Busca

Energia solar sobre as águas de Sobradinho

04:36 · 14.03.2016 / atualizado às 04:36 · 14.03.2016 por

Boa mudança na gestão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, a Chesf, cuja diretoria lançou na última sexta-feira, 11, o projeto que instalará sobre uma parte do gigantesco espelho d’água da barragem de Sobradinho um conjunto de células fotovoltaicas, sustentadas por flutuadores, para a geração de 5 MW de energia solar.

Será um projeto piloto que, se der certo, será expandido não apenas em Sobradinho, mas também para as demais barragens de usinas hidrelétricas da Chesf.

Isso significará – quando a usina piloto estiver operando – o uso de menos água para a produção de energia. Consequentemente, mais oferta de água para o consumo humano e animal e para as atividades econômicas.

A empresa brasileira Sunlution – espcializada nesse tipo de projeto – construirá a usina solar flutuante de Sobradinho que, aliás, seráa primeira do mundo.

Comentários 2

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANTONIO HILDEGARDIS FERREIRA

31/03/2017 as 15:0319

bonita providencia, só não entendo, como é que várias instituições dos governos federal e estadual não caminha nessa mesma direção, quero dar como exemplo a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRIé uma estrutura nova em construção que no seu projeto despreza qualquer iniciativa em busca de energias limpas, pois a ENERGIA SOLAR PODERIA ATENDER AS NECESSIDADES DA INSTITUIÇÃO COMO TAMBÉM PODERIA ABASTECER A VIZINHANÇA, JÁ LEVANTEI ESSA PROPOSTA EM AULA DE meio-ambiente QUE NA TEORIA É LINDA,MAS A UNIVERSIDADE DESPREZA A TEORIA, PODERIA MUITO BEM CAPTAR ÁGUAS DE CHUVA,MAS NADA DISSO FAZ PARTE DESSA NOVA INSTITUIÇÃO FEDERAL.
SAUDAÇÕES,
POETA HILDEGARDIS FERREIRA
aluno de administração publica-campus juazeiro do norte

Henrique Cavalcante de Freitas

14/11/2016 as 11:0319

Opção óbvia, prática, viável e com potencial imenso. Além disso teria o benefício de reduzir a perda de água dos reservatórios pelo sol e pelo vento. Para ser utilizado em lagos de hidrelétricas e em açudes de médio e grande porte. Demorou pra se ter iniciativa nesse sentido.