Busca

Metrô do Cariri volta a circular após quase 7 meses

12:07 · 12.06.2017 / atualizado às 12:07 · 12.06.2017 por

Após quase sete meses parado, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Cariri volta a operar a partir de hoje. O modal retoma a operação, interligando as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, na região sul do Ceará. A operação conta com dois trens operando de 6h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados de 6h às 14h, contemplando as 9 estações do sistema (ver quadro abaixo), e com tarifa a R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia).

A operação havia sido suspensa para viabilizar a continuidade das obras da Avenida do Contorno, projeto executado pela Secretaria das Cidades. Devido à existência de dois pontos de encontro da nova avenida com a linha do VLT, foi necessária a construção de dois viadutos sobre a via férrea. Optando por operar somente nas condições adequadas de segurança, e considerando a importância do projeto da Secretaria das Cidades para a mobilidade da região, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos interrompeu temporariamente a circulação do VLT.

Durante a pausa na operação, foram realizadas algumas intervenções. Entre elas, a instalação de duas novas passagens de nível, que foram necessárias para abrir o fluxo de veículos na Rua das Flores e Rua São Pedro. As novas PNs foram fruto de articulações com a Prefeitura de Juazeiro do Norte. Também foram realizadas reformas em trechos da via férrea afetados pelas obras dos viadutos, uma obra de drenagem e a construção de um muro de contenção entre as estações Escola e São José, entre outras intervenções.

Arte no VLT
Os trens do VLT do Cariri voltam a circular levando arte às ruas da região. Através do projeto Wholetrain, liderado pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo – OSGEMEOS – e também pelo grafiteiro paulista ISE, uma equipe de artistas grafitou os dois trens que fazem a operação comercial do sistema. O trabalho busca valorizar a cultura local.

Além do Cariri, o projeto passou por Fortaleza e Sobral, grafitando parte da frota de trens em operação da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos. Para a empresa, pintura dos trens estimula a relação entre o público e o sistema metroviário, ao agregar uma linguagem artística que se comunica com as ruas e com a cidade, e assim contribui para a valorização e preservação do patrimônio público.

SERVIÇO:
Operação do VLT do Cariri
A partir de 12/6 (segunda-feira)
Segunda-feira a sábado, de 6h às 19h

Veja a localização das estações:

ESTAÇÃO CRATO
Avenida Horácio Jácome, em frente ao número 696, na esquina com a CE-386 (Rua Monsenhor Esmeraldo).

ESTAÇÃO PADRE CÍCERO
Rua Antônio Leite Saraiva, nº 1859, no encontro com a rua Chiquinha Macedo, bairro São Miguel (Crato).

ESTAÇÃO MURITI
Rua Pedro Gomes Norões, nº 501, bairro Muriti (Crato).

ESTAÇÃO SÃO JOSÉ
Rua Geraldo Esmeraldo de Melo, nº 60, bairro São José (Crato).

ESTAÇÃO ESCOLA
Av. Paulo Maia, s/n, bairro São José (Juazeiro do Norte).

ESTAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA
Avenida Paulo Maia, S/N, Bairro Salesiano (Juazeiro do Norte).

ESTAÇÃO TEATRO
Avenida Paulo Maia, nº 35, quase na esquina com a rua Alzira Alves de Lima. Bairro Salesiano (Juazeiro do Norte).

ESTAÇÃO JUAZEIRO
Rua São Bernardo, em frente ao número 1439, quase na esquina com rua Vicente Patu.

ESTAÇÃO FÁTIMA
Av. Carlos Cruz, nº 01, Bairro Fátima (Juazeiro do Norte).

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *