Busca

Diário de um safenado (1)

16:19 · 16.12.2007 / atualizado às 16:19 · 16.12.2007 por

São 15h45min deste domingo. Dói meu tórax, cujo osso externo foi serrado, na manhã do domingo anterior, para permitir que se implantasse no meu coração duas pontes de mamária e uma de safena. Enfrento uma anemia, causada pela perda de sangue durante a cirurgia, que durou cerca de cinco horas. Minha dieta está liberada para alimentos que me permitam, sem nova transfusão de sangue, recuperar alguns traços vermelhos do rosto, hoje amarelados, literalmente. Ontem, eu estava certo de que, apartir de hoje, estaria de novo 100% apto a retomar minha atividade profissional. Entusiasmo em excesso. Ontem mesmo, sem motivo aparente, fiquei afônico. E minha voz, que já não era tão firme, está fraca e pouco audível. Fiz planos para gravar hoje os boletins informativos que, cinco vezes ao dia, transmito para a Rádio Verdes Mares, o primeiro e o segundo dos quais dentro do programa Paulo Oliveira, às 5h45min eàs 6h25min. Talvez na teça-feira isso possa acontecer. Ouço falar muito sobre as consequências dessa cirurgia. Quero, com estes depoimentos que darei diariamente, contar minha própria experiência. Para começar, asseguro que ela mexe com o emocional. Choro ao ver cada familiar e cada amigo que me vem visitar. Penso no meu pai, José Oriá Serpa, que, no dia 28 de setembro de 1988, morreu aos 67 anos de idade de um enfarte fulminante – ele lia a Bíblia quando seu coração parou de bater; penso no segundo (eu sou o primeiro) dos meus 13 irmãos, o Erivan, de 57 anos, que, fumante compulsivo, caiu ao chão atingido por um enfarte. Para o dr. Waldemiro, que me operou há uma semana, minha família está,  hereditariamente, incluída entre as que têm ou terão problemas cardíacos, que serão mais graves ou não dependendo de como cada um cuidará do seu coração. Para terminar: driblei o enfarte porque, portador de Plano de Saúde, pude ser atendido, em tempo, por médicos competentes, que me internaram em um hospital de ponta, cujos profissionais cuidaram de mim com todo zelo. Penso na multidão de brasileiros que, clientes do SUS, morrem porque o Governo não lhes dá uma atenção assim.

Comentários 70

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tania

01/05/2016 as 17:0719

Olá tenho 45 anos hj estou com 90 dias que fiz três pontes safena e uma mamárias estou super bem levo uma vida normal

Antônio Barkokébas

03/08/2016 as 08:0619

Bom dia colegas safenados.
Fiz minha cirurgia do coração dia 03/04/2016, passei dois dias na UTI e três dias no quarto em observação. Já no quarto recebi visita de fisioterapeuta, donde ensinaram-me a fazer certos exercícios, principalmente o de respiração.
90 dias dormindo de barriga pra cima, ai foi sofrimento pois nunca tinha dormindo desta maneira até meus 66 anos, até em panico entrei devido este fato chegava a pular da cama.
Não tenham medo é tranquila a cirurgia, evitem ficar sentado por muito tempo (devido este fato peguei uma fissura no reto, é o meu sofrimento atual), andem todos os dias 30 minutos, faça seus exercícios respiratórios pelo menos 3 vezes ao dia, alimentem-se bem, descansem. Tudo ocorreu bem comigo, meu problema foi ficar sentado muito tempo, daí a fissura.
90 dias de cirurgia hoje, não fosse a fissura do reto, tudo estaria as mil maravilhas.

ednilson francisco

24/06/2016 as 06:0519

Bom dia amigo safenado. Força na dietaa na medicação na fe e no exercício.

Egídio Serpa

27/10/2016 as 10:0119

Deus abençoe a sua mãezinha. Dará tudo certo!

Danielle

27/06/2016 as 06:0119

Bom dia! Minha mãe operou há 2 dias, 3 safenas e uma mamaria. Confesso que to impressionada com a cirurgia. Ontem retiraram o tubo de oxigênio e ela esta respirando de acordo com o que os médicos acham que é normal. Ela ainda esta na CTI e não esta se alimentando, o que me deixa muito preocupada, até que ontem praticamente forcei ela a tomar uma vitamina. As mãos estão muito inchadas e ela ainda encontra-se amarrada (talvez para não puxar os eletros, acessos). Esta falando pouco e dorme muito, isso também me deixa preocupada. Ja esta fazendo exercícios respiratórios. Gostaria de dizer como filha, que é triste e talvez umas das cirurgias mais complicadas que já vi, porém, a medicina se modernizou demais a ponto dos médicos poderem controlar tudo( respiração, pressão, anemia). Hoje visitarei novamente a minha mãezinha, com o coração na mão, pq gostaria muito de uma pronta recuperação, como ja vi em muitos casos. Espero ansiosamente que ela saia da CTI, e já esteja conversando, fazendo os exercícios. O que mais foi, é vê la contida e todos aqueles acessos pelo corpo, isso esta acabando comigo, mas não demostro isso pra ela. Hoje será o terceiro dia após a cirurgia, espero que ela esteja mais acordada e mais espertinha. Boa sorte à todos que vao se submeter a essa cirurgia. Minha mãe estava todas as artérias obstruídas a mais de 90%, sendo que uma lesão do tronco de 90%. Basta ter fé e acreditar que será apenas uma fase e que a família é muito importante nessas horas.
Agradeço a Deus por essa cirurgia, ate porque com uma lesão de 90% do tronco, acredito que nem 6 meses ela viveria. Bom dia pra todos.

Fabiano

19/02/2016 as 02:0119

Olá amigos,quero dizer pra você que vai se subimeter a uma cirurgia cardíaca não tenha medo parece ser o fim do mundo mesmo é não fui que operei foi minha mãe mais é super seguro é difícil eu sei mais a cada dia está mais seguro essa operação muita força e fé em Deus vai dar tudo certo!

eliane

14/07/2016 as 19:0119

meu esposo fez a cirurgia dia 04/01/2016 teve alta ontem14/01tava internado desde 21/12 fez 2 mamaria e uma safena
ja esta em casa nos sentimos um pouco inseguro ,hje queixou se dor de cabeca e tontura sera que isso e normal se alguem puder me dar alguma informacao agradeco

Graciela vital

06/11/2016 as 23:0119

Boa noite
Minha mãe é diabética e vai fazer ponte safena alguém sabe me dizer se o pós operatório é mais complicado para diabéticos?

Larissa Moraes

03/12/2015 as 00:1219

bom meu pai fez safena a uma semana e nao consegue durmir doi mto as costas alguem tem alguma ideia de como ajudalo pq sou filha tenho 16 anos e mi doi o coraçao velo andando pra la e pra ca em casa cono um zumbie por que num aguenta a dor

Valeria

13/02/2015 as 02:1019

E normal sentir esse peso no tórax e acordei de lado 3 vezes. Fiz cirurgia ponte safena

Teresa Fonseca

17/06/2015 as 18:0919

Fiz RM em 11/11/2014. 1 mamária e 2 safenas. Estou bem, mas tenho dores até hoje. Doi o peito, a coxa da qual a safena foi tirada e as duas pernas que incham muito.
Tive complicação pulmonares, fiz punção. Sai e voltei do hospital. Foram mais de 20 dias em 2 etapas. Em junho voltei ao trabalho em e antes no mesmo mês fui ao Chile. O frio me faz mto bem. Calor não. Nesse momento tenho reação alérgica aos remédios. Ando bastante, por vezes meus pés incham, mas não corro. Qdo acontece de correr um pouco por pressa seguro o peito com a mão assim como nas subidas. Falta o fôlego paro respiro inspiro e vou devagar.
Tenho 63 anos, sou aposentada, minha família tem problemas cardíacos, sou magra não gosto de gordura, não como fast food, nunca abusei de nada. Mas dou pilhada. Deve ser isso. Na minha cirurgia fui entubada e arranquei. É horrível.
Veja qtos fizeram e estão aqui. Fé e força. Conte para ele os depoimentos. Em tempo- tive depressão também. Chorei até.
Felicidades a vc e ao seu pai Andrea.

Andrea Portella

15/09/2015 as 21:0919

Olá, meu pai operou, fez ponte safena e mamária. O Hoje completa 8 dias e ele tossiu muito a ponto de desmaiar 3 vezes. O médico disse que ele está com secressão no pulmão a pressão dele foi a 18. Enfim, gostaria de saber se alguem aqui passou por isso? Estou muito preocupada!
Meu pai está no oxigênio e sendo monitorado de novo com aqueles aparelhos(não está entubado).

Andrea Portella

15/09/2015 as 21:0919

Olá, há uma semana meu pai operou, fez ponte safena e mamária. O Hoje completa 8 dias e ele tossiu muito a ponto de desmaiar 3 vezes. O médico disse que ele está com secessão no pulmão a pressão dele foi a 18. Enfim, gostaria de saber se alguem aqui passou por isso? Estou muito preocupada!
Meu pai está no oxigênio e sendo monitorado de novo com aqueles aparelhos(não está entubado).

Josenira moraes

12/08/2015 as 20:0919

* 15 dias o medico me liberou para caminhar. Siga a recomendaçao do seu médico, tem muito haver com tamanho do corte, idade etc…

Josenira moraes

12/08/2015 as 20:0919

Olá dia 09/04 fiz duas mamarias e duas safenas, apesar devter dois irmaos que fizeram e o meu pai, nao acreditava que fosse acontecer comigo, 41 anos. Depois da cirugia 6 horas, senti muitas dores, precisei tomar sangue, a voz cansada, nao foi facil, a comida vinha uma colher me cansava e colocava pra fora, até que pedi forças a Deus e coloquei na minha mente que precisava me alimentar para sair daquela situaçao, comecei bem devagar, comendo aos poucos e tudo foi voltando ao normal, no primeiro dia meus pes e maos incharam depois desinchou. No dia de sair da uti me sentia melhor, no apartamento ja comecei caminhar lentamente, fazendo exercicios pulmonar, enfim 7 dias estava em casa, muito cuidado na higienização dos curativos, lavar bem as maos, pra levantar precisamos de ajuda,ir ao banheiro, comer na hora certa, nao pegar peso, controlar os remedios e com @5 dias o meu cirurgião mandou caminhar 30 minutos, com 2 meses me deu alta para trabalhar e dormir de lado, mas cada pessoa tem seu tempo, depois de 15 dias so lembrava da cirugia por causa da perna que tive uma forte alergia. Nao é o fim do mundo, mas um conselho: para todo cardíaco e recomendado 3 coisas: evitar o stress, dieta e exercicios, principalmente controlar remedios e visitar seu cardiologista de 6 em 6 meses. A dormençia no peito nos primeiros meses e horrivel, mas paciência Fé em Deus passa. A RM hoje em dia esta bem inovada 90% dos casos nao precisa ser entubados, parar o coraçao, nem transfusão.

Késia

24/11/2014 as 23:1119

Minha mae vai fazer 2 ponte de safena e eu estou com mt medo pois ela tem diabetes..

sonia maria

14/12/2014 as 12:1019

oi gente , tem 8 meses que estou operada, infartei no 04/11/20013 operei 19/02/20014, os primeiro meses é terrivel, muito incomodo, hoje estou bem, sigo a dieta, tenho até medo de comer,hoje apesar de quase 8 meses de cirurgia, tenho muita dormencia no peito, tem horas que parece que o coração esta dormente, repuxando, o medico fala que é normal…..

Egídio Serpa

02/04/2013 as 16:1219

Maria Clara:
Minha cirurgia foi no dia 9 de dezembro de 2007. Meu pós-operatório foi ótimo, mas eu perdi a voz, que foi recuperada em três dias por meio de exercícios com uma fonoaudióloga. Com 25 dias, eu estava de novo trabalhando. Não senti dor nem antes, nem durante e nem depois da cirurgia. Desde a cirurgia, mudei tudo: só como peixe e verdura (alface, tomate etc). Não como carne. De vez em quando, um peito de frango grelhado. Não como nada que vem da vaca – da carne ao queijo e seus derivados. O leite é um veneno. Pudim e bolo, nem pensar. Mas caminho 30 minutos por dia, sendo que os últimos 5 minutos eu corro devagar, trotando. Faço meia hora de musculação, na academia, todos os dias. Tenho 70 anos, três meses e dois dias, peso 70 quilos, como há 30 anos. Quando caminho, oro a Deus, agradecendo por tudo. É isso aí. Um grande abraço
Egídio Serpa

maria clara pinto camargo

02/03/2013 as 15:1219

Como vai Luiz Aurélio?

Há uma semana, um amigo fez uma cirurgia para colocar cinco pontes de safena. Provavelmente, terá alta na quarta-feira. Por favor, tu poderias me dizer como foi tua recuperação em casa nos primeiros meses? Por exemplo, como fazias para te movimentar com maior segurança, precisaste de auxílio de enfermeiros por muito tempo.

Creio que vais poder ajudar meu amigo, pelo que li na tua postagem, tua ciurugia foi mais delicada que a dele.

Desde já te agradeço.

Abraços,

Maria Clara

luiz aurelio alves machado

22/08/2013 as 20:1119

JOÃO FIZ TRÉS PONTE SAFENA COM O CORAÇÃO PARADO COM 7 HORAS DE CIRURGIA. TO COM 75 DIAS DE OPERADO JA DIRIGIA COM 30 DIAS E TAVA EM TODOS OS CHURRASCO DA FAMÍLIA.TO TRABALHANDO NORMAL E SO MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM TEMPERATURA DE -5 A -30 GRAUS DURMO DE QUALQUER LADO .ENTRA EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL OU TEL.21-789167779.OK VAMOS TROCAR UMAS IDEIA,OPEREI EM HOSPITAL DO SUS ENFARTEI NO PRONTO SOCORRO ENFARTE DE MIOCÁRDIO ACUDO