Egídio Serpa

Busca


Embrapa vai ensinar como cultivar ata e graviola

Publicado em 20/03/2011 - 6:22 por | 91 Comentários

Categorias: Economia

  • Enviar para o Kindle

Quem quer cultivar fruta do conde – a popular ata?

A Embrapa Agroindústria Tropical, com sede no Pici, aqui em Fortaleza, desenvolve o projeto de Produção Integrada das Anonáceas – a família de plantas frutíferas a que pertencem a ata e a graviola.

Pois bem: nas próximas terça e quarta-feiras, 22 e 23, a Embrapa, no auditório de sua sede local, promoverá um curso destinado à formação de técnicos em produção integrada de Anonáceas.

O Objetivo da Embrapa é garantir a produção sustentável de ata e graviola.

Comentários

fabio estevao

em 29 de novembro de 2011

eu tenho um pe di graviola bota muitais flores maisnao tei nenhu fruto que tenho de faze obeigado

fabio estevao

em 29 de novembro de 2011

eu moro no planalto pici na rua bangu 75 gostaria muito de uma ajuda obrigado

Osielita B. Maia

em 29 de dezembro de 2011

Bom dia! Gostaria de saber se um pé de graviola precisa de outro perto para dar frutos. Eu tenho um em minha casa e só a 100 metros tem outro.
obrigado e aguardo sua resposta

Roseli

em 6 de fevereiro de 2012

Moro em Belo Horizonte, M.G, tenho um pé de graviola, ele já tem uns tres metros só que dá muitas flores e quando elas caem o cabinho seca e não vinga o fruto que devo fazer para que ela produza frutos?

adelma

em 2 de abril de 2012

tenho um pe de graviola que produzio uma e esta cheio de flores mais elas abrem e nao segura os frutos e secam o que devo fazer

IVAN BARROS DA SILVA

em 17 de junho de 2012

tenho um pe de graviola que botou apenas dois frutos por sinal muito bonitos , porem florece e não sustenta, seca e cai. oque devo fazer para voltar a produzir novos frutos sadios

Hélio Sacheto Roberto

em 4 de julho de 2012

Tenho um pé de graviola que dá flores, por sinal muito bonitas, mas a fruta não vai pra frente, seca e cai logo assim que as pétalas das flores caem. Me ajudem! O que devo fazer. Muito obrigado…

Hélio Sacheto Roberto

em 12 de julho de 2012

Olá amigos, meu nome é Hélio Sacheto Roberto, no dia 4 de Julho/2012, solicitei uma ajuda para meu pé de Graviola, o mesmo dá flores, secam e cai, não sei o que fazer, me ajudem por favor. Muito ob rigado.

joão luiz

em 29 de julho de 2012

Boa noite, tenho um peé de garviola com 4 anos e com 4 metros de altura, ele enche de flor e seca o cabinho e na da fruto, gostaria de recebe orientações da pode elimina esse problema, desde ja agradeço pela a atenção.

civaldo cunha

em 29 de julho de 2012

Tenho um pé de graviola, ele já tem uns tres metros, só que dá muitas flores e quando elas caem não vinga o fruto,alguns ficam pouco maior que uma laranja mas acbam caindo, que devo fazer para que ela produza frutos?

roberto neves

em 28 de agosto de 2012

tenho um pé de graviola há 6 anos ou mais só que que esta com muito purgão na florada fica bonito mais quando é nos frutos começa a cair os frutos que ficam começam a ficar esquisito é não dão frutos grandes ficam pequenos o que faço para não ter purgãos enchem de formigas e um modo de ovo grudado nos caule da planta tem alguns produtos que posso jogar para acabar com isso
obrigado por em quanto

jade barbosa

em 28 de agosto de 2012

Tenho um pé de graviola ele dar muitas flores mais não segura nenhuma fruta o que devo fazer.obrigada.

aristoteles

em 18 de setembro de 2012

ola tenho o mesmo prolema com um pe de graviola que so veio florir depois de 5 anos e nao segurou nenhuma flor ou fruto o que devo fazer?

Irapuan Rabelo

em 16 de outubro de 2012

Tenho um pé de graviola que dá flores, por sinal muito bonitas, mas a fruta não vai pra frente, seca e cai logo assim que as pétalas das flores caem, não vinga. Me ajudem! O que devo fazer? o pé deu duas graviolas até agora, uma delas foi uma excelente graviola, depois dessas duas não vingou mais nenhuma Muito grato

Simone Lima

em 28 de novembro de 2012

Tenho 1 pé de graviola e o problema é… quando sai a flor que as pétalas caem e aparece a fruta, ela cai…o que devo fazer.

Ana Paula

em 30 de novembro de 2012

EU TENHO UM PÉ DE GRAVIOLA QUE DA FLORES BONITAS MAIS ELAS CAI O QUE DEVO FAZER ESSE PÉ TENHE 5 ANOS

Valmir José Trindade

em 11 de dezembro de 2012

Eu tenho 3 pés de graviola um perto do outro que dão flores bonitas mas elas caem e o cabinho seca. que devo fazer para para que elas produza frutos.
Atenciosamente
Valmir

roberto peixoto

em 24 de dezembro de 2012

eu tenho um pé de graviola muito bonito,ele começou a sair uns caroços eles abrem caem as folhas e nao nascem os fruto,oque pode estar acontecendo,perto de minha casa tem um pé sem cuidado e nascem frutos.moro no estado de goias,o que faço.

Rose

em 20 de janeiro de 2013

O meu pe de graviola da muitas flores porem nao vingam frutos eles ficam pretos,secam e caem o que fazer para que os frutos vinguem? desdeja obrigado pela ajuda.

ROSE FERREIRA

em 20 de janeiro de 2013

preciso de ajuda pos tenho o mesmo problema com o meu pe de graviola

ROSE FERREIRA

em 20 de janeiro de 2013

tenho o mesmo problema com o meu pe de graviola por fafor me ajudem.

ROSE FERREIRA

em 23 de janeiro de 2013

OLÁ,EU TENHO UM PÉ DE GRAVIOLA COM O MESMO PROBLEMA,ELE DA MUITAS FLORES POREM ELAS NÃO VINGAM FRUTOS,ACONTECE O MESMO PROBLEMA RELATADO PELAS OUTRAS PESSOAS.PRECISO DE AJUDA POR FAFOR!

marluce

em 27 de janeiro de 2013

tenho um pe de graviola que esta cheio de flores mais elas abrem e nao segura os frutos e secam o que devo fazer

vera santos

em 3 de fevereiro de 2013

meu pe de graviola da frutos mas a maioria apodrecem.gostaria de saber o motivo.

ivan araujo pinheiro

em 7 de fevereiro de 2013

BOA TARDE,amigos moro em natal RN e tenho um pe de graviola que o mesmo flora o tempo todo mais não bota fruto o que fazer, fico no aguardo URGENTEde socorro e uma solução e voces FIQUEM COM DEUS,AMEM!

valdirn ferreira

em 12 de fevereiro de 2013

Meu pé de graviola deu um fruto por nsinal muito gostosom dá muitas flores mais secam e que caem…O que devo fazer

paulo rogerio

em 14 de fevereiro de 2013

meu pé de graviola tem uns tres anos e os frutos aparecem a flor abre cai e só fica um talo seco ate agora nao saiu nenhume graviola todas elas apos aflor começar a abrir ela cai as petalas ,tambem de um mes para ca apareceu um inseto que fura o fruto e fica dentro das petalas em formaçao quando o inseto é pequeno ele é vermelho e os maiores são pretos aguardo respostas,, obrigado bom trabalho a voces

joenes

em 25 de fevereiro de 2013

tenho um pé de graviola e da flor o ano todo mais não frutifica , o que eu devo fazer . moro no alto tiéte ,será que por causa da região .

Dayse Vilhena

em 5 de março de 2013

Moro em Niterói/RJ, tenho um pé de graviola e 2 de cupuaçú mas dão flor e caem e não dão os frutos. O que devo fazer?

rogerio

em 6 de março de 2013

tenho um pé de graviola aqui em minha casa ele souta muitas flores mas não da fruto nenhum queria saber o que fazer para ele dar o fruto? obrigado!

Rosani

em 13 de março de 2013

Tenho dois pés de graviola, cresceu ficou muito bonito, as folhas com bastante brilho, dá flores, mas não dá frutos, o que devo fazer. Como cuidar. Obrigada.

Andreia

em 16 de março de 2013

Meu pe de graviola deu varias flores que cairam, em seguida secou o cabo da fruta. O que devo fazer?

Adilacy geraldo

em 19 de março de 2013

Meu pe de graviola da muitas flores mas nao vingam quase nada. que devo fazer?

sidneya garattini sofka

em 26 de março de 2013

eu tenho três pés de graviola e dois de fruta do conde.
a graviola da a flor e seca não vinga.
o conde da o fruto,mas da como se foce um fungo no fruto.
o que fazer para eliminar esses problemas?
Fico no aguardo.

Grata
Sidneya.

RICARDO PEREIRA

em 20 de abril de 2013

TENHO UM PE DE GRAVIOLA EM CASA MUITO BONITO,A PRIMEIRA E UNICA FRUTA FOI ENORME; POREM DEPOIS NÃO DEU MAIS NENHUMA SÓ FLORES.OBS O MESMO FICA PERTO DE UMA MANGUEIRA BEM MAIOR QUE ELE, JÁ PODEI E MESMO ASSIM NÃO TENHO OBTIDO NENHUM RESULTADO.QUE DEVO FAZER

geraldo bento da silva

em 17 de maio de 2013

tenho um pe de graviola todo ano ela da
bastante flores .
as flores abrem mais nao segura uma siquer
o que devo fazer para que tenham frutos.
sem mais aguardo resposta….
geraldo sao paulo capital.

joana pantoja da costa

em 20 de maio de 2013

Tenho 8 pés de graviola em meu quintal este ano deram frutos, mas está dando uma larva no talo e os frutos caem e quase não dá para aproveitar. Como combater essa praga? E a outra pergunta é: em quanto tempo leva para se fazer a colheta do fruto? Sou de Brasília.

edinei siva

em 14 de julho de 2013

eu tenho um pe de graviola a mais de sete anosda bastante flores. as flores abrem mas nao segura ecai no chao o que devo fazer para que de frutos obrigado aguardo resposta

ivanildo

em 28 de agosto de 2013

olá!meu nome é ivanildo, sou da paraiba,tenho um pé de graviola ele coloca as flores e cai todas por isso não coloca frutas. que faço???.

Luciana

em 1 de setembro de 2013

Tenho um pé de graviola de uns seis anos, dão muitas flores, mas as flores caem e não dão frutos. o que devo fazer?

Imar de Vasconcelos

em 8 de setembro de 2013

Sou admirador da graviola.Em minha região Zona da Mata – Alvinópolis-MG. Tenho dois pesa de Graviola.Dão frutos pequenos, as vezes ficam tortos e caem. O que devo fazer? Agradecido.

Carlos Mendes

em 14 de outubro de 2013

tenho um pé de pinha floresce, mas depois as flores secam e caem o q devo fazer?

Luzia Mattos

em 15 de novembro de 2013

Tenho cinco pés de graviola, florescem, mas ao cairem as flores os frutinhos ficam pretos e caem. Embaixo das folhas estão sempre impregnadas de pulgões que depois se transformam em besourinhos pretos pintados de branco, já tentei quase tudo, mas ate agora não consegui resolver o problema. Por favor, gostaria que um técnico da Embrapa, nessa área, me ajudasse a resolver o problema. É uma praga que não morre fácil. Parece que o problema também vem das raizes porque no limbo, na nervura central das folhas aparecem surgem carocinhos um, após o outro. Por favor me ajudem.
Obrigada pela atençao. Aguardo resposta.15/11/2013

CATIA REGINA

em 22 de novembro de 2013

Tenho DOIS pés de graviola, florescem, mas ao cairem as flores os frutinhos ficam pretos e caem. Embaixo das folhas estão sempre impregnadas de pulgões que depois se transformam em besourinhos pretos pintados de branco. Por favor, gostaria que um técnico da Embrapa, nessa área, me ajudasse a resolver o problema. É uma praga que não morre fácil. Parece que o problema também vem das raizes porque no limbo, na nervura central das folhas aparecem surgem carocinhos um, após o outro. Por favor me ajudem.

nelson xavier

em 25 de novembro de 2013

tenho um pé de fruta do conde que florescem mais depois as flores ficam pretas e caem … o que devo fazer…. abs

jairo gonçalves bezerra

em 25 de novembro de 2013

tenho um pé de graviola ele florece mais não vinga uma fruta,cai todas que devo fazer,quero que um tecnico da embrapa me ajude com este problema

ROBERTO FERREIRA DA SILVA

em 28 de novembro de 2013

MEU PE DE GRAVIOLA NÃO VINGA OS FRUTOS

charles frederico

em 2 de janeiro de 2014

ola tenho um pé de fruta conde tem 5 anos de idade deste tempo todo tive apenas 3 frutos pois as flores caem e não vigam como devo fazer …

Maria da Conceição de Castro

em 5 de janeiro de 2014

Meu pé de graviola enche de flores mas depois abrem e caem. Não dão frutos. Porque isto acontece?

WILSON ABRANTES

em 23 de janeiro de 2014

Tenho um pé de ata com 3 anos e com 2 metros de altura, ele enche de flor e seca o cabinho e cai. Gostaria de recebe orientações para eliminar esse problema, desde ja agradeço pela atenção.

Cristiane

em 24 de janeiro de 2014

Tenho um pé de graviola ele dá frutos mas quando estão ainda pequenas elas ficam pretas e caem. o que devo fazer?

cicero cavalcante

em 25 de janeiro de 2014

tenho um pé de graviola faz muito tempo e ele coloca ele começa a as flores mais não segura o que eu faço pra ele coloca frutos…

ivone maximo

em 2 de fevereiro de 2014

tenho um pè de cupuaçu so da flores mas nunca deu um fruto o que faço?

jose carlos de souza

em 4 de fevereiro de 2014

meu pé de graviola da flor e não da fruta o que fazer?

Tarlei lourenço de Lima

em 11 de fevereiro de 2014

a minha pergunta é a mesma de vários outros. Tenho um pé de graviola, e depois das flores, fica o frutinho pequeno que cai antes de se desenvolver. Moro no sul de Minas, mas a cidade não é de clima frio. No inverno chega as vezes a 14,13 graus, mas no verão já chegamos próximos aos 40. O que pode estar ocorrendo e o que posso fazer para ter boa produção?

Josué Lopes Ribeiro

em 28 de fevereiro de 2014

O nosso problema é o mesmo relatados nesta página. Gostaria de saber o aue acontece.

Vera Lúcia Pinheiro

em 4 de março de 2014

Como os demais, dessa página, o meu problema é: os frutos da graviola não vingam. O ano passado vingou uma bem pequena. O que devo fazer? Obrigada.

Nialva

em 5 de março de 2014

Muito prazer: Gostaria de saber porque o pe de graviola da as flores e nao aparece os frutos
Meu abraco e agradeco atencao

Nialva

lusimar

em 8 de março de 2014

tenho um pe de graviola que da mt flor mais os frutos nao vingam gostaria de saber o que fazer ?

Fernanda

em 13 de março de 2014

Meu pai tem um pé de graviola que esta acontecendo a mesma coisa que de quase todo mundo. Dá flor, semente, mas não dá fruto. Nenhunzinho!! Ele é um pé bem verdinho, grande e esta lindo, porem não esta dando frutos. Poderiam nos auxiliar para que possamos cuidar dele para que produza?
Aguardo sua orientação.

Muito obrigadaaaa

Jair César de Oliveira

em 14 de março de 2014

meu pé de graviola da flor e não da fruta o que fazer?

Maria das Graças Costa

em 18 de março de 2014

Moro em Alfenas, M.G. Tenho um pé de graviola, ele já tem uns três metros, dá muitas flores e quando elas caem o cabinho seca e não vinga o fruto. Que devo fazer para que ela produza frutos? Será que falta algum nutriente? Por favor, me ajudem.

vicente de paula cândido

em 20 de março de 2014

Pergunto; Tenho um belo pé de graviola enorme e frondoso, mas produz muitas flores, elas abrem com a frutinha secam e caem. Solicito orientação do que devo fazer para que os frutos se vinguem. Grato.

Vicente.

Cleto

em 13 de abril de 2014

Tenho um pé de graviola floresce e nao poe frutos o que devo fazer? Ele tem 5 anos!

Maria Madalena

em 14 de abril de 2014

tenho um pé de graviola ele floresce mais não vinga uma fruta,cai todas que devo fazer,quero que um técnico da Embrapa me ajude com este problema.

Carlos Lúcio

em 18 de abril de 2014

tenho um pé de graviola ele floresce mais não vinga uma fruta,cai todas,que devo fazer,quero que um técnico da Embrapa me ajude com este problema.

Felicia

em 19 de abril de 2014

Tenho um pe de graviola que tem 8 anos e nunca produziu , surgem algumas flores , elas abrem e caem . Por favor, me de uma orientação. Obrigada.

Felicia

em 19 de abril de 2014

O email não estava correto.

Felicia

em 19 de abril de 2014

Tenho um pé de graviola com 8 anos que não deu frutos. Produz flores e caem todas Preciso com urgência de uma orientação. Obrigada.

Divina dos Santos Silva

em 21 de abril de 2014

O PROBLEMA DO MEU PE DE GRAVIOLA E O MESSMO DE TODOS OS COMENTARIOS QUE LI ACIMA OMEU PE DE GRAVIOLA DA FLORES MAS CAEM ENÃO GRANA E EU SOU LOUCA POR ESSA FRUTA POR FAVOR ME AJUDEM!OBRIGADA

neuza dias da silva

em 22 de abril de 2014

O MEU PE DE GRAVIOLA TEM OS MESMOS SINTAMAS QUE JA VI ACIMA,SO QUE,TEM UNS BICHINHOS,TIPO UMAS BARATINHAS MOLE,DA TIPO UM MOFINHO QUE IMPREGINA TODO O TRONCO E GALHOS,INCLUSIVE FLORES E FUTOS,EU BATI UM OLEO MINERAL E DEPOIS BATI UM DETEGENTE NEUTRO,DEPOIS DE UNS 3 DIAS EU LAVEI COM BASTANTE AGUA,,,ELE ESTA COM UNS 40 FRUTOS DE UNS 5CM.MAS OS MOFINHOS ESTAO INVADINDO OS FRUTOS SUGANDO A SEIVA E CAINDO COM OS CABINHOS SECO.O QUE EU FAÇO??

Helder Leite

em 23 de abril de 2014

Tenho um pé de graviola, ele dá flor e depois seca. O que posso fazer para reverter esse processo.

Madalena Pinheiro

em 23 de abril de 2014

Tenho um pé de graviola ele floresce mais não vinga uma fruta,cai todas,que devo fazer,quero que um técnico da Embrapa me ajude com este problema.
O mesmo problema acontece com um pé de cabaça – o coité ele floresce muito mas as frutas não vingam me ajudem por favor.

Maria Celme Ribeiro

em 27 de abril de 2014

Plantei graviola em um vaso tem mais de dois anos.
O pé está com aproximadamente 1,40m. Ainda não deu nenhum fruto, é assim mesmo?

Outra dúvida…
Tenho maracujá no vaso também. A folhagem está bem grande. Chega a dar flôr, mas o fruto não.
O que pode ser?

Moro no 18º andar e as plantas estão num terraço aberto.
Bate sol o dia todo e quando chove também.

O clima aqui no verão é bem quente (Belo Horizonte).

Obrigado

Celme

luis carlos couto

em 7 de maio de 2014

Eu tenho um pé de graviola e o caule está cheio de um fungo tipo mofo,e qdo tem flor o fruto na sai,e qdo sai não vinga,o que eu devo fazer.

Mário

em 25 de maio de 2014

tenho dois pés de graviolas,as frutas ficam pretas e cem, é falta de vitamina? o que devo fazer? por gentileza.

Josué Lopes Ribeiro

em 30 de maio de 2014

Já encaminhei um e-mail e não obtive resposta. O meu problema é igual a tantos outros nesta página. Aparece a flor, amadurece, cai, e o cabinho seca. O que estará acontecendo? Aguardo sua orientação

Odair Ardina

em 7 de junho de 2014

Meu pé de graviola da as flores mas não segura os frutos, o que eu devo fazer.

Odair Ardina

em 9 de junho de 2014

Quanto tempo leva para a colheita do côco?

Odair Ardina

em 9 de junho de 2014

gostária de saber o que fazer para que os frutos viesem a vingar tambem, obrigado

odair.ardina

em 9 de junho de 2014

meu pé de graviola da flores mas não segura os frutos,o que devo fazer.
obrigado

savio

em 15 de junho de 2014

Tenho um pé de graviola que dá flor, não resiste e cai. Um pé de laranja, fica grande a laranja, mas, sem caldo e sêca por dentro. Notei também que as folhas de ambas as frutas estão com pintas pretas. Oque fazer?

raquel gomes

em 20 de junho de 2014

BOM DIA

sou Raquel e tenho uma árvore de graviola com mais ou menos dois anos e cairam todas as folhas
ja coloquei uma solução de cloreto de magnesio e nada ainda tem influencia se ha bem próximo um pe de urucum ? e acerola?

EM agurado espero que respondam estes blogs não visualiso nenhuma mas tenho esperança. grata Raquel

tatiana

em 23 de junho de 2014

Meu pe de graviola da frutos mas começam a apodrecer o que eu devo fazer para acabar com esse problemas os frutos crescem e dps apodrecem

Lourdes B. Dieguez

em 26 de junho de 2014

Olá pessoal! Estou feliz por conseguir uma muda de Graviola; gostaria saber se ela produzirá frutos, no Rio Grande do Sul. Obrigada…Abraço
……….Santo Angelo-R.G.S

valcides

em 2 de julho de 2014

Tenho dois pés de graviola e um deles está cheio de casulos de borboletas o que faço para não atingir o outo pois os frutos não vão adiante e ficam apodrecidos até cair. Agradeço desde já pela atenção.

herbivaldo ferreira de lima

em 19 de julho de 2014

moro em curitiba tenho um pe de graviola tem mais o menos dois anos por sinal estar bonito bem verdinho tem chance dele da frutos porque aqui faz muito frio aguardo resposta

FATIMA

em 30 de julho de 2014

quero saber se tem uma formula feita em casa para matar os bichos da manga, elas apodrecem verde.
e quero saber se falta nutrientes nessa planta pra estar acontecendo isso. obrigada

ANTÔNIO GLAUBER

em 14 de agosto de 2014

gostaria de saber se para um pé de graviola produzir necessita de outro pé proximo a ele?

Márcia Maria

em 22 de agosto de 2014

. Tenho um pé de graviola, e depois que enche de flores, fica o frutinho pequeno que cai antes de se desenvolver.E na folhas parece que tem fungos, até hj so vingou um fruto no ano passado.
Moro em Goiânia e o clima aqui é bem quente.Gostaria de saber o que fazer.

Leila

em 26 de agosto de 2014

Olá, moro em Cuiabá Mt. Tenho um pé de pinha plantado no vaso, assim como jabuticaba e acerola, mas a pinha não produz. Ela gera a for, fica cheia de flor, parecendo que vai produzir muito,mas acaba ficando tudo pretinho e cai. O que devo fazer, já que as outras frutíferas produzem normalmente e foram plantadas na mesma época, fazem 02 anos.


Autores

Páginas

Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999