Diário Cariri

Busca


Menino atingido com tiro na cabeça durante tiroteio morre em Barbalha

Publicado em 02/08/2015 - 15:15 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
FOTO: Reprodução/TV Verdes Mares

Capela onde acontecia os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Missão Velha. FOTO: Reprodução/TV Verdes Mares

O garoto de sete anos de idade, atingido com um tiro na cabeça há exatamente uma semana (26), não resistiu a gravidade da lesão e morreu na noite desta sexta-feira (31) em um dos leitos do Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha. José Danilo da Silva estava sentado na barraca de alimentos do avô, durante os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Missão Velha, quando teria iniciado um tiroteio.

De acordo com a Polícia Militar, o crime teria sido cometido por “dois homens que trafegavam em uma motocicleta”. A dupla tinha como alvo Cícero Ricaeldes da Silva, de 20 anos. Ele foi atingido com, pelo menos, três tiros e morreu no local. A motivação do crime ainda não foi descoberta. Testemunhas identificaram um dos atiradores e forneceram a identidade à Polícia. O suspeito reside no município de Brejo Santo, porém, ainda não foi capturado.

Danilo residia no Sítio Pinheiro, zona rural de Missão Velha, e completaria oito anos este mês.

Releia a reportagem do tiroteio ocorrido em Missão Velha clicando aqui.

Tags: , , , , , , ,

Termina greve de 161 dias dos servidores da saúde, em Juazeiro do Norte

Publicado em 31/07/2015 - 18:17 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

Após mais de cinco meses de paralisação foi decretado o fim da greve dos funcionários da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, durante assembléia da categoria realizada na manhã desta sexta-feira, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais. Eles acataram os índices de reajustes salariais da ordem de 10% para os funcionários com nível superior e 20% aos demais oferecidos pelo prefeito Luiz Ivan Bezerra. O acordo selou o fim do movimento que durou 161 dias.

Neste caso, as atividades vão ser retomadas a partir da próxima segunda-feira, após a deliberação da proposta no encontro que reuniu cerca de 70 pessoas. Esta semana, o comando de greve se reuniu com o prefeito e o representante da Procuradoria do Município. O prefeito Luiz Ivan demonstrou a preocupação com a paralisação que vinha afetando os serviços na área da saúde pública. A Prefeitura já tinha apresentado a proposta da implantação da insalubridade gradativa a partir de perícia para constatar o nível de exposição a que o servidor estava se expondo. Esta foi rejeitada, mas um acordo não demorou a surgir em torno da questão.

Tags: , , , , , ,

Fundação Casa Grande realiza Mostra internacional Warakdzã, em Nova Olinda

Publicado em 31/07/2015 - 14:11 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

musicos2 []MOSTRA WARAKDZÃ – O CANTO DE TODOS OS POVOS

A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri com o apoio do Rumos Itaú Cultural, realizará entre os dias 06 e 09 de agosto de 2015, em Nova Olinda – Ceará,  a ” Mostra Warakdzã – Conexões Culturais e Midiáticas no Sertão do Cariri”. Um evento internacional que reunirá convidados da África, Europa, América do Norte e América Latina.

A Mostra promoverá a rememoração do Warakdzã, a festa sagrada dos Kariri, celebrando de forma inovadora a disseminação de conteúdo e conexões culturais e midiáticas entre pessoas, instituições e coletivo de artistas, formando uma grande rede que busca integrar, interagir e promover a formação de crianças e jovens a partir do encontro com o espaço de vivência em gestão institucional: a Fundação Casa Grande e gestão do patrimônio cultural da Chapada do Araripe.

O formato da mostra consiste na articulação e o intercâmbio de profissionais de áreas multidisciplinares através de ciclos de debates, formação de rede e celebrações musicais, com vistas para a disseminação do conteúdo e suas diversas formas e linguagens.

Como diz Alemberg Quindins, presidente da Fundação Casa Grande, está chegando o dia de um  dos momentos mais bonitos que 2015 poderia apresentar o Cariri. Warakdzã, o encontro que reúne a tribo dos três continentes, para pensar cultura e humanidade.

Tags: , , , , ,

Polícia Militar apreende arma, droga e veículo

Publicado em 31/07/2015 - 14:07 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle

20150731044608 20150731044609Duas pessoas foram presas por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas durante trabalho realizado na cidade de Juazeiro do Norte nesta quinta-feira, 30. Por volta das 14h30, uma equipe do Raio Cariri abordou Cícero Adriano Lima Bezerra, 28 anos, que trafegava em uma moto juntamente com Antônio Marques do Nascimento, 18 anos pela rua Vereador Antônio Braz. No momento da abordagem, a dupla portava um revólver calibre 32, desmuniciado, além de seis trouxinhas de maconha. Dois aparelhos celulares foram localizados, sendo que um deles havia sido tomado de assalto. O veículo, uma Honda Biz, cor azul, placa NVF2124, foi recolhido pelo fato de estar sendo conduzido por pessoa não habilitada.

Tags: , , , ,

Greve no INSS: Servidores do Cariri realizam ato em Juazeiro do Norte‏

Publicado em 30/07/2015 - 12:30 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

Juazeiro do Norte. Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram, na manhã desta quinta-feira (30), um ato na Praça Padre Cícero, no Centro de cidade, em protesto “contra a intransigência do Governo Federal em não atender às reivindicações da categoria”. A manifestação contou com a participação de servidores das agências do INSS da região do Cariri e de outras categorias que também estão em greve: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Servidores estão paralisados há 24 dias (Foto André Costa)

Servidores estão paralisados há 24 dias (Foto André Costa)

De acordo com Cícera Nascimento, pertencente à diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (SINPRECE), o movimento anseia esclarecer a população sobre os reais motivos da greve. Para ela, “é importante que a comunidade civil saiba as nossas condições de trabalho e entendam que precisavam manter essa greve até recebermos uma proposta digna do Governo do Estado”.

“Os servidores lutam por várias bandeias. Na verdade a classe deseja rediscutir o processo de trabalho dentro do INSS”, acrescentou Cícera. Atualmente, somente dois, dos 46 servidores estão com suas atividades normais em Juazeiro do Norte. Em Barbalha, a greve foi aderida por 100% dos servidores. Na cidade do Crato, apenas três servidores realizam expediente.

Reivindicações

Os servidores federais reivindicam concurso público para o INSS; condições de trabalho para um melhor atendimento da população; incorporação das gratificações (que hoje correspondem a cerca de 70% do salário dos servidores); equiparação na jornada de trabalho, entre outras. O Tribunal de Contas da União (TCU), através de parecer técnico, orientou o INSS, há mais de um ano, o cumprimento de todas essas correções, mas o Governo continua intransigente.

“Hoje o INSS se encontra com uma defasagem enorme de servidores em geral. Faltam técnicos, peritos médicos, assistentes sociais, […] As agências abertas recentemente, como em Caririaçu, funcionam com menos de cinco servidores, é um absurdo”, avaliou a representando do Sindicato.

24 dias

Desde o último dia 07 de julho, servidores estão em greve por todo o País. No Ceará, mais de 95% dos cerca de 2.500 trabalhadores federais do instituto aderiram ao movimento grevista, segundo informações do SINPRECE. O Estado conta com 87 agências do INSS, distribuídas em três gerências (Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral). Esta semana, os servidores estão realizando atos em todo o Brasil, no sentido de fortalecer ainda mais a luta.

Concomitantemente ao ato realizado na Capital da Fé, servidores da região Centro-Sul do Estado se manifestaram na cidade de Iguatu. Em Fortaleza, a concentração dos servidores em greve acontece, diariamente, na sede do INSS/Centro, localizado na rua Pedro Pereira.

Tags: , , , , , , , , , ,

MPCE reforça fiscalização contra poluição sonora em Assaré

Publicado em 29/07/2015 - 22:16 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

Assaré. O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça David Carlos Fagundes Filho, da comarca deste município, destinou, nesta terça-feira (28), ao comando da Polícia Militar naquela cidade, representado pelo sargento Araújo, o primeiro dos seis decibelímetros, com registrador eletrônico (data logger) e porta Universal Serial Bus (USB), previstos para serem entregues nos próximos 15 dias.

Essa é uma ação que visa reforçar o combate à poluição sonora no Município. A obtenção dos referidos aparelhos foi fruto de transações penais realizadas pelo Ministério Público em Assaré. Na próxima semana, há a expectativa de que mais dois decibelímetros sejam destinados à Polícia Civil.

Mais informações:
PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA / MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ
Site: www.mpce.mp.br
Fone: 85-3452.3769/3452.3781

Tags: , , , ,

Homem morre e criança de 7 anos fica ferida após tiroteio em Missão Velha

Publicado em 28/07/2015 - 13:50 por | 1 Comentário

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
FOTO: Reprodução/TV Verdes Mares

FOTO: Reprodução/TV Verdes Mares

Missão Velha. Um homem de 20 anos morreu neste domingo (26) após ser atingindo por vários tiros de arma de fogo enquanto acompanhava os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, neste município. Cícero Ricaeldes da Silva levou, pelo menos, três tiros e morreu no local.

Uma criança de apenas sete anos de idade, que estava próximo da vítima, sentada na barraca de alimentos do avô, também foi baleada. O garoto foi socorrido por familiares ao Hospital Santo Antônio, na cidade de Barbalha. O menino está na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica após ser submetido a procedimento cirúrgico.

A criança respira com ajuda de aparelhos. Seu estado de saúde é grave. De acordo com a Polícia Militar, o crime teria sido cometido por “dois homens que trafegavam em uma motocicleta”. Até a publicação desta matéria nenhum suspeito havia sido preso ou identificado.

Tags: , , , , , ,

Apresentado projeto para sede da Abrasel Cariri no Crato

Publicado em 28/07/2015 - 11:48 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

projeto abrasel 01

O projeto avaliado em cerca de R$ 5 milhões foi apresentado na noite de ontem ao prefeito do Crato e empresários do segmento, durante reunião, no Município

Apresentado na noite de ontem, 27, em Crato, o projeto pioneiro no Brasil da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Cariri, que será construído no Município cratense, com terreno doado pela Prefeitura local, além do apoio institucional. O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos esteve na reunião de apresentação, que aconteceu na sede do Hotel Encosta da Serra. Ele destacou o seu irrestrito apoio à associação, que teve o seu projeto desenvolvido por meio da administração municipal, Sebrae e Abrasel – Cariri.

A sede da Abrasel será edificada na Rua Cláudio Duarte, no bairro Nossa Senhora de Fátima, antigo Barro Branco. O projeto ocupa 1.500 metros quadrados de área construída e está avaliado em cerca de R$ 5 milhões. Participaram da apresentação do projeto, além do gestor do executivo local, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, proprietários de restaurantes da cidade, a arquiteta responsável pelo projeto, Suyenne Lemos, e o presidente da Abrasel no Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, além do vereador cratense e líder do prefeito na Câmara Municipal, Paulo de Tarso e técnicos da secretaria.

De acordo com a arquiteta responsável, o projeto terá uma concepção de trabalho que abrange conceitos sustentáveis. Será edificado em quatro andares, contento auditório com cerca de 120 lugares, cozinha modelo, salas de aulas, recepções, elevadores, além de área institucional, entre outros compartimentos, que venham caracterizar a sede da entidade não apenas no aspecto institucional, mas do ponto de vista de formação e qualificação de profissionais na região do Cariri.

O presidente da Abrasel, Feitosa Júnior, disse que os primeiros passos em relação às parcerias vêm sendo dados, inclusive destacou o apoio da administração local. Ele disse que o projeto é pioneiro no Brasil, por não existir nenhuma sede fixa no País da entidade, nem mesmo nos grandes centros, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. A primeira sede própria será a do Crato. A associação está há cerca de cinco anos na região.

Ainda conforme Feitosa Júnior, pela primeira vez em maio deste ano, foi realizada uma missão internacional da Abrasel, com 21 empresários do Cariri em Portugal, com um bom aproveitamento da experiência dos portugueses em termos de receptividade e gastronomia. “Foi também um trabalho pioneiro. Saímos na dianteira desse processo”, diz.

O projeto da sede será apresentado no próximo mês durante o Congresso Brasileiro da Abrasel, além de ser levado à Câmara dos Deputados. Júnior ressalta a necessidade de apoio dos parlamentares cearenses, para que venha se concretizar o mais rápido possível. O prefeito do Crato afirma que irá realizar uma mobilização no sentido de possibilitar que esse sonho, que só vem qualificar o segmento, seja realizado. “O Cariri merece esse grande empreendimento que só vem respaldar um setor em franca ascensão”, completa o prefeito Ronaldo.

Tags: , , , , ,

Projeto de vídeo monitoramento será implantado em Crato

Publicado em 28/07/2015 - 11:41 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

A Prefeitura do Crato através da Secretaria de Segurança Pública Municipal está articulando a criação do projeto de vídeo monitoramento das principais vias da cidade.

De acordo com o secretário Wladimir Carvalho, o projeto visa fazer o  monitoramento da cidade  com câmeras de vigilância, estando o projeto orçado em R$ 1,3 milhão.

“Estamos buscando uma parceria com o Governo Federal para que haja o vídeo monitoramento da cidade”, afirma Carvalho, lembrando que inicialmente o vídeo monitoramento se dará nas principais  entradas e saídas da cidade, e  nos principais pontos de movimentação como o centro comercial.

Já na zona rural a ideia da Secretaria de Segurança Pública do Crato é fazer o patrulhamento pela Guarda Municipal com uma viatura 4 x4, visitando escolas, postos de saúde, comunidades, enfim, contribuindo com a melhoria da segurança no Município.

Wladimir Carvalho define que a ideia é fazer uma grande parceria do Município do Crato com os governos estadual e federal, na esfera da Segurança Pública, com o intuito de melhorar os índices de segurança no Crato, além da efetivação de uma série de projetos e ações de forma conjunta.

Tags: , , , , , ,

Evento reúne BPRAIO e Batalhão de Divisas durante apresentação no Interior do Estado

Publicado em 28/07/2015 - 11:35 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

IMG-20150727-WA0015Uma solenidade foi realizada durante a manhã de hoje, 27, na cidade de Missão Velha, localizada na Área integrada de Segurança 11, com o objetivo de apresentar à sociedade caririense os novos tipos de policiamento que tem dinamizado a segurança pública na região. Reunindo o efetivo do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) do Cariri e do Batalhão de Divisas, o evento deverá se estender a outros municípios da AIS 11.
Estiveram presentes o comandante do CPI/SUL, Coronel Jarbas Aguiar, o comandante do 2º BPM, Major Paulo Hermann, o comandante do Batalhão de Divisas, Major Farias, o subcomandante do Batalhão de Divisas, capitão Adriano Marcel, o comandante da 3ª Companhia do BPRAIO Cariri, capitão Luciano Rodrigues, o comandante da companhia de Brejo Santo Major Sobreira, o Comandante da Companhia de Barbalha, capitão L. Rodrigues, o comandante do destacamento de Missão Velha, Sargento F. Alves, e como autoridades civis do município.

Tags: , , , , ,

Page 1 of 14512345...102030...Last »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

X Fechar

Desejas compartilhar o conteúdo do Diário do Nordeste?

Utilize o link da notícia ou as ferramentas presentes na página.