Blog Cidade

Busca


Exposição de bicicletas antigas na Mostra “Os Ciclos nas Copas”

Publicado em 11/06/2013 - 14:59 por | 3 Comentários

Categorias: Fortaleza

  • Enviar para o Kindle

bicice mod

Exposição organizada em conjunto com colecionadores particulares e o Museu do Automóvel do Ceará, intitulada “Os Ciclos nas Copas”, mostra as bicicletas brasileiras que marcaram época, principalmente nas copas do mundo de futebol.

A primeira bicicleta que deu origem aos “Ciclos nas Copas” foi a famosa Olé 70. A fábrica Monark, na época da Copa do México, fabricou e vendeu milhares delas. Ora, o Brasil foi tricampeão do mundo de futebol e o garoto propaganda, obviamente, foi Pelé. Menos famosa, porém a Monark mais rara da mostra e restaurada especialmente para este evento, é uma bicicleta de 47 anos. Esta levou o nome do jogador da seleção, bicicleta Rei Pelé.

Detalhe comercial, não vendeu muito pois o Brasil não foi campeão. Daí ser uma raridade, principalmente aqui no Nordeste. Comprada em maio no interior de São Paulo, sua restauração contou com cromagem das peças, nova pintura com verniz, decalques novos, estofamento de selim com imitação de couro de crocodilo. A montagem da mecânica original foi realizada na Oficina Metamorfose, Raimundo Alves Lima.

Chamam atenção os detalhes da Monark Canarinha 2013, edição histórica também exclusiva, onde há um adesivo com as oito bandeiras dos países que disputarão a Copa das Confederações. Já na bicicleta Copa do Mundo 2014, o adesivo traz os estádios novos onde acontecerão as futuras pelejas. Foi obedecido o mesmo critério das monarks temáticas antigas, com motivos e mecânicas atuais (tem câmbio de três marchas e freio contrapedal). As duas foram pintadas em amarelo-ouro, se espelhando na bandeira brasileira.

Cada uma das 12 bicicletas tem sua história, com propagandas de época e respectiva história de recuperação. O que conta mesmo é o resgate delas de algum ferro-velho da periferia ou de um quintal de uma cidade do sertão. Mas o fato é que temos duas bicicletas, a Canarinha 2013 e a Copa do Mundo 2014, cujas histórias ainda estão por serem conhecidas.

Relação da mostra Ciclos nas Copas:

Copa 1958, Husqwarna feminina sueca;
Copa 1966, Monark Rei Pelé – Copa do Mundo 66;
Copa 1970, Monark Olé 70 – A bicicleta do Rei Pelé;
Copa 1974, Monark Monareta – Águia Imperial
Copa 1978, Monark feminina, Senhora Especial Copa 78;
Copa 2006, Caloi Chevrolet, caracterizada Rumo ao Hexa, Copa da Alemanha;
Copa 2013, Monark Canarinha 2013;
Copa 2014, Monark Copa do Mundo 2014.

Outras antigas:

Hércules juvenil, inglesa,1942;
Monark Brasiliana 1964;
Monark Minimonareta Brasil de Ouro 73;
Monark Monareta Jet Black Águia Imperial 74.

Serviço:
A exposição estará aberta nos dias 15 e 16, no período da manhã, na Avenida Carlos Jereissati, nº 1600 (Avenida do Aeroporto).

Tags: , ,

Comentários

mario

em 20 de junho de 2013

Acho que esta exposição foi pouco divulgada e gostaria de saber se ainda posso visitar a mesma se ela estiver disponivel em outro local

Assis Oliveira

em 18 de julho de 2013

Gostaria de ter ido pra essa exposição, mais creio que foi pouco divulgado pois tenho uma monareta série copa 78 original

gilmar josé vieira

em 29 de setembro de 2013

linda demais .tenho uma para restaurar,só não sei a onde restaurar.


Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

teste