desencontrando

Busca


O dia em que a Banda cearense Arsenic ganhou o mundo – e uma vaga para o Rock in Rio

Publicado em 20/09/2011 - 15:13 por | 3 Comentários

Categorias: Sem categoria

  • Enviar para o Kindle

A Banda Arsenic

Num mesmo final de semana, a banda cearense Arsenic (@arsenicSounds) conseguiu dois êxitos de gente grande, provavelmente realizando um sonho de todos os jovens que buscam fazer sucesso um dia com sua música: uma vaga para tocar no palco principal do Festival Rock in Rio, e também emplacar uma hashtag num trending topic mundial com o nome de sua banda.
O feito começou com a competição Olha a Minha Banda, do Caldeirão do Huck, na qual a banda de Fortaleza estava participando (da qual já falamos aqui no blog) e contou com apoio maciço dos milhares de fãs que a banda já conquistou em pouco tempo de existência.
E podemos falar que também tivemos a alegria de contribuir com esse capítulo legal da música e das mídias sociais cearenses. A banda, formada por Guilherme, Ian, Thiago e Carlos (@gui13ferreira, @ianfgantunes, @cdsilveira e @thiagohcx), utiliza as mídias digitais de forma bastante inteligente, como já falamos neste post anterior.

HASHTAG #TorcidaArsenic – O convite para dar uma força nas mídias sociais veio a nós no último final de semana, ainda aguardando o resultado do concurso e como forma de movimentar a expectativa de todos os fãs do Brasil. Já havíamos ajudado na divulgação de uma hashtag anterior e dessa vez foi possível criar a ação desde o princípio. Foi quando a banda nos deu a honrosa incumbência de criar uma hashtag para o anúncio da banda campeã. Convidado pelo amigo em comum Fausto Filho (@faustopfilho), coloquei a minha agência de marketing digital, a 4Social (@4social, que é também organizadora do evento de mídias sociais chamado Desencontro, em Fortaleza) para bolar a melhor estratégia. Depois de alguma análise, decidimos que a hashtag seria #TorcidaArsenic e comecei a tentar emplacar mais um TT Brasil (para quem não sabe, já foram alguns TTs made in Ceará por nós).
No sábado, dia em que foi ao ar a final do concurso onde figurava a Arsenic e mais outras três bandas, comecei a divulgação da hashtag. Não demorou para que virasse Tendência em Fortaleza, e logo depois no Brasil. Na hora do concurso, a hashtag, já em torno de mais de 20.000 menções no Twitter, chegou ao terceiro lugar nos TTs Br. E melhor ainda, foi também TT mundial, coisa rara e digna das grandes bandas.
A comemoração foi dupla, claro, pois a Arsenic foi a ganhadora do concurso e irá representar o Ceará. Leva consigo também o fato de ter sido a primeira banda cearense a conquistar um TT mundial e nosso orgulho particular.
O monitoramento feito pela 4Social (@4social) no dia do anúncio, mostrou que foram impactadas cerca de 10 milhões de pessoas com a marca da Banda. Foram mais de 20 mil menções, apenas no Twitter, sem falar nas demais mídias sociais, como o Facebook, blogs e Youtube. A campanha, que teve também o apoio da mídia tradicional, mostra como trabalham bem as mídias que não se anulam, mas convergem de uma forma perfeita quando bem planejadas.
Parabéns à Arsenic. O Ceará e todo o Brasil estará de olho no próximo dia 30, quando veremos os garotos cearenses em ação!

Vejam o vídeo da apresentação da banda na fina do Programa Caldeirão do Luciano Huck (que na final tocou um medley de Paralamas e Ultraje a Rigor empolgante):

Tags: , , ,

Comentários


Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

teste