Busca

11:53 · 27.05.2017 / atualizado às 11:53 · 27.05.2017 por
Festa deve atrair mais de 500 mil pessoas; 300 mil só neste domingo (Foto André Costa)

Barbalha. Começa amanhã um dos festejos culturais e religiosos mais tradicionais do interior do Estado, a festa de Santo Antônio, popularmente conhecida como Pau da Bandeira. A festa do Padroeiro de Barbalha será aberta oficialmente com o cortejo do Pau da Bandeira. A expectativa de público para o evento, que se estende até o dia 13 de junho, é de mais de 500 mil pessoas, segundo Rildo Teles, vereador e capitão do pau. “Mais de 300 mil só neste domingo”, pontua.

O Cortejo do Pau acontece a partir do meio-dia, percorrendo 8km da zona rural, local onde foi cortada a árvore, até o centro cidade. A previsão de chegada do Pau da Bandeira, um Jatobá de 25 metros pesando mais de duas toneladas, que será carregada por 250 homens, é no final da tarde, quando será erguido em frente à Igreja Matriz o mastro da bandeira do Santo casamenteiro, que sinaliza o começo da festa.

Assim como no ano passado, as medidas de seguranças adotadas após a morte de um dos carregadores do pau, que teve sua cabeça atingida pela árvore, continuam na edição deste ano. “Vamos aprimorar e trazer ainda mais segurança a todos”, afirmou Rildo. Conforme conta, serão confeccionadas camisas e pulseiras para os carregadores, além de ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos integrantes antes e durante o cortejo.

Haverá também seguranças isolando o pau da bandeira com cordão frontal e lateral. “No momento de descanso dos carregadores, a corda vai ao chão e o público pode ir em direção ao pau, como já é tradição”, acrescenta Teles.

Shows
Nove atrações musicais se apresentam após o cortejo do pau em três espaços distintos. No Marco Zero, tocam as Bandas Cabloco Nordestino, Flávio Leandro e Alcymar Monteiro. No palco ao lado da Igreja do Rosário, Dorgival Dantas, Pra Xotear e Chambinho do Acordeom e, na Praça da Estação, se apresentam Santanna, Forró Tapera e a grande atração da noite, Solange Almeida.

Ao todo, a festa do padroeiro da cidade vai reunir mais de 20 bandas, em cinco dias de festa. A programação no Parque de Eventos conta com os mais variados estilos. Serão quatro ações por noite, com destaque para Xandy Aviões, Leo Santana, Jonas Esticado, Toca do Vale, Victor e Léo, Thiaguinho, Pablo e muito mais.

Efetivo
Para a edição deste ano, o efetivo policial será reforçado. A Polícia Militar deve trabalhar em parceria com o Detran, Demutran, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Guarda Municipal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O policiamento se concentrará, com maior efetivo, nos locais de maior aglomeração de pessoas. A segurança será feita diuturnamente.

Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018 ou ligue para nossa redação: (88) 3572-4214. Sua sugestão também pode ser enviada para o e-mail: andre.costa@diariodonordeste.com.br

10:57 · 27.05.2017 / atualizado às 11:08 · 27.05.2017 por

Lavras da Mangabeira. A Polícia Militar deste Município prendeu na noite de ontem (26) um homem acusado de assassinar, com requintes de crueldade, uma bebê de apenas dez meses de idade. O crime chocou a pequena cidade de 32 mil habitantes.

De acordo com os policiais, o servente de pedreiro Iarley Mendonça de Souza, de 32 anos, conhecido popularmente como “Demônio”, teria assassinado sua enteada, a pequena Gabriela Aparecida Duarte da Silva, após discutir a com a mãe da criança.

Ele teria espancado a criança, quebrado seus dedos, jogado-a contra a parede algumas vezes, além de morder parte do corpo da bebê. A pequena Gabriela ainda chegou a ser socorrida mas não resistiu. Populares que presenciam a barbárie afirmaram, à Polícia, que “ele parecia estar chutando uma boneca”.

Após o crime, a população cercou a casa do “Demônio” e tentou linchá-lo. Por medida de segurança, após ser preso, o suspeito foi transferido para Delegacia Regional de Iguatu, na região Centro-Sul. Iarley , que é natura de Cajazeiras (PB), está sob escolta policial.

O suspeito estava se envolvendo com a mãe da criança, que é deficiente visual, há cerca de três meses. O pai biológico de Gabriela, Fabrício da Silva, confessou que já estava sendo ameaçado por Iarley há “mais de dois meses”.

Em depoimento, Iarley confessou o crime. Segundo contou, quando criança, sua mãe costuma lhe “bater repetidas vezes”. Ainda conforme o suspeito, no momento em que estava discutindo com sua companheira, ele teria “recordado o passado”, surtou, e matou a criança. A polícia disse que Iarleye não esboçou arrependimento.

Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018 ou ligue para nossa redação: (88) 3572-4214. Sua sugestão também pode ser enviada para o e-mail: andre.costa@diariodonordeste.com.br

10:26 · 27.05.2017 / atualizado às 11:19 · 27.05.2017 por

Juazeiro do Norte. Começa neste sábado, no Santuário da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, o Retiro e Novena do Espírito Santo, evento, que vai até o próximo dia 4.

A programação será aberta às 7 horas, com a oração da manhã, meditação e exame de consciência, rosário contemplado e meditado, missa às 9 horas, seguindo com ofício, Maria Valei-nos, preces comunitárias, e pausa para almoço.

A programação segue à tarde, com terços, ladainha, Via Sacra, leitura da Paixão de Cristo, novena e preces, entre outras orações. De 31 de maio até 2 de junho acontece a corte celeste, a partir das 14 horas, e no encerramento, no domingo de pentecostes, será realizado o santo rosário, novena do espírito santo, procissão do Divino até a Basílica Menor, contando com o encerramento às 9 horas, do retiro com a celebração da missa festiva de pentecostes.

10:24 · 27.05.2017 / atualizado às 10:24 · 27.05.2017 por

Projetos voltados à requalificação do Distrito Industrial de Juazeiro do Norte foram debatidos com os secretários de Desenvolvimento Econômico do Estado e de Juazeiro do Norte. O evento ocorreu no início do mês de maio, com a presença do secretário da SEDECI, Michel Araújo, o secretário executivo da pasta, Douglas Feitosa, e Cesar Ribeiro, secretário estadual.

Segundo César Ribeiro, o projeto de requalificação já está encaminhado. As propostas técnicas de licitação foram avaliadas, e estão aguardando a abertura das propostas financeiras pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Outras pautas também foram discutidas. Michel Araújo apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos a nível Municipal, como o Centro de Inovação e Empreendedorismo. Os Secretários também falaram sobre o evento G20 do Semiárido, que deverá reunir as 20 principais cidades do semiárido com maior PIB, e deverá acontecer em 2018, em Juazeiro do Norte.

Também foi proposta a criação de um Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do Cariri. Esse fórum seria importante para reunir os líderes dos municípios, com o objetivo de desenvolver ações que contribuam para o crescimento regional.

08:10 · 27.05.2017 / atualizado às 11:42 · 27.05.2017 por

Juazeiro do Norte. A comédia farsesca “Histórias Invisíveis”, escrita pelo dramaturgo Paulo Rogério Lopes da Cia LaMínima de Teatro e dirigida pelo premiado Diretor da Cia Teatro de revista Kleber Montanheiro, chega a este Município no final do mês. Inspirada na Commedia Dell´Arte, que já na idade média utilizava o humor e a ironia para abordar questões sociais, e no teatro circense, o teatro de rua fica em Juazeiro do Norte entre 30 de maio e 1 de junho. O espetáculo será apresentado em uma carreta adaptada.

Sinopse

Para o ausente e hipocondríaco prefeito Argânio, os problemas da cidade de Algures são invisíveis. A situação piora quando ele é ludibriado por um charlatão aproveitador. Entre enganos e confusões, vem à tona o principal problema da fictícia cidade de Algures: a falta de saneamento básico e suas consequências à saúde da população.

Oficinas

O espetáculo teatral Histórias Invisíveis, inspirado na linguagem popular do teatro de rua, é o ponto de partida para esta oficina que pretende por meio de jogos de improviso e exposição sobre o processo de construção de cenas e dos personagens, proporcionar o entendimento de maneira prática do processo de construção e um espetáculo popular.

O público-alvo são alunos de teatro e a oficina será ministrada pelo elenco da peça e terá a duração de 4 horas. A participação dos alunos no espetáculo está prevista como parte continuada da oficina e será resultado das propostas apresentadas pelos alunos em sala de aula. Instrumentos musicais serão bem-vindos.

TEATRO DE RUA
De 30 de maio a 1 de junho de 2017
18 horas
Local: Praça José Geraldo da Cruz