Busca

17:10 · 06.12.2016 / atualizado às 17:17 · 06.12.2016 por

 

Vereadores deram apoio ao nome de Mário Rodrigues para presidente da Câmara Municipal de Iguatu.
Vereadores deram apoio ao nome de Mário Rodrigues para presidente da Câmara Municipal de Iguatu.

O vereador Mário Rodrigues (PDT) deve ser eleito no próximo dia 1º de janeiro de 2017, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu. Na manhã desta terça-feira, 6, houve reunião com os vereadores eleitos pela oposição, o prefeito eleito, Ednaldo Lavor e outras lideranças políticas.

No encontro ficou acertado o nome do vereador Mário Rodrigues para a presidência da Mesa Diretora.

Os vereadores eleitos pela situação, Zilfran Ferreira e Pedro Lavor, ambos pelos PSDB, anunciaram adesão ao grupo coordenado pelo prefeito, Ednaldo Lavor.

Inicialmente, o atual presidente da Câmara, Rubenildo Cadeira pretendia disputar novamente a presidência do legislativo municipal, mas abriu nome em favor de Mário Rodrigues.

O futuro presidente da Câmara Municipal disse que outros vereadores eleitos pela situação podem aderir ao grupo político do prefeito eleito, Ednaldo Lavor, mas não quis adiantar nomes. “Vou fazer uma gestão transparente, aberta à comunidade, favorecendo o diálogo democrático e a discussão dos problemas que Iguatu enfrenta”, disse Mário Rodrigues.

O blog ainda não obteve informação sobre os nomes que vão ocupar outros cargos na Mesa Diretora.

BLOCO 

Vereadores do bloco de sustentação do prefeito eleito, Ednaldo Lavor: Mário Rodrigues (PDT), Marconi Filho (PROS), Vicente Reinaldo (PP), Diego Felipe (PHS), Eliane Braz (PTB), Rubenildo Cadeira (PRB), Jozias Lucas (PMN), Eudisvan (PHS), Pedro Lavor (PSDB) e Zilfran Ferreira (PSDB).

16:37 · 06.12.2016 / atualizado às 16:40 · 06.12.2016 por
Igreja Nossa Senhora do Rosário em Aracati
Igreja Nossa Senhora do Rosário em Aracati

As cidades de Beberibe, Aracati e Icapuí, localizadas no Litoral Leste cearense, receberão nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, respectivamente, o atendimento atendimento especializado do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

A van do projeto ficará estacionada nas Praças Centrais desses municípios, das 8h às 14h, registrando reclamações e tirando dúvidas dos consumidores.

O órgão consumerista realiza, ainda, fiscalizações a diversos estabelecimentos para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e legislações específicas de cada atividade comercial. O DECON verificará também, de forma educativa, se há a presença do “Livro de Reclamações do Consumidor”, de acordo com a lei nº 16.704/2016 que entrou em vigor no dia 28 de julho deste ano.
O “Decon Viajante” é uma ação do projeto “Fortalecimento e Expansão dos Órgãos de Defesa do Consumidor” do Decon, firmado entre a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) do Ministério da Justiça e a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Ceará (PGJ). O objetivo é reestruturar os órgãos de defesa do consumidor, criar postos de atendimento móvel na capital e no interior do estado e implantar Procons em municípios cearenses integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).

16:35 · 06.12.2016 / atualizado às 16:35 · 06.12.2016 por

 

Toninho Ferragutti é uma das atrações do festival.
Toninho Ferragutti é uma das atrações do festival.

Se dezembro é mês de festas, o período não poderia ser melhor para comemorar a 10ª edição do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte, que acontecerá de 08 a 10 de dezembro. Este é um evento tradicional do Vale do Jaguaribe, que depois de um longo hiato, foi resgatado em 2006 pelo Instituto Brasil de Dentro, que trabalha pelo fortalecimento da cultura local, revela talentos e valoriza vocações.

Durante três dias a cidade de Limoeiro do Norte receberá grandes nomes no palco da Praça da Matriz, para uma intensa programação de forró e outros gêneros da música brasileira e internacional, tão bem interpretados pelos artistas convidados. Entre eles, o paulista Toninho Ferragutti; o pernambucano Mahatma Costa, vencedor de festivais na Itália, Finlândia e Suiça; o maranguapense Sirano, um dos grandes nomes da sanfona no Ceará; e o juazeirense Targino Gondim, vencedor do Grammy 2001 com a canção “Esperando na Janela”.

A programação acontecerá nas três noites, a partir das 20h. A abertura será em grande estilo, com um cortejo de sanfonas em direção ao palco do festival, congregando músicos da cidade e convidados, amadores e profissionais, unidos pelo prazer de tirar o som do fole e encantar público de qualquer canto do mundo. Após o cortejo de abertura, começa a programação de shows, com cerca de quatro atrações por noite. No primeiro dia o Festival de Sanfoneiros apresenta Herivelto e amigos da sanfona, Venâncio, Targino Gondim e Caninana.

Mahatma Costa faz apresentação em festival em Limoeiro do Norte
Mahatma Costa faz apresentação em festival em Limoeiro do Norte

Na sexta-feira, 09, quem abre a festa da sanfona às 20h em Limoeiro é Chico Bem. Na sequência, o palco é de Nonato Lima, cearense, vencedor do 8º Festival de Sanfoneiros, que foi a última edição com premiação, retornando agora com duo violão-sanfona, Mahatma Costa e a programação termina ao som do renomado Sirano. A noite de encerramento não vai deixar por menos, com atrações que prometem fechar com chave de ouro a comemoração de 10 edições do festival. No palco da Praça da Matriz, o primeiro show é de tradicionais sanfoneiros da região, Zé Wilson, Cristalino Brandão e Zé Simão. Depois sobem ao palco os sanfoneiros Dedê e Damião. A terceira atração da noite é Graciano e Filhos e, para encerrar esta edição, o festival recebe Toninho Ferragutti, um dos grandes nomes da sanfona do país.

Apresentado pela Enel, o X Festival de Sanfoneiros é uma realização do Instituto Brasil de Dentro, com o apoio cultural da Universitária FM, SAAE, Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, Unimed, CDL Limoeiro do Norte e Governo do Estado do Ceará, via Secult.

Canina tem apresentação no festival
Canina tem apresentação no festival

Alguns destaques

Mahatma Costa – O pernambucano foi o primeiro músico brasileiro a se tornar campeão mundial de acordeon. Foi 1° lugar no Strumenti e Musica Festival (Spoleto, Italia – 2014), 1° lugar no 68ª Coupe Mondiale (Turku, Finlândia – 2015) e também no 66° Trophée Mondial de l’accordeon (Martigny, Suíça – 2015). Com 15 anos de carreira, Mahatma Costa tem uma grande bagagem como artista, com experiências nacionais e internacionais, sendo o destaque em festivais, shows, concertos e competições realizados no Brasil, Europa, Ásia e nas Américas do Norte e do Sul.

Toninho Ferragutti – Músico, compositor e arranjador paulista, com 9 CDs autorais e uma extensa participação em shows e em CDs de artistas importantes no Brasil e no exterior, além de duas indicações ao Grammy Latino.

Targino Gondim – Vencedor do Grammy 2001 com a canção “Esperando na Janela”, que ganhou a voz de Gilberto Gil e deu ao artista espaço no longa brasileiro “Eu, Tu, Eles”.

Sirano – O Sanfoneiro nascido em Maranguape é um dos mais atuantes instrumentistas cearenses desde a década de 1980.

Caninana – Cearense de Assaré, autor de sucessos gravados por bandas como Aviões do Forró (“Fiquei Sabendo” e “Quem Muito Fala Muito Erra”) e pelo cantor Wesley Safadão (“Quem chorava, hoje ri”).

HISTÓRICO DO FESTIVAL

A retomada do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte foi, de muito tempo, uma demanda cultural da população do Vale do Jaguaribe, pela importância que suas cinco primeiras edições alcançaram, de 1968 a 1972. O Festival surgiu em 1968, a partir do programa Vesperal do Volante, da Rádio Educadora Jaguaribana, apresentado pelo radialista Luiz Gonzaga de Freitas, que reunia filas de sanfoneiros em busca de oportunidade. O evento permaneceu no imaginário cultural do sertão do Vale pela efervescência provocada, o surgimento de novos valores e os tantos casos que, até hoje, alimentam a memória local.

Em 2006 o Instituto Brasil de Dentro retomou a ideia do Festival, ao promover o Grande Encontro de Sanfoneiros, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte. Teve também o apoio integral do fundador do Festival, o radialista Luiz Gonzaga de Freitas, convidado especial da festa, que reuniu na Praça da Catedral cerca de 40 instrumentistas de várias regiões do Brasil, em três noitadas de shows. Este evento impulsionou a realização da 6ª edição do Festival, em 2007, com participantes de várias regiões do Ceará e de outros Estados. Em 2008, na edição comemorativa de 40 anos, obteve a aprovação no Edital Festival Petrobras, que possibilitou implantar aulas de formação, palestras, shows de atrações locais e uma atração internacional, a sanfoneira alemã Cathrin Pfeifer.

Em 2010, na 8ª edição, o Festival teve um crescimento no formato e no público. Foram mais oficinas, teve novas atrações regionais, nacionais e participação do bandoneonista argentino Martin Mirol, que engrandeceram o evento, e homenageou os que contribuíram para a história do Festival, com entrega de 60 troféus.

A 9ª edição aconteceu em maio de 2015, com uma inovação: aboliu o concurso que premiava os melhores, tornando-se uma grande mostra da arte da sanfona, priorizando a livre expressividade dos instrumentistas, a formação, o intercâmbio e o prazeroso encontro entre músicos, produtores culturais e o público. Foram três dias de shows, exposições e palestras.

SERVIÇO
X Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte – De 08 a 10 de dezembro de 2016, a partir das 20 horas, na Praça da Matriz de Limoeiro do Norte, Ceará. Informações: (85)9.8777.0335. Toda a programação tem acesso gratuito.

PROGRAMAÇÃO

Quinta, 08/dezembro
20:00 – Cortejo – Abertura
20:30 – Herivelto e amigos da sanfona
21:00 – Venâncio
21:30 – Targino Gondim
22:30 – Caninana

Sexta, 09/dezembro
20:00 – Chico Bem
20:40 – Nonato Lima
21:30 – Mahatma Costa
22:30 – Sirano

Sábado, 10/dezembro
20:00 – Zé Wilson/ Cristalino Brandão/ Zé Simão
21:00 – Dedê e Damião
21:30 – Graciano e Filhos
22:30 – Toninho Ferragutti

16:14 · 06.12.2016 / atualizado às 16:14 · 06.12.2016 por

 

Câmera foi ocupada por moradores revoltados com o aumento salarial. Foto de Juniel Vieira
Câmera foi ocupada por moradores revoltados com o aumento salarial. Foto de Juniel Vieira

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Crateús, deflagrou, na manhã desta terça-feira (06), a Operação Bamburral, cumprindo mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Cristiano Sanches de Carvalho, da 1ª Vara daquela Comarca.

O objetivo da operação é conseguir provas de atos de improbidade administrativa cometidos por vereadores de Crateús.

Os mandados foram cumpridos em três locais, sendo um deles a própria Câmara Municipal de Crateús e em escritórios de contabilidade naquele município e outro com sede em Fortaleza.

Segundo o promotor de Justiça José Arteiro Soares, a operação está alcançando com sucesso os alvos desejados e já foram apreendidos notebooks, celulares, tablets, cheques, dinheiro e vasta documentação. Todos os materiais apreendidos foram recolhidos e transportados para locais seguros. A força-tarefa do MPCE já está iniciando o trabalho de análise das provas e instrução dos procedimentos.

Participam da operação os promotores de Justiça da Comarca de Crateús José Arteiro Soares, Milvania de Paula Britto, Francisco Ivan de Sousa e Lázaro Trindade de Santana, mais o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, titular da Comarca de Novo Oriente, além do delegado Paulo Renato Almeida.

15:54 · 06.12.2016 / atualizado às 15:54 · 06.12.2016 por
Unidade do Senac em Cedro.
Unidade do Senac em Cedro.

Inaugurado na administração do Dr. Nilson Diniz, setor promoveu a formação de 68 turmas de diversos cursos, com mais de 1.600 alunos capacitados e inúmeros eventos culturais.

Cidade em clima de festa nesta segunda-feira, 5/12. Há exato um ano era inaugurado o Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no município de Cedro. Referência na região, a unidade oferta atualmente cursos de Gestão, Negócios, Moda e Beleza, também atendendo municípios vizinhos – Várzea Alegre, Orós, Icó, Lavras da Mangabeira, Baixio, Ipaumirim, Umari e Granjeiro.

Para o prefeito Nilson Diniz, o Senac tem colaborado grandemente para o desenvolvimento local e da região, na medida em que cria novas oportunidades para o mercado de trabalho. “Após um ano de inauguração podemos dizer com orgulho que o Senac está fazendo a diferença. As capacitações e ações na área social têm público garantido”, explica.

A sede tem quase mil metros quadrados de área construída, compreendendo 13 ambientes, sete deles voltados à Aprendizagem e seis ao Administrativo. Tem ainda um auditório com capacidade para 150 lugares e amplo estacionamento.

Alunos de vários cursos têm agora oportunidade de melhorar a renda familiar. Exemplo de superação, a jovem Sabryna Sousa participou do curso de salgadeiro e montou seu próprio negócio. “Aprendi a preparação de salgados quentes e frios de acordo com as normas de higiene e manipulação de alimentos. Estou muito feliz”. Outros tantos foram qualificados e fazem bonito em opções como empadas de camarão, carne de sol, frango ao catupiry, panquecas, torta de frango e coxinhas.

Coordenada por Lee Fontinele, a unidade já formou 68 turmas nos diversos cursos ofertados, com mais de 1.600 alunos capacitados. Entre os eventos culturais estão desfiles, exposições, o Cine Senac e participações em comemorações na região. “O Senac completou um ano de existência e nós recebemos o presente. Cedro é cidade acolhedora. Sem contar as parcerias, que têm consolidado a nossa unidade como referência no Estado”, comemora Lee.

Linha do tempo
2013 – Prefeito Nilson Diniz solicita ao então governador do Estado, Cid Gomes, a doação do antigo prédio do Senai para o município.
2013 – Assembleia Legislativa do Estado autoriza a doação do imóvel.
2013 – Com a parceria da Prefeitura, Sistema Fecomércio Ceará dá início à construção de Unidade Sesc/Senac de Cedro.
2015 – Presidente da FECOMÉRCIO-CE visita obras em andamento do Senac.
2015 – Prefeito Nilson Diniz visita os trabalhos.
2015 – Senac inaugura a nova unidade da cidade de Cedro.
2016 – Senac de Cedro comemora 1 ano de inauguração