Busca

Datas distintas por regiões para celebrar as árvores

09:10 · 21.09.2012 / atualizado às 09:19 · 21.09.2012 por
Juazeiro fotografado no segundo semestre de 2008, em Parambu, no Sertão de Crateús Foto: Cid Barbosa

Por Maristela Crispim

Destaco este juazeiro (Ziziphus joazeiro), fotografado em Parambu, no Sertão de Crateús (Ceará), por Cid Barbosa, para dizer que HOJE É O DIA DA ÁRVORE… NO SUL E SUDESTE! A Festa Anual da Árvore é comemorada em março no Nordeste e Norte, e não em setembro, como ocorre no Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O principal motivo para essa distinção é que, aqui, tão perto do Equador, as quatro estações não são tão definidas e o período mais propício para o plantio é o chuvoso, no caso do Ceará, de fevereiro a maio, já que a melhor forma de comemorar a data é plantar árvores e que elas precisam de cuidados para vingarem, sendo o principal deles a irrigação adequada. O decreto federal que estabelece a data comemorativa no território nacional é o 55.795, de 24 de fevereiro de 1965.

A campanha “Plante uma árvore. Semeie esta ideia!”, lançada pelo Grupo Edson Queiroz, tem como objetivo incentivar a criação e a recuperação de áreas verdes no Estado, o que inclui o  plantio responsável.

Em tempo: o juazeiro é uma dessas espécies fascinantes do bioma Caatinga, que conseguem se manter verdes o ano inteiro. Outras, tão fascinantes quanto, perdem as folhas no segundo semestre para se manterem vivas e ressurgem, exuberantes, ao caírem as primeiras chuvas do semestre seguinte.

Só lembrando: Hoje a partir das 16 horas, na Praça dos Mártires (Passeio Público),  Centro de Fortaleza, o Movimento Pró-Árvore comemora o seu primeiro ano de trabalho pela preservação do verde no Estado do Ceará.

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *