Ditadura no Ceará?
Daniel Praciano • Publicado às: 19:44 • 01/09/2008
Quando o Diário do Nordeste fez matérias falando de nova era administrativa no clube, com construção de centro de fisioterapia e musculação (que o mesmo era de primeiro mundo) ninguém reclamou. Foi só dizer que o Vavá não iria mais continuar no clube e que o mesmo já contratou 64 atletas para vir o golpe: equipe do jornal está proibida de entrar em Porangabuçu. Voltamos aos tempos da ditadura? Só se pode divulgar o que os outros querem?
As notícias estão aí para serem, com o perdão da palavra, noticiadas. Não devemos e não iremos calar. Não iremos omitir nada. Seja bom ou ruim. Cabe aos gestores do clube organizarem suas equipes, planejarem melhor e providenciarem o sucesso das agremiações. Se algo der errado não venham nos culpar pela notícia ruim que foi publicada. Se ela foi publicada é porque aconteceu.
Senhor Evandro Leitão, não escute os que adoram fazer confusão. Siga com seu trabalho outrora exemplar de dar sangue novo ao clube e a gestão de um time cearense acostumado com glórias e não com zonas intermediárias ou quintos lugares.
Abandone essa turma que lhe dá conselhos ruins e nefastos. Seja forte e siga com as mudanças. Não tenha como exemplo dirigentes do Sudeste do País que primavam pela falta de diálogo e brutalidade.
Enfim, se quiser um espaço para crítica, se quiser dar sua versão para os fatos, esteja pronto para nos procurar. A casa é de todos. Com educação e bom senso é possível chegar a um denominador comum. Não é com atos ditatoriais que se consegue a glória. Pense nisso!
1 Setembro, 2008 as 8:36 pm
Vocês da imprensa se acham sempre as vítimas, algumas vezes noticiam de maneira irresponsável acerca de alguns assuntos. Não estou concordando com a Diretoria, mas procure saber também qual o real motivo.
Jansen,
Não se trata de ser vítima. Eu sei o real motivo e já foi colocado no post. Eles não gostam de ter notícias que digam a eles o que fazer ou que toquem no calo deles: falta de planejamento nas contratações dos 64 jogadores. O time está bem, não vou desfazer, mas muito pelo mérito do Lula Pereira, dos gols do Luiz Carlos e das defesas do Adílson.
1 Setembro, 2008 as 9:15 pm
Calma Daniel Praciano! Não é assim que se constroi uma imprensa imparcial. Parece que você precisa se informar mais do Ceará. Pelo que estou vendo atualmente, nunca tivemos uma diretoria tão séria, democrática e atuante. Será que só porque temos um presidente que agora responde quando seu time é criticado indevidamente ele é ditador? Calma! Esqueceu de repente de tudo que bom que o nosso prresidente está fazendo. Não é por aí? Converse.
Estou calmo. Não esquecemos o que ele fez de positivo. Ele é que esqueceu as notícias positivas divulgadas. Ele está sendo autoritário, sim. Se ele não gostou - e a notícia não traz inverdades - que solicitasse sua versão para o fato. Seria prontamente atendido. O que não pode é barrar, de forma arbitrária a equipe de reportagem. Não iremos admitir censura.
1 Setembro, 2008 as 9:53 pm
Tá certo tem que ser assim mesmo. Que é que vocês da imprensa tem haver porque o clube contratou 64 jogadores? Pode contratar até 100. Qual o problema? Vocês também se metem muito na vida pessoal de jogadores, com o intuíto mais de denegrir a imagem do Clube do que a do jogador. Hoje um desinformado, num programa esportivo a tarde, sobre o possível afastamento do Fábio Oliveira, perguntou ao outro se ele não se encacharia bem no time do Ceará. Perguntaram ainda porque o jogador Simão, do Fortaleza, desembarcou hoje com uma camisa que tinha as cores preta e branca. É um mundo de fofocas.
Você então aprova que torcedor não entre em treino? Pois é o sonho de todo dirigente. Especialmente quando o time vai mal. Aí você vai correndo aonde? Para a imprensa pedir ajuda. A imprensa deve ser livre. Se acontecerem excessos cabe análise na Justiça e não usar de censura. Quanto a alguns usarem o microfone ou a caneta para atacarem indivíduos nos clubes aí concordo contigo, não pode. Estamos aqui para colocar notícias e não fofocas. E a notícia dos 64 contratados é real é válida. Na hora que o Ceará perde duas seguidas fora vocês logo correm para criticar a política alvinegra, mas quando estão ganhando esquecem tudo. Enfim, é o papel do torcedor que não tem poder de crítica. A nós jornalistas não cabe essa incapacidade crítica. Nosso papel é avaliar a notícia com olhar imparcial e crítico, sim. Sem essa capacidade seríamos apenas torcedores com acesso à mídia.
1 Setembro, 2008 as 9:53 pm
Assim é muito bom, só pode divulgar coisas boas do Ceará ??? Não pode nenhuma crítica, tem sempre que elogiar ?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu já tava com raiva do jornal Diário com tantas reportagens babando o Ceará, babando o presidente Evandro Leitão, falando bem da administração dele e da campanha dos sócios.
Aí quando divulgam uma coisa ruim do clube, a diretoria fecha as portas para o jornal e esquece todos os elogios ???
Se fosse assim, o pessoal do Diário não pisava nem no Parque dos Campeonatos (alcides santos), pois esse jornal sempre fala mal do Fortaleza e sempre fala bem do Ceará e de sua torcida. Vocês alvinegros viram o quanto é ruim ser criticado pela imprensa, nós do Fortaleza já estamos acostumados com isso e nem por isso a diretoria leonina fecha as portas para a imprensa.
Thiago,
O jornal não pega no pé do Fortaleza ou do Ceará. Nem elogia de graça ninguém. Quando é para elogiar, elogiamos. E quando é para fazer crítica salutar, estamos fazendo também. É nosso dever e não iremos fugir dele.
1 Setembro, 2008 as 10:08 pm
Daniel lamento que opiniões como as citadas acima ainda demonstrem que no nosso estado nem clubes nem torcedores estão aptos a participar de futebol profissional! Tudo que se diz é tido como intriga! Parecem crianças!
É parece que no “Manchester Ceará United” só querem conceder entrevistas aos jornais internacionais……nada mais justo para tão grandioso ícone do futebol mundial!
1 Setembro, 2008 as 10:16 pm
Caro Daniel, o glorioso “Manchester Ceará United” quando é citado por jornais de circulação local sente-se ofendido, assim como sua esplendorosa torcida! A “Cearalove” de New York se sente ofendida quando outro jornal que não seja o “the New York Times” cita seu esplendoroso time!
1 Setembro, 2008 as 10:46 pm
Vc disse “falta de planejamento nas contratações dos 64 jogadores” - ora bolas, o Avaí contratou mais de 100 jogadores e onde ele está; somente porque a estratégia mudou, vc vem dizer que a coisa tá errada sem ao menos apresentar argumentos convincentes…Eu já não lhe dava ouvidos Praciano, imagine agora, e sei que não farei falta, afinal, os poucos podem lhe sustentar. Tá certo o Evandro e se quiser, vá lá pras outras bandas, àqueles que não podem contratar e estão aí, na luta da fuga, poortanto…deixa quieto!!!!
Rivelino,
O Avaí contratou 100 jogadores? Onde? E será que não planejou? Não ficarei quieto coisa alguma. E argumentos não faltam? O clube está pagando todo mundo em dia porque são jogadores baratos, apostas. O time está rendendo muito mais pela mão azeitada do Lula. O elenco é fraco e a sorte é que a segundona está recheada de times outros inferiores.
Mas não vamos mentir. Essa é disparada a melhor campanha do Vovô na Série B em todos os tempos da era de pontos corridos e nunca disse uma linha contrária a isso. Mas como o próprio Lula falou, não há promessa de subir, mas de campanha digna. Para ele, digna é ficar entre os oito. Eu acho que o mais digno é subir.
E se o Fortaleza cair e o Ceará permanecer na elite não vejo o que o Alvinegro ganha com isso. Além de poder contar piadas, claro. Mas vantagem financeira ou de crescimento futebolístico não ganha nada. Acho que é preciso parar de pensar nos outros e fazer por onde o Ceará voltar à elite. Esse deve ser o plano de Evandro Leitão e Lula, mas para 2009. Esse ano podem subir? Claro, como já disse outras vezes, apenas o Timão tá garantido. Restam três vagas. Basta ser competente dentro e fora de casa. Por enquanto dentro o Vovô vem mandando em casa, mas fora está uma lástima e isso nem você pode negar.
1 Setembro, 2008 as 10:50 pm
Verdade seja dita… A equipe da Verdes Mares valoriza excessivamente o Ceará, mesmo quando o time vai mal…
Um time acostumado a crises e por fazer uma campanha regular (apenas regular), já acredita que um clamor de organização…
Acorda imprensa PARCIAL… pois o Ceará não estar acostumado a viver sem crise!!!
Não vemos uma campanha magnífica do Ceará. Mas há de convir que está mais organizado e tende a ficar do 5º ao 8º. Muito se comparado a campanhas outras quando não brigou para subir ou para não cair. Mas é pouco se pensar que desde que começou o advento dos pontos corridos o time nunca subiu para a elite do futebol nacional. Já está mais do que na hora.
E posso te garantir que aqui no SVM não há pararicação a nenhum clube do Estado. Há divulga isenta e imparcial das notícias. Elas podem ser boas ou ruins, depende da competência dos clubes dentro e fora de campo. A nós, cabe apenas informar.
1 Setembro, 2008 as 10:51 pm
O Ceará está certo Daniel, infelizmente a imprensa no Brasil se acha intocável, o que nos dá saudades dos militares no governo. O que o torcedor do Ceará está vendo é a torcida mantendo o time como todos queríamos e com um presidente atuante, democrático e que está fazendo um excelente trabalho e a imprensa tentando dar “alfinetadas” para ver se desestabiliza o clima no clube, essa de o Vavá não jogar mais no Ceará e de que ele seria um bom reserva foi a gota dágua, ele entrou como titular no jogo contra a ponte mesmo vcs da imprensa dizendo que ele não jogaria. Parem de se meter na vida dos jogadores, do clube e dos dirigentes, vcs deveriam ser repórteres de fofocas na TV pois é isso que a torcida está vendo, aliás, cada vez mais fica aparente que a santana tex paga jabá para falarem mal do Ceará e nem isso está adiantando para os coloridos não caírem para a terceirona. Entenda, falar mal de um clube que está bem em um campeonato com o intuito de desestabilizar é sabotagem e a TORCIDA DO VOZÃO ESTÁ DE OLHO ABERTO!!!
André,
Se alguém paga jabá é preciso comprovar. Aqui ninguém recebe. Não estamos inventando nada. O próprio Evandro acabou com o pobre do Vavá em todas as rádios e entrevistas de TV. Então, o caso é verídico. Ficou chato para o clube porque me parece que foi passado para trás pelo próprio jogador. A notícia que ele não fica no clube é real. Claro, se o cara começar a fazer gol atrás do outro o Vovô vai correr para ficar com ele. Se continuar sem fazer nada de produtivo como nos últimos 10 jogos não terão interesse mesmo nele para 2009.
Agora o maior absurdo dito por você aqui foi saudades do regime militar. Se você vivesse nesse regime teria sido preso e torturado e não teria espaço para falar nada, verdades ou bobagens. Leia mais, aprenda mais sobre a história do seu País antes de desejar a volta da ditadura.
1 Setembro, 2008 as 11:10 pm
Queria também que o diario mostrasse os erros do meu FEC!
O papel da imprensa séria é divulgaro que realmente acontece!
Estamos divulgado. Leia amanhã mais detalhes.
1 Setembro, 2008 as 11:51 pm
TODOS SABIAM A SITUAÇÃO DO SEGUNDO TIME DO ESTADO, MAS NINGUEM DA IMPRENSA NOTICIAVA, POR ISSO CONSIDERO VOCES IMPARCIAIS, VOCES SÓ QUEREM DENEGRIR A IMAGEM DO NOSSO QUERIDO ALVINEGRO, ESTÁ CORRETISSIMO A DIRETORIA DO CEARÁ. FORA IMPRENSA IMPARCIAL.
Somos imparciais mesmo. Se fossemos parciais estariam só falando notícias ruins de um lado. Estamos falando dos dois lados. Quem foi que noticiou que a frase do Lúcio dizendo que vende almoço para pagar jantar? Quem noticiou que o clube estava cheio de dívidas? Nós. Então não há parcialiade, favorecimento ao Fortaleza. Há noticiário imparcial mesmo. Espero ter explicado bem a diferença entre imparcial e parcial. Acho que você confundiu.
2 Setembro, 2008 as 12:42 am
Só acho uma coisa, a imprenssa de São Paulo protege em exesso os times de lá, estão errados? Ou o melhor é fazer que nem a daqui que transmite hipóteses e as vezes fazem com um tom de verdade na maioria atrás de derrubar?
votem!
Márcio,
Vc deve estar lendo a imprensa de outro Estado chamado São Paulo. Leia a Folha, o Estadão porque esses veículos falam a notícia do jeito que ela é. Quando eles estão mal levam pancada e nenhum dirigente barra nada.
2 Setembro, 2008 as 1:21 am
O Q VCS QUEREM?? SABER SE O CIEL BEBEU HJ? SE “X” BRIGOU COM “Y”?
TA É CERTO EVANDRO LEITÃO EM PROIBIR SIM, ELE É PRESIDENTE DO CLUBE, TEM AUTORIDADE E MORAL PRA ISSO, SE ALGUEM VAI EM PORANGABUSSU APENAS PARA CONTURBAR O TRABALHO DO TREINADOR OU DO GRUPO, TEM MAIS Q SER BARRADO!
O CEARÁ EM 7º LUGAR, JOGANDO BEM, COM JOGADORES DE QUALIDADE, VEM UM “REPORTER” FICAR COM PICUINHA PQ O LULA CONTRATOU 60, 70, 80 , 100 JOGADORES… NÃO INTERESSA, ELE É O TÉCNICO, TEM O AVAL DA DIRETORIA PRA FAZER ISSO, E O MAIS IMPORTANTE, TA DANDO CERTO.
FOI-SE O TEMPO EM QUE CARLOS DE ALENCAR PINTO ERA AVACALHADO E TD MUNDO ENTRAVA, AGORA TEM DIRETORIA! ENTRA NO CT DO SÃO PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, FLAMENGO…E TENTA CONTURBAR O GRUPO? VC É SIMPLISMENTE BANIDO DE TODAS AS COLETIVAS E ELES BOICOTAM QUALQUER PERGUNTA SUA.
Vê-se que você sabe muito mesmo do que acontece nos grandes clubes. Não há barração a ninguém, a nota de repúdio ou tentativa de processar o veículo, mas nunca barrá-lo ou proibi-lo de trabalhar. A respeito pelo órgão da mídia. E a matéria é verdadeira. Qual é a mentira? O presidente mesmo falou que não há mentira. Ele não gostou do momento da publicação. E daí? Ele agora é editor do jornal? Parem com isso. Vocês que o defendem são os mesmos que o atacavam quando o Fortaleza estava na frente do Ceará. Analise o fato e não o momento.
2 Setembro, 2008 as 6:40 am
CERTO, O EVANDRO ESTÁ. A REPORTAGEM, E DE MENOSPREZO DE GOZAÇÃO, E DESDÉM. O REPORTER EM QUESTÃO. FOI MUITO VIRIL E ESNOBE. A GORA QUE VOÇÊS NÃO GOSTAM DE SEREM CRITICADO. ISSO SIM, É QUE FERIR O ESTADO DE DIREITO. VOÇÊS SE ACHAM SOBERANOS. CORREM PRA FALAR SOBRE A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA., DITADURA, ETC. CORREM PARA SABER OPINIÕES DE AUTORIDADES ETC, E TAL MEXEU COM VOÇÊS MEU FILHO, É SUICIDIO.
EM TEMPO: MEU PAI JA DIZIA.
QUEM DIZ O QUE QUER, HOUVE O QUE NÃO QUER
Não houve menosprezo algum. Você pelo mesmo leu a reportagem? O que seu presidente não gostou foi de darmos matéria sobre a saída do Vavá que deu rasteira no Ceará. Só isso. Ele ficou ofendido por ter vazado a rasteira que o Vavá deu no Ceará. Enfim… O tempo é o senhor da verdade. Estamos corretos. A matéria foi verdadeira e o próprio presidente assumiu isso. Ele não gostou foi da hora que ela saiu, só isso.
2 Setembro, 2008 as 6:46 am
EI, DANIEL., VOÇÊ AGORA É DEFENDOR DO VAVÁ? OLHE SUAS OPINIÕES PRÁ TRAZ. MEU RAPAZ. VEJA VOÇÊ MESMO PEDINDO, PARA O LULA COLOCA-LO NA RESERVA. DESSE OPORTUNIDADE AO CHAD. E O EDERSON. VOÇÊ ESTAR FICANDO MUITO RANCOROSO E ISSO NÃO É BOM PARA UM MEDIADOR
2 Setembro, 2008 as 7:51 am
Sinceramente não ví nenhuma mentira na reportagem publicada, não sei o porque tanta histeria. E como bem falaram todos nós sabemos quem é o Diretor do Caderno de Esportes do Jornal Diário do Nordeste, um apaixonado torcedor alvinegro.
O Presidente do Ceará vem fazendo uma boa gestão, mas se quizer aparecer coloca um pinico na cabeça e diz que é astronauta. Peraí ta muito mimadinho o rapaz…
Obrigado. Mas eu é que sou o editor e não diretor, do Jogada, o caderno de esportes do Diário do Nordeste. E sou Flamengo como bem já sabe. Infelizmente, nossos dirigentes não são acostumados com críticas.
2 Setembro, 2008 as 8:02 am
Caro Daniel, seus colegas de grupo noticiam que muitos jogadores vem para um período de teste sem custos para o clube; eles estão mentindo? O restante da imprensa que ñ foi impedida, está noticiando somente o que o clube quer? Essa imprensa ta faltando com a verdade? Sou contra qualquer tipo de censura, mais você não é completamente vítima disso, ninguém é punido do nada.
Só mais uma coisa, a torcida do Ceará não vai torcer outro time devido a vcs terem sido barrados.
Nós noticiamos a verdade. E eles noticiam geralmente a mesma coisa que a gente. A diretoria fez mal em censurar, sim. O Evandro deixou claro que as informações da notícia são verídicas. Ele não gostou foi da época em que notícia saiu. Mas isso é determinação nossa, não dele.
2 Setembro, 2008 as 8:21 am
EU NÃO CONCORDO COM QUE O PRESIDENTE FEZ,MAS CONVENHAMOS;NO CEARÁ NOS ULTIMOS TEMPOS EXISTIU MUITAS CRISES, A DIFERENÇA É QUE, UM EXPIRRO NO CEARÁ A IMPRESA DIVULGA UM EFEITO DE UMA PNEUMONIA. JÁ NO FORTALEZA AS INFORMAÇÕES PARECE(eu disse parece)SER MAIS CONDESSADA POR ELA.NOTICIAS DE CRISE NO FORTALEZA SÓ SE SABE POR FONTES OCULTAS(EXTRA OFICIAIS),DEPOIS QUE A NOTICIA VAZA A IMPRESSA DIVULGA.NÃO EXISTEM TRABALHOS INVESTIGATIVOS COMO FAZEM NO CEARÁ, QUANDO SUSPEITAM DE ALGO ERRRADO.
2 Setembro, 2008 as 8:44 am
Caro Daniel, fico triste quanfo leio tais comentários neste blog.Com relaçao a atitude da Diretoria do Ceará, está corretíssima.O Club é um entidade pública E PRIVADA.Quem é que paga as contas do Club?Então como é que se publica uma notícia denegrindo a imagem do Club e da Diretoria, desfazendo todo o trabalho, antes de um jogo importante?Creio que a diretoria não está chateada com a veiculação da matéria, mas sim com o momento que a mesma foi divulgada.Dá pra se pensar que tem coisa de ruim por aí.SERÁ QUE OS SENHORES PENSAM QUE SÓ SE TEM ACESSO À ESSE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ?Eu quero é parabenizar a todos que fazem a Diretoria do Ceará.É isso aí continuem a trabalhar que o verdadeiro torcedor reconhecerá o que está sendo feito.Já fomos enganados demais por matérias elogiosas ao Mais Querido.Agora sabemos a realidade.Lembrando ao leitores e ao bloguista, que um time não é feito só de um ou dois jogadores, se ele conseguir formar um que com essas peças, digo que a África do Sul está se preparando para um Copa do Mundo, que tal treiná-la?.
Muito bem. Estaria ele certo se questionasse a reportagem na vericidade. Não no tempo. Já fizemos “n” matérias sobre as mudanças positivas no clube. Ninguém veio agradecer. Nem precisa. Mas na hora de uma crítica verídica aí o mundo caiu? Por que? Não pode? Só pode falar bem? Isso é censura, ditadura, sim.
2 Setembro, 2008 as 9:03 am
Achei desmedida e precipitada a decisão da Diretoria do Ceará. Principalmente com o Diário do Nordeste que, naturalmente, tem a preferência da torcida do Alvinegro e que realmente tem mostrado as melhorias por que o Glorioso passa. Entretanto, gostaria de, nmais uma vez, expor uam opinião aqui: a imprensa, por excesso de verdade ou vaidade, explora muito o lado pobre, desorganizado ou limitado do nosso futebol. Críticas assim, só faz nascer entre o povo cearense um sentimento de baixa qualidade, de impotência e descrédito de nosso futebol, algo que não é visto em outros Estados. reprovo a atitude da Diretoria, mas conclamo a imprensa a ser mais “produtiva”, ajudando a soerguer o esporte em nossa terra. Aproveitando… Por que não surgiram críticas sobre a volta do atacante estrangeiro que o Fortaleza traria? Se fosse o Ceará, diriam que teria havido prejuízis com passagens e hospedagem….
2 Setembro, 2008 as 9:08 am
Tem é que proibir mesmo. Só entra se for pra falar de bem, se for pra ficar querendo criar clima chato com a imagem do clube não é pra entrar não. Porque, por exemplo, não falavam que a carniça devia três meses de salário? Ah.. a imprensa não sabia né??!?! Foi preciso o presidente fantoche dizer que estava vendendo o almoço pra comprar a janta, aí vocês abriram o jogo! Liberdade de expressão tem limite. Coitadinha da imprensa, sempre a vítima não é mesmo?!?! O que ela faz de mal? Sempre imparcial e injustiçada né?!?! Ora bolas, tem é que barrar mesmo.
Marcelo,
Você não está lendo o Diário.
1 - Fomos nós quem divulgamos a frase de Marcelo Desidério: “Estamos vendendo o almoço para pagar o jantar”
2 - Fomos nós quem divulgamos que o clube do Pici devia salários
3 - Fomos nós quem demos a confusão do Heriberto com um dirigente que até já saiu
4 - Fomos nós quem demos a irritação do Edilson José com a parceria firmada pelo Desidério
E durante todo esse período as notícias do Ceará eram:
1 - Clube faz centro fisioteráptico e fisiológico
2 - Clube avança rumo ao G-4
3 - Alvinegro tem os dois principais artilheiros da segundona (Luiz Carlos e Vavá)
4 - Luiz Carlos é o principal artilheiro do certame
E aí? Ficou mais claro para você? Leia mais o jornal e veja que não estamos falando nada demais.
Assim como no ano passado fizemos matérias da subida do Leão que quase foi para a Série A e do Ceará que caiu até as proximidades da zona de rebaixamento. O momento em que manda na notícia. Não sou eu, nem você e muito menos os dirigentes.
2 Setembro, 2008 as 9:10 am
Daniel Praciano, você é o chefe da equipe de esportes do jornal Diário do Nordeste ???? O Paulo Kanal saiu ????
E quanto ao Paulo César Norões ???
Caso você seja o chefe, acho que a editoria de esportes está em boas mãos, você é imparcial.
Voltando ao assunto da ditadura no Ceará, isso é um absurdo, e o pior é que a torcida apóia essa atitude da diretoria. Depois de muitos anos, o Ceará voltou a ter uma diretoria mais competente, como está sendo a do Evandro Leitão, e por isso ele fez o que fez com a imprensa, porque ele sabe que a torcida está totalmente fechada com ele. Podem ter certeza que isso é só o começo de muitas palhaçadas que ainda virão, o sucesso já está subindo a cabeça do Evandro Leitão, e olha que eu nem vejo esse sucesso todo, já que o time nem no G4 consegue chegar. Parece que a alegria do Ceará é apenas está entre os dez primeiros.
Obrigado Thiago,
Sou eu o editor, sim. Tirei alguns nomes para não criar um clima ruim, entende, não é? O Karam saiu, sim. Desde fevereiro não está mais no Diário. Quanto a censura, realmente é um absurdo. Mas acredito que isso não vai durar.
2 Setembro, 2008 as 9:11 am
Ah outra coisa, mister Daniel, sabe o que o diário faz? Não fala mais do Ceará! Garanto que o Ceará é maior e não vai sentir falta! Chega, fpi-se o tempo em que o Ceará tinha um presidente que nem falar sabia e que todo mundo denegria a imagem do clube. Isso já passou! Não fale mais do Vozão querido, nem pro bem, nem pro mal!
Vamos falar, sim. As notícias irão sair. Se serão boas ou ruins depende do Vozão.
2 Setembro, 2008 as 10:24 am
Muito certa a posição da Diretoria, aliás já deveria ter agido assim a mais tempo. Só mais um detalhe, não é só o DN que age desta forma, o jornal O Povo, também trata com dois pesos o Ceará e o Fortaleza. No ano passado, foram várias as matérias criticando a desorganização e o atraso de salários no Ceará, mas este ano parece que está tudo bem no Fortaleza, parece que não há crise nem salários atrasados. Por que a diferença? É “jaba” ou ordem superior, de quem é sabidamente torcedor do time de abadá? Mesmo assim, preferem ficar criticando a política de contratações do Ceará, do que falar da bagunça no tricocô. Prefiro que meu time contrate 200 jogadores no ano, mas brigue pelo acesso do que trazer pseudo-craques e brigar para não cair. Se o caso do “craque Fierro” fosse em Porangabuçu, as manchetes dos jornais O Povo e DN ainda estariam repercutindo até hoje, mas como foi do lado colorido, “boca de siri”. Se a imprensa quer ser respeitada e ter o direito de entrar em locais privados, que respeitem as instituições futebolísticas que lhe ajudam a vender seus jornais, tratando isonomicamente a todos. Por causa deste tipo de posicionamento que faz três anos que cancelei a assinatura do DN.
Já fizemos várias matérias falando dos atrasos de salário, do almoço por jantar, do Fierro que deu com os burros n´água e por aí vai. Leia sem paixão e vai achar matérias falando bem e mal dos dois. Nada esquisito, pois a vida sempre é cheia de altos e baixos. Mesmo sem censura, o Fortaleza sempre se blindou. Sempre foi mais difícil saber as coisas lá. Mas descobrimos e vamos esclarecer ainda mais.
2 Setembro, 2008 as 10:36 am
O “Manchester Ceará United” não pode ficar à mercê da pobre imprensa Cearense! Tão rico e glorioso clube somente pode receber em suas fantásticas dependências, jornalistas do “The New York Times”, “Washington Post”, “Le Monde” entre outros. Cabe a todos os diretórios internacionais da torcida alvinegra (Tóquio, Londres, Paris, Washington, Madrid, dentre outros) se manifestar! Solicitam por gentileza que repórteres das emissoras locais não passem sequer pelas calçadas da Sede, recobertas de granito, para evitar danos e sobretudo evitar contaminação por germes de países subdesenvolvidos, mantendo assim a saúde dos atletas!
2 Setembro, 2008 as 10:42 am
Daniel, gostaria de expressar minha opinião sobre o assunto. Em primeiro lugar, a imprensa alencarina deveria analisar os fatos não só com mais imparcialidade mas também com mais profundidade. Vejamos a situação do Ceará: foi quarto lugar no manjadinho e teve um presidente que renunciou perdendo com isso seu principal patrocinador. Nesse momento, qualquer estratégia a ser utilizada passaria acima de tudo por uma aposta no novo comando e na garimpagem de valores que estivessem dentro da realidade financeira do clube. Para mim, esta estratégia estava clara e deu excelentes frutos. Não acredito em subida para Séria A, mas dadas as circunstências, os resultados são excelentes!!! Estamos em sétimo lugar e temos a segunda maior média de público. Isso é que deveria ser noticiado pela imprensa, e não dizer que o clube contratou 64 jogadores pois isso faz parte da estratégia utilizada e que deu certo. Tal afirmação só pode ter dois motivos: despreparo ou má-fé. No caso específico do outro veículo de comunicação, eu mesmo cancelei a minha assinatura por causa do tratamento desigual dado ao torcedor alvinegro, chegando ás vezes a ser desrespeitoso. Logo caro Daniel, até entendo sua defesa em pró da democracia, mas gostaria de alertar que da mesma forma que temos bons profissionais de imprensa, temos também aqueles abaixo da crítica, o que leva a algumas instituições a tentar se defender de matérias de baixíssimo nível. Isso também é válido pois o Ceará é uma instituição de caráter privado e é responsabilidade de seus dirigentes zelar por sua imagem. Saudações Alvinegras.
Nelson,
Sua opinão está certa, mas acho que lhe falta o conhecimento total dos fatos. Vamos a eles. O presidente do Vovô aceitou que os dados estavam certos, mas não gostou da divulgação da notícia nessa hora. Especialmente da saída do Vavá. Vejamos? É ele quem decide isso? Não, é o jornal. Se fosse assim, só poderíamos publicar boas novas? Não seríamos nós assessores de imprensa? Não iremos fazer isso. Somos jornalistas livres e iremos divulgar o que for notícia.
Abaixo veja pequena relação de notícias boas que foram divulgadas no Diário a respeito do Ceará. São só algumas:
1 - Clube faz centro fisioteráptico e fisiológico
2 - Clube avança rumo ao G-4
3 - Alvinegro tem os dois principais artilheiros da segundona (Luiz Carlos e Vavá)
4 - Luiz Carlos é o principal artilheiro do certame
Enfim, quando há algo bom será divulgado, mas se a notícia for ruim também irá sair. É o justo.
2 Setembro, 2008 as 11:02 am
Carissimo Daniel,
Leio costumeiramente sua coluna e reflito muito sobre os comen-
tarios feitos. Obviamente , na emoção de nós torcedores, muitos
são levados a fazerem gozações, dirigir piadas e insultos,diga-se
de ambas as partes, mas isso é normal.Acredito piamente na sua
imparcialidade, mas não posso deixar de dizer que existem muitos comentários maldosos e tendenciosos por parte de alguns cronis-
tas, formadores de opiniões, que muitas vez vem denegrir e princi
palmente a do GLORIOSO CEARÁ, que vem num momento bom
dentro da competção, bem como, de seus dirigentes que lutam
com abnegação para fazer o foot-ball Cearense, o que não é fácil
e as vezes tentam ate desestabilizar o trabalho arduo que com
amor ao Cube, procuram realizar.Aproveito para parabenizar a de
cisaõ de nosso mpresidente,Evandro Leeitão, e dizer que estou
de pleno acordo com o Sr Andre Gomes, . Realmente o que incomoda a imprensa de maeira geral é a CENSURA, . Será anti-de
mocrático censurar? Será que não existe colunistas que redigem de maneira parcial e irresponsáve e que não mereça ser censurado.
Caro Daniel, muitas vezes em busca de Ibop a Imprensa entre si
cria desavenças, brigam mas se um de seus profissionais são atin-
gidos o mundo desaba, aí entre Sindicato,e demais representantes
da tão laboriosa classe.Ditadura não é bom.Mas lembro ao bom colunista, que l985 quando o País foi entregue ao Estado Democrático, via Cel. Figueiredo., desde então até nossos dias se
estabeleceu uma situação anárquica se não vejamos;
Sequestro, só existia no dicionário; assaldo a Banco, nem se cogi-
tava;Narcotráfico, não gosto nem de falar,; Assasinatos, hoje são mais de cinquenta mil por ano no Brasil, outrora essasw coisas
quase não faziam MANCHETES nos jornais, essas consequencia
Daniel, na minha pouca visão das coisas acho que foi devido a aber-
tura exagerada deflagrada em nosso País. Devemos sim fazer algu-
ma censura, colocar freios nas coisas para que não venham mais
tarde colidir.Avante Presidente Evandro, estamos satisfeitos com sua Gestão, o GLORIOSO ALVINEGRO, esta ACIMA DE TUDO.
Congratulações Daniel, serei sempre seu leitor, mesmo não concor-
dando com tudo. Abraço Walber.
Walber,
Só a democracia permite esse nosso diálogo. Na época da censura creio que você já estaria preso. Mas felizmente a democracia impera e vamos em frente. O Ceará errou ao barrar a entrada do jornalista. Acertaria se levasse a cabo da justiça. Aí veríamos a vítória da verdade, ou seja, a matéria não continha erros. Não podia haver processo. A falta de erros foi admitida pelo próprio Evandro. Ele não gostou foi da época da publicação. Mas aí já é demais. Sendo assim, não poderíamos ter publicado que o Fortaleza estava devendo salários e vendendo o almoço para pagar a janta porque o momento era ruim? Grande besteira. Note que essa expressão almoço por jantar nada mais é do que dizer que a grana está curta no Pici. Então, o Evandro errou. É minha opinião. Porém, respeito a sua. E será sempre benvindo nessa casa.
2 Setembro, 2008 as 11:42 am
Falta de Respeito? Aonde amigo?
Vocês, até um tempo atrás - Hoje o time colorido está liso e não tem condições nem de pagar o elenco que tem - vocês tinham BOIS pra não falar mal do Fortaleza…
Querem meu respeito? Quero ver DIPLOMA, do Tom Barros, Dacildo Mourão, Lima Junior, Hannover.
Respeito se deve ter com imprensa e não com pseudo-imprensa.
Entrei agora em fevereiro e posso te garantir que isso não existe aqui no blog ou no Diário. E seu descobrir que alguém recebeu na minha gestão na editoria está demitido.
2 Setembro, 2008 as 12:12 pm
Daniel Praciano, te dou um conselho, responda alguns comentários, e não todos. O que tem de torcedor fanático escrevendo asneira, está foda, e se fosse você não perdia tempo respondendo.
Um jornal ás vezes noticia mais um clube, outro dia noticia mais o outro. Isso é normal. Ontem foi a vez do Fortaleza ser matéria de capa, pois teve a briga no aeroporto, e as especulações na diretoria do Fortaleza. E só por isso, a torcida do Ceará ficou indignada só porque o Fortaleza foi matéria principal ???? Quantas e quantas vezes o Ceará também já foi matéria de capa e nem por isso eu fiquei com raiva.
E teve um torcedor aí que disse que o jornal não falava coisas que desagradassem o Fortaleza. É mentira, o jornal divulgou a fatídica frase do Desidério, de “vender o almoço pra comprar a janta”, o jornal divulgou salários atrasados, e o jornal fez certo, o papel dele é divulgar mesmo. E nem por isso a diretoria do Fortaleza proibiu a entrada dos profissionais do Diário no Pici, só que por muito menos a diretoria do Ceará proibiu.
Eu não entendo realmente o motivo de tanta raiva da diretoria alvinegra com uma simples crítica.
Valeu Thiago. A dica será levada em consideração. É que tenho uma vocação gigante para a democracia. Realmente a diretoria do Ceará pisou na bola. Notícias boas e ruins sempre existirão.
2 Setembro, 2008 as 12:31 pm
[…] Matéria do DN sobre o assunto; - Comentário de Daniel Praciano, editor do caderno Jogada do DN, sobre o assunto; - Comentário de repúdio presente no Blog Gol, do O Povo; - Nota presente no Site do Ceará, […]
2 Setembro, 2008 as 12:46 pm
Praciano, vc tem certeza que foi o Lúcio Bonfim quem proferiu a frase bestial de dizer que vendia o almoço para comprar o jantar? Vc já disse e repetiu aqui que foi o Lúcio. Engano lamentável. Todos sabem que foi o Desidério quem disse essa estupidez, num sofisma infeliz para retratar a dificuldade que passa o Fortaleza.
Tem razão. Correção a caminho.
2 Setembro, 2008 as 12:58 pm
Praciano, vc dizer que a Folha e o Estadão falam a notícia como ela é, me perdoe, mas isso não é verdadeiro. Se todas as denúncias que Folha e Estadão já publicaram contra o governo Lula fossem verdadeiras de há muito o presidente teria “papocado”. Quer um exemplo: cadê a epidemia de Febre Amarela? Cadê o Caosaéreo? A inflação não iria voltar com gosto de gás? Pode ser. Talvez vc seja um fã do Mainardi. Aí vc tá certo na sua afirmativa elogiosa sobre o trabalho da Folha e do Estadão. Desculpe enveredar por essa seara extra-futebol mas é apenas para expressar o que penso sobre jornalismo, onde nem tudo é verdadeiro. Ou então o Millor Fernandes não estaria certo ao dizer que jornalismo é oposição…o resto é armazém de secos e molhados.
Estamos falando de política ou futebol? Quando falei sobre Estadão e Folha fiz referência ao futebol. Deixando bem claro que não há proteção no sentido de sumir com assuntos negativos sobre os clubes paulistas da pauta do jornal. Com relação ao outros temas concordo contigo. E não aprovo e nem gosto do senhor Mainardi.
2 Setembro, 2008 as 2:17 pm
caro Daniel
foi feita uma pesquisa na federação cearense de futebol para ver quantos contratos deram entrada?, acho que nao foram 64, muitos vinheram para teste, e o reporter tinha a obrigação de saber, se não foram 64 a informação esta errata. S.A
Foram anunciados pela assessoria do clube 64 jogadores como CONTRATADOS. Os que fizeram testes não entram nesse grupo. O Evandro questionou apenas um nome que foi passado para nós como contratado pela assessoria do clube. Inclusive vestiu a camisa e posou para fotos, além de falar como reforço alvinegro. Não houve erro na matéria. A informação foi dada pelo próprio clube durante as apresentações de cada reforço.
2 Setembro, 2008 as 2:44 pm
Daniel Praciano,
veja este trecho do jornal O Povo:
“O bate-papo com os jogadores durou cerca de 25 minutos e foi vigiado por cinco policiais militares acionados pela administração do estádio. Logo depois, uma viatura do Comando Tático Motorizado (COTAM) chegou com mais quatro oficiais. Enquanto isso, proibida de entrar no campo, a imprensa seguia acuada em um portão abaixo das cabines de rádio. Revoltada, uma repórter reclamou: “Torcedor vem, invade, ameaça e pode entrar. Nós estamos trabalhando e ficamos de fora”.
Farias,
Se você não leu é outra coisa. Na matéria do Fortaleza está claro que houve invasão. Está no Diário, página 15 de hoje. Leia antes de falar.
2 Setembro, 2008 as 2:51 pm
Daniel, adoro o seu blog e sempre que posso deixo um comentario, como você já está acostumado a ver. Como seu adimirador gostaria de dá-lhe um conselho, Adote um clube no Estado do Ceará se eu fosse morar em definitivo em Goiás ou na Bahia por exemplo, e trabalhar no esporte adotaria um clube lá, É uma forma de respeitá-los. Me desculpe, mas acho uma grande desfeita desfeita com o nosso povo e uma arrogância você achar que o Ceará, ou o Fortaleza, ou o Ferrão, ou qualquer outro clube não merecer a sua simpatica torcida. Já pensou se só lessemos blogs do sul tristeza? Adimiro o Carlos Fred, Júlio Sales, Gomes Farias, Bemino dentre outros que com muita dignidade confessam o seu amor aos nossos tres grandes e todos eles respeitam muito os adversários e são respeitados pelos contrários. Ao contrário do Graziani que notamos como ele desfaz dos aratacas, coisa de paulista de raizes italianas. Sou Alvinegro e tenho uma grande satisfação em ouvir o Carlos Fred ou o Belmino falar carinhosamente no nome do Vozão. Lembro-me do Julio Sales fazendo uma linda campanha pelo Ceará no nordestão quando eu era apenas adolescente. Não estou te obrigando a nada mas nos respeitaria muito se definisse uma simpatia local. Reflita amigo! Sei que ainda é muito jovem, mas ainda aprenderemos muito um com o outro. Um forte abraço de seu admirador e leitor diario. Achamos que essa campanha cruel contra nossos clubes é consequencia dessa falta de amor ao pebol cearense. Não estamos pedindo que deixe o MENGÃO ele também é o meu segundo clube, e choro por ele com o mesmo amor que choro pelo Vozão, apenas achamos que merecemos também (CSC,FEC,FAC. escolha um) um pouco do seu mimo Quando um cronista confessa o seu clube ganha credibilidade na crítica e em todos os aspectos. Como posso acreditar que vou morar em Londres e não vou ter um time lá? Dificil muito dificil.
Bosco,
Gosto do Ferrão, mas não posso ser obrigado a torcer por um time. Porque raios só posso ser respeitado se vestir a camisa de um clube? Sem vesti-la já sofro todo tipo de perseguição por parte de ambas as torcidas… Não vou entrar no joguete de nenhum clube. Prefiro siguir admirando o Ferrão e torcendo pelo Mengão. Foi como comecei no futebol. Vendo o Fla, torcendo pelo time. Foi assim, não dá mais para mudar. Gosto muito do Ferroviário e sempre procuro enaltecê-lo e se fosse para torcer por um clube local seria pelo Ferroviário.
2 Setembro, 2008 as 3:02 pm
“Não vemos uma campanha magnífica do Ceará. Mas há de convir que está mais organizado e tende a ficar do 5º ao 8º.”
Vale lembrar que de nada adianta terminar em 5º ou em 16º porque não subir nem descer é nada acontecer ou seja, a mesma coisa.
Ano passado por exemplo quando o FEC TERMINOU a segunda divisão em quinto depois de ter passado o campeonato TODO DENTRO DO G4 e o quinto time do estado terminou em 16º e de nada adiantou. Então, deixemos de cantar tanta glória porque até agora nada foi feito e nem nesse grupo de acesso conseguiram entrar. Já pensou tem até carreata se entrarem nesse G4 nem que seja por uma só rodada…
Coisa de time pequeno e desacostumado a isso…
2 Setembro, 2008 as 3:39 pm
Daniel, lhe critiquei no post acima, contudo refleti com sua resposta e com sua atenção a todos do blog! Realmente parabéns pelo trabalho empregado, vejo que a matéria está repercutindo além dos limites, acho que vocês do jornal deveriam entrar num consenso com a diretria não de omição, mas de saber como poderia ficar melhor para as partes já que nenhum dos dois estão completamente certos!
Com certeza. Estou aberto para conversa. Se o Evandro quiser…
2 Setembro, 2008 as 4:56 pm
Para esse Mateus, time pequeno é aquele que passa 7 anos na Terceira Divisão e que de 1993 a 1999, ganhou 1 (um) turno, além do quem, em todos os rankings naiconais oficiais, fica atrás do Ceará Sporting. Praciano, está na hora de passar uma borracha por cima disso. Espero que as partes cheguem a um consenso. Continue com as matérias que vcs acharem pertinentes, mas não esqueçam de ser imparciais sempre. Só mais um ponto: lamento que vc torça por um time do Sudeste do país. Não consigo esquecer a forma como eles nos destratam e isso (torcer por símbolos deles) fica muito estranho pra mim. Abraços!
2 Setembro, 2008 as 5:00 pm
O COMENTÁRIO DESSE MATEUS é coisa de gente que não sabe o que diz. O cidadão dizer que o stella passou o campeonato todo no G4… (…) Que eu lembre… ele passou várias rodadas na zona! Dessa vez não escapa
2 Setembro, 2008 as 6:58 pm
Praciano, obrigado pela resposta. A paz está selada agora, espero !! Acho que o presidente está tentando fazer um Ceará novo, respeitado dentro e fora de campo. Concordo quando você diz que falta planejamento, se não fosse realmente o Lula, o Luiz Carlos e o Adilson, sei não !!!!
A participação do torcedor aqui é sempre benvinda. Mesmo quando há exageros. E a paz foi selada. O que é muito melhor para todos.
2 Setembro, 2008 as 9:15 pm
O termo “carrada” de jogadores teve sentido irônico e depreciativo, o que é uma característica da imprensa esportiva de nosso estado, em especial dos “irmãos Pontes”, do veículo de comunicação concorrente. Espero que o DN não siga por esse caminho e, em especial, meus parabéns ao Tom Barros, que faz uso do espaço com ética, respeito e imparcialidade.
No caso da matéria do Diário não foi utilizado em sentido irônico.
3 Setembro, 2008 as 11:17 am
A verdade é que a imprensa esportiva ceraense é de fazer dó … muitos se acham os Deuses da imprensa, mas não passam de “Coronéis da Crônica” que falam o que querem sem nenhuma ética ou responsabilidade. Ao passarem dos limites e alguém se revoltar, aí vêm com os libelos da liberdade e não a ditadura.
Não foi isso que aconteceu no caso específicio do fechamento das portas do Ceará para o Diário. O caso já está encerrado, aliás.
26 Outubro, 2008 as 5:18 pm
A verdade é que a imprensa esportiva ceraense é de fazer dó … muitos se acham os Deuses da imprensa, mas não passam de “Coronéis da Crônica”Só mais um ponto: lamento que vc torça por um time do Sudeste do país. Não consigo esquecer a forma como eles nos destratam e isso (torcer por símbolos deles) fica muito estranho pra mim. Abraços!