Busca

00:41 · 21.08.2018 / atualizado às 00:41 · 21.08.2018 por

A cidade de Fortaleza recebe, pela primeira vez, uma exposição com as peças mais emblemáticas da dupla de designers, Humberto e Fernando Campana, mais conhecidos como os irmãos Campanas.

O Estúdio Campana, Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, se tornou famoso por todo o mundo, por criações intrigantes de peças de design de mobiliário – como as poltronas Vermelha e Favela, e também, por terem se destacado nas áreas de Design de Interiores, Arquitetura, Paisagismo, Cenografia, Moda, entre outras. O trabalho dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa; tornando preciosos os materiais do dia a dia, menos nobres ou comuns, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras – as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples. A exposição, que abriu no último dia 16 de agosto com a presença dos artistas, apresenta uma seleção primorosa, com 33 peças e uma montagem ousada e divertida.

Segundo Max Perlingeiro, diretor da Multiarte e curador da mostra “eleger as obras para compor a exposição foi o grande desafio – seriam necessários muitos metros quadrados mais, para abrigar a primeira seleção. Por fim, optamos por um “concerto de câmara”, mas não tão silencioso, porque todos os espaços disponíveis da Galeria serão contemplados: do estacionamento ao jardim. Nos últimos anos, os Campana exploraram o cobogó em seus mobiliários e, posteriormente, em projetos de arquitetura. Elemento totalmente brasileiro, o cobogó pode ser utilizado em diferentes escalas e contextos, valorizando, principalmente, a difusão de luz e passagem de ar. Um dos trabalhos mais impressionantes desta mostra seja permanente. Fernando e Humberto criaram para a Galeria Multiarte uma fachada-objeto-design com a conjugação de 1304 cobogós “Mão”. Além de suas notórias criações de design o público terá a oportunidade de conhecer os processos artísticos dos Campana em desenhos, pinturas, esculturas e fotografias.

 

SERVIÇO

Exposição Irmãos Campana

Galeria Multiarte

Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota, Fortaleza, Ceará

Período da Exposição: de 17 de agosto a 29 de setembro de 2018 / De segunda à sexta-feira das 10 às 19 horas.

 

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque   Fotos: Galeria Multiarte

01:19 · 20.08.2018 / atualizado às 01:19 · 20.08.2018 por

A Coleção de Mesa Posta Aquarelle, conta com seis linhas, em Cerâmica, 100% ‘Made in Brazil’, traz nas suas estampas exclusivas, dentre outras referências, formas geométricas, florais e o porcelain print. Grafismos e o Porcelain Print, combinados com muito bom gosto nos itens dessa linha. A Copa&Cia está renovando seu mix de produtos, com 170 lançamentos, destaque para as Louças Aquarelle. As peças são vendidas avulsas, o que confere maior liberdade para adequação das quantidades e necessidades de cada consumidor. A estampa étnica é explorada na Linha Bossa, em estampas geométricas com riqueza de detalhes e nuances de cores. (www.lojacopaecia.com.br).

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque    Fotos: Todavia Comunicação

11:43 · 17.08.2018 / atualizado às 12:09 · 17.08.2018 por

A cidade de Fortaleza está sendo presenteada nessa última semana com grandes exposições ao nível de museus e galerias internacionais, como a exposição “Retratos da Alma Brasileira ” do Mestre Di Cavalcante, que estreia hoje na galeria Casa D’alva. A exposição traz um apanhado de importantes obras do artista plástico que junto com outros artistas como Tarsila do Amaral, idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna de 22 no Teatro Municipal de São Paulo. Di Cavalcante estampou em suas obras os traços típicos das feições dos brasileiros, retratando negros e mulatas, a flora brasileira, assim rompendo com formulas das escolas belas artes Europeias que ditavam regras no começo do século vinte.

A exposição estará aberta ao público do dia 20 de agosto a 06 de setembro de 2018 / De segunda à sexta-feira das 10 às 19 horas. Galeria Casa D’alva fica na rua João Brígido, 934 – Fortaleza -Ceará.

 

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque  Foto: Divulgação

11:00 · 16.08.2018 / atualizado às 11:30 · 16.08.2018 por

Os designers brasileiros mais famosos no mundo, Fernando e Humberto, também conhecidos como Irmãos Campanas, aterrissam em Fortaleza, trazendo na bagagem muito design e muitas histórias de vida. Os inquietos designers abrem hoje uma exposição inédita na Galeria Multiart, com direito a uma retrospectiva de seus trabalhos mais relevante, produzidos durante suas trajetórias de 35 anos de carreira. Um dos trabalhos mais impressionantes desta mostra seja permanente. Fernando e Humberto criaram para a Galeria Multiarte uma fachada-objeto-design com a conjugação de 1304 cobogós “Mão”. Além de suas notórias criações de design o público terá a oportunidade de conhecer os processos artísticos dos Campana em desenhos, pinturas, esculturas e fotografias. A Abertura do dia 16 de agosto será somente para convidados e imprensa.

A exposição estará aberta ao público do dia 17 de agosto a 29 de setembro de 2018 / De segunda à sexta-feira das 10 às 19 horas.

Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque   Foto: Galeria Multiart

10:11 · 14.08.2018 / atualizado às 10:13 · 14.08.2018 por

ArtRio 2018 apresenta as primeiras galerias selecionadas para o programa Brasil Contemporâneo. A ArtRio apresenta as primeiras galerias selecionadas para o Brasil Contemporâneo, que estreia na feira este ano. A galerias que participam do programa apresentarão projetos solo de artistas fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. A coordenação é de Bernardo Mosqueira.

Brasil Contemporâneo 2018

Amparo 60 Galeria de Arte – Recife

Artista Bárbara Wagner. Nasceu em Brasília. Vive e trabalha no Recife

Galeria de Arte Mamute – Porto Alegre

Ío – duo de artistas formado por Laura Cattani.

Aura Arte Contemporânea – São Paulo

Artista Lilian Maus – nasceu na Bahia. Vive e trabalha em Porto Alegre

Galeria Mapa – São Paulo

Artista Valdeir Maciel – nasceu em Bacabal, no Maranhão. Faleceu em 2005.

OÁ Galeria – Arte Contemporânea – Vitória

Artista Rafael Pagatini. Nasceu em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Vive e trabalha em Vitória.

RV Cultura e Arte – Salvador

Artista Pedro Marighella. Nasceu em Salvador, onde vive e trabalha.

SOMA Galeria – Curitiba

Artista Gabriele Gomes. Nasceu em Curitiba. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea – Salvador

Sem Título Arte – Fortaleza

O Brasil Contemporâneo terá 10 galerias participantes em 2018.

A criação deste novo programa possibilitará destaque para uma visão mais ampla da produção artística nacional. Entre as prioridades da ArtRio está a valorização da arte brasileira e a divulgação dos artistas nacionais entre os colecionadores e curadores.

A ArtRio é apresentada pelo Bradesco, pelo sétimo ano consecutivo, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O evento tem patrocínio de Stella Artois, apoio do site hoteis.com e apoio institucional da Valid, Bondinho Pão de Açúcar, Bacardi e Estácio. A rede Windsor será a rede de hotel oficial do evento.

ArtRio 2018 – Reconhecida como uma das mais importantes feiras internacionais de arte, a ArtRio se destaca pelos bons resultados alcançados pelos galeristas que participam no evento. Além de receber importantes colecionadores e curadores brasileiros e internacionais, a feira desenvolve um importante trabalho de estimular o crescimento de um novo público através do acesso à cultura. O evento faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. Além da presença dos nomes de forte relevância já estabelecidos no segmento, a ArtRio possui como foco também apresentar novas galerias e jovens artistas, grandes apostas para o mercado de arte, trazendo frescor e inovação à feira.

SERVIÇO: Data: 27 a 30 de setembro (quinta-feira a domingo)

Ingressos: R$ 40 / R$ 20 – Horários: Quarta a sábado – 13h às 21h

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória

www.artrio.art.br – Instagram: @ artrio.art.br

 

Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque   Fotos: FleishmanHillard Brasil

08:54 · 13.08.2018 / atualizado às 08:54 · 13.08.2018 por

Que homem também chora, todos nós sabemos, mas que pai também gosta de receber flores. Isso é novidade! Desde que as flores venham acompanhada de relógios, vinhos ou cervejas Premium, a reação do papai será das melhores.

Quem disse que pai não gosta de receber flores? Esse mito de que homens não recebem flores, a tempo foi desmistificado, e o dia dos pais se tornou mais florido e agradável.  O motivo é o Dia dos Pais, data em que essas flores são muito procuradas para presente. São vários os motivos enumerados para justificar a preferência, mas a unanimidade recai na facilidade no cuidado. Sendo da família das suculentas, as que armazenam água nas folhas e, por isso, exigem pouca rega. Na hora de dá flores ao um homem, a preferência é pelas variedades que exigem baixa manutenção, ou seja, que são mais fáceis de cuidar. Não por acaso, as flores da família das suculentas, que armazenam água nas folhas e, portanto, exigem pouca rega – são muito requisitados e até tornaram-se conhecidos como Flor do Papai. Não existe mais o tabu de dar flores para homens. A maioria, simplesmente, adora.

As flores apresentam cores, tamanhos e texturas diferentes e podem ser encontradas nas cores vermelha, laranja, amarela, rosa, lilás e branca, com muitas varações de nuances. Além disso, é uma das poucas plantas que se encontra com facilidade em autosserviços – como supermercados e varejões – a preços bem convidativos.

Quem ainda não se sente à vontade, ou tem dúvidas se agradará com as flores, pode testar uma combinação de presentes, incluindo um vasinho em uma cesta de café da manhã, de queijos ou de vinhos, ou mesmo junto com o presente convencional, como uma roupa, um par de sapatos, um perfume, meia, cinto, relógio ou até mesmo cervejas Premium, como as dicas de presente da Alexia Flores, vão agradar qualquer paizão.

 

Serviço: A loja Alexia Flores fica na avenida Barão de Studart 142, Fone: 32648696 – WhatsApp. @alexiafloresfortaleza

16:16 · 10.08.2018 / atualizado às 16:16 · 10.08.2018 por

O ambiente espaço das Noivas da Mostra 100% DESIGN 2018, assinado pela arquiteta Sabrina Max, traz toda atmosfera do dia espacial de uma noiva através da suavidade dos tons neutros, a elegância do dourado e a presença da cor verde, que trouxe um clima de relaxamento que o ambiente conseguiu expressar através do paisagismo permanente de parede. O clima leve se completa com uma linda banheira sobreposta da Acal Conceito e um mobiliário sofisticado e cheio de design da loja evidencia. O vestido de noiva presente no ambiente é uma criação do estilista cearense Ivanildo Nunes, que faz referência a noiva dos dias atuais romântica, mais ao mesmo tempo moderna como o ambiente se propõe. A Mostra que está no Shopping RioMar Fortaleza, se encerra no próximo domingo dia 12 de agosto.

 

 

Pesquisa  e texto: Omar de Albuquerque   Fotos: Diário do Nordeste

11:55 · 09.08.2018 / atualizado às 12:04 · 09.08.2018 por

Neste ano, o tema da mostra 100% Design é a parceria entre moda e design, para homenagear este encontro tão visual e conceitual de moda e design. No caso o objeto de inspiração foi o maior evento de moda autoral que acontece no Ceará, o Dragão Fashion Brasil. Com a intenção de promover um encontro entre o visitante e o mundo do DFB através de seu idealizador, de modo a levar as pessoas para visualizarem este encontro entre uma das maiores mostras de moda do Brasil, DFB, e uma das grandes exposições de design, 100% Design.

A entrada foi feita de tubos de papelão, com intuito de estimular a vista interna e apelo sustentável, bem como o uso destes tubos em mobiliário. A apresentação se deu por fotos representativas das 19 edições do DFB e de peças importantes que foram apresentadas ao longo desta trajetória de sucesso enquanto o visitante percorre um tapete vermelho. O ambiente leva a assinatura das arquitetas Márcia Albuquerque e Magdalena Bonfim.

Pesquisa  e texto: Omar de Albuquerque   Fotos: Diário do Nordeste

 

11:21 · 08.08.2018 / atualizado às 11:21 · 08.08.2018 por

O ambiente “Lounge Conceito” foi projetado pela arquiteta Rafaella Thomaz em parceria com a Ronega&Continuitá, inspirados pela estética do estilista cearense e principalmente, pela mulher que veste sua roupa. Um espaço para receber, mas que principalmente dê vontade de ficar, na sua concepção foi usando referências distintas que coexistam. O brutalismo dos materiais por eles mesmos, como o concreto nas paredes e na mesa de centro – desenvolvida exclusivamente para Mostra 100% DESIGN 2018. O vergalhão. A madeira, tão brasileira e tão nossa. Que se repete na ilha/cozinha gourmet em balanço – ponto alto do projeto – e na parede geométrica. E o verde, muito verde, que arremata e dá vida ao ambiente. Com espaços acda fez mais minimizados, integrando tudo, desconstruindo layout e fazendo uso de máxi móveis, como o sofá de 6 metros. Para que eles falem por si só, e os adornos sejam coadjuvantes. Para fechar, a faixa mostarda atravessando o aparador reflete a alma enérgica e objetiva dessa mulher inspiradora do elegante ambiente.

 

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque   Fotos: Diário do Nordeste

 

11:15 · 07.08.2018 / atualizado às 11:15 · 07.08.2018 por

A presença constante de obras de artes de artistas cearenses em mostra de decoração, são mais que relevantes, é um importante acesso para que o grande público visitante da Mostra tenha conhecimento da produção de arte contemporânea no Ceará.

Todo evento de design e decoração conta com a importante presenta de obras de arte em seus projetos e ambientes. Na 8ª edição da Mostra 100% Design, não seria diferente. A Mostra conta com a participação e curadoria de arte da Galeria Ópera Arte Contemporânea, sob responsabilidade de Leonardo Leal, que reuniu um grande acervo com nomes renomados, e jovens revelações das artes locais, e grandes nomes nacionais, além de reunir uma mescla de trabalhos que vão de pinturas a óleo, mistas, litogravuras, cianotipias, xilogravuras, esculturas em cerâmica, entre outros trabalhos.

Durante o processo de escolha dos trabalhos, foram realizadas diversas reuniões com os arquitetos, o que propiciou uma escolha muita assertiva das obras, possibilitando uma ampla coletânea, representada por obras em diversos suportes, que vão de uma placa de Xilogravura convertida em trabalho por Francisco de Almeida, a uma porta de bagageiro de um avião gravada e pintada por Felipe Ikehara, a uma tela sobre lona de caminhão por Henrique Viudez, uma calça jeans convertida em obra por Andréa Dall’Olio.

A Mostra conta ainda com uma exposição de obras, aonde podem ser apreciadas obras de artistas como Mario Sanders com suas obras figurativas aonde os desenhos representam uma crônica visual, Azuhli e suas obras que são verdadeiras manifestações do que ela vive e pensa, a também um conjunto de trabalhos do Trama Art Group composto por Marco Ribeiro, Nivando Bezerra e Túlio Paracampos, no qual Cianotipias sofreram intervenções de recorte e colagem,  de pintura, e desenho a nanquim, e temos os delicados trabalhos de Issac Furtado, que consegui produzir obras tão pequenas que chegam a desafiar nossos sentidos. Também estão com trabalhos expostos Gerson Ipirajá, Renato Nogueira, Rodrigo Branco, Marcos Oriá e Evelyn Tannus. Todo esse acervo de artistas plásticos cearense pode ser visto na Mostra 100% DESIGN que acontece no ShoppingRioMar Fortaleza até o dia 12 de agosto, com entrada gratuita.

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque    Fotos: Diário do Nordeste