Busca

09:58 · 17.08.2017 / atualizado às 09:58 · 17.08.2017 por

O conceito de design com edição limitada, parte do princípio que essa peça será única e exclusiva a quem a adquirir. O Design para colecionar, peças em tiragem limitada são como adquirir uma obra de arte de peça única. Já no design existe essa possibilidade de uma tiragem maior, mesmo que seja pouca, como uma obra de serigrafia.  É o caso do Banco Kansai da coleção Movimento3, criação do designer Ronald Sasson. Seu desenho de linhas geométricas e sinuosas destacam as formam e fazem uma composição visual de equilíbrio estético.

Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque    Fotos: Ronald Sasson

00:10 · 15.08.2017 / atualizado às 00:10 · 15.08.2017 por

Quando se fala sobre o design de mobiliário asiático e um dos primeiros nomes que merece destaque é do designer Kenneth Cobonpue. O designer Filipino possui em seu vasto portfólio projetos inspirados na natureza, são peças que trazem a sensação do ambiente natural dentro de casa. Formas orgânicas derivadas de plantas e animais. Como a série de suporte para plantas em forma de pássaros selvagens. Apunky captura toda a graça e fluidez da natureza em sua posição elegante e plumagem de folhagens plantas tropicais.

 

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque    Fotos: kennethcobonpue.com

00:15 · 14.08.2017 / atualizado às 00:15 · 14.08.2017 por

Obra do cearense Siegbert Franklin produzida entre 1957 -2011, foi o título dado à exposição em homenagem ao artista e seu legado artístico.

É comum uma série de associações e dúvidas surgirem quando falamos das questões ligadas aos limites e fronteiras da relação entre o design e a arte. Por este motivo, a exposição “Lúdica e Paisagem” está ancorada na ideia de que entre estes dois campos de atuação criativa existe uma linha tênue, e , que ambos, apesar das diferenças, comungam enquanto produtores de imagens. O interesse da exposição reside em expor um conjunto de trabalhos realizados

por designers e artistas que celebram o fazer artístico. Não se trata de pensar os espaços da arte e os espaços do design como temas de discussões  históricas presentes nestes campos de conhecimento distintos. Ao contrário, trata-se de notar que há analogias e pontos de interseções entre o design e a arte. Nessa mostra, arte e design se entrecruzam e se fundem. Traços, cores e formas se alinham, se entrelaçam nos relevos gráficos. Na paisagem do tempo, na memória contida aludem à corporeidade e à poesia dos movimentos.

Lúdica e Paisagem – obra do cearense Siegbert Franklin produzida entre1957 -2011, foi o título dado à exposição em homenagem ao artista que disse: “ Eu gostaria de falar sobre uma fantástica arquitetura biológica… mas seria criar limites. Enquanto homem percorro outros caminhos, imagino uma topografia fantasma cuja única lógica seria a possibilidade de nos fazer sonhar”. A exposição que tem curadoria de Cláudia Sampaio tem no seu principal intuito de apresentar ao espectador que visitam a sétima edição da Mostra 100% Design, a poética de designers que realizam incursões nas artes visuais sem a preocupação das especificidades de cada campo, mas com o único objetivo: ” de nos fazer sonhar”. Arte é um respiro profundo, um mergulho insano nas dores da vida.

Pesquisa, textos e fotos: Omar de Albuquerque

 

 

13:25 · 13.08.2017 / atualizado às 13:25 · 13.08.2017 por

Espaço receptivo, o check in e concierge do Hotel, seguindo as propostas de hotel de charme que se encontram nos principais destinos como Roma, Buenos Aires e Barcelona, hotéis boutiques intimistas e acolhedores. No espaço assinado pelo arquiteto Roberto Pamplona Junior, foi utilizado cores refrescantes de tons de verde como um oásis a receber os visitantes, muitos livros em armários fechados e estantes além de uma seleção de trabalhos e obras de arte do escritório Menu das Artes, dão uma conotação cult e intelectual ao ambiente.

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque    Fotos: Diário do Nordeste

 

09:51 · 11.08.2017 / atualizado às 09:51 · 11.08.2017 por

O conceito de Criar um café aconchegante e funcional para o hotel da Mostra 100% DESIGN 2017, foi um desafio aceito pela Designer de Interiores Luciana Brasileiro, que viu no projeto a oportunidade de homenagear, sua mãe, Núbia Brasileiro, escritora, apresentadora de TV, uma inspiração com infinitas possibilidades. O ambiente mistura de forma harmoniosa o estilo retro e industrial de forma moderna, criativa e instigante com exposição de poesias, livros e documentários de Núbia Brasileiro. A estrutura treliças de alumínio para a iluminação do espaço foi um dos pontos altos do projeto. Outro diferencial foi a diversidade de materiais utilizados, onde a bancada em utilizada na forma bruta e polida, trouxe modernidade para os revestimentos do balcão em porcelanato geométrico. No espaço ficaram expostas maquinas coloridas de Café da Três Corações.

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque   Fotos: Diário do Nordeste

11:06 · 10.08.2017 / atualizado às 11:06 · 10.08.2017 por

A Suíte de hotel de Praia da Mostra 100% DESIGN 2017, propõe levar o visitante a um passeio por uma praia sem sair do ambiente urbano do shopping onde acontece a mostra. Com elementos e adornos de decoração que remetem ao aconchego e relaxamento, o estilo foge do previsível rústico praiano e propõe o uso de elementos contemporâneo mesclado a matérias primas naturais. O banheiro integrado ao dormitório recebe destaque, dividido apenas por um biombo de onde as buganvílias, vegetação típica do litoral cearense, criam a atmosfera de veraneio. O ambiente leva a assinatura do decorador e designer Carlos Zaranza.

]

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque    Fotos: Diário do Nordeste

 

00:39 · 09.08.2017 / atualizado às 00:39 · 09.08.2017 por

Um dos ambientes mais charmoso da Mostra 100% DESIGN 2017, foi o bistrô assinado pela arquiteta Mirian Bastos. Uma mistura de estilos que vem desde ao clássico ao moderno contemporâneo. A presença do verde em forma de grandes arranjos de folhagens, assim como os revestimentos das paredes e almofadas de madeira maciça e o papel aplicado no restante da parede no mesmo tom de verde, a cor do ano de 2017. Móveis de estilo e peças de antiquário dão o toque especial ao projeto do Bistrô do Hotel design.

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque    Fotos: Diário do Nordeste

00:21 · 08.08.2017 / atualizado às 00:21 · 08.08.2017 por

O ambiente Cinema PUB design da Mostra 100% DESIGN 2017 foi criado para oferecer maior funcionalidade, o espaço oferece mais que um cinema, também lounge para pequenos eventos e recepções, onde foi pensado uma estrutura de bar com balcão de tampo de pedra, proporcionando mais uma opção de ambiente dentro do espaço. Seguindo a tendência da cor “Greenery Decor”, eleita pela Pantone a cor do ano de 2017, o ambiente é enriquecido com diversos tons da paleta verde, bem como plantas naturais, trazendo bem-estar e conectando e humanizando o ambiente à natureza. O projeto leva a assinatura do arquiteto Felipe Costa.

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque    fotos: Diário do Nordeste

 

11:46 · 07.08.2017 / atualizado às 11:46 · 07.08.2017 por

Monica Barbosa, colunista da revista CARAS e Marcelo Lima editor do caderno de decoração do Jornal estado de São paulo, faram palestra onde abordaram os temas ” Design e Mídia”, na visão dos dois profissionais ícones da mídia para o segmento de arquitetura e design no Brasil. A palestra acontece na Mostra 100% DESIGN – Shopping RioMar Fortaleza (Piso L3).

Informações:

Data: Dia 11 de agosto, as 17hs na Mostra 100% DESIGN

(Piso L3 do Shopping RioMar Fortaleza).

Valor das inscrições: R$ 100,00 – vagas limitadas (Aceitamos cartões).

Informações no local do evento ou pelo fone: 98828 4740

11:18 · 07.08.2017 / atualizado às 11:18 · 07.08.2017 por

O projeto do espaço Piano-bar da Mostra 100% DESIGN 2017 surge da Parceria das arquitetas Ana Paula Castro, Jéssica Aguiar e Lib Melo, em um espaço de 60m², onde se encontra o equilíbrio entre os estilos clássico e contemporâneo. A mesclagem se dá pelo uso de materiais, adornos e móveis que caracterizam épocas distintas, mas que dentro do mesmo ambiente, valorizam e ressaltam cada detalhe. O uso de materiais naturais e tons terrosos, como as madeiras, mármore e granito, marcam a décor. O clima aconchegante e acolhedor proporciona momentos de descontração e convívio para os seus visitantes. Logo na entrada do ambiente encontramos o ponto focal do projeto, um recanto que acolhe harmoniosamente um piano de cauda preto, que recebe destaque com o tapete persa. Para tornar a proposta mais elegante e ao mesmo tempo compor com o principal elemento, o piano preto se tornou estrela do ambiente.

Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque      Fotos: Diário do Nordeste