
A distribuição de sementes do programa Hora de Plantar do Governo do Estado foi iniciada nesta semana nas regiões Centro-Sul, Sertão Central e Inhamuns. Os agricultores fazem fila nos postos de distribuição e escritórios da Ematerce para receber o produto. A maior demanda é por milho, sorgo e feijão. A entrega das sementes começou no Cariri cearense.
A maioria mostra-se otimista com boas chuvas, mesmo depois de um diminuição desde sábado, 11, passado. “O nosso inverno vai começar para valer em março”, disse o agricultor Manoel Crispim, que na manhã desta terça-feira, 14, recebeu sementes de milho e feijão no escritório da Ematerce, em Iguatu. O produtor rural preparou um hectare para o plantio de sorgo e milho.
Esperança
O agricultor Francisco Araújo, do distrito de Alencar, acredita em chuvas ainda neste mês. “As chuvas vão voltar e em fevereiro vai ser bem melhor”, prevê. Ele pretende fazer o plantio de meio hectare de milho e feijão.
Os agricultores enfrentam fila, mas saem satisfeitos quando recebem os fardos com as sementes. A orientação da Ematerce é para que o plantio somente seja feito quando a terra estiver com umidade suficiente para germinação das sementes, evitando a perda do plantio de sequeiro (que depende exclusivamente da chuva).

Comentários