A secretaria de Saúde de Iguatu antecipou para esta sexta-feira, 20, o início da Campanha de Vacinação contra Influenza A, H1N1. Na agenda nacional, a campanha começa na próxima segunda-feira, na segunda-feira, 23.
O prefeito Ednaldo Lavor, o vice-prefeito Marcos Sobreira e o secretário da Saúde, Marcelo Sobreira e a deputada estadual, Mirian Sobreira, participaram do evento na Unidade Básica de Saúde Dr. Ernani Barreira.
Para marcar o período que vai até o dia 1° de junho, a Secretaria Municipal da Saúde elaborou um cronograma referente ao período de imunização. A meta é vacinar 26 mil pessoas entre o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde. “É importante que todos participem. A vacina é gratuita”, disse o prefeito.
Devem ser vacinados os idosos a partir de 60 anos, as crianças de seis meses aos menores de cinco anos, os trabalhadores de saúde, os professores das redes pública e privada, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), as pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
Para o secretário municipal da Saúde, Marcelo Sobreira, a vacina é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção: lavar e higienizar as mãos com frequência; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa; evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca; ter boa alimentação e beber bastante líquido; evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe e manter a casa bem arejada.
Comentários