Busca

14:28 · 21.08.2018 / atualizado às 14:28 · 21.08.2018 por

 

 

Reunião com moradores definiu atendimento semanal. Foto de Augusto César

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, em reunião com a comunidade de Novo Jordão, no distrito de Naraniú, zona rural de Várzea Alegre, definiu atendimento de moradores, que era feito mensalmente.

A partir do mês de setembro, o atendimento passará a ser realizado uma vez por semana, tendo o posto de saúde da comunidade, que passará por reforma e funcionará como ponto de apoio para a equipe do PSF – Programa de Saúde da Família.

Na região de Novo Jordão, são 190 famílias com duas áreas de Agentes Comunitários de Saúde, sendo o segundo maior ponto de apoio do distrito. A Unidade Básica de Saúde de São Caetano assiste a 248 famílias o que justifica mais dias de atendimento.

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, de Maria Angelita Ferreira da Silva – Assessora Executiva da Secretaria de Saúde, da enfermeira Ana Florença – Coordenadora de Atenção Primária em Saúde, dos ex-vereadores Joaquim Luiz e Dr. Luiz Luciano, e debateu com os presentes sobre o atendimento da saúde dos moradores. Segundo Ivo Leal, esse atendimento, que é feito uma vez por mês passará por mudanças.

14:24 · 21.08.2018 / atualizado às 14:24 · 21.08.2018 por

 

Serviços são prestados aos moradores. Fotos: Marcos Rodrigues

Os moradores de Agrovila, sede do distrito Vale São Miguel, zona rural de Cedro receberam a ação itinerante da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.  As atividades aconteceram na Escola Leandro Alves Correia, onde foram desenvolvidas oficinas de karatê e dança, capoeira, música, além de diversão com piscinas de bolinhas e pula-pula. A população também contou com serviços de atualização do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.

Ao longo do ano, foram realizadas várias ações de inserção de política de assistência social no dia a dia das pessoas. “Constatamos o interesse da comunidade em participar das atividades, e isso é bom, pois permite a aproximação dos serviços públicos”, ressaltou o prefeito Dr. Nilson Diniz.

Distrito São Miguel em festa

Até dia 22 de agosto, acontece a 19º Festa da Mãe Rainha, festejo tradicional na localidade. Na avaliação da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, há um motivo para que as ações promovidas pelo poder público na zona rural aconteçam durante as festividades dos padroeiros. “É um momento em que a população está presente com os seus familiares. E aí levamos diversos serviços, como orientação sobre os direitos do cidadão, lazer, cultura, beleza e diversão”, ressalta a secretária Luciana Vieira.

A próxima edição acontecerá no dia 14 de setembro na sede do distrito de Candeias.

11:03 · 21.08.2018 / atualizado às 14:20 · 21.08.2018 por

 

Barracão cultural movimenta cidade na Festa de Agosto. Foto Asa Film

O Barracão Cultural Poeta Francisco de Sousa Sobrinho será aberto às 19h, nesta terça-feira, 21. O espaço foi criado em 2005, durante a primeira gestão do prefeito Zé Helder com o objetivo de resgatar a história e as tradições de Várzea Alegre. Durante estes 14 anos é no Barracão que as famílias se encontram para momentos de confraternização.

No palco passam grupos sociais, banda de música, encenações teatrais e no Barracão tem ainda a exposição do artesanato e as comidas típicas.

Este ano a homenagem principal será prestada ao pavilhão municipal com a passagem dos 50 anos de criação da bandeira de Várzea Alegre, idealizada pelo ex-prefeito Dr. Pedro Sátiro e pelo ex-vice-prefeito Tibúrcio Bezerra, se tornando símbolo oficial a partir da Lei Municipal Nº 006 de 22 de setembro de 1968.

A homenagem à bandeira foi sugestão da Câmara de Vereadores, proposta pela parlamentar Dra. Luciana Rolim. O tema “A Arte é Nossa Bandeira”, foi criado pela ex-professora e colaboradora da cultura popular varzealegrense, Dayse Diniz.

Veja a programação do Barracão Cultural 2018.

Dia 21/08 – Terça-Feira

Abertura Oficial

Banda de Música Maestro José Ribeiro

Outorga de Comenda para Tibúrcio de Morais Neto e Dr. Pedro Sátiro

Coral da Casa Mãe

Balé da Casa Mãe

Show Artístico – Grupo Forró da Sobra

Dia 22/08 – Quarta-Feira

Programação do Centro Social Urbano – CSU

Show Artístico com o Grupo JG

Dia 23/08 – Quinta-Feira

Apresentações Culturais – CAPS

Dança Filhos de filhotes

Número Musical – Hino de Várzea Alegre

Apresentação Musical

Apresentação musical com Maria Eduarda

Bateria da Escola de Samba Império Cadenciando

Viola e Repente com Expedito Pinheiro e Sérgio Batista

Apresentação Musical – Rasga Lata do Forró.

Dia 24/08 – Sexta-Feira

Apresentação Cultural – Grupo Superação da APAE

Apresentação Musical – Luiz Moreira – Projeto ARIEROM

Espetáculo SESC – Show de Mágica com Phillip Danton

Show Artístico com Junior Sousa e Banda Isso é que é Forró.

Dia 25/08 – Sábado

Apresentação Cultural com o Grupo de Balé da Casa Mãe

Apresentação Musical com o Coral da Casa Mãe

Lançamento do Livro “Forró no Sítio”, do Escritor Jurani O. Clementino – Lançada em 2018 pela Editora Coerência-São Paulo

Show de Humor com o “Cumpadre Cabaça”.

Show Artístico com Junior Clementino

Dia 26/08 – Domingo

Apresentação Artística – Balé Cultural da Associação Nossa Senhora de Fátima

CIA de Teatro – Luz Nordeste e Ação – Espetáculo Indústria da Seca

Apresentação Musical – Bia Clementino, Lourival e Felipe

Momento Literário – Noite de autógrafos do autor Washington Luis Pinheiro Lima – Obra: Uma Estrela sem Passado

Apresentação Cultural – Banda de Música Maestro José Ribeiro

Show Artístico com Erivan e Forró Cara Véia

Dia 27/08 – Segunda-Feira

Apresentação Cultural – Balé da Casa Mãe

Apresentação Musical – Coral da Casa Mãe e Orquestra de Violão

Leo Mix – Studio Mix

Apresentação Musical com Silva Vitória

Show Musical Alerrandro Costa – Ex-participante do The Voice Kids Brasil

Show Artístico com Auricélio do Acordeon e Banda Potência do Forró e de Roberto do Acordeon.

Dia 28/08 – Terça-Feira

Apresentações Culturais das Escolas Municipais

Show Artístico com:

Alisson Gonçalves; Os Carambas do Forró;

Dia 29/08 – Quarta-Feira

Apresentações Culturais das Escolas Municipais

Show Artístico com a Banda GINEVRA

Dia 30/08 – Quinta-Feira

Apresentação Cultural – Bateria da Escola de Samba ESURD

Apresentações Artísticas:

Kailany Silva

Carlos Daniel e Alex – Voz e Violão

Grupo os Filhos do Roçado – ESURD

Antônio Soares de Sousa

Grupo Toca e Toquinha

10:40 · 21.08.2018 / atualizado às 10:40 · 21.08.2018 por

 

Visita de alunos ao antigo lixão de Cedro. Fotos: Marcos Rodrigues

Os lixões são um problema das administrações públicas, entre outras, por gerarem doenças, e agridem o meio ambiente. Em Cedro, estudantes das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal estão visitando o antigo lixão, a cerca de 3km da sede do município.

O objetivo é apresentar as mudanças promovidas no setor. Haverá apresentação do novo processo de coleta de lixo do município com transbordo para o aterro sanitário em Senador Pompeu, serviço a cargo da empresa DFL. A ação conta com a parceria da secretaria municipal de Educação e infraestrutura.

A iniciativa da visita é apresentar aos estudantes um panorama das atividades e projetos da Prefeitura voltados ao meio ambiente. “Os estudantes são agentes multiplicadores na tarefa de conservar o meio ambiente”, comemora o prefeito Dr. Nilson Diniz.

A solenidade de desativação oficial do lixão de Cedro está marcada para 1º de setembro, às 6h da manhã.

O secretário de Meio Ambiente, Eleson Barbosa, reforçou que além das visitas, haverá campanhas educativas para que a população se conscientize cada vez mais do novo momento. “Precisamos do empenho e da participação popular para que ações educativas implantadas resultem em efetiva melhoria da qualidade de vida de todos”, disse o secretário.

Cedro tem nota máxima

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) informou recentemente as notas referentes ao Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM). Na lista, Cedro figura com nota máxima: 1,0. É a maior já registrada em sua história. O Índice é um dos critérios de repartição do repasse do ICMS do Ceará para os municípios. Aos municípios que atendem os critérios do IQM dispostos no decreto do Governo do Estado são destinados 2% do ICMS.

Em maio deste ano, prefeitos e representantes dos municípios de Baixio, Cedro, Ipaumirim, Várzea Alegre, Granjeiro e Lavras da Mangabeira reuniram-se para formar o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro-sul.

Importante!

A Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que instituiu um marco regulatório para a gestão desses resíduos no País.

21:39 · 20.08.2018 / atualizado às 21:41 · 20.08.2018 por
Pleno do TRE faz julgamento

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, na sessão desta segunda-feira, 20/8, decidiu, por unanimidade, reformar integralmente a sentença de 1º grau que cassou os diplomas do prefeito de Tarrafas, Tertuliano Cândido Martins de Araújo, e o vice, Cícero Palácio Rodrigues, na Ação de Investigação Eleitoral nº 362-15-2016, por Abuso de Poder Econômico – Captação Ilícita de Sufrágio, nas eleições de 2016.

O relator do Recurso Eleitoral, o juiz Alcides Saldanha Lima, proferiu o voto pelo provimento do recurso eleitoral reformando a sentença, afastando a multa e a pena de inelegibilidade aos recorrentes, Tertuliano Cândido Martins de Araújo, e o vice, Cícero Palácio Rodrigues.

O relator considerou as provas dos autos insuficientes para a perda dos diplomas e demais sanções impostas pelo juízo da 18ª Zona Eleitoral, e foi seguido pelos demais membros do Pleno.

15:53 · 20.08.2018 / atualizado às 15:53 · 20.08.2018 por
Atletas comemoraram título

Terminou no último sábado, 18, o Campeonato Municipal de Futebol, organizado pelo Governo de Várzea Alegre com realização da Coordenação Municipal de Esportes e Lazer com a entrega de troféus, medalhas, escolha da musa e premiação em dinheiro que somou R$ 9.000,00.

A disputa do título da competição foi entre as equipes do distrito de Naraniú, Verdão do São Caetano, e Cruzeiro da Lagoa Redonda, sendo que o Verdão venceu pelo placar de 2 a 0.

A grande final teve tom festivo com disputa de uma partida de futebol entre os times femininos Várzea Ceará do bairro Patos e Juazeirinho da comunidade de Canindezinho. Esta disputada foi vencida pela equipe do Várzea, pelo placar de 1 a 0.

Também aconteceu a escolha da Musa do Futebol 2018. Foi eleita Tamires Alves, representante do time CRB, do bairro Betânia.

Houve entrega de medalhas e troféus para os vencedores. O prefeito Zé Helder disse que o compromisso da sua gestão é dar total incentivo ao esporte do município. “Este ano por exemplo, as 36 equipes que participaram do campeonato, foram isentas de qualquer custo com taxa de inscrição e o mais gratificante para mim foi ver um campeonato realizado com tantas equipes, em suas formações, apenas atletas do município, fortalecendo assim o esporte local”, disse.

 

13:27 · 20.08.2018 / atualizado às 13:30 · 20.08.2018 por

Homem mata ex-companheira a pauladas em Acopiara e depois suicida-se. O fato ocorreu neste domingo, 19, por volta das 9 horas, na Vila Escuro, distante cerca de 10 km da sede do município.

Maria Jaqueline de Freitas, 21 anos, ainda foi socorrida por populares ao hospital local, mas chegou morta à unidade. De acordo com informações do 10º Batalhão de Polícia Militar, o acusado, o ex-companheiro da vítima, Francisco Adriano de Oliveira Lopes, 28 anos, evadiu-se do local.

O policiamento iniciou uma busca ao acusado. Após alguns minutos populares informaram que o acusado da prática de feminicídio a pauladas chega à antiga residência do casal, quebrou a porta entrou em seguida suicidou-se por enforcamento. A polícia não divulgou mais informações sobre o caso.

Homem morre após colidir moto 

Ainda neste domingo, 19, por volta das 21h, ocorreu um acidente de trânsito na rotatória do Arco da Santa, em Acopiara, saída para a cidade de Mombaça, na CE-060.

Francisco Jonas de Oliveira, 24 anos, pilotava sua motocicleta, uma Honda Pop 100, vermelha, de placa MGK-5761, quando perdeu o controle e colidiu com o meio-fio da rotatória, e caiu sobre o canteiro central.

O Samu foi acionado, mas quando chegou ao local a vítima já estava em óbito. O IML foi acionado e compareceu ao local realizando a condução do corpo para a Pefoce de Iguatu. A motocicleta foi levada para o pátio do destacamento militar.

13:20 · 20.08.2018 / atualizado às 13:20 · 20.08.2018 por

A prefeitura de Várzea Alegre em valorização das tradições culturais, sociais e religiosas organiza mais uma edição da Festa de Agosto, período dos festejos ao padroeiro, São Raimundo Nonato, de 21 a 31 deste mês.

Na Avenida Luiz Afonso Diniz estão sendo instaladas 40 barracas, tipo pirâmide, onde os comerciantes negociam bebidas, comidas típicas, lanches, sorvetes, artesanato e outros produtos, unindo diversão e faturamento financeiro.

A Prefeitura reinstalou postes na avenida substituindo os que estavam danificados e implantou sistema de iluminação de LED no local.

No final da avenida, próximo ao Hospital São Raimundo, está instalado o Barracão Cultural Poeta Francisco de Sousa Sobrinho, na sua 14ª edição, com o tema “A Bandeira é Nossa Arte”, que este ano completa 50 anos de criação.

A novidade neste ano é a oferta de sinal de internet wi-fi aberto e ainda sistema de câmeras que funcionarão de forma interligada com a delegacia de polícia da cidade contribuindo com a segurança pública.

Shows

Pensado no grande público da cidade e dos visitantes, a Prefeitura Municipal preparou um grande show popular que será realizado no Parque Cívico São Raimundo Nonato (Praça da Lagoa).

Os shows têm acesso gratuito. Na noite do dia 27 de agosto, a partir das 22h, com Vicente Nery, Alerrandro Costa (ex-The de Voice Kids da Rede Globo) e João Filho – ex-vocalista da Matruz com Leite.

Parque de Diversões

Para a alegria das crianças, o Parque de Diversões Recife já está na cidade para a sua instalação. Serão 15  brinquedos no total com uma novidade chamada Pica-Pau. Outra notícia boa é que o preço dos bilhetes de acesso aos brinquedos será R$ 4,00, mesmo valor cobrado ano passado.

12:56 · 20.08.2018 / atualizado às 12:56 · 20.08.2018 por

 

Casas devem ser entregue até o fim deste mês. Foto de Augusto César

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, representantes das secretarias municipais de Assistência Social e de Infraestrutura e de Obras acompanharam os serviços de conclusão das casas do conjunto habitacional no bairro Buenos Aires.

O objetivo da visita à obra foi vistoriar as casas com a presença de representantes da empresa responsável pela construção, a LE Construções.

De acordo com Zé Helder, o esforço é para entregar as 50 casas do conjunto habitacional até o final deste mês de agosto.

10:18 · 19.08.2018 / atualizado às 10:25 · 19.08.2018 por

 

Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é transportado por devotos

A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Orós está celebrando 60 anos de fundação. O pároco, padre José Ricardo Ferreira, destacou a importância da data. “É um momento rico de celebração, um acontecimento histórico, que impulsiona a fé, os católicos relembram o passado, se enchem de alegria, vivencia o presente e projeta para o futuro uma expectativa de fortalecimento e vivência da fé cristã”, pontuou.

Neste ano, o novenário está bem participativo e houve um impulso a partir da celebração dos 60 anos da paróquia.

As celebrações de novena ocorrem em frente à igreja, construída na década de 1960, com traços modernos e que passa por reforma.

Cleide Teixeira, 72, lembra da igreja antiga, que foi demolida, da festa que vivenciou. “É a nossa história na fé”, frisou. “A festa está cada vez mais participativa e bonita”.

 

Novenário tem celebração campal

 

Programação 

Neste sábado, dia 19, houve show sctólico com Valmir Alencar e Ministério Adoração e Vida, após celebração da novena,

A programação inclui apresentação do documentário sobre os 60 anos da paróquia.

8º dia (20/08): Cristãos leigos(as) na vivência da partilha e da solidariedade através do dízimo.
05h – Caminhada para Capela do Cemitério – Homenagem aos falecidos
19h – Celebração da Novena
Evangelizador: Pe. Luiz Claudione (Acopiara)

9º dia (21/08): Cristãos leigos(as) na ação transformadora do mundo
05h30 – Missa na Matriz 19h – Celebração da Novena Evangelizador: Pe. Francisco Leiva (Iguatu) Textos bíblicos: : Ap. 21, 1-8; Lc 16, 1-10 Responsáveis/Liturgia:
Núcleo de Palestina Equipe de canto: RCC Social/Responsáveis: Conselho Econômico Homenageados: Legião de Maria, Mãe Rainha, Ofício de Nossa Senhora e Terço
dos Homens Atração especial: Baile dos Anos 60 e sorteio do Bolo da Padroeira

DIA 22/08 – TERÇA – Festa Solene de N. Sra. Perpétuo Socorro – Feriado Municipal 

08h – Missa da saúde para os enfermos e idosos (Coralzinho N. Sra. P. Socorro)
17h – Celebração Eucarística presidida por Monsenhor Afonso Quieroga.
18h – Procissão da Luz (com velas) pelas ruas da cidade.

 
Sobre criação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Orós
A paróquia foi criada no dia 1º de Maio de 1958 pelo então bispo diocesano do Crato dom Francisco de Assis Pires e desmembrada do território da Paróquia de Nossa
Senhora da Expectação do Icó.
Seu primeiro vigário foi o padre Antonio Batista Vieira (pároco de Icó) que teve como cooperador o padre Djalvo Bezerra de Alencar.
Com a criação da Diocese de Iguatu a 4 de fevereiro de 1962, a Paróquia de Orós passou a pertencer à jurisdição da mesma, que teve como 1º bispo dom José Mauro
Ramalho de Alarcon e Santiago.
Sua Igreja Paroquial, dedicada à invocação de Nossa Senhora sob o título de Perpétuo Socorro, datava do ano de 1928 e era localizada em frente onde hoje é a Praça
Anastácio Maia, à altura do portão central da Usina Eliba, mais precisamente onde atualmente funciona a Farmácia Veterinária “Casa do Criador” de Warley Vidal.
A nova Igreja Matriz, com arquitetura moderna e cujos traços assemelham-se aos projetos de Oscar Niemeyer, está localizada na Rua da Matriz e foi inaugurada no