Bem-Estar Pet

Busca


Dr. Vet: queda de pelos em cães

Publicado em 20/12/2010 - 15:42 por | 3 Comentários

Categorias: Saúde Animal

  • Enviar para o Kindle

Confira Coluna Dr. Vet, da Página de Bem-Estar Animal, publicada toda segunda-feira no Caderno Regional, do Diário do Nordeste.

“Tenho uma cadela da raça Dachshund tem 9 anos, alimenta-se de ração, tem acompanhamento de um veterianário, toma todas as vacinas e o veterinario passou complexo B para queda de pêlos mais não obteve sucesso com o tratamento, pois o pêlo continua caindo. Gostaria de saber qual a medicação que poderia usar para tratar desse problema de queda de pêlos”, pergunta a criadora Tamires Soriano.

Médico veterinário Reginaldo Pereira, da Fave-Uece

Dr. Reginaldo Pereira de Sousa Filho, da Faculdade de Veterinária da Uece, responde na edição de hoje: “Em relação à queda de pelos é importante sabermos  que a pelagem reflete todo o bem-estar do organismo animal,e a sua qualidade depende de vários fatores como a alimentação, ambiente, estado psíquico e comportamental do animal. A análise para se descobrir a causa de alopecia (pelos facilmente  destacáveis) deverá ser ampla e abordar toda a história e condições de vida do animal.
Primeiramente verifique a alimentação. Basicamente deverá ser ração de boa qualidade, evitando-se outro tipo de alimento, como comida caseira humana ou laticínios. Prefira adquirir alimentos para cães em embalagens lacradas, o que garante a composição fidedigna  da ração.
A ingestão de produtos humanos, carne bovina ou de ave, pode predispor a queda da pelagem, além do desenvolvimento de alergias alimentares.
O controle de parasitas é muito importante, carrapatos, pulgas e piolhos causam espoliação e prurido generalizado, ocasionando alopecias mais graves e distúrbios alérgicos.
O banho também tem que ser avaliado. O ideal é que sejam usados produtos hipoalergênicos desenvolvidos pra a pele do cão. A frequência não pode ser mais que uma vez por semana. Muito cuidado também com produtos químicos utilizados para limpeza do ambiente, devem ser o mais neutros possíveis. Como visto, os fatores que envolvem este quadro clínico são inúmeros,o que devem ser avaliados criteriosamente pelo seu veterinário”.

* Esta coluna  é mantida por meio de uma parceria com a Favet-Uece. Criadores interessados em tirar dúvidas sobre seus animais, nas mais variadas áreas da Veterinária, podem contatar o e-mail anavaleria@diariodonordeste. com.br ou o telefone (85) 3266.9790 ou 3266.9771.

Tags: ,

Comentários

sandra

em 26 de setembro de 2011

tenho um vira lata mestiço com pastor alemão.
ele solta pelo o ano todo sem motivo algum, peguei e amo ele mas estou com problemas mesmo ele ficando no quintal os pelos entram em casa e vai por todo lado, já verifiquei e ele não tem nenhum machucado e nem se cosa, so solta pelo de montão, não sei mais o que fazer por favor me ajude, ração dog chau e biscoitinhos dog chau tambem, quando não encontro dou pedigre. ele tem um ano e quatro meses. estou pedindo ajuda porque não é de vez em quando é direto desde que era pequeno.come tambem cenoura, maça, cascas de frutas como mamão, manga, todos os legumes, batata, beterraba, vagem, mandioquinha tambem come todas as casquinhas. ele adora, come laranja, mexirica, fica bem claro que é so de vez em quando, por exemplo vou usar um tomate ele como o talinho vou descascar uma batata ele come as casquinhas se eu não dou ele pede começa a latir até eu dar ele deve sentir o cheiro e pede.

Valéria Feitosa

em 28 de setembro de 2011

Querida Sandra,
soltar pelo é comum em cães e gatos. Uma forma de vc reduzir a quantidade pela casa é escovar o fofinho todo dia. Uma vez por dia é suficiente. Compre em lojas pet uma escova apropriada para cães. Dai leve ele para um cantinho ao ar livre, escove todo o seu corpo. Depois é só juntar os pelos caidos e jogar no lixo. Isto vai reduzir consideravelmente a queda de pelos pela casa.
abs
Valéria

Jackson Szendela

em 21 de junho de 2013

Tenho um pastor alemão capa preta e ele não está comendo direito (quase nada), tá ficando magro e o pelo dele está caindo bastante também, (não fica falha) e a ração que dou para ele é royal cannin.
A vermifugação dele está em dia.
o que posso dar para ele?


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

teste