Busca

Procurador quer esclarecimentos dos deputados sobre compra de votos

18:54 · 18.06.2018 / atualizado às 19:43 · 18.06.2018 por

Por Márcio Dornelles

Procurador Regional Eleitoral do Ceará, Anastácio Nóbrega Tahim Júnior, quer ouvir os deputados estaduais que denunciam compra de votos no Interior Foto: Fabiane de Paula

Os deputados estaduais Manoel Santana (PT) e Fernando Hugo (PP) serão chamados pelo Ministério Público Federal a prestarem esclarecimentos sobre denúncias feitas na Assembleia Legislativa do Ceará, semana passada, sobre compra de votos no Interior do Estado. Os casos serão apurados a partir das informações prestadas pelos parlamentares.

Segundo o procurador regional eleitoral, Anastácio Nóbrega Tahim Júnior, os ofícios deverão ser expedidos já na segunda-feira (18), para que os dois deputados sejam ouvidos imediatamente, entre terça e quarta-feira, “no máximo”. O dia deverá ser combinado com cada deputado.

“Temos várias apurações em andamento. E foram instauradas há algum tempo, inclusive. Então as instituições funcionam”, disse Tahim, em resposta às críticas feitas ao órgão por Fernando Hugo. O deputado citou uma suposta “omissão” do Ministério Público Eleitoral em não fiscalizar pré-candidatos que estariam adotando conduta irregular de captação de votos via influência de governos municipais, Estadual e até Federal.

Anastácio Tahim afirma que é preciso acreditar no sistema de Justiça e denunciar os fatos ilícitos de que se tem conhecimento. “A Lava Jato não teria chegado onde chegou se não fosse o instituto da delação. O Ministério Público Eleitoral precisa contar com as denúncias por parte de quem detenha conhecimento de fato dos ilícitos”, disse ao Diário do Nordeste.

Para o procurador  eleitoral, embora sejam importantes as denúncias para o trabalho de fiscalização, muitas são frágeis e dificultam o trabalho do órgão. “A fragilidade das denúncias no âmbito eleitoral é um problema crônico”, disse.

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *