Busca

10:06 · 21.04.2018 / atualizado às 10:06 · 21.04.2018 por

 

Visita ao bairro Alto do Padreiro. Foto de Marciel Bezerra

Moradores do bairro Alto do Padeiro, em Cedro, são orientados sobre ações preventivas no período de chuvas. Meta é combater focos do mosquito Aedes aegypti. Segundo boletim atualizado pela Secretária Estadual de Saúde (SESA), Cedro permanece sem registro das doenças causadas pelo mosquito.

A luta contra o vetor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya continua em Cedro. Atividades de diversos segmentos buscam orientar e sensibilizar os moradores do município no combate ao mosquito.

No bairro Alto do Padeiro houve mobilização que contou com a presença de integrantes da Secretária de Saúde (SESA), Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, Agentes de Combate às Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e brigada municipal. Os profissionais visitaram as residências e conversaram com homens e mulheres sobre quais medidas devem ser adotadas diariamente para se livrar do Aedes aegypti.

Evitar o acúmulo de água em latas, embalagens, pneus velhos, sacos plásticos e lixeiras, são maneiras rápidas que possuem grandes resultados, como avalia o prefeito Dr. Nilson Diniz. “É muito comum nesse período chuvoso, acumular água parada, principalmente nos quintais. Por isso estas ações estão sendo reforçadas.

No calendário de programação de Cedro, outros bairros do município também irão receber essas visitas.

09:54 · 21.04.2018 / atualizado às 09:58 · 21.04.2018 por
Prefeito Nilson Diniz falou sobre importância do consórcio. Foto de Marciel Bezerra

Em Várzea Alegre, foi realizada nesta sexta-feira, 20, mais uma reunião com os prefeitos e vereadores da região Centro-Sul com o objetivo de discutir a formação de um Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Participaram representantes de Baixio, Cedro, Granjeiro, Várzea Alegre, Ipaumirim, Lavras e Umari, além da orientadora de Célula da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Luana Carla.

O objetivo é formar Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, avançando no cumprimento da política de resíduos sólidos, além de discutir a destinação dos recursos financeiros do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Para o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, no próximo ano, os municípios irão trabalhar a questão da diminuição do lixo. O gestor destacou que após a criação do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a Bacia Hidrográfica do Rio Salgado que leva água para o açude Castanhão e para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) será beneficiada.

Na avaliação do prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, o encontro foi bastante produtivo com a participação dos sete municípios que estão comprometidos com esta política ambiental. “Precisamos avançar nessa questão do lixo, do seu destino final”, frisou.

No encerramento, ocorreu assinatura do protocolo de intenção para formalização do consórcio com os municípios da região.

09:42 · 21.04.2018 / atualizado às 09:42 · 21.04.2018 por

A tradicional festa religiosa de Marrecas, em Tauá, na região dos Inhamuns, chega aos 305 anos, reunindo milhares de fiéis.

Os devotos fazem uma caminhada entre Tauá e a localidade de Marrecas de 25 km. A fé e a devoção impulsionam os católicos, que rezam, cantam, fazem agradecimentos e renovam preces aos padroeiros Jesus, Maria e José.

São 25 quilômetros percorridos pela multidão de devotos, entre Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Centro da cidade de Tauá até a Vila de Marrecas.

   A Festa de Jesus, Maria e José acontece no distrito, dos dias 13 a 22 de abril. O tema dos festejos deste ano é “Jesus, Maria e José, ajuda-nos a superar a violência. Sendo luz do mundo, nos tornaremos irmãos no Senhor.

Considerada a terceira maior romaria do Ceará, a festa integra o calendário oficial de eventos do Estado e sempre recebe o prestígio da visita de autoridades políticas e governamentais.

As comemorações incluem novenas, missas, procissão, batizados, motorromaria, cavalgada, passeio ciclístico, caminhada e shows musicais.

A administração municipal mobilizou para os festejos as secretarias de Educação, Segurança Pública e Proteção à Cidadania, Agricultura e Recursos Hídricos, Cultura e Turismo, Juventude e Desporto e Autarquia Municipal de Trânsito.

O prefeito Windson e o deputado estadual, Audic Mota, participaram do evento, além de outras autoridades locais.

09:33 · 21.04.2018 / atualizado às 09:33 · 21.04.2018 por

Um acidente de trânsito ocorrido neste sábado, 21, por volta das 3h, na localidade de Malhada Vermelha, zona rural de Icó, resultou na morte de um homem ainda não identificado.

De acordo com informações de populares, uma motocicleta havia atropelado um animal. O condutor morreu no local, e nenhum documento foi encontrado.

O veículo, uma motocicleta Honda CG 125 KS ano 2011, de cor preta, com a placa OCQ 2494 com inscrição de Iguatu, foi levada pela composição da PRE que compareceu ao local. A perícia forense compareceu ao local para a remoção do corpo para o IML de Iguatu.

09:26 · 21.04.2018 / atualizado às 09:26 · 21.04.2018 por

Um casal assaltou o posto combustível 100%, na madrugada deste sábado, 21, por volta das 4h, na Avenida Carlos Roberto Costa. Segundo o frentista Rubens Ferreira Lima, 41 anos, um Fiat Uno de cor creme estacionou do outro lado da avenida, um homem e uma mulher saíram do veículo e se dirigiram até o posto. O homem, armado com um revólver, anunciou o roubo.

A dupla subtraiu da vítima uma quantia aproximada de R$ 200,00 e um smartphone Motorola Moto G2, e fugiu em seguida. Os policiais realizaram diligências no intuito de localizar os autores do crime, mas até o momento não foram localizados e nem identificados.

17:43 · 20.04.2018 / atualizado às 17:43 · 20.04.2018 por


Um grande desafio da gestão atual tem sido levar água para os moradores de Cedro por meio de sistemas de abastecimentos de água, cisternas, poços profundos e construção de açudes. A busca por melhorias é para atender famílias que convivem com a seca no município.

Para amenizar o impacto da escassez de água, Cedro vai inaugurar um sistema de interligação de água das comunidades Angicos e Santo Antônio que irá atender também a comunidade de Vaca Morta. O encontro contará com a presença do prefeito Dr. Nilson Diniz, o vice-prefeito, secretários, vereadores, representantes do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e de associações locais, lideranças comunitárias e famílias beneficiadas.

A Prefeitura tem, ao longo dos últimos anos, trabalhado com afinco para garantir a universalização da água de qualidade. “É uma tarefa enquanto gestor municipal, atender as famílias que estão precisando de abastecimento de água. As melhorias podem ser contempladas através do acesso a água potável com agilidade, o que tem sido facilitado pela construção da adutora em nossa cidade”, reforçou Dr. Nilson Diniz,.

A conquista tem sido motivo de vitória para a Associação Comunitária Vicente Batista de Oliveira que uniu forças e procurou a gestão municipal para agilizar a concretização desta demanda. “Hoje a gente percebe que a água na zona rural tem sido destaque pelas ações inovadoras do Prefeito Dr. Nilson Diniz, que junto ao Estado tem conseguido uma melhor vida para toda nossa gente”, afirma o secretário de agricultura, Manoel Bezerra.

17:35 · 20.04.2018 / atualizado às 17:35 · 20.04.2018 por

   A cidade de Iguatu recebeu na manhã desta sexta-feira, 20, representantes da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) para a realização da solenidade de encerramento do programa de valorização da vida, com ênfase na prevenção às drogas, Juventude em Ação – Edição 2017.

O evento aconteceu no auditório do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira,
a partir das 8 horas.

O programa Juventude em Ação (JA) chegou a Iguatu em 2016. Naquele ano, as ações foram implementadas nas sete escolas de ensino médio municipais. Em 2017, o JA retornou à cidade para dar continuidade às ações de prevenção ao uso e abuso de drogas, em parceria com a
Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação / 16ª Crede e com a Secretaria de Educação do Município.

Foram contempladas 14 escolas, sendo sete do ensino fundamental, totalizando 3.113 alunos do ensino médio e do ensino fundamental beneficiados.

Durante a solenidade, representantes das escolas beneficiadas com o JA receberam a certificação de agradecimento da SPD. O titular da pasta, secretário Will Almeida, prestigiou o evento.

O prefeito e o vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor e Marcos Sobreira, respectivamente, também estiveram presentes; bem como a deputada estadual Mirian Sobreira, primeira titular da SPD.

17:30 · 20.04.2018 / atualizado às 17:35 · 20.04.2018 por

A secretaria de Saúde de Iguatu antecipou para esta sexta-feira, 20, o início da  Campanha de Vacinação contra Influenza A, H1N1. Na agenda nacional, a campanha começa na próxima segunda-feira, na segunda-feira, 23.

O prefeito Ednaldo Lavor, o vice-prefeito Marcos Sobreira e o secretário da Saúde, Marcelo Sobreira e a deputada estadual, Mirian Sobreira, participaram do evento na Unidade Básica de Saúde Dr. Ernani Barreira.

Para marcar o período que vai até o dia 1° de junho, a Secretaria Municipal da Saúde elaborou um cronograma referente ao período de imunização. A meta é vacinar 26 mil pessoas entre o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde. “É importante que todos participem. A vacina é gratuita”, disse o prefeito.

Devem ser vacinados os idosos a partir de 60 anos, as crianças de seis meses aos menores de cinco anos, os trabalhadores de saúde, os professores das redes pública e privada, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), as pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Para o secretário municipal da Saúde, Marcelo Sobreira, a vacina é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção: lavar e higienizar as mãos com frequência; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa; evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca; ter boa alimentação e beber bastante líquido; evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe e manter a casa bem arejada.

17:22 · 20.04.2018 / atualizado às 17:22 · 20.04.2018 por

A Prefeitura de Iguatu realizou na manhã de hoje, 20, o encerramento oficial da Semana do Livro Infantil 2018. A secretaria municipal da Cultura e Turismo, por meio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Matos Peixoto, desenvolveu uma programação específica para comemorar a data que é celebrada nacionalmente no dia 18 de abril.

De acordo com a secretária da Cultura e Turismo, Lúcia Felipe, a Semana do Livro Infantil tem como objetivo desenvolver trabalhos de valorização do livro e de incentivo à leitura, contribuindo eficazmente para a formação de leitores e para o crescimento social e cultural de crianças e jovens da comunidade.

A programação que teve início na quarta-feira, dia 18, e terminou neste dia 20, inclui exposições de livros infantis, contações de histórias, shows com palhaços e visita guiada à biblioteca. O encerramento acontece na noite de hoje, na biblioteca pública, com um chá literário e um debate sobre a importância da literatura na educação infantil, com o palestrante George Gouveia.

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Matos Peixoto e um pouco sobre sua história:

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Matos Peixoto é um equipamento de cultura da Prefeitura de Iguatu e fica localizada na Rua Dr. João Pessoa, Centro Iguatu. Ela foi fundada em 02 de fevereiro de 1963. Ao longo de 50 anos de serviço prestados à comunidade, ela tem como objetivo, democratizar cada vez mais o acesso aos livros e à leitura no município de Iguatu.

A Biblioteca conta hoje com um acervo de aproximadamente 8.000 títulos em todas as áreas de conhecimento, oferece os serviços de consultas orientadas, pesquisas para diversas finalidades, empréstimos, reservas, área livre de internet, espaço voltado para livros em braille e uma biblioteca infantil, além de uma extensão localizada no distrito de José de Alencar.

17:18 · 20.04.2018 / atualizado às 17:18 · 20.04.2018 por
Pedala ocorreu no ano passado em Cedro. Foto de Marciel Bezerra
 
          Em Cedro, o evento do passeio do CicloSesc já se tornou ação atrativa para comemorar o feriado 1º de maio onde percorre as principais as ruas da cidade. As inscrições já estão abertas na Secretaria de Esporte no horário de 7h às 12h na rua Adauto Castelo, SN (próximo à praça Antônio Marques). Para fazer inscrição o interessado precisa doar um quilo de alimento não perecível, que serão destinados ao Programa Mesa Brasil.

O prefeito Dr. Nilson Diniz frisou que a parceria da Federação do Comércio do Estado do Ceará – (FECOMÉRCIO-CE), através do Serviço Social do Comércio (SESC), tem como principal objetivo promover uma atividade esportiva e recreativa envolvendo cidadãos para temática de práticas exercícios como o ciclismo no cotidiano. “Estarei participando novamente este ano e com isso podemos além de viver mais a cidade, promover um dia de participação ao lado da população com valores culturais e cuidado com a saúde”.

Quem participar do evento, ainda poderá concorrer a duas bicicletas e além de várias atividades no local de concentração. O Secretário de Esporte, Clériton Júnior, ressaltou que este evento tem se tornado atrativo e as inscrições são limitadas.