Busca

13:20 · 03.05.2016 / atualizado às 13:20 · 03.05.2016 por

 

Na próxima quinta-feira (5), o Sesc realiza, através de suas unidades Crato e Juazeiro do Norte, uma  “Ação Cidadania” juntos aos permissionário do Ceasa Cariri. A programação acontece a partir das 9h, no Ceasa de Barbalha, com atividades destinadas aos permissionários, que são doadores do Programa Mesa Brasil Sesc, e também visitantes. O acesso é gratuito.

O objetivo é fornecer orientações aos doadores do Mesa Brasil visando e estimulando uma melhor qualidade de vida dos permissionários e demais públicos presentes.

Durante a programação têm dicas de alimentação saudável, tenda da saúde com jogos educativos, distribuição de preservativos masculinos, gel lubrificante e informativo sobre a prevenção da saúde do homem, além de informação sobre doação de sangue através do Hemoce, recreação, degustação de alimentos, corte de cabelo, apresentação artística, IMC, ginástica laboral e distribuição de brindes.

13:15 · 03.05.2016 / atualizado às 13:15 · 03.05.2016 por
O prédio do Palácio 3 de Outubro é um dos poucos tombados na cidade e agora será sede Escola de Artes e Saberes Tradicionais e Contemporâneos de Barbalha
O prédio do Palácio 3 de Outubro é um dos poucos tombados na cidade e agora será sede Escola de Artes e Saberes Tradicionais e Contemporâneos de Barbalha

 

A Escola de Artes e Sabres de Barbalha terá sua sede no Palácio 3 de Outubro, em regime de comodato, por 10 anos, e poderá iniciar suas atividades ainda este ano

 

A Escola de Artes e Saberes Tradicionais e Contemporâneos de Barbalha terá como sede, por 10 anos, em regime de comodato, o prédio histórico do Palácio 3 de Outubro da cidade. O projeto de lei permitindo a sede da nova instituição, que valorizará a cultura de tradição local, foi aprovado nesta segunda-feira, 2, por unanimidade, na Câmara Municipal. A meta é que escola inicie o seu funcionamento ainda este ano.

O referido projeto foi defendido na tribuna da Câmara Municipal, pelo professor Josier Ferreira, diretor do Instituto Pró-Memória de Barbalha. O comodato firmado entre a Prefeitura e a Escola de Artes e Saberes terá a vigência de 10 anos e, para sua manutenção, se articulará ao poder público estadual e federal, além de empresas privadas e instituições congêneres e universidade.

A Escola de Artes e Saberes irá desenvolver ações culturais permanentes voltada para a sustentabilidade cultural do município, colaborando, assim, na salvaguarda da Festa de Santo Antônio, uma das mais tradicionais do Brasil, com o carregamento do pau-da-bandeira, entre outros.
O cineasta Rosenberg Cariry foi o idealizador deste projeto da Escola de Saberes, por meio do Instituto Internacional de Intercâmbio. Agora com esse comodato feito entre a Prefeitura de Barbalha e a Escola de Artes e Saberes Contemporâneos, ela poderá entrar em funcionamento ainda este ano.
Com essa iniciativa, o município barbalhense terá o fortalecimento de sua cultura e de seus saberes populares, e a Região do Cariri também será fortalecida com a instalação da Escola de Artes de onde surgirá novas pesquisas no segmento. Com a nova instituição, o Município será uma referência educacional para crianças, adolescentes e jovens que passarão a ter o acesso livre e trabalhar com as diversidades culturais.

12:18 · 03.05.2016 / atualizado às 12:23 · 03.05.2016 por
Em Iguatu, choveu 27 milímetros
Em Iguatu, choveu 27 milímetros

Juazeiro do Norte. Choveu em pelo menos 120 dos 184 municípios cearenses entre as 7 horas desta segunda-feira e 7 horas de hoje conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão apontou precipitações em todas as regiões do Estado. Desde o dia 12 de abril não chovia em mais de 120 cidades cearenses.

O maior volume pluviométrico foi verificado no Sertão Central, na cidade de Quixeramobim (79 mm), seguido por Jaguaretama  (68 mm) na região Jaguaribana e  Pentecoste (63.4 mm), no litoral do Pecem.

Dados extraídos da Funceme às 12 horas
Dados extraídos da Funceme às 12 horas

No Maciço do Baturité, o destaque foi o município de Guaiuba, com 39 milímetros. Já na região da Ibiapaba, a cidade de Nova Russas (62 mm) obteve o maior índice. No Cariri os municípios de Baixio (30 mm) e Lavras da Mangabeira (29.4 mm) foram os destaques. Nas três principais cidades da região, pouca chuva. Em Crato, 16 milímetros e em Barbalha apenas 9. Os pluviômetros da Funceme não marcaram nenhum volume em Juazeiro do Norte.

Ao longo desta terça-feira, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas no noroeste e na parte central do estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018

11:02 · 03.05.2016 / atualizado às 11:13 · 03.05.2016 por

1Juazeiro do Norte. Este município atingiu a meta destinada ao Dia “D” de vacinação contra a influenza H1N1, que era 40% do público-alvo, e imunizou mais de 23 mil pessoas no último sábado nas 66 Unidades de Saúde.

A coordenadora de imunização do município, Márcia Rejane, explicou que o Ministério da Saúde enviou à Secretaria de Saúde do Estado apenas 40% das vacinas previstas e, consequentemente, esse mesmo percentual foi repassado aos municípios.

Juazeiro esperava cerca de 55 mil doses e recebeu apenas 24 mil, fazendo com que em alguns postos a vacina tenha acabado mais cedo naquela data. Ela destaca que durante essa semana o envio das demais doses deverá ser normalizado.

Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018

11:00 · 03.05.2016 / atualizado às 11:28 · 03.05.2016 por

1As moradias populares dos Conjuntos São Sebastião 1 e 2 do Minha Casa Minha Vida, no bairro Betolandia, em Juazeiro, estão em fase de conclusão devendo serem entregues em junho ou julho. A previsão foi apontada pelo Secretário da Cidade, Francisco da Silva Lima, que esteve visitando o canteiro das obras e, segundo ele, a demora se deu por conta dos atrasos nos repasses dos recursos pelo governo federal.

De acordo com Silva, o acabamento interno das moradias que contam com forro em PVC já está pronto e ficaram bem aconchegantes. Elas já foram sorteadas junto aos futuros mutuários e muitas já receberam a pintura externa. No momento, o esforço concentrado da construtora é quanto ao esgotamento sanitário que terá a tubulação estendida até a rede de esgoto da Rua São Benedito.

O secretário informou ainda que o prefeito Raimundo Macedo anunciou a pretensão de asfaltar todas as ruas desses dois conjuntos. Além disso, está lutando por mais moradias e esteve em Brasília assinando termo de compromisso requisitando cerca de cinco mil novos imóveis para Juazeiro já que a Secretaria da Cidade possui um cadastro com 12 mil pessoas. De início, serão mais 780 previstas para os bairros Campo Alegre, Frei Damião ou Betolandia.

Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018