Diário na Copa

Busca


Retirada de ingressos para a Copa do Mundo é marcada por tranquilidade no primeiro dia

Publicado em 18/04/2014 - 14:00 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle
A organização foi bastante elogiada pelos torcedores que foram retirar os ingressos. Foto: Kleber A. Gonçalves

A organização foi bastante elogiada pelos torcedores que foram retirar os ingressos. Foto: Kleber A. Gonçalves

Fã de Daniel Alves e Hulk, a advogada Liliane Freire, 29 anos, mostrou empolgação ao retirar os ingressos para a Copa do Mundo, nesta sexta-feira (16), no Centro de Eventos do Ceará, um dos Centros de Distribuição de Ingressos da Fifa no Brasil.  Com bilhetes nas mãos dos jogos de Brasil x México e Uruguai x Costa Rica, a advogada elogiou a organização para retirada dos bilhetes. ”As pessoas foram bem atenciosas  e a organização muito boa. Foi muito tranquilo retirar os ingressos, bem diferente do que aconteceu na Copa das Confederações”, ressalta a advogada.

Cearense de coração, o paulistano, Ricardo Cintra, 44, gerente comercial, garantiu na primeira etapa de vendas a entrada para as quartas de final, não satisfeito tentou mais três jogos e conseguiu. Na segunda etapa ele foi contemplado com as partidas entre Brasil x México, Alemanha x Gana e as oitavas de final. “Tenho certeza que um desses jogos que vou assistir será do campeão do mundo”, comentou o gerente comercial.

Ricardo Cintra também elogiou a organização do local. ”Como comprei no cartão, fui apenas no atendimento eletrônico, inseri o cartão ele leu os dados e o ingresso saiu. É muita facilidade”, garantiu o torcedor.

Liliane Freire mostrou confiança na Seleção Brasileira e elogiou a organização do local. Foto: Kleber A. Gonçalves

Liliane Freire mostrou confiança na Seleção Brasileira e elogiou a organização do local. Foto: Kleber A. Gonçalves

Os torcedores, que optaram por não receber os ingressos em casa, terão que ir para um dos Centros de Distribuição de Ingressos (FVTC, da sigla em inglês) organizados pela Fifa. Na Capital, fica localizado no Centro de Convenções de Fortaleza na Avenida Washington Soares nº 999, Portão E, no bairro Edson Queiroz.

De 18 a 27 de abril, os Centros de Distribuição funcionarão apenas às sextas, sábados e domingos. A partir de 02 de maio (sábado), os Centro de Ingressos passarão a funcionar 7 dias por semana, até um dia após o dia da última partida disputada na sua cidade sede.

Tags: , , , , ,

Secretário da Fifa visitará Fortaleza próxima quinta-feira

Publicado em 17/04/2014 - 17:27 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle
Foto: Divulgação / Fifa

Foto: Divulgação / Fifa

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, vai estar no Brasil junto a outras autoridades políticas a partir da próxima terça-feira (22). Ele vem à Fortaleza para visitar o Aterro da Praia de Iracema onde será realizado a Fifa Fan fest Fortaleza, evento com shows e transmissão dos jogos através de telão nos dias em que a seleção estiver jogando na cidade.

Jérôme Valquer vai se encontrar  com o secretário especial da Copa no Ceará, Ferrúcio Feitosa, e a secretária municipal da Copa, Patricia Macedo, na próxima quinta-feira (24).  Após a visita no Aterro, eles seguem para a sede da prefeitura de Fortaleza, onde participam de uma coletiva de imprensa, marcada para às 10h.

Antes disso, o representante da Fifa vai passar por São Paulo, Curitiba e Cuiabá. As visitas vão acontecer de 22 a 24 de abril. Jérôme vai fazer uma vistoria nos estádios das cidades-sede onde os jogos serão realizados.

O secretário da Fifa virá em uma comitiva formada pelo ministro do esporte, Aldo Rabelo e membros do Conselho de Administração do Comitê organizador Local (COL). Os ex-craques da seleção Bebeto e Ronaldo também estarão presentes.

Tags: , ,

Secopa nega ter recebido proposta de instalação de WiFi na Arena Castelão

Publicado em 14/04/2014 - 18:57 por | Comentar

Categorias: Arena Castelão
  • Enviar para o Kindle
Foto: Agência Vipcomm

Foto: Agência Vipcomm

Após reclamações de usuários sobre falhas no sinal da rede móvel de telefonia dentro da Arena Castelão, a Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará (Secopa-CE) negou ter recebido uma proposta formal de instalação de rede WiFi por parte das operadoras de telefonia do Estado para reforçar a capacidade de transmissão de dados.

O esclarecimento é uma resposta ao pronunciamento do Sindicato Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), que informou à Redação Web do Diário do Nordeste, em matéria publicada na última sexta-feira (11), que o pedido de instalação da rede WiFi na Arena,”não foi permitido pela administração do Castelão”.

A Secopa esclareceu que, “independente de qualquer negociação neste sentido, o ideal é reforçar a cobertura de 3G e 4G disponível na região”. O presidente da Arena Castelão, Sílvio Andrade, disse ainda que “é importante que as operadoras melhorem a operação do 3G e do 4G e ofereçam um serviço de qualidade, ao invés de tentar vender mais um serviço para os usuários”.

Falhas devem ser corrigidas em maio

O SindiTelebrasil afirmou que a cobertura do sinal dentro do estádio já foi instalada, mas “está em fase de ajustes” e que o funcionamento pleno do uso dos serviços de telefonia móvel e de banda larga pelo celular “ocorrerá a partir do mês de maio”.

Tags: , , ,

Arena Castelão segue apresentando falhas na rede de telefonia a dois meses da Copa

Publicado em 11/04/2014 - 18:41 por | Comentar

Categorias: Arena Castelão
  • Enviar para o Kindle
Foto: Natinho Rodrigues

Foto: Natinho Rodrigues

Faltando apenas dois meses para o início da Copa do Mundo, a Arena Castelão continua apresentando falhas no sinal da rede de telefonia móvel.

A reclamação dos usuários foi confirmada pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), que informou à Redação Web do Diário do Nordeste que a cobertura do sinal dentro do estádio já foi instalada, mas “está em fase de ajustes”.

A final da Copa do Nordeste entre Ceará e Sport, último jogo realizado na arena, colocou mais de 60 mil pessoas no Castelão, o maior público da história do novo estádio. Com a lotação, ficou ainda mais difícil utilizar a rede de telefonia ou acessar a internet pelo 3g dos aparelhos, segundo os torcedores.

“Frequento o Castelão desde que reinaugurou e em todos os jogos de lá pra cá o problema é o mesmo. Tenho que esperar meus amigos no lado de fora, para reunir todos, pois depois que a gente entra fica impossível realizar qualquer tipo de comunicação com o celular”, afirmou o advogado Paulo Fernandes, 27 anos.

Segundo o SindiTelebrasil, o funcionamento pleno do uso dos serviços de telefonia móvel e de banda larga pelo celular “ocorrerá a partir do mês de maio”.

O órgão disse ainda que para reforçar a capacidade de transmissão de dados, as prestadoras propuseram a instalação de rede WiFi, “o que não foi permitido pela administração do Castelão”, afirmou o Sinditelebrasil.

Sem sinal na Copa das Confederações

Os problemas na telefonia móvel e celular foram alvo de críticas  durante a Copa das Confederações, em junho do ano passado. Na Arena Castelão, a falta de sinal persistiu e os usuários reclamaram das operadoras de telefonia móvel

Tags: ,

Site de notícias internacional fala sobre caos no aeroporto de Fortaleza durante a Copa

Publicado em 09/04/2014 - 14:18 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle
Depois de toda a polêmica que ganhou projeção nacional em torno das obras do Aeroporto Pinto Martins, a Infraero admitiu problemas nas obras, conduzidas pelo consórcio CPM Novo Fortaleza. Foto: Alex Costa

Depois de toda a polêmica que ganhou projeção nacional em torno das obras do Aeroporto Pinto Martins, a Infraero admitiu problemas nas obras, conduzidas pelo consórcio CPM Novo Fortaleza. Foto: Alex Costa

O site uruguaio MercoPress publicou uma matéria na última terça-feira (8) falando sobre a situação nos aeroportos do Brasil durante a Copa. O “puxadinho” que está sendo feito no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, foi destaque na publicação.

“Como se os problemas nos estádios atrasados não fossem o suficiente, com menos de 10 semanas até o início da Copa do Mundo, o trabalho em novos terminais aeroportuários cruciais ficou aquém do esperado na maioria das doze cidades-sede brasileiras, aumentando o risco de superlotação e confusão durante o torneio”, dizia a abertura da matéria.

> Mais de 44 mil ingressos foram vendidos para a final do Nordestão
> Entorno do Castelão tem pontos de alagamento após chuva
> Chuva de 41 mm gera transtornos e alagamentos na Capital

A publicação enfatizou a expansão temporária que será feita com uma tenda em Fortaleza, que sediará seis jogos, inclusive o do Brasil contra o México.

“Durante a visita da presidente Dilma Rousseff a um aeroporto em Belo Horizonte, local de uma das semi-finais, as autoridades admitiram que a construção não seria concluído a tempo. Planos alternativos também estão sendo preparados em outras cidades”, disse o site.

EUA montarão centros de vigilância no Brasil durante Copa do Mundo

Publicado em 08/04/2014 - 21:40 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

Os Estados Unidos montarão dois centros de vigilância no Brasil durante a Copa do Mundo deste ano. Um ficará em Brasília e outro, menor, no Rio de Janeiro.

As duas unidades terão homens da CIA, o serviço de inteligência americano, e do FBI, a polícia federal. Sua missão será acompanhar a movimentação dos turistas americanos no país, assim como os atletas da seleção de futebol.

Um grupo de policiais do FBI estará junto da seleção americana em todos os treinos e jogos. A prática a ser adotada no Mundial do Brasil repete o que o país já havia feito em 2010, no Mundial de futebol da África do Sul, e em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio.

Nenhuma das outras delegações que disputarão o Mundial do Brasil está montando um esquema de segurança própria como os americanos. Mesmo com a presença dos agentes dos Estados Unidos, o governo brasileiro mantém a equipe de segurança dos atletas, formada por policiais federais e militares das Forças Armadas. O planejamento americano começou a ser feito há dois anos quando os primeiros integrantes da equipe chegaram ao país para observar as instalações para a competição.

Fonte: Folha Press

Tags: ,

Entorno do Castelão vira ‘lamaçal’ às vésperas da final da Copa do Nordeste

Publicado em 08/04/2014 - 16:16 por | Comentar

Categorias: Arena Castelão, Notícia
  • Enviar para o Kindle

O entorno da Arena Castelão, que será palco de seis importantes jogos da Copa do Mundo e que receberá a final do Copa do Nordeste na próxima quarta-feira (09), entre Ceará e Sport, está com pontos de alagamento. A chuva de 54 mm que caiu sobre Fortaleza na madrugada desta terça-feira (8) provocou a formação de um grande  lamaçal no entorno do estádio.

O principal ponto dos alagamento e de lama é a obra inacabada da rotatória que dará acesso ao estádio, que está paralisada há mais de uma semana e que tem prazo de finalização prorrogado até o fim de maio.

Procurada pelo blog, a Secretaria Extraórdinária da Copa de Fortaleza (Secopafor), através do coordenador de infraestrutura do órgão, Daniel Lustosa, disse que o alagamento se dá em decorrência da fase da obra, que ainda não está terminada. “Por conta do momento que estamos na obra, a drenagem não foi finalizada, o pavimento não foi finalizado, e fica essa água estocada. Com a obra finalizada não haverá isso”, disse.

Sobre o risco de materiais de construção servirem como armas em um possível confronto entre torcidas, o coordenador afirma haver planejamento para o problema. “Com eventos desse porte, há zelo maior,  com contenção e segregação dos espaços”, avalia.

Confira fotos do lamaçal no entorno do estádio

 

Confira vídeo do lamaçal no entorno do estádio

Tags: , ,

Pitbull divulga na íntegra música da Copa, em parceria com Claudia Leitte e Jennifer Lopez

Publicado em 08/04/2014 - 11:24 por | Comentar

  • Enviar para o Kindle

O rapper americano Pitbull divulgou na manhã desta terça-feira a íntegra da canção oficial da Copa do Mundo 2014. “We are one” (“Nós somos um”) foi composta em parceria com a brasileira Claudia Leitte e a também americana Jennifer Lopez, que participam também cantando.

 

Trechos da música já haviam vazado anteriormente, mas a música completa ainda não era totalmente conhecida. Ouça:

Tags: , , , , , ,

Em evento sobre futebol, Felipão diz que jogadores podem fazer sexo antes dos jogos do Brasil na Copa

Publicado em 07/04/2014 - 19:40 por | Comentar

Categorias: Copa do Mundo de 2014
  • Enviar para o Kindle
O técnico da seleção brasileira ainda reforçou a confiança no atacante Neymar. (Foto: Arquivo)

O técnico da seleção brasileira ainda reforçou a confiança no atacante Neymar. (Foto: Arquivo)

O técnico Luiz Felipe Scolari já deu mostras de como será o regime de concentração da seleção brasileira na Copa do Mundo que começa no dia 12 de junho. Durante a sua participação na conferência ‘Falar de Futebol‘, realizada nesta segunda-feira (7) em Lisboa, Portugal, o treinador afirmou que vai permitir que os jogadores façam até sexo antes dos jogos do Brasil no Mundial. O início do período de treinamento e concentração dos 23 convocados será 26 de maio.

“Se for sexo normal, sim. Algo equilibrado. Normalmente, o sexo normal é feito de forma equilibrada, mas tem pessoas que fazem malabarismo. Isso aí, não”, disse o treinador gaúcho, em tom de brincadeira, durante o evento.

Depois de investir R$ 15 milhões, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reinaugurou no final de março a Granja Comary, com uma série de novidades para ajudar nos momentos de folga dos atletas no decorrer da competição. Os jogadores ganharam quartos individuais, já que antes dividiam os apartamentos. Scolari ficará com a maior suíte. Os convocados também terão à disposição uma churrasqueira e uma imensa sala para receberem os familiares durante o Mundial.

Convocação final

“A lista está 95% concluída. Já falamos com alguns jogadores aqui na Europa e transmitimos uma mensagem de confiança. Tentamos tranquilizar os atletas que vão ser convocados para que possam dar agora o máximo pelo seu clube”, acrescentou Scolari. A lista final será divulgada 7 de maio.

O técnico da seleção brasileira ainda reforçou a confiança no atacante Neymar, que tem recebido críticas da imprensa espanhola por suas atuações no Barcelona.”Nós sabemos que ele é bom, um craque. No último jogo contra o Atlético de Madri, ele foi determinante uma vez mais. Ele resolve o jogo. Se for considerado o melhor do mundo é justo, porque joga muito”, apontou.

Já sobre a equipe de Portugal, na qual comandou entre 2002 e 2008, Scolari amenizou sobre a lesão e a condição física de Cristiano Ronaldo e disse acreditar que o selecionado europeu vai desempenhar um bom papel no torneio. “Vejo Portugal entre as oito ou dez seleções favoritas a vencer a Copa do Mundo”, finalizou.

Tags: , ,

Estádios da Copa do Mundo barram entrada de alimentos e ferem direito do consumidor

Publicado em 07/04/2014 - 10:52 por | 6 Comentários

  • Enviar para o Kindle
Fiscalização na Arena Castelão vem barrando entrada de alimentos (Foto: Bruno Gomes)

Fiscalização na Arena Castelão vem barrando entrada de alimentos (Foto: Bruno Gomes)

Torcedores vêm relatando nas redes sociais que tiveram alimentos ou bebidas (até mesmo água) barrados na entrada da Arena Castelão. Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em janeiro de 2014, porém, proíbe que estabelecimentos comerciais, a partir do que acontece em cinemas, barrem a entrada de produtos alimentícios.

A decisão do STJ, relatada pelo ministro Luiz Fux, diz que “a prática abusiva revela-se patente se a empresa cinematográfica permite a entrada de produtos adquiridos nas suas dependências e interdita o adquirido em outro lugar, interdição inextensível ao estabelecimento cuja venda de produtos alimentícios constituiu a essência da sua atividade comercial como os bares e restaurantes”.

Segundo o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, o entendimento da causa dos cinemas é usado para os demais estabelecimentos comerciais. “Nós utilizamos do mesmo entendimento da questão dos cinemas. O que se vende dentro do estádio, nas mesmas condições de armazenamento, não pode ser proibido na entrada”, afirmou George.

Caso o consumidor queira entrar com outros alimentos que não sejam vendidos dentro dos estabelecimentos, a empresa só pode proibir mediante justificativa plausível. “No caso dos cinemas, alimentos com forte odor podem ser proibidos, visto que é um ambiente fechado”, exemplificou o coordenador do Procon.

Um dos torcedores que se sentiu lesado foi o analista bancário, Rafael Pinheiro, que disse ter barra de cereal e chocolates barrados por seguranças no momento da revista. “Uma vez estava levando barra de cereal, e na outra minha mãe levava chocolates na bolsa dela. Eles verificam lá embaixo nas escadas e mandam a gente jogar fora”, relatou.

Já o estudante Erick Anderson disse que a segurança o barrou com um copo descartável. “No Clássico-Rei, me proibiram de entrar com um copo de água, o mesmo utilizado dentro do estádio, com justificativa que não podia entrar com alimentos e nem bebidas oriundas de fora da Arena. Já tentei entrar com biscoito, e deram a mesma justificativa”, alegou.

Arena Castelão não apresenta justificativa plausível, diz Procon

Procurada pela Redação Web, a Arena Castelão afirmou que a proibição da entrada de alimentos parte da empresa que administra o estádio, a Galvão Engenharia. Segundo a Arena, a medida visa “resguardar os torcedores e a própria empresa do ingresso de qualquer alimento estragado e/ou fora do prazo de validade”.

Para o coordenador do Procon, porém, a justificativa apresentada pela Arena Castelão não é plausível, visto que a vistoria acerca da validade dos produtos poderia ser feita na entrada, retendo apenas os alimentos vencidos.

No cardápio disponível nas arquibancadas, os torcedores podem encontrar pipoca, salgadinho de milho, hot dog, água e refrigerante. Os ambulantes ainda comercializam sorvete e iogurte. Já no setor inferior central, há uma lanchonete, onde estão disponíveis outras opções, como salgados de forno.

Líquidos armazenados em garrafas ou latas podem ser barrados, visto que a circulação de tais recipientes é proibida dentro do estádio.

Medida não é válida para jogos da Copa

Diferente dos campeonatos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que respeitam o Estatuto do Torcedor e o Código de Defesa do Consumidor, a legislação para a Copa do Mundo de 2014 respeita a Lei Geral da Copa, que veta a entrada alimentos e bebidas nos jogos.

“Não será permitida a entrada de comidas e de bebidas, com ou sem álcool, exceto alimentos para crianças e diabéticos, desde que comprovada a necessidade. As lanchonetes e bares do estádio estarão funcionando”, orienta o governo por meio do Portal da Copa.

Arena Pernambuco é outro estádio da Copa que está vetando a entrada de alimentos (Foto: Divulgação)

Arena Pernambuco é outro estádio da Copa que está vetando a entrada de alimentos (Foto: Divulgação)

Proibição também acontece em outras arenas para a Copa

Os relatos de torcedores sendo barrados com comidas e bebidas nas entradas dos estádios não se restringem à Arena Castelão. Outros palcos para a Copa do Mundo também proíbem a entrada de alimentos, como a Arena Pernambuco, em Recife, a Arena das Dunas, em Natal, e o Estádio Nacional de Brasília, apelidado de Mané Garrincha.

O estádio pernambucano para a Copa tem, inclusive, um “guia de boas práticas”, apontando o que torcedores não podem levar aos jogos. Além de alimentos, a arena também proíbe a entrada de utensílios como guarda-chuva, mochila e instrumentos musicais.

Tanto a Arena das Dunas como o Mané Garrincha alegam proibir a entrada de alimentos em virtude de os bares e lanchonetes do estádio estarem a serviço do torcedor.

Procon Fortaleza orienta os torcedores a fazerem denúncia

Segundo o Procon, o órgão só pode atuar após receber as denúncias dos consumidores. “O único caminho que encontramos é a denúncia. Assim, abriremos um processo administrativo para averiguar se a empresa está cumprindo com o Código de Defesa do Consumidor”, disse George Valentim.

A denúncia pode ser feita na sede do Procon Fortaleza, na Rua Major Facundo, 869 – Centro, ou por meio da denúncia virtual, no site do órgão.

Tags: ,

Página 1 de 5112345...102030...Última »

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999