Policial militar alfineta o Ronda do Quarteirão
Egídio Serpa • Publicado às: 17:21 • 18/06/2008
Assinando-se Alfinetador, um leitor deste blog postou o seguinte comentário. O autor é policial militar e, pelo que escreveu, não gosta nem do Ronda do Quarteirão, que paga uma gratificação especial aos seus policiais, nem de como o Governo do Estado relaciona-se com a Polícia Militar. Ele mesmo considera que seu texto é “um marco e um instrumento de protesto”, mas a comunidade leitora deste blog está livre para opinar sobre o que diz o Alfinetador. “Peço que, em nome de todos os Policiais Militares deste Estado, seja publicado o texto a seguir,que é um marco e um instrumento de protesto, e que possa chegar nos quatro cantos deste Estado e que todos possam ler e saber como se sente um policial militar hoje em dia. Eis o texto: VERGONHA - Eu tenho vergonha do meu gorro surrado, pelo dia a dia suado e que findou manchado, diante da boina do Ronda bonita e italiana. Eu tenho vergonha da minha gandola rasgada, que de tanto lavar está apertada, diante da gandola do Ronda leve e boa de usar. Eu tenho vergonha da minha calça desbotada que de sol a sol perdeu a cor, diante da calça do Ronda, linda, azul e sem rasgos. Eu tenho vergonha do meu cinto de guarnição que quando de serviço ostenta um .38 canela seca e um cacetete de madeira, diante daquele cinto do Ronda, envernizado, cheio de apetrechos singulares e que sempre está equipado com no mínimo uma .40. Eu tenho vergonha do meu coturno esburacado e que até já está sem solado, diante daqueles coturnos de marca que custam os olhos da cara e que o homem comprou pro Ronda. Eu tenho vergonha da minha viatura despedaçada, sem trinco, sem vidro nem nada, diante daquelas belezura que só os rico usam, que são as Hilux do Ronda. Eu tenho vergonha do meu contra-cheque que, depois dos descontos e das compras do mês, não sobra um vintém pra comprar nem por bem um remedinho de emergência, diante daquele contra-cheque gordo e pomposo que de olhar dá até gosto dos meninos do Ronda. Eu tenho vergonha de ser policial militar neste estado, de ser tão discriminado, diante desta piada que não nos ajuda em nada, este tal de Ronda. Policial Militar desanimado aguardando o suicí… ou melhor o subsídio. Parabéns, Governador, por em apenas dois anos dilacerar sem dó nem piedade uma corporação quase bi-centenária que não tem absolutamente nada a ver com os caprichos de V.Sa. Alfinetador, alfinetando pela última vez…”
18/06/2008 as 18:02
Parabens ao alfinetador pelo texto elaborado. Esse nosso governador é um sujeito inconseqüênte. Aliado à esse outro que usa uma gravata borboleta. Dá um tempo, esse governo é uma piada.
18/06/2008 as 18:05
Realmente o alfinetador tem razão esse Governador está acabando com a Polícia Mlitar uma instituição quase que bicentenária. No interior do Estado estamos abandonados sem estrutura para trabalhar tem cidades que existem apenas dois PMS para dar segurança em uma viatura velha. Enquanto isto ele dar para cada Dep Federal R$$$$$$$$$ 800.000 para eles gastarem como bem quiserem em seus redutos eleitorais e diz não ter dinheiro para pagar salários dignos aos PMS que diariamente arriscam suas vidas nas ruas das cidades.Se fizermos uma estatística em todo País em relação às Policias Federal e Civil as PMS são as que mais trabalham e as que mais perdem policiais no combate a bandidos, só no Rio de Janeiro são 10 por mês. É lamentável que nós PMS sejamos tão desprezados, tudo por culpa do OFICIALATO, que ficam feitos verdadeiros calangos balançando a cabeça e fazendo tudo que esse Governador quer. Se eles se unissem aos Praças com certeza seríamos mais fortes e conseguríamos nossos objetivos, ao contrário fazem é atrapalhar como fizeram agora elaborando uma tabela de subsídios onde eles teriam um aumento em torno de 75% e os praças apenas 45%, como sempre eles querem sempre levarem vantagens.
18/06/2008 as 18:38
Aquisição de Armas de Fogo – Informação
O Ten Cel PM Luís Napoleão Feitosa, Chefe da 4ª Seção/EMG informa aos Oficiais e Praças da PMCE, que se encontram abertas através dos P/4 de todos os Batalhões e Companhias da Corporação as inscrições para aquisição de armas de fogo do tipo revólveres e pistolas calibres permitidos e pistolas .40 (ponto quarenta) de calibre restrito diretamente da Indústria Forjas Taurus s/a e Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL, para policiais militares do serviço ativo, da reserva remunerada ou reforma da Corporação, na forma disposta a seguir:
I. Requisitos Mínimos para inscrição
a) Ser policial militar do serviço ativo, da reserva remunerada ou reforma da Corporação;
b) Encontrar-se no mínimo no “BOM” comportamento, no caso das praças;
c) No caso de reforma o PM não ter sido reformado por motivos psicológicos;
d) Não possuir mais de 02 (duas) armas de porte cadastradas junto ao SINARM/PF e ou SIGMA/EB;
e) Para adquirir arma de uso restrito, não possuir nenhuma outra arma de uso restrito, cadastrada no SIGMA/EB;
f) Não estar respondendo a Conselhos de Justificação, Disciplina ou PAD -(Processo Administrativo Disciplinar).
QUANDO NOS FOR PAGO UM MELHOR SALÁRIO EU POSSO ATÉ COMPRAR A MINHA ARMA, POR ENQUANTO NÃO DAR.
18/06/2008 as 19:14
Meu nobre Jornalista e leitores deste BLOG, este é o retrato fiel do descontentamento com essa política de segurança desse governo do Ceará, que por não querer investir com seriedade “inventou” uma polícia nova e investiu somente nela, pois sai mais barato. O problema senhores é que ainda estamos aqui, sem viatura, sem fardamento, sem gratificação, sem subsídio, sem vale-refeição, mas pasmem: ESTAMOS AQUI. O interior do estado está completamente abandonado desde o início dessa gestão, nenhuma viatura, nem armamento foi destinado aos municípios que não estão na região metropolitana. Se algum PM quiser melhorar de alguma maneira vai ter que sair e fazer concurso pro RONDA. Eu pergunto a sociedade cearense, isso é justo, é ético, é moral e legal?
A única saída que vejo é que sigamos o exemplo de vários estados que se rebelaram a despeito dessa ditadura que vivemos e ordeiramente façamos uma GREVE o quanto antes, deixem que o RONDA tome conta de todo o estado, afinal fomos esquecidos mesmo, então esqueçamos o caminho do trabalho. Mas entendam senhores, nosso protesto é com relação à política de insegurança e não contra nossos companheiros de farda, são policiais como nós, apenas o nosso governador não vê isso.
18/06/2008 as 19:15
Caro Alfinetador, não sei usar suas palavras poéticas, contudo creio entender um pouco sobre as razões que têm levado nosso governador a tratar PM:
A CULPA É DO HUCK
Debruçado-me tenho nos últimos meses sobre as ações do governo em relação a PMCE, tenho buscado entender na legislação e decisões administrativas do governo, as razões do Sr. Governador querer de vez “enterrar” a PMCE. Suas decisões têm sido sempre em favor e visão de uma “nova” polícia, a RONDA DO QUARTEIRÃO(nada pessoal contra nenhum de seus membros), pois de uma forma ilegal tem dado tratamento salarial diferenciado aos mesmoms, e de forma totalmente ilegal mudou até mesmo o muniforme, uma vez que o uniforme por eles usados não é previsto no RUPMCE - Regulamento de Uniformes da PMCE, que é um Decreto baixado por um outro chefe do Poder Executivo, semelhante a ele. O governador chegou ao cúmulo de ao mesmo tempo tentar modificar até mesmo a, creio que bicentenária bandeira do Estado, pois a por ele usadas é na cor cinza.
O governo Cid Gomes, tem com a ajuda da douta PGE, deixado de aplicar benefícios previstos no Estatuto da PMCE - Promoção Compensatória - a qual foi incluída no Estatuto com o aval do mesmo grupo de procuradores que hoje servem ao governo, os quais no governo anterior não “viram” nenhuma ilegalidade e/ou inconstitucionalidade.
Sou SubTen PM, e nos meus vinte anos de polícia nunca tinha visto um mês de maio, mês do aniverrsário da PMCE, sem promoções de praças e/ou oficiais. O governo atual em nada tem contribuído com a PM em se tratando de estrutura, pois o goverrno anterior foi o responsável po mexer na legislação PM - ESTATUTO, LEI DE EFETIVO, CODIGO DISCIPLINAR, e até hj o governo que prometru nos fazer sentir orgulho de ser PM, sequer mexeu na LOB- Lei de Organização Básica, que está parada desde dez/2007.
Ah, ia me esquecendo A CULPA É DO HULK, poderá ser explicada em outra ocasião, mas em uma breve consulta a histórias ouvidas no Beco do Cotuvelo, será o bastante para se compreender.
18/06/2008 as 19:36
E o aumento diferenciado que se espera tanto, será só para os policiais militares que conseguirem “baixar o índice de criminalidade da região em que o policial estiver lotado”, esta piada está no Jornal O Povo de Hoje, a Policia Militar não tem estatística nem para dizer exatamente o seu efetivo de pronto emprego imaginem determinar os níveis de violência de cada área e ai fazer todo procedimento para que os policias daquela área, que baixarem essa criminalidade sejam devidamente gratificados, é uma piada ou não?, seria….se não fosse trágico! continua brincando com eles Dr. Cid ! afinal, eles não podem fazer greve, ademais Vossa Excelência já conseguiu acabar mesmo com a PM, mas dá pra parar de sacanear né ?
18/06/2008 as 20:03
Eu, gostaria muito de postar meu nome porém somos sabedores que o fato de ser militar não nos permite, mas o companheiro está com toda razão não dá mais pra suportar tamanha discriminação indiferença por parte do governo temos sim, que nos mobilizar, fazendo com quer a sociedade esteja do nosso lado, estes policiais do ronda no futuro bem proximo estarão todos doentes, tenho vergonha de mim mesmo por ter votado neste governo, todos nós pms somos devedores do Bradesco porquer o que recebemos infelizmente não dá nem pra comer, estou revoltado.
18/06/2008 as 20:31
Companheiros, temos que encarar a realidade, nos unirmos e tomarmos medidas duras em relação ao governo. O governador não tem um minimo de respeito para conosco, nem com o RONDA. Nós ‘comuns’ já fomos abandonados ha tempos,e, o pessoal do RONDA, a medida que ele oferece com uma mão, tira com a outra. Dá gratificação, e tira a folga, asaúde,o convivio social e familiar.
18/06/2008 as 20:39
Caro jornalista Egídio Serpa
É desencantador ler o desabafo do cidadão sob codinome “Alfinetador”. A dura realidade do serviço diário de rua, muitas das vêzes, nos faz enxergar com outros olhos a realidade. Depois não me venham dizer que nunca trabalhei na rua! O meu comentário, entretanto, não será de crítica nem de apoio ao pseudo colega de farda, pois se ele postou deve ter suas razões, e não será este Oficial que irá condená-lo ou absolvê-lo. Queria apenas aproveitar esse espaço democrático, e na qualidade de Oficial da Gloriosa Polícia Militar e aluno do curso de mestrado da UECE, tecer alguns comentários sobre os estudos que atualmente realizo para conclusão de curso e o pronunciamento do “alfinetador”. A Polícia Militar tem sido alvo de críticas da sociedade ao longo dos anos. Os motivos perpassam pela própria atividade de força pública de repressão aos que ferem o pacto de convivência escrito na Constituição. Notamos, e o “alfinetador” não nos deixa mentir, que no meio das críticas, a incompreensão, a injustiça. Dentre os injustiçados, o policial militar, despido de posto, graduação, soldado. As dificuldades internas e externas que enfrentam o militar estadual têm impedido a tomada de medidas profiláticas no sentido de diminuir as diferenças entre o PM e o cidadão, como se o primeiro não fosse também digno de cidadania. A bandeira de nossa luta é desmistificar o trabalho do policial militar, soterrando aquela análise feita pelo meio social como ele ( o PM) fosse um alienígena, esquecendo-se de que o policial vem do povo, que tem família, filhos - todos somos sociedade. Hoje, nos quartéis, é raro mais já existe a frase: ” debaixo da farda, existe no peito um cidadão”.
Em cima disso, respeitando todos os pronunciamentos vindouros, contrários ou a favor, queremos sugerir a atenção de todos ao pleito eleitoral que se avizinha. A Instituição já merece um ou mais representante político no Estado. Já evidenciamos através do nosso trabalho como é forte a Polícia Militar do Ceará, e é chegado a hora de mostrarmos a sociedade democrática da importância do nosso voto. Unamo-nos em prol de objetivos, independentemente do representante for oficial(ais) ou praça(as). Resta claro sempre defender a legalidade, a moralidade e a justiça, sem esquecer da disciplina, visando sempre assegurar a cidadania ao policial militar, reconhecendo, verdadeiramente, o seu status de cidadão e sua inalienável condição de ser humano.
Atenciosamente
Coronel Paula Neto
PS. Não sou candidato;
18/06/2008 as 20:39
Não estou mais lavando minha farda, pois tenho medo de desintegrá-la. O meu coturno, parece que pertenceu a um homem bomba. O meu gorro, já não existe mais. Meu cinto de guarnição está amarrado com arame,e, o revólver, está com a coronha envolta em fita adesiva.
E a munição????
Bom, deixemos isso pra lá.
Atirar pra que?
18/06/2008 as 20:45
É alfinetador, seria cômico se não fosse trágico.
Infelizmente não temos a quem recorrer, senão
a NÓS mesmos.
Será que vamos ficar esperando de braços cruzados,
por algo que não vem?
Ou o melhor seria cruzarmos os
braços em protesto contra nossa situação desesperadora?
O que fazer?
18/06/2008 as 21:30
Nem sei quantos antes de mim devolveram a alfinetada.
O ronda foi feito como foi por pressa da população, mas o policial também sofre com a vaidade dentro da instituição. É certo e eu já li na LOA do Estado do Ceará que todos os PMs serão nivelados para o “padrão” Ronda, ou seja, mesmo fradamento, mesmo equipamento, mesmo sistema de trabalho e gratificação salvo as unidades de regine especial como RAIO, GATE, etc.
Vergonha pode também ser confundida com inveja já que para ser um agente da lei é preciso se inbuir da virtude social contida no código defendido e uma moral surge de forma muito forte quando isso acontece pra valer.
18/06/2008 as 21:37
VERDADE PURA. Esse “governador” através do borboletinha conseguiu realmente acabar de vez com o orgulho de ser policial militar nesse estado. Como oficial posso dizer que 90% dos oficiais da PM hj fecham os olhos para o que acontece na instituição simplesmente pa não adianta remar contra a maré, qq indício de contrriedade ao que o “secretário” borboletinha manda é punição na certa, até para o interior. Exceto os oficiais que trabalham no ronda e que tb ganham gratificações de até 60% sobre o bruto do salário o restante só quer saber de cumprir o dia de trabalho e ir para casa sem mais problemas, principalmente do quartel, acabou a figura do oficial caxias e que mantinha a tropa orgulhosa de sair nas viaturas para fazer o patrulhamento na cidade, pode ser que ainda exista algum desses no choque mas no geral todos só querem saber de “arranjar um bico” como já faziam os praças da corporação e tão perseguidos são até hj.
A realidade de quem trabalha em Cias do 5 e 6 batalhão é bem diferente da propaganda do governo onde mostra policiais sorridentes e acenando para a população. Na escuridão da PM existe quem hj em dia se omita em atender ocorrências e que “o ronda se vire” pois o salário não compensa.
Hj sou bacharel em direito e aconselho aos oficiais e praças que façam o mesmo, estudem pq a POLÍCIA MILITAR acabou nas mãos de um “secretário” omisso, fraco, sem entendimento de polícia e favorecedor da polícia civil que está feliz da vida com o gordo aumento de até 35% que receberam na surdina .
Essa é a realidade!!!
18/06/2008 as 22:19
Infelizmente tenho que concordar com meu nobre colega, quando o mesmo faz referências em seu texto sobre problemas que passamos. Tenho que concordar tambem quando fala que sente vergonha de ser hoje um policial militar nesse estado pois é isso que sinto tambem. Ainda vem não sei quem tentar desviar a atenção dos policiais oferencendo míseras gratificações se nós “comuns” conseguimos uma tal meta. Que meta é essa? Estamos em uma empresa privada trabalhando por produção? E se aceitarmos vai ser igual as gratificações das armas apreendidas que chegar a atrasar quatro ou cinco meses? Essa manobra é somente para tirar a atenção dos colegas para evitar o pior GREVE. Chega Sr. Governador, esta na hora do senhor nos tratar como gente. Tenho inclusive um conselho pro senhor. “O verdadeiro Chefe não é aquele que manda e desmanda e sim aquele que faz o seu empregado se sentir bem trabalhando”. e isso Sr. não sabe fazer. Pra que se da o luxo de ter duas policias Ostensivas se não pode cuidar nem de uma? ou é de proposito deixar uma caindo os pedaços e outra no luxo?
18/06/2008 as 22:33
EU FICO A PENSAR E REFLETIR O QUE DEVO FAZER,CHORAR,ESPERTIAR TUDO ISSO JA FIZ E EM NADA MUDOU A MINHA SOFRIDA E TRISTE VIDA DE SOLDADO SERA QUE O MEU AVO QUE FOI PRACA O MEU PAI QUE TAMBEM FOI ME DISSE QUE A POLICIA NUMCA MUDARIA E QUE ELA SEMPRE FOI E SEMPRE SERA DOS OFICIAIS.EU PERGUNTO A VOCES MEUS AMIGOS O QUE PODEMOS E O QUE DEVEMOS FAZER??????????? SE EXISTIR ALGO QUE POSSO FAZER EU ESTOU DISPOSTO A FAZER,NEM QUE PARA ISTO EU SACRIFIQUE MINHA PROPRIA VIDA.
18/06/2008 as 23:00
É Maurício parece q não há muito a fazer, e talvez nem mesmo o que fizer-mos poderá surtir efeito, o nosso problema é milenar, senão vejamos: O Homem estava cravado na cruz, pediu água, e o que deu-lhe o guarda? Fel. O Hpomem gemia em dor, e o que fez o guarda? cravou-lhe uma espada. Aí o Homem profetizou: O soldado contente-se com seu soldo. E no Ceará para variar a PM foi criada por um padre. Pode daí sair alguma coisa boa.
É brincadeira, na realidade estamos começando a fazer o certo, estamos procurando sobre o que nos diz respeito, ainda precisamos aprender muito mais sobre as artimanhas políticas, e assim vamos entender que esse abutres que ai estão apenas querem saborear nossas dores. Não precisamos de Lula Morais e nem de Chico Lopes, eles estão com oportunismo, aguardemos o voto do deputado Lula Morais quando da votação mda mensagem de reajuste do governo, que chegará a AL em breve.
18/06/2008 as 23:23
“Conhecer o passado, para entender o presente e projetar o futuro.”
Dentro de um contexto histórico é fácil prever que a paixão pelo Ronda, é fogo de palha. Assim como a história recente nos mostra. Basta puxarmos a memória e lembrarmos do SINDES (Sistema Integrado de Defesa Social), a cidade ficou cercada de cones, barracas, e viaturas novas, colocaram a farda do Choque em todo mundo, e a cidade ficou maravilhada. E as barreiras, onde, comíamos na rua, dentro de uma Kombi. Lembram? Ficávamos vermelhos como pimenta, trabalhávamos o dia todo em pé. E o Xerife e o Comandante da ocasião passavam num opala fiscalizando, o Xerife descia e ainda ajeitava os cones, ensinando como nós deveríamos abordar e sinalizar a barreira.
Depois o General e seu Distrito Modelo, era a vedete do momento, cada companhia, novinha em folha, com 20 viaturas zeradas, policiais com pistola, colete, rádio. Aos mais novos lembro que embora fosse 1998, esses equipamentos eram novidade nas PMs, estávamos acostumados somente com o 38, as cabinas não tinham rádio transceptor, e os policiais trabalhavam sem colete balístico. O general passou a dar instruções de como deveríamos preservar o Local de crime. Baixou até portaria, pasmem! Veio um policial dos Stats e deu a receita do bolo: Deveria usar divisão geográfica das áreas da PM e a partir delas sediar o Distrito Modelo juntando num mesmo espaço Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O Estado pagou a preço de ouro por essa consultoria.
Os capitães comandantes de companhias “modelo”, nessa época, cumpria-se a Lei de Organização Básica, instituto que textualiza que o comando de companhia deve ser exercido por CAPITÃO e só as companhias independentes podem ser exercidas por MAJOR. Pois, bem, os capitães comandantes de companhia andavam em viaturas zeradas e os majores , tenentes coronéis e coronéis, comandantes de batalhões, subcomandantes de batalhões, diretores, etc… andavam em latas velhas. Traduzindo melhor, tudo convergia para o Distrito Modelo todas as verbas, e o resto da PM agonizava.
É importante destacar que somente no Lúcio Alcântara, em 2006, final de governo, a PM aumentou suas gratificações para algumas funções de comando, ao todo 61 gratificações que giram em torno de R$ 800,00.
Até 2006 a PM só tinha 6 gratificações(Comandante Geral, Comandante Adjunto, Coordenador Geral de Administração, Chefe da Licitação, Comandante do CPI e CPC, Chefe de Gabinete do Comandante). A Polícia Civil já possuía 4 gratificações, por delegacia( Delegado Titular, Delegado Adjunto, Chefe do Cartório e Chefe da Investigação), fora as da Superintendência e das especializadas que tinham outras tantas. Esse mesmo governo criou a hora extra remunerada para PMs.
O incrível de tudo é que em todos esses períodos a Polícia Militar esteve na crista da onda, ou melhor, tivemos comandantes e chefes da Casa Militar ligados diretamente ao Governador, nossos policias é que executaram esses programas citados anteriormente, O SINDES, O DISTRITO MODELO, e agora o RONDA. É então, é preciso estudarmos este fenômeno de autofagia.
Achei oportuno citar a história como forma de conscientizar os Oficiais e Praças da Polícia Militar, que agora estão na bola da vez. Gente analisem este comentário e reflitam, se vocês estão realmente sendo atores, ou coadjuvantes, vilões ou mocinhos. Vocês são da Policia Militar do Ceará, uma, Instituição permanente do Estado, não de Governo. Pensemos uma Polícia para o futuro, que possamos trabalhar no presente, mas com visão de futuro, para que possamos usufruir de nossa reserva, de forma tranqüila, com um salário digno.
Uma das grandes vitórias do senador Tasso Jereissati, quando governador, foi ter permitido que o Policial Militar fosse para reserva com seu ordenado da ativa. Pasmem senhores novatos, até pouco tempo ao ir para reserva o PM tinha seu salário reduzido pela metade. Sabe por que? Porque seu salário era cheio de gratificações não incorporáveis. Víamos velhinhos trabalhando e indo para reserva enxotados, pois não podiam perder metade de seu salário e passar fome.
Não está acontecendo no presente algo parecido com o que aconteceu no passado?
As gratificações do Ronda e estas que estão querendo criar por redução de criminalidade, são incorporáveis?
O carro chefe da segurança do governo é a PM?
O orçamento da PM está direcionado ao Ronda(viaturas, vale-refeição, fardas novas, equipamentos)
Nossos policiais oficiais e praças, não estão carregando este programa nas costas?
Temos ou não Pms ligados diretamente ao Governador?
Diante desse passado e desse presente, qual será nosso futuro
É senhores, acho que não merecemos esse SUBSÍDIO.
18/06/2008 as 23:45
Jornaslista Egidio Serpa seu blog é uma ferramenta interessante para uma Instituição Militarizada e acostumada a resolver nas entranhas suas mazelas e agruras, através deste espaço a população, cientistas sociais, jornalistas podem ter um termômetro de a quantas anda a segurança pública em nosso Estado. Mas, acho que esta sendo subutilizado.
Caro Egídio essa dimensão dada pelo seu espaço é inovadora a nível de Brasil, aqui li e leio comentários interessantes, fatos importantes que deveriam render mais a sociedade e a Instituição PM do que atualmente rendem. Sugiro a realizaram de entrevistas com autoridades da segurança pública, com o governador Cid Gomes, a publicação de um livro, uma produção científica. Enfim, é bom pensarmos em como organizar meios de otimizar este espaço. Do contrário a leitura que faço é da perca de interesse dos blogueiros por este espaço. Obrigado!
18/06/2008 as 23:48
Meu Nobre jornalista Egídio Serpa, mais uma vez deixo aqui meu desafio, entreviste o governador do estado e indague-o sobre a real situação da Polícia Militar tão bem exposta neste BLOG, o que ele está fazendo pelos PM’S que não são do Programa Ronda do Quarteirão? Já que todos os recursos do estado estão voltados para o projeto, como fica a situação dos municipios não contemplados? Não adianta chamar o borboletinha, pois esse é um fantoche e dos piores que existem, chame esse bairrista que acha que o mundo está em seu umbigo.
19/06/2008 as 0:30
Amigos a Polícia já estava morta, este foi apenas o golpe de misericórdia.
Vamos à luta amanhã têm audiência pública sobre o percentual de aumento do funcionalismo público. Assembléia Legislativa do Ceará. Às 14:00 HS.
Não percamos a esperança jamais,resistir até o fim.
abraço do amigo Josué.(membro da comissão dos policiais militares excluídos da greve de 97)
email: josuesousasousa@bol.com.br
19/06/2008 as 3:53
Caro Egídio Serpa,
Seu blog é de fundamental importância para a comunidade e, principalmente, para nossos companheiros das polícias. Infelizmente, alguns ainda não se aperceberam do valor desse moderno instrumento midiático para divulgar nossas carências e necessidades, com a seriedade que deve caracterizar a postura do profissional de segurança pública. Acredito até que pessoas estranhas aos quadros da Polícia podem estar aproveitando o anonimato para criar um ambiente negativo na tropa. Ficar criticando os superiores hierárquicos e as demais autoridades constituídas, com expressões grosseiras e depreciativas, certamente não é o melhor caminho, já que nada constrói. Mostra apenas a nossa falta de educação e maturidade para o encaminhamento de nossas propostas. A celeuma criada em torno do envolvimento do “filho de um coronel” na morte de um companheiro (fato já descartado pela Polícia Civil) bem demonstra a pertinência da nossa argumentação. Outrossim, criticar o governador e o comandante da PM com relação ao subsídio, além de prematuro, é seguramente uma atitude injusta e inconseqüente, já que ainda não sabemos o quanto será contemplado cada posto ou graduação. O que é do conhecimento de todos é o compromisso assumido publicamente pelo governador Cid Gomes (que é um homem de palavra), em dar um aumento diferenciado para os profissionais de segurança pública. O chefe do Executivo cearense, já como prefeito de Sobral, elegeu a segurança pública como uma de suas prioridades, posicionamento que vem confirmando na atual gestão como governador. Criticar o “Ronda” como um modelo de policiamento (aplaudido pela sociedade e reconhecido até pelo presidente Lula, que o indicou para os demais estados), me parece também uma atitude apressada, pois se trata de uma experiência nova que, embora já vitoriosa, ainda continua buscando melhorar seu desempenho e as condições de trabalho dos policiais (a seleção de mais 2 mil PMs, já anunciada, bem demonstra a preocupação em melhorar a escala de serviço). Sei que nossas carências são imensas, cujo crescimento veio se avolumando ao longo dos anos. Diz o adágio popular que “Roma não foi feita em um só dia”. Posso afiançar, pelo que conheço do passado político-administrativo do atual governador, que a filosofia, os avanços e os benefícios do “Ronda” serão estendidos a todas as corporações policiais cearenses. É claro que tudo isso não poderá ser realizado de imediato, como seria o desejo de todos nós. Assim, como um PM que galgou todos os postos do oficialato e passou para a reserva com mais de 35 anos de serviço, recomendo um maior aprofundamento dos fatos, para que não engrossemos as fileiras dos ingênuos e desavisados, presas fáceis de falsos líderes, cuja atuação se multiplica nos períodos pré-eleitorais. Sejamos torcedores e otimistas quanto ao futuro da nossa gloriosa Polícia Militar.
19/06/2008 as 7:34
Quando um subtenente da tropa regular quer ser soldado raso do RONDA, há alguma coisa de muito errado nisto. O que estão fazendo com a Polícia Militar é absurdo, surralista. Cadê seus comandantes que assistem passivamente ao desmoronamento da verdadeira hieraquia? Disciplina não se faz com homens amordaçados nem na posição de sentido e “pagando senhorias”. Mas pelo exemplo, pela lealdade. Incrível, inacreditável. E lamentável.
19/06/2008 as 8:04
Caro Sr. CORONEL Maurcio Cruz, assim como o Sr. faz questão que seja conhecido. Quero dizer que sua vez ja passou. Que o Senhor nunca foi praça e humilhado por oficias. Parabéns, o Senhor esta hoje na reserva ganhando seu dinheiro e acompanhando o desenrolar da histora da segurança em nosso estado somente pela propaganda do honda feita pelo governado. A policia é mas que reportagens, é mais que estatiísticas nos somos seres humanos.
19/06/2008 as 8:18
Caro Egídio, vai aqui uma sugestão: Que o senhor leve para seu programa de televisão, alguém do governo, o secretário de segurança, e comandante geral; sabatiná-los apenas com os comentários deste blog e pedir explicações sobre o que realmente eles têm a nos oferecer, me refiro a todas as postagens de assuntos anteriores. Quero ver se eles vão ter a cara de pau de mentir sobre a realidade da polícia, como aquele deputado nelson martins tem; de dizer que o governo se preocupa com a segurança pública.
19/06/2008 as 8:34
GRATIFICAÇÃO
Secretário de Segurança teme manipulação de estatísticas
O secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, adverte que a premiação por desempenho que o governador Cid Gomes (PSB) pretende dar aos policiais militares pode gerar flagrantes forjados e manipulação de estatísticas
19/06/2008 01:07
As estatísticas de criminalidade levam em conta registros de ocorrências, deixando de lado casos não comunicados pelas vítimas à polícia
As estatísticas de criminalidade levam em conta registros de ocorrências, deixando de lado casos não comunicados pelas vítimas à polícia
Enquanto aguarda a discussão com o Governo do Estado sobre a possibilidade de implementação de Lei de Desempenho aos policiais militares do Ceará, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, avalia que é preciso estar atento ao critério de avaliação dos servidores que deverá ser adotado e aos métodos de levantamento de índices de criminalidade. Monteiro admite que a possibilidade de premiar policiais por sua atuação leva ao risco de que flagrantes sejam forjados ou que estatísticas sejam manipuladas.
“Houve uma época em que determinada instituição policial, no Rio de Janeiro, instituiu prêmio por prisão em flagrantes, para quem mais apreendesse. O pessoal mais inescrupuloso começava a praticar um golpe em que se implantava drogas em pessoas que, habitualmente, estavam envolvidas. Isso é uma coisa muito perigosa”, advertiu o secretário. Monteiro ressaltou que será preciso avaliar com cuidado qual critério de desempenho será escolhido. “Há estados que enveredam para esse tipo de solução, mas esse método teria que ser examinado. Vamos conversar com o governador e olhar os detalhes”, adiantou o titular da Segurança.
Além da possibilidade de apreensões irregulares, o secretário atenta para o fato de que as estatísticas de criminalidade com que trabalha o Estado são “pouco confiáveis”, conforme já mostrou em série de reportagens em janeiro deste ano. Isso porque os dados apontam apenas registros de ocorrências, deixando de lado casos não comunicados pelas vítimas à polícia. “No mundo inteiro, a coleta de dados sobre criminalidade é a partir de fatos noticiados ou encontrados pela polícia”, justifica Monteiro.
Este tipo de método tornaria falha a avaliação da criminalidade por área. Segundo a fonte, a idéia que está em estudo é a de gratificar os policiais com base na redução da criminalidade na área de atuação. No Governo, quatro órgãos já aplicam lei de desempenho: as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), de Ouvidoria e Controladoria (Secon) e da Fazenda (Sefaz), além da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Arce).
Efeito direto
A pretensão do governador Cid Gomes (PSB) em implementar premiação por desempenho agradou aos policiais militares. Para o vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Flávio Sabino, a gratificação aos servidores geraria efeito direto no desempenho da ação policial e, conseqüentemente, na redução dos índices de criminalidade. “O grande problema que nós enfrentamos é a sobrecarga dos policiais. Uma gratificação contribuiria para que o policial militar tenha condições de começar e terminar o serviço com a mesma vontade”, indicou o policial, que rechaçou a possibilidade de fraudes. “Só posso prender depois que acontece um crime”.
Emais
As reações foram diversas quanto à Lei do Desempenho que o Governo pretende instituir para a Segurança Pública. O deputado Edson Silva (DEM) lembrou que o governo anterior tentou remunerar quem apreendesse mais armas. “Não surtiu efeito e falharam no pagamento”, afirmou Edson. “O certo é que os policiais têm que cumprir a tarefa independente do agrado”.
O líder da bancada tucana, João Jaime (PSDB), reagiu bem à proposta. “Não só os policiais, mas todo funcionário público deveria ser remunerado pelo seu desempenho”, declarou. “Acho excelente. É uma medida incentivadora para o bom policial”, concordou Ferreira Aragão (PDT).
Já Adahil Barreto qualificou a premiação por desempenho como “penduricalho”. “Acho que o governo pode oferecer uma remuneração mais digna para os policiais. Para mim é um pirulito na boca dos policiais”, criticou.
19/06/2008 as 8:42
Afastadas as suspeitas contra filho de coronel da PM
O assassinato do policial militar Francisco Carlos Ferreira Júnior continua sendo investigado pela Polícia Civil. As suspeitas sobre a suposta participação do filho de um coronel da PM no caso não foi confirmada. O coronel alega que seu filho, encontrado baleado horas depois da morte do PM, teria se envolvido em outro episódio: reagiu a uma tentativa de assalto no Município de Maracanaú, quando, junto com amigos, saía de um festejo junino que ocorria naquela cidade.
As investigações estão a cargo do 23º DP (Nova Metrópole). O soldado Ferreira foi morto na noite do último dia 11, quando estaria investigando o furto de fios elétricos no Conjunto Nova Metrópole V, em Caucaia. O PM, lotado na 4ª Cia/6ºBPM (Conjunto Ceará), chegou a ser socorrido e levado ao Frotinha de Antônio Bezerra, mas não resistiu.
As suspeitas sobre o filho do coronel da PM foram levantadas pelos próprios colegas de farda do soldado assassinado. No tiroteio com o PM o assassino foi baleado, mas, mesmo assim, fugiu. A Polícia montou vigilância em todos os hospitais da periferia da Capital. Horas depois, o filho do coronel deu entrada no hospital de Maracanaú., surgindo, daí, a suspeita incorreta de que ele teria participado da morte do PM.
19/06/2008 as 8:47
É preciso que a família do Soldado procure um advogado para que tudo isto fique esclarecido pois as investigações feita pela Pol. Civil deixa muito a desejar e de preferência o acompanhamento de alguém do Ministério Público, nada tenho contra a Pol. Civil mas durante todo meu tempo de PM já tenho visto vítima virar acusado e acusado virar vítima portanto olho vivo! ATENÇÃO ASSOCIAÇÕES!
19/06/2008 as 9:06
Coronel PM RR acorda , nao vai ter subsidio nenhum,o governador e o secretario de segurança nao estao nenhum pouco preocupados em nos dar um melhor salario. Melhorar a carga horaria do ronda tao pouco, o secretario de segurança disse na assembleia que nós somos militares e podemos trabalhar o que for decidido por eles.
O secretario deveria saber que nos somos militares sim, mas somos seres humanos tambem como qualquer outra pessoa.
Gratificaçao nao é aumento,é balela,o governador que nos escravisar para da gratificao.
19/06/2008 as 9:54
Não sou policial, mas tenho respeito e admiração pela Polícia, pois tem como propósito proteger a população.
Cito um adágio popular que bem se adequa ao momento: “Para existir o sabido é preciso ter o besta”.
O policial é um guerreiro ( do bem ! ) por natureza, dai a atividade profissional.
Lute !!!…párem de choramingar, tenham união !
Vocês são fortes, mas parece que esqueceram disto.
Como !?…não ensinarei o padre a rezar, vocês tem a resposta.
19/06/2008 as 10:55
Caro Egídio Serpa,
A minha maior alegria até hoje foi ser reconhecido pelo ex-Governador Tasso Jereissati como um professor que prestou serviços de grande relevância na área da Educação, recebendo a Medalha José Martiniano de Alencar, como um dos fundadores do Colégio da Polícia Militar do Ceará, que ainda hoje funciona tão bem ,sendo modelo para outras escolas públicas brasileiras.
Deixei ali grandes amigos e conheci outros grandes homens , como o Cel. Mauricio Cruz, Cel .Gilson Liberato, Cel Andrade , Cel.Mauro,Cel.Landim e muitos outros PM que vestiram e ainda vestem a gloriosa farda da Polícia Militar do Ceará.
No momento a ponderação é a melhor estratégia para se solucionar os problemas antigos existentes ,assim, dito por vários companheiros na época de Colégio Militar.Alguns com rancor e outros mais moderados, conhecedores da realidade do Estado do Ceará.Cel.Mauricio disse muito bem :“Roma não foi feita em um só dia” .Como o Governador Cid Gomes solucionará os problemas do Ceará , de nossa Polícia Militar da noite para o dia em pouco tempo e com os entraves jurídicos existentes com toda essa burocracia na vida pública?Todos sabem , conhecem e já passaram por tudo isso.
Conheço todos que estão no Governo , hoje.São homens de bem e querem o bem do Ceará e principalmente para nossa Polícia Militar.Sempre vai haver os contentes e os descontentes com a situação política do Estado e da Corporação, mas, poucos, com a sabedoria, inteligência e moderação do Cel Maurício Cruz.
“Sejamos torcedores e otimistas quanto ao futuro da nossa gloriosa polícia Militar”
Obrigado pelo espaço garantido nesta sua brilhante página da Internet.
Bom dia amigo Serpa
Deus sempre lhe dê mais luz e saúde.
Do amigo da PM
prof.João Bosco Freitas
19/06/2008 as 10:56
Estamos todos no mesmo barco,ou seja ,Oficialato e Praças dessa corporação sentindo-se naufragos de um navio q aos olhos de quem olha da praia mostra-se vistoso e imponente com a maquiagem dada a ele,nos praças totalmente totalmente desesperados com a remuneração injusta e excesso de serviço, além das varias outras insatisfações colocadas pelo afinetador,e os oficiais cujos vencimentos não são lá essas coisas tbm, não vêem uma luz no fim do túnel, pois sabem q pra retomar a motivação ,requalificação , e vibração da tropa vai tornando-se impossivel a cada atitude tomada pelo governador e seu secretáriado ,acho contudo acho q o policial militar não deveria ser visto como um: ALIENIGENA ,”MAS OS SECRETÁRIOS DO GOVERNO SIM , E DE UM PLANETA Q A PALAVRA CORAÇÃO NÃO EXISTE” Pois são totalmente mecânicos, frios, calculistas e só articulam em beneficio próprio,Essa de gratificação por desempenho foi a gota d’agua e a pergunta :os PM’s que trabalham nas guardas do quartel, nas atividades meio, em geral, rancho,serviços gerais etc.como ficam ?, A cada pronunciamento a cabeça de cada policial fica mais permeada de incertezas e desmotivação , pois as conclusões dos projetos apresentados só nos trazem frustrações, é dificil ter ánimo para sair de casa cumprir uma jornada de serviço tendo q lembrar durante todo o serviço q o contra-cheque vai vir negativo no fim do més , q o salário q se ganha não dá para suprir as nescessidades básicas de uma familia pequena, q o hospital a q nos temos direito não oferece nada mais, pois mais parece um prédio abandonado, ah! abandonado ele está só tem policiais obrigados a cumprir escalas de serviços lá , pois por mais boa vontade q se tenha não existe como prestar atendimento, pra completar nossa angustia todos os servidores do estado q tem seus direitos a manifestação garantidos pela constituição vão começar a fazer greve, e aí nessa situações quem trabalha mais? é claro a PM. e como nos além de não termos o direito de nos manifestar ainda vamos estar mais ocupados do q nunca vamso acabar sendo os únicos a não conseguir NAAAAAAAAAADA. Os fazendarios ,Professores , Funcionários do judiciário estão aí organizando-se e possívelmaente conseguirão seus objetivos ,pois a boca deles não é amordaçada como a nossa, e como o estado terá q garantir as reividicações deles não sobrará recursos para melhorias para nós , e vai ficar por isso mesmo pois não nos organizamos , não somos unidos , não podemos falar , e os articuladores sabem de todas essas fraquezas . E agora se não lutarmos pelos nossos interesses quem o fará? Os praças insatisfeitos culpam os oficiais , estes torcem em silêncio pela explosão de uma manifestação e como sempre o governo e outros orgãos do estado vão ganhando com nossa falta de atitude e organização.
19/06/2008 as 13:42
Vejo com tristeza todos os acontecimentos que ocorrem no nosso estado com relação à política de segurança. A verdade é a seguinte: É muita mentira por parte de autoridades do alto escalão, comandantes, secretários e governador. Eles estão perdidos sem uma proposta digna para os policiais que já estavam na PM antes mesmo deles pensarem em ser candidatos. Todos mentem. Pedem tempo pra resolverem as coisas e não fazem nada. O coronel RR vem aqui pedir calma?????? Fala sério!!! A Policia Civil não precisou de tanta calma e ja estão desfrutando o sabor de um salario mais digno. Enquanto nós estamos a mercê de uma escala sofrida, principalmente no interior, sem fardamento, coletes, viaturas, e principalmente sem expectativas.
Agora vem mais dois mil homens. Pra que? Se vão todos pro ronda o que vai beneficiar os antigos??????? Será que o governador ta querendo que o resto da Pm peça pra sair e ele consiga ter em seu estado somente o ronda????? Parece que sim.
19/06/2008 as 15:48
Deveriamos dar ouvidos ao SR. João de Alencar. como ele falou ele não é PM mas sabe da força q temos se nos unirmos , se quem esta fora da instituição vê nossa força, por quê nós membros força não queremos enchergar ? A policia civil só conseguiu o q queria por q: 1-são civis e podem manifestar-se
2- souberam organizar-se e reinvindicar
3- fizeram estudos comprovando melhorias salárias de outras PC’s e provaram q o governo poderia dar melhorias dentro do orçamento.
Na PM a estoria é outra todo mundo fica esperando q a ACS ou ASPRAMECE. ou seja lá quem for faça tudo , ou que o CMT GERAL reinvindique coisa que não vai acontecer .(pois ele não quer perder o cargo) veja o exemplo Cel. Bessa que a maioria sabe das boas intenções dele. Ou q apareça um novo JESUS para morrer na cruz por nós . MAIS NÃO VAI ACONTECER . Só quem pode fazer algo pela PMCE somos nós, todos juntos. discutam as intenções em cada cia , posto de serviço, BTL etc. passem os ideais aos comp. milicianos . o aquartelamento é a solução para tanto descaso. ” O QUARTEL NÃO É NOSSA SEGUNDA CASA ? ENTÃO VAMOS NOS ABRIGAR NELE CONTRA ESSA FALTA DE RESPEITO DO GOVERNO E DE LÁ SÓ SAIR COM UMA RESPOSTA SATISFATÓRIA.
19/06/2008 as 16:00
Caro David , devolver a alfinetada é demonstrar o quanto vc está alienado pelo modelo criado pelo estado para dar satisfação a população sobre suas promeças de campanha. É mais do q evidente q gratificação X ou Y é só enganação pois daqui a dois anos se este governo não se reeleger o “O PADRÃO RONDA VAI PRO ESPAÇO, A GRATIFICAÇÃO VAI PRO ESPAÇO, AS HILUX VÃO PRA SUCATA e vão inventar outra moda passageira. Ao passo q se fosse regulamentado o nosso subsidio os vencimentos estariam lá fosse governador chiquim ,zezim ou joãozim, gratificação é enganação, mas vc vai aprender .
19/06/2008 as 16:34
Caros amigos da rede, as lamentações de todos os policiais já ecoaram em alguns setores da sociedade.Alguns vizinhos meus que comentam alguma das materias vinculadas na mídia, principalmente em programas policiais, apoiam em sua totalidade as reivindicações da nossa classe de policiais o problema é que na sua maioria a população não está por dentro do verdadeira tratamento que o governo esta dispensando a categoria, priorizando esse novo programa e deixando de lado o restante da policia, tenho como exemplo uma propaganda pesada desse concurso lançado nos ultimos dias muito dinheiro foi gasto com isso em nenhum outro lançamento de programa de policiamento foi feito tanta propaganda, a exemplo do policiamento RAIO, isso nada mais é do que uma manobra política. Estamos formando um grupo de policiais que iremos publicar um manifesto com todas as nossas reivindicações e atual situação da pm que já era funcionário publico antes desse governo, será uma espécie de panfletagem em divessos pontos estrategicos da cidade dessa forma abasteceremos a sociedade de informações concretas do tratamento do governo com os verdadeiros policiais que estão em cumprimento todos os dias dessa díficil tarefa de cumprimento da cidadania,colocando para o povo cearence que ao realizarmos qualquer ato de paralização(como o aquartelamento) o governo Cid será culpado direto pela calamidade que se estalará no estado.Aguardem.
19/06/2008 as 19:30
Caro Soldado do Interior o nosso Ilustríssimo CORONEL QOPM RR Chico Cruz é uma Coronel Abastardo chegou ao meu conhecimento que só de Gratificação ele percebe todo mês nada menos que R$ 10.000,00, se contar com a GM E GQP, passou pela nossa Gloriosa PM e não contribuiu em nada.
Caro CEL QOPM FRANCISCO MAURÍCIO CRUZ, se o SENHOR fez alguma coisa pelos praças da PMCE, além de dar cadeia, mencione, se o SENHOR quer alguma coisa ou está devendo ao governador pague com dinheiro não puxando o SACO.
19/06/2008 as 20:23
Meus amigos praças, comuniquem a todos os companheiros sobre este blog, se todos os praças expressarem seus pensamentos, talvez seremos ouvidos.
19/06/2008 as 20:40
ROMA FOI QUEIMADA POR NERO ACASO…
Interessante alguns aqui citarem Roma, concordo que não foi feita em um só dia, mas quanto tempo Nero levou para queimá-la?
É fato que na noite entre 18 e 19 de julho do ano 64. Roma sofreu um desastroso incêndio que se estendeu por seis noites, destruindo dez dos 14 bairros da cidade nos dias seguintes, começou a circular o boato de que Roma havia sido queimada por ordem do imperador. Uma Nação ou estado leva muito tempo e trabalho para nascer e crescer, mais pode ser destruída rapidamente sem um único bom governo.
19/06/2008 as 20:53
É claro que esse não foi o caso de Roma, essa loucura de Nero não acabou sozinha com o vasto império romano, ao atingir o ponto máximo de sua expansão territorial, o Império também alcançou o ponto culminante de suas contradições, que acionariam o processo de decadência. Por mais poderoso que fosse, o Estado sozinho não teve condições de manter a unidade política e administrativa do imenso território. Mas acredito que entenderam o recado, ou não?
19/06/2008 as 22:57
É duro ser PM, mais concordo com todos, então vejamos; o Sr. gov. cid. nos prometeu ter orgulho de ser policial isso todos nos temos, mais o que nos chateia é a mentira que ele coloca, que vai ser diferenciado o aumento da segurançã publica, ano passado ele nos deu um aumento diferenciado de 4,6,8 encima de gratificações e nois engolimos tudo calados agora vem o sr. secretario anunciar o adiantamento da 1ª pacela do 13º, ora onde tá a boa vontade desse gov. simplismente ele está apenas querendo ser bonzinho não sei com o que. ora companheiros temos mesmo é que nos organizar e fazer nosso direito valer não com greve como no passado fizemos sem organização, e muitas barderna temos sim é que nos AQUARTELAR, irmos para nossos quarteis e nos recusarmos a ir pra rua com fome. pedir que nos respeitem que não nos tratem como meninos, que se não produzir não vai ganhar mais, que temos que ficarmos caladinhos pra não estragar nosso subsidio ora quem já se viu isso, onde tudo é tratado na surdina e ainda pedem que nós fiquemos quietos pra não estragar. precisamos que se erga um lider, bom seria que se fosse um oficial para que se possa unir toda classe, e por que não o SR CEL BESSA, que conhece toda essa cupula, e tem a coragem de dizer o que pensa, e tem a confiança da tropa e que tentaram calar sua boca quando tentou conseguir melhorias para nois. a unica solução é o AQUARTELAMENTO. E ASSIM AS AUTORIDADES ¨GOV¨ VERIA QUE SEGURANÇA PUBLICA NÃO É APENAS O RONDA. COMO FICARIA O CENTRO DE FORTALEZA, PRESIDIOS, SEFAZ, TUDO SÓ FUNCIONA COM A PRESENÇA DA POLICIA MILITAR. ATÉ MESMO A SEGURANÇA DELES MESMO.
MOBILIZEMOS PARA O AQUARTELAMENTO E ASSIM TEREMOS RESPEITO DE TODOS. JÁ!
19/06/2008 as 23:48
Caros colegas,
Todo ano a mesma coisa, a espectativa do rejuste, e agora neste governo, essa “istória” de subsídio. É somente para ficarmos na espectativa e não fazermos GREVE. Esse jovem intitulado davi, entrou agora e tá chamando agente de invejoso, espera um pouco e tú vais se tornar um invejoso, esse RONDA, logo vai acabar e vai vir outro Governo e dar outro nome, criar outra farda…. Devemos lutar por um salário justo e igual pra todos, pois somos todos iguais independente do local em que trabalhamos, soldado é soldado na rua ou no gabinete, presídio, AL, Tribunal.
Trabalho 24X48, sendo 36 horas diurnas e 36 horas noturnas semanais, o que me impede de receber esta gratificação? as 12 horas noturnas de diferença… e as 36 horas diurnas? que eu trabalho mais. QUEREM QUE ENGULAMOS ESSAS JUSTIFICATIVAS A SECO.
AOS NOVATOS E AOS QUE VÃO ENTRAR NA PM: São três as fases da Polícia Militar : 1-EMPOLGAÇÃO, 2-REVOLTA, 3-ACOMODAÇÃO.
as duas últimas podem se alternar vez por outra.
20/06/2008 as 8:34
Se por acaso o governo pagar o subsídio, será só no último ano do seu mandato; como sempre pra dar um de bonzinho.
Essa escala do RONDA de 6×1 á noite, Deus me livre!
Gratificação pra pender mais bandidos; também não quero,
Eu quero é paz.
Os PMS do RONDA daqui á dois anos muitos deles estarão doentes de:
INSÔNIA,
DEPRESSÃO,
GASTRITE NERVOSA,
AVC,
STRESSE,
PRESSÃO ALTA,
CEFALOSE, (DOR DE CABEÇA),
SINUSITE e muitos outros problemas, sem contar que sua vida social acaba, sem direito de lazer com sua familia.
Sinceramente eu tenho é dó desses nossos irmãos-companheiros, pois muitos estão lá por serem neófitos na PM.
20/06/2008 as 11:44
policiais militares, não esqueçamos de nossos familiares, não esqueçamos de nossos amigos e companheiros de farda. companheiros não pensemos pequeno e nem tampouco de forma medíocre. sejamos fortes e pensemos como disse meu ilustre ex-comandante em sobral, o sr. cel paula neto, “debaixo da farda, existe no peito um cidadão”. unamo-nos, e com toda nossa força reunida lutemos com responsabilidade e acima de tudo dignidade. somos a classe do estado presente em todos os municípios e que sem burocracia podemos ser solicitados pelos cidadãos apenas com um aceno de mãos. não possso acreditar que não tenhamos força suficiente para driblarmos essa fase de “separação” entre nós. não lutemos só com palavras neste tão respeitado blog, nem em sites de relacionamentos que pouco podem fazer por nós. começamos bem, mas paramos pra acusações supérfluas e até para nos distanciarmos ainda mais daqueles que nada tem a ver com tudo que se passa, que são nossos companheiros do RONDA. tenho medo que tudo que falamos aqui se torne sem efeito, visto que palavras sem atitudes pouco valem, isso podemos notar claramente em nossos governantes e deputados. sinto-me honrado em participar dessa luta dígna porém injusta onde de um lado estamos nós, e do outro estão nossos rivais governantes que assimm os intitulo pois foi o que se tornaram nesse curto tempo de governo. peço aos irmãos de farda que sejamos responsáveis por aquilo que cativamos so longo de nossas vidas. nossa família, nossa polícia militar e nossas amizades. peço desculpas pelos irmãos do RONDA, que não conhecendo tão bem nossa corporação ,talvez não entendam nossa revolta. temos de dar uma colher-de-chá aos mesmos pois de passo em passo estão deixando de ser civis fardados e passando a entender um pouco mais a hierarquia e a disciplina. sou militar a 14 anos, e sei o que isso representa pro estado hoje…NADA. mas com fé em Deus e em nossa luta, luta de ações e com menos palavras, palavras estas soltas no ar e sem quase nada significar pra quem realmente pudesse interessar. Deus nos abençoe e nos guarde em nossa lida de todos os dias.
20/06/2008 as 17:05
iai chara,como e que e ser coronelllllllll,muito ks no bolso saude pra dar e vender,e isso ai,voce ta certo pois lhe encinaram foi isto a vida toda o oficial não e pra prender bandido e nem combater o crime,e pra prender e perseguir ate a morte os praças,os praças e que e pra prender os bandidos e combater o crime, SO QUE TODO O MAL QUE TU FIZESTE NA ATIVA TU VAIS COLHER 70 VESES O DOBRO.
20/06/2008 as 17:32
Eu tenho muito respeito pela Polícia. So existe Estado por ela e é por ela que o Governo deve primar. Não sou especialista em Segurança Pública, mas como tenho Registro Geral que acho mais importante que o Título de Eleitor, faço valer minha opinião.
Eu gostaria de saber o que faz crer em alguns PMs porque que o governo não executaria uma mudança em toda a estrutura da PM proposta no PPA? http://www.seplag.ce.gov.br/content/aplicacao/SEAD/upload/PPA_2008_2011/inclusao/INCLUSS%C3%83O%20PPA%20BATURIT%C3%89.pdf
O link acima mostra o projeto. Eu gostaria de ver um argumento que não fosse desconfiança política! Dizer algo como “Não existe dinheiro suficiente para cumprir a lei e o estado ficará deficitário se o fizer!” Os PMs deviam ir ao Ministério Público, OAB e outras entidades! denunciar junto ao Tribunal de Contas, as improbidades no asto destinado ao setor. São cidadãos também e devem lutar pelo cumprimento da lei! O que está lá é o que será cumprido e não vi nada que exclua alguma parte das forças de segurnaça pública do Ceará de renovação e reestruturação. Façam força pelo salário melhor porque isso não fica claro na lei e é questão de acordo.
Será que as coisas só podem ser conquistadas por meio de relatos sem conteúdo argumentativo dentro dos limites de orçamento e projeções econômicas? Tem que ser tudo por força de ameças políticas? Esse tipo de coisas assusta qualquer cidadão e ai a PM pode vir a ser vítima dela mesma!
21/06/2008 as 3:04
CAROS COLEGAS DE FARDA, ATIVA E INATIVOS, FAMILIA POLICIAL MILITAR. MAIS UMA VEZ MORREMOS NA PRAIA. SENHORES O LIDER DO GOVERNO HOJE DISSE NA TV ASSEMBLÉIA DURANTE SEU PRONUNCIAMENTO. O GOVERNO SÓ TEM PENDENCIA ECONÔMICA( AUMENTO SALARIALÇ SIGNIFICATIVO) COM A DEFENSORIA PÚBLICA(AMEAÇANDO NOVA GREVE), DELEGADOS(JÁ DEU O SUBSÍDIO DOS POLICIAIS CIVIS E OS DELEGADOS TÃO CALADOS ESPERANDO O SEU E SE O GOVERNO NÃO DER VÃO FAZER GREVE), FAZENDA(JÁ GANHAM O TEO DO ESTADO E AGORA QUEREM GABHAR QUASE R$22.000,00-AUDITOR FISCAL), E AGENTES PENITENCIARIOS(JÁ ESTÃO EM GREVE).
EM RELAÇÃO A PM SÓ TEM O QUE ELE JÁ DEU, OU SEJA, ESTENDEU A GRATIFICAÇÃO DO RONDA PARA TODA A TROPA E DUPLICOU OM EXPEDIENTE( 10HS POR DIA DE SEGUNDA A SEXTA TOTALIZANDO 50HS SEMANAIS).
O PROBLEMA É QUE ESTA GRATIFICAÇÃO DO RONDA NÃO SE LEVA PARA RESERVA E EM CASO DE ACIDENTE O CARA PERDE DE IMEDIATO, EX: Acidente do CIOPAER).
RESUMINDO PRA PM É SÓ FUMOOOOOOOOOOOO
MAS, NÃO SE PREOCUPEM TEMOS BABACAS SUFICIENTES PARA DAR ENTREVISTAS DIZENDO QUE A PM ESTÁ TUDO BEM E O RONDA É UM SUCESSO E ASSUMIR A CAMPANHA DA DENGUE E MUITAS OUTRAS FUNÇÕES DE outras secretarias, AO INVÉS DE DEFENDER OS INTERESSES DA TROPA.
E NÓS SOMOS PIORES DO QUE ELES POIS SOMOS OMISSOS E FICAMOS SÓ NOS LAMENTANDO.
QUER SABER ESTAMOS GANHANDO É MUITO.
21/06/2008 as 10:36
Senhor Governador, AUDITORIA JÁ!
A PMCE precisa de uma grande auditoria urgentemente. O que é uma auditoria?
Auditoria, consiste em um exame cuidadoso, sistemático e independente, cujo objetivo seja averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se estas foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos. Com essa auditoria rigorosa chegariamos a algumas irregularidades que contaminam a corporaçào e impedem que ela cresça. Podemos citar algumas irregularidades que constantemente vemos:
*A situaçao da alimentaçao:
Por que nao recebemos vale refeição?
Não recebemos porque tem alguém sendo beneficiado com as verbas que são destinadas a esta alimentaçao, ou seja super faturam a alimantação. Ex.: O governos manda verba para comprar filé e alguém compra aqueles “deliciosos” frangos.
* Sobre as Promoções:
Por que não recebemos nossas promoções no periodo devido?
Posso citar várias linhas de motivos, mas vou citar pelo menos algumas. O governo (não o governo Cid Gomes, pois isso vem de muito tempo) oferece um sistema regular de promoções aos oficias para que estes não se revoltem também e organizem maninfestaçoes, pois, se quisessem, fariam e não seriam prejudicados por essas maninfestações. Isso é culpa desse sistema falido que é o militarismo.
Outro ponto interessante é que, todos setores do governo recebem gratificações por qualificação. Por exemplo, os professores que têm nível superior recebem gratificações. Com isso muita gente sai ganhando, alunos, os professore e próprio governo que terá bons resultados que mais tarde poderá usar em beneficio.(isso é errado, mas é uma realidade).
Por que isso nao é oferecido para nossa corporaçao? Primeiro porque ninguém pediu, e segundo porque tem uma parte que não quer que o policial estude ,pois saberá dos seus dieitos(são poucos, mas eles existem) e os reivindicará, e de um certo modo esta pequena parcela, que pensa dessa maneira, perderá o seu precioso “poder”. Deveria ter convênios com as universidades para que estas dessem descontos aos policiais. E fosse criado uma Lei que amparasse o policial-aluno. Como todos sabemos há comandates que dificultam a vida desses heróis que trabalham nessas escalas desumanas e ainda estudam sobre forte pressao (piadas, troca de escalas p/ prejudicar,etc.) e ainda conseguem tempo para família e para o “bico”, que outra realidade que alguns não querem enxergar.
Para quem não sabe o Policia Civil e o Corpo de bombeiros têm convênios com várias universidade, e nao é só para os policiais,mas sim também para seus familiares.
* Escalas de serviço:
Por que não recemos hora extra? Por que no periodo de festas, nós trabalhamos em dobro e não recemos nada em troca? Salvo alguns “setores” que recebem camarotes, “presentes” ou um cargo de “chefe de segurança”
Nós trabalhamos porque alguns governantes passados “maquiavam” as estatísticas para não prejudicar suas campanhas que são mais importantes que a população.
Já que está tudo sobre controle porque contratar mais policiais? Mas não são só alguns governantes, alguns comandantes, para “segurarem” seus comandos, sacrificam os policias. Isso é muito bom, usar trabalhadore para conseguirem “estrelas” e prestígios.
Outro ponto que atrapalha a contrataçao de novos policiais, sao alguns comandantes que não “reclamam” da situação, pois têm medo de pederem suas gratificações.
Precisamos de auditoria por vários outros motivos, mas se eu fosse escrevê-los eu passaria vários dias.
Companheiros de que precisamos?
* Melhores escalas.
* Melhores salarios.
* Melhores condiçoes de trabalho.
* Assistência Jurídica.
* Planos de saúde.
* Treinamento e Reciclagens.
* Cursos (gratuitos)
* E principalmente, RESPEITO por parte do Governo e dos oficiais.
Tragam mais idéias!
Caro Eíidio Serpa, parabéns por sua atitude de abrir este espaço a uma classe tão sofrida como a nossa. Siga a sugestao de um companheiro que pediu que você levasse uma autoridade relacionada a segurança, ao seu programa, mas que leve também um dos nossos representante para debater. Você terá uma grande audiência, pois você está vendo a grande aceitaçao de seus tópicos relacionados a segurança pública. Muito obrigado!!!!!!!
21/06/2008 as 10:50
“O QUE É MOBILIZAÇÃO SOCIAL”
A mobilização social é muitas vezes confundida com as manifestações públicas, com a convocação da presença das pessoas em uma praça, passeata, concentração. Mas isso não caracteriza uma mobilização. A mobilização ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade, uma sociedade decide e age com um objetivo comum, buscando, quotidianamente, os resultados desejados por todos. Por isso se diz que:
“Mobilizar é convocar vontades
para atuar na busca de um propósito comum, sob uma interprtação e um sentido também compartilhados”.
Participar ou não de um processo de mobilização social é um ato de escolha. Por isso se diz convocar, porque a participação é um ato de liberdade. As pessoas são chamadas, mas participar ou não é uma decisão de cada uma. Esta decisão depende essencialmente das pessoas se verem ou não como responsáveis e como capazes de provocar e construir mundanças.
Convocar vontades segnifica convocar discursos, decisões e ações no sentido de um objetivo comum, para um ato de paixão, para um a escolha que “contamina” todo o quotidiano.
Toda mobilização é mobilização para alguma coisa, para alcançar um objetivo pré-definido, um propósito comum, por isso é um ato de razão. Pressupõe uma convicção coletiva da relevância, um sentido de público, daquilo que convém a todos, Para que ela seja útil a uma sociedade ela tem que estar orientada para a construção de um projeto de futuro. Se seu propósito é passageiro, converte-se em um evento, uma campanha e não em um processo de mobilização. A mobilização requer um dedicação contínua e produz resultados quotidianamente.
Como falamos de interpretações e sentidos também compartilhados reconhecemos a mobilização social como um ato de comunicação. A mobilização não se confunde com propaganda ou divulgação, mas exige ações de comunidação no seu sentido amplo, enquanto processo de compartilhamento de discurso, visões e informações. O que dá estabilidade a um processo de mobilização social é saber que o que eu faço e decido, em meu campo de atuação quotidiana, está sendo feito e decidido por outros, em seus próprios campos de atuação, com os mesmos propósitos e sentidos.
abraço do amigo Josué(Membro da Comissão dos Policiais Militares Excluídos da Greve de Julho de 1997).
email: josuesousasousa@bol.com.br
fone: 87724825
21/06/2008 as 15:09
O fim do 13° salário esta para ser votado no senado(provavelmente após as eleições). Revoltado alguem me enviou oseguinte:
É DEMAIS!!!
Vai transar?
O governo dá camisinha.
Já transou?
O governo dá a pílula do dia seguinte.
Engravidou?
O governo dá o salário maternidade e 180 dias
O filho cresceu?
O governo dá a Bolsa Família.
Tá desempregado?
O governo dá Bolsa Desemprego.
Vai prestar vestibular?
O governo dá a Bolsa Cota.
Não tem terra?
O governo dá o Bolsa Invasão
Agora, experimenta trabalhar pra ver o que é que te acontece!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
21/06/2008 as 20:24
Jornalista Egidio Serpa o Subsídio da Polícia Militar, é um direito constitucional, desde 1988, estamos sendo aviltados pelo Estado. Exigem muito do Policial Militar mas ele esta desgastado e descrente das políticas de segurança pública dos governos que se sucederam após a CF/88. Muitos investimentos foram feitos e a polícia avançou muito, isto falando em recursos tecnológicos e materiais, mas caro jornalista, no homem de polícia pouco se investiu. Como resultado hoje temos uma corporação que se arrasta, os PMs atualmente podem ser classificados em três categorias, quais sejam: Os que fazem da PM um Bico, os que se limitam a vestir a farda e cumprir tabela, e os que se preparam para sair da corporação. Claro que em situações pontuais todos atuam uníssonos em prol da resolução com êxito de determinada ocorrência. Principalmente se envolve policial como vitima, ou algum tipo de influência externa. Fora isso temos cerca de 120 viaturas do Ronda e alguns jovens policias que em sua maioria ainda estão motivados.
Mas, no caso dos policias do Ronda, caro Egidio, essa motivação se dá por ainda estarem no estado probatório do concurso e, portanto, não podem questionar a escala que estão submetidos, sob pena de algum tipo de retaliação; Por que é normal que sejam idealistas isso é natural quando enfrentamos algo novo, principalmente atividade policial que é fascinante e nos proporciona um sentimento do dever cumprido, de ajuda ao próximo, inigualável; Receberam tudo novo e de primeira mão, carros, fardas, equipamentos e gratificação, onde ganham mais que um Subtenente com mais de 20 anos de serviço e com três graduações a mais que eles, e igual a um tenente, oficial, que enfrentou um concurso de nível superior e três anos de formação em regime de internato e mais um estágio de 6 meses como aspirante a oficial, totalizando 5000 horas/aula.
Mesmo ganhando muito em relação ao Subtenente e igual ao tenente, na realidade todos ganham mal. O Estado do Ceará possui a 2ª polícia militar mas, mal remunerada do País. Sendo assim os Rondas estão achando muito porque são solteiros, não tem grandes responsabilidades como aluguel, escola, plano de saúde, mercantil, contas mensais. A grande maioria mora com os pais e quando muito dividem a despesa. Além do que é seu primeiro emprego e para quem não ganhava nada, R$1800,00(salário com a gratificação de R$720,00) é um bom salário.
Só que em caso de acidente, mesmo em serviço, ele perde essa gratificação, além do mais não incorpora para a aposentadoria. Ora, mas quem já viu jovem se preocupar com acidente, que dirá com aposentadoria, na juventude se vive o hoje.
A verdade é que estamos vivendo uma falácia Institucional. Uma polícia de aparência. Onde já se viu, 2000 ou 4000 pessoas, representarem a face real, de uma corporação com 17.000 policiais (na ativa) e com 173 anos de existência. Naturalmente sua transformação é algo complexo. E os outros 13.000 homens pessoas com décadas de serviço prestado a sociedade cearense. Seu legado não foi respeitado, pelo contrário está sendo flagrantemente hostilizado. Mesmo antes do Ronda nossa Estado era estatisticamente os dos mais calmos do País. Mesmo com toda a falta de aparato policial do Ceará, isso foi conseguido a custas do sangue e do suor dos que aqui já estavam.
Egidio o que está ai não se sustenta pois sua base é frágil, a realidade é que a maioria dos policiais está desmotivado, e os meninos do Ronda daqui a pouco tempo, dois ou três anos, caíram na real. E talvez seja tarde, pois, estarão doentes, debilitados emocionalmente, pela razão de durante um mês só dormirem quatro noites. Isso mesmo a escala do Ronda são seis noites de serviço, por uma de folga. Isso é grave, uma violência ao corpo desses jovens, patrocinada em nome de uma mentira, uma propaganda enganosa ao cidadão cearense. Uma agressão e um desrespeito a família policial militar.
Dileto jornalista, não tenho nada contra o Ronda, pelo contrário, tenho amigos e familiares, que amo que estão nas mãos desses garotos. Minha preocupação é com o presente, pois, temos 13.000 policias a margem desse processo, pais de família. E com o futuro mais ainda, com o dia em que esses meninos entenderem que foram usados de maneira sagaz. Eles serão mais revoltados, dos que os 13.000 de hoje. Talvez muitos estarão tomando coquetéis para dormir, ou em atendimento psiquiátrico, ou psicológico, separados de suas esposas e maridos, alcoólatras. Pior terão que cumprir ainda muitos anos de serviço, ou estarão de licença médica.
Neste dia, que infelizmente será daqui a poucos anos, quem cuidará de nossa população, de nossas famílias.
Tivemos um mês de maio, aniversário da PM, sem promoções, pela primeira vez em 173 anos de existência tivemos um maio, sem promoções. O governo revogou a legislação de promoções em março e até agora estamos sem uma regulamentação de ascensão funcional. Recentemente, nosso expediente administrativo foi acrescido para 10 horas por dia, de segunda a sexta feira, fora os plantões de serviço noturno e as escalas de finais de semana e feriados.
O governo atual destruiu a integração das polícias militar e civil, quando deu recentemente o Subsídio para os policias civis e deixou os policiais militares sem nada, isto, significou um aumento real de 60% para Polícia Civil. Detalhe este aumento atingiu ativos e inativos, ou seja, o reajuste é incorporado a aposentadoria. Para a Policia Militar, nada, apenas um paliativo, que é essa gratificação do Ronda, com aumento de serviço e que não se leva um centavo para aposentadoria, e pior se o PM se ferir mesmo, em serviço, perde o benefício.
Toda tropa da PM estava eufórica esperando que o governador anunciasse nosso Subsídio, tal qual, deu para a Polícia Civil, e de repente o Líder do Governo Deputado Nelson Martins, vai a tribuna na sexta(20 de junho) e diz que o Governo ´so tem compromisso a Sefaz, os defensores públicos, os gentes penitenciários e os DELEGADOS DA POLÍCIA CIVIL.
Isto, é uma afronta a Polícia Militar será que é por que não podemos fazer greve, como as categorias citadas acima. O mais grave é que nos dois governos Tasso Jereissati, no governo Ciro Gomes e no Governo Lúcio Alcântara, procurou-se sempre integrar o sistema de segurança pública. Polícia Militar e Civil ganhavam respectivamente iguais, em seus níveis hierárquicos. É verdade que ambas ganhavam muito mal. A serviço de Polícia é um ciclo, serviço ostensivo preventivo com a investigação dos crimes se complementam. Não pode uma ser mais beneficiada que a outra, senão o ciclo fica oval, e trará conseqüências negativas para a harmonia no trabalho e pior a população pagará o preço desse tratamento desigual. Quando o Deputado vêm a tribuna dizer que a PM teve aumento diferenciado, isso revolta o profissional, pois na verdade nada tivemos. A verdade é que se todo o funcionalismo ganhou 5%, ganhamos 8%, ou melhor, os cabos e soldados, ganharão esse 3% a mais, pois, os oficiais, nada receberam. E quanto a essa gratificação do Ronda ser estendida a toda tropa, a verdade é que isso nem é gratificação é hora extra remunerada. Pior, a Polícia Civil, fez jus a ambas, tanto aos 3% a mais, quanto a hora extra remunerada.
Vejo trevas na segurança publica de nosso Estado, hoje somos, policias esclarecidos, estamos cônsules que estamos sendo relegados, em prol da Policia Civil. E este é meu temor. Qual será a reação da tropa? Por experiência acho que vai ser de mais acomodação, a apatia, o vestir a farda sem suar a camisa, o faz de conta que me paga que eu faço de conta que trabalho. Egidio, peço que em nome de sua família e em nome da sociedade cearense coloque esse assunto em pauta para discussão veremos o termômetro da situação.
22/06/2008 as 7:48
Infelizmente o companheiro tem razão, estamos sendo desreipeitados pelo estado por não podermos ( pelo menos em tese ) fazer greve, mas a história recente nos deu vários exemplos de Políciais Militares em greve em vários estados da federação. Estamos presentes em TODOS os municípios do Ceará arriscando a vida para defender o estado legal de direito, sem ter contudo, nossos direitos defendidos, essa discussão já se dá há meses e ninguém do governo se deu ao trabalho de explicar aqui ou em qualquer outro meio de comunicação. O que senhores leva a crer que não existe esse tal de “SUBSÍDIO”, espero estar enganado mas porque esse silêncio que está acirrando aínda mais os nervos da tropa e fazendo com que muitos já tenham começado a operação tartaruga mesmo inconscientemente.
22/06/2008 as 12:01
Faço minhas as palavras do colega subsídio, e reintero nessa oportunidade para q este visionário jornalista possa nos ajudar a tornar públicas as agrúrias dos PM’s cearenses. É o segundo ano q o governo CID GOMES faz menção de melhorias e depois joga um balde de água gelada em nossas cabeças , nos novamente fazemos ficar esquecidos ,pois categorias de funcionários q podem manifertar-se ja estão fazendo-o. e se o Gov. comtenpla-los não sobrará verba para o q nos prometeu. “uma vez dentro d um ónibus à caminho do trabalho e eu estava à paisana ,escutei um outro passageiro apontando para uma vtr PM falar: a policia civil parou , mas não fez nem falta, mas , se estes aí pararem o povo está lascado” somos fortes , e esta tambem é a visão do povo, o problema é as formas de nos fazermos escutar nos são negadas , isso nos dias atuais é um verdadeiro absurdo. por esse motivo peço-lhe caro Egidio q seja a voz dos policiais militares deste estado.
22/06/2008 as 15:50
“CAMPO DE ATUAÇÃO-MOBILIZAÇÃO SOCIAL”
Muitas pessoas estão dispostas a participar de um processo de mudança, proposto no imaginário, se lhes respondemos a seguinte pergunta: ” Como eu posso participar, aqui em meu campo de trabalho, no que faço todos os dias”?
” Não se faz mobilização social com heroísmo. As mudanças são construídas no cotidiano das pessoas comuns, que se dispõem a atuar coletivamente, visando alcançar propósitos compartilhados”.
Para que as pessoas se disponham a participar e descubram sua forma de contribuir é preciso que:
# Tenham informações claras sobre os objetivos, as metas, a situação atual e as pri
oridades da mobilização a cada momento. Esse
é um dos objetivos da comunicação social no apoio a um movimento.
# Sintam-se seguras quanto ao reconhecimento, valorização e respeito à sua forma de ser e de pensar. Ninguém está disposto a correr risco de ser incompreendido e rejeitado.
# Sintam a confiança dos outros participantes quanto à sua capacidade e possibilidade de contribuir para o alcance dos objetivos.
Que bom que a classe já está esclarecida, a ponto de não ficar calado diante das injustiças ocorridas dentro da coorporação policial militar. Então o que falta é justamente transformar essa insatisfação em ação, ou seja conversar todo dia com seu companheiro de trabalho sobre a real situação por que passa a Polícia Militar do Ceará, jamais faltar as reuniões das associações de praças, Sds, StSargentos e Oficiais, Tiradentes e Pensionistas e sobretudo atender a convocação dessas entidades.
È público e notório que a Polícia Militar têm a mão de obra mais barata do mundo, levando em consideração que a matéria prima “segurança” é carissíma e nem todos podem pagar. Por isso acho o momento oportuno para discutir essas questões, pois estamos vivemos uma crise institucional e a história nos têm mostrado que as transformações vêm sempre de crises dessa natureza. Portanto entendo que apesar do medo que ainda predomina no seio da corporação, oriunda da ditadura militar, existe um direito que prevalece sobre todos eles que é o direito a vida digna. O problema é que isso exige responsabilidade e na verdade são poucos os que assumem, preferindo se esconder atrás da curtina de fumaça. Portanto nobres colegas desse blog a nossa principal bandeira nesse atual momento têm que ser o SUBSÍDIO, todos nossos pensamentos devem se voltar para esse benefício. Agora para se conseguir essa vitória é preciso muito suor e trabalho, união da tropa e mobilização de toda a sociedade.
Estamos juntos nessa batalha, unidos venceremos, pois seremos fortes.
abraço do amigo Josué(Coordenador da Comissão dos Policiais Militares Excluídos da Greve de Julho de 1997.
email: josuesousasousa@bol.com.br
fone: 87724825.
Presidente do CASAM(Centro de Apoio Social e de Animação Missionária).
22/06/2008 as 20:22
Companheiros, nós não devemos fazer GREVE.
Porém, podemos fazer GREVE.
Reflitam…
23/06/2008 as 9:18
AQUARTELAMENTO JA
23/06/2008 as 12:14
O que o companheiro PM está tentando transmitir discretamente é simples, e pode ser definido em uma linguagem bem nossa ou deja: Te amoita guarda…!
23/06/2008 as 16:02
No site al.ce.gov.br/noticias contém imformações q amanhã 24/06 será realizada uma reunião para discursão dos rumos do programa ronda do quarteirão,como a maioria dos amigos do blog eu também já estou convicto de q o SUBSIDIO é balela , mas será q dessa tal reunião não podemos tirar proveito?, será q como cidadãos e contribuintes do estado não podemos opinar? e ainda , aproveitar a oportunidade para fazer aquela casa nos ouvir , pois o ano é eleitoral e já vimos por q o Dep. Adahil Barreto q antes era a favor da escravidão dos militares agora defente com veemência melhores escalas e melhores salários P/ nós “ele é candidato a prefeito” então vamos pensar politicamente e aproveitar as oportunidades q podem nos favorecer. amanhã às 14:30 na assembleia.
23/06/2008 as 16:26
Eu já estou convicto da nossa derrota . O gov. ja nos enfraqueceu de todas as formas ,
1- concederá a tal gratificação do ronda ,” a parte analfabeta dos praças vai achar uma maravilha e se calar”
2- matriculou 300 sd’s no CHC, “se eles estão na expectativa de promoção não vão apoiar movimento nenhum, e ainda tem 600 sd’s na lista de espera do mesmo CHC” embora seja só esperança.
3- O secretariado do gov. não esta lá só pra aumentar a folha não , eles criam manobras politicas q demostram aos eleitores um adm. maravilhosa com o menor custo possivel para os cofres, “gratificação por desempenho” citada pela secretária de planejamento e gestão.q aos olhos do povo é mais q correta ,pois aí teoricamente o policial vai se esforçar par ganhar mais e tornar o estado mais seguro.
Então eu lamento dizer mas o futuro só nos reserva desilusões, e além disso vc’s já pararam pra pensar quantos pm’s acessam esse blog, nós temos uma grande parte das fileiras q não sabe nem ligar um computador,temCB , SGT e ST juruna q “lan house” e “Blog” p/ eles é um bicho q morde eu sou SD mas me desculpem a realidade é essa e é por isso q nos vamos continuar na MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEESMA.
23/06/2008 as 16:44
Caro David quem vive de projeto é arquiteto. deixa de ser puxa-saco , pois PM assim só se queima.
23/06/2008 as 20:19
iai pessoal cade as associações? eu convoco a todos a associarse na minha associação e parato so 10 conto,vou colocar 30 advogado,quem tiver libelo e aqui mesmo,os primeiros otarios vão ganhar um brinde um chaveiro.voces ganham muito bem,10 conto la faz falta valeu doidim.
24/06/2008 as 0:48
Praças não percam as esperanças, lembram do muro de Berlim?, ninguém acreditava, então caiu.
Nunca devemos deixar de acreditar em dias melhores, o pensamento positivo constitui em força capaz de mover montanhas. Quem diria que um torneiro mecânico iria chegar a ser presidente, e não chegou? aconselho aos guerreiros da PM, que quando forem atender alguma ocorrência, não faça para agradar seus Comandantes, façam para agradar a Deus.
abraço do amigo Josué(Coordenador da Comissão dos Policiais Militares Excluídos da Greve de Julho de 1997.
email:josuesousasousa@bol.com.br
fone: 87724825
24/06/2008 as 9:28
Com esse vocabulário da bem pra saber quem é um doidinho, é por causa de pessoas iguais a vc de “intelecto baixo” q naõ fazem nada e ainda ficam atribuindo a culpa as entidades q a situação chegou a esse ponto. Eu não sou integrante de diretoria de associação nenhuma, mas vejo q eles tem feito o q podem agora querer q um presidente de associação X ou Y reúna todos e vá servir de martire em torno de uma luta q é para todos nós é querer d+ não ? quando ele for expulso por q liderou o movimento tú vais sustentar a familia dele? pois é mané raciocina , pra falar besteira já tem muita gente.
24/06/2008 as 9:35
Caros militares conectados a este blog, repassem por gentileza a noticia da audiência pública no plenário 13 de maio da A.L hj às 14:30hs , eu acho q de lá sairá alguma resposta p/ nossas dúvidas . Se as condições forem desfavoráveis p/nos saberemos antecipadamente e com esforço podemos tentar reverter se deixarmos correr frouxo já viu né a coisa pode tornar-se pior q já está.
24/06/2008 as 14:19
essa é a mais pura realidade, mesmo aqui ficamos um agredindo o outro, chega disso pessoal temos é que nos unir e discutirmos aqui o que devemos fazer para conseguir uma melhoria para nós, ¨O SUBSIDIO¨ que no momento é a unica maneira para nos valorizarmos. vamos tentar um avaliar a ideia do outro e irmos passando a frente. como um caro colega acima disse que tem SDs, CBs e SGT que não sabe usar um computador, ainda assim somos muitos aqui, e repasando de boca em boca, por que não dizendo do possivel ¨AQUARTELAMENTO¨ que poderiamos realizar, para podermos ter nossos direitos. quero ver se o comando ou o ¨BORBOLETINHA¨ vai nos obrigar A IRMOS PRA RUA. mais primeiro temos que nos unir e repasar tudo. não vamos deixar que certos politicos nos usem pra ganhar votos pra eles com apenas promesas como sempre fazem. vamos exigir respeito e a verdade, transparencia tambem por não, o ¨BORBOLETA¨ não lembra nem que sua escolta é só de PMs. Nem lembra e nem respeita. ele só procura melhoria pra policia civil ao qual ele se indentifica.
A UNICA SOLUÇÃO É O ¨AQUARTELAMENTO¨ ORGANIZADO.
24/06/2008 as 14:43
Meus companheiros,vamos aproveitar este espaço para discutir
coisas inteligentes,importantes para a vida da familia pmce e não
ficar usando esse espaço para falar besteiras pois varias pessoas
da sociedade passeiam pelo esse espaço tão valioso e o que vão
achar da nossa tropa com um linguajar ( baixo ) sem conteudo ai
sim eles vão dar razão o porque desse salario baixo,graças a Deus
que pessoas com esse tipo de procedimento são raras na nossa
instituição. vamos mostrar nosso valor para a sociedade e mostrar
que somos verdadeiros cidadãos e merecemos respeito.
vamos respeitar nossas instituições e seus menbros ,vamos dar um voto de credibilidade e confiança. (não sou membro de nemhuma delas mais respeito).
25/06/2008 as 20:18
Caros Milicianos,
Deixemo-nos de ilusão com o Governo Estadual, vamos a realidade, vejam o texto abaixo, retirado do site http://www.mj.gov.br/pronasci:
23/06/2008 - 18:22h
Regulamento aumenta piso salarial e valor do Bolsa Formação
Brasília 23/06/08 (MJ) – Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União aumenta, de R$ 1,4 mil para R$ 1,7 mil, o teto salarial máximo para que o profissional de segurança pública participe do projeto Bolsa Formação. A medida vai ampliar o projeto a um número maior de agentes.
Outra regra que vem ampliar os benefícios do projeto é o auxílio financeiro recebido pelo policial. Agora, todos os profissionais, independente da patente e do contra-cheque, receberão benefício de R$ 400. Não haverá mais a variação de R$ 180 a R$ 400.
Segundo o secretário de Assuntos Legislativos, do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, diversos policiais perderiam o benefício em decorrência de gratificações que recebem ao longo da carreira. “Agora, o Bolsa Formação atenderá um número maior de profissionais das corporações”. Com o regulamento, o limite salarial poderá ser ajustado de acordo com a realidade do momento.
O projeto Bolsa Formação foi criado no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), para valorizar policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários, peritos e guardas municipais de baixa renda. Para participar o profissional precisa realizar cursos de capacitação promovidos pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), do Ministério da Justiça.
Hoje, 28.512 pessoas já recebem o Bolsa Formação. Em cinco anos, o projeto Bolsa Formação deve atingir pelos menos 200 mil dos 600 mil policiais brasileiros.
Renaesp e cursos de formação a distância
Uma das metas do Pronasci é consolidar a Renaesp. Por meio da Rede, será possível formar melhor os profissionais e desenvolver pesquisas que subsidiarão a construção de uma nova inteligência no combate ao crime.
Atualmente, a Renaesp tem 81 instituições de ensino superior cadastradas. No primeiro ciclo de cursos a distância da Rede o Pronasci teve 57 mil alunos. No segundo ciclo, 86.685. A expectativa para o terceiro ciclo, que está com as inscrições abertas até o dia 30.06, é atingir 100 mil.
O Pronasci é uma proposta inovadora do governo federal contra a criminalidade que integra políticas públicas de segurança com ações sociais. Entre os principais eixos do programa destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública, a reforma do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Até 2012, o Pronasci investirá R$ 6,7 bilhões em segurança pública.
A inscrição para o BOLSA FORMAÇÃO está disponível no site http://www.mj.gov.br/ead, até o dia 30/06/2008.
Gostaria de passar esta mensagem principalmente para os PPMM do INTERIOR.
Não percamos a esperança jamais,resistir até o fim…..
SUBSÍDIO JÁ!!!
26/06/2008 as 15:45
vamos nos aquartelar
27/06/2008 as 15:12
E agora essa do PATINETE, a maioria está a três anos sem receber fardamento só pra falar do mínimo, então aparece mais essa pra turista ver, rapaz é muito descaso com o dinheiro público. Com certeza até a SOGRA vai ganhar um…
27/06/2008 as 19:11
Salário da Polícia Militar nos 27 Estados da Federação
Sunday, 4. November 2007, 23:04:56
curiosidade, Informação, Brasil
Fonte: Copia meu filho!
Em razão de respeito as pessoas mais sensiveis coloquei uma faixa amarela na foto para não chocar.
Desculpem colocar a foto mas e uma triste realidade.
Não sei de onde o excelente blog Copia meu filho!, tirou estas informações sobre o salário da Polícia Militar dos diferentes estados do Brasil, mesmo estes números sendo exatos ou nao, é mais que um indicio da corrupção que se alastra dentro da Polícia.
É claro que tem os policiais honestos e corretos dentro da Policia, para estes o destino por não fazerem vistas grossas, pode ser tão cruel como a do policial da foto ao lado.(IMAGENS FORTES, NÃO CLIQUE CASO TENHA PROBLEMAS DE SAÚDE/CORAÇÃO, NÃO E BRINCADEIRA).
1. Polícia Militar do Distrito Federal - R$ 3.200 (vai para R$ 3.618);
2. Polícia Militar do Estado do Amapá - R$ 1.770;
3. Polícia Militar do Estado de Goiás - R$ 1.745;
4. Polícia Militar do Estado do Paraná - R$ 1.700;
5. Polícia Militar do Estado de Santa Catarina - R$ 1.600;
6. Polícia Militar do Estado do Amazonas - R$ 1.546;
7. Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul - R$ 1.500;
8. Polícia Militar do Estado de Alagoas - R$ 1.487;
9. Polícia Militar do Estado de Tocantins - R$ 1.455;
10. Polícia Militar do Estado de Minas Gerais - R$ 1.332;
11. Polícia Militar do Estado da Bahia - R$ 1.264;
12. Polícia Militar do Estado de Rondônia - R$ 1.251;
13. Polícia Militar do Estado de São Paulo - R$ 1.240;
14. Polícia Militar do Estado do Espírito Santo - R$ 1.237;
15. Polícia Militar do Estado de Roraima - R$ 1.201;
16. Polícia Militar do Estado do Maranhão - R$ 1.200
17. Polícia Militar do Estado de Acre - R$ 1.200;
18. Polícia Militar do Estado do Ceará - R$ 1.147;
19. Polícia Militar do Estado de Mato Grosso - R$ 1.114
20. Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte - R$ 1.111;
21. Polícia Militar do Estado de Sergipe - R$ 1.111;
22. Polícia Militar do Estado da Paraíba - R$ 1.080;
23. Polícia Militar do Estado do Pará - R$ 1.015;
24. Polícia Militar do Estado do Piauí - R$ 1.000;
25. Brigada Militar do Rio Grande do Sul - R$ 965;
26. Polícia Militar do Pernambuco - R$ 900;
27. Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - R$ 800.
Fora o salário dos policiais do Distrito Federal, o soldo dos militares é simplesmente ridículo, vergonhoso. Depois me perguntam porque os policiais se corrompem…
Você vai colocar a cara na favela, enfrentar traficantes fortemente armados por causa de R$ 800,00??? Não justifica a corrupção, mas com certeza a explica.
Sou partidário de que o salário de um soldado não seja inferior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais)por mês. Em contrapartida, haveria a inversão do ônus da prova para os militares.
Como assim? Se pairar qualquer dúvida no comportamento do militar, por exemplo, suspeita de corrupção, o policial seria sumariamente afastado, SEM VENCIMENTOS, e o militar teria que comprovar que não é culpado.
Tenho certeza que teríamos uma melhora substancial nos serviços prestados pela polícia.
27/06/2008 as 19:13
Isso foi em 2007, esse ano alguns estados ja nos ultrapassaram
29/06/2008 as 13:20
Ninguém do Ronda está satisfeito. Todos querem o fim da gratificação e a implantação do subsídio.
29/06/2008 as 15:06
QUE COISA LINDA E A DEMOCRACIA , SÓ ELA E POSSIVEL NOS DAR ESPERANCAS SOBRE DIAS MAIS DIGNOS, ESTE BLOG E UM EXEMPLO DISSO. PESSOALMENTE NAO ACREDITO QUE O GOVERNO VAI NOS TRAZER DIAS POUCO MELHORES, ACABAMOS SENDO VITIMAS DESSA VERGONHA CHAMADA POLITICA, NAO E SO EU OU VC POLICIAL, SOMOS TODOS NOS INTEGRANTES DA SOCIEDADE DE TODAS AS AREAS. ESPECIFICAMENTE SOBRE NOS POLICIAIS O UNICO CAMINHO QUE ME RESTA E REZAR PARA ESSE GOVERNO TERMINAR O MANDATO E SE DEUS QUISER ALGUM OUTRO GOVERNO MENOS RUIM ASSUMIR. MINHA SOLUCAO E ESTUDAR PARA PODER SAIR DESSA REALIDADE HUMILHANTE PORQUE FAZER GREVE NAO E PERMITIDO, E NEGUIN FAZER MILICIA NÃO DA PRA MIM POREM E FATO QUE VAI ACONTECER , E QUEM SERA OS CULPADOS ? AS CONDICOES ALIMENTARES SAO PESSIMAS, QUERIA CONVIDAR O SEU CID PARA COMER EM UM DE NOSSOS RESTAURANTES OU DESCULPA ,RANCHO, QUANDO A DIGESTAO TIVESSE SENDO FEITA E ELE COMECASSE A PASSAR MAL PODERIA SER COLOCADO UM UMA VIATURA CAINDO OS PEDACOS E MORRER TRANQUILO NUM HOSPITAL CHAMADO HPM. NOSSA SOLUCAO E NAO TER SOLUCAO, CADE AS CONDICOES SANITARIAS, QUERIA QUE O SENHOR USASSE UM DE NOSSO BANHEIROS , ACHO QUE DEVE SER ATE MEIO PARECIDO COM A MENTALIDADE DO SENHOR SOBRE O QUE E SEGURANCA PUBLICA. E AS CONDICOES HUMANAS, O SENHOR TA NA CONTRAMAO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS, NEGUIN NAO PODE TRABALHAR 48 SEMANAIS ASSIM VAI FICAR PIRADO E ACABAR NUM MATADOURO CHAMADO HPM, A CONSTITUICAO EM SEU ARTIGO 5º DIZ 44 HORAS DE TRABALHO SEMANAIS, NAO CRITICO OS CARINHAS DO RONDA, POR SINAL SEI O QUE VAI ACONTECER NO FUTURO, ENTAO AMIGOS ATE O HPM, PORQUE EM MESMO JA TO MEIO PIRADO, DE NAO AGUENTAR TANTA CRUELDADE ENCRAVADA NA MINHA SENSIBILIDADE, AS COISAS VAO FICAR ASSIM, SERA? O QUE POSSO FAZER, QUERO UMA AJUDA DE ALGUEM, MEU GOVERNO ESTA DESGOVERNADO, OBRIGADO SENHOR GOVERNADOR
29/06/2008 as 18:36
Caso os nobres companheiros representantes de associações tiverem comentários com relação aos projetos desenvolvidos em prol da corporação,seria interessante ouvi-los,pois a quem mais poderiamos esperar REAIS INFORMAÇÕES se não for dos que foram ELEITOS para representar as praças.
01/07/2008 as 14:08
Se a tristeza que em vários momentos tenta nos abater é porque sentimos-nos desvalorizados como policial militar deste tão grande e belo estado nosso do ceará.
Se a vergonha persiste em nos possuir pela discriminação que passa todos os demais policiais militares com exceção daqueles do ronda do quarteirão,da casa militar,da assembleia legislativa,do forúm,do trbunal de justiça,que recebem tão bem em comparação aos excluidos policiais militares que certamente não são inferiores no combate a criminalidade,pois posso dizer até que esses militares,anônimos de certa forma pelo estado,são mais fortes na batalha.
Se as promessas que tanto circulam o meio policial militar dizem que a instituição policial militar vai igular formando uma policia militar única,sem desigualdades salariais,fardamentos,ferramentas de trabalho mais condignas para o desempenho da missão policial militar.
Se seremos um dia reconhecidos como profissionais que desempenha o serviço de polícia ostensiva,não acumulando cargos que fogem daqueles pelos quais disseram no edital do concurso pelo qual passamos por mérito,com grande orgulho de poder envergar o manto da segurança pública para cumprir objetivos diversos como policial militar no combate ao mal que assola e tenta dominar nosso estado.
Se hoje tenho ainda esperança que tudo tende a ser a nosso favor é porque no passado tudo era mais difícil para o policial militar e se hoje vem melhorando comparado ao passado próximo é porque é fato de que muito mais virá a ser melhor em nossa gloriosa pmce.
Por isso meus amigos policiais militares não nos desanimamos diante das dificuldades,dos “Se”,pois dias melhores estão vindo ao nosso encontro.Pois o vitoriosos não são medidos pelas quantidades de quedas que levam e sim pelas vezes que se levantam,muitas quedas já levamos e muitas vezes nos levantamos.E se ainda estamos em pé é sinal que somos vitoriosos.Por isso meus amigos vamos acreditar sempre que os ventos vão estar a nosso favor. Obrigado à toda comunidade policial militar e em especial ao idealizador desse blog,O nosso amigo Égidio Serpa.
01/07/2008 as 16:04
Pelo o que estou vendo, e convivendo só vem fumo, para nós praças. Estamos que nem cego em tiroteio, não sabemos pra onde corre, e ainda vem o Deputado Ferreira Aragão, dizer que o governo aprovou o subsídio dos policiais civis, porque eles eram minoria. Há que dizer que ele precisa é da minoria? Aí vem dizer que ele tá estudando, as condicões dos policiais militares. quando ele terminar de estudar nós talvez, nem existimos mais.Se essa maioria tivesse sindicato a coisa era outra. Já passamos varios governos e a história é essa, chega de conversa fiada ninguem come galinha que o trem mata não. Cade essa cambada de Ofícial, que não fazem nada? Só sabem perseguir os praças!!!!!!!
01/07/2008 as 17:54
Como pode uma instituição denominada PM ter uma subdivisão aparente,vejamos:existem dentro da PM os grupos GATE,ROCAM.COTAM,RAIO,FTA,CHOQUE,RONDA DO QUARTEIRAO,meus Deus,e agora o PM andando de patinete,vai te catar borboletinha despreparado e inofensivo,quando a bandidagem olha pra ti fica feliz,pois vc é um inutil que não entende de segurança e não é cearense,a PM precisa de qulificação,dinheiro,estrutura,inteligência para combater o crime e não de medidas paliativas que não resolvem nada.
01/07/2008 as 23:50
Todos sao iguais perante a lei, sem distincao de qualquer natureza……………menos os militares
Art. 5º Inciso XLI
A lei punira qualquer discriminacao atentatoria dos direitos e liberdades fundamentais. Nao totalmente para nos
Art. 5º Inciso LXI
Ninguem sera preso senao em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciaria competente, salvo nos casos de
transgressao militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;
Somos singulares qto a este inciso, nao somos iguais a todos, nao temos o direito de impetraçao de habeas corpus sobre o merito do fato.
A lei que tanto respeitamos, nao nos contempla totalmente, e isso jamais poderia acontecer.
Nao temos representatividade, a pm e como um barco a deriva, longe do cais, longe de tudo. Somos a instituicao que mais trabalha porem a que menos e dada valor por nossos governantes, por que? Fim da hierarquia militar, fim do regime estatutario, uma emenda constitucional teria que modificar nosso regimento para o celetista, por que não, afinal de contas somos brasileiros como outro qualquer. Abracos amigos um novo tempo vai comecar, precisamos atitude, nao precisamos de um governo de palhacos.
02/07/2008 as 0:29
Prezado amigo cabo desanimado, eu estava lendo o evangelho de (mateus 9,23-27) e me lembrei, também de seu comentário. Queria dizer que muita coisa já mudou de 20 anos para cá; temos corregedoria, as punições não são mais sem defesa, antes o Sd ficava preso aguardando solução de parte, temos hoje muitos praças com nível superior. Tenho consciência que vivemos um momento difícil, temos muitos obstáculos a vencer. Entretanto é preferível passarmos o nosso tempo lutando por dias melhores que ficar todo tempo se lamentando, se maldizendo. Precisamos mudar de mentalidade para podermos mudar alguma coisa. Nos dias de folga, ao invés de embriagarmos em um bar, vamos estudar, se reunir nas assembléias do seu bairro, nos conselhos comunitários, nas associações, vamos discutir segurança pública. Temos que fortalecermos as associações, participando de suas atividades. Amigo cabo desanimado para Deus nada é impossível, mas ele aje através das pessoas, se você é pessimista vai transmití pessimismo também. O subsídio vai sai, é uma questão de tempo, só espero que depois que sair, a tropa não se acomode e esqueça de lutar pelos outros benefiícios, tais como: vale alimentação com valor hoje de R$ 10,00 para todos unificado(barriga do Cel é a mesma do Sd), implantação do conjunto habitacional para policiais militares(Fortaleza, Sobral, Juazeiro, Crateús, Maracanaú e Caucaia), como 1ª etapa até atingir todo o estado, implantação de plano de saúde para todos unificado, o do oficial ser o mesmo do praça; tratamento humanizado para com os praças, e a nível nacional a desmilitarização(voltará todos os direitos que os civis têm) inclusive a sindicalização e a greve.
Por isso temos que lutar sempre, não desistir jamais, pois é isto que eles querem; Sds desanimados para melhor manobrá-los.
Josué(Coordenador da Comissão dos Excluídos por causa da Greve de Julho de 1997).
email:josuesousasousa@bol.com.br
fone:87724825
02/07/2008 as 15:11
Essas coisas ´so serão possiveis se tivermos uns representantes políticos , acho q só conseguiremos isso com união
02/07/2008 as 17:35
pracas, para quem esta escrito no bolsa formacao e necessario o numero do Pis para poder saber se o beneficio ja esta com data certa para o recebimento. Essa informaçao esta sendo dada na caixa economica que fica entre a av. duque de caxias e rua floriano peixoto e seu numero do pis podera ser encontrado com apenas a apresentacao da identidade militar. Lembro que para receber esse beneficio e necessario concluir um dos cursos oferecidos pelo SENASP -