Diário Cariri

Busca


Autoridade em genética das abelhas na América do Sul profere palestra em Crato

Publicado em 31/07/2014 - 13:26 por | Comentar

Categorias: Crato
  • Enviar para o Kindle

PALESTRA COM APICULTOR ARGENTINO (2)Crato. Realizada na tarde de ontem (30), no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, palestra com o pesquisador argentino, Osvaldo Attela, geneticista especialista em Apicultura. Ele veio à Região, por meio da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município do Crato. O evento teve a presença de mais de cem participantes, entre apicultores, estudantes e pesquisadores da região, para tratar do assunto relacionado à genética das abelhas.

A palestra contou com representantes da secretaria. O Crato, atualmente se destaca na produção de mel, chegando a exportar o produto, considerado de alta qualidade, para o sul, sudeste e vários países, inclusive da Europa. O evento esteve ligado ao Curso de Agronomia da Universidade Federal, através do Centro de Ciências Agrárias da Biodiversidade.

O pesquisador, durante a palestra, apresentou um estudo de DNA mitocondrial, realizado com abelhas de regiões distintas da Argentina em parceria com a Universidade de Mursia, Espanha, com a finalidade de melhoramento genético, convidado pela empresa Matrunita da Amazônia. Atella tem desenvolvido trabalhos no Brasil relacionados a genética das abelhas africanizadas no Nordeste. O Professor argentino é considerado uma das maiores autoridades sobre o tema na América do Sul.

Tags: , , , , , , ,

Seminário debate Programa de Educação Ambiental para o Cinturão das Águas

Publicado em 31/07/2014 - 13:20 por | Comentar

Categorias: Crato
  • Enviar para o Kindle

seminário cinturão das águasCrato. O Cinturão das Águas do Ceará volta a ser assunto de debates em Crato, dessa vez no que diz respeito principalmente ao início das atividades relacionadas ao Programa de Educação Ambiental. O tema foi abordado na manhã de ontem, durante primeiro seminário realizado no município, com a presença de técnicos em várias áreas correlacionadas.

Dentre os pontos abordados estiveram a estocagem das águas e a garantia de preservação das reservas do acumulado, com reposição por meio do canal, além da educação ambiental, aspectos arqueológicos e paleontológicos da área que atravessa o Cinturão das Águas, com destaque para os subtrechos 13 e 14, principalmente dentro do território do Município. O evento contou com técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado.

O Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Hildo Júnior, destacou a importância do debate relacionado à temática da educação. O trabalho será desenvolvido por meio da empresa Engesoft em parceria com as prefeituras e fará todo o percurso do canal. A proposta foi mostrar a estrutura de como o trabalho vai ocorrer, dentro do enfoque da educação ambiental.

Para acompanhar o processo, participaram do evento os técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Hildo Júnior disse ainda que o Município é impactado pela obra do Cinturão das Águas e o evento possibilitou também o esclarecimento de dúvidas relacionadas principalmente a como vai ficar o espaço urbano com a obra, a divisão dos bairros, as faixas de domínio, entre outras questões.

Tags: , , , , , , , ,

Justiça determina afastamento de servidores não efetivos em Juazeiro do Norte

Publicado em 29/07/2014 - 16:48 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

03Juazeiro do Norte. O juiz José Acelino Jácome Carvalho, da 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, determinou ao prefeito municipal, Raimundo Antonio de Macedo, que exonere os servidores nomeados, contratados ou designados no âmbito do Executivo municipal os quais sejam cônjuges, companheiros, ou parentes de até terceiro grau dele, do vice-prefeito, de secretários ou vereadores. A decisão foi publicada no último dia 18 e atende a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE). Em junho deste ano, uma Ação Civil Pública (ACP) foi ajuizada pelos promotores de Justiça Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, Breno Rangel Nunes da Costa e José Silderlandio do Nascimento.

Na ação, o MP-CE havia comprovado a existência de dezenas de servidores comissionados e terceirizados em situação de nepotismo na Prefeitura, entre eles os seguintes casos de responsabilidade do prefeito: nomeação da filha e da esposa dele, Milena Gonçalves de Macedo e Maricoele Gonçalves de Macedo, para cargos comissionados; nomeação de diversos parentes da nora dele, Roberta Sampaio de Menezes, que é secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, para cargos em comissão, como, por exemplo, da mãe, do irmão e de duas tias dela; nomeação de Arimar Xavier de Sá Bezerra de Menezes, que é esposa do vice-prefeito, Luiz Ivan Bezerra de Menezes; além da nomeação de cônjuges ou parentes de até terceiro grau de secretários municipais e vereadores.

De acordo com o Ministério Público, a conduta afronta a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. “Ressalte-se que as nomeações e contratações temporárias no âmbito do Poder Executivo de diversos parentes de vereadores fragilizam a independência da Câmara Municipal, permitindo, assim, a troca de apoio político dos vereadores ao prefeito pela nomeação de parentes dos parlamentares para cargos de livre nomeação e exoneração no Poder Executivo”, argumenta o MP.

Pela decisão judicial, o prefeito deve exonerar todos os ocupantes de cargos comissionados e temporários que esteja em situação de nepotismo em Juazeiro do Norte. O prazo estabelecido pela Justiça é de 10 dias a partir da intimação do Município.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Mâcedo disse desconhecer a decisão da Justiça. Conforme afirmou, ele vai aguardar ser notificado para, posteriormente, dar cumprimento as decisões determinadas pelo Poder Judiciário.

Com Ascom do Ministério Público do Ceará

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sesau realiza fórum sobre hepatites virais

Publicado em 29/07/2014 - 16:36 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

02Juazeiro do Norte. O Programa DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro realizou ontem (28) o Fórum sobre Hepatites Virais, alusivo ao dia mundial de luta contra as Hepatites Virais, comemorado na mesma data. O evento, realizado no Cerest, contou com uma conferência sobre atualidades, epidemiologia, tratamento e prevenção as Hepatites Virais ministrada pelo médico infectologista José Mauricio e com a apresentação do serviço ofertado pelo Município e a Política Brasileira de Hepatites Virais pelo Coordenador do Centro de Infectologia/SAE -Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais de Juazeiro do Norte, Ronildo Oliveira.

O evento contou com a participação de enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem e médicos das unidades de saúde do município. O Centro de Infectologia de Juazeiro disponibiliza o teste rápido de Hepatites B e C.

O evento também serviu para alertar sobre as formas de combate as doenças, como por exemplo, o uso de preservativo em todas as relações sexuais; a exigência do uso de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings; o não compartilhamento de instrumentos de manicure e pedicure, bem como de lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas e, ainda, o não compartilhamento de agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

A vacina contra a hepatite B deve ser recomendada para jovens até 29 anos, para as populações vulneráveis, em especial profissionais do sexo, homossexuais e usuários de drogas, e para profissionais de saúde.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Cariri Garden Shopping lança campanha exclusiva em homenagem ao Dia dos Pais

Publicado em 29/07/2014 - 16:21 por | Comentar

Categorias: Juazeiro do Norte
  • Enviar para o Kindle

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Juazeiro do Norte. Uma exposição de velocidade e aventura invadiu, desde a última segunda-feira(28), a praça de eventos do Cariri Garden Shopping. Os amantes da velocidade ganharam do empreendimento a oportunidade de conhecer de perto a exposição “VeloCult” que conta a história do automobilismo nacional nas últimas décadas, com vídeos, troféus, painéis e memoriais de campeões, além do carro original da Fórmula Indy do campeão brasileiro Mario Andretti.

E com a chegada do mês dos pais, o centro de compras administrado pela Tenco Shopping Centers, lançará a campanha especial 2014, prometendo novidades como forma de prestigiar os clientes que vão ao local, com diversas opções para a data. A exposição é inédita! Para o gerente de marketing do empreendimento, Eduardo Duffles, esse evento será um atrativo interessante ao público, que também será presenteado pelas promoções para o período. “Estamos sempre na busca de novidades para oferecer opções diferenciadas para a população em nosso espaço”, disse Duffles.

Ele destaca, ainda, que o shopping recebe diariamente cerca de 19 mil visitantes e mais de 25 mil somente aos finais de semana, além de abrigar 6 mil veículos no estacionamento. A expectativa nas duas semanas de exposição é que o público que passe pelo shopping chegue a cerca de 550 mil pessoas.

Durante o período, o Cariri Garden Shopping contará com uma decoração exclusiva e a campanha do Dia dos Pais será inspirada na exposição. Além disso, será efetivada uma ampla divulgação em nível regional, para envolver a população no clima.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Aberto tráfego normal de veículos na avenida que dá acesso ao aeroporto, em Juazeiro do Norte

Publicado em 28/07/2014 - 15:16 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

rotatóriaComo a Coelce ainda não fez a ligação da energia elétrica, a Prefeitura de Juazeiro do Norte decidiu abrir para o tráfego normal de veículos o trecho duplicado da Avenida Virgílio Távora que dá acesso ao aeroporto. Ela ganhou ciclovias e está apenas recebendo cerca de 1,5 km de piso intertravado nos canteiros centrais para ficar ainda mais bela. Além disso, moderna iluminação que será acionada em breve após a companhia energética colocar os medidores.

Os que já tiveram a oportunidade de trafegar pela avenida elogiaram a qualidade dos serviços. Segundo o Secretário de Infraestrutura, Akiro Meneses, será construída uma rotatória na confluência das avenidas Virgílio Távora, Manoel Coelho e Jover de Alencar Gonçalves. Além disso, prossegue o aterro da área em frente à Praça Aviador Samuel Wagner para garantir a ampliação do estacionamento do aeroporto.

De acordo com o prefeito Raimundo Macedo, além da rotatória para dar segurança ao tráfego de veículos, ele anunciou que vai continuar estendendo a duplicação da Avenida Virgílio Távora. A nova etapa será até a Rua Pedro Mena Machado, que dá acesso aos condomínios Tenente Coelho do Minha casa Minha Vida. Segundo Akiro, uma fase seguinte se estende até a Avenida Humberto Bezerra.

Tags: , , , ,

Bateria externa para smartphone já disponível no Cariri

Publicado em 28/07/2014 - 15:06 por | Comentar

Categorias: Cidades
  • Enviar para o Kindle

 

 

Atenta às últimas tendências do mercado de tecnologia, a Goldentec, marca da Ibyte, acaba de lançar sua bateria externa (ou power bank). Trata-se de um dispositivo com a capacidade de armazenar energia e, posteriormente, repassá-la a outros equipamentos, recarregando celulares, tablets e outros aparelhos.

A GT6600, como está sendo chamada, pode armazenar até 6.600 mAh, o que a faz capaz de recarregar completamente a bateria de um smartphone até três vezes com uma única carga, dependendo do aparelho. Com diferentes entradas, o power bank é compatível com a maioria dos smartphones e tablets disponíveis no mercado. Além disso, o produto é equipado com um display digital, que permite acompanhar com exatidão a autonomia da bateria.

As baterias externas estão entre os acessórios que mais crescem no Brasil e, principalmente, no exterior. A baixa duração das baterias nos celulares mais modernos, devido ao grande nível de energia que esses equipamentos necessitam, fizeram com que a novidade fosse bem aceita no mercado de eletrônicos.

A GT6600 está disponível nas lojas físicas da Ibyte e também na ibyte.com.br por R$149,00.

 

GT 6600

Tags: , , , ,

Mais de 160 veículos são apreendidos durante execução da Operação Duas Rodas em Juazeiro do Norte

Publicado em 28/07/2014 - 11:43 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
apreensão
 
Cerca de 14 veículos foram apreendidos em Juazeiro do Norte durante esse final de semana, período que compreende da sexta (25) ao domingo (27), por apresentarem infrações administrativas.Todos foram encaminhados para a sede do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).
Somente no mês de julho, a Polícia Militar registrou a apreensão de 165 motocicletas. Durante as abordagens são realizadas consultas sobre a situação legal do veículo, ação que resulta também na apreensão de motos com registro de furto ou roubo. Nestes casos, tanto os condutores como as motocicletas são apresentadas na Delegacia de Polícia Civil.

Tags: , , , , ,

Adolescente acusado de cultivar maconha em casa

Publicado em 28/07/2014 - 10:44 por | Comentar

Categorias: Polícia
  • Enviar para o Kindle
maconha
Policiais Militares da 2ªCia/5ºBPCom apreenderam um adolescente de 16 anos, residente no bairro Pantanal, em Crato, quando o mesmo trafegava em uma moto pop 100, de cor vermelha, sem placa. Conforme a PM, o adolescente estava cultivando maconha na sua própria casa.
A composição da RD1236 (CB PM Erlon, SD PM Luismar e SD PM Mendonça) encontraram uma pedra de crack pesando cerca de 4,5 g. Os militares foram até a residência do adolescente e lá encontraram uma pequena plantação de maconha, que era cultivada em jarros, bem como um tanque de moto, um cano de escapamento, um celular e R$182,00 (cento e oitenta e dois reais). O adolescente e todo material apreendido foram conduzidos para a delegacia da cidade.

Tags: , , , , ,

FIEC inaugura Casa da Indústria e instala Polo Regional de Inovação do Cariri no dia 5 de agosto

Publicado em 28/07/2014 - 10:24 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) inaugura a Casa da Indústria do Cariri na próxima terça-feira, dia 5 de agosto, às 15 horas, no Centro de Formação Profissional Wanderillo de Castro Câmara, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte. Após esse primeiro ato, a partir das 16 horas, serão realizadas as solenidades de instalação do Polo Regional de Inovação Industrial do Cariri e de posse da Diretoria do Sindindústria – Quadriênio 2014-2018, no Iu-á Hotel.

Na ocasião, também será assinado o Pacto pela Inovação e Desenvolvimento Econômico da Região do Cariri e haverá a apresentação dos dados e resultados da publicação do Projeto Setores Portadores de Futuro. Participam dos eventos o presidente da FIEC, Roberto Macedo, o diretor corporativo  do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), Carlos Matos, e comitiva da diretoria da FIEC.

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), o Polo de Inovação do Cariri chega para desenvolver a indústria local da região, contribuindo para uma maior integração das cadeias produtivas e possibilitando o estímulo à inovação, aumento da competitividade e participação em editais de interesse desses segmentos envolvidos. Ao todo, o Polo integrará 11 municípios: Aurora, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

O Polo de Inovação faz parte de uma das ações do Programa Uniempre, englobado pelo Programa Indústria Viva, um conjunto de projetos integrados que envolvem ações incisivas de promoção da competitividade. Este é segundo dos sete polos previstos para instalação no interior do estado. O primeiro foi implantado em outubro de 2013, na Região do Jaguaribe, por meio da Casa da Indústria, localizada em Limoeiro do Norte. A iniciativa é resultado da soma de esforços do Sistema FIEC no Cariri, por meio do trabalho das demais instituições integrantes do Sistema FIEC: SENAI, SESI, IEL e FIRESO.

Tags: , , , , , ,

Page 1 of 9512345...102030...Last »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999