Diário Cariri

Busca


Homem é preso por jogar lixo em terreno

Publicado em 16/04/2015 - 20:31 por | Comentar

Categorias: Crato
  • Enviar para o Kindle

Crato. Um motorista de uma empresa beneficiadora de mel foi preso neste município na tarde da última terça-feira (14), por uma equipe de policiais da Polícia Militar Ambiental por estar jogando lixo em um terreno baldio próximo ao Centro da cidade. O homem foi abordado pelos policiais enquanto descarregava do caminhão pedaços de madeira e de papelão. O crime, tipificado como poluição, é inafiançável e, além da detenção de 1 a 5 anos, o motorista também terá de pagar multa no valor de R$ 10 mil. O motorista encontra-se recolhido a um dos xadrezes da Cadeia Pública do município de Crato.

Ao perceberem que o homem jogava o material no terreno abandonado, os policiais decidiram chamar os fiscais da Semace para que o motorista ou a empresa por ele representada sofresse algum tipo de sanção. Ao se deslocarem até a Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato, onde foi instaurado o procedimento policial, os policiais se surpreenderam com a prisão em flagrante do motorista.

“Houve uma surpresa geral. Nem mesmo os policiais e os agentes da Semace imaginavam que ele (o motorista) ficaria preso. A ação praticada por ele está tipificada na Lei Ambiental como poluição. É um dos piores crimes que alguém pode cometer contra a Lei Ambiental. O cidadão precisa compreender que possui obrigações e que a lei existe para ser cumprida sem distinções”, disse o delegado Giuliano Sena, titular da regional de Crato.

Segundo ele, o motorista informou em seu depoimento ter recebido ordens de um encarregado para jogar o lixo no local. “Ele disse que mandaram jogar o lixo no terreno. Se ficar comprovado que o proprietário da empresa tinha conhecimento de que o lixo seria depositado em local proibido ele também deverá ser indiciado. A própria empresa, enquanto pessoa jurídica, também poderá sofrer indiciamento”, explicou o delegado.

A prisão do motorista foi baseada no parágrafo 2° do artigo 54 da Lei 9.605, de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Conforme a lei, Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é passível de reclusão e multa.

Tags: , , , , , ,

Justiça Federal determina auditoria na Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte

Publicado em 14/04/2015 - 23:39 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

Foto:blogflaviopintonews

A decisão busca garantir uma correta aplicação dos recursos públicos destinados à saúde do município

A 16ª Vara da Justiça Federal determinou a realização de auditoria excepcional na Secretaria de Saúde do Município de Juazeiro do Norte. A Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em face do Município de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará e União visa, dentre outros pedidos, indicar um administrador provisório, com atuação exclusivamente na Pasta da Saúde do Município a fim de supervisionar e avaliar todas as práticas da gestão da saúde pública municipal.

A decisão, proferida pelo juiz federal Leonardo Augusto Nunes Coutinho, determina que a União, no prazo máximo de dez dias, dê início, por meio da Controladoria Geral da União e do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), a uma auditoria excepcional nas contas, unidades ambulatoriais e hospitalares e no funcionamento e gestão de saúde do Município de Juazeiro do Norte.

Além da auditoria federal, a sentença prevê que município de Juazeiro do Norte mantenha todas as ações de serviços de saúde prestados, em especial pelo Hospital São Lucas e Hospital Infantil Maria Amélia, com observação da política Nacional de Humanização em vigor no âmbito do SUS, fixando multa diária, para o caso de descumprimento, no valor de dez mil reais.

Segundo afirma o juiz federal em decisão, os pedidos foram deferidos, em parte, “diante da situação de caos que se instalou na Pasta de Saúde de Juazeiro do Norte/CE, e considerada a excepcionalidade do caso, sendo que, em assim agindo, está o Poder Judiciário, zelando pela correta aplicação dos caríssimos recursos públicos destinados à saúde”.

Tags: , , , , , , , , , ,

Juazeiro do Norte terá clínica para reabilitação de dependentes químicos

Publicado em 14/04/2015 - 23:02 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

unnamed (1)Tem continuidade as obras de construção de uma clínica para reabilitação de dependentes químicos em Juazeiro do Norte, no cruzamento das avenidas Ailton Gomes e Ednir Mendonça, no bairro José Geraldo da Cruz. O prefeito Raimundo Macedo reconhece como grave a situação da dependência química em todo o país, responsável diretamente pela maioria dos casos de furtos, roubos, lesões corporais e até homicídios.

Recentemente foi discutida a promoção de um Curso da Escola Estadual de Saúde Pública para os Consultórios na Rua que atuarão no Programa “Crack, é Possível Vencer”, em Juazeiro. Outras obras importantes que farão parte desse complexo é o centro de reabilitação de deficientes físicos, que vai promover sessões de fisioterapia. Junto a essa iniciativa, o município dotará o espaço de Centro de Esportes até mesmo com piscina e a revitalização do Parque Ecológico das Timbaúbas com pistas de cooper, em meio a vegetação e importante área de lazer para a população.

Tags: , , , ,

CDL do Crato realiza reunião sobre segurança pública

Publicado em 14/04/2015 - 22:59 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

O evento contará com a presença do comandante da 5ª Cia do 2º BPM, Capitão Adailton

 

Crato/CE, 14 de abril de 2015 – Preocupados com a segurança pública cratense e em meio a um crescente número de arrombamento de prédios comerciais, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato realiza nesta quarta-feira, dia 15 de março, às 18 horas, em sua sede, uma reunião sobre discutir junto aos seus associados e toda sociedade esta situação tão preocupante. Na oportunidade, contará com a presença contará do comandante da 5ª Cia do 2º BPM, Capitão Adailton.

“Estamos muito preocupados com o aumento da violência na nossa cidade e precisamos unir forças para combater tudo isso”, afirma o presidente da CDL Crato, José Alves Lobo.

Projeto de Segurança

Dentre várias ações que deverão ser tomadas, a CDL Crato vai apresentar aos lojistas o “Acenda essa ideia – Projeto de Iluminação de Marquises”, que alerta sobre a necessidade em manter as ruas bem iluminadas, bem como às frentes de lojas.

Tags: , , , , ,

Vagas para curso de turismo receptivo continuam abertas no Cras das Timbaúbas

Publicado em 14/04/2015 - 22:57 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

unnamedContinuam abertas as inscrições para o curso de Operador de turismo receptivo, ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As aulas estão previstas para iniciar no próximo dia 4 de maio e serão ministradas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Timbaúbas, localizado a rua João Paulo I, nº 620.

As vagas estão sendo ofertadas gratuitamente, as quais podem concorrer pessoas com idade mínima de 18 anos que tenham concluído o Ensino Fundamental. Para realizar a inscrição, os interessados devem procurar o Cras do citado bairro até a última semana de abril, portando cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

Essa capacitação objetiva qualificar profissionalmente o participante na prestação de serviços de turismo receptivo, possibilitando que estes atuem em diversos segmentos turísticos, seja como autônomo ou em agências de viagens.

Tags: , , , , ,

Biblioteca Pública do Crato é selecionada para participar do programa CDI Bibliotecas

Publicado em 14/04/2015 - 22:53 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

A Biblioteca Pública do Crato foi selecionada para participar do programa CDI Bibliotecas, patrocinado pela The Bill & Melinda Gates Foundation, com o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

O Comitê para a Democratização da Informática (CDI), organização social que usa a tecnologia para transformação social no Brasil e no mundo, realizou seleção de bibliotecas para patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation e apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). O projeto, que terá duração inicial de dois anos, ajudará líderes e profissionais a integrar ideias e serviços inovadores nesses espaços.

Para participar do programa, era preciso estar inscrita no SNBP e localizada em municípios com, no mínimo, 30 mil habitantes. Também foi requisito para a seleção ter pelo menos um funcionário efetivo formado em Biblioteconomia, além de espaço para comportar o projeto. No total, 50 bibliotecas municipais e estaduais foram selecionadas, 19 no Nordeste, quatro no Estado do Ceará, incluindo a biblioteca da cidade do Crato.

 

Tags: , , , , , , ,

Sinduscon-CE e CEF promovem lançamento do Feirão de Imóveis do Cariri

Publicado em 14/04/2015 - 22:51 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

Durante o evento será apresentado o conteúdo programático e as vantagens de participação aos empresários interessados.

 

No próximo dia 15 de abril (quarta-feira), o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE) e a Caixa Econômica Federal (CEF) promovem o lançamento da 8ª edição do Feirão de Imóveis do Cariri, que acontece no Hotel iu-á (Juazeiro do Norte), a partir das 17h. Na ocasião será apresentado o conteúdo programático e as vantagens de participação aos empresários interessados.

O Feirão acontece de 11 a 14 de junho, no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte. O evento disponibilizará, aos interessados em adquirir sua tão sonhada casa própria, cerca de 2.000 unidades habitacionais novas, usadas e na planta.​ A iniciativa busca chama atenção de grandes empresas e empresários que querem se instalar ou ampliar seus negócios​ na região que​ já​ concentra cerca de 590 mil habitantes (2º Censo do IBGE 2010)​.​

Segundo o presidente do Sindsucon-CE, André Montenegro de Holanda, o aumento da renda da população ampliou a classe média no Brasil, aliado ao maior acesso ao crédito, dentre outros fatores​,​ a exemplo das políticas sociais do governo federal, gerou uma ambiência favorável ao desenvolvimento do mercadoimobiliário no país​. “No Interior do Estado do Ceará não foi diferente, em especial a região do Cariri que recebeu nos últimos anos investimentos dos mais variados segmentos econômicos, que vão desde a chegada de supermercados e grandes redes atacadistas, shoppings e lojas de diversos setores, aliado à implantação das instituições de ensino superior. Esses fatores contribuíram para o crescimento acima da média do Nordeste e do Brasil​”, explica​.

 

Serviço:

Lançamento da 8ª edição do Feirão de Imóveis do Cariri

Dia: 15/04

Horário: 17h

Local Hotel Iu-á

Endereço: Rua Arnóbio Barcelar Caneca, 800 – Lagoa Seca – Juazeiro do Norte-CE.

Mais informações: (85) 3456.4050 – Falar com Ivna Baquit.

Tags: , , , , ,

‘Operação Semana Santa’ contabiliza apreensão de 115 veículos

Publicado em 07/04/2015 - 10:20 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
IMG-20150402-WA0012 IMG-20150402-WA0008
 
A Operação Semana Santa 2015, desencadeada pela Polícia Militar e demais órgãos de segurança, foi realizada no período de 02 a 05 de abril na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Com o objetivo de garantir a tranquilidade e segurança da população que participou dos eventos religiosos, a Polícia Militar utilizou efetivo ostensivo e velado, além de equipes a pé e motorizadas.
Durante a Operação Semana Santa a Polícia Militar contabilizou apreensão de armas de fogo (06), simulacros de armas de fogo (02), apreensão de veículos (115), além de prisões por roubo (02), prisão por lesão corporal (06), prisão por receptação (03) e recuperação de veículos com registro de roubo/furto (05).
 Entre os 25 municípios do cariri cearense, Juazeiro do Norte se destaca, todos os anos, pela alta concentração de pessoas durante a semana santa, principalmente, no transcurso da noite da quinta para a sexta-feira, quando acontece a peregrinação dos fiéis à colina do Horto e ao santo sepulcro, além da visitação das igrejas.
O efetivo policial arregimentado para a Operação Semana Santa é oriundo do 2º BPM e da capital do estado, além da participação do policiamento especializado como RAIO e COTAR.

Tags: , , , , ,

Cinco cidades cearenses selecionadas para criação de curso de Medicina

Publicado em 02/04/2015 - 16:57 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

Novo edital lançado pelo Governo Federal prioriza o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões com menor proporção de vagas de graduação e médicos por habitantes

A expansão da formação médica no país recebe novo impulso este ano. O Governo Federal selecionou mais 22 municípios para a criação de cursos de Medicina em instituições particulares. Essas cidades estão em oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões com menor proporção de vagas de graduação e médicos por habitantes. No Ceará, estão na lista Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas. A medida faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos para ampliar a oferta deste curso superior nas regiões que mais precisam.

Confira a lista de municípios pré-selecionados:

MUNICÍPIO

AL São Miguel dos Campos
AM Parintins
BA Brumado
BA Irecê
BA Euclides da Cunha
BA Senhor do Bonfim
CE Crateús
CE Iguatu
CE Itapipoca
CE Quixeramobim
CE Russas
GO Itumbiara
MA Chapadinha
MA Codó
MA Santa Inês
PA Bragança
PA Breves
PA Cametá
PA Castanhal
PE Araripina
PE Arcoverde
PE Salgueiro

“A criação de cursos de Medicina é uma das medidas mais estruturantes do Mais Médicos, pois permite chegarmos a meta de 600 mil médicos em todo o país até 2026. Mas sabemos da importância de expandir as vagas invertendo a lógica que existia antes. Agora, vamos ampliar a formação médica conforme as necessidades identificadas pelo governo federal”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. “Os municípios são chamados a aderir e a se comprometer com as condições para abrir os novos cursos. Este edital permite ampliar a formação médica com a qualidade adequada para a população”, afirmou.

Segundo o ministro da Educação, Luiz Cláudio Costa, “o novo edital dá seguimento à política de expansão de vagas de graduação por meio do Mais Médicos, corrigindo assimetrias regionais no que se refere a proporção de médicos por habitantes e selecionando cidades com condições de atender os critérios de qualidade.”

O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2). As prefeituras interessadas deverão confirmar participação entre os dias 13 e 24 de abril, por meio da página do Ministério da Educação (http://simec.mec.gov.br). Esta é a segunda seleção de municípios para abertura de cursos de Medicina desde o lançamento do Mais Médicos. Na primeira, realizada em 2014, 39 cidades de 11 estados tiveram cursos autorizados, com previsão de 2,4 mil novas vagas.

Com o objetivo de focar em municípios com maior escassez de médicos, o Governo Federal definiu algumas regras inovadoras em compararão com a seleção anterior. Nesta chamada, só foram pré-selecionadas cidades que se localizam em estados com relação de vagas em curso de medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e com índice de médicos a cada mil habitantes menor que 2,7. Também é necessário que o município esteja a pelo menos 75 quilômetros de qualquer curso de medicina existente.

Além desses requisitos, foram utilizados também outros critérios objetivos para a pré-seleção: não ser capital de estado; não ter curso de medicina; ter mais de 50 mil habitantes; e estar localizado em região com estrutura de saúde e de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde adequados para comportar a oferta de graduação em medicina.

PRÓXIMAS ETAPAS – Após a adesão dos municípios interessados, serão realizadas visitas técnicas in loco, entre 11 de maio a 26 de junho. A finalidade é verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o mínimo necessário para comportar as atividades práticas do curso de medicina.

Para ser selecionado, o município precisa ter número de leitos do SUS por aluno igual ou maior a cinco; número de alunos por equipes de atenção básica menor ou igual a três; leitos de urgência e emergência ou pronto socorro; adesão ao PMAQ, programa de reestruturação de unidades básicas de saúde; centros de atenção psicossocial; hospital de ensino ou unidade hospitalar com mais de 80 leitos; e existência de, pelo menos, três programas de residência médica nas especialidades prioritárias (como Medicina Geral de Família e Comunidade), que podem ser abertos no primeiro ano de funcionamento do curso.

As cidades escolhidas farão parte do edital de seleção de instituições. Os municípios que não obtiverem conceito satisfatório na verificação presencial podem ser excluídos do processo ou ficar em lista de espera até solucionar as pendências. O resultado final, após as visitas e avaliações, será divulgado em 31 de julho.

AÇÕES ANTERIORES – Medidas de expansão da graduação em Medicina já vinham sendo implementadas desde 2013, quando foram pré-selecionadas os primeiros municípios aptos a receberem curso de medicina. Em 2014, 39 deles foram avaliados positivamente nas visitas in loco e selecionados em caráter definitivo. Após a seleção das cidades, foi aberto edital de concorrência para as instituições de ensino interessadas em abrir os cursos. A previsão é que a lista de instituições selecionadas seja divulgada em 24 de junho.

O Governo Federal também vem expandindo as vagas de Medicina em cursos já existentes. Já foram autorizadas 4.680 novas vagas de graduação no país, sendo 1.343 em universidades públicas e 3.337 vagas em instituições privadas. A meta é chegar à oferta de atingir 11,5 mil até 2017. Em relação à residência médica, está prevista a criação de 12,4 mil vagas para formação de especialistas até 2018, com o foco nas áreas prioritárias para o SUS.

Em conjunto com a expansão da formação, o Programa Mais Médicos também trouxe profissionais para atender a demanda imediata apontada pelas prefeituras. Em 2015, com a ocupação das 4.146 vagas apontadas pelos municípios no novo edital, o Governo Federal garantirá a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde de todo o país, levando assistência para aproximadamente 63 milhões de pessoas. Serão 4.058 municípios beneficiados, 72,8% de todas as cidades do Brasil, além dos 34 distritos indígenas. (Fonte Governo Federal – Ministério da Saúde).

Tags: , , , , , , ,

Mostra reúne obras do cineasta Orson Welles

Publicado em 02/04/2015 - 16:51 por | Comentar

Categorias: Cultura
  • Enviar para o Kindle

 


Soberba

Na próxima segunda-feira (6), o Sesc* dá início à programação da mostra O Monumental Orson Welles: De “Cidadão Kane” a “Verdades e Mentiras”. Em cartaz até junho, como parte do Cinemarana, a Mostra reúne 13 obras do cineasta, também roteirista, produtor e ator, George Orson Welles. As exibições acontecem às segundas-feiras, sempre às 19h, na Unidade Crato do Sesc. A entrada é gratuita.

Abrindo a programação, o público confere “Cidadão Kane” no dia 6. Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, conhecemos a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente ruim. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, a obra é considerada um dos filmes mais importantes da história do cinema. Classificação indicativa: 14 anos.

Na segunda (13), a exibição fica por conta do filme “Soberba”. Com quatro indicações ao Oscar de Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Agnes Moorehead), Direção de Arte (Preto e Branco) e Fotografia (Preto e Branco), a obra traz como cenário a cidade de Indianápolis do final do século XIX. Na trama, a família Amberson encontra dificuldades para lidar com as mudanças ao seu redor. Classificação indicativa: 12 anos.

Na sequência, a sessão do dia 20 acontece com “O estranho”. No filme, o detetive Wilson tem a missão de prender o oficial nazista Charles Rankin, que se mantém escondido numa cidadezinha. Seu maior obstáculo é convencer a mulher dele sobre a verdadeira identidade do marido. Classificação indicativa: 10 anos.

Encerrando a programação do mês, dia 27, o público confere “A Dama de Shanghai”. Na trama Elsa Rosalie Bannister é uma mulher que é salva de um grupo de ladrões pelo jovem Michael O’Hara. Como agradecimento, ela o convida para trabalhar no iate de seu milionário marido. Michael aceita o emprego, mas não pelo dinheiro, e sim para ficar mais próximo de Elsa e, assim, tentar fugir com ela. Classificação indicativa: Livre.

Ainda como parte da Mostra, serão exibidos nos meses de maio e junho os filmes “Macbeth: Reinado de Sangue”, “Othelo”, “Mr. Arkadin”, “A marca da maldade”, “O processo”, “Falstaff: o toque da meia-noite”, “A história imortal”, “For fake: verdades e mentiras” e “É tudo verdade”.

 

 cidadao kane

Programação

Cinamarana

 Abril

 Dia 6 – Cidadão Kane

(Citizen Kane, Dir. Orson Welles, EUA, 1941, 119min)

Classificação indicativa: 14 anos

 Dia 13 – Soberba

(The magnificent Ambersons, Dir. Orson Welles, EUA, 1942, 88min)

Classificação indicativa: 12 anos

Dia 20 – O Estranho

(The stranger, Dir. Orson Welles, EUA, 1946, 95min)

Classificação indicativa: 10 anos

Dia 27 – A Dama de Shangai

(The lady from Shangai, Dir. Orson Welles, EUA, 1947, 87min)

Classificação indicativa: Livre

Maio

 Dia 4 – Macbeth: Reinado de Sangue

(Macbeth, Dir. Orson Welles, EUA, 1948, 89min)

 Dia 11 – Othelo

(The tragedy of Othello: the moor of venice, Dir. Orson Welles, EUA/França/Itália/Marrocos, 1952, 90min)

 Dia 18 – Mr. Arkadin

(Mr. Arkadin, Dir. Orson Welles, Espanha/França/Suiça, 1955, 93min)

Dia 25 – A Marca da Maldade

(Touch of evil, Dir. Orson Welles, EUA, 1958, 95min)

 Junho

 Dia 1 – O Processo

(Le procès, Dir. Orson Welles, Alemanha Ocidental/França/Itália/Iugoslávia, 1962, 118min)

 Dia 8 – Falstaff: O Toque Da Meia-Noite

(Campanadas a medianoche, Dir. Orson Welles, Espanha/França/Suiça, 1965, 117min)

Dia 15 – A História Imortal

(The immortal story, Dir. Orson Welles, França, 1968, 58min)

Dia 22 – For Fake: Verdades e Mentiras

(Vérités et mensonges, Dir. Orson Welles, AlemanhaOcidental/França/Irã, 1973, 85min)

 Dia 29 – É Tudo Verdade

(It’s all true, Dir. Orson Welles, Bill krohn, Myron Meisel, Richard Wilson, EUA, 1993, 85min)

 SERVIÇO

Cinemarana

Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)

Datas: 6, 13, 20 e 27/4, 4, 11, 18 e 25/5, 1, 8, 15, 22 e 29/6

Horário: 19h

Informações: (88) 3523.4444

 

:::Gratuito:::

 

Tags: , , , , ,

Page 1 of 12712345...102030...Last »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999