Egídio Serpa

Busca


Camilo aposta tudo no Projeto S. Francisco

Publicado em 03/07/2015 - 12:01 por | Comentar

Categorias: Infraestrutura
  • Enviar para o Kindle

O governador Camilo Santana disse a este blogueiro que o Governo Federal já investiu, de janeiro a junho deste ano, R$ 750 milhões nas obras de implantação do Projeto São Francisco de Integração de Bacias. Projeto S. Francisco

Camilo não tem nenhuma dúvida de que o projeto São Francisco trará água para o Ceará a partir de meados do próximo ano.

Essa obra é considerada vital para o semiárido nordestino, e o Ceará já está preparado para recebe-la, pois o governo estadual tem feito a parte que lhe cabe para receber e distribuir o que virá do São Francisco.

Neste momento, o Ceará e quase todo o Nordeste enfrentam uma crise de oferta de água que se agrava à medida que o tempo for passando.

O açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza, acumula apenas 19% de sua capacidade.

Só um inverno de muita chuva poderá recarregar o Castanhão, que tem capacidade para armazenar até 6 bilhões e 500 milhões de metros cúbicos de água.

A perspectiva para 2016 não é alvissareira.

Tags: ,

Em outubro, toda a Linha do Sul do Metrofor

Publicado em 03/07/2015 - 11:58 por | Comentar

Categorias: Infraestrutura
  • Enviar para o Kindle

Metro de FortalezaNa longa conversa que este blogueiro teve, na segunda-feira passada, dia 29, com o governador Camilo Santana, ele transmitiu a informação de que, até o próximo mês de outubro, a Linha Sul do Metrofor – do centro da capital até Maracanaú – estará operando plenamente.

Isto significa que seu funcionamento será de 5 horas da manhã até a meia noite, diariamente, com trem de três em três minutos nos horários de pique.

Para isso, o Metrofor promoveu nova licitação para a compra e instalação da tecnologia de última geração que vai fazer o controle eletrônico de toda a Linha Sul, algo que ainda não acontece, razão pela qual os trens estão circulando só de 20 em 20 minutos, e no horário de 6 horas da manhã às 5 horas da tarde.

Camilo Santana também adiantou que os trabalhos de construção da Linha Leste do Metrofor, entre o Centro da Cidade e a Unifor, começarão ainda neste ano.

Tags:

Hub da TAM, um gol de Pernambuco

Publicado em 03/07/2015 - 11:52 por | Comentar

Categorias: Turismo
  • Enviar para o Kindle

O governo de Pernambuco está levando muito a sério a disputa pelo Hub da TAM, a central de distribuição de voos que ela instalará ou em Fortaleza, ou em Natal ou em Recife. TAM

Os pernambucanos, que fazem uma campanha parecida com a do governo do Ceará, estão utilizando a transmissão dos jogos da Série A do Brasileirão para divulgar Pernambuco e para sensibilizar a alta direção da TAM.

Funciona assim: todos os gandulas e todos os maqueiros que atuam nos jogos do Sport realizados no estádio da Ilha do Retiro, em Recife, se vestem com uma camisa que tem uma mensagem a respeito do Hub da TAM.

O futebol cearense não tem time na Série A, mas tem nas séries B e C, razão pela qual o governo cearense deveria fazer o mesmo para divulgar a cidade de Fortaleza e a importância do Hub da TAM para o seu desenvolvimento.

Fica aqui a sugestão.

Tags: , ,

Está paralisada a esteira de carvão do Pecém

Publicado em 03/07/2015 - 11:43 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle

Atenção! Esteira

Está paralisado, desde ontem, o funcionamento da esteira aérea transportadora de carvão mineral do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Este blogueiro apurou que a paralisação durará pelos próximos 15 dias, quando deverão estar concluídos os serviços de instalação de um ramal da mesma esteira que levará carvão mineral do cais do porto até a usina siderúrgica da CSP, em fase final de construção naquele complexo industrial e portuário.

O uso da esteira será, pois, compartilhado. Como se fará esse compartilhamento ainda não se sabe, mas ele terá de atender, em alguns dias, a usina siderúrgica e, em outros, as termelétricas Pecém I e Pecém II, que neste momento estão totalmente abastecidas de carvão mineral.

 

Tags: , ,

Indústrias enganam o consumidor

Publicado em 03/07/2015 - 11:30 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle

SorveteAlgumas indústrias de alimentos do Sul e Sudeste do País estão enganando o consumidor brasileiro – o cearense no meio.

Elas reduziram a embalagem dos seus produtos, mas mantiveram os mesmos preços.

Ou seja, para driblar o aumento dos custos de produção e a queda do consumo causada pela crise que se abate sobre a economia, essas empresas industriais recorreram a uma saída tradicional: aumentaram o preço e diminuíram o tamanho das embalagens.

Entre esses produtos estão a maionese apimentada Helmmans, o sabão em pó Omo e o desodorante Rexona Men V8 da Unilever, o sorvete da Kibon,  os sorvetes Chcolover da Nestlê e a aveia Quacker, da Pepsico.

O Ministério da Justiça já entrou na parada e multou essas empresas em mais de R$ 7,5 milhões.

Então, cuidado: quando for ao supermercado para comprar esse tipo de alimento, é preciso antes verificar o que diz a embalagem.

Tags:

Evangelho de hoje (Jo 20,24-29)

Publicado em 03/07/2015 - 11:27 por | Comentar

Categorias: Fé em Deus
  • Enviar para o Kindle

“E não sejas incrédulo, mas fiel!Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

 

REFLEXÃO

“fidelidade é consequência da fé”

Mesmo depois de tê-Lo seguido e visto os milagres que realizara quando ainda estava entre eles e, apesar do testemunho dos seus amigos, Tomé ainda não acreditara na ressurreição de Jesus  e continuava renitente. Por isso, Jesus apresentou-se diante dele para que O reconhecesse e, aí, diante da presença real de Jesus, vivo e ressuscitado, Tomé tirou do trono a sua incredulidade e rendeu-se à Sua ordem: “E não sejas incrédulo, mas fiel!”  Hoje, também, mesmo diante das evidências e dos testemunhos de outras pessoas, nós às vezes, como Tomé  duvidamos de que Jesus esteja vivo e possa fazer prodígios na nossa vida. Nós também como Tomé continuamos intransigentes e recalcitrantes no trato com os mistérios de Deus e queremos “ver para crer”. De alguma forma Jesus também olha para cada um de nós que assim procede e diz: “E não sejas incrédulo, mas fiel!”  Daí podemos deduzir que a fidelidade é uma derivação da nossa fé, ou seja, somos fiéis a Deus na medida em que acreditamos, confiamos e dependemos Dele sem necessidade de provas ou de sinais. A nossa fidelidade a Deus é do tamanho da nossa fé. Mesmo sendo perseverantes e dedicados a Deus podemos ser infiéis quando nos obstinamos em recusar alguma coisa que nos é proposto, porque ainda não compreendemos. Um dos grandes sinais de que Jesus está perto de nós, vivo e ressuscitado, é a paz que vivenciamos dentro do nosso coração, por isso, o próprio Jesus desejou-a aos seus discípulos quando os encontrou reunidos em casa. A paz de Jesus é a comprovação da Sua ação na nossa vida. Tomé precisou tocar nas feridas do Senhor e colocar a mão no seu lado, nós só precisaremos nos render à Sua presença amorosa e repetir como Tomé: “Meu Senhor e meu Deus”!   Aí então, nunca mais seremos incrédulos e cabeçudos, mas sim, bem aventurados. Porque de nós Jesus poderá também afirmar:  “Bem aventurados os que creram sem terem visto!” Somos os  mais “bem aventurados”, quando, não podendo tocá-Lo fisicamente, nem tampouco vê-Lo, como foi concedido aos discípulos, nós O experimentamos pelo dom da Fé que recebemos no nosso Batismo. O conhecimento de Deus supera toda a inteligência e racionalidade, portanto, nos deixemos ser íntimos do Senhor.  Ele se oferece a nós como confidente de nossos pensamentos e interlocutor de nossas conversas secretas. – Você se considera “incrédulo ou fiel”?- Você já teve uma experiência  íntima com Jesus Cristo? – O que mudou em você depois disso – Você costuma abrir o seu coração a Deus, falar das suas dificuldades, enfim, conversar com Ele?- Ore hoje pedindo a Jesus que lhe concede também a Sua paz e experimente levá-la a todos os lugares por onde você for.  Depois, mais tarde, antes de dormir pense se o seu dia foi diferente dos outros.

(Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO  – www.umnovocaminho.com)

Tags:

Polícia protege 1º treino do Ceará com Geninho

Publicado em 02/07/2015 - 17:37 por | Comentar

Categorias: Esporte
  • Enviar para o Kindle

ClássicoCampeão da Copa do Nordeste, com todos os méritos, o Ceará Sporting Clube – que há cinco anos ri do martírio de seu tradicional adversário, o Fortaleza – precisou de reforço policial para garantir nesta quinta-feira, 2, a segurança dos seus jogadores no primeiro treino dirigido pelo seu novo treinador, Geninho.

Instalado na penúltima posição da Série B do Brasileirão, o alvinegro corre o risco de ser rebaixado para o mesmo inferno em que está o Fortaleza há um lustro.

Ninguém quer que o Ceará desça ao fogo infernal da Série C, do qual tenta sair, até agora sem sucesso, o tricolor de aço.

Todos queremos que os dois principais times do futebol cearense cresçam e cheguem à Séria A.

 

 

Tags: , ,

Sobe receita tributária no Ceará

Publicado em 02/07/2015 - 12:46 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle

Mauro Benevides FilhoA arrecadação tributária do governo do Ceará registrou, no recente mês de junho, um aumento nominal de mais ou menos 7% em relação ao anterior mês de maio segundo informou há poucos instantes o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Benevides Filho.

De acordo com o secretário, a receita tributária de julho  deve ter experimentado uma elevação real, ou seja, descontada a inflação, de algo como 1%, ou menos, em comparação com a receita do mês anterior.

Mauro Filho lembrou que, por causa da crise na economia brasileira, a arrecadação caiu em todos os estados brasileiros, razão pela qual alguns, como o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina enfrentam problemas de atraso no pagamento do funcionalismo, o que não é o caso do Ceará, que “mantém e manterá esse pagamento em dia”.

Deus te ouça.

Tags: ,

Fortaleza segue líder do mercado imobiliário

Publicado em 02/07/2015 - 12:40 por | Comentar

Categorias: Economia
  • Enviar para o Kindle

Mercado ImobiliárioUma informação curta, mas que revela a força do mercado imobiliário e do setor da construção civil do Ceará.

Um levantamento feito pela Paulo Roberto Leardi, franquia imobiliária com atuação na região nordestina, apurou que, em Fortaleza, nos últimos 10 anos, isto é, de 2005 a 2014, foram construídos 37 mil imóveis residenciais e comerciais.

O mesmo estudo também indicou que, apesar do momento de dificuldade por que passa a economia brasileira, o mercado imobiliário de Fortaleza segue produzindo e vendendo mais do que todas as outras capitais nordestinas.

Tags:

Usina siderúrgica: sem água não há esgoto

Publicado em 02/07/2015 - 12:32 por | Comentar

Categorias: Infraestrutura
  • Enviar para o Kindle

AdutoraO governo do Ceará e a Companhia Siderúrgica do Pecém, a CSP, estão tratando de um projeto que prevê a construção de uma adutora de 70 quilômetros para levar, de Fortaleza até o Pecém, seis metros cúbicos por segundo do esgoto tratado da capital cearense, o qual é hoje despejado dentro do oceano por um emissário submarino, que parte da estação de tratamento da Cagece na Avenida Beira Mar.

Um engenheiro sanitarista, com quem este blogueiro conversou, advertiu, porém, que, para que essa adutora funcione, é preciso que haja esgoto suficiente.

E para que haja esgoto suficiente é preciso, primeiro, que haja água suficiente.

Neste momento, o açude Castanhão, que abastece Fortaleza de água, está com apenas 19% de sua capacidade total.

Se a oferta de água do Castanhão vier a ser reduzida por meio de um racionamento, haverá o risco de uma redução da produção e do tratamento do esgoto.

Ou seja, a atual crise de oferta de recursos hídricos está na seguinte situação:

Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

Tags: , , ,

Página 1 de 1.99012345...102030...»

Autores

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999

X Fechar

Desejas compartilhar o conteúdo do Diário do Nordeste?

Utilize o link da notícia ou as ferramentas presentes na página.