
A mostra conta com grande participação de artistas do Cariri cearense. Haverá shows com grupos como Cidade Negra, além dos cantores Marcos Lessa e Chico Pessoa
Com abertura este ano em Crato e show da cantora Elba Ramalho, será iniciada no próximo dia 13 de novembro e vai até o dia 17, a Mostra Sesc Cariri de Culturas, na sua 17ª edição em 2015,
contemplando os 28 municípios do Cariri cearense no circuito.
Durante cinco dias consecutivos, a Mostra vai proporcionar múltiplas vivências, a fim de aprimorar o olhar e desenvolver plateias reflexivas. São apresentações de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. Em 2014, 2.494 artistas participaram do evento, destes, 2.010 eram do Cariri, representando 81% do total.
Neste ano, participam da programação 127 trabalhos selecionados por edital. Foram 1.298 inscrições – 289 a mais que em 2014 –, divididas nos segmentos de artes cênicas (525), artes visuais (114), literatura (103), audiovisual (93) e música (463).
A edição ainda contará com shows da banda Cidade Negra, os cantores Marcos Lessa e Chico Pessoa, que circulam pelo Cariri durante os cinco dias de programação.
Novidades
Visando um maior engajamento na Mostra Cariri junto às prefeituras municipais da região, neste ano, além de Juazeiro do Norte e Crato, a edição terá mais cinco polos onde congregarão
programações maiores: Brejo Santo, Araripe, Altaneira, Nova Olinda e Barbalha. Os outros 21 municípios receberão apresentações de Teatro de Rua e, oito deles, apresentações de Música e Literatura também, fortalecendo as ações nos municípios. Treze municípios também vão receber apresentações de cultura popular.
Como parte da programação, há quatro anos, o Sesc reforça a construção de uma identidade para a Mostra Cariri numa perspectiva de contribuir com o desenvolvimento local, tendo como espaço o Seminário Arte e Pensamento. O Seminário tem o objetivo de refletir sobre a conjuntura atual e local, no intuito de analisar possibilidades que fortalecem a região sul do Estado.
Sobre a Mostra
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, a Mostra Cultural é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
A Mostra não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias.
Comentários 1
Rosa Ramos
11/11/2015 as 11:34Como eu queria está aí pra mostrar para Elba Ramalho a música que fiz pra homenagear o nosso rei do baião Luís Gonzaga é um forrozinho bom da gota.Mostra a letra pra ela por favor,eu agradeço de coração.
SAUDADES.
Um forró pé de serra,
um xote e um baião
é um jeito bem brasileiro,
de mostrar a tradição
desse forró que fascina
que é pura paixão.
Essa paixão veio do rei do baião
que puxou multidões
com sua voz de tamanho esplendor
o mundo encantou
cantando o amor, sofrimento e a dor
Aqui cantou, cantou nossa saga,
o eterno Luís Gonzaga
o nosso rei do baião
Mas,hoje mora no céu
junto de nosso senhor
e a saudade que ficou
foi preenchida com o que deixou
cantou o nordeste, também o sertão
do vaqueiro ao peão,
cantou em forma de baião. Se acaso gostarem ou ela gostar, entre em contato que eu envio a música. Parabéns SESC CARIRI pelo o belo trabalho