Diário Cariri

Busca


Crato sediará reunião sobre a Rede de Saúde Psicossocial

Publicado em 22/10/2014 - 9:35 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da coordenação de Saúde Mental, participará de reunião sobre a Rede de Saúde Psicossocial da cidade. O encontro está sendo organizado pela 20º Coordenadoria de Saúde do Crato e será realizado no próximo dia 23 de outubro, quinta-feira, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseção -Crato, localizada a Avenida Perimetral Dom Francisco, 380, Bairro São Miguel, das 8 à 17h. As informações serão disponibilizadas pela apoiadora da Rede de Saúde Psicossocial do Ministério da Saúde Patrícia Santana Santos do Amaral.

Participarão da reunião além da coordenação de Saúde Mental do Crato os coordenadores municipais da atenção psicossocial, diretores de Centros de Atenção Psicossocial CAPS e de Comunidades terapêuticas, bem como a direção do Hospital Psiquiátrico Santa Tereza. Na ocasião as instituições participantes farão um breve relato sobre sua situação atual.

Segundo a Coordenadora da Saúde Mental do Crato, Margareth Novais, encontros como esse são de fundamental importância para o desenvolvimento dos serviços oferecidos para a saúde mental no município. “Uma das diretrizes do RAPS é a garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional”

A Secretaria de Saúde do Crato, Aline Franca, diz que um dos propósitos do trabalho desenvolvido para com a saúde mental no Crato é promover a integralidade da assistência aos serviços assistenciais.

São objetivos gerais da Rede de Atenção Psicossocial: ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral; promover o acesso das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de drogas e suas famílias aos pontos de atenção, além de garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.

Tags: , , , , ,

Homem é preso após tentativa de homicídio em Juazeiro do Norte

Publicado em 22/10/2014 - 9:33 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle

 

PMCE
Um homem de 22 anos foi preso pela Polícia Militar em Juazeiro do Norte, acusado da prática de tentativa de homicídio, durante a manhã desta terça-feira, dia 21. Segundo informações de populares, o acusado e a vítima, uma homem de 20 anos, estavam bebendo quando se desentenderam e entraram em luta corporal.
A vítima foi lesionada com uma tesoura sendo socorrida por uma equipe do Samu para o Hospital Regional do Cariri. Instantes após, o acusado foi localizado com o objeto utilizado no crime, sendo apresentado na Delegacia de Polícia Civil.

Tags: , , , , ,

Projeto ‘Rir faz Bem’ favorece entidade com 3 toneladas de alimentos

Publicado em 20/10/2014 - 9:37 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

DSC_1219

No mês da criança, o Projeto Cariri do Bem com a força do Projeto Rir Faz Bem mobilizou a população para mais uma campanha solidária. Este mês o Cariri Garden Shopping arrecadou 3 toneladas de alimentos, além de brinquedos e vestimentas. Com o sucesso das doações feitas pelos moradores da região do Cariri, a Escola Poço de Jacó, situada no Horto, foi à escolhida. Esta foi à sexta instituição beneficiada. A entrega foi realizada na última semana, com a recepção de alunos e professores.

A escola de educação infantil que atende cerca de 200 alunos, de idade entre 2 e 16 anos, recebeu os donativos arrecadados que serão compartilhados com instituição parceira o Centro de Educação Comunitária O Semeador. A instituição educacional existe há 45 anos, numa das comunidades mais carentes da cidade de Juazeiro do Norte. O projeto “Cariri do Bem” já beneficiou entidades do Crato e da Terra do Padre Cícero, incluindo creches e lares de crianças órfãs.

Para a diretora da Escola Poço de Jacó, Cícera dos Santos Martins da Silva, as doações são muito bem vindas à entidade. Ela destaca o significativo volume de alimentos e diz que a instituição tem desenvolvido ao longo dos anos parcerias que possam contribuir com o trabalho. Na escola infantil, além das aulas são realizados cursos para jovens, ensino religioso e catequese. “Com certeza, essa quantidade de alimentos vem num bom momento e vai nos ajudar muito, com o lanche das crianças e almoço”, diz Cícera.

Uma equipe de funcionários do Cariri Garden Shopping e voluntários da região foram responsáveis pela entrega dos alimentos.  Além da Escola Poço de Jacó, já receberam as doações do projeto as instituições Lar Assistencial Francisco de Assis (LAFA), Grupo Espírita da Fraternidade Irmã Scheila,

Projeto Menino Jesus, OAMOSBEN e o Orfanato Jesus, Maria, José, em Juazeiro do Norte. Segundo o gerente de marketing do Cariri Garden Shopping, Eduardo Duffles, esta é uma forma de trabalho direcionado ao social realizada pelo empreendimento em conjunto com a população. O posto de coletas com o baú de arrecadação fica instalado no centro de serviços, ao lado do Mercadinho São Luiz. O trabalho tem buscado apoiar às entidades sociais da região, por meio do conceito Garden, empreendido pela Tenco Shopping Centers possibilitando junto à sociedade ações socialmente justas.

Tags: , , , , , , ,

Coletivo Camaradas cria brinquedoteca na Comunidade do Gesso

Publicado em 20/10/2014 - 9:27 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

brinquedoteaComunidade do Gesso na cidade do Crato conta agora com espaço para brincadeiras. Essa é mais uma ação do Coletivo Camadas, na localidade, que visa contribuir com o processo de organização comunitária, a partir de atividades lúdicas e criativas.

A brinquedoteca do Coletivo Camaradas  é uma espaço para propiciar a aprendizagem e a interação social através de brincadeiras e de uma perspectiva de educação popular.

O espaço é mediado por estudantes universitários e tem a supervisão da professora e psicóloga, Karla Lobo.

A brinquedoteca funciona nas tardes de  terças-feiras e nos sábados pela manhã.  Os moradores da comunidade do Gesso devem procurar a sede do Coletivo Camaradas localizada na própria comunidade. O espaço é gratuito e além de brincar as crianças são incentivadas ao hábito da leitura, tendo em vista, que está instalado um Ponto de Leitura  Higinoteca na sede.

 

Tags: , , , , ,

Escola registrará a Cultura Popular do Crato

Publicado em 20/10/2014 - 9:24 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

A escola municipal Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, através do Programa Mais Cultura do Governo Federal irá desenvolver ações que visam potencializar a memória, a descoberta e o reconhecimento das manifestações  da cultura popular do Crato.

O Projeto será desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental,  que  participarão de oficinas de audiovisual, fotografia e de vivências com os mestres da cultura popular, tanto na escola como nas comunidades aonde residem os brincantes dos grupos culturais.

A ideia é contribuir para o registro destas manifestações através da fotografia e da produção de vídeos que possam servir como apoio pedagógico para  educadores e alunos.

A coordenadora pedagógica da escola, Darlene Santana destaca que é preciso fazer com que os alunos possam construir histórias  significativas para a memória  e a identidade cultural da cidade.

No dia 31, as 17h30, a escola faz o lançamento do Programa com um “Sarau de Saberes”, onde serão convidados  mestres e artistas da cultura popular para conversar sobre os seus trabalhos.

Tags: , , , , ,

Diocese de Crato encerra as comemorações pelos 100 anos de sua criação

Publicado em 20/10/2014 - 9:22 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

JUBILEU 1

A Diocese do Crato celebrou na noite de ontem os cem anos da criação, com a realização de Missa Solene, às 17h, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Aparecida- SP e representante da CNBB, Dom Darci José Nicioli, o Bispo da Diocese de Iguatu, Dom João José da Costa, e padres da Diocese centenária, com a presença de religiosas e milhares de fiéis.

No decorrer da celebração passos da caminhada dos 100 anos foram sendo recordados, como também realizada a memória daqueles que deixaram suas contribuições para o andamento da evangelização nesta igreja particular. Através de uma entrada solene os momentos marcantes dos preparativos do centenário até a chegada e vivencia do ano jubilar foram demonstrados, como o Projeto Santas Missões Populares, o 13ª Intereclesial de CEBs e a criação de 158 capelas.

O Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, não pôde estar presente, mas enviou uma carta lida pelo vigário geral da Diocese, Pe. José Vicente Pinto, onde parabenizou a Diocese pela caminhada e lembrou que o Ano Jubilar não é somente uma ocasião de agradecimentos, mas também uma oportunidade ímpar para uma avaliação da caminhada que envolve a vida diocesana em todos os níveis e que tem como frutos, entre outros, uma renovada fidelidade a Deus e aos homens, no empenho específico de cada um. Segundo o Núncio, o Jubileu diocesano deve estimular a todos a fazer da Diocese uma Igreja que se coloque com sempre maior intensidade na escuta de Deus e dos homens, numa contínua construção e restauração de ideias em todos os níveis: clero, religiosos e leigos.

A pedido do Cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB, que enviou uma carta lida na homilia pois ele se encontra em Roma no Sínodo dos Bispos sobre as famílias, o Dom Darci esteve o representando. Para Dom Darci celebrar o jubileu é recordar e estabelecer compromissos para o futuro. “Jubileu diz muito para nós. Há 100 anos quantos aqui, como igreja, não encontraram o sentido para suas vidas. Quantos não dobraram seus joelhos em comunidade fortificando-se para não desanimar diante dos desafios da vida. Nossos antepassados, nossos avós, bisavós foram a igreja do Crato. Hoje cabe a nós empunharmos esta bandeira e continuarmos a obra de Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse.

Sobre Dom Fernando, o representante da CNBB demostrou admiração pela execução de sua ação missionária afirmando que ele é um bispo guerreiro, um pastor que teve coragem de abandonar sua terra, sua cultura, sua gente para se fazer missionário no Brasil, se tornando um bispo missionário. “É isso que nós vemos em seu trabalho realizado na Diocese de Crato. Eu gosto muito de Dom Panico, ele é para mim uma inspiração em meu episcopado”, afirmou.

Na história da Diocese de Crato muitos foram os que lançaram as bases para se chegar ao primeiro centenário, dentre eles estão os bispos Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, Dom Francisco de Assis Pires, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, o Bispo Emérito Dom Newton Holanda Gurgel, e o Bispo Dom Fernando Panico que exerce o seu 13º ano de pastoreio nesta região diocesana. Para Dom Fernando a caminhada centenária faz com que a alegria do evangelho se torne a missão de todos e os demais bispos contribuíram para isso, não só eles mas também outras pessoas como o Pe. Cícero Romão Batista, o Beato José Lourenço, o Monsenhor Murilo de Sá Barreto, a Madre Ana Couto, a jovem Benigna Cardoso, dentre outros.

Dom Fernando disse perdoar aqueles que precisam do seu perdão e também com humildade, característica forte de seu episcopado, pediu perdão caso tenha magoado alguém e demonstrou-se perseverante para dar continuidade a missão, dizendo “com fé iniciemos o 2º centenário da Diocese de Crato. Não garanto que o veremos concluído, mas somos nós que somos chamados para lançarmos nossas redes para águas mais profundas. Vamos iniciar a escrever, com toda confiança, o livro dos atos dos apóstolos de nossa Diocese que é romeira e missionária”.

Na celebração a prefeitura da cidade de Crato entregou comendas homenageando Dom Fernando Panico, e os bispos diocesanos, pelas contribuições prestadas pela Diocese de Crato a toda região.

O Ano Jubilar

O ano jubilar iniciou com a dedicação da Catedral Nossa Senhora da Penha realizada em 20 de outubro de 2013, onde foi proclamado o decreto do ano jubilar. A partir dai muitas foram as celebrações e comemorações, como a peregrinação da imagem da padroeira diocesana, Nossa Senhora da Penha, pelas cinco regiões foraneas, os jubileus específicos vivenciados com cada pastoral e movimento, a coroação da imagem da padroeira pelo representante do Papa Francisco, Cardeal Dom João Braz de Aviz e a criação da Fazenda da Esperança Pe. Cícero.

Tags: , , , , , , , ,

Limpeza e segurança para os mercados deverão ser priorizadas em JN

Publicado em 17/10/2014 - 18:13 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

mercadoA limpeza e a segurança serão as prioridades da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) em relação aos cinco mercados de Juazeiro, cuja gestão foi devolvida ao município por decisão judicial. Tais equipamentos já apresentam certa normalidade no seu funcionamento a partir da higienização e cada um dispõe de dois consultores de segurança ligados diretamente ao comando da Polícia Militar, garantindo a tranquilidade de vendedores e compradores.

As informações foram dadas pelo coordenador de Agricultura e Abastecimento da Semasp, Roberto Sampaio, acrescentando ser uma determinação do prefeito Raimundo Macedo. Segundo disse, paralelamente, está sendo realizado o recadastramento dos permissionários nestes mercados e os dados serão enviados à Justiça para integrarem os autos do processo que culminou com a sentença do juiz Gúcio Coelho determinando a retomada de posse desses equipamentos pelo município.

Desde 2009, a gestão dos mesmos era de responsabilidade da SR Empreendimentos Imobiliários com base numa licitação recheada de ilegalidades, segundo comprovação da justiça. De acordo com Roberto Sampaio, o próximo passo será o reordenamento dos espaços internos e em volta dos mercados Pirajá, Senhora Santana, Pio XII, Raimundo Viana e Triângulo. Para tanto, a Semasp já dialoga com permissionários, ouvindo as demandas e soluções apontadas para o pleno funcionamento. Dentre estas, a desobstrução de corredores, ruas, canteiros e o disciplinamento de horário para carga e descarga.

Tags: , , , , ,

Santana do Cariri recebe viatura da PM

Publicado em 17/10/2014 - 18:07 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle

viaturaApós vários meses de reivindicações por uma viatura da polícia para o Município de Santana do Cariri, finalmente o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança e Cidadania, repassou o veículo para atender às demandas locais. A onda de assaltos em cidades de menor porte na região tem crescido e os moradores estão assustados. O trabalho dos policiais na cidade há alguns meses vinha sendo denunciado pela falta de estrutura. A obra inacabada de uma delegacia de polícia na cidade está parada.

O município de 17 mil habitantes estava praticamente descoberto nas áreas mais distantes por falta de uma viatura para percorrer a maior parte das localidades. A nova viatura foi entregue durante solenidade no destacamento policial militar da cidade, onde estiveram presentes representantes de entidades, administração local e da polícia.

A prefeita Daniele de Abreu Machado fez a entrega da viatura policial à sociedade e agradeceu do Governo do Estado, Cid Ferreira Gomes, e ao secretário de Segurança Pública, Servilho de Paiva. Ela também destacou a sua reivindicação pela conclusão da delegacia, com obra paralisada há mais de três anos.

Tags: , , ,

Diocese de Crato encerra as comemorações pelos 100 anos de criação

Publicado em 16/10/2014 - 10:21 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

DSC_0262Foto: Elizangela Santos

Próximo dia 19 de outubro, às 17h, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, acontecerá a Missa Solene pelos 100 anos da Diocese de Crato, sendo presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelos padres da Diocese, juntamente com bispos de outras regiões diocesanas como o auxiliar de Aparecida- SP, Dom Darcy José Nicioli, e o de Iguatu, Dom João José da Costa.
Milhares de fiéis estão sendo aguardados para este momento, como uma resposta a grande participação que vem acontecendo nos eventos comemorativos pelos centenário diocesano, iniciado com a proclamação do Decreto do Ano Jubilar, declarado em celebração solene no dia 20 de outubro de 2013.
Dentre os momentos que marcaram estas celebrações podem ser destacados a peregrinação da imagem da padroeira diocesana, Nossa Senhora da Penha, pelas cinco regiões foraneas, os jubileus específicos vivenciados com cada pastoral e movimento, e a coroação da imagem da padroeira pelo representante do Papa Francisco, Cardeal Dom João Braz de Aviz, que demostraram a unidade da igreja diocesana de Crato entre suas paróquias, com o Brasil e o Vaticano.
A Diocese de Crato foi criada em 20 de outubro de 1914, pelo Papa Bento XV, através da bula papal Catholicae Ecclesiae, sendo desmembrada do território da Diocese do Ceará, hoje Arquidiocese de Fortaleza.

 

Tags: , , , ,

Shopping recebe mais oito operações no Cariri e registra crescimento de vendas e público

Publicado em 16/10/2014 - 10:12 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle


IMG_0038 [Resolução do desktop]

Cerca de oito operações, incluindo Ri Happy e Vivo, serão abertas até novembro deste ano

 

Desde 2012, o Cariri Garden Shopping, tem se tornado um dos maiores responsáveis por alavancar a economia da Região Metropolitana do Cariri. Com um mix variado em diversos setores, incluindo a ampliação do segmento de serviços e entretenimento, o mall é hoje o maior ponto de encontro das pessoas da região, com eventos constantes que atraem um público variado e incentivam a cultura regional.

 

De acordo com o gerente de marketing do empreendimento, Eduardo Duffles, essa perspectiva de crescimento tem sido motivadora. “A busca por grandes marcas é constante e sempre procuramos trazer para o shopping marcas reconhecidas nacionalmente que agreguem valor ao nosso empreendimento e tragam mais novidades para a região”.

 

Desde a inauguração, em junho de 2012, o processo de expansão dos serviços, lojas e lazer obteve fortes resultados. O centro de compras duplicou a Área Bruta Locável (ABL) de 13.254m2 para 24.640m2. Este ano, foram inauguradas seis salas de cinema, duas delas com tecnologia 3D, destinadas a atender um público de cerca de 1.200 pessoas. A estrutura é considerada uma das maiores de todo o Estado.

 

Em setembro, mais lojas foram abertas. Primeiro a “Brownie”, loja de doces e guloseimas, especializada no famoso brownie norte americano. Depois foi a Puket, que encanta com seu estilo único e descontraído na moda intima infantil e feminina. Outra inauguração importante foi a de uma das maiores marcas mundiais de eletrônicos e celulares, a Samsung. Outras grandes marcas nacionais já estão acertadas para o shopping, como Ri Happy, Colombo Woman, Mr. Cat, Vivo e Brasil Cacau. Além disso, o mall receberá em breve, no segmento de serviços, uma casa de câmbio, que irá atender aos turistas e fortalecer o mercado na região.

 

Comparando o desempenho do Cariri Garden Shopping até julho de 2014, com os dados  informados pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o empreendimento de Juazeiro do Norte registrou 11,6% de crescimento na variação de veículos que circulam pelo estacionamento, enquanto a média nacional alcançou apenas 2,1%. A Abrasce fez, ainda, um levantamento a respeito do fluxo de vendas. O comparativo identificou que o shopping obteve um crescimento de 24% em vendas, e a média de vacância nos empreendimentos pelo Brasil no primeiro semestre de 2014 foi de 3,7%. O Cariri Garden Shopping obteve 2%.

IMG_0046 [Resolução do desktop]

 

SAIBA MAIS SOBRE NOVOS EMPREENDIMENTOS

 

Loja Ri Happy: Maior loja do segmento infantil do Brasil, será inaugurada até novembro deste ano.

 

Loja Colombo Woman: loja de confecções no segmento feminino.

 

Loja Samsung: A marca sul-coreana, uma das maiores marcas mundiais em eletrônicos, abriu sua loja há uma semana.

 

Loja Vivo: completando o mix de telefonia, a Vivo será inaugurada ainda este mês; o shopping conta com lojas da TIM e Claro.

 

Loja Mr Cat: uma das principais marcas do Brasil em calçados e acessórios femininos e masculinos chega inaugura ainda este ano.

 

Loja Brasil Cacau: a segunda marca da Kopenhagen será inaugurada no CRR ainda em 2014 e completará o mix de bomboniere do shopping. Será uma das grandes novidades em Juazeiro do Norte.

 

Central Casa de Cambio: em breve também teremos na área de serviços a casa de câmbio que irá suprir a necessidade dos turistas que partem e chegam em Juazeiro do Norte.

 

Brownie: loja de bomboniere, que traz visual atrativo e inovador para o centro de compras, inaugurou recentemente. A loja está localizada no Átrio do shopping.

 

Loja Puket: uma das marcas que mais cresceram no varejo nos últimos anos, a Puket encanta por seu visual e produtos coloridos e diferenciados. A loja especializada em pijamas e meias oferece um vasto mix de produtos que encanta mulheres e crianças.

Tags: , , , , ,

Page 1 of 10412345...102030...Last »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999