Diário Cariri

Busca


Iniciadas as operações da nova sala de desembarque de Juazeiro do Norte

Publicado em 31/10/2014 - 0:29 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

Mop desembarque JUA 02Teve início nesta quinta-feira (30/10) a operação em caráter assistido da nova sala de desembarque do Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes (CE). Com isso, a área passou de 194 m² para 450 m², contando com duas esteiras de restituição de bagagem e ampliando o conforto dos passageiros. No último dia 15, tiveram início as operações da nova sala de embarque, que ganhou ampliação de 115 m² para 600 m².

A operação assistida é o período em que os novos espaços entregues serão observados para monitoramento de suas condições operacionais no dia a dia do aeroporto, com a realização de ajustes caso necessário. Com investimento de R$ 2,1 milhões, a instalação dos módulos de embarque e desembarque redimensionaram a capacidade de atendimento do Aeroporto do Cariri, que passou para 950 mil passageiros/ano. Com a conclusão, os módulos de embarque e desembarque ampliam em 1.050 m² a área total do terminal de passageiros.

Além do maior espaço, serão instalados novos assentos, banheiros e áreas comerciais. Entre janeiro e setembro de 2014, o Aeroporto de Juazeiro do Norte registrou 315,3 mil passageiros, sendo que, no ano de 2013, o terminal movimentou 387,9 mil passageiros. “Nesse novo momento, o Aeroporto de Juazeiro do Norte passa a receber passageiros e demais usuários com a qualidade dos principais aeroportos brasileiros”, destacou o superintendente do aeroporto, Nilson José da Silva Suassuna.

Tags: , , , , , ,

Publicado em 30/10/2014 - 20:33 por | Comentar

Categorias: Crato
  • Enviar para o Kindle

Crato. Este município vai receber a partir do próximo final de semana a primeira edição do Festival Caldeirão das Danças. O evento é uma realização do coletivo “O Crato Tem Dança”, com o apoio de várias instituições e grupos de dança da região.

Apesar de ser a primeira vez que o evento acontece, a ação já é vista como um dos maiores encontros de grupos e coletivos de dança da região. Ao todo, serão 16 companhias representando as cidades pernambucanas de Recife, Olinda, Paulista e Exu; além dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Fortaleza, que irão realizar apresentações durante as três noites de evento.

As apresentações acontecerão na Praça Siqueira Campos, no Centro do Crato. Segundo Junnior Pessoa, um dos coordenadores do festival, o local foi escolhido por já estar concentrando eventos de caráter independente, realizados pela força jovem do cariri, como por exemplo o Estopim e a Guerrilha do Ato Dramático Caririense.

Ainda de acordo com Junnior, este é um evento independe. Encabeçado por dançarinos e professores de dança da região, irá promover ao público caririense o acesso a grandes espetáculos de companhias já consolidadas, bem como espaço para grupos iniciantes demonstrarem suas atuações.

O festival contará ainda com a oficinas pela manhã e tarde da sexta e sábado. Na sexta (31) e no sábado (01), no período das das 10h às 11h30, será realizada uma Oficina de Frevo, com Deyvison Vicente, na Escola Profissionalizante Maria Violeta Arraes de Alencar. A tarde, as 13h30 as 15h, haverá uma Oficina de Dança Contemporânea e Intervenções com Silvia Mouras, também na Escola Violeta Arres.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Vereadores são reintegrados por determinação do STJ

Publicado em 29/10/2014 - 10:19 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

IMG_0648Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte. Após um ano e quatro dias de afastamento por conta de determinação judicial, e em meio a um grande número de curiosos, correligionários e simpatizantes, os vereadores Antônio Alves de Almeida (PSC), o popular Antônio de Lunga, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte; e o ex-tesoureiro da Casa, vereador Ronaldo Gomes de Lira (PMDB), o Ronnas Motos, reassumiram seus mandatos durante sessão realizada ontem pelo Poder Legislativo do município. O retorno dos dois parlamentares as funções legislativas foi determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão prolatada na última quinta-feira (23).

Na ocasião, o Ministro Rogério Schietti Cruz, relator do Mandado de Segurança e do Habeas Corpus impetrados conjuntamente pelos dois parlamentares, através dos advogados Luciano Alves Daniel, Paolo Quezado Gurgel e Leopoldo Martins, decidiu acatar os recursos interpostos pela defesa dos parlamentares. Além do voto do relator, outros quatro ministros decidiram pela reintegração dos vereadores à Câmara. Na sexta-feira passada, um dia após a decisão do STJ, a juíza da 1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, Ana Raquel Colares dos Santos Linard, intimou o presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), para cientificá-lo sobre a decisão da Corte superior. Ontem, a Mesa Diretora da Câmara deu cumprimento à decisão do Poder Judiciário.

Antônio de Lunga e Ronnas Motos foram acusados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) de participação em um esquema de compra exagerada de matérias de limpeza para o Legislativo, popularmente conhecido como “escândalo das vassouras”. O caso, que ganhou repercussão nacional, passou a ser investigado a partir de gosto de 2013, após denúncia realizada pelo vereador Danty Benedito (PMN), que noticiou a compra de 4,2 mil vassouras, 2,5 mil quilos de sabão em pó, 33 mil unidades de palha de aço, dentre outros itens de limpeza, pelo então presidente da Câmara, Antônio de Lunga.

Além dos dois parlamentares, Cícero Jadson Pereira Maia, Marcos Raniere Parente, Silvano Alves de Sousa, Herbete de Morais Bezerra e José João Alves de Almeida, também foram apontados como participantes nos supostos crimes. José João Alves de Almeida, o Lunga, já exerceu mandado de vereador no município. Ele é irmão do ex-presidente Antônio de Lunga. Durante início das investigações, a polícia chegou a pedir a prisão preventiva de cinco pessoas. Os vereadores Antônio de Lunga e Ronnas Motos – que estavam impedidos de exercer as funções parlamentares, também tiveram pedidos de prisão preventiva apresentados à Justiça. Todos os pedidos, no entanto, foram negados, naquela ocasião.

Conforme o advogado Luciano Alves Daniel, que representa um dos parlamentares denunciados, a priori não há risco iminente de que a decisão do STJ em reintegrar os parlamentares seja alterada. “De fato, eles continuam no exercício dos seus mandatos eletivos e, no nosso entendimento, não há nenhum risco de que eles sejam novamente afastados da Câmara Municipal. Ambos os parlamentares deverão aguardar o transcurso do processo, cujo a tramitação acontece na 1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, sem maiores problemas, até porque as defesas preliminares de ambos já foram apresentadas e o processo encontra-se em fase de instrução”, avaliou.

A reportagem apurou, no entanto, que caso os parlamentares recém reintegrados ocasionem prejuízos ao processo, intimando testemunhas ou prejudicando as investigações, de algum modo, o Poder Judiciário poderá novamente aplicar uma medida cautelar determinando novo afastamento dos parlamentares. “Nós rechaçamos essa possibilidade porque o processo de instrução já foi iniciado. As investigações policiais foram concluídas. Nós acreditamos que não haverá novos afastamentos”, disse Luciano Daniel.

Ontem, durante seu primeiro pronunciamento após o período de afastamento, Antônio de Lunga disse que retorna ao Legislativo para continuar defendendo os interesses da população empobrecida de Juazeiro do Norte. Disse que durante os meses em que permaneceu afastado das funções legislativas, resistiu a provocações gratuitas de seus opositores políticos e que, em vários momentos, renunciou situações em defesa da população mais necessitada. “O ódio de alguns anônimos, e as calúnias, não diminui o meu ânimo de fazer o melhor para o aperfeiçoamento da qualidade de vida da população de Juazeiro”, disse. Já o vereador Ronnas Motos preferiu não realizar pronunciamentos durante a sessão que marcou seu retorno ao Legislativo.

O presidente da Câmara, Vieira Neto (PTN), ressaltou que a reintegração dos dois parlamentares se deu em obediência a decisão do STJ, avaliando, ainda, que o retorno de ambos os vereadores não deverá ocasionar constrangimentos à imagem da Casa. “Ordem judicial não se discute, se cumpre. A mesa diretora apenas obedeceu à determinação do Superior Tribunal de Justiça. Não creio que o retorno dos dois vereadores ocasione prejuízo ao Legislativo. Até porque, o processo está tramitando normalmente”, concluiu.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Polícia atua no combate à criminalidade e realiza mais de 30 flagrantes na região do Cariri

Publicado em 28/10/2014 - 16:43 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
ronda do quarteirao viaturasMais de 30 flagrantes foram realizados pela Polícia Militar na Região do Cariri durante o período que compreendeu a sexta-feira, dia 24, e a segunda-feira, dia 27. Entre os registros, está a apreensão de uma arma de fogo na cidade de Juazeiro do Norte durante uma abordagem policial que resultou na localização de um revólver, calibre 38 juntamente com quatro munições. Além disso, dois flagrantes por tráfico de drogas foram realizados após a apreensão de 31 pedras de crack e cinco papelotes de maconha.
Neste período foram apreendidos 28 veículos que circulavam em situação irregular em diversas cidades da AIS 11. Ocorrências como prisão por roubo, ameaça, receptação, recuperação de veículos com queixa de roubo, prisão por violência doméstica, entre outras, foram atendidas pelas equipes da Força Tática de Apoio e Ronda do Quarteirão sendo, devidamente, encaminhadas para as Delegacias de Polícia Civil no interior do Estado.

Tags: , , , ,

Crato terá camelódromo orçado em R$ 1,2 milhão

Publicado em 28/10/2014 - 9:09 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

A Prefeitura do Crato está desenvolvendo uma série de ações na cidade com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população.

De acordo com o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos há algumas ações e obras desenvolvidas em parceria com os governos estadual e federal, mas há outras feitas com recursos próprios da prefeitura.

Isso se dá devido ao fato de que em sua gestão vem sendo feito um equilíbrio fiscal e financeiro com o intuito de ter recursos para realização de obras na cidade.

Um exemplo é a construção do novo camelódromo, obra que vai beneficiar 350 pessoas e vai transformar o atual camelódromo em um grande galpão com boxes padronizados, central de gás, área de alimentação,  banheiros,  setor administrativo e será administrado pelos próprios beneficiários em forma de condomínio.

A obra do novo camelódromo está orçada em R$ 1,2 milhão com a licitação já em andamento. O prefeito Ronaldo Gomes de Mattos deve assinar a ordem de serviço para a construção do novo camelódromo  no mês de dezembro, dando em seguida início à  construção do camelódromo, um equipamento que vai embelezar o centro da cidade do Crato.

O secretário da Cidade, José Muniz, lembra que agora a prefeitura irá discutir com os permissionários onde eles ficarão no período de construção do camelódromo.

Tags: , , , , ,

PRF anuncia 2ª Etapa da Operação Romaria Segura

Publicado em 27/10/2014 - 13:04 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

PAU DEJuazeiro do Norte. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá deflagrar, a partir da próxima quinta-feira (30), a 2ª Etapa da Operação Romaria Segura, que acontecerá em virtude da tradicional Romaria de Finados, que será realizada no dia 02 de novembro em Juazeiro do Norte/CE.

Conforme informações da PRF, do mesmo modo como aconteceu em Canindé, os policiais intensificarão a fiscalização e o combate ao transporte irregular de passageiros com o objetivo de evitar que acidentes envolvendo romeiros ocorram. A ação também terá como finalidade da orientação dos religiosos oriundos de outras regiões e estados, em deslocamento para o evento. A recomendação da PRF é que os romeiros utilizem ônibus devidamente regularizados pela ANTT para os deslocamentos.

A segunda etapa da Operação Romaria Segura seguirá os mesmos padrões da realizada em Canindé, onde seguindo uma recomendação conjunta do Ministério Público Federal e Estadual do Ceará, a PRF, em parceria com a ANTT, implementou ações fiscalizatórias com o intuito de coibir o transporte irregular de passageiros.

O trabalho é avaliado como extremamente necessário, tendo em vista o crescente número de romeiros que se deslocam de diversos estados nordestinos em veículos destinados ao transporte de cargas sem as mínimas condições de segurança, higiene e saúde. A PRF também avalia que a Operação Romaria Segura possuí como finalidade primeira a missão de salvar vidas.

Tags: , , , , , , ,

Modelo das novas barracas padronizadas continua sendo entregues a comerciantes

Publicado em 27/10/2014 - 10:47 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (Semasp) continua disponibilizando o modelo das barracas padronizadas aos ambulantes que irão comercializar no Centro de Apoio ao Romeiro durante a Romaria de Finados. Esta, que é uma das maiores em número de visitantes, começa oficialmente na próxima terça-feira, 28, encerrando no dia 2 de novembro.

O titular da Semasp, Silva Lima, lembra aos ambulantes da necessidade de providenciar essas barracas atendendo a padronização de modelo e tamanho determinado pela Secretaria. As informações estão disponíveis no site da prefeitura www.juazeiro.ce.gov.br e no pátio da Secretaria, localizada no Parque Ecológico das Timbaúbas.

Durante a Romaria, a Semasp irá manter equipes de plantão nos pontos mais movimentados da cidade, de modo especial no Centro de Apoio ao Romeiro e nas Praças Padre Cícero, dos Franciscanos e do Socorro, garantindo o funcionamento do comércio ambulante de forma planejada e segura.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3511-3512, das 07h30min às 11h30min e de 13h30min até 17h30min.

Tags: , , ,

Teatro na Escola retrata comunidade do Crato

Publicado em 27/10/2014 - 10:24 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

O Programa Mais Cultura, desenvolvido na escola municipal Prof. José do Vale Arraes Feitosa, apresentará atividades de teatro que visa retratar aspectos da história da Comunidade do sítio Barro Branco, em Crato.

O trabalho envolverá cerca de 40 alunos na faixa etária de 14 a 16 anos, além de aulas de teatro mediadas pela articuladora cultural, Renata dos Santos. Os alunos deverão participar de processos de pesquisa, oficinas com profissionais do teatro e fruição em espetáculos teatrais do Cariri.

A escola iniciou os trabalhos do Mais Cultura no início deste mês. A expectativa, é que daqui a seis meses o projeto seja finalizado com a apresentação de espetáculo teatral aberto a comunidade.

No Crato, 10 escolas da rede municipal estão desenvolvendo atividades envolvendo artistas da região do Cariri, a partir de projetos encaminhados aos Ministérios da Educação e Cultura.  A Secretaria de Educação do Município. Através da coordenadoria de Programas e Projetos vem desenvolvendo um trabalho de acompanhamento dos projetos nas escolas.

Tags: , , , , , ,

Hospital municipal na pauta do prefeito de JN

Publicado em 27/10/2014 - 10:18 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

hospitalO prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, informou que continua atuando firme no sentido de poder dar início à construção do Hospital Municipal e garantiu que os entendimentos estão bem adiantados. Na última vez que esteve em Brasília, voltou a se encontrar com o presidente da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), Rubens Rodrigues dos Santos, junto a quem definiu detalhes relacionados à permuta do prédio do órgão na Avenida Padre Cícero com uma área na chamada Boca das Cobras.

O hospital deve ser construído onde funciona a CONAB que fica próximo a bairros carentes e populosos como São José, Triângulo, Frei Damião, Jardim Gonzaga e de fácil acesso pela Avenida Padre Cícero em relação à toda cidade. Ele disse que a prefeitura ficou de contratar um engenheiro para avaliar a área oferecida pelo município e o prédio pertencente ao Governo Federal o que deve acontecer até o final deste ano.

O próximo passo será a assinatura da permuta junto à companhia, quando a prefeitura poderá tomar posse e demolir o prédio para poder dar início à construção do hospital. Quando ainda era deputado federal, Raimundão colocou no Orçamento Geral da União recursos da ordem de R$ 10 milhões com esta finalidade. Ele já tem em mãos o projeto arquitetônico que considera dos mais modernos o que vai garantir um hospital digno para a população juazeirense.

Tags: , , , , , , , ,

Sujeira marca o segundo turno em Juazeiro do Norte

Publicado em 26/10/2014 - 16:36 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

PoliticaJuazeiro do Norte. O acúmulo de panfletos, santinhos e outros materiais de propaganda deixou a maioria das ruas e avenidas deste município completamente imundas. Nas áreas próximas aos locais de votação, a sujeira foi ainda maior. No Colégio Salesianos, um dos pontos de maior movimentação eleitoral em Juazeiro do Norte, a quantidade de lixo incomodou pedestres, motoristas e demais transeuntes. Politica

Também foi registrada grande quantidade de lixo de campanha eleitoral na Avenida Castelo Branco, nas proximidades do Shopping Juazeiro e, ainda, nas proximidades do Mercado Público do Pirajá. Conforme a administração local, a limpeza das artérias deverá só deverá ser iniciada amanhã, por volta das 6 horas. Politica

Tags: , , , , , ,

Page 1 of 10712345...102030...Last »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999