Busca

Crato inaugura nova Unidade Básica de Saúde do bairro Zacarias Gonçalves

10:32 · 21.06.2018 / atualizado às 10:32 · 21.06.2018 por
Maria Jaqueline de Oliveira, primeira técnica de enfermagem do posto e também filha de Edite Mariano, participou da solenidade. (Fotos: Divulgação/Prefeitura)

Crato. Foi inaugurado, na manhã de ontem (20), a nova Unidade Básica de Saúde Edite Mariano, no bairro Zacarias Gonçalves. A obra recebeu cerca de R$ 540 mil em investimentos federais e municipais, destinados à infraestrutura e equipamentos. Lá, serão atendidos cerca de 800 famílias. Na solenidade, houve uma homenagem a mulher que batiza o equipamento, que foi líder comunitária atuante e quatro vezes presidente da associação local.

O novo equipamento é composto por consultório médico, consultório odontológico, sala de vacinação, recepção, farmácia, área administrativa, dentre outros espaços, todos completamente adaptados para deficientes e pessoas com baixa mobilidade, atendendo às especificações do Ministério da Saúde.

O titular da Secretaria de Saúde, André Barreto, falou do esforço realizado por toda a gestão municipal para que, hoje, estivessem inaugurando o posto de saúde. “Realizamos todo um trabalho no primeiro ano para alcançarmos o equilíbrio financeiro junto aos servidores e fornecedores, e em seguida, começarmos os investimentos”, comentou.

Segundo o secretário, esta inauguração dá sequencia a uma série de melhorias que serão realizadas nos postos de saúde de todo o município a partir do segundo semestre de 2018, seguindo até o fim da gestão. Além disso, reforçou que os investimentos não estão destinados apenas para a infraestrutura.

Nova unidade deve atender 800 famílias da comunidade.

“Os agentes de saúde estão participando de um curso técnico e, neste mês de junho, foi realizado a primeira turma do Curso de Atendimento Humanizado, inicialmente para 40 servidores, mas que será estendido a todos os profissionais da saúde. “É muito bom oferecer infraestrutura de qualidade para os profissionais da saúde. Melhor ainda é oferecer um bom serviço para os usuários do SUS, e os nossos investimentos estão voltados para atender este objetivo”, concluiu.

A enfermeira Úrsula Philipona, servidora da unidade, agradeceu a gestão municipal pelo empenho na realização da obra e falou da nova realidade do atendimento a partir desta nova estrutura. “Hoje, vendo este posto todo equipado, é uma realização de toda a comunidade. Eu faço parte não só como profissional, mas também como moradora, e me sinto extremamente feliz”, afirmou.

A nova estrutura encheu os olhos da população de alegria. O estudante Eduardo Alves, 20, ficou impressionado com o tamanho do posto. “É ótimo, de fora parece bem pequeno, mas quando a gente entra vê que tem muita coisa”, ressaltou. Para a aposentada Elizabete Rodrigues Romualdo, que mora no bairro desde 1970, “o novo prédio vai melhorar o atendimento. Sou hipertensa e faço acompanhamento mensal aqui. A médica é ótima, mas faltava um local bom”, disse.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, falou da importância da participação da comunidade com o cuidado do novo posto de saúde do Zacarias Gonçalves. Além disso, destacou o trabalho para dar celeridade aos processos licitatórios e, assim, a conquista de novas obras e ações. O chefe do Executivo enfatizou ainda a importância da atuação da equipe de profissionais na localidade, dando um tratamento humanizado para os usuários.

Novidades

O antigo prédio onde funcionava a unidade de saúde Edite Mariano será reformado para abrir a sede da Guarda Municipal, atendendo a um pedido dos vereadores presentes na solenidade em reaproveitar o espaço para órgãos da própria Prefeitura. Outra novidade é o lançamento, em breve, de edital para a construção de novas unidades e do Centro de Especialidades do Crato – Posto da Grota, onde serão investidos cerca de R$ 3,4 milhões.

Comentários 2

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Francisco Silvio Barroso Canto

29/06/2018 as 16:12

este sim e um bom governo.

Francisco Silvio Barroso Canto

29/06/2018 as 16:10

Quem administra preocupado com a saúde, não perde eleição parabéns.