
Um dos artistas plásticos brasileiros de maior projeção internacional, irá inaugurar a exposição histórica, com o seu nome, neste sábado, às 10 horas, na Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato. ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’. O fio da sua trajetória, de onde saiu o cearense, da cidade de Crato, aos meandros de sua arte que percorre diversos países do mundo, até as suas referências originais. Serão 58 peças que fazem parte desse trilhar do artista, com trabalhos inéditos, que estarão expostas no campus do Pimenta, da Urca, e também na Encosta do Seminário, em solo cratense, berço de Sérvulo.
O evento abre as comemorações dos 88 anos do artista, além de estar sendo realizada dentro dos 30 anos de criação da URCA. Desde o ano passado que a exposição está sendo articulada por meio da Universidade, Governo do Estado do Ceará e o Instituto Sérvulo Esmeraldo, presenteando a cidade as peças do artista. O trabalho marca o seu retorno em grande estilo. A Pró-reitoria de Extensão da URCA esteve no apoio para da organização e montagem da exposição.
O evento será aberto com a presença do governador Camilo Santana, o reitor da universidade, Patrício Melo, e o artista Sérvulo Esmeraldo. Reconhecido internacionalmente, o artista esteve ainda no ano passado em Crato, para discutir a parceria com o reitor e a curadora da exposição, Dodora Guimarães. As obras foram montadas em áreas estudadas pela curadoria, distribuídas pela Urca, a exemplo do jardim da Reitoria da Universidade, o Salão da Terra e o hall de entrada da biblioteca, além de obras na área da Encosta do Seminário, que já vem chamando atenção dos moradores e modificando a paisagem local, com as Pirâmides e as Folhas Pendentes.
Juntamente com o artista, foram visitados os espaços, e ele destacou ao mesmo tempo a alegria de poder expor o seu trabalho, justamente na cidade onde começou a desenvolver as suas primeiras obras de arte, atualmente em exposição permanente em instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
O trabalho de Sérvulo poderá ser contemplado por estudantes, a sociedade caririense e centro- sul, além da oportunidade de realização de um seminário escolhendo a sua obra como temática, com a presença do próprio artista e estudantes do curso de Artes Visuais da Instituição e outras áreas da academia. O reitor destaca a importância de Sérvulo para a cidade do Crato e da abertura de espaço para que a arte adentre a universidade, no sentido de proporcionar a reflexão e a expansão do conhecimento, em suas diversas vertentes.
A curadora Dodora Guimarães afirma a ideia de realizar a exposição no Crato vem de vários anos. “Estamos com um projeto para homenageá-lo nos seus 88 anos e o começo ocorre no Crato”, afirma. O objetivo foi fazer um projeto com a abrangência da sua obra, com a escultura, e as etapas de trabalho, sobretudo a partir dos anos 80, no seu retorno da para o Brasil, e a gravura, que foi o início de tudo. Há uma série de gravuras recentes, feitas em 2014 e 2015. “O Nosso desejo é que o Crato conheça a obra do Sérvulo”, diz Dodora.
A primeira exposição individual de Sérvulo Esmeraldo aconteceu em Crato, no ano de 1951. A segunda veio já no ano de 2001, durante a Bienal de Artes do Cariri, e, no ano de 2010, houve outra, mas em Juazeiro do Norte, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN). (Elizangela Santos)
SERVIÇO
Exposição Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato
Data: De 10/09 a 08/10
Local: URCA – Universidade Regional do Cariri – Campus Pimenta – Rua Cel. Antônio Luís, 1161 – Pimenta – Crato (CE)
Visitação: De 11 de setembro a 08 de outubro, das 08h às 21 horas.
Exposição com visitas guiadas com monitores: às 08 às 11h; de 14 às 17 e 18h30 às 21 horas. Contatos: Pró-Reitoria de Extensão da URCA: (88)31021200 / proex@urca.br
Abertura oficial, posse de Sérvulo Esmeraldo na cadeira Aldemir Martins do Instituto Cultural do Cariri, performance Heli Cubo de Guto Lacaz (SP), lançamento do livro Sérvulo Esmeraldo: A Linha e a Luz.
Data: 10/09
Horário: Das 10h às 13h
Local: URCA – Universidade Regional do Cariri – Campus Pimenta – Rua Cel. Antônio Luís, 1161 – Pimenta – Crato (CE)
Abertura oficial na Encosta do Seminário
Data: 10/09
Horário: Das 16h30 às 18h
Local: Encosta do Seminário, em frente ao Seminário Diocesano São José
Comentários