Bem-Estar Pet

Busca


Doenças de Pit Bull

Publicado em 22/11/2010 - 16:10 por | 19 Comentários

Categorias: Saúde Animal

  • Enviar para o Kindle

A coluna Dr. Vet, da Página de Bem-Estar Animal, publicada toda segunda-feira no Caderno Regional do Diário do Nordeste, falou hoje sobre doenças de Pit Bul. Confira: “De repente o meu Pit Bull, com apenas 4 meses, apareceu triste, com remela nos olhos e pus no pênis. Gostaria de saber, o nome da doença e o tratamento”, indaga Pedro Henrique Arrais, do Município do Crato (CE).
A tristeza, apatia, secreção oftálmica e peniana em um filhote de 4 meses de idade podem ser indícios de várias doenças. Doenças simples, como as “verminoses” já podem provocar estes sinais clínicos. Entretanto, doenças infecciosas mais graves, complexas e severas também podem desencadear estes sintomas, tais como cinomose, hepatite contagiosa, ehrlichiose, babesiose e leishmaniose (calazar).
Os filhotes são mais susceptíveis a todas essa doenças, já que o seu sistema imunológico não é capaz de combater infecções virais, bacterianas e parasitárias de uma forma tão eficiente como os animais adultos. Atualmente, na prática veterinária, temos observado que animais da raça Pit Bull não apresentam uma boa resposta imune e adoeçem com muita facilidade. Acredita-se que a seleção desta raça, com acasalamentos de consaguinidade, à procura de animais com alto valor genético, tenha selecionado animais mais predisponentes a uma grande variedade de doenças. Entretanto, ainda existe a necessidade de estudos mais detalhados sobre a imunidade desta raça. Para o diagnóstico da doença do seu animal, alguns fatores devem ser levados em consideração: o filhote recebeu as três doses da vacina conhecida popularmente como “octupla”, que previne doenças como cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite, influenza, parainfluenza e leptospirose? Foi vermifugado corretamente? Apresentou infestação de pulgas ou carrapatos? É realizado algum tipo de prevenção contra o mosquito palha, que transmite a Leishmaniose? Desta forma, este animal deve ser examinado por um médico veterinário, que pode pedir alguns exames, como hemograma completo, exame parasitológico de fezes, exame de pesquisa de hematozoários e sorologia. Soroterapia, antibioticoterapia, vermífugos, antiinflamatórios, imunoestimulantes, colírios oftálmicos e suplementação vitamínica são alguns procedimentos e medicações que poderiam ser utilizadas. Entretanto, o diagnóstico é fundamental para a escolha da medicação correta e para o sucesso do tratamento.
Annice Aquino Cortez, médica veterinária da Favet-Uece. Esta coluna é mantida por meio de uma parceria com a Favet-Uece. Criadores interessados em tirar dúvidas sobre seus animais, nas mais variadas áreas da Veterinária, podem contatar o e-mail anavaleria@diariodonordeste.com.br ou pelos telefones (85) 3266.9790 ou 3266.9771.

Tags: , , , , , ,

Comentários

jussara

em 12 de fevereiro de 2011

minha pitbull esta com um pequeno sangramento no anus,tauves devido a uma carcaca de frango que comeu,fazem dois dias,mas ela esta animada,come bem e feliz,mas sera que e sintoma de alguma doenca? por favor me respondam com urgencia.

jussara

em 12 de fevereiro de 2011

minha pitbull esta com um pequeno sangramento no anus,tauvez devido a uma carcaca de frango que comeu,fazem dois dias,mas ela esta animada,come bem e feliz,mas sera que e sintoma de alguma doenca? por favor me respondam com urgencia.

Valéria Feitosa

em 13 de fevereiro de 2011

Olá, Jussara
Vou encaminahr tua pergunta para o Dr. Vet, coluna que mantemos em parceria com a Faculdade de Veterinária da Uece. Mas, atenção, meu Boxer, que fica no canil lá no sítio, em Caucaia, teve ferimento bem próximo ao anus, com sangramento. Tive de internas e ele está em tratamento. Diagnóstico: picada da mosca varejeira, muito comum nesta época com chuvas. Vale a pena procurar logo um veterinário para o correto diagnóstico!
boa sorte!

eurysson

em 21 de junho de 2011

ola pessoal,tenho um pit bull de apenas 1 mes e meio d idade e ele aparenta estar saudavel,porem com pouco tempo apresentou vermelhidao ”encarocadas”(tipo alergia)estao se formando no peitoral ,na pata e em 1das orelhas o q poderar c isso?ele ja tomou 2 doses do vermefugo e 1 contra pulgas. O dono dele retirou ele muito cedo da mae e me orientou a usar umbazilicao ainda n tomei atitud pois ele esta apenas cm 7dias em ksa o q devo fazer?aguardo noticias e obrigado pela atencao. Ha e ele coça muito o pescoco mas n as partes q citei

Valéria Feitosa

em 23 de junho de 2011

Olá, Eurysson
vou encaminhar sua dúvida para o Dr. Vet, certo? Aguarda a resposta!
valeu a participação!

carlos

em 26 de julho de 2011

tenho um pit bull q estar com feridas no olho e sangramento de vez enquanto q sair sague mas esta com feridas ?

Valéria Feitosa

em 12 de agosto de 2011

OLá, Carlos
Vou enviar sua pergunta para o Dr. Vet. Aguarda resposta!

Diana Andrade

em 8 de setembro de 2011

minha pitbull esta com um pequeno sangramento no anus,tauves devido a uma carcaca de frango que comeu,fazem dois dias,mas ela esta animada,come bem e feliz,mas sera que e sintoma de alguma doenca? por favor me respondam com urgencia

Diana Andrade

em 8 de setembro de 2011

me digam que remédio posso dar pra limpar o intestino dela.. e ela jogar pra fora todos os resíduos… deu banho nela e não tem nenhum corte

Valéria Feitosa

em 9 de setembro de 2011

Leva ela urgente para um veterinário de sua confiança!
Aqui vai alguns
Dr. Leandre 3091.0160
Dr. Márcio 3252.4171

Valéria Feitosa

em 9 de setembro de 2011

Leva urgente no veterinário, ok?
Aqui vão algumas dicas:
Dr. Leandre 3091.0160
Dr. Márcio 3252.4171

Luana Silva

em 12 de janeiro de 2012

A minha cachorra ja tem 7anos e de uns dias pra cá nao quer comer direito emagreceu muito principalmente depois que matou um rato e comeu uma parte nao ta tomando muita pouca agua ja level no veterinario e ele so me deu uma vitamina pra dar a ela. Mas até agora nao vejo nem uma reaçao para melhor da minha cachorra ela treme muito de frio e ta muito magra me responda com urgencia por favor o que devo fazer?

Valéria Feitosa

em 15 de janeiro de 2012

Olá, Luana
como sua cadelinha já passou por um veterinário, é recomendável que vc leve ela de volta ao mesmo veterinário ou então procure um outro de sua confiança. Por respeito à ética veterinária, não confrontamos tratamentos, com a opinião de outro médico neste blog, ok?

Michel

em 9 de abril de 2012

tenho um pit bull com 3 meses e ele ta meio triste
com uma respiração meio ofegante ele perdeu um pouco de apetite e esta bebendo muito agua fica até meio barrigudo que remedio posso dar a ele?

Valéria Feitosa

em 9 de abril de 2012

Olá, Miguel

nesta coluna DR. VET não receitamos uso de medicamentos. Isto só é possível numa consulta veterinária. Por favor, leve logo seu animalzinho a um veterinário, certo?
valeu a participação!

Rafael Peres

em 11 de abril de 2012

Ola, Tenho um PitBull de 7 anos. A cerca de 6 ou 8 meses ele tem perdido o apetite e esta muito desanimado. Não quer sair da casinha e parece que esta com uma depressão. Ja perdeu muito peso pois nao esta com mais aquele apetite de Pitbull, seus musculos murcharam e parece um cachorro de rua. Não sei oq pode estar acontecendo pois sempre foi mto agitado e brincalhão. Ja levei em um veterinario no meu bairro que fez exames de sangue que não constaram nenhuma anormalidade. Ja dei vermifugo e vitaminas para ver se melhora mas nada, a cada dia ele esta ficando mais desanimado e fraco. No inicio achei que poderia ser a idade batendo mas percebi que ele ficou debilitado em um periodo curto, apenas 8 meses.Percebi tambem que as vezes ele fica com uma respiração agitada e parece ter pequenas convuñções, como se estivesse com um ”soluço”.Poderiam me ajudar? O que devo fazer e oque será que ele pode ter por estes sintomas?

Valéria Feitosa

em 13 de abril de 2012

OLá, Rafael

vou encaminhar tua pergunta para o Dr. Vet, porém, como as respostas são semanais e há outras na frente da sua solicitação, faz o seguinte: leva logo para o veterinário de sua confiança. Ele precisa fazer mais exames, como hemograma completo, exame da leishmaniose, e, se for o caso, raio-X e ultrassonografia, ok?
É caso de emergência!
grata pela participação!

Rafael Peres

em 13 de abril de 2012

Obrigado pelas dicas.
Fico no aguardo da resposta.

Abs.

Aldenice

em 26 de julho de 2012

a minha pitbull esta com uma coceira e o pelo esta caindo onde ela coça,gostaria de saber o que e e como tratar ela tem tres meses.


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

teste