ GOSTA DE ANDAR NO MATO É POSSIVEL ELA TER A DOENCA DO CARRAPATO

Valéria Feitosa

em 9 de abril de 2012

OLá, Eliane

pelas características e pelo ambiente de convivência de seu animal, é possível sim. Porém, o diagnóstico só pode se dado por um veterinário, após fazer hemograma completo do sangue. procure imediatamente um veterinário.
boa sorte!

Mônica de Vasconcellos Reis

em 31 de janeiro de 2013

Boa Noite! Tenho um pinscher 1 de um ano de idade e está com a doença do carrapato. Está tomando doxiciclina e hemolitan. Gostaria de saber se posso dar suco de beterraba a ele? As plaquetas dele estão muito baixas e sei que a beterraba é bom pra anemia. Ele está esperto como sempre, eletrico. Apareceu nele as manchas vermelhas e teve febre. Em alguns momentos ele parece cansado. Mas na maioria do tempo está agitado, late mais que tudo. Me ajudem me orientando, pois já salvei uma cadelinha com cinomose tratando ela com vitamina de quiabo com leite. Ficou curada! Agora quero saber se posso fazer uma vitamina natural pro meu cachorrinho. Desde já agradeço!
Mônica

sonybook

em 17 de outubro de 2013

Olá! minha sharpei teve a doença do carrapato ,fez tratamento por 28 dias ela estava com 6 meses agora ela fez 7 meses tem 2 semanas que ela terminou o tratamento ,até engordou um pouco,só que estou tendo outro probleminha com ela, ela estar perdendo muito pelo ,isso pode ser das medicações que ela estava tomando pro tratamento da doença do carrapato? não sei mais o que fazer…ela estava tomando vitamina pro pelo fez tratamento por 30 dias só que retornou a cair novamente só que dessa vez pior ,não sei mais o que fazer..Desde já agradeço!


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

teste