Busca

17:22 · 28.06.2016 / atualizado às 17:22 · 28.06.2016 por

1Servidores e professores da Universidade Regional do Cariri (URCA) participaram, na manhã de hoje (27), da solenidade de assinatura do convênios entre a Instituição e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte do Crato (Sest Senat). O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, juntamente com o diretor Kalaman Liberal, firmaram o acordo de cooperação que prevê diversos serviços nas áreas educacional e de saúde, possibilitando acesso do funcionalismo da IES a diversos benefícios, com acesso facilitado.

O acordo, que há cerca de um ano vinha sendo tratado entre as instituições, foi destacado pelos próprios servidores. O Reitor disse que esse era um momento relevante e histórico para a Universidade, e ainda destacou que devem ser tratados importantes desdobramentos por meio da parceria, um deles com o Geopark Araripe, no sentido de promover a qualificação do turismo, com cursos para taxistas no território, incluindo desde idiomas a relações interpessoais. Outro aspecto seria o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, na promoção da saúde, dentro de áreas mais especializadas.

A parceria interinstitucional tem uma grande representatividade, para o diretor do Sest/Senat, Kalaman Liberal, tendo em vista a credibilidade da URCA perante a sociedade. Um dos acordos de cooperação está voltado para assistência médica, odontológica, esporte e lazer aos servidores da URCA e dependentes, devidamente comprovados, que poderão tirar a carteira da instituição. Para isso, será necessária a comprovação de vínculo, além de documentos de Identidade, CPF e Comprovante de residência e mais R$ 5.

O atendimento na área de assistência odontológica prevê diagnóstico, prevenção, radiologia, dentista, odontopediatria, endodontia, periodontia, ortodontia e cirurgia; na assistência à saúde, estão inseridos também os serviços de psicologia, nutrição e fisioterapia e, no esporte e lazer, natação, hidroginástica, disponibilidade de quadra poliesportiva, campo society, quiosques com churrasqueiras, auditório, gramado e pátio aberto. Os serviços serão estendidos aos dependentes dos servidores, com a devida comprovação.

Segundo a servidora Alice-Ana Matos Noronha, esses serviços disponíveis já vêm de uma reivindicação antiga. Para ela, representa até bem mais do que o esperado e ressalta a grande conquista. A parceria surgiu através de contatos entre o Instituto Tecnológico do Cariri (ITEC) da URCA, pelos professores Jefferson Marinho e Janeide Ferreira, com representantes do Sest Senat. Além dos serviços, o espaço também estará voltado para Palestras, Ciclo de Palestras e locação. Além de usufruir dessas vantagens, cada beneficiário terá ainda direito a desconto de 30% nos serviços oferecidos pelo Sest Senat. O acordo de cooperação tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado.

O Sest Senat fica localizado na Avenida Padre Cícero,4400, no Bairro São José, em Crato. Conta com instalações com quadras poliesportivas, campos de futebol, parque aquático, restaurante, espaço para eventos, área de ginástica, auditório e sala de TV e vídeo e profissionais qualificados.

Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018

17:18 · 28.06.2016 / atualizado às 17:23 · 28.06.2016 por

Prefeitura de JuazeiroAtendendo uma exigência da Lei de Improbidade Administrativa os servidores municipais da prefeitura de Juazeiro do Norte terão que apresentar documentos com declarações de bens e rendas. Segundo o Coordenador Especial de Administração da Secretaria de Gestão, Luiz Nobre Dourado, o prazo final para recolhimento será até a próxima quinta-feira, dia 30 de junho, podendo até ser uma xérox do que foi declarado perante a Receita Federal este ano.

A medida envolve os servidores efetivos, comissionados e contratados os quais deverão entregar as declarações de bens e rendas na repartição onde o mesmo é lotado. De acordo com Dourado, a não entrega acarretará, dentre outras sanções, na suspensão do pagamento dos vencimentos até a regularização da situação. A Prefeitura de Juazeiro possui mais de sete mil funcionários e a maioria já tratou de entregar suas declarações em nome do cumprimento ao que se encontra posto na legislação brasileira.

17:14 · 28.06.2016 / atualizado às 17:16 · 28.06.2016 por

1Juazeiro do Norte. Mais espaços nas pistas de rolamento, ciclovia, calçadas, rampas para cadeirantes, escadarias, canteiro centrais com piso intertravado, muro de contenção e iluminação moderna. Tudo isso faz parte do projeto de requalificação da Avenida Ailton Gomes em Juazeiro do Norte, uma das principais e mais movimentadas vias do município. A cada dia que passa e com a evolução das obras a avenida vai ganhando novo visual e com aspecto de alta modernidade.

O prefeito Raimundo Macedo esteve visitando as obras que se encontram na reta final, conferindo a partir dos canteiros centrais os quais foram nivelados com a parte superior da via em quase toda sua extensão. Eles continuam recebendo piso intertravado por entre as árvores após a correção do desnível que existia com o amparo dos muros de arrimo construídos com pedras. Enquanto isso, a calçada na parte inferior está sendo revestida com tijolinhos de qualidade em nome de um passeio seguro e o embelezamento do trecho.

Também já é possível vislumbrar com perfeição a qualidade das rampas de acesso destinadas aos cadeirantes e as escadarias que se misturam com as calçadas e permitirão a travessia de um lado para outro com o apoio de faixas de pedestres a serem pintadas futuramente. O passo inicial foi a ampliação da pista de tráfego para quem desce na direção do centro e a Geoplan já tinha substituído a iluminação da Avenida Ailton Gomes, que ganhou ainda ciclovias.

Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018

11:31 · 28.06.2016 / atualizado às 11:59 · 28.06.2016 por
Briga deixou nove detentos feridos (Fotos André Costa)
Briga deixou nove detentos feridos (Fotos André Costa)

Juazeiro do Norte. Uma briga entre detentos da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC) , neste município, deixou nove presos feridos na manhã desta terça-feira (28). Os internos estavam no banho de sol, no setor de triagem, quando a confusão teve início. Durante a briga, os presos utilizaram barras de ferros e armas artesanais, conhecidas como “cossoco”.

De acordo com o diretor da unidade prisional, Fábio de Lima, “a confusão foi controlada pelos próprios agentes penitenciários cerca de meia hora depois”. Dos nove detentos feridos, três ficaram em estado grave, conforme afirmou o Tenente Oliveira, subcomandante da Companhia de Guarda. Os presos com lesões superficiais foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Limoeiro.

Diretor da PIRC, Fábio de Lima, exibe as armas artesanais utilizadas no confronto (Foto André Costa)
Diretor da PIRC, Fábio de Lima, exibe as armas artesanais utilizadas no confronto (Foto André Costa)

Os demais, foram socorridos, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao Hospital Regional do Cariri (HRC), com cortes na cabeça, costas e, um deles, sofreu fratura em uma das pernas. Nenhum corre risco de morte. Ainda segundo o diretor da PIRC, a briga aconteceu no setor de triagem entre detentos das celas 01 e 04. No local do conflito, estão encarcerados 25 homens.

“Não foi nenhum motim ou rebelião. Foi apenas uma briga motivada entre rixas. Nossos agentes agiram rápido e controlaram a situação”. O presídio conta, atualmente, com 25 agentes penitenciários.

Os presos envolvidos são das cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Eles não tiveram as identidades reveladas. “Após serem medicas, serão encaminhados à Delegacia e podem passar a responder por mais um crime, caso seja constatado tentativa de homicídio”, finalizou Lima.

Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018

11:18 · 28.06.2016 / atualizado às 11:55 · 28.06.2016 por

Começa nesta terça-feira (28), a realização do maior concurso da história da Universidade Regional do Cariri (URCA), em número de participantes, nos 30 anos de instituição. Serão mais de 1.700 candidatos concorrendo a 42 vagas para o cargo de Professor Efetivo da Universidade.

Professores de todo o Brasil começaram a chegar à região do Cariri nesta segunda-feira, para participar do certame. O concurso representa uma grande conquista para a comunidade acadêmica e regional.

O Edital de nº 03/2015 da Universidade Regional do Cariri (URCA) oferece vagas aos cargos de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto. Todas as áreas da Universidade foram contempladas.

O Reitor da URCA, Professor José Patrício Melo, e o Vice-Reitor, Professor Francisco do Ó Lima Júnior, destacam o grande empenho da comissão executiva do Concurso, presidida pelo Professor Egberto Melo, bem como toda equipe da Pró-Reitoria de Graduação, que tem atuado com grande empenho para que tudo esteja pronto.

Com um agradecimento especial aos professores que comporão as bancas avaliadoras, o Reitor deseja boa sorte aos participantes.

O cronograma do concurso
28/06/2016 Prova escrita: 8 horas às 12 horas
29/06/2016 Divulgação dos Resultados da Prova Escrita a partir
das 7 horas
29/06/2016 A partir das 8 horas início dos sorteios dos pontos
para Prova Didática
A partir do dia 30/06/2016 Prova Didática
Até o dia 19/07/2016 Resultado Final

Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018