
Jati. Opositores do atual grupo político que governa este município, na região do cariri cearense, encontraram uma forma inusitada – e engraçada – de protestar contra a candidatura única da atual prefeita Maria de Jesus Nogueira (PSD), conhecida popularmente como Neta, da coligação “Jati, unido na fé, trabalho e esperança”.
Sem conseguir lançar como candidato o nome do médico Jarbas, do programa federal “Mais Médicos”, o qual não conseguiu se afastar de suas funções dentro do prazo estabelecido pela Justiça Federal, o grupo optou por não indicar outro nome para concorrer ao cargo.
Em forma de protesto e numa tentativa de reverter o que seria uma eleição tranquila por ausência de concorrente, um caprino foi “lançado”como adversário de Neta. O animal, inclusive, já tem comitê, adesivos, cartaz e até sobrenome.

O “Bode 90”, como foi batizado – número alusiva ao jogo do bicho – é, segundo alguns moradores insatisfeito com a atual gestão, um voto de protesto. “Não faz bem para uma cidade, por menor que ela, uma campanha com candidatura única”, critica a comerciante que pediu para ter sua identidade preservada.
Apesar da “candidatura” do Bode ter sido atribuída ao grupo opositor, o professor Kael Rocha, rechaça, afirmando que a ideia partiu de um grupo de jovens. “Aqui [Jati] não há partido com a legenda 90, então o voto será anulado”, explica o docente.
Campanha
A partir da aceitação por parte da população, a “candidatura” do simpático e calmo animal cresceu. Além do comitê, com cartazes e adesivos estampando a marca do Bode, uma carreata foi realizada na semana passada por algumas ruas da cidade que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, conta atualmente com 6.266 eleitores.
O animal, no entanto, deve ser poupado dos próximos atos políticos. Os organizadores da “candidatura” do animal ressaltaram que o caprino será substituído por uma réplica de plástico, “para evitar o desgaste físico”. Apesar de conquistar simpatizantes, não há a possibilidade da eleição ser anulada. Isso porque a legislação eleitoral não contabiliza votos nulos, somente os válidos. “Nossa intenção, claro, não é colocar o Bode na prefeitura, mas protestar. Protestar contra a atual conjuntura da cidade”, acrescenta a comerciante.
Candidatura única
Assim como em Jati, Potengi, também na região Sul do Estado, terá candidatura única. Entretanto, a situação é diferente. Na cidade existiam dois candidatos: Joserlandes Pereira de Alencar, o Josa, do PTC, e Francisco Luiz Rodrigues Mendes de Souza, o Titico, do PT. No entanto, Josa desistiu da corrida eleitoral, deixando Titico como único candidato.
Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018
Comentários