Egídio Serpa

Busca


Evangelho de hoje (Lc 5, 1-11)

Publicado em 07/02/2016 - 4:32 por | Comentar

Categorias: Fé em Deus
  • Enviar para o Kindle

pescadorNaquele tempo, Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazerTiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Tags:

Evangelho de hoje (Mc 6,30-34)

Publicado em 06/02/2016 - 19:28 por | Comentar

Categorias: Fé em Deus
  • Enviar para o Kindle


Jesus é o mestreNaquele tempo,
os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

 

REFLEXÃO

um lugar para descansar  ”

Apesar de todo cansaço e da hora avançada Jesus motivava aos Seus discípulos a perceberem a necessidade daquele povo que buscava cura, libertação e paz. Assim como fez com os Seus discípulos Jesus também nos atrai a um lugar deserto para nos preparar como pastores (as) das pessoas desanimadas e sem esperança que estão ao nosso redor. Ele hoje nos leva a descansar, refrigera as nossas dores e nos consola para que também, possamos ser pastores que aliviam e que amparam as ovelhas transviadas. Ser pastor é saber dar testemunho de fé, de confiança no plano de Deus e, assim, ser luz para o irmão que também passa por necessidade.  Com Jesus nós aprendemos muitas coisas que nos são úteis, tanto para a nossa felicidade pessoal, como também, comunitária e familiar. Ele nos ensina a arte de viver melhor em qualquer circunstância enfrentando todas as dificuldades. Desse modo nós poderemos também ajudar aquelas pessoas que ainda não O conhecem e não têm ainda intimidade para ficarem a sós com Ele Hoje também, a multidão precisa de ajuda e, mesmo sem ter muita consciência, ela busca alguma coisa que possa preencher o vazio do seu coração. Somo chamados a enxergar as necessidades dessa multidão e, para isso, Jesus também nos forma.  – Você sente-se pastor (a) de alguém ou espera que alguém venha pastoreá-lo (a)? – Você tem testemunhado as suas experiências de dor para ajudar a alguém? – Jesus já o (a) levou para o deserto? –O que você tem aprendido com Jesus?

 

(Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO – www.umnovocaminho.com)

Suape perde cargas para o Porto do Pecém

Publicado em 05/02/2016 - 3:17 por | Comentar

Categorias: Infraestrutura
  • Enviar para o Kindle

pecémNão é das melhores a relação do Porto de Suape, em Pernambuco, com as empresas nacionais e internacionais de navegação marítima.

Este blog apurou que o motivo dessa desavença são as altas taxas cobradas pela direção do Terminal de Múltiplo Uso de Suape, o TMUT, que é administrado por uma empresa privada.

Agora, o detalhe: muitas cargas, que deveriam embarcar ou desembarcar por Suape, estão sendo transferidas para o Porto do Pecém (foto), cujas taxas de serviço são mais baratas.

Tags: , ,

Crise do Brasil atinge fruticultura de Portugal

Publicado em 05/02/2016 - 3:08 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle

portugalBerlim (Alemanha) – A fruticultura de Portugal está sendo diretamente prejudicada pela grave crise por que passa a economia do Brasil.

Aqui em Berlim, onde se realiza a Fruit Logistica, maior feira de frutas do mundo, este blog conversou com José Antônio Canha, diretor da  Portugal Fresh – que é a entidade semelhante à brasileira Abrafrutas, que reúne todos os produtores de frutas do País.

Ele disse que as vendas de pera portuguesa para o Brasil foram reduzidas em 20 mil toneladas.

Ele contou que, quando o dólar subiu no Brasil, os supermercados brasileiros, inclusive os de Fortaleza –  reduziram as encomendas de pera, sendo que em alguns houve até o cancelamento dos pedidos.

Canha revelou que, até abril do ano passado, a Portugal Fresh exportava 60 mil toneladas, por ano, de pera para o Brasil.

Hoje, exporta apenas 40 mil toneladas.

A fruticultura portuguesa é forte. Ela exporta anualmente, em frutas, o equivalente a 1,2 bilhão de euros, ou R$ 4 bilhões.

Tags: , ,

A agricultura que produz alimentos e empregos

Publicado em 05/02/2016 - 2:51 por | Comentar

Categorias: Agronegócio
  • Enviar para o Kindle

agriculuraA agricultura irrigada no Ceará é hoje uma grande empregadora de mão de obra (foto).

Aqui está um exemplo: apenas três empresas cearenses da fruticultura – Agrícola Famosa, Tropical Nordeste e Itaueira Agropecuária – empregam, hoje, juntas, mais de 10 mil pessoas, das quais seis mil aqui no Ceará.

Se forem acrescentadas as outras empresas que produzem frutas e as demais do setor agropecuário, esse número sobe, e sobe muito.

Os empregos que a agropecuária cearense oferece são formais, com carteira  assinada, o que garante o  cumprimento dos direitos trabalhistas.

Só na Agrícola Famosa – maior produtora e exportadora de melão do Brasil, com fazendas de produção em Icapuí e na Chapada do Apodi – trabalham oito mil pessoas, que se adequaram à tecnologia da moderna agricultura, a que produz alimentos e empregos.

Pois bem: está na hora de o governo – Federal ou Estadual – copiar o exemplo da iniciativa privada e oferecer assistência técnica ao pequeno produtor rural, principalmente para os da agricultura familiar, para que ele tenha também acesso às tecnologias que fizeram da agropecuária brasileira uma das três maiores e melhores do mundo.

Tags: , , ,

Pecém terá nova linha e Hub da Hamburg Sud

Publicado em 05/02/2016 - 2:38 por | Comentar

Categorias: Infraestrutura
  • Enviar para o Kindle

hamburgBerlim (Alemanha) – O diretor-geral no Nordeste da Hamburg Sud, gigante mundial da navegação marítima, anunciou para a diretora comercial da CearaPortos, Rebeca do Carmo Oliveira, que sua empresa pretende criar um “Hub Reef” no Porto do Pecém.

“Hub Reef” pode ser traduzido como um centro de distribuição de contêineres refrigerados, que são aqueles cofres de aço que transportam, de navio, todo tipo de mercadoria. Eles têm até 40 pés.

Além desse Hub, a Hamburg Sud também criará uma nova linha que fará escala em Pecém, mas cujo destino ainda não está decidido. Rebeca Oliveira estima que será para a Ásia.

Se for mesmo para a Ásia, os navios da Hamburg Sud transportarão os melões que o Ceará exportará para a China, cujo governo deverá retirar ainda neste semestre o embargo fitossanitário que mantém às frutas do Nordeste brasileiro.

A partir de junho, uma viagem do Pecém para a China terá sua duração reduzida em 10 dias, por causa da entrada em operação do novo Canal do Panamá, que encurtará o caminho.

Hoje, um navio leva 30 dias para ir do Pecém até a China e vice-versa.

A diretora da CearaPortos, empresa que administra Pecém, e o diretor da Hambirg Sud no Nordeste reuniram-se ontem, quinta-feira, no estande da multincional marítima na Fruit Logistica, maior feira mundial de frutas, verduras e legumes, que se encerra nesta sexta-feira, 5/02.

 

Tags: , ,

Evangelho de hoje (Mc 6,14-29)

Publicado em 05/02/2016 - 2:23 por | Comentar

Categorias: Fé em Deus
  • Enviar para o Kindle

herodíadesNaquele tempo, o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”.E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

 

REFLEXÃO

“A cabeça de João Batista”

Herodes confundia Jesus com João Batista, a quem mandara matar porque o remorso pela sua insensatez talvez lhe tirasse a capacidade de enxergar a verdade. Porque não quis escutar os conselhos de João Batista, na sua fraqueza, na sua miséria ele foi até as últimas consequências mandando decapitá-lo para sustentar uma promessa feita à filha da sua amante. Nós também confundimos a imagem de Jesus com a nossa própria imagem e medimos a Sua capacidade de acordo com a nossa fraqueza e debilidade.  Algumas vezes também nós agimos como Herodes: para sustentar a palavra empenhada nós chegamos até a mandar cortar a cabeça de pessoas, porque elas nos atrapalham. Cortar a cabeça de alguém poderá ser também, tirar a pessoa da nossa vista, cortar relações, cortar a vez, tirar as pretensões de alguém ou fazê-lo desaparecer para ficar livre. Queremos ver realizados os nossos projetos e para isso, fazemos qualquer coisa. Cometemos crimes dos quais levamos o peso na consciência, e, por isso, caímos no medo. Nós também só gostamos de escutar o que nos agrada. A Palavra de Deus que alguém nos ensina agrada ao nosso coração até o momento em que ela coincide com os nossos interesses. Quando a Palavra vem de encontro à nossa mentalidade, nós a matamos, a deixamos de lado e simplesmente a ignoramos. Sofremos, pois, as consequências e não vivemos em paz. A pessoa de Jesus ainda hoje é manipulada de acordo com os interesses e os temores. Fazemos de Jesus um fantasma a mercê da nossa imaginação. Uns, achamos que Ele veio para nos condenar por causa das nossas culpas, outros ainda achamos que Ele foi apenas um homem bom que veio aqui para nos dar bons exemplos. E a maioria de nós não confia verdadeiramente que Ele é o Filho de Deus que tem poder para nos livrar de toda e qualquer situação em que nos encontremos.   Jesus tem uma identidade própria. Ele é o nosso Salvador e ressuscitou para que tenhamos uma vida nova, coerente com a nossa dignidade de filhos e filhas de Deus. Portanto, não podemos mais nos confundir quando nos perguntarem quem Ele é.   – Quem é Jesus para você: Salvador ou algoz? – Você tem a consciência pesada por alguma cabeça que você mandou cortar? – Há alguém que atrapalha os seus planos? – O que você deseja para ele?Qual é a sua reação quando alguém lhe adverte e mostra o seu pecado? – Você acolhe de coração toda a mensagem da Palavra de Deus, mesmo quando vem de encontro ao seu modo de enxergar as coisas? O que não lhe agrada?

 

(Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO – www.umnovocaminho.com)

Tags:

Oi lidera market share da telefonia móvel

Publicado em 04/02/2016 - 2:13 por | Comentar

Categorias: Tecnologia
  • Enviar para o Kindle

oiA operadora de telefonia Oi fechou o ano de 2015 com o maior crescimento de market share do mercado brasileiro de telefonia móvel pré-paga.

A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel.

Mesmo com o cenário de desconexões de linhas móveis de todo o mercado e de redução do número de chips por usuário, a Oi encerrou o mês de dezembro de 2015 com 21,3% do total de clientes pré-pagos do país, o que representa um aumento de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior de 2014.

Outro destaque da Oi em 2015 foi o aumento do ingresso de novos clientes na tecnologia 4G.

Hoje, 7,3% dos clientes de telefonia móvel da Oi já usam essa tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade, o que significa um crescimento de 6,2% no comparativo com o ano de 2014.

Tags: , ,

Embaixadora visita estande brasileiro em Berlim

Publicado em 04/02/2016 - 2:06 por | Comentar

Categorias: Agronegócio
  • Enviar para o Kindle

embaixadoraBerlim (Alemanha) – Um dos mais destacados quadros da diplomacia brasileira, a embaixadora do Brasil na Alemanha, Maria Luiza Viotti, visitou o estande que abriga as 20 empresas brasileiras que expõem suas frutas na Fruit Logistica, maior feira mundial de frutas, legumes e verduras, que se realiza nesta capital.

Acompanhada por Aurelio Garcia Avelino, chefe do setor de promocao comercial da Embaixada (foto), ela parabenizou os empresários brasileiros pela beleza do estande da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafruta) e anunciou que está, pessoalmente, trabalhando para abrir canais de comunicação direta dos fruticultores brasileiros com as maiores redes de supermercados da Alemanha.

De acordo com a embaixadora, os supermercados alemães não gostam de intermediários, preferindo o contato direto com as empresas fornecedoras.

São essas redes supermercadistas que a embaixadora quer atrair para fazer negócios com as empresas da fruticultura brasileira, inclusive as três do Ceará que estão na Fruit Logistica – a Agrícola Famosa e a Itaueira, que produzem e exportam melão e melancia, e a Brok Fresh, que produz e exporta para a Europa banana nanica na Chapada do Apodi.

Tags: ,

Chuvas: é bom seguir orando a Deus

Publicado em 04/02/2016 - 1:53 por | Comentar

Categorias: Infraestrutura
  • Enviar para o Kindle

açudeO presidente da Funceme, Eduardo Sávio, é hoje o funcionário público do Ceará mais procurado por quem produz na agropecuária cearense – desde o grande produtor de leite ao micro plantador de feijão.

Todos o procuram para saber o que a ciência está prevendo para este ano: será um novo ano de seca, ou haverá inverno?

Este blog trocou e-mails com o presidente da Funceme.

Eduardo Sávio disse que o prognóstico permanece o mesmo, ou seja, só 10% de probabilidade de haver chuva acima da média histórica, e 65% de probabilidade de essa chuva ser outra vez abaixo da média histórica.

As chuvas de janeiro foram causadas pelos vórtices ciclônicos do Atlântico.

As chuvas do inverno no Ceará  são provocadas pela Zona de Convergência Intertropical, a ZCIT, que está um pouquinho só abaixo da linha do Equador.

A ZCIT precisará descer alguns graus a mais para trazer as chuvas do inverno.

Então, meu amigo leitor e produtor rural, temos de continuar orando a Deus, uma vez que os grandes açudes precisam de ser recarregados.

Tags: , ,

Página 1 de 2.07512345...102030...»

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

X Fechar

Desejas compartilhar o conteúdo do Diário do Nordeste?

Utilize o link da notícia ou as ferramentas presentes na página.