Busca

19:32 · 20.04.2018 / atualizado às 19:34 · 20.04.2018 por

Terceira parte da galeria de fotos de tudo o que acontece na semana do design de Milão 2018. Nessa postagem, vamos mostra o que acontece nos eventos paralelos ao Salão do design, que acontecem na cidade, em bairros específicos como a Via Tortona e Distrito de Brera. Onde encontramos o melhor do design conceitual e autoral. São criações do mais puro design de profissionais de todo o mundo, e principalmente de designers milaneses que aproveitam o grande volume de turistas que vem a Milão em função do Salão design e acabam usando a cidade e seus atelies como uma grande vitrine para o mundo.

 

Pesquisa, textos e fotos: Omar de Albuquerque

 

17:31 · 19.04.2018 / atualizado às 17:31 · 19.04.2018 por

Essa semana, acontece na cidade italiana de Milão a Feiro do design e móvel de Milão, O Salone Del Mobile de Milano. A coluna + DESIGN do Diário do Nordeste e Blog + DESIGN do Diário Online se fez presente no  maior evento de design do mundo há cinquenta e sete anos, trazendo diariamente pela sua plataforma digital, todos os lançamentos de design e o que será tendência para a edição 2018 em estilo casa e office.

Hoje, trazemos estampados nas pagina da coluna, algumas pitadas do que selecionamos como destaque do salão, um evento que se renova a cada ano, nessa edição percebemos a volta da casa confortável, o design de moveis práticos, funcionais e principalmente confortáveis.

Pesquisa, textos e fotos: Omar de Albuquerque

 

19:56 · 16.04.2018 / atualizado às 19:56 · 16.04.2018 por

A Rio+design, mostra da indústria criativa carioca e brasileira, completa uma década de participação no mais importante evento mundial do design, a Semana de Design de Milão 2018.

Durante o maior e mais importante evento de design, decoração e conceito de estilo de vida do mundo, o “Salone Del Mobile de Milano”, que começa na próxima semana, mais precisamente nos dias 17 a 22 de abril, acontece um aniversário importante: a Mostra Rio+Design marca presença, pelo décimo ano consecutivo, em pleno distri to Maroncelli, entre galerias e ateliês de moda. A iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro com apoio do Sebrae-RJ. Cerca de 30 criações de 14 estúdios de design de nomes consagrados e novos talentos, irão compor o panorama da produção “Made in Rio”. São objetos de decoração, utensílios para o cotidiano fazem parte da variada seleção de peças. Guto Índio da Costa (Índio da Costa Design) apresenta a sua primeira coleção de cadeiras em madeira, exibindo a versão nesse material dos modelos Serelepe – com seu perfil dinâmico e estilo atemporal – e ICZERO1 – cheio de bossa, com encosto curvilíneo e assento delgado. Já o designer Zanini de Zanine (Studio Zanini) vai expor a poltrona e o Puff Serfa, em couro e madeira, tributo aos lendários designers Sergio Rodrigues e Ricardo Fasanello. De Carlos Alcantarino (Estúdio Alcantarino) o público vai poder apreciar a poltrona Lov, uma releitura em linguagem contemporânea das tradicionais cadeiras de balanço, realizada em madeira tauari e couro envelhecido, destinada seja a sala de estar que à varanda. isela Simas (Original Practical Design) vai surpreender com dois produtos em cortiça: a mesa de centro Dora, com suas formas arrojadas, e a não menos audaciosa luminária Congonhas, dotada de tecnologia LED com intensidade regulável e inspirada na forma das asas de um avião Boeing 737-800. Além de outros nomes como: Renata Pereira, Gustavo Falcão, Victor Mascarenhas e Luciana Borges, Leonardo Lattavo e Pedro Moog, Gustavo Bittencourt, Marta Rubio Lopez, Gustavo Martini e Ricardo Graham, fazem parte do elenco de designers expositores nessa mostra.

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque    Fotos: Comunicazione Carioca

 

10:25 · 13.04.2018 / atualizado às 10:31 · 13.04.2018 por

Essa cadeira de design futurista, será lançada durante a semana de design de Milão 2018, criada pelo escritório do ícone da arquitetura contemporânea, Zaha Hadid Architects. O móvel já tem tudo para virar um ícone do design, será executada pela empresa espanhola Nagami e estará exposta em um showroom pop-up no distrito de design de Brera. Resultados mais recentes da extensa pesquisa de Zaha Hadid arquitetura com impressão 3D e resultado do experimento de novos materiais biodegradáveis, como partículas de plástico em vez de filamentos. A cadeira é colorida de maneira ecológica, a tornando cadeiras altamente empáticas a qualquer ambiente.

Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque   Fotos: Zaha Hadid Architects

10:20 · 11.04.2018 / atualizado às 10:20 · 11.04.2018 por

A Lumi, luminária desenvolvida pela artista plástica Vivian Chachamovitz para a AMI Ateliê, é muito especial. Sabe por que? Foi produzida uma a uma no torno em argila tabaco, que tem esse aspecto mais rústico pontilhado. Passou pelo processo de esmaltação e foi queimada em alta temperatura, o que proporciona maior durabilidade à peça. Além de tudo, tem um interruptor acoplado à peça, o que é mais prático. Ideal para ser acompanhada de uma lâmpada de Filamento de Carbono. Um charme para decorar e iluminar aquele cantinho especial da casa. Pode ser produzida nas cores verde ou laranja. (www.amiatelie.com.br).

Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque    Fotos: V – M Comunicação

00:52 · 10.04.2018 / atualizado às 00:52 · 10.04.2018 por

Chega ao Brasil o conceito de “Colivign”, moradias modernas e compartilhadas com arquitetura de interiores com design assinado. O prédio em questão será construído todo em madeira certificada na cidade de São Paulo.

 A cidade de São Paulo, mais uma vez servirá de vitrine para um ícone da arquitetura contemporânea modelo para o mundo, mais precisamente na Vila Madalena, zona oeste da capital paulista, onde será construído um edifício de 13 andares todo feito de madeira certificada, sem uso de concreto ou cimento. A inovação da edificação não está só na questão do uso de materiais certificados e ecologicamente corretos e sim no uso inovador e de sua coletividade com pequenos espaços privados compartilhados com grandes áreas comum, pois a ideia não é ter vários apartamentos, mas um convívio fluído, com espaços coworking e restaurantes.

O escritório de arquitetura Triptyque assina o projeto, que será erguido em um terreno de 1.025 m² localizado na Vila Madalena e terá área total de 4.340m². Com 13 pavimentos e um conceito que prevê diversas funcionalidades. O Coliving é uma tendência de compartilhamento de moradias urbanas que crescem cada vez mais em grandes centros. Como alternativa, surge como tendência que pretende derrubar, além de paredes, a crise da falta de espaços físicos e os ideais de individualização e desperdício. Trata-se do coliving, um movimento que estimula a integração, a sustentabilidade e a colaboração conciliados a custos reduzidos. A ideia de se pagar uma área comum de uma casa como um grande living, um espaço gourmet ou mesmo home theater que em geral são usados de vez em quando, onerando em compras ou alugueis de espaços ou até mesmo em taxas de condomínio e impostos municipais desnecessariamente, se essas áreas podem ser compartilhadas por um condomínio no modelo Colinving, sem onerar maiores custos aos seus usuários.

O que diferencia o coliving, em relação a outras experiências como repúblicas ou até mesmo asilos, segundo seu manifesto, são os conceitos de Comunidade em harmonia com a individualidade, a aproximação de pessoas e troca de experiências, entre outros.

Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque   Fotos: cemporcentodesign.com.br

 

10:44 · 09.04.2018 / atualizado às 10:44 · 09.04.2018 por

As Antas são antigos monumentos de pedra do período neolítico. Essas estruturas únicas, fez que seus criadores embarcassem em viagem no tempo para o período neolítico irlandês que serviram de inspiração para se chegar ao design absoluto do console e mesa Ardara com suas formas fluidas e aredondadas. O móvel multiuso tem seu acabamento feito manualmente em folhas de ouro com um verniz brilhante, dando a impressão de serem peças esculpidas em ouro maciço feito toque de midas. Esta moderna luxuosa mesa de console de desenho clean e único faz parte de uma exclusiva coleção da europeia Brabbu, e dará um toque rico a qualquer design de interiores.

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque       Fotos:  Brabbu Studio

 

10:07 · 06.04.2018 / atualizado às 10:07 · 06.04.2018 por

A obra “Cidade em Festa”, tríptico do artista cearense Antônio Bandeira (1922–1967), retornou à coleção do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). O painel passou por um minucioso processo de restauro, que se estendeu por oito meses. A iniciativa foi apoiada pela galeria Almeida e Dale, parceira da Federal do Ceará (UFC). A restauração foi realizada pela especialista Denise Guiglemeti e Wallace Alonso Guiglemeti. Cidade em Festa é um óleo sobre tela de 1961, que possui grandes proporções: são mais de 5 metros de largura e 2 metros de altura. O painel ganhou reforço de um tecido sintético, colado em seu verso, mantendo a transparência da assinatura do artista. O chassi de madeira foi substituído por um de alumínio, mais resistente.

Pesquisa  e texto: Omar de Albuquerque          Fotos: a4&holofote comunicação

09:58 · 05.04.2018 / atualizado às 09:58 · 05.04.2018 por

Inspirada no oceano e sua diversidade, a designer Calu Fontes assina uma nova coleção de produtos com a sua marca. O mar é símbolo de movimento, dinâmica de vida e mostra na diversidade de seu universo. Com base nisso, a artista desenvolveu objetos de decoração brincando com o grafismo, já característico de seu trabalho, e a pluralidade de cores e espécies que compõem o oceano.  Dentre os itens, estão louças que podem colorir tanto mesas como paredes, objetos para o banheiro e artigos para cozinha. As ilustrações são inspiradas no mar da Bahia, onde a artista traz suas lembranças de infância. Foi onde teve seu primeiro contato com os elementos marinhos que nadam sobre as camadas de tintas e esmaltes.

Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque   fotos: MktMix Assessoria de Comunicação

 

10:48 · 04.04.2018 / atualizado às 10:48 · 04.04.2018 por

Filo, o banco icônico da All +, comemora seu 10º aniversário e ainda é um produto contemporâneo e versátil, perfeito para todas as necessidades tanto em áreas externas quanto em ambientes internos.  O banco filo é um conceito concebido para fornecer uma solução simples e elegante aos requisitos de assentos de trânsito ou áreas de espera. A força de sua estrutura de aço já incorpora o peso leve do alumínio usado para o assento e o encosto oferecendo infinitas possibilidades de personalização graças aos seus revestimentos laminados coberturas de almofada para exteriores ou espaços internos.

Pesquisa e texto Omar de Albuquerque  Fotos: MailUp