Busca

Design cearense na revista Gente

10:37 · 23.10.2017 / atualizado às 10:43 · 23.10.2017 por

O design cearense ganha destaque no mercado local e nacional através de criações de protótipos e participações em concursos e mostras de design pelo Brasil afora. O selo 100% DESIGN cearense se faz presente na edição da revista Gente do Diário do Nordeste.

Em mais uma edição da revista Gente, a coluna + DESIGN se fez presente trazendo o elenco de jovens talentos dos designers cearenses. Com suas criações de design com referências na nossa cultura, são peças de mobiliário e luminárias como as criações do designer Érico Gondim, que criou a mesa, a primeira mesa no mundo, que se molda ao formato de outro objeto ou espaço ou adquire múltiplas formas de acordo com a necessidade do usuário. Ela tem este nome com base no conceito da vibração que muda a forma à medida que é influenciado por novas “frequências”. Totalmente adaptável, lúdica, interativa e integrativa pois promove uma interação criativa entre homem e objeto ao gosto do usuário a forma desejada.

Banco Totó

Tentando responder à pergunta do nome do Banco Totó. Um banquinho de 4 patas supersimpático, com espírito alegre e um inegável DNA brasileiro, bem evidenciado por seu trabalho em madeira arredondada. Projetado por Eliana Braga e Rafael Studart para a Tarugo Design, o Totó é o perfeito apoio para uma poltrona ou sofá. Seu revestimento em azulejos sobre a estrutura em compensado naval, projetados pelo designer Guilherme Luigi, inspirado no movimento modernista brasileiro, complementam a sensação de familiaridade da peça, evocando nossa memória afetiva. O azulejo ainda torna o Totó resistente às intempéries, podendo ser utilizado em áreas de varanda com chuva e sol moderado.

LUMINÁRIA CURRUPIO

Já a luminária CORRUPIO foi inspirada no brinquedo popular corrupio que são feitos do reaproveitamento de tampinhas de garrafa. Este elemento foi uma referência para determinação do conceito de reforçar o uso de materiais sustentáveis sendo assim ecologicamente corretos. Materiais que tem sua inovação pelo uso do reaproveitamento de sacos plásticos descartados e de embalagens e redes de pesca confeccionados pela empresa parceira, Rato Rói.  O produto assinado pelo designer Érico Gondim, destina-se a ambientes alegres e criativos. Recentemente o produto foi selecionado para participar de uma exposição promovida pela Apex em Montreal no Canadá.

ARMÁRIO BAR JAMACARU

A execução desse projeto do Studio DP, de Denise Olinda e Pablyto Leivio, apropriou-se de alguns elementos da cultura nordestina, em especial a região do Cariri no estado do Ceará. O projeto visou desenvolver um armário bar que apresentasse em seu design uma identidade própria a partir da exploração de texturas e formas. A dualidade do mobiliário imprime em sua modelagem, o rústico e o sofisticado. Na casca do móvel a brasilidade, a parte externa do armário explora a madeira “in natura” com emprego de técnicas artesanais e uso de elementos da cultura regional nordestina, com uma imensa matriz de xilogravura são o repertório visual do armário. Já os materiais com apelo industrial compõem prateleiras, gavetas e nichos, na parte interna do móvel.

 

A revista Gente do Diário do Nordeste já está á venda em bancas e livrarias.

Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque    Fotos: Revista GENTE do Diário do Nordeste.

 

 

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *