Busca

Governo tem dinheiro a fundo perdido para inovação

06:27 · 27.04.2009 / atualizado às 06:27 · 27.04.2009 por

Mal informada ou desestimulada diante dos obstáculos impostos pela tradicional burocracia estatal, grande parte do empresariado cearense desconhece que tanto o Governo Federal quanto o Estadual dispõem de dinheiro para incentivar, a fundo perdido, projetos de inovação. O Governo do Ceará tem — e o trata na confidencialidade — um Fundo de Inovação, cujos recursos somavam, até o mês passado, R$ 17 milhões, dos quais nenhum centavo foi usado desde sua criação em 2006, quando era governador o engenheiro Maia Júnior — que completou o mandato de Lúcio Alcântara. Os fundos setoriais federais têm uma montanha de dinheiro com o mesmo objetivo, a custo zero. Agora, a novidade: um pedaço do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), muito bem operado pelo Banco do Nordeste (BNB), é reservado para incentivar iniciativas empresariais na área da inovação. A diferença é que esse pedaço embute uma taxa de juros. Pois bem: este blog apurou que a área de Ciência e Tecnologia do Governo cearense elaborou o rascunho de uma carta para o superintendente da Sudene, propondo que a autarquia lidere um esforço no sentido de que os financiamentos do FNE para inovação sejam também a fundo perdido. O governador Cid Gomes certamente assinará essa carta. Até agora, porém, ninguém da Secretaria de C&T mostrou-se disposto a levar a carta ao governador.

Comentários 223

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NAZARET CONCEIÇAO GONÇALVES

06/02/2016 as 14:0719

BOA TARDE TENHO UMA PEQUENA PROPRIEDADE E CULTIVAVA HORTALIÇAS COM SECA PERDEMOS TUDO QUEREMOS RECOMEÇA MAS VAMOS TER Q FAZER LAGOA FURAR POÇO ARTESIANO QUERO SABER COMO FAÇO PARA CONSEGUI EMPRESTIMO A FUNDO PERDIDO

ELENILTON HERMANN

21/05/2016 as 17:0519

BOA TARDE!
Tenho uma Empresa de Sementes, estou querendo fazer um Melhoramento Genetico em semente de Milho, consigo recursos a fundo perdido para custear este melhoramento, por ser um trabalho a longo prazo. E como consigo estes recursos, e aonde eu busco?

Juliana Bizari

20/08/2016 as 08:0419

Bom Dia, faco parte da APRAFT- Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Taquaritinga, Interior do Estado de São Paulo, gostaria de orientação sobre projetos e programas, referente ao fundo perdido, para que a nossa Associação pudesse construir a sede e uma base para distribuição da produção, para dar um apoio aos produtores.
Desde já agradeço.

Contato: jubizari@hotmail.com

rodrigo weiss

24/05/2015 as 05:1019

Bom dia. Gostaria de saber se aqui em SC,existe possibilidade de se cadastra no programa fundo perdido,pra ampliação ou reforma de casas? Desde já agradeco

Jamili Beijamim dos Santos Santos

22/12/2015 as 00:1019

Sou moradora de uma comunidade carente de pescadores e marisqueira.Há muito tempo sonho com uma creche para as crianças e projetos sociais,como:reforço escolar,artesanato com as conchas dos marisco,biblioteca comunitária,programa para os idosos,festa da mariscagem com premiações através de concursos pratos culinários com os mariscos,alfabetização de jovens e adultos adequando o horário da maré,reciclagem,parque,palestra sobre gravidez na adolescência,drogas,preservação do meio ambiente,aula de instrumentos,resgate de valores através peça teatral, educação doméstica, cidadania,primeiros socorros,natação pois muitos não sabem nadar.O mutirão das secretarias,manicure pedicure,meio de sustento para essas famílias no período de março a agosto pois os marisco são trocados por alimentos e também para que eles deixem os mariscos crescerem.Muitos jovens se jogam na maré e nem terminam o segundo grau por causa da estrada que é de barro atola no período de março a agosto.Me ajude a realizar um sonho para todos.Agradeço desde já!

venevaldo

19/10/2015 as 22:1019

Sou Presidente de uma cooperativa agrícola, temos fabrica de ração, loja veterinaria e laticínio e fazem parte da cooperativa 1150 cooperados com 83 funcionários;gostaria de saber se tem credito a fundo perdido para investimento na empresa ou projeto social para o cooperado.
Desde já obrigado,e fico esperando um resposta.

claricio

31/10/2015 as 22:0819

tenho um projeto de arvores plantada presizo de 55 mil para esse projeto para compra de terra e esse fundo perdido não seria para esse tipo de projeto de enovasao ate oje não comsegui nem uma ajuda em lugar algum

Edileuza benedito

22/08/2015 as 08:0819

Ola moro em curitiba e planto em casa que não é minha e gostaria de conseguir um pedacinho de terra e dela viver mas todos os caminhos que busquei encontrei obstáculos por ser sozinha como posso conseguir pois tenho 48anos garra muitas mudas e nao tenho onde coloca-las vcs poderiam me dizer a forma correta de conseguir gratidao

paulo roberto niches de oliveira

18/05/2015 as 17:0819

boa tarde, eu pretendo abrir uma micro empresa no ramo dos lanches rapidos.gostaria de saber como posso conseguir ajuda com o fundos perdidos.desde ja agradeço pela atençao.

Luiz Henrique Guimarães França

15/05/2015 as 17:0819

Tomo a iniciativa de escrever esta carta, como muitos já o fizeram, porém não encontrei a resposta que eu pergunto. Será que estes empreendedores que sonham em gerá mais emprego bem como sair do comodismo e ajudar nosso país crescer trabalhando com afinco em seus projetos no ramo empresarial. Será que estes tiveram respostas.Bom vou arriscar. Sou natural de Tumiritinga onde e tenho projeto no segmento do Turismo, cujo objetivo é alavancar o turismo e gerar mais emprego usando o potencial que a cidade tem. Projeto esse voltado principalmente p/o Desenvolvimento Sustentável,fazendo uso racional do Meio Ambiente, encontrando equilíbrio entre interesses econômicos e o Desenvolvimento de atividades que o protejam. Assim,com o Financiamento através do Fundo Perdido poderemos executar o tão sonhado desenvolvimento Sustentável em nosso município.Gostaria com isso contribuir p/que os filhos desta cidade não tenham mais que sair dela por falta de oportunidade sustentável, como foi o meu caso há 24 anos atrás sendo obrigado a deixar minha terra natal por falta de emprego. Fico no aguardo de vossa resposta crendo na seriedade de que este governo possa de fato nos ajudar neste tão sonhado projeto. Um grande abraço, e até breve, assim creio. Sem mais, fico no aguardo.L.H.G.F.

renato teixeira dos santos

29/10/2015 as 10:0719

trabalho na portaria de uma escola filantropíca e ela preziza de mais espaços para acomodar os alunos que tem e agregar mais que estaõ querendo vir,pra isso presizaria de compra uma propriedade ao lado isso seria o ideal como conseguir esse valor. bom jesus da lapa bahia.

REGINALDO SOUSA

19/01/2015 as 13:0519

Olá
sou presidente de uma associação e temos interesse de adquirir um terreno e construir um mini campo para aulas de futebol e outras atividades, gostaria de saber qual o caminho que devo seguir, estou em busca de emprestimo para aquisição do terreno e construção do imovel, será que o governo tem financiamento a fundos perdidos para esse caso, abraços e fico no aguardo da resposta.

TANIA

19/11/2015 as 11:0519

BOM DIA!
Estou com um projeto muitissimo interessante, onde envolve ilimitadamente a preservacao do meio ambiente.Necessito obter informacoes de como conseguir recursos junto ao fundo perdido ao qual o governo federal disponibiliza.

marcelo

25/06/2015 as 18:0419

pretendo abrir uma micro empresa ,na área de brinquedos e similares educativos p crianças
, como posso adquirir esse fundo perdido p dar inicio a esse objetivo .

por favor me esclareça essa duvida, e me de uma luz p que eu possa dar inicio ao meu projeto .mandeme por e-mail Marcelo-rs@live.com

obrigado .

osmar justino pires

10/03/2015 as 15:0419

gostaria de saber como conseguir financiamento ou recursos a fundo perdido para um projeto de viveiro de producao de mudas cacau e outras especies.

ramon ferreira dos santos

04/11/2015 as 11:0419

bom dia eu sou de ua associasao de pescadores e presiso muito de comprar us apretecho de pesca para os pescadores e um caminho frigrorifico de pote menor para tranportar os pescados e fujir das mas dos atravessador a associaso e na area da resex mariha do corumbau bahia e associaso estar toda negalisada aguardo o comtato abrasso ramon presidenti da entidade

José Rinaldo Garcia

23/02/2015 as 14:0219

Gostaria de saber como faço para conseguir financiamento a fundo perdido ou a fundo de inovação p/ comprar maquinas de triturar pneus velhos e usados e assim tirando da natureza p/reciclagem .
tenho que montar um projeto junto ao Banco do Brasil???? e o Sebrae pode me ajudar. POR FAVOR GOSTARIA DE ORIENTAÇÃO DE VOCES.

Gilvan Dias Neves

22/01/2015 as 13:0219

Sou presidente de uma associação de pequenos agricultores no Espirito Santo município de Vila Valério, gostaria de saber o que faço para conseguir recursos para estrutura e trazer desenvolvimento sustentável para a região (gilvanneves.apavar@hotmail.com). Atenciosamente agradeço.

Tiago Rafael Heuser

10/10/2015 as 10:0119

Estamo formando uma associação de produtores rurais em minha localidade no municipio de Eugênio de Castro, RS, e gostaria de saber como ou o que devemos fazer para atrair recursos tanto federal como estadual para a nossa associação. obrigado pela atenção

Benedito Pereira Coelho

31/05/2014 as 17:1219

sou presidente de uma associação como faço para receber o recurso a fundo perdido,nos trabalhamos com o projeto de sustentabilidade, todos sonhamos agricultores e pescadores artesanais, moramos no baixo tocantins, precisamos muito desse recurso.

Benedito Pereira Coelho

31/05/2014 as 17:1219

Sou presidente de uma associação de moradores onde a maioria de pessoas pobres , não tem trabalhos o suficiente para todos gostaria muito de saber como conseguir um recurso a fundo perdido para nos trabalhamos no projeto de agricultura familia proprio para cada familia dando nos a certesa de cada familia tenha sua propria sustentabilidade. Desde já agradeço