Busca

Praça Padre Cícero, em Juazeiro, foi entregue no último fim de semana

16:24 · 10.09.2018 / atualizado às 16:24 · 10.09.2018 por
A Praça Padre Cícero foi entregue após oito meses de obras. (Foto: Elizangela Santos)

Juazeiro do Norte. A Praça Padre Cícero foi aberta, no último sábado (08), com a entrega da primeira etapa de sua reforma. No local, foi realizado um projeto de paisagismo com gramado, plantas como palmeiras, ipês e outras espécies. Além disso, foi implantado um sistema de irrigação, assim como novas luminárias.

A Praça também recebeu 18 novas lixeiras que foram espalhadas pelo seu interior, novos bancos e passagens abertas para que os transeuntes possam caminhar com mais comodidade. O piso também foi substituído e, durante esses oito meses de obra, foi detectada a necessidade de drenagens nas ruas em volta do equipamento.

O pesquisador e historiador, Daniel Walker, que escreveu um livro de memórias sobre a praça Padre Cícero, destacou a beleza resgatada e disse que jamais havia visto a praça tão iluminada como atualmente. A grande preocupação da administração municipal, era poder entregar a praça no período das grandes romarias, mesmo com o prazo de finalização da obra previsto para os primeiros dias de janeiro de 2019

Áreas restauradas

Na próxima etapa, a Coluna da Hora e a estátua de bronze do Padre Cícero passarão por uma reforma mais ampla, como restauração completa da máquina mecânica do relógio, incluindo confecção de novas peças do mostruário, limpeza, adaptação e restauração dos sistemas, revitalização dos cabos de aço, restauração do indicador das fases da lua, além de outras peças como satélite, gabinete.

Por enquanto, a Coluna da Hora passou por uma pintura superficial com colocação de mármore branco em sua escadaria, enquanto que a estátua do Padre Cícero passou por um processo e recuperação.

 

 

 

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *