Busca

Moda em casa

09:17 · 01.09.2011 / atualizado às 09:38 · 01.09.2011 por

Gente, essa semana não teve coluna. Para compensar, resolvi dividir aqui com vocês os detalhes da matéria publicada hoje no Zoeira.

Para ler, clica aqui!

Sim, somos um blog e uma coluna de moda. Mas se moda também é comportamento e expressão de um estilo, a forma como você decora sua casa também pode ser moda, não é?! A matéria de hoje conta a história de quatro garotas que, após saírem da casa dos pais e se tornarem responsáveis por suas próprias contas, conseguiram dar identidade às suas casas. É uma delícia conhecer e acompanhar as ideias e as sacadas de todas, que decoraram os apês com soluções baratinhas e lindas!

Como em duas páginas do jornal não cabe tudo o que essas garotas contaram, aqui vocês poderão ver todos os detalhes dos apês e seguir as dicas. Vamos começar com a Maria Carolina Portugal.

Carol trocou Fortaleza pelo Rio de Janeiro e, após ganhar seu apartamento próprio, pôde colocar em prática tudo o que sonhou para sua casa. Pra gente, ela comentou cada detalhezinho que pode servir de inspiração para vocês!

“As estrelas eram decoração de natal, mas ficou tão bom que eu resolvi deixar. Esse cesto de arame é vendido como cesto de lixo e eu transformei em porta guarda chuva. Esse quadro foi invenção minha”

as garrafas de coca cola são usadas como porta flor. O porta controle remotos na verdade me foi vendido como porta guardanapos. A mesa de centro é um rolo de cabos de eletricidade da cia elétrica do Rio. Eu a achei jogada, no centro da cidade”

 “Meu escritorio. A mesa é um pedaço de mdf que pintei de amarelo, os pés são cavaletes que comprei numa loja de departamentos.  Todos os quadros da minha casa são fotos, gravuras que eu achei na internet e imprimi e mantive a moldura antiga pra contrastar. Detalhe para o porta recados que é uma prancheta coberta por um pedaço de tecido.garrafas de bebidas se transformaram em castiçais, banquinho e sousplat que viraram apoio para as velas. Os quadros seguem a linha estilizados”.

Além das mil ideias da Carol, outra história contada na matéria foi da Lays e da Lorena. As duas dividiram um apartamento que, infelizmente, já foi devolvido para a imbiliária.

O apartamento foi, mas as inspirações ficaram. E uma das coisas bacanas que elas comentaram foi o lema que costumam seguir: “PPPC é nosso lema! Pesquisar, projetar, plantar e colorir. Isso funciona pra qualquer caso, qualquer estilo e qualquer bolso”. E olhem só o projetinho que elas fizeram para o apê.

Simples e funcional. A partir dele, as duas colocaram a mão na massa e saíram em busca dos objetos desejados. E foram para TODO lugar mesmo: centro, messejana, lojinha de chinês, loja de roupas, antiquário… o resultado é lindo e encantador!

Para alcançar esse resultado, Lays dá a dica: “Primeiro você vai guardando idéias, depois desenha pra ver se vai ficar legal. Quando achar algo bonitinho, diferente, tem que comprar. Não pode faltar plantinhas e tem que ousar nas cores! (Até a hora da mudança foi linda com aquele monte de coisas coloridas)”.

Bom, e se a ideia é seguir a filosofia “Do it yourself”, a capa dessa edição foi a Rafa, que transformou um fogão desgastado na estrela de qualquer cozinha!

Sabe o melhor? Ela contou todo o passo a passo para quem quiser fazer em casa também!

O que comprar?

1 lixa de ferro P100 (se o fogão for maior que esse compre logo 2)
1 pote de tinta esmalte ou tinta automotiva (Comprei automotiva pelas opções de amarelo que a marca DUPONT CHRONE ofereciam)
1 rolo para tinta esmalte (espuminha cinza)
1 bandeja de mistura de tinta
1 Diluente para tinta esmalte (comprei 1,5 a granel, mas vou precisar comprar mais quando for estampar o fogão, então se for comprar come logo um tanto bom)
1 fita crepe (das boas, a que usei era ruim demais) para proteger as partes que não podem receber tinta

** Tenha jornal ou plástico para proteger o chão…o rolo sempre acumula tinta nas laterais e produz respingos inesperados

 

Passo 1: tente tirar o máximo de sujeira… gordura antiga atrapalha bastante o processo de lixamento. Lixa de ferro P100 – não precisa empregar muita forçar, e sim tem que ter paciência e ficar repetindo o processo de vai-e-vem até você ver que o brilho da tinta antiga já saiu. Tente deixar o mais homogêneo possível.

Passo 2:  A 1º demão de tinta deve ser diluída – o diluente próprio para tinta esmalte na quantidade de 10% deve ser adicionada ao recepiente que tem a quantidade de tinta. Paciência na hora de misturar, não é rapidinho e é necessário que o diluente e a tinta virem uma coisa só. Aí é só começar a pintar!

Foto: Rafa Eleutério

E, tcharam! Olhem ele aí todo lindo! Sim, ainda faltam os acabamentos e a Rafa ainda vai estampá-lo. Mas a ideia já foi lançada!

Bom, sei que o post ficou gigantesco. Mas espero que tenham gostado e tenhamos compensado a falta da coluna dessa semana! Ah, o que acham desses posts de decoração? Interessa a vocês? Contem tudo pra gente!

UPDATE:

Ah, resolvi mostrar aqui o meu projetinho também. Afinal, também sou adepta da mesma filosofia.

A tábua de passar velha virou um aparador para a sala. Tinta spray na mão e rapidinho ela ficou assim, vermelha e linda!

Aí é o cantinho dela. Ah, esses posters viraram quadros com moldura de madeira que nós mesmos fizemos. Compramos as ripas, a madeira para pregar o pôsters, cortamos, serramos e colamos com cola em spray também. Não ficou um primor, mas tem o charme da gente poder dizer: ah, foi a gente que fez!

Comentários 18

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Juliana Lousada de Queiroz

01/09/2011 as 09:0919

Tudo interessa pra gente!!! É muito legal poder ver a extensão da coluna do jornal aqui, com mais detalhes, mais fotos, e com a histórinha de vocês muito mais leve, como se estivesse contando uma novidade pra amiga na sala de casa. =)

Carolinne santos

01/09/2011 as 09:0919

Adoroooo!! mais e mais ideias pra uma futura sonhada casinha sempre são bem vindas 🙂

isa montenegro

01/02/2011 as 14:0919

Amiga que coisa linda!
Amei a matéria e amei o fogão, já fiquei com vontade de pintar e reformar tudo aqui em casa!
Um beijo!

Mauro Perbelline

01/02/2011 as 14:0919

GOSTEI BASTANTE, ELAS TEM BOM GOSTO MESMO…..

ADOREI O FOGÃO.

Marília

01/04/2011 as 16:0919

Não gostei. Dá a sensação de casa desleixada, desarrumada….

Raquel

01/05/2011 as 17:0919

Sinceramente, não gostei. Pelo título da matéria, deveriam ter sido mostradas fotos de casas realmente bonitas e arrumadas para se dar ideia. “O porta controle remoto eu comprei como porta guardanapo”. Kkkkkk, acho que minha casa é mais arrumada e olhe que não é digna de aparecer em jornal.

Gabriela Dourado

01/06/2011 as 18:0919

Aí que se mostra que gosto é realmente pessoal e que se imprime em sua casa. O apartamento das três é marcado por terem sido decorados com coisas simples, baratas, criativas e com o gostinho do “faça você mesmo”. Um bocado de gente se identificou, curtiu as ideias. Outras não gostaram. E é assim que deve ser, não é?! Mas eu proponho, Raquel e Marilia, que tal darem algumas ideias do que vocês consideram bacana para decoração, pra gente poder visualizar? Mas tem que ser nesse princípio do “faça você mesmo”, hein?! Beijoss

Gabriela Dourado

01/06/2011 as 18:0919

Ah, vale lembrar! Essa é uma matéria de comportamento, não de decoração. Nós contamos a história dessas garotas incríveis que conseguiram imprimir identidade na casa delas. E essas casas tem a cara delas, do jeitinho que elas gostam e com grande parte feita com as mãos na massa! Mas, como muita gente se identificou, não custava nada mostrar as dicas que elas deram por aqui! 😉

Rosângela Sampaio

02/07/2011 as 07:0919

Eu amei a matéria. Adorei o fogão, ficou fofo, e adorei a tábua de passar…. acho q vou copiar. continuem assim. As que criticaram as meninas um aviso, nem todos podem comprar acessórios na tok stok, viu?

alinne

02/10/2011 as 10:0919

gabi, amei demaaais quando vi essa pauta no zoeira! muito a tua cara! e adorei que saiu o apartamento lindo da tua amiga. até hoje sou louca pelo vasinho de stella artois de litro! huhuhuh!
beijo e parabéns! =*

Mônica

05/03/2011 as 15:0919

Não entendi o descontentamento… Gostar ou não dos exemplos fica por conta de cada um, mas “pelo título da matéria” ela entregou o que prometeu: exemplos de “faça você mesmo”. 🙂

Catarina

06/01/2011 as 13:0919

Pois eu achei a matéria simplesmente sensacional.
Me encantei pelo fogão. Tão fácil de fazer, né? Só um pouquinho de dedicação.. Lindo meesmo! :~

Raquel

06/06/2011 as 18:0919

Nossa, longe de mim criticar pessoalmente a dona da casa. Acontece que não conhecia esse blog, acessei a matéria somente porque na página inicial do jornal a anunciava com dizeres “dicas para você mesmo decorar seu apartamento” ou coisa parecida. E especificamente me referi à primeira casa. A idéia do fogão achei legal e, conhecendo o objetivo do blog, bem coerente. Mas, de qualquer forma, Gabriela, parabéns pelas matérias. 🙂

Gabriela Dourado

08/09/2011 as 09:0919

êba, Raquel! Obrigada!! =)

Eliza

13/12/2011 as 00:0919

Olá!!! Ameeeiii!!! Já faz algum tempo que estou querendo mudar o ‘modelito’ da minha geladeira e do meu fogão, o post está perfeitooo, amanhã mesmo irei as compras… rsrs!!!
bjkas!!!

Ana Paula Ximenes

27/10/2011 as 10:0919

Gente, matéria perfeita! Amei tudo, cada detalhe, cada configuração, tendo em vista a diversidade do público do jornal e também do blog, ela cumpriu com primor a proposta da pauta! Parabéns mesmo!

Desenroladas - Diário do Nordeste

18/08/2011 as 08:1019

[…] a 2ª edição do Moda Cor Ceará. Dando continuidade ao conceito de aliar moda e decoração (e isso vocês sabem que a gente adora), o evento lança uma nova plataforma de moda com foco no talento e mercado […]