
A terceira edição da Feira da Piscicultura Ornamental do Crato acontece no próximo domingo, a partir das 17h, na Praça da Sé. A programação contará com a exposição e comercialização de peixes ornamentais de espécies diversas, como betta, espada, japonês, melanésia e guppy, além de ração e outros insumos para a criação dos animais.
A ação, que já se consolida no calendário de atividades do Município, é organizada pelo campus de Crato do Instituto Federal do Ceará e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, faz parte do projeto “Produção de peixe ornamental: Uma estratégia empreendedora para geração de emprego e renda”. Seu objetivo é estimular a atividade econômica na região.
Segundo o coordenador da iniciativa, professor Messias Alves, a facilidade de acesso, a abundância de água de qualidade, a mão de obra capacitada e o clima favorável tornam o Cariri uma região com potencial para a piscicultura ornamental. Ao todo, cinco produtores participam da Feira. “Nosso desafio é mostrar esse novo mercado. Nós temos mão de obra capacitada, clima propício e aeroporto perto. O que falta é impulsionar”, garantiu.
Além da participação dos produtores de peixes ornamentais da região, o evento conta ainda com uma programação de ações realizadas pelo IFCE. Haverá apresentação dos cursos ofertados pela instituição, exposição do AlluGo!, um aplicativo de aluguel de livros, e oficina de jogos africanos.
Comentários