Busca

04:41 · 29.07.2016 / atualizado às 04:43 · 29.07.2016 por

DnpmHá uma rebelião na representação cearense do Departamento Nacional de Produção Mineral, o DNPM.

Este blog pode informar que essa rebelião tem pelo menos um motivo  importante, que é o seguinte:

O seu novo diretor regional é um engenheiro civil, ou seja, não é um geólogo, nem um engenheiro de minas, que são profissionais aptos a dirigir o departamento.

Mas não é contra essa nomeação que se rebelam os geólogos e engenheiros de minas do DNPM no Ceará.

O motivo é a maneira como isso se deu.

O cargo de diretor do DNPM no Ceará era o geólogo Ricardo Sena, considerado pelos seus colegas do DNPM um servidor moralmente sério e profissionalmente capacitado para o exercício da função.

Uma fonte do DNPM em Brasília revelou que a rebelião dos geólogos e engenheiros de minas do DNPM no Ceará é causada pela intromissão do que eles mesmos estão chamando de “o pior que a política tem”.

De acordo com a mesma fonte, são lamentáveis e reprováveis as circunstâncias que motivaram a substituição do diretor do DNPM no Ceará, onde entre os seus profissionais circula uma narrativa inacreditável.

Parece que os maus políticos cearenses consideram que a Operação Lava Jato terminará em pizza.

04:28 · 29.07.2016 / atualizado às 04:30 · 29.07.2016 por

empregoA agropecuária brasileira é uma das três maiores e mais modernas do mundo.

Se ela vai bem do ponto de vista econômica, vai melhor ainda do ponto de vista social. Eis uma prova:

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged do Ministério do Trabalho e Emprego, o Brasil perdeu, no último mês de junho, 531.765 postos de trabalho nos diferentes setores da atividade econômica.

Mas, em compensação, o Brasil ganhou no setor da agropecuária 38.630 novos empregos formais, isto é, com carteira assinada.

Como se vê, é o setor primário, com sua produção e com sua crescente exportação, que, além de ampliar o mercado de trabalho em época de crise, ainda garante o superávit da balança comercial brasileira, exportando muito mais do que importando.

04:23 · 29.07.2016 / atualizado às 04:24 · 29.07.2016 por

SalvadorO blog conversou com o empresário cearense Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e o sócio majoritário da rede Pinheiro Supermercados.

Ele chegou ontem, quinta-feira, 28, em Salvador (foto), procedente de São Paulo.

Na capital paulista, Honório Pinheiro reuniu-se com o presidente da CDL Jovem Nacional, com quem tratou de mudanças na estrutura e no funcionamento dessa entidade, que reúne empresários varejistas jovens de todo o País, inclusive do Ceará.

Na capital baiana, Honório Pinheiro reúne-se nesta sexta-feira, 29, com seus colegas da Câmara de Dirigentes Lojistas e da Federação Bahiana de CDLs, com os quais tratará, mais uma vez, da realização da Convenção Nacional do Comércio Lojista, que se realizará em Salvador de 1 a 4 quatro de setembro próximo.

De acordo com Honório, essa deverá ser a maior convenção da história do comércio lojista, reunindo mais de cinco mil empresários varejistas de todo o País.

Do Ceará, irá uma caravana de mais de mil lojistas.

04:15 · 29.07.2016 / atualizado às 04:16 · 29.07.2016 por

RessurreiçãoNaquele tempo, muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão.20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

12:39 · 28.07.2016 / atualizado às 12:41 · 28.07.2016 por

arcoJá foi aprovada pela Comissão do Orçamento da Câmara dos Deputados a emenda que inclui na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, adotação de CR$ 510 milhões para a execução do projeto de construção do Arco Metropolitano, a primeira autoestrada do Ceará que ligará a BR-116, em Pacaus, até o Porto do Pecém.

Essa autoestrada, que não terá qualquer cruzamento, mas um conjunto de viadutos para cruzar as rodovias federais e estaduais ao longo do seu caminho,  terá 100 quilômetros de extensão.

O projeto executivo do Arco Metropolitano está pronto há um ano e foi elaborado pelo governo do Ceará.

Agora, resta esperar pela aprovação do Orçamento da União para 2017 e, depois, torcer para que o presidente, seja ele Michel Temer ou Dilma Rousseff, libere a verba.

12:33 · 28.07.2016 / atualizado às 12:36 · 28.07.2016 por

brDesde 2013, quando começou a Operação Lava Jato, a Petrobras – que foi a maior empresa brasileira – já demitiu 170 mil funcionários, entre terceirizados e do seu próprio quadro.

Pois bem: mesmo já tendo demitido tanta gente, a Petrobras ainda tem, neste momento de crise, um contingente de 276 mil empregados, dos quais apenas 70 mil integram o seu próprio quadro de servidores.

A atual diretoria da Petrobras, presidida pelo economista Pedro Parente, promoverá, nas próximas semanas, um programa de demissão voluntária na BR Distribuidora, empresa do sistema Petrobras que será vendida.

A prioridade da Petrobras, agora, é reduzir sua dívida de R$ 450 bilhões e focar na exploração do petróleo na camada pré-sal.

Refinaria no Ceará, nem pensar.

12:30 · 28.07.2016 / atualizado às 12:31 · 28.07.2016 por

racionamento de águaO governador do Ceará, Camilo Santana, disse segunda-feira, 25, ao anunciar as medidas para garantir água às populações do Estado, que fará tudo o que estiver a seu alcance para evitar o racionamento de água à Região Metropolitana Fortaleza.

Do meu ponto de vista e do ponto de vista de empresários da agropecuária, Camilo Santana errou na construção da frase, que estaria correta se ele tivesse garantido a oferta de água à população, isto é, se ele tivesse anunciado que o racionamento será necessário para que não falte água na capital cearense e na sua Região Metropolitana.

Ora, diante do inevitável – e o racionamento será inevitável em agosto ou em setembro, ou em outubro – o aconselhável seria relaxar e tomar as medidas corretas.

E a medida mais correta neste momento de dificuldade de oferta de água é promover um racionamento na Região Metropolitana de Fortaleza, tendo em vista que o volume de água dos açudes e Orós se reduz em alta velocidade.

12:25 · 28.07.2016 / atualizado às 12:27 · 28.07.2016 por

Vila OlímpicaDiante do está acontecendo no Rio de Janeiro, onde todo dia surgem, e repercutem na imprensa mundial, denúncias sobre a qualidade das obras da Vila Olímpica (foto) e a poluição da Baía de Guanabara, 0nde serão disputadas as provas do iatismo e da natação oceânica, os brasileiros, envergonhados com tanta irresponsabilidade, chegam à conclusão de que são os políticos, com as exceções que confirmam a regra, a causa de tanta corrupção e de tanta incompetência.

Faz mais de 8 anos que o Governo brasileiro, na época comandado pelo presidente Lula, recebeu a tarefa de organizar os Jogos Olímpicos Rio-2016.

Foi tempo suficiente para fazer o melhor e o mais barato.

Pois bem: mais de oito anos se passaram e, agora, a oito dias da abertura da Olimpíada, o mundo se espanta diante da irresponsabilidade brasileira, que não foi capaz de cumprir o que prometera, e entre o que foi prometido está a despoluição da Baía de Guanabara.

Agora, o que a imprensa mundial mostra é a incompetência da gestão da elite política brasileira, mais uma vez.

Torçamos para que, daqui para a frente, a Olimpíada, nas quadras, nas piscinas, nos campos, no mar e nas pistas, seja um sucesso.

12:13 · 28.07.2016 / atualizado às 12:20 · 28.07.2016 por

peixinhosNaquele tempo, disse Jesus à multidão: “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

05:29 · 27.07.2016 / atualizado às 05:31 · 27.07.2016 por

HypéridesO ex-secretário de Recursos Hídricos do Governo do Estado, engenheiro e empresário Hypérides Macedo (foto), que é o idealizador do plano estadual de recursos hídricos, pede licença para dar suas opiniões a respeito da crise de oferta de água pela qual passa não apenas a Região Metropolitana de Fortaleza, mas também todo o sertão cearense.

Hipérides Macedo diz que o Ceará precisa, o quanto antes, de um plano para crise climática, isto é, para os anos de boas chuvas e para os anos de seca.

Na sua opinião, a questão dos recursos hídricos, aqui no Ceará, foi transformada em questão ideológica.

E explica: o consumo humano representa apenas 10% do destino final da água que o Ceará represa nos anos de chuva normais, quando os açudes são recarregados.

Nessas épocas, o Ceará guarda, em seus açudes, um oceano de 18 bilhões de m³ de água.

Assim, ainda de acordo com Hypérides Macedo, só 1,8 bilhão de m³ de água são consumidos pela população, sobrando então 16,2 bilhões de m³ para transformar o Ceará em um grande polo nacional de irrigação~para a produção de alimentos destinados aos merado interno e externo.

Mas isso só será possível, primeiro se as chuvas voltarem para recarregar os açudes; segundo se houver um plano, como sugere Hipérides Macedo.