Busca

Melão: safra de 2016 do Ceará cairá 70%

09:54 · 28.06.2016 / atualizado às 09:56 · 28.06.2016 por

melãoMaior produtor brasileiro de melão, o Ceará terá, na safra deste ano, uma redução de 70% na sua produção.

Tudo pela absoluta falta de água nas zonas produtoras, entre as quais a Chapada do Apodi e o Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas.

A colheita da safra de melão deste ano começará no próximo mês de agosto e se estenderá até janeiro do próximo ano.

A Agrícola Famosa e a Itaueira Agropecuária, que são aas duas maiores produtoras de melão do Brasil, ambas com sede em Fortaleza, transferiram-se para o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Piauí, onde plantaram a safra de 2016 para atender contratos celebrados com grandes clientes brasileiros e com importadores dos Estados Unidos, da Europa, da Rússia e do Oriente Médio.

A Agrícola Famosa ainda produzirá alguns melões em sua fazenda de Icapuí, no Leste do Ceará, usando para isso a água de uma rede de poços profundos, mas a Itaueira mudou de endereço e nada priuzirá no Ceará neste ano.

O consumo de melão do mercado interno brasileiro está crescendo em progressão geométrica, o mesmo acontecendo com o mercado internacional, que com a recente entrada em operação do ampliado canal do Panamá, será estendido para a Ásia, principalmente para o Japão e a China.

Comentários 1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aparicio desiderio

30/07/2016 as 08:29

gostaria de saber se vai ter uma grande safra de melão entre outubro a novembro? se essa safra pode encher o mercado interno brasileiro.