
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou entre as 19 horas deste sábado, 23, e 7 horas da manhã deste domingo, 24, chuva em pelo menos 38 municípios. As precipitações típicas de pré-estação chuvosa (dezembro e janeiro) foram mais concentradas na região Centro-Sul do Estado.
Segundo a Funceme, as maiores chuvas ocorreram em: Jaguaribe (83mm), Icó (78mm); Farias Brito (57mm); Tauá (53mm); Crato (47mm);Cariús (40mm); Tamboril (35mm); Acopiara (30mm); Iguatu (28mm); Jucás (26mm) e Orós (26mm).
Os dados ainda são parciais. A Funceme divulgou previsão de chuva para o feriadão de Natal.
De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as chuvas foram causadas por um sistema meteorológico denominado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis com formação de muitas nuvens a 12 km de altura.
Para este domingo, há previsão de chuva isolada em várias regiões do Estado e para o feriado de Natal, 25, maior possibilidade nas regiões litorâneas e Sul do Ceará.
Destruição
De acordo com moradores da cidade de Farias Brito, a chuva verificada no início da noite deste sábado, 23, provocou pontos de alagamento em várias ruas e destruiu documentos (acervo) da Câmara de Vereadores que estavam depositados em um pavimento inferior, próximo à altura do leito do Rio Cariús. “O acervo documental foi depositado embaixo da Câmara”, disse Aristides Neto. Já o morador Samuel Aragão diz que a falta de drenagem causou o alagamento na cidade.

Comentários