Diário Científico

15/02/2013: asteroide com poder de destruição de uma bomba atômica vai “raspar” a Terra

Publicado em 14/02/2013 - 23:19 por | 37 Comentários

Categorias: Astrofísica, Astronomia, Evolução, Exploração Espacial

• Enviar para o Kindle

Asteroide DA14, de 47 metros de diâmetro, e 130 mil toneladas poderia destruir uma cidade inteira caso se chocasse com a Terra Imagem: R7

Bem, o mundo não vai acabar, mas se os esotéricos que fizeram um estardalhaço antes do dia 21 de dezembro do ano passado quisessem dar maior credibilidade às suas previsões apocalípticas, a melhor data seria a dessa sexta-feira.

Em 15 de fevereiro de 2013, mais precisamente às 16h24 (horário cearense), o asteroide DA14, de aproximadamente 47 metros de diâmetro e 130 mil toneladas de peso vai passar a menor distância já registrada desde que as agências espaciais começaram a acompanhar as trajetórias desses corpos celestes na vizinhança da Terra: apenas 27.700 km!

Para se ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que a Lua está quase quinze vezes mais longe e que alguns satélites de comunicação estão mais distantes do que isso. Outro detalhe é que a vel0cidade para que um foguete deixe a Terra é de cerca de 28.800 km/h. Ou seja, a distância do DA 14 para o nosso planeta será menor do que um foguete percorre em uma hora. Pior que isso, ele próprio está viajando a 30 mil km/h.

Cratera de Barringer foi formada há cerca de 50 mil anos, após impacto de asteroide com tamanho similar ao DA14 Imagem: R7

Quer mais!? Caso o DA14 sofra um desvio de trajetória e se choque com a Terra (o que a Nasa afirma não ser possível) o impacto dele contra a nossa superfície seria similar ao de uma bomba atômica como as que atingiram Hiroshima e Nagasaki, ou parecido com o do asteroide que atingiu a região russa de Tunguska (onde foram derrubadas cerca de 80 milhões de árvores), em 1908, ou ainda como a do asteroide que abriu a famosa cratera Barringer (que tem 200 metros de profundidade e 1 km de diâmetro), em Winslow, no Arizona (EUA) há 50 mil anos.

“Tem gente que ainda acha que o risco de choque de um asteroide é uma coisa de ficção científica. Mas, isto é absolutamente real. Já aconteceu no passado. A passagem deste asteroide a mais ou menos 27 mil km de distância é muito pequena. Isto deve servir para nós como um alerta”, garante o doutor em Ciências pela USP e editor-chefe da revista Scientific American Brasil, Ulisses Capozzoli.

Como a maior aproximação acontecerá durante a tarde no Ceará, não será possível observá-lo daqui, nem mesmo com telescópios. Mas mesmo nas regiões do planeta em que será noite quando o DA14 passar( com trajetória que cruzará os céus da Austrália, Ásia e leste da Europa, indo do sul para o norte), não será tão fácil observá-lo. Isso porque seu brilho terá magnitude 8 e o olho humano só capta magnitudes entre 5 e 6.

De acordo com o pesquisador cearense Valmir M. de Morais “a Nasa informou que a passagem do asteroide será transmitida em tempo real a partir das 14h (horário do Ceará,) pelos websites: http://www.nasa.gov/ntv e http://www.ustream.tv/nasajpl2 . As imagens serão disponibilizadas pela NASA por astrônomos da Austrália e da Europa”.

Um asteroide como o DA14 pode provocar destruição similar à causada por uma bomba atômica Imagem: R7

Colisão com algum asteroide vai ocorrer, só não se sabe quando

Mesmo afirmando que não há muitos riscos de ser atingida pelo DA 14, Capozolli não descarta a possibilidade de que a Terra possa ser atingida no futuro por um asteroide vindo de um ponto cego.

“A Terra está girando em torno do Sol. Suponha que você está girando em torno de um tambor, em um pátio, pode vir uma pedrada nas suas costas e você não ver direito. Este tipo de asteroide é mais difícil ainda de ser identificado. Há alguns anos atrás, um asteroide de 400 metros passou também próximo da Terra.”

“Não é aquela ideia tola do fim do mundo de 21 de dezembro de 2012. Isto aqui é real. A maior lição que a gente pode tirar é as pessoas se convenceram de que o risco de choque com um asteroide não é uma ameaça velada. Um asteroide vai se chocar com a Terra — é certo que vai acontecer. A questão é quando”, comenta o cientista.

Impactos com esses corpos celestes são muito comuns na história do planeta. Só no Brasil, há seis crateras confirmadas de quedas de asteroides.

Tiranossauro foi uma das espécies extintas pouco depois do impacto de um asteroide de 10 km de diâmetro no golfo do México Imagem: Scott Robert

Curiosidades sobre o DA 14 e os asteroides

Se explodisse no ar, o impacto do DA14 criaria uma onda de choque e ventos de 582 m/s que destruiria edifícios e casas de madeira, e entortaria estruturas de aço. Pontes e passarelas ruiriam, todas as janelas na área quebrariam, e carros e caminhões seriam arrastados e destruídos. A potência sonora da explosão chegaria a 116 dB.

Asteroides deste tamanho passam próximos da Terra a cada 40 anos, segundo estimativas da Nasa, mas impactos só acontecem a cada 1.000 ou 2.000 anos. De qualquer forma, devem existir uns 500.000 objetos semelhantes em órbita próxima da Terra (sendo que menos de 1% foram descobertos) neste momento.

O impacto mais famoso ocorreu há 65 milhões de anos. Um asteroide de 10 km de diâmetro deixou uma cratera de mais de 100km no golfo do México. Para a maioria dos paleontólogos, foi esse impacto que acelerou a extinção dos dinossauros e abriu caminho para a evolução mamífera.

A maior cratera, no entanto, está na África do Sul, e acredita-se que foi formada após o choque da Terra com um asteroide ainda maior há mais de 2 bilhões de anos.

Tags: , ,