Blog de Cinema

Busca


Confira o trailer legendado de “A Entrevista”

Publicado em 22/07/2014 - 10:18 por | Comentar

Categorias: VEM POR AÍ
  • Enviar para o Kindle

O polêmico filme A Entrevista, de Seth Rogen e Evan Goldberg, que tem gerado um crise diplomática entre a Coréia do Norte e os Estados Unidos, ganhou, esta semana, o trailer legendado.

Na comédia de ação, Dave Skylark (James Franco) e seu produtor Aaron Rapoport (Seth Rogen) conduzem o popular programa de TV sobre celebridades “Skylark Tonight”. Quando descobrem que o ditador norte-coreano Kim Jong-Un é fã do show, eles marcam uma entrevista com ele na tentativa de conseguirem sua aprovação como jornalistas sérios.

Mas quando Dave e Aaron se preparam para viajar à Pyongyang, seus planos mudam no momento em que a CIA os recruta, mesmo sendo os homens mais desqualificados possíveis, para assassinar Kim Jong-Un.

No Brasil, o filme está previsto para estrear no dia 30 de outubro. Enquanto isso, o clima continua tenso, já que  o país asiático ameaça atacar os norte-americanos caso o filme estreie, de fato, nos cinemas.

Assista ao trailer e opine. Vale o risco?

Imagem de Amostra do You Tube

Tags: , , , , , , , ,

Livro “Cinecasulofilia” será lançado nesta quinta

Publicado em 17/07/2014 - 10:00 por | Comentar

Categorias: LITERATURA, LIVROS
  • Enviar para o Kindle

Nesta quinta (17), dentro da programação da Mostra Cinema de Garagem, o pesquisador Marcelo Ikeda, curador do evento junto com Dellani Lima, lança seu livro Cinecasulofilia, às 18h30, no Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco.

O livro traz uma coletânea de textos do blog homônimo, escrito por Marcelo Ikeda, reunidos em comemoração aos dez anos de sua criação. No blog, o escritor desenvolve uma concepção muito particular da crítica de cinema, como uma relação afetiva que entrecruza cinema e vida.

Capa do livro "Cinecasulofilia", de Marcelo Ikeda.

Capa do livro “Cinecasulofilia”, de Marcelo Ikeda.

Cinecasulofilia abrange aspectos do cinema contemporâneo e do cinema contemporâneo brasileiro, com textos sobre realizadores e filmes de períodos diversos, combinando crítica cinematográfica, análise fílmica e história do cinema.

Como bem salientou Ikeda no post de comemoração dos 10 anos, “esse blog sempre foi uma aposta radical por um caminho da escrita, por um caminho do cinema e da vida, que abriu algumas portas. E acredito que esse é um gesto generoso, que não abriu portas apenas para mim mas também para outros…”. E é isso que poderemos conferir logo mais! Vamos nessa? :)

Tags: , , , , , ,

Estreias e Cinema de Garagem em Fortaleza

Publicado em 16/07/2014 - 12:13 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Uma quinta-feira de poucas estreias, mas de muito cinema. Apesar das apostas serem todas em Planeta dos Macacos: O confronto, de Matt Reeves, o circuito alternativo traz para essa semana O melhor lance, novo filme de Giuseppe Tornatore, e a pré-estreia de Amar, Beber e Cantar, último filme de Alain Resnais. Além disso, a mostra Cinema de Garagem garante produções marginais nas telonas.

Planeta dos Macacos: O Confronto é a sequência de Planeta dos Macacos: A Origem, filme que reintroduziu o universo dos símios dominantes ao cinema. Ambientado alguns anos depois do longa anterior, o filme acompanha César, líder da nação cada vez mais crescente de macacos geneticamente evoluídos, e um grupo de humanos sobreviventes da devastação virótica. Embora macacos e humanos tenham estabelecido uma trégua, ela não vai durar para sempre. Veja o trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco

O melhor lance acontece no mundo dos leilões de arte e antiguidades de alta qualidade, onde Virgil Oldman (Geoffrey Rush) é um conhecido e apreciado especialista em arte. Ele é contratado por uma jovem herdeira, Claire Ibbetson (Sylvia Hoeks), para leiloar a grande coleção de obras de arte deixada por seus pais. Mas, por alguma razão, Claire sempre se recusa a ser vista pessoalmente.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Robert (Jim Sturgess), que ajuda Virgil a restaurar e montar algumas peças mecânicas antigas que encontra na casa da moça, também lhe dá conselhos sobre como ganhar sua confiança e lidar com os sentimentos que tem em relação a ela.

Já em Amar, beber e cantar, do mesmo diretor de Hiroshima, Mon Amour, o boato de que o amigo George está gravemente doente e tem apenas mais alguns meses de vida abala um grupo de teatro amador que tenta ensaiar uma nova peça. A pré-estreia é só no domingo (20), às 17h30, mas já dá pra sentir o que nos espera com o trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

Em paralelo a programação normal do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco, acontece ainda a Mostra Cinema de Garagem, que reúne 18 longas-metragens frutos de processos não-convencionais, e fora do circuito de grandes produtoras do eixo Sudeste ou mesmo internacional.

Após a edição de Fortaleza, que se estende até o dia 23 de julho, a mostra segue para o Rio de Janeiro, onde acontece de 1º a 10 de agosto. Para conferir mais informações sobre os filmes e a programação completa, basta acessar a página da mostra.

Viu, só? Sem cinema você não fica ;)

Tags: , , , , , , ,

Top Brics

Publicado em 15/07/2014 - 17:09 por | Comentar

Categorias: Cinema internacional
  • Enviar para o Kindle

Nesta semana, Fortaleza recebe a  VI Reunião de Cúpula do Brics, grupo político de cooperação entre os mercados emergentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.  Para entrar no clima dos países cujos representantes estão visitando nossa cidade, fizemos uma lista de filmes produzidos um em cada lugar. Confira o Top Brics  e comece a preparar a pipoca!

Brasil

O anfitrião não podia ficar de fora da seleção. Representando o cinema nacional, sugerimos o filme Cidade de Deus (2002), drama brasileiro dirigido por Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. Adaptado por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins, o filme retrata o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus entre o final da década de 1960 e o início da década de 1980.

Estrelado por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva, Alice Braga e Seu Jorge, o longa recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (Cesár Charlone). Além disso, também foi exibido fora de competição no Festival de Cannes. Veja o trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

Rússia

Do cinema russo, o destaque é para o lendário O encouraçado Potenkim (1925). Realização mais importante e conhecida do diretor Serguei Eisenstein, o filme é considerado um marco na montagem cinematográfica. Filmado em 1925, ele parte de um fato histórico de 1905 – rebelião de marinheiros de navio de guerra – para criar uma obra universal que fala contra a injustiça e sobre o poder coletivo que há nas revoluções populares.

O longa é dividido em cinco partes que se ocupam em provocar uma situação tal de espaço-tempo onde todos os pormenores apresentam um significado a ser apreendido pelo espectador. De forma a transcrever ideias complexas e ideologias profundas, Eisenstein chegou ao uso de técnicas de montagem inspiradas nos ideogramas orientais. Confira o trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

Índia

Da incrível indústria de Bollywood, merece destaque o longa Como estrelas na terra (2007), de Aamir Khan. O filme traz a história de Ishaan, um garoto de nove anos que não possui muitos amigos e sofre de dislexia, doença que o prejudica nas atividades escolares. Com a ajuda do professor Nikumbh e de sua família, Ishaan começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente. Veja algumas cenas.

Imagem de Amostra do You Tube

Vale lembrar que a produção centenária do cinema indiano está sendo celebrada de hoje (15) até o dia 23 na Escola Porto Iracema das Artes, com a Mostra “100 anos do cinema indiano”. A seleção inclui sete filmes marcantes da última década e cai como uma luva na semana da visita do primeiro ministro da Índia a Fortaleza.

China

Para mergulhar no universo chinês, sugerimos o filme Adeus, Minha Concubina (1993), de Chen Kaige, uma adaptação do romance escrito por Lilian Lee, que ganhou a “Palma de Ouro” do Festival de Cannes, em 1993. O filme é considerado pela crítica como um dos trabalhos centrais do movimento da Quinta Geração que trouxe diretores de cinema chineses para a atenção mundial.

Como muitos outros filmes dessa época, ele explora o efeito da política turbulenta da China durante a metade do século XX nos humanos. Neste caso, os humanos são aqueles que trabalham na ópera pequinense. Assista ao trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

 

África do Sul

Por fim, uma dica de produção africana. A sugestão é o filme A vida, acima de tudo (2011), de Oliver Schmitz. O drama se passa numa pequena vila, nos arredores de Johannesburg, onde a vida, apesar de dura, é levada com orgulho e as tradições com rigor. Chanda (Khomotso Manyaka) é uma menina de 12 anos cuja inteligência e sensatez faz prever um futuro auspicioso. Porém, tudo se transforma quando a sua irmã recém-nascida morre e a sua mãe, inconsolável, entra em depressão profunda e foge.

Sem ninguém para cuidar da família, Chanda é obrigada a deixar a escola para cuidar dos seus dois irmãos ainda pequenos. Com o passar do tempo, percebe que os vizinhos alteraram drasticamente a forma como lidavam com ela e com a sua família e que se contam boatos cuja explicação ela nunca chega a perceber. Suspeitando que tudo se deve à doença da mãe e à morte da irmã, Chanda decide enfrentar as crenças e preconceitos da comunidade e partir em busca da progenitora. Veja o trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

Prontinho! Agora é só assistir. Não esqueça de dizer o que achou ;)
Ah, e se tiver mais sugestões, pode acrescentar a lista!

Tags: , , , , , , , , , ,

Confira os teasers de “Jogos Vorazes: A Esperança”

Publicado em 11/07/2014 - 8:45 por | 1 Comentário

Categorias: VEM POR AÍ
  • Enviar para o Kindle

Com direção de Francis Lawrence (Água Para Elefantes), Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 só chega aos cinemas nacionais no dia 20 de novembro, mas dois teasers já foram lançados para aguçar a curiosidade dos fãs da saga.

O terceiro longa acompanha a heroína Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) conduzindo a rebelião dos Distritos de Panem contra a tirânica e corrupta Capital. Confira os teasers e supere as expectativas!

Imagem de Amostra do You Tube

Imagem de Amostra do You Tube

Tags: , , , ,

Acaba a Copa, mas não acabam as estreias

Publicado em 09/07/2014 - 16:10 por | Comentar

Categorias: ESTRÉIAS
  • Enviar para o Kindle

Depois de quase um mês de imersão no futebol, os brasileiros se despedem da possibilidade de um sexto título em Copa do Mundo em casa. O placar arrasador de 7×1 a favor dos alemães no estádio Mineirão fez o povo chorar. Mas os dias passam, a dor também, e as novidades no cinema podem ajudar a esquecer a derrota.

Para fazer rir, duas comédias estreiam nesta quinta: Juntos e Misturados, de Frank Coraci, e Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate, de Roberts Gannaway.

Em Juntos e Misturados, após um primeiro encontro desastroso, Jim (Adam Sandler) e Lauren (Drew Barrymore) viajam, por coincidência, para o mesmo resort familiar durante as férias, junto com seus filhos de casamentos anteriores. Sendo obrigados a conviver, uma atração começa a surgir entre os dois. Confira o trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

Já na animação Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate, Dusty descobre que seu motor está severamente danificado e nunca mais poderá participar de corridas. Após algumas adaptações ele acaba realocado na brigada aérea de incêndio, onde conhece o veterano helicóptero Blade Ranger e a equipe terrestre conhecida como The Smokejumpers. Enfrentando o fogo diariamente, Dusty finalmente entende o significado da palavra “herói”. Assista ao trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

Para quem prefere o terror, entra em cartaz o filme A Marca do Medo, de John Pogue. Durante uma aula na universidade, um professor pergunta a seus alunos o que são fenômenos sobrenaturais, e se é possível provar que eles existem. Ninguém consegue responder à pergunta.

Ele decide então reunir uma equipe com mais três alunos, para investigar o estranho caso de Jane Harper, uma garota aparentemente possuída por demônios. O experimento consiste em isolar Jane dentro de um casarão, fazendo uma série de testes para que os poderes paranormais na garota se manifestem diante das câmeras.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco

Dentro do circuito alternativo, ganha destaque o filme francês Uma relação delicada, de Catherine Breillat. Na trama, a cineasta Maud (Isabelle Huppert) precisa enfrentar as limitações físicas do corpo, após um derrame, e, ao mesmo tempo, a inevitável solidão da sua vida.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ela se encanta ao ver Vilko (Kool Shen) em um programa de televisão e, determinada a se aproximar, o convida para atuar em seu próximo filme. Cada vez mais envolvida, Maud começa a bancar as aventuras extravagantes do novo amigo, numa relação conturbada que envolve uma dependência inexplicável.

As opções estão aí! Programe-se e anime-se, afinal, nem só de futebol se vive.

Tags: , , , , , , ,

Confira o trailer da cinebiografia de Jimi Hendrix

Publicado em 08/07/2014 - 8:51 por | Comentar

Categorias: VEM POR AÍ
  • Enviar para o Kindle

Com estreia marcada para 8 de agosto no Reino Unido e 26 de setembro nos Estados Unidos, o filme All is by my side, de John Ridley (12 anos de escravidão), ganhou, recentemente, seu primeiro trailer. A história de musical de Jimi Hendrix embala o novo longa. Veja:

Imagem de Amostra do You Tube

All is by my side foca no período em que Jimi Hendrix (Andre Benjamin) iniciou sua carreira como guitarrista de apoio em clubes de Nova York. Ele é descoberto por Linda Keith (Imogen Poots), uma modelo apaixonada por música que na época namorava o guitarrista Keith Richards (Ashley Charles).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Linda acredita no potencial de Hendrix e o convence a se mudar para Londres e gravar um disco, que seria o clássico “Are you Experienced”, com a banda Jimi Hendrix Experience. O filme termina um pouco antes da clássica apresentação de Hendrix no Monterey Pop Festival, onde uma apresentação flamejante e uma guitarra em chamas entrariam para a história do rock & roll.

Tags: , , , ,

Hoje é dia de Cine Caolho

Publicado em 07/07/2014 - 9:23 por | Comentar

Categorias: CINECLUBISMO
  • Enviar para o Kindle

Você curte a produção audiovisual cearense? Sabe o que tem de bom sendo feito aqui? O Cine Caolho, cineclube que promove, mensalmente, um encontro do cinema local,  vai te ajudar a responder essas perguntas.

Em sua 9ª sessão, o evento traz na noite desta segunda-feira (7), a partir das 19h30, uma programação gratuita com a exibição de dois documentários inéditos: Alguns Páreos em Palermo (2014), de Gabriel Silveira e Origem: Destino (2013), de Armando Praça.

No filme de Gabriel Silveira, você poderá conferir a rotina de corridas e apostas do tradicional Hipódromo Argentino de Parlemo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Origem: Destino, o diretor Armando Praça assim descreve: “Minha vida se tornou uma história, cada um a conta da sua maneira, fala-se de mim em todo canto, não importa o quê. Só quem sabe a verdadeira versão da história é quem vive do meu lado. Para melhor me conhecer, venha para perto de mim e saberá quem eu sou.”

10464258_672054672870892_5649806296531985504_n

Foto: Divulgação

Após a sessão, haverá debate com Ricardo Pretti e distribuição de texto de Rodrigo Capistrano. Apesar de gratuita, a entrada no Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco está sujeita a lotação da sala, portanto recomenda-se chegar cedo e retirar o ingresso na entrada da sala 02.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Uma seleção de filmes alemães

Publicado em 06/07/2014 - 11:43 por | Comentar

Categorias: Geral
  • Enviar para o Kindle

O próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo é nada mais, nada menos, do que um país que tem uma das indústrias de cinema mais produtivas e um dos maiores mercados do mundo. Enquanto os jogadores brasileiros se preparam para enfrentar a Alemanha em campo, trazemos uma seleção de filmes alemães para você entreter-se até o jogo de semifinal da próxima terça-feira (8). Confira sinopses e trailers e divirta-se!

1. Corra, Lola, Corra (Tom Tykwer / 1998)

Manni (Moritz Bleibtreu), o coletor de uma quadrilha de contrabandistas, esquece no metrô uma sacola com 100.000 marcos. Ele só tem 20 minutos para recuperar o dinheiro ou irá confrontar a ira do seu chefe, Ronnie, um perigoso criminoso. Desesperado, Ronni telefona para Lola (Franka Potente), sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai (Herbert Knaup), que é presidente de um banco. Assim, Lola corre através das ruas de Berlim, sendo apresentados três possíveis finais da louca corrida de Lola para salvar o namorado.

Imagem de Amostra do You Tube

2. Adeus, Lenin! (Wolfgang Becker / 2003)

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão, ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Imagem de Amostra do You Tube

3. Edukators (Hans Weingartner/2003)

Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg)  são “Os Edukadores”: de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso aos milionários de que “seus dias de fartura estão contados”. Quando Jule  (Julia Jentsch), namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg (Burghart Klaubner) com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá um guinada inesperada: segredos serão revelados, sentimentos descobertos e os “edukadores” terão que mudar radicalmente sua estratégia de protesto.

Imagem de Amostra do You Tube

4. A Onda (Dennis Gause / 2008)

Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar “A Onda” pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com “A Onda”, mas aí já é tarde demais.

Imagem de Amostra do You Tube

5. A Fita Branca (Michael Haneke / 2009)

1913. Em um vilarejo no norte da Alemanha vivem as crianças e adolescentes de um coral, dirigido por um professor primário (Christian Friedel). O estranho acidente com o médico (Rainer Bock), cujo cavalo tropeça em um arame afiado, faz com que uma busca pelo responsável seja realizada. Logo outros estranhos eventos ocorrem, levantando um clima de desconfiança geral.

Imagem de Amostra do You Tube

Tags: , , , , , , ,

Programe-se para as estreias desta quinta

Publicado em 03/07/2014 - 9:23 por | 1 Comentário

Categorias: ESTRÉIAS
  • Enviar para o Kindle

Ação, drama, animação, terror. A quinta que antecede mais um feriado em Fortaleza traz estreias para todos os gostos e idades no cinema. Por isso, fique atento e agende-se!

Depois de quatro anos após os acontecimentos do terceiro filme, Transformers: A Era da Extinção, de Michael Bay, mostrará a humanidade tentando se reconstruir após os Autobots e os Decepticons desaparecerem da Terra.

ads_optimus

Foto: Reprodução

Entretanto, um grupo de cientistas e empresários que buscam aprender com as invasões passadas dos Transformers, acabam levando a tecnologia a limites para além do que eles podem controlar. Ao mesmo tempo, uma poderosa ameaça Transformer transforma a Terra em seu alvo. Veja o trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

Para a seleção dos chamados “filmes espíritas”, entra em cartaz o drama Causa e Efeito, de André Marouço. No longa, o policial Paulo (Matheus Prestes) enfrenta um grande trauma, após perder a esposa e o filho em um acidente de carro. Ele não consegue aceitar o fato de que o responsável pelo crime não tenha sido punido, e acaba decidindo fazer justiça com as próprias mãos.

Paulo passa a matar outras pessoas, mas não consegue assassinar a garota de programa Madalena. Os dois se apaixonam e fogem juntos, usando as palavras de um padre, um pastor e um espírita para reconstruir suas vidas.  Assista ao trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

Um prato cheio para as crianças, a animação Khumba, deAnthony Silverston, vai contar a história de uma zebra acusada por seu supersticioso bando de trazer azar para o grupo. O fato de ter listras em apenas metade do corpo a faz embarcar numa perigosa jornada em busca da normalidade.

Khumba-imagem-filmes-cinema-2014

Foto: Divulgação

Já o terror O espelho, de Mike Flanagan, traz o drama de Tim e Kaylie, dois irmãos traumatizados pela morte inexplicada dos pais. Quando Tim sai de um hospital psiquiátrico, após anos internado, ele tem certeza de que a causa da tragédia familiar é um grande espelho que acompanha a família há séculos. Cercados por fenômenos paranormais, os dois tentam provar que o objeto é o verdadeiro responsável pela sangrenta história de seus ascendentes. Confira o trailer.

Imagem de Amostra do You Tube

No circuito alternativo, estreia o longa Que estranho chamar-se Frederico. Com a inventividade e excelência do diretor italiano Ettore Scola, o filme traz uma cinebiografia apaixonada do compatriota, colega de trabalho, amigo de vida e mestre Federico Fellini.

imagem-de-que-estranho-chamar-se-federico-do-diretor-ettore-scola-1401921362488_956x500

Foto: Divulgação

As encenações são complementadas por imagens de arquivo e depoimentos de época, que reforçam a narrativa de Scola e relembram a própria capacidade de Fellini de reinventar suas memórias.

Tags: , , , , ,

Página 1 de 35112345...102030...»

Páginas

Facebook

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999