Busca

12:32 · 20.09.2018 / atualizado às 12:36 · 20.09.2018 por
Cruzes e cartazes lembraram vítimas de feminicídio no Cariri. (Fotos: Patrícia Oliveira)

Crato. Com cartazes, faixas e cruzes simbolizando as vítimas de feminicídio no Cariri, cerca de 60 pessoas se reuniram na manifestação “Amanhecer Pela Vidas das Mulheres”, que aconteceu em outros locais do Ceará. Representantes de movimentos feministas e sociais, organizações não governamentais, familiares e amigos de mulheres mortas estiveram no ato, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), na Praça da Sé.

Leia Mais: Ato crava centenas de cruzes na Praia de Iracema em referência às mortes de mulheres no Ceará

O protesto começou por volta das 6h. No início, as participantes relataram alguns casos e foi rezado orações pedindo proteção às mulheres. Uma nota do Fórum Cearense de Mulheres foi lida durante a manifestação. O documento cobra que seja criado e colocado em prática um Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher. No Ceará, de 315 casos, apenas 10 foram categorizados como “feminicídio” pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

No momento mais emocionante da manifestação, familiares e amigos da professora Cidcleide Bezerra Campos, de 44 anos, morta no último domingo (16), em Crato, deram um depoimento falando sobre a vítima e a relação com o acusado, identificado como seu ex-companheiro, Francisco Zilmário Figueireido.

Segundo a Polícia Civil, a professora foi morta a golpes de faca depois de uma discussão com Zilmário. O homem tentou se matar após o crime, mas foi socorrido e está internado no hospital.

O crime aconteceu em menos de um mês após a professora Silvany Inácio de Souza, de 25 anos, ser assassinada em praça pública no último dia 19 de agosto, também na cidade do Crato. O suspeito é seu ex-companheiro. Inclusive, as manifestantes protestaram pois este caso foi classificado como “homicídio doloso” pela SSPDS.

 

08:05 · 20.09.2018 / atualizado às 14:07 · 20.09.2018 por
Diego, Franklin e Larissa representarão Juazeiro do Norte. (Foto: Divulgação)

Juazeiro do Norte. Três estudantes da Terra do Padre Cícero foram convocados pela Federação Cearense de Judô para representar o Estado no Campeonato Brasileiro Sênior. São eles: Vagner Felix (21 anos), classificado na categoria até 73kg; Diego Ramires (23 anos), com peso até 90kg; e a Larissa Kelly (18 anos), que compete entre as rivais até 63 kg.

Os atletas treinam, em média, há 4 anos com a orientação do sensei faixa preta nidan, Franklin Cabral, no Sesc de Juazeiro a partir do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

A convocação e a vaga na maior competição do Judô nacional vieram após sequência de vitórias nos campeonatos realizados em Fortaleza. O próximo desafio os espera em Salvador (BA), nos dias 9 e 10 de outubro.

11:08 · 19.09.2018 / atualizado às 11:08 · 19.09.2018 por
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes também tem registrado aumento de passageiros nos últimos quatro anos. (Foto: Antonio Rodrigues)

Juazeiro do Norte. A Terra do Padre Cícero registrou o maior crescimento na busca por passagens aéreas pelos usuários da plataforma Kayak, uma ferramenta de planejamento de viagens. Entre os meses de abril e setembro, o aumento chegou a 270%. Com isso, o Município ficou à frente de cidades como Bariloche (ARG), Porto Alegre, Santiago (CHI) e Fortaleza.

Leia Mais: Aeroporto de Juazeiro receberá aviões maiores

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, os números apontam a boa fase de crescimento do município, que vem se consolidando como polo turístico, econômico, educacional e cultural na região. “Esse multissetorialismo existente no Cariri, em especial em Juazeiro do Norte, incide diretamente nesta maximização da busca de viagens para o nosso município”, reitera.

Na avaliação do chefe da pasta, paralelamente a esta estatística, estão as medidas de fomento às iniciativas nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo, comércio e indústria. Tais segmentos tem recebido uma atenção especial por parte da administração do município, que tem impulsionado estratégias de desenvolvimento para o território, com foco na integração e participação das cidades.

A abrangência interestadual da qual o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes faz parte, também é vista como fator de influência, pois atende a um fluxo de passageiros de vários estados do Nordeste, como Paraíba, Piauí e Pernambuco.

Reforço

Com a finalização das obras no pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, agora serão permitidos os pousos de aeronaves maiores como A320 e Boeing 737-00 sem qualquer restrição. Atualmente, o terminal conta com voos para Campinas, Guarulhos (São Paulo), Fortaleza (Ceará), Brasília (Distrito Federal), Petrolina e Recife (Pernambuco). Em média, são 16 operações diárias, entre pousos e decolagens comerciais regulares, de três companhias aéreas (Gol, Avianca e Azul).

10:43 · 19.09.2018 / atualizado às 10:43 · 19.09.2018 por
IFCE Crato sediará palestras. (Foto: Divulgação)

Crato. A inovação e a sustentabilidade na engenharia civil serão temas de palestras na manhã da próxima terça-feira, (25), no auditório do campus de Crato do IFCE. A programação faz parte do I Seminário Regional de Inovação na Engenharia Civil apresentarão experiências modernas e inovadoras na área. O evento é gratuito, aberto a todo o público interessado e não é necessário realizar inscrição prévia.

A programação terá início às 8h30, com a palestra “Inovação com sustentabilidade nas construções”, do professor Normando Perazzo Barbosa, da UFPB, que abordará o impacto dos materiais industrializados na construção civil e apresentará alternativas de materiais mais amigáveis ao meio ambiente.

Em seguida, a palestra “Inovações em construções com bambu”, com o professor Antônio Ludovico Beraldo, da Unicamp, abordará o uso da planta como uma alternativa sustentável para construções rurais e urbanas, focando na tecnologia construtiva, no tratamento, na sustentabilidade e nanormatização dessa técnica. A ideia é plantar a semente de uma parceria no desenvolvimento de pesquisa e inovação em estudos com o bambu.

O evento

Organizado pelo curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o I Seminário Regional de Inovação na Engenharia Civil tem como objetivo aproximar a comunidade e a universidade. A ideia é abordar novas práticas sustentáveis adotadas em obras inovadoras no Brasil e no mundo.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de setembro e conta com uma programação variada nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte. Mais informações estão disponíveis no site.

10:09 · 19.09.2018 / atualizado às 10:09 · 19.09.2018 por
Corporação Musical Cemadipe já passou por quatro cidades do Ceará. (Foto: Layza Vasconcelos)

Juazeiro do Norte.  O projeto de circulação musical Sonora Brasil trouxe ao Ceará a Corporação Musical Cemadipe, de Goiânia (GO). Depois de se apresentar ontem (18), em Crato, de forma gratuita, é a vez do Teatro Sesc Patativa do Assaré receber o grupo formada por jovens, nesta quarta-feira (19), a partir das 19h.

Antes de desembarcar no Cariri, a banda já se apresentou em Fortaleza, Varjota e Iguatu. Hoje, o público de Juazeiro do Norte poderá conferir repertórios originais, históricos e recentemente compostos, inspirados na sonoridade das bandas de música.

A história musical do conjunto tem origem no Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe), que desde 2001 atua com projetos de cunho social, atendendo famílias do bairro Madre Germana com vistas à atenção a seus direitos no campo da Educação.

O Centro reúne alunos com perfil de profissionalização na área da música. Destes, os que não estão cursando faculdade de música, estão buscando esta oportunidade e estão em circulação nacional pelo projeto Sonora Brasil.

O grupo é formado por Bruno Bernardes (Trompete), Hyago Tocach (Trompete), Ismael Trindade (Trompete), Lourrainy Cabral (Trompete), Jordânia Silva (Trompa), David Souza (Trombone), Alinne Sousa (Flugelhorn), Amanda Batista (Flugelhorn), Wellington Lemos (Eufônio), Cailton Silva (Tuba), Bruno Augusto (Percussão), Mauricio Silva (Percussão), Rivenilson Silva (Percussão), Matheus Cardoso (Percussão), e regido pelo maestro Rogério Francisco.

Sonora Brasil

Desde sua criação, em 1998, o projeto busca desenvolver a formação de novos ouvintes musicais, modificando a cada dois anos a temática das apresentações. A iniciativa já promoveu 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores em todo o país.

Mais informações

Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré

Endereço: Rua da Matriz, 227 – Centro

Data: 19/9 (quarta-feira)

Horário: 19h

Informações: (88) 3587.1065

19:44 · 18.09.2018 / atualizado às 02:06 · 19.09.2018 por
Trio se apresenta dia 16 de novembro. (Foto: Divulgação)

Juazeiro do Norte. O presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, confirmou, nesta terça-feira (18), em Potengi, que o projeto ‘O Grande Encontro’ abrirá a 20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. O grupo, composto pelos cantores e compositores Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, se apresenta no dia 16 de novembro, no Largo da Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.

Além disso, Maurício Filizola disse que o encerramento, no dia 20 de novembro, deve ser abrilhantado pelo cantor e compositor mineiro, Mílton Nascimento. A contratação ainda não foi confirmada, mas isso deve acontecer em breve. “Já fizemos a interlocução. Até o final da semana é possível confirmar a presença”, garantiu o presidente.

“Em breve estaremos confirmando o local (do encerramento)”, completou Maurício.

Filizola afirmou que a Mostra Sesc é um dos eventos culturais mais importantes do Brasil e vem coroar as comemorações de 70 anos do Sistema Fecomércio. “É uma valorização da cultura local”, disse.

Com mais de 3 mil inscritos, a 20ª edição da Mostra Sesc terá mais de 350 apresentações, contemplando 28 municípios do Cariri.

11:50 · 18.09.2018 / atualizado às 11:50 · 18.09.2018 por
Competição premiará maior mandioca do Município. (Foto: Antonio Rodrigues)

Salitre. Com solenidade, seminário, feira, música e competições, a “Capital da Mandioca” no Ceará recebe a Mandioc Fest 2018, na próxima sexta-feira (21). Em sua terceira edição, o evento trem atraído muitos produtores rurais, expositores e empresários que potencializam a produção do tubérculo na região. A expectativa é que reúna mais de 7 mil pessoas.

A programação começa pela manhã, na Câmara Municipal, às 9h, com a entrega de diplomas de “Honra ao mérico” a imprensa regional. Em seguida, será apresentado o título de “Capital cearense da mandioca”, sancionada pela Lei nº 16.571, no último dia 11 de junho. Já durante a tarde, a partir das 14h, acontecerá um seminário com o tema “Mandiocultura e seu potencial”, realizado numa tenda montada na Praça Mãe Rainha.

Paralelo a isso, na Praça Mãe Rainha acontecerá uma feira com agricultores familiares expondo produtos oriundos da mandioca, como bolo de puba, tapioca, filhós. Além disso, uma competição que premiará o maior tubérculo e também seus derivados. A noite, a partir das 22h, o forró toma conta da Praça da Prefeitura reunindo nomes como Toca do Vale, Lucas Barão, Lance Love, Raphael Alencar e Grupo D10.

Um dos maiores produtores de mandioca do Ceará, Salitre possui mais de 120 casas de farinha mecanizadas e 80% do tubérculo é produzido pela agricultura familiar. Mais de 30 mil sacas de farinha são fabricadas por mês, além da goma que é muito comercializada. Ano passado, a Mandioc Fest reuniu mais de 4 mil pessoas.

 

09:20 · 18.09.2018 / atualizado às 11:20 · 18.09.2018 por
Aplicativo oferece informações sobre a flora nativa. (Foto: Antonio Rodrigues)

Crato. Criado por estudantes e professores do campus do IFCE local, o projeto Ecomapss, um aplicativo de mapeamento ambiental para unidades de conservação, estará disponível para visitantes do Parque do Cocó, em Fortaleza, a partir da próxima semana. O lançamento oficial da iniciativa será realizado às 8h30 hna sexta-feira, 21, em que é celebrado o Dia da Árvore.

Na ocasião, acontece uma caminhada com um grupo do Instituto dos Cegos, que testará o app que garante acessibilidade para pessoas com deficiência visual, auditiva e com mobilidade reduzida. As placas com os códigos estão disponibilizadas em braile, com sinalização em libras e sonorização, além de colocadas a um metro de distância do solo.

O Ecomapss disponibiliza informações e curiosidades sobre fauna, flora e outros pontos de interesse das unidades de conservação beneficiadas pelo projeto. Para ter acesso a nome científico, origem e utilidades de uma planta, por exemplo, basta o visitante fazer o download do aplicativo na Play Store – depois de baixado, ele funciona offline – e apontar o celular para o código QR que está na placa de identificação de cada um dos pontos mapeados. No Cocó, são 58 pontos mapeados, entre plantas, pontos históricos e animais.

Criado por professores e estudantes do campus de Crato do IFCE, a iniciativa vem crescendo e se espalhando pelo Ceará, graças a uma parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Em janeiro, o app foi lançado no Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato, e, em setembro, começou a funcionar também na Área de Relevante Interesse Ecológico das Águas Emendadas, em Tauá, em uma parceria com o campus do IFCE no município. Depois do lançamento no Cocó, a equipe do projeto realizará o levantamento florístico do Parque Botânico, em Caucaia.

O app pode ser uma ferramenta valiosa para ações de educação ambiental. Além de informar os visitantes, é também fonte de pesquisa. Segundo os professores responsáveis pelo projeto, iniciativas do tipo ajudam despertar para a importância do aprendizado sobre a diversidade da flora nativa e apoiar projetos de educação ambiental, unindo meio ambiente e tecnologia.

Serviço

Lançamento do ECOMAPSS

Quando: Dia 21 de setembro de 2018, às 8h30

Onde: Parque Estadual do Cocó, na Avenida Padre Antônio Tomas, s/n, Fortaleza/CE.

13:18 · 17.09.2018 / atualizado às 13:20 · 17.09.2018 por
Obras no pátio foram iniciadas em março deste ano. (Foto: Divulgação/Infraero)

Juazeiro do Norte. Iniciadas em março, a Infraero entregou no final do último mês as obras no pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Com investimentos de R$ 2,6 milhões, o terminal cearense conta agora com pavimentos apropriados para receber aeronaves mais pesadas. A previsão para conclusão era de seis meses.

Agora, o equipamento local vai poder receber aeronaves maiores como da Avianca modelo A320, que no último dia 31 de agosto, realizou o primeiro pouso no terminal após a entrega das obras. De origem de Fortaleza e com destino a Guarulhos (SP) o voo ONE6377, com capacidade para 162 passageiros, pousou às 11h com total segurança no aeroporto.

Além da ampliação da capacidade de carga, a obra permitiu também o acréscimo de mais uma posição de pátio, passando de 3 para 4 posições de estacionamento. As modificações são de extrema importância para permitir que o aeroporto continue a atender a atual demanda de aeronaves, sem restrição na quantidade de passageiros ou de carga, e ainda possa oferecer novos voos.

Localizado na região do Cariri, a apenas seis quilômetros do centro da cidade e a oito da rodoviária, o terminal tem capacidade para atender a até 1,7 milhões passageiros por ano, sendo um dos maiores e mais movimentados do interior nordestino. Em 2017, mais de 530 mil passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal. Até julho deste ano já foram registrados aproximadamente 321 mil.

Atualmente, o aeroporto conta com voos para Campinas, Guarulhos (SP), Fortaleza (CE),Brasília (DF), Petrolina e Recife (PE). Em média são 8 operações diárias, entre pousos e decolagens comerciais regulares, de três companhias aéreas (Gol, Avianca e Azul)

08:22 · 17.09.2018 / atualizado às 13:40 · 17.09.2018 por
O artista cearense Daniel Peixoto participa de mesa redonda e trilha de desfile. (Foto: Divulgação)

Juazeiro do Norte. Dentro do Garden Fashion Cariri, realizado pelo Cariri Garden Shopping, o sistema Fecomércio, através das unidades do Sesc e do Senac, integram a programação do evento a partir desta segunda-feira (17). A ideia é estimular o mercado local para produção de moda autoral trazendo oficinas, palestras, mesas redondas, desfiles e muitas curiosidades sobre o mundo da moda até o próximo domingo (23).

A iniciativa de incentivar a moda autoral na região do Cariri surgiu após pesquisa realizada pela Fecomércio, em 2016. Segundo o levantamento, cerca de 40% do comércio varejista dos municípios de Juazeiro do Norte e Crato é composto pelos itens de vestuário, calçados e assessórios. No entanto, observou-se que a maior parte destes produtos comercializados vem de outras regiões.

De acordo com Cristiano Saraiva, gerente da unidade do Senac em Crato, muitos jovens já buscam qualificação na área de moda para abrir seu ateliê e criar sua própria marca. “A maior procura é para cursos como os de Figurinista, Desenhista de Moda, Modelista e Costureiro, além dos aperfeiçoamentos que são ofertados nos dois laboratórios de moda do Senac”, explicou.

Um pouco do resultado destes cursos, pontua Cristiano, pode ser visto através dos desfiles que irão acontecer durante a programação do Garden Fashion Cariri na praça de eventos do Cariri Garden Shopping. Todas as peças dos desfiles “Cara Cariri”, “Raízes: Uma homenagem ao Mestre Noza” e “Eu não sou um rótulo” foram criação de alunos do Senac.

O Sesc também integra a programação dos desfiles, com apresentações culturais alinhadas ao conceito das coleções a serem apresentadas na passarela. Geraldo Júnior, Dj Samuca e Daniel Peixoto foram os artistas convidados pelo Sesc para o projeto. “A trilha sonora foi escolhida pensando no conceito de moda criado em cada coleção, permitindo um casamento entre a moda e a música”, explica Cristiano.

O envolvimento dos jovens também se estende para outras áreas. Os alunos dos cursos da área da Beleza, como Cabelereiro e Maquiador comandam o backstage dos desfiles, com acompanhamento da equipe de instrutores.

Toda programação do Garden Fashion Cariri é gratuita e aberto ao público. Para participar basta fazer a inscrição no site do Cariri Garden Shopping.

Programação

17 a 19 de setembro (segunda a quarta-feira)

16h00 às 18h00 – Oficina: Colares Trançados

19h00 às 21h00 – Oficina: Upcycling

20 de setembro (quinta-feira)

19h00 – Mesa Redonda: Diversidade na Moda

Eveline Costa – SENAC

Cleo do Vale – UFCA

Daniel Peixoto

Mediação: Charles W

20h30 – Palestra Magna: Moda autoral e processo Criativo por Lindemberg Fernandes

21h30 – Encerramento

21 de setembro (sexta-feira)

19h00 às 19h30 – Desfile Cara Cariri

Trilha Sonora: Junu Geraldo Júnior

22 de setembro (sábado)

19h00 às 19h30 – Desfile “Raízes: Uma homenagem ao Mestre Noza”

Trilha Sonora: DJ Samuca

23 de setembro (domingo)

17h00 às 17h30 – Desfile “Eu não sou um rótulo”

Trilha Sonora: Daniel Peixoto