Busca

A deturpação da mitologia em FÚRIA DE TITANS 2

20:16 · 04.04.2012 / atualizado às 20:16 · 04.04.2012 por

Fúria de Titans 2 deturpa a mitologia grega em todos os aspectos. Observe como personagens e lugares mitológicos são descritos no filme, conforme a galeria de personagens criada pela produtora Warner Bros e postada na Internet.  Abaixo, em comentário, saiba a descrição real conforme expressada na mitologia grega

PERSEU
No filme Semideus filho de Zeus, Perseu é um guerreiro feroz, famoso por derrotar o mortal Kraken. Depois de viver 10 anos com seu filho como um pacato pescador, Perseu é, mais uma vez, chamado à aventura quando seu pai, o deus Zeus, é capturado por Hades e Ares em uma trama para libertar o monstruoso titã Cronos, o próprio pai de Zeus. Ao lado de Andrômeda e Agenor, filho de Poseidon, Perseu parte para libertar Zeus e liderar a batalha da humanidade contra Cronos e sua legião de demônios.

Comentário – Conforme a mitologia, Perseu é realmente filho de Zeus (gerado de sua relação ilegítima com Danae, filha de Acrísio, rei de Argos) e, arrancado dos braços dela pelo pai, foi colocado em um bote no mar, tendo sido resgatado tempos depois por um pescador, Dictys. Porém:
• Nunca enfrentou o Kraken (que é personagem da mitologia nórdica, não grega), e sim a Medusa;
• Nunca lutou ao lado de Andrômeda;
• Jamais desceu ao Tártato, uma espécie de inferno encravado no fundo da Terra;
• O titã Cronos nunca conseguiu se libertar de sua eterna prisão.

ANDRÔMEDA
No filmeA Rainha Guerreira de Argos, Andrômeda lidera um exército contra o ataque iminente de monstros sinistros do submundo. Andrômeda tem esperança na humanidade, mesmo em sua hora mais sombria, acreditando, contra a razão, que ela e seu exército humano podem enfrentar até os mais poderosos titãs. Com um potente arco e flecha como arma, ela é a primeira a se unir a Perseu em sua viagem ao submundo para encontrar e libertar Zeus, e enfrentar Cronos.

Comentário – Andrômeda nunca foi rainha e sim, princesa de Argos. E mais:
• Nunca foi guerreira;
• Nunca liderou exército algum;
• Não usou arco e flecha;
• Não desceu ao submundo;
• Tampouco conheceu Zeus.

Perseu e Andrômeda na mitologia grega
Perseu conheceu Andrômeda ao retornar da aventura na qual decepou a cabeça da górgona Medusa,a qual trazia em uma sacola a fim de dá-la como presente a Atena. No caminho de volta, viu Andrômeda amarrada a uma pedra no mar como oferenda para um monstro marinho Cetus, o qual ele derrotou utilizando a cabeça da Medusa, mas após ela concordar que se casaria com ele caso a salvasse;
• Assim foi feito: Perseu se casou com Andrômeda, fundou a cidade de Micenas e com ela teve 7 filhos.

 ZEUS
No filme O poderoso Zeus é O “pai de deuses e homens”. A capacidade humana de amar, personificada em Perseu, seu filho semideus, levou Zeus a acreditar no futuro da humanidade e preferir Perseu a seu filho Ares, o deus da guerra. Mas os poderes dos deuses estão diminuindo e Ares, juntamente com Hades, irmão de Zeus, conspiraram contra Zeus para libertar o temível titã Cronos. Muito tempo atrás, os irmãos deuses Zeus, Hades e Poseidon se rebelaram contra seu pai, aprisionando-o nas profundezas do submundo, no Tártaro. Mas, se libertado, esse monstruoso titã poderia destruir o futuro da humanidade com um só golpe.

Comentário – Zeus é realmente considerado o “pai dos deuses e dos homens”, e realmente, com a ajuda de Hades e Poiseidon, venceu a guerra contra os titãs, os quais foram aprisionados no Tártaro. Porém:
• Zeus nunca foi aprisionado por Hades e Ares e muito menos no Tártato;
• Era um deus arrogante, violento e vingativo, que teve dezenas de filhos ilegítimos enganando as belas mulheres humanas que desejava;
• Nunca pediu desculpas ou perdão;
• Para ele, os humanos pouco importavam;
• Nunca recorreu ao seu filho semideus Perseu;
• Nunca teve um filho preferido.

AGENOR
No filmeSemideus filho de Poseidon, Agenor é um ladrão astuto, além de um jovem rebelde. Depois que Perseu e a Rainha Andrômeda o libertam da prisão, ele se une a eles em sua tentativa de chegar ao submundo para libertar Zeus e salvar a humanidade.

Comentário – Agenor é o rei da cidade fenícia de Tiro e não um reles ladrão e vagabundo que ninguém dá valor. É mais conhecido na mitologia porque teve a sua filha, Europa, raptada por Zeus, o qual se disfarçou de touro para seduzi-la. E mais: 
• Nunca teve contato com Perseu;
• E nem Andrômeda.

HADES
No filme O deus do Submundo, decidiu que a única maneira de manter qualquer tipo de poder que, para ele, equivale à imortalidade, é libertar a força eterna e destrutiva de seu pai, Cronos, da prisão do Tártaro, no submundo.  Amargurado por ver, durante anos, a diminuição de seu poder, Hades faz um pacto secreto com Ares, o deus da guerra, para capturar Zeus e transferir seu poder para o monstruoso titã Cronos.

Comentário – Assim como Zeus e Poseidon, filho de Cronos e Réia, após a titanomaquia, a guerra contra os titãs, Hades herdou o mundo inferior, o Hades, e não o Tártaro, o mundo subterrâneo, nas profundezas da Terra. E:
• Nunca questionou a sua imortalidade;
• Nunca tentou tirar Cronos de sua prisão;
• Nunca fez pacto secreto com Ares.

POSEIDON
No filmeO deus do mar, Poseidon, está enfraquecido quando encontra Perseu e lhe diz que Zeus foi capturado, e que o próprio Perseu tem que lutar pelo futuro da humanidade. Entregando sua divina arma, o Tridente, a Perseu, ele implora ao guerreiro que o entregue a Agenor, o semideus filho de Poseidon, e se junte a ele no esforço de libertar Zeus e salvar o futuro.

Comentário – Aqui tá tudo errado. Nada disso aí está na mitologia grega.

ARES
No filmeFilho de Zeus e Hera, deus da guerra, Ares, querendo se vingar de seu pai e da humanidade, faz um pacto com seu tio Hades, o deus do submundo, e seu avô, o antigo titã Cronos. Junto com Hades, Ares conspira para capturar e aprisionar Zeus, em uma trama para destituir os deuses e levar o caos à humanidade. Mas antes terá que enfrentar Perseu, seu irmão semideus.

Comentário – Ares, deus da guerra, realmente filho de Zeus e Hera, nunca planejou se vingar de seu pai porque não motivo algum para isso. E:
• Nunca enfrentou Perseu. Pelo menos na mitologia grega.

Cronos devora Poseidon em pintura de Peter Paul Rubens, 1636

CRONOS
No filmeCriador da Terra, portador do caos, foi, há muito tempo, encarcerado por toda a eternidade por seus filhos Zeus, Hades e Poseidon.  Agora, convenceu Hades e Ares, o deus da Guerra, a fazer um pacto sinistro para libertá-lo e destruir o mundo que ele criou.

Comentário – nada disso consta na mitologia grega.

Cronos na Mitologia grega
Cronos, divindade suprema da segunda geração dos titãs, a pedido da mãe, castrou o próprio pai, Urano, cujo sangue, ao cair na Terra, gerou os mares, mantanhas e florestas. Casou-se com a sua irmã Réia, a qual deu-lhe 6 filhos: Héstia, Deméter e Hera, mulheres, e Hades, Poseidon e Zeus, homens. Temeroso de uma profecia do pai antes de morrer de que seria também destronado por um dos filhos, exigiu da mulher que lhe entregasse os filhos, os quais engolia. Réia não teve coragem de entregar-lhe Zeus (o qual substituiu por uma pedra envolta em um manto), que mais tarde libertou os irmãos, iniciando uma guerra contra o pai e outros titãs. Essa guerra durou 10 anos e, ao seu fim, os titãs foram vencidos e presos às profundezas do Tártaro, de onde jamais sairiam. Na divisão da Terra, Zeus ficou com o céu e a Terra; à Poseidon coube os mares e os rios e Hades ficou com o mundo subterrâneo, o reino das almas.

HEFESTO, o deus caído
No filmeUm deus destituído de seu poder, que um dia forjou as poderosas armas que Zeus, Poseidon e Hades carregavam, e arquiteto da prisão do Tártaro, Hefesto agora vive no exílio, em Kail, uma ilha oculta que se move com as correntes. Tendo por únicos companheiros uma família de ciclopes, Hefesto tem que decidir se vai ou não ajudar na luta contra Cronos, quando recebe a visita de Perseu, Andrômeda e Agenor.

Comentário – Filho de Zeus e Hera, foi jogado do Olimpo para a Terra, pela mãe, por ter nascido coxo (outra versão diz que ele ficou coxo por causa da queda). Caiu na ilha de Lemmos onde foi criado e se tornou hábil ferreiro, tendo, realmente, criado as armas e armaduras para os deuses. Sua esposa, Afrodite, que o considerava feio, o traiu com o bonito Ares e ele vingou-se apanhado a ambos em uma rede. Porém:
• Não era arquiteto;
• Não construiu o Tártaro e tampouco esteve lá, nem para pagar pela fama de ser coxo e corno.

HÉLIO, filho de Perseu
No filmeFilho mais novo de Perseu, Hélio cresceu acreditando que seu pai era um simples pescador. Ele idolatra os deuses poderosos e estuda os pergaminhos que narram o levante deles contra os titãs. Quando Perseu revela sua verdadeira identidade, Hélio se esconde e fica aos cuidados de Clea, sua professora, mas jamais deixa de acreditar que a força de seu pai prevalecerá.

Comentário – Esse aí é invenção de roteirista de Hollywood. Os filhos de Perseu e Andrômeda foram Perses, Alceu, Estênelo, Helau, Mestor, Electrião e Gorgófona.

Outros personagens inventados pelos roteiristas
CLEACurandeira e professora de Hélio, Clea cuida do menino quando seu pai parte para resgatar Zeus.

CORINACriada da rainha Andrômeda, Corina corajosamente se une a Perseu para libertar Zeus.

GENERAL MANTIUGeneral do exército de homens da rainha Andrômeda, o General Mantius fica, de início, inseguro quanto ao plano de Perseu de resistir ao ataque iminente. Ele confia em sua rainha, mas se ela cair, ele ordenará que seus homens rezem para Ares, o deus da guerra, para que venha ajudá-lo

GUARDA DE ELITEDo imenso exército humano da rainha Andrômeda, somente quatro bravos soldados juntam-se a Perseu para descer ao submundo e resgatar Zeus.

CRIATURAS & MONSTROS

QUIMERA
No filmeUm demônio enviado do submundo, a Quimera ataca a pequena vila pesqueira onde Perseu construiu sua casa. Este monstro aterrorizante possui asas negras e duras de morcego, cauda de serpente e cospe fogo de suas três cabeças — uma de leão, uma de bode demoníaco e uma terceira de serpente.

Comentário – Perseu nunca o enfrentou. Na verdade, coube ao herói Belorofonte, filho de Poseidon, matá-lo montado no cavalo alado Pégasus.

cíclopes

CICLOPES
No filmeSão os enormes monstros de 10 metros de altura e um olho só, que guardam a ilha de Kail, lar de Hefesto.

Comentários – Há várias versões dos ciclopes. Uma delas sinaliza 3 deles como ferreiros de Hefesto, não guardas de uma ilha.

MAKHAI
No filme – Demônios de batalha, os Makhai são o exército de Cronos lançado do submundo sobre a humanidade.  Essas enormes criaturas multiarmadas de dois troncos têm garras ou espadas de osso em vez de mãos e emergem das bolas de fogo lançadas pelo impressionante titã Cronos.

Comentário – Nada a ver com a mitologia grega.

Teseu e o Minotauro

MINOTAURO
No filmeUm monstro aterrorizante e violento de 2,5 metros de altura, metade homem, metade touro, que espreita entre os muros do labirinto. Guardião do portão do Tártaro, ele usa seu poder de iludir para meter medo em Perseu, na rainha Andrômeda e Agenor quando tentam entrar no submundo.
 
Comentário – O Minotauro habitava as cavernas labirinticas de Creta e foi morto pelo herói Teseu. Em Fúria e Titás, está de gaiato.

PÉGASUS
No filmePoderoso companheiro de Perseu, é um divino cavalo alado, cuja ferocidade em batalha é tão grande quanto sua beleza.

Comentário – Pégasus, ou  Pegaso, pegasusnascido do sangue de Madusa (que estava grávida de Poseidon) quando Perseu a decapitou, ajudando-o a fugir do lugar. Porém:
• Jamais se encontraram novamente;
• Pégasus foi domado por Belorofonte, o qual se tornou seu fiel aliado nas várias aventuras que empreendeu.

LUGARES E COISAS

O LABIRINO
No filme Portão móvel e em forma de enigma para o submundo, o qual Perseu, Andrômeda e Agenor devem ultrapassar para encontrar o Tártaro e resgatar Zeus.

Comentário – O labirinto, originalmente construído por Dédalo para o rei Minos aprisionar o Minotauro,  era o habitat do monstro na ilha de Creta, e não uma passagem para o submundo.

O TÁRTARO
Comentário  – Existe uma diferença o Hades e o Tártaro. Expressada por Homero em sua Ilíada, como uma prisão situada “tão abaixo do Hades quanto a terra é do céu”, destinada aos deuses inferiores e ao sofrimento eterno dos inimigos e desafiadores dos deuses, como Cronos e os Titans, o Tártaro é o mais terrível e profundo lugar da Terra. Já o O Hades é submundo inferior, acima do Tártaro, reservada para as almas dos humanos que cometeram crimes e outros delitos graves.

RAIO
No filmeArma divina em forma de raio – forjada por Hefesto e carregada por Zeus – que, juntamente com o garfo de Hades e o tridente de Poseidon, forma a Lança de Triam.

GARFO
No filmeA arma divina de dois dentes – forjada por Hefesto e carregada por Hades – que, juntamente com o raio de Zeus e o tridente de Poseidon, forma a Lança de Triam.

Comentário – Essa arma, a Lança e Triam, não existe na mitologia grega.

O NOMOS
No filmeO barco dado pela Rainha Andrômeda a Perseu para a viagem até a Ilha de Kail.

Comentário – Não consta na mitologia grega: nem o barco e nem a tal viagem.

Para saber mais sobre a miytologia grega acesse > http://peppertouch.wordpress.com/category/mitologia-grega/

Comentários 58

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caio Parente

07/05/2013 as 17:1019

sim, se as pessoas pararem de orar para ele no filme

segredinho

07/04/2013 as 16:1019

os semideuses podem morrer de acordo com o filme a furia de titãs?

Grace Kelly

10/09/2013 as 21:0919

Gostei dos comentários que relacionam as histórias em sua origem do “mito” hollywdiano. É necessário estes tipos de observações que enriquecem o conhecimento e estimula a curiosidade de adolescentes que tem se interessado por estes temas.

Pedro Martins Freire

25/06/2013 as 18:0719

NAYANE. Para aplacar a sua fome de conhecimento (eu também sou assim), seguem alguns endereços nos quais poderá encontrar as respostas que você está em busca.
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-sao-os-titas-da-mitologia-grega
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tit%C3%A3
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
http://cpantiguidade.wordpress.com/2011/11/21/deuses-e-homens/
http://problemadomal.blogspot.com.br/2009/10/luta-entre-o-bem-e-o-mal-na-mitologia.html

Espero ter te ajudado. Grande abraço, Pedro.

nayane

24/07/2013 as 19:0719

1- quem eram os titãs?
2-quais eram os três filhos de titãs?
3-o que ocorreu entre os deuses e humanos? explique as causas?
4- concluindo escreva sodre: o bem e o mal existem? humanos e deuses qual sua relacao no filme e na vida real?

WEBER MALCHER

16/11/2013 as 11:0619

A MITOLOGIA GREGA É RICA EM INFORMAÇÕES. SERÁ QUE ESSES HERÓPIS MITOLÓGICOS NÃO FORAM REAIS? SERÁ QUE O CAVALO ALADO, PÉGASUS NÃO É, NA VERDADE, UMA NAVE ESPACIAL?

Joel

06/10/2013 as 22:0619

Permita-me aplaudir o seu trabalho. Não podemos aceitar que se desvirtue a mitologia grega. Ela tem (pelo menos tinha)um sentido moral. Quanto ao HADES, quero lembrar que se dividia em Tártaro, para os desgraçados, e Campos Elísios, para os bem-aventurados. Os juízes Minos, Radamanto, Éaco e Triptólemo ficavam na encruzilhada dos caminhos que davam acesso a um e outro (na Apologia,de Platão, Sócrates fala desses juízes ao se defender). Em vida, parece que somente Orfeu e Ulisses desceram ao Hades, este último para consultar Tirésias, o mago cego.

Pedro Martins Freire

16/08/2013 as 08:0519

ARTHUR. Obrigado pelo comentário. Infelizmente não posso alterar o texto já editado. Mas o seu comentário fica postado para que os leitores o apreciem. Obrigado pela visita e retorne sempre. Grande abraço, Pedro.