Diário Cariri

Busca


Morador de rua é assassinado ao lado da Prefeitura do Crato

Publicado em 03/07/2015 - 19:12 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle

 

Um morador de rua da cidade do Crato foi assassinado por volta das 3 horas de madrugada de hoje, a golpes de faca. O corpo foi encontrado momentos após o assassinato e dois homens

Local onde o morador de rua dormia normalmente. Ele foi assassinato a golpes de faca Foto: Elizangela Santos

Local onde o morador de rua dormia normalmente. Ele foi assassinato a golpes de faca
Foto: Elizangela Santos

Os suspeitos pelo crime foram presos momentos depois do assassinato, próximo ao local do crime, no Centro do Crato Foto: agência miseria

Os suspeitos pelo crime foram presos momentos depois do assassinato, próximo ao local do crime, no Centro do Crato
Foto: agência miseria

considerados suspeitos do crime foram detidos e levados para serem ouvidos na Delegacia Regional do Juazeiro do Norte. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), de Juazeiro do Norte e ainda não foi identificado.

Os dois acusados pelo crime negaram o envolvimento, mas segundo o delegado da regional de Crato, Giuliano Vieira Sena, os indícios relacionados à dupla são muito evidentes e tudo leva a crer que eles mataram o homem que estava ao lado da prefeitura. Um dos acusados estava com o short sujo de sangue e vários objetivos roubados de um quiosque no local onde ocorreu o crime.

A polícia acredita que o assassinato foi motivado justamente por a vítima ter visto o momento em que o quiosque fora arrombado. Ele dormia num espaço próximo ao local, segundo populares que trabalham na área. Os dois suspeitos são usuários de drogas. Conforme o delegado, após eles serem ouvidos foram transferidos para a cadeia pública, em Crato.

 

Tags: , , , , , ,

Mostra reúne filmes sobre o período Militar no Brasil

Publicado em 03/07/2015 - 18:39 por | Comentar

Categorias: Cultura
  • Enviar para o Kindle

O Dia que durou 21 anosNos meses de julho e agosto, o Sesc* realiza a mostra “De 1964 a 1985: A Ditadura Militar Brasileira vista pelo cinema”. Em cartaz na Unidade Crato do Sesc, através do projeto Cinemarana, a mostra acontece com exibições às segundas-feiras, sempre às 19h. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

Dando início à programação, na segunda-feira (6), o público confere “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares. Utilizando documentos secretos da CIA e áudios originais da Casa Branca, o documentário mostra como presidentes norte-americanos articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente brasileiro João Goulart.

Produzido por Tata Amaral, o longa-metragem “Hoje” fica em cartaz no dia 13. O filme conta a história de Vera, uma ex-militante política que recebe uma indenização do governo do Brasil pelo desaparecimento do marido. O companheiro de Vera desapareceu durante a ditadura militar. Com o dinheiro a personagem pode comprar um apartamento que sempre sonhou, porém, enquanto organizava a mobília da casa é surpreendida por um reencontro.

Na sequência, no dia 20, é exibido “Diário de uma busca”, da diretora Flávia castro. No filme, Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou a força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme que decide reconstruir a história da vida e da morte do pai.

“O Cidadão Boilesen”, de Chaim Litewski, fica em cartaz na segunda-feira (27). Através da surpreendente vida do ex-presidente da Ultragaz, Henning Boilesen, assassinado pela guerrilha em 1971, o documentário revela a ligação política e econômica entre civis e militares no combate à luta armada. Com dezenas de entrevistados, vasto material iconográfico e documentos até então secretos.

Ainda como parte da programação, no mês de agosto, serão exibidos os filmes “Dom Helder Câmara – O Santo Rebelde”; “Marighela”; “Que bom te ver viva”; “Cabra marcado para morrer” e a “A memória que me contam”.

Tags: , , , , ,

Saúde do Crato realiza neste sábado “Forró no Trem”

Publicado em 03/07/2015 - 18:34 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

trem do caririA Secretaria de Saúde do Crato realiza amanhã, sábado dia 4, a partir das 7 horas, no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA, o evento “Forró no Trem”.  A Caravana será organizada pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF.4 e destinada aos idosos que são atendidos por esse centro.  O objetivo principal oferecer diversão com cultura, disponibilizando momentos de interação que conseqüentemente promovem benefícios à saúde dos participantes no contexto físico, mental e social.

Cerca de 250 participantes do grupo atendido pelo NASF- 4, que compreende os PSFs dos bairros Vila Alta, Muriti, Recreio, São Miguel, Vila São Bento e Vila Padre Cícero estarão acompanhados de profissionais de saúde e farão uma viagem com muita alegria no Metrô do Cariri, com saída às 7h35 da Estação RFFSA Crato.
De acordo com o educador físico, Fablício Gonçalves, idealizador do projeto, o “Forró no Trem” irá até o Juazeiro do Norte e depois retornará para a RFFSA, em Crato, e será servido um lanche para todos. “Durante todo o percurso teremos a animação com sanfoneiro e danças típicas juninas. No retorno será realizada também uma quadrilha improvisada”,  explica.

O Secretário de Saúde do Crato, Lucimilton Macedo, parabeniza os profissionais envolvidos nessa ação e destaca o compromisso da saúde municipal na concepção de momentos como esse que se caracterizam como inclusão social e visam originar um aumento da qualidade de vida dessas pessoas.

Tags: , , , , , ,

Criança de 9 anos morre após ser atingida por trem em Juazeiro do Norte

Publicado em 02/07/2015 - 18:48 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

Um menino de nove anos faleceu, nesta quinta-feira (2), após ser arrastado, por cerca de 10 metros, por um trem em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. De acordo com populares, a criança foi atingida pela condução quando voltou para pegar a sandália que havia ficado presa na linha no momento em que a atravessava.

A criança morreu no local do acidente, que ocorreu no bairro Pio XII, nas proximidades da Rua São Sebastião com Carlos Cruz. Ele estava na região soltando pipa com outras crianças e atravessou a linha em uma passagem clandestina.

Após o acidente, o maquinista do trem disse que tudo aconteceu muito rápido e só percebeu o ocorrido quando houve o choque.

O corpo do menino foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde aguarda a família para liberação.

Tags: ,

Jovem é executado horas após ser liberado por receptação

Publicado em 02/07/2015 - 17:28 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
Foto: Michel Dantas/CaririVerdade

Foto: Michel Dantas/CaririVerdade

Juazeiro do Norte. O jovem Carlos Eduardo Pereira dos Santos, de 16 anos, foi executado com cinco tiros na tarde desta quinta-feira, 02, horas após ganhar liberdade. O crime aconteceu no cruzamento das ruas Cecília Meireles e Antônio de Freitas, nas proximidades da Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Conserva Feitosa, bairro Antônio Vieira.

De acordo com a Polícia Militar, o adolescente teria sido surpreendido por dois homens que trafegavam em uma motocicleta de cor preta e sem placa. O garupeiro sacou o revólver calibre 38 e efetuou cinco disparos, atingindo Carlos Eduardo na altura da cabeça e abdômen.

A Polícia acredita que o crime tenha sido um acerto de contas. A vítima havia sido apreendida na tarde da última segunda-feira (29) trafegando, junto com um adolescente de 15 anos, em uma motoneta roubada. Carlos disse que tinha comprado a moto Shineray a uma pessoa identificada com o “José Carlos”, que não foi localizado.

Tags: , , ,

Projeto de Horta Escolar desenvolve em alunos práticas nutritivas e consciência ambiental

Publicado em 02/07/2015 - 17:14 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

unnamed (3)

Plantar, cuidar, colher e comer. Estas são propostas adotadas pelo do projeto Horta Escolar e Farmácia Viva: Francisco Gabriel de Sousa, que visa proporcionar as crianças da Escola Aderson da Franca Alencar, em Crato, um aprendizado que eles guardarão para a vida toda.

Com a missão de resgatar a importância que o Ginásio do Lameiro (como é chamada a escola pela comunidade), tem para seus alunos, familiares e população do bairro, a escola Aderson da Franca Alencar vem desenvolvendo o exitoso projeto de educação ambiental: “Minha escola, meu lugar”, que visa a revitalização do ambiente escolar e seu entorno. Fruto desse aprendizado surgiu o projeto da Horta Escolar e da Farmácia Viva Francisco Gabriel de Sousa, que pretende integrar ainda mais a relação escola e comunidade.

O projeto de horta na escola está levando valores de consciência ambiental aos alunos além de promover o contato com a terra, as plantas e a natureza desenvolvendo valores ambientais nos alunos, com o objetivo de promover a educação utilizando a horta escolar como ferramenta e eixo gerador da prática pedagógica.

De acordo com a diretora, Silvia Brito, é levado em consideração também a importância da alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável. Para Silvia, o projeto da horta escolar é um excelente instrumento pedagógico nas escolas. Estimula práticas educativas mais dinâmicas, integradoras, capazes de promover aprendizagens mais concretas e relacionadas à realidade da comunidade escolar. “O projeto está sendo uma mudança de postura, uma forma de repensar a questão ambiental na escola, na comunidade, na vida do aluno através de ações reflexivas, práticas e teóricas, incorporando dessa maneira a responsabilidade e respeito pela natureza e pelo local que vivem”, justifica a diretora.

A prática educacional aplicada na Escola Aderson da Franca, vem sendo apoiada e elogiada pela gestão municipal que acredita nesse processo educacional.  Segundo o secretário de Educação do município, Ronaldo Bacurau, “a escola está de parabéns, pois mediante uma aprendizagem ativa e integrada a um plano de estudos de conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos conteúdos, possibilita um trabalho interdisciplinar que auxilia os educadores na tarefa de formar uma consciência crítica ambiental e alimentar”, explicou.

A escola já funcionava como centro de referência em educação no bairro, graças ao empenho dos professores Wagner Cruz e Pedro Ivan Alencar, que já desenvolviam projetos exitosos de educação ambiental, como Escola Sustentável e Escola do Campo. Desde o inicio do ano, com o apoio da equipe da professora Silvia Brito, a escola ganhou esse novo projeto, da Horta Escolar e da Farmácia Viva que contou na inauguração, no ultimo dia 26 de junho, com a presença de alunos, professores, coordenadores, pais e representantes do IBAMA.

Tags: , , , , ,

Demutran recupera sinalização horizontal em ruas de Crato e Juazeiro

Publicado em 02/07/2015 - 17:06 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

Equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) estão recuperando a sinalização horizontal em vários trechos de Juazeiro do Norte. O prefeito Luiz Ivan Bezerra conversou com o Secretário de Segurança Pública, Coronel Herdez Miranda, pedindo a prioridade para áreas que foram recentemente reasfaltadas e cruzamentos mais movimentados onde a sinalização praticamente tinha desaparecido.

O trabalho consiste ainda na restauração das faixas de pedestres e implantação de novas como no caso da Avenida Ailton Gomes. Ali o fluxo de veículos é intenso e muitos trafegam em alta velocidade causando acidentes e a necessidade até de alguns fotosensores que estão sendo instalados. A recuperação da sinalização acontece mais no período da noite quando o tráfego de veículos é menos intenso.

De acordo com Luiz Ivan, o número de acidentes já reduziu consideravelmente com a recente instalação de 10 semáforos em cruzamentos considerados críticos de Juazeiro. Outra recente iniciativa foi a aquisição de carros e motos para ampliar a fiscalização do trânsito em nome da organização. Ele adiantou que o município vai recuperar e ampliar ainda a sinalização vertical com placas educativas e indicativas.

Em Crato, o órgão municipal realiza esse trabalho, além da recuperação das ruas, com tapa-buraco, tendo em vista a ExpoCrato, que será iniciada no dia 12 de julho.

Tags: , , , , , ,

Temporada de férias aberta em shopping do Cariri

Publicado em 02/07/2015 - 17:01 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

Diversão, competições, oficinas e jogos são opções para as férias da criançada no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, de 10 a 29 de julho, com o “Cariri Parque de Diversões”. Uma grande estrutura será montada no intuito de atender o público, com uma programação superdivertida. Os equipamentos vão atender crianças de 3 a 12 anos, de toda a região.

Com isso, segundo o gerente de marketing do Cariri Shopping, João Victor Saliba, o evento será um circuito de atividades, onde as crianças poderão entrar e se divertir por 40 minutos. Além disso, conta com uma cenografia bem rica e contemplativa ao parque. O lúdico vai fazer com que o público infantil vivencie momentos especiais, em espaço seguro com equipamentos confiáveis para as atividades.

Serão instalados brinquedos infláveis como uma montanha de escalada e haverá uma lagarta inflável, um show gol, além de um castelinho inflável. Para os pequenos, de 3 a 5 anos, terá um escorregador, bicicletinhas, tapete atóxico para elas brincarem no chão, bichos de pelúcia atóxicos, livros infantis diferenciados, balancinho de jacaré, dentre outros elementos.

De acordo com os organizadores, a meta é proporcionar opções diversas para que as crianças estejam envolvidas com o universo das brincadeiras, num período propício. Para os jogos, serão instaladas cinco mesas de totó. Além disso, acontecerá uma oficina de arte para que a criança saia do parque com uma lembrancinha. Haverá bilheteria no local, para que os interessados possam se inserir nesse grande universo de diversões.

 

Tags: , , , ,

MPF entrega versão final do plano de trabalho para intervenção na saúde de Juazeiro do Norte

Publicado em 02/07/2015 - 16:45 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

O Ministério Público Federal (MPF) entregará o plano de trabalho elaborado para execução na área da saúde aos gestores de Juazeiro do Norte, durante audiência judicial a ser realizada na próxima terça-feira, 07. A versão final do documento, com 44 páginas, será apresentada ao prefeito em exercício, Luiz Ivan Bezerra, e as Secretárias Municipais de Saúde e Gestão, além da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

O plano é resultado de intervenção realizada pelo MPF no sistema de saúde do município, ao lado da auditora judicial Ângela de Oliveira Carneiro. O documento aponta propostas de solução para diferentes problemas na saúde que foram identificados em auditoria e em seminário realizado para discutir serviços do setor.

Com o objetivo de subsidiar o estado e os municípios no processo de tomada de decisões pela melhoraria serviços de saúde, uma versão inicial do plano já havia sido apresentada a gestores públicos estaduais e municipais durante audiência pública realizada ainda em maio deste ano.

A versão final do documento apresenta a metodologia de trabalho utilizada durante a auditoria que identificou as falhas no município, além de uma análise abrangente sobre a situação encontrada. Problemas gerais que interferem na organização administrativa da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) também são elencados no documento. Para cada falha identificada, o plano apresenta propostas de solução, responsável e prazo de solução.

Mais informações
Ministério Público Federal no Ceará
Fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458
prce-ascom@mpf.mp.br

Tags: , , , ,

Audiência Pública em Juazeiro do Norte debate violência contra mulher

Publicado em 02/07/2015 - 16:35 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

convite audiênciaNesta sexta-feira, 03, será realizado audiência pública em Juazeiro do Norte para tratar questões de violência contra as mulheres no Estado do Ceará. O encontro tem início as 14 horas no Memorial Padre Cícero, localizado na Praça do Cinquentenário, Centro.

O momento será realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, tendo como requerente o Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL). A proposta da audiência é travar um dialogo com os movimentos sociais, a sociedade civil organizada, as universidades e as diversas instituições responsáveis pelas políticas públicas para as mulheres. No país, a cada 90 minutos, uma mulher é assassinada. O Ceará ocupa hoje, o 6º lugar no ranking dos Estados onde mais morrem mulheres, e o 3º da região Nordeste.

Além disso, o Ceará registra uma média de 5 crimes sexuais por dia. De acordo com dados do Banco Mundial, “as mulheres de 15 a 14 anos correm mais riscos de sofrer estupro e violência doméstica do que de câncer, acidentes de carro, guerra e malária”.

Atualmente, apenas nove municípios contam com Delegacias Especializadas (Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Quixadá, Pacatuba), sendo que 14 municípios estão numa situação de deficit. E em somente duas cidades (Fortaleza e Juazeiro do Norte) existem Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher.

Serviço
Audiência Pública debate violência contra mulher no Estado
Local: Memorial Padre Cícero, Praça do Cinquentenário, Juazeiro do Norte-CE
Data e horário: Sexta-feira, 03 de julho – 14 horas

Tags: , , ,

Page 1 of 13812345...102030...Last »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

X Fechar

Desejas compartilhar o conteúdo do Diário do Nordeste?

Utilize o link da notícia ou as ferramentas presentes na página.