Busca

10:53 · 26.05.2016 / atualizado às 10:53 · 26.05.2016 por

 

Tapete tem quase 1 km de extensão nas ruas de Milhã. Foto: padre Ernandir
Tapete tem quase 1 km de extensão nas ruas de Milhã. Foto: padre Ernandir

Católicos celebram no fim da tarde desta quinta-feira, 26, Corpus Christi. Na cidade de Milhã, centenas de voluntários trabalharam durante a noite de ontem e madrugada de hoje na montagem do tapete que se estende por quase um quilômetros de extensão, nas ruas da cidade. É o mais extenso do Ceará. 

A festa religiosa que lembra a presença do sangue e do corpo de Cristo na hóstia consagrada é coordenada pela Paróquia Imaculada Conceição de Milhã. O pároco, padre Ernandir Ferreira, disse que o trabalho de confecção dos tapetes é feito com muita dedicação. E com muita fé os devotos participam no fim da tarde após a celebração da liturgia, da procissão. Após a passagem do padre, os fieis podem pisar sobre o tapete.

Neste ano foram confeccionados de forma artesanal 214 tapetes com imagens sacras, temas religiosos, da Campanha da Fraternidade. 

A festa em Milhã com a confecção do longo tapete começou há nove anos.

IGUATU 

Na sede da diocese de Iguatu, haverá missa às 16 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e em seguida procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Catedral de São José, onde o bispo dom Édson de Castro Homem vai fazer a bênção do Santíssimo Sacramento.

10:01 · 26.05.2016 / atualizado às 10:01 · 26.05.2016 por

 

Comissão aprovou requerimento convocando secretário Arialdo Pinho para falar sobre obras do Centro de Convenções de Iguatu
Comissão aprovou requerimento convocando secretário Arialdo Pinho para falar sobre obras do Centro de Convenções de Iguatu

Depois de vários pronunciamentos na Assembleia Legislativa e tentativas de aprovar em plenário a convocação do secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, para prestar esclarecimentos sobre a falta de renovação de convênio das obras de construção do Centro de Convenções de Iguatu, finalmente o deputado estadual Agenor Neto, conseguiu ver seu requerimento aceito.

A aprovação do requerimento ocorreu na Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira (25).

O parlamentar há vários meses cobra a renovação do aditivo de prazo do contrato, celebrado em 2010, entre a Prefeitura de Iguatu e o Estado para possibilitar a conclusão da obra, que está paralisada.

“A assinatura do aditivo, que nem dinheiro envolve, foi autorizada pelo governador do Estado, Camilo Santana, mas o secretário de Turismo Arialdo Pinho se recusa a assinar, então resolvemos convocá-lo para esta casa para que ele possa dar explicações do real motivo da não assinatura da renovação desse convênio”, disse Agenor Neto.

Na semana passada o requerimento de Agenor Neto chegou a ser lido em plenário, e foi a voto, mas quando o placar estava de 15 a 4 em favor do parlamentar, o Governo encaminhou para que os deputados da sua base não votassem e se retirassem do plenário. Por falta de quórum a sessão foi suspensa.
FAÇA O BLOG DIÁRIO CENTROSUL COM A GENTE.

ENVIE SUGESTÕES DE REPORTAGENS PARA WHATSAPP (88) 9 9967.5339

09:50 · 26.05.2016 / atualizado às 09:53 · 26.05.2016 por

 

Delegado fala para os rotarianos sobre os problemas de segurança pública em Iguatu.
Delegado fala para os rotarianos sobre os problemas de segurança pública em Iguatu.

Em reunião ordinária, o Rotary Club de Iguatu debateu com o delegado regional de Polícia Civil de Iguatu a temática da insegurança pública, nesta quarta-feira, 18.

O delegado Jerfirson Pereira abordou o problema da superlotação nas celas da delegacia regional, o caos carcerário, ocasionado pelas péssimas condições da cadeia pública da cidade, que hoje se encontra com mais de 112 presos em regime fechado.

Para o delegado, não há solução a curto prazo. “Penso que somente a construção de uma nova unidade carcerária ou a ampliação da atual irá mudar o quadro que ora se apresenta”, frisou. “Sempre que a situação fica insustentável ocorrem transferências de detentos”.

É comum surgirem ameaças de motins ou os presos não aceitam mais o alojamento de mais presos nas celas. Nesse caso, o problema é levado ao juiz das Execuções criminais que sempre atende as reivindicações do delegado.

O presidente em exercício do Rotary, Marcos Argeu, juntamente com os demais associados, comprometeu-se em acompanhar mais de perto a situação. “Vamos unir forças com as demais entidades para que possamos mostrar essa situação aos representantes públicos. Vamos marcar para a próxima semana uma visita de comitiva para conhecermos de perto a unidade”, informou.
FAÇA O BLOG DIÁRIO CENTROSUL COM A GENTE.

ENVIE SUGESTÕES DE REPORTAGENS PARA WHATSAPP (88) 9 9967.5339

09:39 · 26.05.2016 / atualizado às 09:39 · 26.05.2016 por

 

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça da comarca de Crateús, Milvania de Paula Britto Santiago, com atribuição privativa na área da Infância e Juventude, participou, nesta terça-feira (dia 24), do debate intersetorial sobre “A promoção e proteção dos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Além da representante do MPCE e do juiz titular da 3ª Vara, Marcos Aurélio Marques Nogueira, também estiveram presentes compondo a mesa de debates profissionais da assistência social, da saúde, da psicologia e do conselho tutelar. Durante o mês de maio, atividades têm sido desenvolvidas em decorrência do Dia Internacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes na cidade de Crateús.

O objetivo do debate intersetorial foi repassar para o público que a violência sexual contra crianças e adolescentes, infelizmente, faz parte da nossa realidade e todos precisam enfrentá-la. A luta neste enfrentamento não cabe apenas as autoridades constituídas, mas à sociedade em geral, posto que é dever da família, da sociedade e do Estado colocar nossas crianças e adolescentes a salvo de toda e qualquer forma de violência.

A promotora de Justiça Milvania Santiago frisou que a violência sexual contra crianças e adolescentes apresenta uma grande incidência dentro do próprio âmbito doméstico, ocorrendo de forma repetitiva, insidiosa e progressiva. Para ela, a melhor forma de combate a esse tipo de violência é a sua identificação precoce. Santiago salientou que a vítima acaba por ser penalizada duas vezes: uma quando foi abusada sexualmente e outra, durante a apuração do ato que sofrera.

Apesar da diversidade de profissionais que participaram do diálogo, foi unânime o argumento de que o apoio da sociedade civil é imprescindível para o enfrentamento desse de tipo de violência, a qual pode atuar através da realização de denúncias pelo disque 100 ou perante o Ministério Público e o Conselho Tutelar, para que a rede de proteção seja, de pronto, acionada, bem como seja apurada a autoria do fato criminoso.

FAÇA O BLOG DIÁRIO CENTROSUL COM A GENTE.

ENVIE SUGESTÕES DE REPORTAGENS PARA WHATSAPP (88) 9 9967.5339

09:37 · 26.05.2016 / atualizado às 09:37 · 26.05.2016 por

O bairro João Paulo II foi palco mais uma vez de disparos de arma de fogo, em plena via pública, numa ação de tentativa de homicídio. A vítima foi identificada como sendo Wendel de Araújo Batista, 27 anos.

Os disparos ocorreram na Rua Marcelino Champagnat. A vítima foi surpreendida por dois indivíduos em uma moto, que efetuaram vários tiros contra Wendel Batista, que foi atingido na região do quadril e socorrido para o Hospital Regional de Iguatu por uma unidade de resgate do Samu.

Policiais militares realizaram diligências, mas não localizaram os autores do delito.
FAÇA O BLOG DIÁRIO CENTROSUL COM A GENTE.

ENVIE SUGESTÕES DE REPORTAGENS PARA WHATSAPP (88) 9 9967.5339