Diário Cariri

Busca


Mostra UFCA agrega ciência, ensino, livros eletrônicos e manifestações culturais

Publicado em 24/10/2014 - 10:46 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

essaJuazeiro do Norte. A Universidade Federal do Cariri promove de 28 a 31 de outubro a Mostra UFCA, evento que apresenta à comunidade acadêmica e ao público externo os avanços que vem obtendo nas áreas da ciência, cultura e ensino. Com 96 atividades gratuitas, a Mostra acontecerá nos campi de Brejo Santo, Icó, Juazeiro do Norte e no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri.

A Mostra debaterá a criação de modelos de Educação à Distância no seminário “Dialogando sobre EAD nas Instituições de Ensino Superior”. Lançará livros impressos e e-books, contendo trabalhos acadêmicos produzidos por professores, alunos e técnico-administrativos.

As comunidades também são aguardadas, representadas pelos estudantes da rede básica de ensino. Por meio das visitas guiadas, eles terão o primeiro contato com os cursos e os espaços da universidade. Além de recepcionar os futuros universitários, os alunos da UFCA, acompanhados pelos professores, também oferecerão minicursos e oficinas ligados aos cursos de graduação e pós-graduação.

Refletindo o caldeirão cultural do Cariri, a Mostra será marcada pela pluralidade de manifestações artísticas. Haverá uma série de fóruns, encontros ligados às músicas, teatro, mostras de curtas-metragens e artesanato, apresentação do coral da UFCA, lançamento de livros, dentre outros eventos que debaterão sobre o universo cultural em pauta nas ações desenvolvidas na universidade.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Homem armado com facão aborda vítima em Juazeiro para roubar celulares

Publicado em 24/10/2014 - 9:51 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
SAM_4545 (1)Um homem de 18 anos foi preso pela Polícia Militar após roubar aparelhos celulares utilizando um facão para ameaçar as vítimas. O crime ocorreu por volta das 20h30 desta quinta-feira, dia 23, no bairro Franciscanos, em Juazeiro do Norte, mas o acusado foi localizado após a realização de buscas por uma equipe do Ronda do Quarteirão. Durante a abordagem, o acusado foi flagrado com a arma branca e os pertences das vítimas sendo apresentado, em seguida, na Delegacia de Polícia Civil.

Tags: , , , ,

Eleições com tropas federais nas maiores cidades do Cariri

Publicado em 23/10/2014 - 17:12 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidida pela desembargadora Iracema do Vale, decidiu pela inclusão de mais seis municípios cearenses – Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati – no pedido ao TSE de reforço das tropas federais para o 2º turno das eleições. A decisão ocorreu durante sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (23).

A desembargadora Iracema do Vale já enviou o Ofício nº 3979/2014 (anexo) ao Tribunal Superior Eleitoral, formalizando o pedido, em resposta à Mensagem do ministro do TSE, João Otávio de Noronha, nos autos do Processo Administrativo nº 166727/2014, solicitando que o TRE se manifestasse com urgência sobre os documentos juntados no processo “sobre a necessidade de envio de forças federais para os municípios de Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Sobral, Aracati, Crateús, Campos Sales, Itapipoca, Tianguá, Aracati e Mauriti”. Esta solicitação foi encaminhada ao TSE pela Procuradoria Geral Eleitoral, atendendo a um pedido da coligação ‘Ceará de Todos’.

Na sessão extraordinária, o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, opinou pelo reforço de tropas federais apenas para Juazeiro do Norte e Sobral. Mas, após ponderação do desembargador Abelardo Benevides Moraes, os demais juízes da Corte do TRE também decidiram pela inclusão dos seis municípios, somando-se aos outros cinco, já autorizados anteriormente pelo TSE – Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.
A presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale, já entrou em contato com o comandante da 10ª Região Militar, general Marco Antônio Freire Gomes, que assegurou não haver problemas para a distribuição dos 2.500 militares do Exército nos municípios solicitados. O TRE aguarda apenas a autorização do TSE para que o pedido seja formalizado. 

Tags: , , , , , , , ,

Curta o Gênero terá duas mostras itinerantes no Cariri de 28 a 31 de outubro

Publicado em 23/10/2014 - 11:57 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

A ONG Fábrica de Imagens – Ações Educativas em Cidadania e Gênero realiza duas itinerâncias do Curta o Gênero 2014 na próxima semana, de 28 a 31 de outubro. Depois de passar por Natal, Florianópolis e Niterói, o destino desta vez é a região do Cariri, nos municípios de Araripe e Juazeiro do Norte.

O Curta o Gênero (COG), que já faz parte do calendário cearense, chegou à sua terceira edição este ano, em Fortaleza, reunindo cultura e conhecimento acadêmico, através do encontro de um conjunto de pesquisadores/as, escritores/as e ativistas de referência nacional e internacional nos estudos de gênero e de sexualidade. O evento segue em itinerância por alguns municípios do estado, no esforço de levar as discussões a um público cada vez maior. “Se considerarmos os altos índices de violência contra a mulher e de homofobia na região do Cariri e considerarmos estratégias nos campos da cultura, da comunicação e da educação como centrais para a ultrapassagem do machismo e da homofobia, eventos como o Curta o Gênero não são apenas importantes, são essenciais”, explica Marcos Rocha, um dos organizadores do evento.

As provocações lançadas nesta edição do COG partem da compreensão de que as lutas democráticas, a efervescência das ruas, a recusa ao disciplinamento machista, misógino e homofóbico sobre os corpos e comportamentos dos indivíduos supõe aspirações de liberdade. É este o cenário de discussões que marcará a itinerância que chega ao Cariri.

Em Araripe, a programação acontece nos dias 28 e 29. Pela manhã, serão realizadas mostras audiovisuais para adolescentes, com a exibição de produções da Fábrica de Imagens, seguida de debate com os participantes. Durante a tarde acontecerão dois minicursos, “Gênero e Comunicação” e “Gênero, cultura e educação”, um em cada dia. Por fim, acontecerá no turno da noite a Mostra Internacional Audiovisual, com a exibição de curtas-metragens nacionais e internacionais.

Em Juazeiro do Norte, o evento é fruto de uma parceria com a pró-reitoria de cultura da Universidade Federal do Cariri e acontece como parte da Mostra UFCA, nos dias 30 e 31 de outubro. Na ocasião, o público poderá conferir, além da Mostra Internacional Audiovisual, a realização de duas mesas de discussões, com os temas “Arte, cultura e transexualidade” e “Outros rumos nos estudos de gênero na contemporaneidade”.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Serviço:
Curta o Gênero Cariri
Quando: 28 e 29 de outubro, em Araripe
30 e 31 de outubro, em Juazeiro do Norte
Inscrições gratuitas

Mais informações:
Para a imprensa: Sarah Coelho (85)8861.2111
Para o público:
Araripe –
Hélida Germano: (88)9911.1156
Prefeitura de Araripe: (88)353.0145

Tags: , , , , , , , ,

Prefeito de Juazeiro do Norte baixa decreto para ordenamento dos mercados públicos

Publicado em 23/10/2014 - 11:11 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

MERCADO SENHORA SANTANA SEM INFRAESTRUTURA []O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, baixou decreto contendo medidas para o ordenamento dos mercados públicos da cidade. As normas estão voltadas para o melhor funcionamento desses equipamentos públicos, como estacionamento interno, uso de corredores, passeios, rampas e degraus e ainda a prática ou exploração de jogos de azar dentro e na área em volta dos mercados públicos.

Conforme o decreto número 122, de 8 de outubro de 2014, publicado no Diário Oficial do Município, fica proibido transitar ou estacionar motocicletas dentro dos mercados. Aos infratores será aplicada multa de desobediência e o veículo está sujeito a reboque. Também fica proibida a prática ou exploração de jogos de azar. Ainda de acordo com o decreto do chefe do Poder Executivo municipal, não será permitido colocar, armazenar e expor mercadorias, caixotes, bicicletas ou carros de mão nos corredores e passeios, rampas e degraus, dificultando a mobilidade nesses espaços.

Cada permissionário ficará limitado ao espaço do seu box, banca ou pedra, não sendo permitido avanço fora da área demarcada. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos, Silva Lima, as medidas contidas no decreto fazem parte de um elenco de ações que estão sendo adotadas dentro do projeto de ordenamento dos mercados públicos. Ele adiantou que, desde a retomada da gestão dos mercados pelo Município, determinada pela Justiça, já foram adotadas providências ligadas à limpeza e segurança nesses centros comerciais de Juazeiro.

Tags: , , , , , , ,

Terça cultural do Cariri Garden terá o humorista Zé Modesto em show beneficente

Publicado em 23/10/2014 - 9:22 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

CRR_Zé Modesto_22out2014Juazeiro do Norte. No próximo dia 28 de outubro o Cariri Garden Shopping apresenta o Projeto “Rir Faz Bem” aos frequentadores do centro de compras. O projeto tem por iniciativa incentivar toda a população a doar alimentos às entidades beneficentes e também para se divertir com os shows de humor. Quem sobe desta vez ao palco do projeto é o comediante João Netto, conhecido nacionalmente como o Zé Modesto.

O humorista criou o personagem Zé Modesto em 1992, para fazer uma sátira ao antigo programa do apresentador global Jô Soares. Após esse episódio, João Netto participou de apresentações na capital cearense e também de programas conhecidos pelo público como Domingo Legal do SBT, Domingão do Faustão da Rede Globo e humorísticos como a “Escolinha do Professor Raimundo” ao lado de Chico Anysio.

Segundo o comediante João Netto, a experiência de subir aos palcos para levar a alegria é um desafio sempre gratificante. “Sempre trazemos novidades ao público como a criação do espetáculo ‘O Auto do Cumpade Cido’ que por três temporadas bateu recorde de público. Fazer alguém feliz é sempre gratificante”.

O show do humorista Zé Modesto acontecerá na Praça de Alimentação do Cariri Garden Shopping. A entrada é gratuita. Doações de alimentos para o projeto serão destinadas a Associação Maria Mãe da Vida – AMMV em Juazeiro do Norte.

Tags: , , , , , ,

Prefeitura de Juazeiro retoma obras de drenagem da Avenida Letícia Pereira

Publicado em 23/10/2014 - 9:16 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

obrasJuazeiro do Norte. As obras de drenagem pluvial na Avenida Letícia Pereira, um dos pontos de maior movimentação de veículos neste município, foram retomadas no início desta semana. A ação contempla o trecho em frente à Faculdade Leão Sampaio, no bairro Planalto, estendendo-se até a Avenida Leão Sampaio, na Lagoa Seca, onde já foram instalados cerca de 400 metros em manilhas. O projeto prevê, ainda, a construção de uma caixa dissipadora de 9 metros quadrados com 60 centímetros de altura para acolher as águas de chuvas e garantir um caminho seguro evitando erosões.O equipamento será edificado nas imediações do Ingra Premium Hotel.

De acordo com o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Mâcedo, o custo total da obra é de R$ 578 mil se constituindo no primeiro passo para posterior asfaltamento da Avenida Letícia Pereira à exemplo da Tenente Raimundo Rocha, onde foi feita uma espécie de passagem molhada com manilhas elevando o leito da via. A obra vai impedir que as águas obstruam a avenida entre a Faculdade de Medicina e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) conforme aconteceu no inverno deste ano.

O gestor avalia que estas são importantes obras de drenagem que não poderão mais ser vistas a partir da recomposição do leito das avenidas, mas serão sentidas mediante o fim dos transtornos com os alagamentos. Da mesma forma, prosseguem as obras de drenagens na Avenida Ednir Mendonça na lateral do Parque Ecológico das Timbaúbas e na Rua Antonio Domingos no trecho entre a Avenida Padre Cícero – à altura da Singer – e a via férrea mais precisamente na Avenida Paulo Maia.

Tags: , , , , , , ,

SMTDS desenvolve atividades e brincadeiras em alusão ao ‘Dia da Criança’ nos CRAS do Município

Publicado em 23/10/2014 - 9:03 por | Comentar

Categorias: Crato
  • Enviar para o Kindle

dia da crianças cras cratoCrato. Dando continuidade ao ‘Dia das Crianças’, comemorado no último dia 12 de outubro, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) do Crato está realizando durante todo este mês, ações e atividades voltadas para crianças, entre elas, brincadeiras, lanches, pinturas de rosto, e apresentações artísticas.

O projeto está sendo realizado nas localidades de atendimento dos CRAS e nos territórios de abrangência de atendimento ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de 3 a 6, e de 7 a 14 anos, grupos que funcionam semanalmente, nas localidades, incluindo os distritos de Santa Fé, Dom Quintino e Ponta da Serra.

No enceramento das ações, haverá grande show gratuito com o cover da Galinha Pintadinha, dia 1º de novembro, às 17h, na Quadra Bicentenário. Para o Coordenador do CRAS do Alto da Penha, Eugênio Silva, mesmo sendo um momento de festa, e um convite ao mundo infanto-juvenil, ele acredita que ações como essa são riquíssimas e servem de artifício para trazer esses usuários que são atendidos diariamente nas unidades, mais próximos dos serviços. “É com eventos desta magnitude que conseguimos ainda mais fortalecer os vínculos sociais e familiares daqueles que vivem na extrema pobreza, em situação de vulnerabilidade e risco social constante, e que usufruem destes serviços ligados à Assistência Social”, frisou.

Confira a programação:

Dia 23- Associação Vila São Bento.
Dia 28- Sítio Cruzeiro e Santa Fé.
Dia 29- Solibel- Sítio Belmonte.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Polícia Militar apreende arma de fogo em Juazeiro e conduz acusados à Delegacia

Publicado em 23/10/2014 - 8:57 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

IMG-20141023-WA0001Juazeiro do Norte. Duas pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil em Juazeiro do Norte durante a noite desta quarta-feira, dia 22, acusadas de porte ilegal de arma de fogo. Policiais Militares do Ronda do Quarteirão realizaram uma abordagem no bairro Novo Juazeiro após localizar a dupla trafegando em uma Moto Yamaha T115 Crypton K, placa OIE 6933 em atitude suspeita.

O condutor de 22 anos, acompanhado de um adolescente de 16 anos, portava ilegalmente um Revólver Taurus, calibre 38, contendo seis cartuchos intactos.

Tags: , , , , ,

Crato sediará reunião sobre a Rede de Saúde Psicossocial

Publicado em 22/10/2014 - 9:35 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da coordenação de Saúde Mental, participará de reunião sobre a Rede de Saúde Psicossocial da cidade. O encontro está sendo organizado pela 20º Coordenadoria de Saúde do Crato e será realizado no próximo dia 23 de outubro, quinta-feira, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseção -Crato, localizada a Avenida Perimetral Dom Francisco, 380, Bairro São Miguel, das 8 à 17h. As informações serão disponibilizadas pela apoiadora da Rede de Saúde Psicossocial do Ministério da Saúde Patrícia Santana Santos do Amaral.

Participarão da reunião além da coordenação de Saúde Mental do Crato os coordenadores municipais da atenção psicossocial, diretores de Centros de Atenção Psicossocial CAPS e de Comunidades terapêuticas, bem como a direção do Hospital Psiquiátrico Santa Tereza. Na ocasião as instituições participantes farão um breve relato sobre sua situação atual.

Segundo a Coordenadora da Saúde Mental do Crato, Margareth Novais, encontros como esse são de fundamental importância para o desenvolvimento dos serviços oferecidos para a saúde mental no município. “Uma das diretrizes do RAPS é a garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional”

A Secretaria de Saúde do Crato, Aline Franca, diz que um dos propósitos do trabalho desenvolvido para com a saúde mental no Crato é promover a integralidade da assistência aos serviços assistenciais.

São objetivos gerais da Rede de Atenção Psicossocial: ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral; promover o acesso das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de drogas e suas famílias aos pontos de atenção, além de garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.

Tags: , , , , ,

Page 1 of 10512345...102030...Last »

Páginas

INSTAGRAM

    Siga o Diário do Nordeste no instagram

    Editora Verdes Mares Ltda.

    Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

    Fone: (85) 3266.9999