Busca

09:08 · 26.07.2017 / atualizado às 09:14 · 26.07.2017 por
        
         Iguatu. Desde o último dia 17 que milhares de católicos fazem caminhada pela manhã bem cedo, participam de missas, ofícios e de novenas em honra à Senhora Sant’Ana, padroeira de onze cidades cearenses: Iguatu, Tianguá, Independência, Jati, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Mocambo, Jaguaruana, Eusébio, Paramoti e Varjota.
 
        Os festejos religiosos terminam nesta quarta-feira, 26.
 
         Nas 11 cidades é feriado municipal e haverá tradicionais procissões com a condução do andor com a imagem da santa. Fé e devoção mobilizam milhares de fiéis nas paróquias. Dos municípios que adotaram Senhora Sant’Ana como padroeira, dois são sede de diocese, Iguatu e Tianguá. Há também dezenas de localidades e paróquias que festejam novenário em louvor à mãe de Maria Santíssima. Em tempo de festa religiosa, as cidades no Interior do Estado ficam movimentadas. Atraem devotos da região e filhos ausentes.  
 
         Cada paróquia tem sua programação própria, mas prevalece a motivação da fé, da história e do memorial da colonização do sertão cearense. Senhora Sant’Ana e São Joaquim formam o casal que é tido como exemplo de educação na fé e a base da família. São os pais da Virgem Maria, que é mãe de Jesus. Daí, 26 de julho, ser considerado o Dia dos Avós.
 
            Em Iguatu, neste ano, o novenário tem como tema geral ‘Com Senhora Sant’Ana, um ano para Maria, mãe de Jesus’ tendo por base as comemorações do Ano Mariano. Os católicos locais estão celebrando o tríduo preparatório para a grande festa dos 300 anos da chegada da imagem da santa padroeira, oriunda da Portugal, cujo transcurso será em 2019.
           Na Matriz de Sant’Ana foram celebradas missas às 6 horas, presidida pelo padre Ricardo Pompeu; às 7 horas, pelo bispo emérito dom José Mauro Ramalho; e às 9h30 liturgia solene pelo bispo dom Édson de Castro Homem. 
Imagem  
            “Será erguida no morro do Cocobó uma capela e será instalada uma imagem com 25 metros de altura”, anuncia o pároco, Carlos Alberto Alencar. “A nossa caminhada rumo aos 300 anos proclama as maravilhas de Cristo”. Houve o lançamento da pedra fundamental da imagem da padroeira e de obras de urbanização de acesso. O deputado estadual Agenor Neto que mobiliza recursos para a edificação participou do ato.  
           O padre Carlos Roberto disse querer a participação de todas as pessoas, lideranças políticas e comunitárias. O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, e a deputada estadual Mirian Sobreira também assumiram compromissos de mobilizar esforços e recursos financeiros para a obra.
 
            O bispo emérito da diocese de Iguatu, dom José Mauro Ramalho, ressaltou que as festas de padroeiro significam uma maior participação, aproximação das pessoas, reencontro, momentos de reflexão da palavra de Deus e uma caminhada nos ensinamentos de Jesus. Reza a tradição que Senhora Sant’Ana exerceu o papel de mãe educadora na fé de Maria. Não há referência na Bíblia sobre Ana, mas outros escritos legaram aos católicos a história da santa.
09:04 · 26.07.2017 / atualizado às 09:04 · 26.07.2017 por

Um homicídio com característica de execução foi praticado nesta terça-feira, 25, por volta das 12h, no sítio Tambiá, cerca de 10 km da cidade de Iguatu.

Segundo informações do 10º Batalhão de Polícia Militar, a vítima foi identificada por Alex Bandeira, agricultor. Ele estava em um bar quando um indivíduo se aproximou e repentinamente efetuou vários disparos de arma de fogo. A vítima morreu no local.

O rabecão do IML de Iguatu fez a remoção do corpo. Policiais realizaram diligências, mas não localizaram e nem identificaram o criminoso.

22:04 · 25.07.2017 / atualizado às 22:04 · 25.07.2017 por
Reunião discutiu medidas de redução do consumo de água em Várzea Alegre. Foto de Augusto César

O Governo de Várzea Alegre já adota medidas para economizar água, uma vez que o açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D’água), localizado na comunidade de São Vicente, na sede rural, não recebeu recarga de água satisfatória com as chuvas da quadra invernosa de janeiro a maio deste ano.

Pensando na população e visando novas alternativas de economia da água, o prefeito Zé Helder (PMDB), participou de reunião nesta manhã de segunda-feira, 24, no auditório do CAIS – Centro de Atenção Integrado à Saúde, com o objetivo de discutir medidas de redução de consumo de água.

Segundo o prefeito Zé Helder, a preocupação é porque o açude está com apenas 22% de sua capacidade de 19.000.000m³ e baseado em informações de consumo, tanto da Cagece como da Cogerh, o reservatório só teria capacidade para abastecer a cidade durante 12 meses, ou seja, até agosto de 2018, e isso representaria um colapso de água na cidade.

Zé Helder destacou que talvez seja necessário realizar medidas como rodízio no abastecimento e campanhas de conscientização para reduzir o consumo e evitar o desperdício de água. “Não adianta a gente fechar os olhos para essa situação. Nós temos que está agora conscientes e ter políticas e medidas que economize bastante água na busca de chegar ao inverno de 2019”, disse.

O prefeito disse que a orientação para a comissão que fará parte do comitê gestor das águas do açude é que trabalhe a economia da água para chegar até 2019, quando se espera que as chuvas de 2018 e também de 2019, possam ser suficientes para garantir novas reservas de água para o açude.

Zé Helder deixou claro que para ele essa situação de reservas baixas do açude foi uma surpresa desagradável e que não deseja que a cidade volte aos tempos nos quais o abastecimento de água era feito através de carroças e de carros-pipa. Para o prefeito, as medidas de economia devem ser implementadas urgentemente para esticar esse prazo de abastecimento da cidade até fevereiro de 2019.

Entre outras medidas já adotadas pela Prefeitura, segundo Zé Helder, estão a redução do consumo de água nas praças e em unidades públicas, que representa diminuição de 2.000m³ de água, também serão estudadas a construção de novas barragens que deem suporte ao abastecimento de água da cidade, caso o açude Deputado Luiz Otacílio Correia venha a passar por momento como o de agora, com baixas reservas.

Alberto Medeiro, da Cogerh, considerou que a garantia de água do açude para abastecer Várzea Alegre até julho de 2018 é segura, mas não deixa de ser preocupante, porque julho é o mês que não chove mais em 2018 e a cidade correria o risco de passar mais seis meses sem água. Para ele, a reunião de hoje objetivou discutir vazões adequadas para atingir a meta de abastecimento de água da cidade em 2018 e começo de 2019. De acordo com ele, das medidas a serem adotadas estão as de redução do consumo e de conscientização da população sobre a importância de economizar água.

Rivelino Teles, que representou a Cagece e trabalha como supervisor de rede da Bacia do Salgado, parabenizou o município de Várzea Alegre pela forma proativa que está agindo diante desse problema da escassez de água do açude Deputado Luiz Otacílio Correia. “Acho essa discussão importante e oportuna e dizer que a Cagece está de mãos dadas com todos os entes envolvidos nesta questão de contingenciamento e de preservar e conservar nosso manancial até termos chuvas e a garantia de uso mais prolongado”, disse. Ele destacou que é importante o envolvimento da população nesse caso. Rivelino Teles disse que em breve estarão na Câmara de Vereadores, onde será apresentado um plano de contingenciamento de água que represente impacto mínimo para a população.

Comissão
O Grupo de Contingência e Convivência com a Seca de Várzea Alegre com membros representante das seguintes instituições:

1. PREFEITO – José Helder Máximo de Carvalho;
2. CÂMARA MUNICIPAL – Alan Salviano de Lima;
3. SECRETARIA MEIO AMBIENTE – José Marcilio dos Anjos Feitosa;
4. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA – Elonmarcos Cândido Correia;
5. SECRETARIA DE DESENVOLIVIMENTO AGRARIO – Cícero Izidório Cabral;
6. DEFESA CIVIL MUNICIPAL – Francisco George Bitu Inácio;
7. COGERH – Alberto Medeiro de Brito;
8. Representante da CAGECE;
9. Representante do MPCE;
10. FAMUVA – José da Costa;
11. Representante dos SINDICATOS.

21:58 · 25.07.2017 / atualizado às 21:58 · 25.07.2017 por


Fortalecendo a tradição e o fomento da cultura humorística do estado, o Sesc, braço social do Sistema Fecomércio – CE, realiza o 14º Festival de Humor Cearense (FHC), em Iguatu, no período de 2 a 5 de agosto.

A programação conta com nomes consolidados do humor da atualidade no Brasil e no Ceará. Além das grandes apresentações, o FHC conta com uma mostra competitiva e uma exposição de livros do gênero humorístico.

O FHC é apresentado pelo humorista Jader Soares, mais conhecido pelo seu personagem “Zebrinha”. Toda a programação acontece na Unidade Iguatu do Sesc e para conferir basta realizar a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Mesa Brasil.

Logo na abertura (2/8), o público confere Edmilson Filho, conhecido, principalmente, pelos sucessos de bilheteria Cine Holliúdy e Shaolin do Sertão.

No segundo dia (3/8), os risos são em dobro com os irreverentes Cibalena e Moisés Loureiro, que se tornaram conhecidos no país após uma competição num programa nacional de televisão, este ano. Do picadeiro para o palco do FHC, os populares Motoka e Superedson se apresentam no terceiro dia do festival. Já, no encerramento a plateia se diverte com as piadas do alagoano Marlon Rossy, conhecido por suas imitações de famosos na tv.

Além das atrações, existe a mostra competitiva, sempre na abertura de cada noite do evento, com três humoristas subindo ao palco nos três primeiros dias de programação. No quarto e último dia de FHC é a vez dos três melhores artistas de cada noite encarar a competição final. A ideia da mostra é dar espaço para os artistas locais interagirem com o público da região e integrarem um intercâmbio junto aos artistas das grandes apresentações.

Ainda na programação do Festival de Humor Cearense, tanto o público quanto os humoristas podem visitar uma mostra de livros raros e não raros de linguagem humorística no mesmo local das apresentações. Entre os autores estão Coelho Neto, carioca e considerado o “Príncipe dos Prosadores Brasileiros” e Giovani Oliveira, natural de Iguatu, escritor e humorista.

Programação

2/8 (quarta-feira)
Mostra competitiva
Atração: Edmilson Filho

3/8 – (quinta-feira)
Mostra competitiva
Atrações: Cibalena e Moisés Loureiro

4/8 (sexta-feira)
Mostra competitiva
Atrações: Motoka e Superedson

5/8 – (sábado)
Mostra competitiva
Atração: Marlon Rossy

SERVIÇO
XVI Festival de Humor Cearense – Iguatu
Local: Unidade Iguatu do Sesc (Rua 13 de maio, 1130)
Período: 2 a 5/8
Horário: 20h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Informações: (88) 3581.1130

21:53 · 25.07.2017 / atualizado às 21:53 · 25.07.2017 por
Prefeito discutiu com servidores proposta para aumento salarial e de carga horária. Foto de Augusto César

O prefeito da cidade de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), está dialogando com 319 servidores do município que recebem meio salário mínimo proporcional a quatro horas trabalhadas. Esses trabalhadores, desde muito tempo reivindicam, inclusive com ação judicial, o recebimento, independente da carga horária, do salário mínimo.

Essa pauta de reivindicação, no governo passado, gerou uma das maiores greves de servidores da história deste município. Nesta manhã de terça-feira, 25, houve mais uma rodada de negociação no SSPMVA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Zé Helder declarou que desde que assumiu a Prefeitura, firmou o compromisso de negociar com esses servidores e que vem cumprindo com a promessa, inclusive com a apresentação de propostas à categoria. “Essa questão eu peguei o bonde andando, mas tinha me comprometido com a categoria de buscar alternativas de resolver”, disse.

Nesta terça-feira, Zé Helder disse que esteve com a categoria para explicar com mais detalhes as três propostas que já haviam sido apresentadas à diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Ele disse que os servidores entenderam, mas que deve haver novas negociações sobre essas propostas.

Zé Helder falou que há um problema sério no município que é ainda a contratação de servidores pelo regime celetista, quando a Constituição determina que essas contratações sejam feitas pelo regime estatutário. “Eu digo que, se brincar, no estado do Ceará, só tem Várzea Alegre contratando dessa forma. Nesse caso, se só tivermos nós nessa condição, vamos de fator ter que mudar essa realidade e para isso vamos pedir apoio da Câmara de Vereadores e dos servidores”, argumentou.

Para o prefeito, com a mudança de regime haverá economia de recursos financeiros do FGTS, o que o cria a condição de pagar salário mínimo para todos.

Zé Helder disse que mostrou na reunião que é impossível assumir de imediato uma despesa de pagamento com 319 servidores dentro da crise e da realidade financeira que o município vive. “Eu, com habilidade, compreensão e eficiência de nossos colaboradores, consegui economia de água, de luz, de folha de pagamento, de combustível, de aluguel, criando alternativa de aumento de receita, falou.

De acordo com o Prefeito, esse equilíbrio financeiro tem dado condição da gestão pagar a folha dos servidores em dia, fornecedores e aos prestadores de serviço. Ele disse que não poderá interferir num aumento de receita de R$ 2.590.000,00 anuais que compromete e inviabiliza financeiramente a administração.

O prefeito voltou a argumentar que com a mudança do regime celetista para o estatutário, haverá uma economia de R$ 160.000,00 a 170.000,00 de FGTS, dinheiro que poderá ser investido por mês para ampliar essas horas que é em torno de R$ 220.000,00, o que seria possível, porque ficaria um valor menor para ser complementado. “Eu não posso querer ser bom sem ter a condição de cumprir com as propostas”.

Outra rodada de negociações está prevista para o dia 15 de agosto entre o prefeito Zé Helder e a direção do SSPMVA. O Prefeito destacou que estará buscando todas as alternativas e que deseja atender essa reivindicação dos 319 servidores no transcorrer do mandato.

Erialdo Abrahão, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, disse que não houve muitos avanços, mas que o Prefeito está dialogando diretamente com os trabalhadores e que esse diálogo está aberto. Ele disse que espera que na rodada de negociação de 15 de agosto seja encontrada uma forma viável para o Município e para os trabalhadores.

Abrahão citou que na Justiça a ação está correndo e em favor dos servidores num estágio bem adiantado. Ele justificou que os trabalhadores já se doaram ao Município durante muito tempo, recebendo meio salário e que agora é preciso cuidado para que os trabalhadores não sejam prejudicados.

Conheça as propostas apresentadas pela Prefeitura aos servidores:

PROPOSTA 01
1. Não contratar nenhum auxiliar de serviços gerais/merendeira para exercer funções temporárias;
2. Ampliar no mínimo 50 servidores em 2018;
3. Ampliar no mínimo 30 servidores por ano a partir de 2019.

PROPOSTA 02
1. Aumentar a partir de fevereiro de 2018, 1h de serviço diária para todos os 319 servidores.

PROPOSTA 03
1. Extinguir o regime celetista para Implantar o Estatuto do Servidor Público Municipal;
2. Com a criação do Regime Jurídico Único todos os servidores irão receber salário mínimo, com carga horária de 8h.

21:44 · 25.07.2017 / atualizado às 21:44 · 25.07.2017 por

Uma mulher foi vítima de assalto pela manhã, nesta segunda-feira, 24, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, na cidade de Iguatu. O nome da vítima não foi revelado.

O crime ocorreu por volta das 8h. A vítima informou que ia para o Hospital São Camilo a pé, quando um elemento de camisa vermelha e short vermelho numa moto Honda Pop 100, de cor vermelha, placa não identificada, à abordou, anunciando o assalto em frente a igreja.

O assaltante roubou uma bolsa com documentos, a importância de R$ 400,00 e um celular, além de uns pedidos de exames.

08:59 · 24.07.2017 / atualizado às 08:59 · 24.07.2017 por

A Prefeitura de Cedro pretende reabrir o Mercado Público. Antes, haverá reunião nesta segunda-feira (24), às 19 horas, no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco, do Senac, com os permissionários. Na pauta, assuntos como a reabertura do mercado, leituras do termo de permissão de uso do espaço público e será apresentada a maquete eletrônica do novo espaço da feira livre e de ambulantes da cidade.

 O prefeito, Dr. Nilson Diniz, informa que o mercado público recebeu diversas melhorias em sua gestão, entre elas a reforma dos boxes, a colocação de piso industrial, pintura e reparo nas instalações hidrossanitárias e elétricas. “O mercado estava em situação deplorável. Agora os permissionários terão espaço para o aumento de vendas, conforto para a clientela com local limpo e organizado para compras”.

O secretário de Infraestrutura, Antônio José Pitombeira, explica que a Prefeitura sempre manteve o bom diálogo com os permissionários, e que os ajustes para a ocupação dos boxes e permanência dentro do ambiente eram necessários. “Estamos sempre abertos a ouvir, discutir e encontrar formas de promover o melhor funcionamento do mercado”, frisou.

Projetos futuros

De acordo com Pitombeira, as feiras livres em torno do Mercado Público também terão melhorias. Projeto para beneficiar esses feirantes está em curso. “Iremos ampliar nossas ações e, consequentemente, tornar atrativas, modernas e organizadas as nossas feiras livres do centro da cidade”.

08:54 · 24.07.2017 / atualizado às 08:54 · 24.07.2017 por
Tenente coronel Nijair Araújo, dos Bombeiros, falou sobre realização de Feira de Ciências em Iguatu. Foto de Thiedo Henrique

​       O Rotary Club de Iguatu definiu parceria para mostra científica. Em reunião ordinária do clube, o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros/ 1ª Seção de Bombeiros de Iguatu, tenente coronel Nijair Araújo, apresentou o projeto da Feira de Ciências que pretende encabeçar sua realização na cidade, bem como estreitar parcerias para realização do evento.

Conforme o coronel, a feira pode ocorrer no ano de 2018 tendo como ponto de referência a Mostra de Ciência do Cariri Mocica. “Essa feira no Cariri já chegou à sua segunda edição, e tem como idealizadores amigos que me desafiaram a realizar um evento desses moldes na cidade de Iguatu voltada ainda para a região Centro-Sul. Estamos buscando credenciais em feiras nacionais para realização dessa mostra cientifica”, adiantou.

O coronel adiantou como seria a participação do Rotary Club de Iguatu no projeto que vislumbra mais parceiros até a sua realização. “Esse projeto tem fundamentalmente a essência que nos faz pensar em ciência como ferramenta de transformação. Precisamos do financiamento de camisas, medalhas e um local do evento”, pontuou.

O presidente do Rotary Club de Iguatu, Vinícius Mendonça, confirmou a parceria. “Temos o interesse de oferecer o suporte e a logística necessária e quem sabe meios para buscarmos junto a nossa rede o financiamento do material que eles precisam. Queremos dar mais essa contribuição à educação dos nossos jovens”, afirmou.

Astronauta Marcos Pontes

Para a feira de ciências a expectativa é da vinda do astronauta Marcos Pontes. “Já contatamos, (o astronauta) e ele disse que é possível sim vir na abertura do evento em Iguatu. E nós estamos pensando em trazer outras personalidade da ciência nacional e da América Latina”, adiantou.

A tendência é que mais de projetos sejam mostrados na cidade de Iguatu. Há possibilidades que alunos de outros países possam vir ao município no ano que vem. “Nós temos que ter essa logística caso queiramos realizar um evento dessa envergadura. Os professores que acompanham esses projetos são abnegados e bancam os próprios custos, mas precisamos desse suporte de entidades como o Rotary para poder termos êxito nesse projeto”, declarou Nijair.

O militar, que também é professor, disse que uma feira de ciências tem o papel de incentivar a comunidade escolar local. “Tem caráter revolucionário de ser um agente multiplicador e transformador do mundo. São projetos que passam por análises de criteriosos professores cientistas que seguem uma cartilha por meio diário de bordo, com alunos com fluência em inglês. Não são projetos aleatórios. E acredito que a vinda dessas tecnologias fomente o lúdico, a vontade da pesquisa e a curiosidade pelo saber”, disse.

MOCICA
A II Mostra Científica do Cariri (Mocica) será realizada no campus de Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará. O período para submissão de projetos iniciou em maio. Os projetos devem estar relacionados às áreas de ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas, engenharias, ciências humanas e sociais, ciências da saúde e robótica. A Mocica acontece de 28 de agosto a 1º de setembro de 2017.​

08:45 · 24.07.2017 / atualizado às 08:45 · 24.07.2017 por

Mais um caso de execução foi registrado na cidade de Icó. Neste domingo, 23, por volta das 11h, ocorreu um homicídio a bala na rua Ilídio Sampaio, por trás do Centro Social Urbano (CSU). A vítima foi identificada por Evando Oliveira Pastor, 45 anos, agricultor.

Moradores da rua onde ocorreu o crime informaram que dois homens chegaram em uma moto, sem capacete, e efetuaram 11 disparos de arma de fogo, fugindo em seguida, em direção ao bairro Pedrinhas, nas proximidades do Rio Salgado.

A Perícia Forense localizou 20 perfurações no corpo da vítima, realizada pelo perito Dr. Idelci Costa. Policiais militares realizaram buscas na área, mas identificaram e nem localizaram os acusados do crime. Ainda segundo a Polícia Militar, a vítima respondia por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. A Delegacia Regional de Icó acredita que o crime esteja relacionado com a prática de outros delitos, em possível acerto de contas.

10:35 · 23.07.2017 / atualizado às 10:35 · 23.07.2017 por

      O Rotary Club de Iguatu ganha mais um associado, Rodrigo Rodrigues da Silva, que recebeu o broche de seu padrinho de ingresso Vagner Ferreira. Major da Polícia Militar (PM), o fluminense radicado no Ceará, é casado e pai de duas filhas, bacharel em Segurança Pública e Direito com especialização em planejamento e gestão em defesa civil e ciências jurídicas.

       Rodrigo ingressou na PM do estado no ano de 1995, tendo no seu histórico serviços prestados como oficial subalterno de companhias de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Crato e Fortaleza, sendo ainda subcomandante, coordenador, supervisor do núcleo de despacho de viatura e na Polícia Rodoviária Estadual (PRE), exerceu as funções de chefe de planejamento de operações, relações públicas e comandante do pelotão de motos.

        Em seu discurso pediu que seus agora companheiros deixassem sua patente esquecida quando o assunto fosse servir a sociedade no âmbito de Rotary. “Somos agora todos companheiros, que têm como meta servir dando sustentação aos pilares dessa instituição. Espero atender as expectativas dos demais amigos, em fazer desse club cada dia mais forte” disse Rodrigo.

 

Reconhecimento

       Francisco Aquino de Souza, 66, foi homenageado com o certificado de reconhecimento profissional. Ele é o sétimo filho do casal Luiz Perpétua de Souza e Expedita Aquino de Souza, fundadores de uma das padarias mais tradicionais da cidade de Iguatu, fundada nos anos 1950. “Hoje essa casa fez justiça com uma família tradicional de nossa região. O pai de Francisco criou um símbolo comercial em nossa cidade, sendo o pioneiro no ramo de panificação e fazendo jus ao sobrenome; perpetuando o sabor inigualável do melhor pão da cidade. Francisco recebe uma homenagem que diretamente está ligada aos demais familiares padeiros que conduzem até hoje o estabelecimento”, discursou o rotariano Emídio Teixeira.

       Francisco Aquino, que também atua no ramo da topografia, mantém até hoje com sua esposa Neuma Leal a padaria criada há 67 anos.

        O projeto Certificado Reconhecimento Profissional segue o calendário para definir os profissionais homenageados. Os próprios rotarianos indicam as profissões do mês a quem o Rotary presta as homenagens. Como de costume foram escolhidas duas profissões referentes ao mês de julho, outro homenageado será um agricultor local.