Busca

18:48 · 17.11.2017 / atualizado às 18:49 · 17.11.2017 por

Juazeiro do Norte. O Ministério Público do Estado Do Ceará (MPCE) irá lançar, na próxima quarta-feira (22), às 10h, o aplicativo “Corrupção Zero”. A cerimônia, que acontecerá na sede da Comarca de Juazeiro do Norte, apresentará o “Projeto Corrupção Zero”, cuja finalidade é fomentar a prática de ações preventivas e repressivas à corrupção, inclusive, de um escritório regional anticorrupção a ser instalado em parceria com uma instituição de ensino superior, o que já está em fase de tratativas.

O aplicativo, concebido pelo promotor de Justiça da Comarca de Juazeiro do Norte, Igor Pinheiro, e desenvolvido em parceria com o acadêmico do curso de Direito, Emerson de Campos Medeiros, tem o objetivo de fomentar a participação da sociedade no controle da Administração Pública. Assim, qualquer pessoa, a partir do celular e de maneira anônima (se assim quiser), poderá apresentar as denúncias que gostaria de ver apuradas na cidade sobre supostos atos de corrupção, inclusive, enviando fotos e vídeos das irregularidades constatadas.

Além disso, o aplicativo terá um chat anticorrupção, a partir do qual o cidadão poderá relatar, em tempo real, atos de corrupção que exijam pronta ação do Ministério Público. O aplicativo dispõe, ainda, da ferramenta “cidadão investigador”, com os links de sites voltados para a fiscalização do Poder Público. Assim, as pessoas podem funcionar como auxiliares do Ministério Público e denunciar indícios de corrupção que encontrem em suas pesquisas. Nele também há uma coletânea das principais convenções internacionais e das leis anticorrupção para acesso fácil e direto.

Para acessar o aplicativo, basta clicar no link.

Serviço:

Lançamento do aplicativo Corrupção Zero

Local: sede do Minitério Público, Rua Catulo da Paixão Cearense, 135, Triângulo

Data: 22 de novembro (quarta-feira)

Horário: 10h

09:39 · 17.11.2017 / atualizado às 10:51 · 17.11.2017 por
Nesta quinta-feira (16), a semana teve o ‘Fuckup’, que promoveu palestras. ( Foto: Helio Filho )

Juazeiro do Norte. Pioneirismo e Inovação. A Semana Global de Empreendedorismo está sendo realizada durante a semana e tem atraído pessoas de vários setores para estimular o desenvolvimento do empreendedorismo. Nesta sexta-feira (17), haverá dois eventos. Às 11h, o Elevator Pitch, no Pátio Cariri, e às 14h a palestra “Encontro: Um Ecossistema de Inovação em Formação”, na Wizard, no Cariri Garden Shopping.

O evento é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Instituições de Ensino Superior.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, ressalta a importância de desenvolver iniciativas voltadas ao fortalecimento do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo do Município. “A Sedeci tem interesse em estimular esse Ecossistema e estamos desenvolvendo ações voltadas ao público empreendedor de Juazeiro do Norte”, afirma. Dentre as ações da Semana Global, o Secretário destaca a inauguração da Sala do Empreendedor que estimulará a formalização de empresas no Município.
Fuckup: aprendendo através do erro

Nesta quinta-feira (16), o evento promoveu o encontro entre jovens empreendedores com o professor Roberto Ramos e o Consultor do Sebrae, Sergio Del Corso, em uma roda de conversa sobre oportunidades de aprendizado através de fracassos empresariais. De acordo com Roberto Ramos, a experiência de ser empreendedor, muitas vezes é glamourização, mas é importante que as pessoas que adentram neste segmento, conheçam as dificuldades de cunho financeiro e gerencial que estão suscetíveis a enfrentar.

“O que mais aprendi durante minha trajetória empresarial é que o conhecimento contribui muito para se conseguir o sucesso do empreendimento. A mensagem que eu deixo a esses jovens é que eles procurem se capacitar principalmente no ramo que tenham dificuldade, seja finanças, vendas ou marketing”, completa Roberto.

Elevator Pitch

O evento acontecerá no Pátio Cariri, possibilitando que jovens empreendedores apresentem seus Pitch’s – ideias de negócio – para o Articulador do Centro de Inovação da Microsoft em Fortaleza, Taylor Aguiar. Os jovens terão 40 segundos, tempo em que o elevador sobe do térreo ao último andar, para explicar suas ideias para o mentor.

Inovação em Formação

O Encontro promoverá um debate entre agentes que promovem inovação e empreendedorismo na região, Sedeci, Sebrae, Instituições de Ensino Superior e Empreendedores, com Taylor Aguiar, que compartilhará sua experiência na criação de Ecossistema de Inovação, estando à frente do Centro de inovação de uma das maiores empresas de tecnologia, a Microsoft.

08:21 · 17.11.2017 / atualizado às 10:37 · 17.11.2017 por
Palestras e painéis movimentaram cerca de 509 alunos. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Juazeiro do Norte. A Escola Estadual de Educação Profissional Raimundo Saraiva, no bairro São José, recebeu na manhã desta quinta-feira (16), profissionais dos setores de Infectologia Atenção Primária e Saúde Mental da Secretaria de Saúde (Sesau) para uma atividade voltada para assuntos relacionados à saúde reprodutiva e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Cerca de 504 alunos participaram da atividade.

As profissionais da Sesau realizaram apresentações e debates em sala de aula com os alunos dos terceiros anos. Os temas abordados giraram em torno da questão da sexualidade na adolescência, falando desde as transformações corporais que ocorrem no período da puberdade até a prevenção das DST e os métodos contraceptivos para evitar a gravidez indesejada.

Os estudantes puderam tirar dúvidas sobre os assuntos e compartilhar relatos com os colegas, enriquecendo o debate. Para Geni Oliveira, coordenadora do núcleo de Infectologia da Sesau, a promoção desses eventos nas escolas é muito relevante, principalmente para os adolescentes que estão no ensino médio, pois é a fase onde geralmente estão iniciando a vida sexual. Além do mais, é na faixa etária de 15 a 24 anos onde são registrados os maiores números de casos de DST.

A discussão desses temas ainda é um tabu na sociedade, e muitas vezes esses jovens acabam não encontrando abertura na própria casa para conversar e se informar. “Trabalhar a prevenção de DST é de fundamental importância para promover uma mudança no comportamento, diminuindo a exposição destes jovens que podem estar adquirindo as infecções sexualmente transmissíveis”, completou Geni Oliveira.

07:51 · 17.11.2017 / atualizado às 11:11 · 17.11.2017 por

Crato. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) enviou uma série de recomendações para as instituições de ensino infantil, fundamental e médio, da rede privada do Município. A iniciativa visa observar se serão realizados aumentos abusivos nas mensalidades, entre outros aspectos de proteção aos consumidores. O documento, elaborado por meio do Programa Estadual de Defesa do Consumidor (DECON Crato), também tem como objetivo orientar e fiscalizar estas intuições no que se refere à lista de material escolar exigida para o ano letivo de 2018.

De acordo com o promotor de Justiça Thiago Marques Vieira, desde 2015 o MPCE vem acompanhando, através de Procedimento Administrativo, as listas de material escolar exigidas pela rede educacional privada do Crato. Ele destaca que, em virtude deste trabalho, foi efetuada a aplicação de multa administrativa em 17 escolas que descumpriram algum item das requisições e/ou recomendações para o ano letivo de 2016, e em 13 escolas referentes ao ano letivo de 2017.

O promotor de Justiça destaca que, com a aplicação das sanções, o Ministério Público espera que as instituições entendam que o desrespeito à legislação consumerista pode acarretar consequências que variam da multa até a interdição dos referidos estabelecimentos. Ele informa que na Portaria 07/2017, o DECON disponibiliza aos cidadãos alguns exemplos de materiais escolares que não podem ser solicitados pelas escolas por serem considerados insumos inerentes à atividade comercial, dentre outras regras de acordo com a legislação vigente.

Para denunciar ilegalidades, o consumidor pode entrar em contato com o DECON CRATO pelo telefone (88) 3523-8375 ou fazer a denúncia no prédio das Promotorias de Justiça, situado na Rua Dom Quintino, 704, Praça da Sé. Confira o conteúdo da portaria aqui.

12:21 · 16.11.2017 / atualizado às 12:21 · 16.11.2017 por
A área de preservação tem cerca de 23,40 hectares. (Foto: Divulgação Prefeitura)

Juazeiro do Norte. O Prefeito do Município Arnon Bezerra, assinou decreto, n.º 352, datado de 23 de outubro de 2017, de criação do Parque Natural Municipal das Timbaúbas, como forma de preservar e manter o espaço como reserva de área verde na cidade. O local é a primeira unidade de conservação do Município, enquadrada como uma Área de Proteção Integral, prevista na Lei Federal n.º 9.985/2000.

O projeto de criação foi realizado por meio da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU), com realização de audiência pública, no dia 16 de outubro, no intuito de proporcionar a participação pública nesse processo.

O Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, e o Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luís Ivan Bezerra, defenderam desde o início das tramitações que o Parque Ecológico das Timbaúbas se tornasse um espaço de preservação permanente, primando pela sua conservação e desenvolvimento sustentável. No momento, o Executivo aguarda a liberação de recurso vindo do Governo do Estado do Ceará e Caixa Econômica Federal, para realizar o Projeto de Revitalização do Parque das Timbaúbas.

A Unidade de Conservação, intitulada Parque Natural Municipal das Timbaúbas tem 23,40 hectares. O objetivo das ações a serem desenvolvidas estará direcionado a conservar e garantir a proteção da fauna, flora, recursos hídricos, solo, paisagens e processos ecológicos pertinentes aos ecossistemas naturais. O Parque está em processo de enquadramento no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Ceará (SEUC), o que garantirá a proteção integral feita pelas três esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal).

Plano de Manejo

A Unidade será gerenciada, provisoriamente, pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) enquanto aguarda a constituição do Conselho Gestor da Unidade, que tem o prazo de um ano para a sua efetivação. A elaboração do Plano de Manejo, que define o que deve existir no parque e as condutas permitidas e proibidas em suas áreas, terá um prazo máximo de cinco anos para sua realização

Segundo o Superintendente da AMAJU, Sidney Kal-Rais, este enquadramento do Parque irá auxiliar a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte a ter um eixo jurídico para inibir futuras intervenções na área, ao mesmo tempo em que deixa o Parque habilitado a receber recursos oriundos de compensações ambientais para manutenção da Unidade.

08:21 · 16.11.2017 / atualizado às 12:29 · 16.11.2017 por
O equipamento está previsto para ser reinaugurado daqui a seis meses. (Foto: Helio Filho)

Juazeiro do Norte. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) irá reativar a lavanderia comunitária do bairro Timbaúbas. No início da semana começou a reforma no antigo prédio, criado no início da década de 1990. O local beneficiará mais de 12.400 moradores e a previsão de entrega é de seis meses.

O projeto foi feito pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), mas o trâmite licitatório ficou sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho. De acordo com o projeto, será realizada no local renovação das instalações hidráulica e elétrica, bem como a recuperação da estrutura física, como reforma das pias, banheiros, cobertura e piso.

De acordo com o diretor de trabalho da Sedest, Luís Soares, muitas pessoas da comunidade trabalham lavando roupas. “O equipamento irá contribuir para a geração de renda de muitas famílias, que contarão com local seguro e eficaz”, comenta.

O Prefeito Arnon Bezerra destacou que a recuperação dos equipamentos é tão importante quanto à construção de novos. “Não queremos trabalhar com remendos, zelamos pela qualidade. Nós queremos recuperar tudo o que Juazeiro do Norte tem de bom e que contribua com a sociedade”, disse.

10:21 · 15.11.2017 / atualizado às 16:34 · 15.11.2017 por
Obra tem previsão para ser concluída no primeiro semestre de 2019. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Crato)

Crato. A Secretaria Municipal de Cultura realizou, na noite desta terça-feira (14), uma audiência pública para discutir o local onde poderão ser implantadas duas salas de cinema no Município. O objetivo do encontro, que aconteceu no auditório da Associação Comercial e Empresarial, foi ampliar o debate junto com a comunidade e apresentar o projeto.

A construção das salas de cinema resulta da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Agência Nacional de Cinema (Ancine) e Programa Cinema Perto de Você do Ministério da Cultura. O projeto faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual, o Ceará Filmes, que contemplou mais nove cidades do interior.

Leia mais: Cariri ainda exibe vestígios dos seus ‘Cinemas de rua’

O Coordenador de Projetos Estruturantes da Prefeitura do Crato, José Muniz, explicou todo o processo que levou o município do Crato a fazer parte do Programa, bem como, relatou sobre a colocação do recurso do projeto, que segundo ele, está orçado em R$ 2,7 milhões, já com a ordem de serviço. Em seguida, foi apresentado o projeto das duas salas, uma com 210 e outra contendo 105 lugares, ambientadas em instalações modernas e climatizadas. “Estamos estudando uma nova área para a implantação das salas, que seria no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA” disse.

A Coordenadora do Escritório Regional da Secretaria da Cultura do Estado, Dane de Jade, contextualizou a história sobre a temática dos projetos em questão, quais os pontos a serem trabalhados, explicando também que as cidades precisam estar com toda a documentação necessária atualizada. Dane ressaltou que o Crato será beneficiado, pois com a implantação dessas salas de cinema, será o princípio da criação de um complexo cultural para o município.

Presentes na audiência, os permissionários do mercado Wilson Roriz, local onde, inicialmente, foi cogitado para a implantação destas salas, eles deixaram claro que são a favor da vinda deste equipamento, contudo, não demonstram simpatia pela construção do cinema no espaço do comércio onde trabalham.
Representando o prefeito Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, falou da importância em discutir o assunto, de forma transparente, sobretudo com a comunidade presente e participativa.

09:10 · 15.11.2017 / atualizado às 14:20 · 15.11.2017 por
Os estudantes do curso técnico de Enfermagem realizaram algumas das ações. (Foto: Samuel Macedo)

Juazeiro do Norte. Nesta terça-feira (14) aconteceu uma ação referente ao Dia Mundial do Diabetes, na Policlínica Tasso Ribeiro Jereissati, voltada aos pacientes com a doença. A atividade, organizada pela Secretaria de Saúde do Município, convidou estudantes do curso técnico em enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Aderson Borges de Carvalho, que realizaram aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

Além disso, os alunos fizeram uma explanação sobre o diabetes, orientando as pessoas acerca dos tipos e sintomas desta doença, diagnóstico, tratamento e prevenção. Os pacientes puderam tirar dúvidas e relatar experiências próprias.

A enfermeira da Policlínica, Arlete de Sá Barreto, ressaltou que a adoção de hábitos de vida saudáveis é fundamental para a prevenção do diabetes. “Por isso é importante esse incentivo, para despertar nas pessoas o cuidado para quem tem diabetes e a prevenção para quem não tem. Pois enquanto não tem cura é possível fazer o controle”, completou.

Para a aposentada Maria do Carmo dos Santos, que é diabética e participou do momento, a apresentação foi muito esclarecedora. “O conselho que dou para as pessoas é se tratar bem para não precisar passar pelos problemas da diabetes”, concluiu.

O dia 14 de novembro foi instituído, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), como o Dia Mundial do Diabetes, devido à preocupação com o crescimento do número de diagnósticos da doença em todo o mundo. O diabetes é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue, causado pela insuficiência de insulina.

08:28 · 14.11.2017 / atualizado às 14:10 · 15.11.2017 por
O local destinado compreendia uma área de 1.023,41 m2. (Foto: Divulgação/Carajás)

Juazeiro do Norte. Desde o mês de agosto, a Prefeitura Municipal debate com empresários o projeto de trazer o Carajás Home Center, loja de materiais de construção civil, para o Município. Mas nesta segunda-feira (13), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ajuizou uma ação civil pública com o objetivo de embargar imediatamente as obras referentes ao empreendimento por diversas irregularidades nos procedimentos administrativos e legislativos.

De acordo com a ação, foi verificado que o Prefeito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra, solicitou autorização legislativa para a desafetação de uma rua pública – procedimento que altera o uso ou destinação de um serviço ou espaço público – para que a mesma fosse incorporada a dois terrenos alugados pela empresa desde 10 de junho de 2016 e com prazo de 30 anos. Além disso, foi constatado que o Poder Público não exigiu qualquer estudo técnico referente à alegação de que o empreendimento geraria 650 empregos – 500 diretos.

Também foi constatado que a tramitação legislativa do projeto de lei ocorreu em desconformidade com o regimento interno da Câmara dos Vereadores de Juazeiro do Norte que, às pressas, aprovou o projeto fora dos prazos exigidos para esse tipo de projeto legislativo, no dia 17 de outubro. Por fim, foi comprovado, segundo as placas públicas, que a rua obstruída pelas obras não corresponde àquela apontada no projeto de lei aprovado pela Câmara de Juazeiro.

A prefeitura previa um investimento de 40 milhões, em 30 anos, no projeto que previa a desapropriação da Rua Dídio Lopes de Oliveira, no bairro São José. De acordo com o projeto, o espaço compreende uma área total de 1.023,41 m2. Em contrapartida, a empresa ficaria obrigada a construir em áreas a serem definidas pelo Município, um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no valor de R$ 750 mil e um centro de Esporte em Praça, no valor de R$ 285 mil.

A empresa

A Carajás Home Center comercializa mais de 55 mil itens, principalmente materiais relacionados à construção civil. Itens como equipamentos eletroeletrônicos, utilidades, pisos, revestimentos, tintas, material elétrico, móveis e artigos para casa, estão inseridos no rol de produtos a serem ofertados pela empresa. A Carajás tem mais de quatro décadas de atuação e cerca de 2.500 funcionários, atuando, principalmente, nos estados da Paraíba e Alagoas.

 

07:40 · 14.11.2017 / atualizado às 08:53 · 14.11.2017 por

Barbalha. No Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo ações para promover a prevenção e o devido tratamento da doença junto à população. São diversas atividades voltadas para a orientação com palestras, atendimento ao público e um esforço dobrado das equipes de saúde da família a fim de conscientizar a população sobre os meles causados pra quem sofre com o problema.

Nesta terça-feira (14), o Município estará com equipes de profissionais atendendo a população na Praça Engenheiro Dória (Praça da Estação) e orientando sobre causas, tratamento e consequência da doença. Haverá avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e orientação aos pré-diabéticos.

Mas na tarde de ontem, 13, as ações foram iniciadas com a equipe do Centro de Diabetes e Hipertensão promoveu uma série de palestras na Faculdade de Medicina do Cariri. Os profissionais da atenção básica e acadêmicos de medicina foram orientados sobre como identificar, observar os tipos da doença, prevenção, parâmetros e taxas que são consideradas Diabetes Mellitus.

Conforme a coordenadora do Centro de Diabetes e Hipertensão de Barbalha, Dandara Ramalho, a intenção é orientar para que as pessoas conheçam, a fim de prevenir ou tratar a doença evitando as sequelas provocadas pelo diabetes.

A doença

A Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Com isso, o nível de glicose no sangue fica alto –  a famosa hiperglicemia -, e após longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população.