Busca

12:23 · 27.04.2017 / atualizado às 12:26 · 27.04.2017 por

A Prefeitura Municipal de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, está abrindo um processo de licitação para a contratação de empresas que executarão os serviços de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos em suas áreas urbana, incluindo a famosa praia do Cumbuco.

Trata-se de um dos melhores e maiores contratos da área da limpeza urbana do Ceará, pelo qual brigam – do verbo brigar – as grandes empresas cearenses que atuam na área.

Pois bem: estão surgindo informações segundo as quais uma das empresas que participarão da licitação pertence a alguém ligado por laços familiares ao novo comando da política de Caucaia.

Mas essa desconfiança só será confirmada, ou não, com o passar do tempo.

Por enquanto, o que este blog pode informar é que o Tribunal de Contas dos Municípios, o TCM, está de olho nessa licitação da Prefeitura de Caucaia para impedir que se registre qualquer irregularidade.

12:19 · 27.04.2017 / atualizado às 12:21 · 27.04.2017 por

Logo mais à noite desta quinta-feira, 27, em um restaurante de Fortaleza, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, falará para empresários da indústria e da agropecuária do Ceará.

Ele desenhará o cenário da economia brasileira, focando principalmente no agronegócio, de cujo setor é hoje o mais procurado e respeitado consultor.

Roberto Rodrigues está em Fortaleza a convite do braço cearense do Lide – o Grupo de Líderes Empresariais fundado pelo empresário João Dória Júnior, que hoje é o prefeito de São Paulo.

A palestra do ex-ministro da Agricultura será mediada pelo empresário Tom Prado, coordenador do Lide Agronegócio no Ceará.

Hoje pela manhã, Roberto Rodrigues falou no Encontro das Cooperativas do Ceará, abordando o papel das cooperativas no desenvolvimento da agropecuária do País.

12:13 · 27.04.2017 / atualizado às 12:16 · 27.04.2017 por

Um dos maiores artistas brasileiras, o cearense Tom Cavalcante, principal nome do humorismo nacional, apresentar-se-á, nos próximos sábado, 29, e no domingo, 30, no Teatro RioMar de Fortaleza.

Tom Cavalcante é um fenômeno artístico.

Vejam só: todos os ingressos para os seus dois shows no RioMar estão esgotados.

E reparem que o Teatro RioMar tem 1.100 poltronas, um sistema perfeito de acústica e todo o conforto do ar condicionado. Por todas estas razões, o preço do ingresso ali custa caro.

Mesmo assim, este blog tentou comprar, via internet, dois ingressos para o show e a resposta foi “lotação esgotada”.

Tom Cavalcante surgiu para a fama nos anos 90, quando, além de apresentar-se nos programas da Rádio Verdes Mares com suas imitações, também apresentava os comícios de Tasso Jereissati e Ciro Gomes, durante os quais fazia a alegria do povo imitando os grandes cantores e políticos nacionais.

Depois, recebeu toda a atenção do inesquecível Chico Anísio que o levou para a Escolinha do Professor Raimundo, de onde partiu para o estrelato.

Seja benvindo de novo, Tom Cavalcante, ao seu torrão natal.

12:07 · 27.04.2017 / atualizado às 12:09 · 27.04.2017 por

Agora vai ficar ainda mais difícil concluir o trecho final do Canal Norte do Projeto São Francisco de Integração de Bacias.

A Justiça Federal  da Primeira Região, com sede em Brasília, suspendeu a licitação que o Ministério da Integração Nacional promoveu para escolher o consórcio de empresas que executaria os serviços.

O consórcio ganhador dessa licitação foi a liderada pela paulista Passareli, da qual fazia parte uma empresa cearense, a PPB.

O consórcio foi desclassificado pelo Ministério da Integração Nacional, que chamou o consórcio segundo colocado, liderado pela cearense Marquise. Esse consórcio  também foi desclassificado.

Aí o Ministério chamou o consórcio terceiro colocado, liderado pela Emsa, com o qual assinou contrato para a execução das obras do Canal Norte.

Mas na quarta-feira, 26, a Justiça Federal, atendendo a um recurso impetrado pelo consórcio comandado pela Passareli, a primeira colocada da licitação, mandou suspender o certame e determinou que a Procuradoria-Geral da República abra investigação sobre todo o edital de licitação.

Resumindo: como este blog tem dito e repetido aqui, as águas do rio São Francisco só chegarão ao Ceará no próximo ano de 2018, e se não faltar dinheiro e se o atual governo não cair.

11:31 · 27.04.2017 / atualizado às 11:31 · 27.04.2017 por

Resultado de imagem para aquele que acredita no Filho possui a vida eterna“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.

O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

Reflexão – “pertencemos a terra ou já somos cidadãos do céu?”

 

Neste Evangelho Jesus nos ensina a enxergar as coisas do alto e “entender” a linguagem de Deus, mostrando que Aquele que vem do alto está acima de todos porque dá testemunho do que viu e ouviu. Jesus Cristo foi o único que veio do céu e só Ele pôde dar testemunho das palavras de Deus. Para nós, portanto, o testemunho de Jesus é verdadeiro e, pelo poder do Espírito Santo que Ele nos concede, nós também podemos ver mais além das aparências e conforme os olhos de Deus. Deus nos dá Seu Espírito Santo sem medidas e Ele é quem nos esclarece as coisas santas. Tudo se torna mais simples quando paramos de raciocinar e acreditamos no que Jesus nos diz: “Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna e aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida!” Aí então, nós começaremos a “enxergar” as coisas do céu. A vida eterna começa aqui para aquele (a) que cultiva no seu coração a percepção das coisas santas, dos mistérios de Deus. Quanto mais nos aprofundarmos no conhecimento de Deus, mais nos apropriaremos das realidades do céu e começaremos a viver a vida eterna, portanto a fé em Jesus nos abre a porta do céu.  Em sintonia com o Espírito Santo nós percebemos os “sinais de Deus” que nos revelam um modo de viver diferente dos que pertencem a terra.  De acordo com o que falamos ou vivenciamos damos testemunho de que pertencemos a terra ou já somos cidadãos do céu. Quem está ligado ao céu percebe os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida e do mundo; percebe o itinerário de Deus e vê nas coisas mais incoerentes e desencontradas aonde Deus quer levá-lo, não porque entenda, mas porque confia.  Essa harmonia, porém, só acontece a partir de uma vida de oração, porque orar é estar junto de Deus e com Ele dialogar tendo no interior do coração um contato direto com o Seu pensamento.  É difícil, porém, para aqueles que não têm contato com Deus, não param para sentir o lado espiritual, por isso, só enxergam com os olhos do mundo entendendo que tudo só pode ser resolvido com o seu raciocínio e inteligência.  –  Como você encara a realidade do céu? – Você consegue perceber quando o céu se abre na sua vida? – Como você tem vivido mais: no corpo ou no espírito? – O que predomina em você: o céu ou a terra? – Pense um pouco sobre isto e peça ao Espírito Santo que revele a você os Seus mistérios.

04:39 · 26.04.2017 / atualizado às 04:40 · 26.04.2017 por

Não há nenhuma dúvida de que o Aeroporto Internacional de Fortaleza será sede de um Hub de alguma grande empresa aérea brasileira, que pode ser a Latam, ou não.

Esta certeza foi dada pelo alemão Klaus Jeshcke, diretor de projetos da Fraport, empresa que, a partir do dia 28 de julho, assumirá a administração do Aeroporto Pinto Martins.

Ele disse o seguinte na entrevista que concedeu à imprensa cearense: o aeroporto de Fortaleza está estrategicamente localizado e por isto mesmo tem todas as condições de sediar um centro de distribuição de voos nacionais e internacionais.

Ele também acrescentou: “Nós sabemos como operar um Hub”.

E sabem mesmo, porque um dos maiores Hubs do mundo, o da Lufthansa, em Frankfurt, na Alemanha, é operado exatamente pela Fraport.

Klaus Jeshcke também disse que, com a parceria com o governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, o Aeroporto Pinto Martins “será um dos maiores terminais aeroportuários do Brasil”.

Estamos todos otimistas em relação ao futuro do Aeroporto de Fortaleza, pois, afinal, ele passará a ter uma gestão eminentemente profissional e feita por uma empresa cuja expertise é elogiada em todo o mundo.

04:29 · 26.04.2017 / atualizado às 04:32 · 26.04.2017 por

O Porto do Pecém, que poderá vir a ser, no próximo ano, administrado pelo porto holandês de Roterdã, ganhará, no próximo dia 4 de maio, um novo e grande equipamento para as suas operações de carga e descarga.

Trata-se do guindaste MHC, de 4 cabos, modelo LHM 420, fabricado na Alemanha pela Liebher.

Esse guindaste, que pode movimentar cargas de até 125 toneladas, custou à empresa Tecer Terminais Portuários, que o importou, exatos R$ 14 milhões.

Com ele, o Porto do Pecém aumentará sua produtividade.

04:23 · 26.04.2017 / atualizado às 04:26 · 26.04.2017 por

Você sabia que uma das mais modernas empresas de telecomunicações do Brasil é cearense e está sediada na cidade de Pereiro (foto), no Leste do Ceara, bem pertinho da divisa com o Rio Grande do Norte?

Pois é. Trata-se da Brisanet, do empresário pereirense Roberto Nogueira, que só aos 21 anos concluiu o segundo grau, depois de ter feito um curso de eletrônica por correspondência.

A Brisanet opera hoje em 40 cidades do Nordeste, entre as quais Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grade do Norte.

Tem mais: ela fornece internet banda larga e sinal de tevê por assinatura com a última tecnologia mundial, e tudo por cabo de fibra ótica.

A vida de Roberto Nogueira e de sua empresa é desconhecida pela Federação das Indústrias do Ceará e pelo Governo do Estado, mas ela já foi tema de reportagem de grandes revistas nacionais.

A Brisanet, segundo disse ao blog o próprio Roberto Nogueira, oferece serviço de banda larga da internet e sinal de tevê mais moderno do que o de algumas das maiores operadoras de telefonia do País.

Várias empresas cearenses do agronegócio, localizadas no sertão cearense, são clientes da Brisanet e se declaram muito satisfeitas com os seus serviços.

04:17 · 26.04.2017 / atualizado às 04:18 · 26.04.2017 por

A Enel, que é a antiga Coelce, empresa que distribui energia elétrica em todo o Ceará, tomou uma decisão importante e que tem a ver com a paisagem urbana de Fortaleza e das demais cidades cearenses:

Ela proibiu, a partir de agora, que novas empresas de telecomunicação, principalmente novas operadoras de telefonia e de tevê por assinatura, usem seus postes para a instalação de qualquer tipo de cabo, seja de fibra ótica ou não.

Essa decisão chega no momento em que o cenário de Fortaleza está ficando feio por causa de tantos cabos esticados entre os postes da Enel, cujos técnicos concluíram que chegou ao limite a capacidade desses postes de sustentar tantos cabos.

Resultado: o que foi feito está feito.

Daqui para a frente, nenhum cabo a mais.

04:10 · 26.04.2017 / atualizado às 10:52 · 26.04.2017 por

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Reflexão – “Quem não se aproxima de Jesus, rejeita a luz!”

 

A fé de que Jesus veio ao mundo como a salvação de Deus para nos libertar do pecado, será a medida para nosso julgamento final. Precisamos examinar o nosso coração e refletir nas palavras de São João:  “a Luz (Jesus) veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas (o pecado)”. Com efeito, quem rejeita a Jesus está se escravizando ao pecado e quem aceita Jesus como Senhor e Salvador, acolhe a Sua Luz e naturalmente, é libertado do pecado. Jesus veio para tirar todos os homens das trevas, e, aquele (a) que despreza a Sua Luz vive nas trevas e é condenado (a) pelas suas próprias obras.  Quem não se aproxima de Jesus, rejeita a luz porque tem medo de que sejam reveladas as suas más ações, assim sendo, será condenado pelas suas próprias obras. A luz é como a verdade que esclarece e nos tira da ignorância. Ela nos dá a direção para caminharmos seguros (as). A fé em Jesus Cristo é o meio mais eficaz para que nos aproximemos da luz de Deus, pois Ele não veio ao mundo para condenar as nossas más ações, mas justamente para nos ajudar a não mais cometê-las. A salvação de Jesus implica, porém, em que o acolhamos e não o rejeitemos. Nós acolhemos a Jesus quando vivemos segundo a Sua Palavra e seguimos os Seus ensinamentos. Não nos adianta apenas dizer que cremos em Jesus, se não damos ouvido ao que Ele próprio veio nos ensinar e agimos completamente ao inverso, seguindo a cartilha do mundo que vive nas trevas. Confiando em Jesus, seguindo a Sua Luz e nos entregando às Suas sugestões, poderemos praticar as  boas ações, pelo poder do Seu Espírito Santo. A Palavra de Deus nos assegura tudo isto!  Ainda há tempo para que o mundo seja salvo, ajudemos, portanto, a iluminá-lo com a luz de Deus que recebemos no nosso Batismo. – O que você entende por “irradiar a luz de Deus”? – Como é que podemos iluminar o mundo com a Luz de Cristo? – Qual é a virtude em você que mais revela ao mundo a luz de Jesus? – Você crê em Jesus como Luz para a sua vida? – Você tem tido a coragem de ficar debaixo da Luz, embora que a sua verdade seja descoberta? – Qual seria o primeiro passo para você fazer isto?

 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO