
No município de Cedro, na região Centro-Sul, o Parque Ecológico Poço Cercado das Pedras era para ser um atrativo turístico no sertão. Localizado às margens do Rio Salgado, na localidade de Pedregulho, distrito Santo Antônio, a obra inacabada sofre estragos causados pelo tempo e por pessoas que depredam paredes, portas, reboco e instalações elétricas e hidráulicas.
O Parque Ecológico Poço Cercado das Pedras fica distante 23 km da sede urbana. De acordo com o Portal Transparência do governo Federal, a obra foi financiada em 1998 pelo Ministério do Turismo, no valor de R$ 199 mil e recebeu a denominação oficial de empresário M Dias Branco, em homenagem ao filho ilustre da cidade.
A construção do Parque Ecológico tinha como finalidade fortalecer o turismo e ampliar o número de visitantes ao Poço Cercado das Pedras. “Infelizmente, até agora só passou de um projeto inacabado”, lamenta o vereador, Gilberto Barbosa. “Havia uma expectativa de que o turismo seria incrementado, melhorando a renda da região, mas nada disso aconteceu”.
A infraestrutura foi erguida com recursos do Ministério do Turismo. A contrapartida da Prefeitura (melhoria da estrada de acesso, conclusão e funcionamento da obra) deixou de ser cumprida em sua totalidade, ficando inclusive boa parte dos proprietários de terra onde a obra foi erguida, sem receber as devidas indenizações, como é o caso do produtor rural Raimundo Cunha.

Comentários