Busca

Seca vai reduzir produção leiteira no Ceará

08:12 · 28.04.2012 / atualizado às 08:12 · 28.04.2012 por

A seca que castiga a maior parte do sertão do Ceará começa a trazer preocupações para o setor da pecuária leiteira. Como fazer para alimentar o rebanho? O pasto nativo em muitas áreas não germinou e em outras foi de limitada produção. O preço dos insumos (silagem e ração) já subiu significativamente e a oferta regional não será suficiente para atender a demanda. Nas regiões mais afetadas pela estiagem já há registro da queda na oferta de leite.

            O temor dos criadores é ter de vender parte do rebanho, inclusive matrizes, para o corte, e arcar com enormes prejuízos neste ano. “O quadro é o mais grave possível e a tendência é se agravar nos próximos meses”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite do Estado do Ceará (Sindleite) e coordenador da Câmara Setorial do Leite, Álvaro Carneiro Júnior. “É preciso ver para acreditar quanto é grave a nossa situação”. Ele estima que a pastagem natural acabe nos próximos 30 dias.

A estimativa do setor é de que a produção caia 15% no próximo mês e até o fim do ano a redução será de 50%. A seca vai afetar a pecuária leiteira, que estava em crescimento no Ceará.

Produção leiteira vai ser reduzida no Ceará. Foto: HB

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *