Busca

A reprodução humana no Ceará

08:44 · 26.11.2007 / atualizado às 08:44 · 26.11.2007 por

Reprodução HumanaEvangelista Torquatto, médico ginecologista, atuando há 15 anos na especialidade de reprodução humana. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, da Academia Americana de de Medicina Reprodutiva e da Academia Européia de Embriologia e Reprodução Humanma.

Fábio Eugênio Magalhães Rodrigues, médico ginecologista, mestre em ginecologia pela UFC. Atua na área da reprodução humana desde 1995. É membro da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia e da Sociedade Brsileira de Reprodução Humana.

O desejo de ter filhos é uma característica inerente aos seres vivos, seja por motivos meramente biológicos como na maioria das espécies animais, seja por características sentimentais e atávicas como as dos seres humanos. Na verdade, com raras exceções, qualquer um deseja perpetuar sua espécie, deixar descendentes, e de alguma maneira neste processo se realizar mais como ser humano. Por isso a dificuldade de engravidar mexe tão profundamente com os casais.

Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, principalmente para o leigo, a reprodução na espécie humana é um processo altamente ineficiente.Explicamos melhor. A taxa de fecundidade, que seria a possibilidade da mulher engravidar a cada mês, levando em conta que esta se encontra em idade reprodutiva e o casal não está usando qualquer método contraceptivo, mesmo nos melhores casos – mulheres jovens – esta taxa é de no máximo 25%. Além disso, é extremamente dependente da idade da mulher. Ou seja, a taxa vai caindo ao longo da vida devido ao processo, inexorável, do envelhecimento dos óvulos.

Outro dado que causa espanto é este: dos embriões formados naturalmente no sistema reprodutivo feminino, cerca de 65% perdem-se até 12 semanas de gravidez. São os abortamentos espontâneos clínicos e subclínicos.

As estatísticas mundiais revelam que 15% dos casais enfrentarão alguma dificuldade reprodutiva ao longo de sua vida. É um número significativo. Alguns desses casais, mais cedo ou mais tarde, conseguirão engravidar, espontaneamente ou com tratamentos simples realizados por seus ginecologistas. Uma parcela expressiva, porém, necessitará da ajuda de um especialista em reprodução humana. E aí vem uma excelente notícia. Neste quesito, o Ceará está muito bem servido.

As principais causas de dificuldade para engravidar são os distúrbios ovulatórios e as doenças tubária nas mulheres, e as alterações de produção de espermatozóides nos homens. Na avaliação inicial, o especialista tentará descobrir a causa da infertilidade do casal, através de exames complementares, para então traçar a melhor estratégia de tratamento. Basicamente, em reprodução assistida, que pode ser definida como a terapia em que lançamos mão de métodos laboratoriais para auxiliar o tratamento dos casais, temos um método de baixa complexidade, a inseminação intra-uterina, e um de alta complexidade, a Fertilização in-vitro (também conhecida como “Bebê de Proveta”).

A inseminação é um método mais simples, em que o sêmen capacitado (preparado no intuito de aumentar sua mobilidade) é colocado através de um tubinho plástico (cateter) no interior do útero da mulher no dia e hora de sua ovulação, a qual foi induzida com medicações que aumentam a produção de óvulos e sincronizam seu amadurecimento. A partir da colocação do sêmen, tudo se processa naturalmente como em uma gravidez espontânea, devendo os espermatozóides nadarem através das trompas até encontrar e fecundar o óvulo.Por este motivo, a inseminação oferece chances de gravidez por tentativa semelhantes à taxa de fecundidade do casal esperada para a idade da mulher, ou seja, 25% nos melhores casos.

No caso da fertilização in-vitro, são vencidas, e controladas em laboratório, várias das etapas iniciais da reprodução, e desta maneira o tratamento oferece melhores chances de gravidez. Inicialmente realiza-se uma estimulação da ovulação para a produção de vários óvulos. Quando maduros, estes são captados do ovário e, em laboratório (antigamente na “proveta”, são unidos aos espermatozóides em um processo chamado fertilização. Daí o nome: fertilização in-vitro. Desta união dos gametas formam-se os embriões, que são cultivados por 2 a 3 dias em incubadoras especializadas, e então são transferidos para o interior do útero para que possam implantar e assim efetivar a gravidez. A fertilização in-vitro em condições ideais – mulheres até 35 anos, formação de bons embriões e padrão laboratorial de excelência – pode oferecer chances de gravidez de até 60% por tentativa.

Há dez anos trabalhando com Reprodução Assistida, e tendo sido a clínica responsável pelo nascimento do primeiro bebê de proveta do Ceará, a pequena Vitória em 1999, a clínica BIOS – Reprodução Humana, atualmente conta com infra-estrutura e parque tecnológico de ponta, que a colocam como uma da melhores clínicas do Brasil na especialidade, e com padrão de nível mundial. Atualmente realiza cerca de 25 casos de fertilização in-vitro por mês (300 ao ano), com excelentes taxas de sucesso (gravidez), tendo se tornado referência nacional em padrão de qualidade de clínicas de reprodução humana. Especialistas de várias partes do Brasil e do exterior têm visitado a clínica BIOS e reconhecem a excelência de suas instalações.

É preocupação constante do corpo clínico de especialistas da BIOS aliar atendimento de qualidade humana, focado no nosso principal interesse que é o casal, com tecnologia de ponta, constantemente atualizada, para que possamos oferecer a melhor estrutura em reprodução humana, no mínimo similar àquela que o casal encontraria nas melhores clínicas em nível mundial.

Comentários 846

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marina

12/10/2016 as 10:1019

Gostaria muito de ter um filho não sei o que fazer meu marido tem baixo nível de semem não sei qual é o tratamento que é pra ele fazer e quanto custa

Elienerochadefreitas

11/11/2016 as 23:0819

Gostaria de revete laqueadura

aghnes

29/12/2016 as 12:0419

Tenho 26 anos fiz uma liguei as tronpas mestruo normalmente sou saudavel e quero engravidar de novo pos eu tenho filhos mas to casada a 4 anos e meu marido nao tem filhos quero saber se e muito caro inseminação queremos muito um filho eu moro no rio grande do norte

jania maria monteiro sombra

27/10/2016 as 10:0419

quanto custa a consulta?tenho 37 anos e entrei na menopausa precoçe a mais de um ano,porém quero ter mais um filho pois só tenho um de 14 anos,mais vivo angustiada por não poder mais ser mãe pois tinha planos de um segundo filho mais infelismente em 2011 engravidei e perdi me respondam por favor,me liguem ou responda no meu gmail,obrigada desde de já

Ligia da silva

13/01/2016 as 13:0419

Agendar consulta paga?
Tenho 21 anos sou Lesbica tenho uma companheira
E gostaríamos de saber quais são as técnicas mais indicadas para eu gerar uma criança e a lei nos apara ?
Nos sobrenomes?

Ligia da silva

13/12/2016 as 12:0419

Agendar consulta paga?

Vivian

03/03/2016 as 03:0319

Tenho34 anos fiz laquiadura retirei as trompas a 11 anos tem possibilidade de regeneração das trompas e uma gravidez normal , me arrependo de ter feito a laquiadura como posso reverter isso

PALOMA JOTER

06/01/2016 as 13:0219

Boa tarde
Tenho um sonho de filhos porem meu esposo e vasectomizado ha mais de 15 anos gostaria de saber mas informacao sobre insemicao e valores vejo varias postagens em varios sites mas nao sei por onde comecar ja que esses testamentos tambem Sao bem caros
Fico aguardando resposta pra orientacao do melhor tratamento
Obrigado

Marcelina

21/10/2015 as 22:1119

Boa noite!!
Dr Fábio Eugênio, sou casada a 8anos,e nunca tomei nenhum tipo de remédio para evitar uma grávidez, já fiz todos os tipo de exames,inclusive a Histerossalpingografia, tudo normal,meu esposo fez espermograma, e segundo os dois Urologista tudo normal,gostaria de saber o custo de uma inseminação intrauterina, se podemos fazer,por favor responda….085(988306766)

Fátima

10/04/2015 as 16:1119

FIZ LAQUEADURA A 15 ANOS E GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO REVERTER? ESTOU EM UM NOVA CASAMENTO E EU E MEU ESPOSO QUEREMOS MUITO UM FILHO… JÁ TENHO PEDIDO TANTO A DEUS. EU JÁ TENHO 40 ANOS,MAS SONHO EM TER UM FILHO

Janaina

23/08/2015 as 20:0919

Quero ter um filho producao independente. Gostaria de saber qto custa aproximadamente

Conceição Soares

13/04/2015 as 16:0919

Meu esposo fez vasectomia a 3 anos e 6 meses quais os procedimentos pra gente ter outro bb

alexandra sousa frota

08/02/2015 as 14:0719

Dr gostaria de marcar uma consulta.

Davila

07/04/2015 as 16:0719

Oi Dr. Meu esposo fez o espermograma e deu q ele tem pouco esperma e tbm tem motilidade, eles não anda num e isso. Então esse caso pode ser revertido? Ou só através de inseminação serei mae????

Marcelle Gomes

09/08/2015 as 20:0619

Olá,Boa noite tenho 34 anos e há 8 meses tento engravidar,e hj fiz a histerossalpingografia e o resultado foi a trompa esquerda dilatada,qual melhor método?posso fazer a inseminação? Ou Fiv? Sou de Fortaleza

Natália Oliveira

28/10/2015 as 10:0519

Gostaria de saber como faço pra fazer a fertilização e quanto custa sou lesbica, tenho 32 anos e queria muito ter um filho mais queria tê-lo independentemente de pai como o Dr. Pode me ajudar.

lusani

14/12/2015 as 00:0519

Dr. tenho 43 .tenho um filho de 23 anos de um outro relacionamento ,ja estou com o meu companheiro a mais de 20 anos ele quer um filho mas não consigo engravidar á 1 ano fiz tratamento com indutor,pago um plano de saúde só pra tentar engravidar eu não posso pagar um tratamento em vitro.Pode nos ajudar ?obrigado,

Marcela

27/12/2015 as 00:0319

Oi Boa noite! Doutor tenho 31 anos tenho 3 filhos e fiz uma laqueadura a 7 anos! Estou querendo fazer a reversao da laqueadura,será que é possível e quantos porcento de chance eu tenho para engravidar depois da reversão

carla maiara

03/05/2015 as 17:0319

Meu nome e maiara tenho 23 anos e meu namorado 21 anos sou ligada a 8meses e queria saber qual a pisibilidade de mim desligar e quanto custa?

Ola doutor meu nome e maria

05/12/2014 as 00:0919

Eu sou louca pra ser mae tenho 25 anos sou casada a dez anos e nao consigo ter filho gostaria de saber quanto custa o tratamento

Clemice Limasousa

20/05/2014 as 17:0719

Olá meu esposo fez 2 espermogramas deu zerado”fez uma transretal não deu obstrução, fez u.s testicular deu varicocele e cisto no cordão espermatico em fim os médicos afirmam q esse problema é de nascencia ele já nasceu sem produzir espermatozoides já estamos tentando há dois anos tem um bebê e até agora nada ele esta mt triste até chora mas não temos condições de pagar uma inseminacão, nos temos 32 anos de idade, não sei mais o q fazer.

viviane barbosa da silva

15/04/2013 as 16:1219

Boa tarde!meu marido fez espermograma e mostrou um numero muito baixo de esperma somente 2000 milhoes,fez o de prostata e esta tudo ok qual o tratamento mas adequado? Quanto custa?
Tenho um sonho de. Mae Agradeço desde ja pela resposta

Carol

25/09/2013 as 21:0219

Olá Dr. Tenho 30 anos e meu esposo tem 38. Estamos tentando engravidar a 1 ano sem sucesso. Fiz um bateria de exames e deu tudo normal, US, hormônios e histerossalpigografia. O meu ginecologista disse que estou pronta para engravidar. Já Meu esposo fez o espermograma e deu 2,6 milhão/mL, A+B 36%, A 0%, C 8% e D 56%, motilidade 37%, a US deu varicocele incipiente e hormônios deu FSH, LH e Prolactina deu no limite mínimo. Meu ginecologista disse que somente reprodução assistida. Mas minha dúvida é se temos possibilidade, já que aparentemente ele tem causas física e hormonal para infertilidade. Estou querendo pedir ao urologista dele que indique a pesquisa do cariótipo. Estou com receio de ter causas genéticas. Devo fazer a ICSI ou procurar um banco de semêm? Grata,

Grace

21/02/2012 as 14:1119

Olá, tenho 36 anos e gostaria de engravidar novamente. Porém tenho um relacionamento estavel com uma mulher e sendo assim não consigo engravidar sem o espermatozoide. O custo de uma insiminação é elevado e não podemos arcar com estas despesas. Existe um local onde possamos realizar nosso sonho com preços mais acessiveis? Ja procurei varios locais pela internet, mas até o momento não obtive sucesso. Pode nos ajudar?

lanna

15/09/2012 as 21:0319

Olá boa noite gostaria de saber se ainda posso fazer uma inseminação fui laqueada a 14 anos só amarrarão mais já estou com 35 anos ainda posso reverte isso e fica muito caro pois não tenho condi-soes de paga uma inseminação se for cara por favor me tira essa duvida que ta me matando….

lanna

15/09/2012 as 21:0319

Olá tenho 36 anos e fui laqueada já tem 14 anos sou louca para ser mãe novamente mais não sei quanto custa uma inseminação artificial você poderia me falar por favor se ainda posso ser mão e quanto custa essa inseminação pois não tenho dinheiro para isso se for caro me cachuda por favor pois tenho vergonha de fala sobre isso com a minha família

Juliana

02/07/2012 as 07:0319

Qdo estava com 6 semanas de gravidez minha ginecologista receitou natifa + ultrogestan pq tive um sagramento, hoje estou com 10 semanas meu bebe corre algum risco? DUM 21/12/2011. Obrigada

rosana lopes

25/10/2011 as 22:1219

ola meu nome e rosana lopes tenho 41
anos fiz minha ligacao a 16anos me casei novamente e meu atual marido nao tem filhos e gostariamos muito de ter um filho.ja me informei no hospital hgf faz reversao de laqueadura nao tenho condicoes de pagar um tratamento de fertilizacao.tenho uma otima saude nao bebo nao fumo tenho habitos saudaveis.se eu fizer a reversao quais as chances de engravidar quanto tempo leva pra ficar gravida.tem algum lugar em fortaleza que faca a fertilizacao gratuita.por gentileza tire minhas duvidas.mas faco qualquer coisa pra conseguir engravidar pra mim e uma questao muito afetiva pois amo muito meu companheiro e esse filho iria nos unir muito mais alem de ser um bebezinho muito amadapor nos dois.

grace

10/09/2011 as 21:1219

boa noite dtor,porfavor me ajude,meu marido fez o espermograma e o urologista disse que esta ok,MAIS tinha um pequeno probleminha que podia esta causando a demora da minha gravidez,e que ele tem penetração espermatica 250,0 mil sptz/ml,que devia ser de 500,0 mil sptz/ml,e somente passou vitamina E”,será que ele foi diagnosticado correto pois meu esposo ja esta case terminando de tomar os 60 comprimidos ao dia e ainda nada de nenem,o que devo fazer,meus exames estão ok?desde já obrigada fique com deus

regi

30/09/2011 as 21:1019

olá tenho 27 anos e tenho um filho de 6 anos estou casada novamente á tres anos ja faz dois anos que não uso nenhum metado e não engravido e meu marido não tem nenhum filho o que devo fazer ????desde agora obrigada espero resposta.

gilcelia

20/08/2011 as 08:0919

dr como poderei engravidar …sem ter as trompas…nem como engravidar fazendo inseminaçao artificial..sem ter as trompas para fecunadar ..por favor..quero engravidar…estou laquiada a 3 anos e tenho um novo relaçionamento mim ajude..gilcelia

jana

12/02/2011 as 02:0819

oi sou jana eu tenho um filho ja a 7 anos eu tenho 26 anos agora quero ter um filho com meu marido estamos muito ansiosos mas a 15 anos atras ele fez vasequetomia e agora fez nova cirurgia dando 25 % de chance mas agente fez teste e nao funcionol entao quueremos saber se tem uma maneira pra que eu possa engravidar tambem gostaria de saber quanto custo seminacao vidro por favor me respoda eu nao durmo mas so penso nisso dia e noite obrigada

lu

05/11/2011 as 23:0819

oi sou a lu tenho trompas curtas e sem as fimbrias em 2007 fiz uma fiv da qual n responde a medicação isso aos 29 anos ,gostaria de saber se tenho + chances com a minifiv em que a produção de ovolus é menor porem de maior qualidade que a fiv convencional já estou com 35 anos.gostaria de saber se a bios tem essa tecnica de minifiv em fortaleza.

Dr. FÁBIO EUGÊNIO

24/09/2011 as 09:0519

Olá Esther,

Você tem idade ótima para engravidar novamente. Procura um especialista em medicina reprodutiva para definir se no seu caso é melhor tentar reversão da laqueadura, ou partir diretamente para a fertilização in-vitro (FIV). Para informações sobre marcação de consulta ligue no (85) 4012.6361.

Para maiores informações em reprodução humana, acesse também meu blog http://www.medicinareprodutiva.com.br
Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio Rodrigues
(drfabioeugenio@gmail.com)

esther alves

14/08/2011 as 20:0519

oi eu sou esther alves etenho 32 anos e tenho 4 filhos do meu primeiro cazaneto eu fis uma laquiadura a 8 anos mecazei novamente a 7 anos meu atual marido nao tem filhos ele tem 41 anos eo sonho dele e omeu eter um finho mais nao sabemos poronde comesar nois ajude a realizar o noso sonho

esther alves

14/07/2011 as 19:0519

io eu consi o meu a tual marido a 7 anos e ele nao tem filhos eu fis uma laquiadura a 8anos e gostaria de revertela ou fazer uma fertilizasao e o sonho dele e o meu tanbem doutor eu gostaria de saber poronde comesar ja fomos em algumas clinicas mai mais nao sabemos poronde comesar

Dr. FÁBIO EUGÊNIO

26/10/2011 as 10:0419

Olá Otacílio,

Não existe um valor mínimo absoluto. Depende dos três parâmetros do sêmen: concentração, motilidade e morfologia. Depende ainda da fertilidade de sua esposa. É fundamental ver todos os exames e dispor de pelo menos dois espermogramas, com espaçamento de 45 a 60 dias entre eles, para que se chegue a uma conclusão.

Para maiores informações em reprodução humana, acesse também meu blog http://www.medicinareprodutiva.com.br
Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio Rodrigues
(drfabioeugenio@gmail.com)

Dr. FÁBIO EUGÊNIO

26/10/2011 as 10:0419

Olá Ana,

O valor de 39 da prolactina não atrapalha para indução ovulatória ou FIV, pois está próximo do normal. A prolactina quando muito alta pode atrapalhar a ovulação espontânea ou a fase lútea, mas ambos processos são induzidos na FIV e, portanto, este nível de prolactina citado em nada atrapalhou. Fica tranquila e não desista pois você tem uma idade ótima e vai conseguir engravidar.

Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio Rodrigues
(drfabioeugenio@gmail.com)

otacilio

24/10/2011 as 22:0419

ola.gostaria de saber qual menor quantidade de espermatozoide a mulher pode engravidar.pois meu isame de epermograma deu baixo potencial de fertilização.

Ana

20/03/2011 as 03:0419

Eu tenho 39 anos meu marido 40 e depois de 2 anos tentando engravidar resolvi fazer a fertilizacao in vitro mas nao funcionou na primeira tentativa apesar de ter 4 ovulos fecundados de boa qualidade com 8 celulas no 3 dia.. bem apos meu medico checar meus exames pra segunda tentativa da fiv meu resultado da prolactina veio com 39 sendo alta..minha pergunta e possivel ficar gravida com prolactina alta mesmo fazendo a fiv ou minha infertilidade sempre foi por causa da idade ou da prolactina alta?ou ela esta alta porque tomei muitos remedios para o tratamento da fiv? nao estou entendo o que esta acontecendo espero que possa me ajudar obrigada

Dr. FÁBIO EUGÊNIO

09/02/2011 as 14:0419

Olá Anderson,

Realmente seu caso deve ser muito bem avaliado. Na primeira tentativa foi usado sêmen do ejaculado ou de punção do testículo? Inclusive, se sua varicocele é clínica (detectada no exame físico e não apenas no ultrassom)pode ser que haja indicação cirúrgica antes de uma nova FIV. Muitas vezes a correção da varicocele não vai melhorar muito o resultado do espermograma, mas pode melhorar a qualidade do espermatozóide que vai ser injetado no óvulo. A ICSI é realmente a técnica de escolha no caso. E ressalto também que você está sendo acompanhado por um excelente médico que é o Dr. Marcus Bessa.
Estou torcendo pelo sucesso na nova tentativa.

Para maiores informações em reprodução humana, acesse também meu blog http://www.medicinareprodutiva.com.br
Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio Rodrigues
(drfabioeugenio@gmail.com)

Anderson

01/01/2011 as 01:0419

Doutor, pelo que entendi o meu caso não tem uma resposta exata. Além da ICSI, tem outra tecnica mas avançada? Dr. Marcus é um excelente médico, temos muita confiança que agora tudo dará certo. Somos de Macapá/Ap. Chegaremos em Fortaleza dia 10/04/2011 e iniciaremos o tratamento apartir do dia 25/04/2011

Anderson

01/12/2011 as 00:0419

Olá doutor Fábio, em fevereiro de 2010 eu e minha esposa conhecemos o Dr.Marcos Bessa, explicamos toda nossa historia pra ele.somos casados a 9 anos, eu tenho 27 anos e minha esposa 25. Nunca evitamos filhos,fizemos toda a bateria de exames, nos exames da minha esposa tudo ok, o meu espermograma apareceram 10 mil espermatozoides grau D, fizemos mais exames de espermograma e não aparecia mais nada de espermatozoides. O dr. Marcus nos explicou sobre a fertilização in vitro e não pensamos duas vezes. Fizemos e infelizmente não deu certo. Fui a São Paulo procurar um especialista em Urologia. Lá expliquei novamente minha situação ao Dr. Paulo Egydio, que detectou que tenho varicocele e me receitou durante 4 meses CLOMID 50 mg. passaram-se os 4 meses retornei a fazer o espermograma e não obteve nehuma melhora. Mandei por e-mail o resultado do exame. O dr. Paulo me enviou o pedido de exame pré operatorio para fazer a microcirurgia. Fiz e enviei novamente. Acontece que o doutor olhou os meus exames antigos e os atuais e disse quee o meu caso não era de cirurgia. Me enviou um site e logo vi que se tratava de uma clinica de reprodução humana. Entendi que se ele fizesse a cirurgia não ia adiantar de nada. Gostaria de saber qual é o indice de sucesso que eu e minha esposa possamos obter na segunda FIV? Vamos fazer com o Dr. Marcus agora em Abril de 2011. Desde ja agradeço a atenção. Abraços.

Dr. FÁBIO EUGÊNIO

30/04/2011 as 16:0319

Oi Josy,

Após 10 anos de vasectomia os resultados da reversão são muito ruins no sentido de restaurar a produção espermática normal. Seria um custo alto (cerca de 6 a 7 mil reais) para pouco resultado. No caso de vocês, a melhor opção é sem dúvida partir diretamente para a fertilização in -vitro com ICSI, sendo os espermatozóides obtidos diretamente por aspiração do testículo.

Atenciosamente,
Dr. Fábio Eugênio Rodrigues
(drfabioeugenio@gmail.com)

Josy

28/09/2011 as 09:0319

bom dia, meu namorado fez vasectomia há 13anos e agora estamos querendo um filho, tenho 24anos e ele 37.qual a probabilidade deu engravida se ele reverter a vasectomia? quanto custa e quais os risco desta.
Obrigado.

magna

24/10/2011 as 22:0319

boa noite, obrigada pelo retorno. Já estou tomando Natifa a 2 dias com a dose de 1 comprimido por dia..abraço…parabéns pelo site…