Diário Cariri

Busca


Alunos participam do projeto Estação Tradição – Primeira Parada

Publicado em 18/09/2014 - 12:31 por | Comentar

Categorias: Crato
  • Enviar para o Kindle

57Crato. Cerca de 80 alunos da Escola Municipal Gonzaga Mota, através da Secretaria de Educação do Crato, foram atendidos pelo Projeto Estação Tradição – Primeira Parada, idealizado pela ONG Beatos – Base Educultural de Ação e Trabalho de Organização Social.

O projeto Estação Tradição – Primeira Parada é um percurso vivencial histórico para comunidade, sobretudo para alunos da rede pública de ensino, que visitam pontos históricos patrimoniais, finalizando com apresentações artísticas dos Grupos e Manifestações Populares da Região do Cariri na ONG BEATOS. O projeto apresenta à população caririense a diversidade e potencialidade de sua cultura por meio de atividades múltiplas realizadas no percurso da ação.

Após vivenciar o percurso histórico pelas ruas do centro do Crato, os alunos dirigiram-se à sede da Ong Beatos onde foram recebidos, pela manhã, pelo sanfoneiro Guilherme Maravilha e à tarde, pelos Bacamarteiros da Paz. O agendamento das escolas públicas municipais vem sendo organizado pela Secretaria de Educação do Crato, e acontecerá ate o fim de setembro.

Percurso – O grupo sai em um ônibus a partir da Praça da Sé, onde recebe as primeiras instruções para embarcar na viagem. A “Contação da História” do Crato começará no centro da Praça da Sé onde se localizava o aldeamento indígena dos índios Kariris. A viagem segue passando pelo Centro do Crato em direção a BEATOS para visita ao Memorial da Cultura Popular para vivenciar e interagir com as apresentações artísticas dos Grupos de Tradição do Cariri. Todo o caminho terá como guias as personagens ícones da cultura popular Mateus e Catirina. É distribuído material educativo durante a realização do percurso.

Tags: , , , , , , ,

Torneio de Futsal acontecerá no próximo sábado

Publicado em 17/09/2014 - 12:34 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

56Juazeiro do Norte. O segundo torneio de futsal do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Timbaúba será realizado no próximo sábado, dia 20. A competição terá início às 7h30min. contando com a participação de aproximadamente 80 adolescentes, a partir dos 14 anos, que participam dos grupos de convivência deste equipamento social.

O evento, que é coordenado pelos educadores físicos Elaine Cristina e Francisco Quirino, visa o estímulo à prática esportiva do futsal, possibilitando a socialização e interação entre os alunos. E como parte das ações desenvolvidas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, este trabalha ainda a construção e valorização de grupo e a melhoria do comportamento e das relações sociais entre os participantes.

Ao término dos jogos, uma cerimônia de encerramento será realizada no local para que a equipe vencedora receba as medalhas. Durante o evento serão servidos almoço e lanche aos participantes.

Tags: , , , , , , ,

Senac abre inscrições para Juazeiro e Crato

Publicado em 16/09/2014 - 13:18 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

confeitariaJuazeiro do Norte. Estão abertas as inscrições para os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, nas áreas de saúde, beleza, informática, gastronomia, idiomas, comércio/gestão e comunicação. A programação dos novos cursos é referente ao último trimestre deste ano: outubro, novembro e dezembro.

Para o município de Crato estão sendo ofertados os Cursos de Informática Básica Intensivo Windows (20/out a 11/nov – 66h), Doces Refinados (03/nov a 07/nov – 20h), Salgados Comerciais (10/nov a 14/nov – 20h), Saladas e Grelhados (17/nov a 21/nov – 20h), Drenagem Linfática (17/nov a 12/dez – 80h), Editor de Ilustração:CorelDraw (17/nov a 02/dez – 45h), Clareamento de Axilas e Virilhas (24/nov a 05/dez – 40h), A Arte de Esculpir e Colorir Cabelos (24/nov a 05/dez – 40h) e Bolos Artísticos (24/nov a 05/dez – 40h).

Já na cidade de Juazeiro do Norte os Cursos ofertados são Técnico em Óptica (início das aulas dia 17/out – 1.800h), Corte de Cabelo Feminino e Escova (13/out a 24/out – 40h), Depilação Artística (07/out a 22/out – 40h), Design de Sobrancelhas (21/out a 05/nov – 40h), Inglês Básico III (20/out a 04/fev de 2015 – 60h), Inglês Básico IV (14/out a 29/jan de 2015 – 60h), Gestão de Relações com o Cliente (13/out a 17/out – 20h), Gestão de Pessoas (06/out a 21/out – 45h), Desenho de Projetos: AutoCAD (13/out a 04/nov – 66h) e Comunicação para Gestores (10/nov a 14/nov – 20h).

Todos os cursos são presenciais, mas quem não tem tempo de assistir as aulas neste tipo de modelo de ensino têm à disposição outra plataforma de estudo: os cursos de Ensino a Distância do Senac. Entre os cursos ofertados estão Maître (63h), Técnicas de recepção em meios de hospedagem (20h), Governança em meios de hospedagem (63h), Estilo e Imagem Pessoal (20h), Maquiagem básica (20h), Administração de conflitos (20h), Técnicas de liderança (20h), Técnicas campeãs de vendas (20h), Técnicas de fidelização – fazendo o cliente voltar (20h), Culinária trivial (30h), Cozinha vegetariana (20h).

Os interessados devem procurar as unidades do Senac em Crato ou em Juazeiro do Norte, ou verificar a oferta de cursos no www.ce.senac.br/cursos (cursos presenciais) ou www.ead.senac.br (cursos a distância). Mais informações pelos telefones (88) 3513.1990 (Senac em Crato) e (88) 3566.4790 (Senac em Juazeiro do Norte).

Da ASCOM do SENAC

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Escolas recebem produtos do Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado em 15/09/2014 - 12:18 por | Comentar

Categorias: Crato
  • Enviar para o Kindle

programa aquisição de alimentosCrato. Com a finalidade de desenvolver a agricultura familiar e melhorar a alimentação nas escolas, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuário e Recursos Hídricos, realizou na semana passada, no Centro Administrativo, a entrega dos alimentos da agricultura familiar para as escolas do município.

Segundo o titular da pasta da agricultura, Enrile Pinheiro, foi recebida uma quantidade grande de alimentos, entre eles, goma fresca, vários tipos de verduras, frutas, carnes, frango e bolo, que foram distribuídos para seis escolas do município, que são: Escola 18 de maio; Casa de Apoio, localizada no Bairro Alto da Penha; Escola Quinô de Brito, Melvin Jones, 8 de Março, e a Pastoral.

Enrile Pinheiro ressaltou que os produtos são oriundos do Programa de Aquisição do Alimentos (PAA), do Governo Federal, um programa que melhora a renda do homem do campo, que provém da agricultura familiar. O secretário informou ainda que a despesa do programa fica por conta do Ministério da Agricultura e a responsabilidade de entregar os alimentos para as escolas é da Prefeitura.

Tags: , , , , , , , , , ,

Município apoiará o I Cariri Criativo

Publicado em 15/09/2014 - 9:18 por | Comentar

Categorias: Crato
  • Enviar para o Kindle

Crato. Em parceria com o programa Cariri Criativo, a Secretaria de Cultura do Crato irá promover uma oficina de encadernação, a ser realizada nesta segunda-feira(15), na Biblioteca do Crato, a partir das 8h. O objetivo da oficina é ajudar a confeccionar os cadernos que serão distribuídos durante o I Cariri Criativo. A oficina será ministrada pela designer Fernanda Loss.

O I Cariri Criativo é um evento que pretende reunir os empreendedores, grupos e coletivos de cultura e arte e organizações ligadas ao tema da economia criativa no Cariri. O evento será realizado de 19 a 21 de setembro, no Sesc Crato.

A iniciativa tem o patrocínio do SESC Crato e do Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB. Conta ainda com o apoio da Secretaria de Cultura do Crato, Associação dos Docentes das Universidades Federais do Ceará – ADUFC, Fundação Casa Grande, Laboratório de Economia Criativa da UFCA, Instituto Dom José – IDJ e Instituto de Ecocidadania Juriti.

Tags: , , , ,

Suspeita de nepotismo resulta em exoneração de cargos comissionados

Publicado em 12/09/2014 - 11:24 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

03Cerca de 70 pessoas que ocupavam cargos comissionados na gestão do atual prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Mâcedo (PMDB), foram exoneradas ontem (11) de suas funções em obediência a uma determinação judicial oriunda do Processo nº 52174-11.2014.8.06.0112, da 1ª Vara Cível desta Comarca , prolatada pelo juiz José Arcelino Jácome Carvalho, em atendimento a um pedido feito pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), através de uma Ação Civil Pública, onde são denunciados dezenas de casos de nepotismo praticado pela gestão municipal. A relação contendo os nomes das pessoas exoneradas foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Município. Dentre os nomes divulgados na relação, constam o da esposa e o da nora do prefeito, além de parentes de vereadores ligados a base de sustentação do governo no Legislativo do município.

Antes de atender a determinação judicial, no entanto, o município impetrou recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ), na tentativa de reverter à decisão do juiz da Comarca. O Agravo de Instrumento apresentado pelo município, entretanto, acabou sendo negado pelo desembargador Gerardo Brígido, que manteve a determinação em torno da exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados que fossem cônjuges, companheiros e parentes, até o terceiro grau, do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores do Município de Juazeiro do Norte.

No mês de Julho, o juiz José Arcelino Jácome Carvalho já havia concedido, em parte, a suspensão das nomeações realizadas pela Prefeitura sob o argumento de que as contratações violavam uma das súmulas do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso a que acabou se tornando uma espécie de orientação mais eficaz na luta pelo fim do nepotismo no Brasil. Na ocasião, também ficou determinada a exoneração de todos os ocupantes de cargos que estivessem adequados a situação apresentada na denúncia formulada pelo MPCE e fixada multa diária de R$ 200 por servidor mantido irregularmente, a ser paga pelo próprio prefeito do Município, limitada ao valor de R$ 500 mil.

O Município, então, apresentou um pedido de suspensão da liminar ao TJ , alegando que o cumprimento da decisão ocasionaria grave lesão à ordem e à economia pública, por fixar prazo exíguo para a exoneração de “parcela significativa dos seus servidores”. Entretanto, ao analisar o pedido, o presidente do Tribunal decidiu por indeferir o pedido, observando que “o requerente sequer especificou de que forma a ordem pública foi atingida pela liminar deferida, restringindo-se a mencionar que o cumprimento da decisão poderia causar a paralisação da administração pública, sob o argumento de que terá que exonerar parcela significativa de seus servidores. No entanto, não vislumbro tal risco, pois em momento algum o magistrado extinguiu cargos, o que aí sim poderia gerar obstáculos na prestação do serviço público”.

Conforme o promotor de Justiça Breno Rangel, um dos responsáveis pelo pedido de abertura da Ação Civil Pública, o número de cargos criados na Prefeitura através da prática de nepotismo pode ser maior do que os apresentados pela denuncia do Ministério Público. “As autoridades municipais sequer responderam os ofícios que foram encaminhados pelo Ministério Público. Deve haver, sim, muito mais gente contratada de maneira irregular”, observou.

Já o promotor de Justiça Silderlândio Nascimento confirmou que os vereadores ligados à base de sustentação do governo na Câmara Municipal também eram beneficiados com cargos para parentes e demais familiares. “Foi constatado que os vereadores da situação, todos eles ou quase todos, Têm parentes nomeados, enquanto os da oposição, não. Isso pode significar troca de apoio político pela nomeação do parente”, explicou.

A reportagem tentou ouvir o prefeito Raimundo Macedo sobre as exonerações determinadas pela Justiça. O gestor, no entanto, não atendeu as ligações realizadas ao seu número celular.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Governo lança proposta do Sistema Integrado de Capacitação Profissional

Publicado em 11/09/2014 - 9:37 por | Comentar

Categorias: Crato
  • Enviar para o Kindle

47Crato. Tendo como foco o crescimento industrial e comercial do Crato e fazendo parte do Programa de Desenvolvimento do Crato (PRODECRATO), o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), realizou na noite de terça-feira, 9, no auditório do Senac, o lançamento da proposta do Sistema Integrado de Capacitação Profissional (SICP).

Na ocasião, o gestor da SDET, Venâncio Saraiva, apresentou a proposta, que visa levar mais capacitação para as pessoas, proporcionando mais desenvolvimento para a população e para o município do Crato, e explicou como funcionará o programa. “Nós teremos que fazer esse trabalho a nível regional, trabalhando com a demanda da indústria e do comércio”, frisou Venâncio.

De acordo com o secretário, o SICP é formado por uma unidade gerencial, que será o elo entre a oferta e a demanda; por uma assessoria de relações institucionais, que fará o trabalho de coleta de informações para montar uma parceria estratégica para gerar cursos; e por uma assessoria de marketing, que divulgará as ações.

Também estavam presentes no encontro, representantes da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), através da Coordenadoria do PRONATEC; do Sistema FIEC (Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará; do Sest/Senat; do SINE/IDT; de construtoras; e empresários.

Tags: , , , , ,

15ª Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto

Publicado em 10/09/2014 - 9:54 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

A Secretaria de Cultura do Crato estará participando no próximo dia 21 de setembro, da 15ª Romaria do Caldeirão, que abordará o tema: “Preservando a vida e a cultura nas comunidades”. A Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto comemora 15 anos de sua realização e configura-se atualmente como uma das mais importantes expressões de fé do município do Crato.

A romaria guarda, além da fé de milhares de romeiros, a esperança de um mundo mais justo e equilibrado. A todo instante a memória de uma das mais bem sucedidas experiências de convivência com o semi-árido é relembrada e enaltecidas por pessoas vindas das mais diversas partes do sertão nordestino.

A Prefeitura do Crato ciente da importância desta ação no município é parceira da Diocese na sua realização. Diversas ações estão sendo programadas no sentido de dar suporte e mais conforto aos romeiros, além de ações de melhoria nas vias de acesso e sinalização.

Tags: , , , , , , ,

Grupos de fanfarras se apresentam hoje no estacionamento do shopping

Publicado em 10/09/2014 - 9:47 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

Serão 10 grupFanfarra de Juazeiroos de fanfarras que levarão ao público um espetáculo musical que já é tradicional no município. O evento será às 18 horas, no estacionamento do Cariri Garden Shopping

A alegria das fanfarras invade o estacionamento do Cariri Garden Shopping, nesta quarta-feira, dia 10 de setembro. A mostra de fanfarras será realizada pelo empreendimento, administrado pela Tenco Shopping Centers, em parceria com de escolas estaduais e municiais da cidade. O toque característico dos tambores e instrumentos de percussão ecoa com a participação de centenas de integrantes de grupos que ensaiam boa parte do ano, para prestigiar o público com um verdadeiro espetáculo.

Quem esteve nas ruas de Juazeiro do Norte para prestigiar o desfile cívico da Independência do Brasil, pôde perceber a importância desse trabalho que vem sendo realizado pelos conjuntos das escolas e que a cada ano tem se fortalecido. Para os organizadores, essa é uma oportunidade a mais para poder levar a população e ao público que vêm ao shopping, um pouco do trabalho que faz parte de meses de dedicação e preparo.

A ‘Mostra de Fanfarras’ acontece a partir das 18 horas desta quarta-feira, e se apresentam os grupos: Famosa – Moreira de Sousa; Fange– Escoteiros - Franciscanos; Conserva Feitosa CAIC; Guerreiros Kariris - Escola Amália Xavier; Clave de Sol – Novo Juazeiro; Bamat – Colégio Tiradentes; Juventude – Bamab 2º Grau; Fampec – Salesiano – Crianças; Evolução – Polivalente; e Fama Show, do Maria Amélia. O evento será aberto ao público.

SERVIÇO________________________________

Evento: Mostra de Fanfarras

Dia: 10, 11 e 12 de setembro.

Horário: 18h

Local: Estacionamento do Cariri Garden Shopping

Entrada: Franca

Classificação Indicativa: Livre

Tags: , , , ,

Praça José Geraldo da Cruz teve a sua iluminação recuperada

Publicado em 09/09/2014 - 9:08 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

46Juazeiro do Norte. A Praça José Geraldo da Cruz, entre os bairros Centro e Franciscanos, neste município, já conta com novo sistema de iluminação. Os serviços foram executados pela empresa Geoplan Consultoria Planejamento e Serviços Ltda. Conforme o prefeito do município, Raimundo Macedo, a área consiste em um dos caminhos por onde passam milhares de romeiros durante deslocamento à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e o Santuário de São Francisco.

Recentemente, a Geoplan recuperou a iluminação da área em torno da própria Basílica quando deu início aos seus trabalhos em Juazeiro após assinar contrato com a Prefeitura. A Praça José Geraldo da Cruz, por exemplo, estava com a iluminação defasada, passou por melhorias, apesar de ter sido reinaugurada recentemente.

Antes, no entanto, o município já havia recuperado a academia popular e realizado a ampliação do número de equipamentos disponibilizados ao uso coletivo. A próxima ação será a recuperação da iluminação pública da Avenida Manoel Coelho de Alencar que dá acesso ao Aeroporto Orlando Bezerra.

Tags: , , , , , ,

Page 1 of 10212345...102030...Last »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999