Projeto do Ceará é o representante da Caatinga no Programa E-CONS

Weber Andrade de Girão e Silva desenvolve trabalho pela conservação do soldadinho-do-araripe Foto: Cid Barbosa
O projeto do biólogo cearense Weber Andrade de Girão e Silva é o representante do bioma Caatinga no Programa Empreendedores da Conservação (E-CONS). Iniciativa da ONG curitibana Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) em parceria com o HSBC, o lançamento nacional do Programa E-CONS tem o objetivo de reconhecer e estimular o trabalho de pessoas comprometidas com a conservação da biodiversidade em diferentes biomas brasileiros.
Weber é o responsável pela descoberta do soldadinho-do-araripe, uma nova espécie de ave na região da Chapada do Araripe. Endêmica, ela só se reproduz em locais com nascentes de água. Desde que a espécie se tornou conhecida, o biólogo vem desenvolvendo o Projeto Soldadinho-do-Araripe na região de incidência da ave, local onde mora atualmente. Realizada há 15 anos, a iniciativa já alcançou diversos resultados em conservação de habitat e da espécie.
Nesta primeira fase, o programa conta com seis Empreendedores da Conservação (E-CONS) localizados em seis biomas do País: Caatinga, Mata Atlântica, Mata Atlântica Urbana, Cerrado, Amazônia e Pantanal.
O diretor executivo da SPVS, Clóvis Borges, explica que o objetivo do programa é dar reconhecimento e visibilidade a pessoas realmente comprometidas com o tema da preservação da biodiversidade e que tenham projetos e estratégias já desenvolvidas de conservação.
“O E-CONS é um cidadão que pratica a conservação da natureza, atuando de forma incisiva e competente para o sucesso de seu trabalho. Age com comprometimento, cidadania e empreendedorismo. Sua contribuição resulta na proteção do patrimônio natural, manutenção dos processos ecológicos bem como dos serviços ambientais prestados pela natureza”, diz.
Conservação da natureza
A SPVS é uma instituição brasileira, fundada em 1984, em Curitiba. Uma das características mais acentuadas das atividades desenvolvidas pela SPVS diz respeito à inovação, como prática para incorporar valor às ações de conservação da natureza, estabelecer uma conceituação adequada sobre o tema e dar escala para uma agenda de iniciativas que hoje começam a ser incorporadas nos negócios e percebidas como essenciais às atividades econômicas e à qualidade de vida das pessoas.
Biodiversidade ameaçada
A perda da biodiversidade é considerada, atualmente, um dos maiores problemas da humanidade. No Brasil há menos de 20% de áreas originais bem conservadas de Cerrado. Na Mata Atlântica, esse índice é ainda menor, de 7%. Mesmo na Amazônia, bioma mais bem conservado, é forte o desmatamento e há uma constante luta para diminuir as pressões sobre a maior floresta do mundo.
Com a diminuição de áreas naturais, perdem-se também os serviços ambientais prestados por essas áreas. Alguns exemplos desses serviços são o controle de pragas e polinização para a agricultura, controle de erosão de solos, recarga e manutenção de recursos hídricos, essências de medicamentos e fontes de inspiração para novas tecnologias. O trabalho dos E-CONS contribui diretamente para a manutenção desses e outros serviços ambientais, que geram inúmeros benefícios à sociedade.
Os E-CONS apresentam diferentes perfis e agem em diversas frentes. O que os une é o propósito é de conservar a natureza e sua capacidade de realização de ações efetivas. Os candidatos identificados encaminharam suas propostas ao Programa e foram submetidos à seleção, de acordo com as seguintes etapas: cadastramento, análise inicial, investigação do perfil, comitê avaliador, avaliação em campo e aprovação.
Conheça abaixo quem são e o que fazem os E-CONS (Empreendedores da Conservação).
E-CONS CAATINGA
Quando ainda cursava a faculdade de Biologia pela Universidade do Ceará, em 1996, o cearense Weber Andrade de Girão e Silva visitou a região da Chapada do Araripe e participou da descoberta de uma espécie de uma ave, o soldadinho-do-araripe, que só se reproduz em locais com nascentes de água. Esse episódio influenciou a sua trajetória profissional e pessoal, mudando-se para a região de ocorrência desta ave de distribuição muito restrita, e por meio da criação do Projeto Soldadinho-do-Araripe. Realizada há 15 anos, a iniciativa já alcançou diversos resultados em conservação de habitat e da espécie, ao envolver proprietários de áreas onde há ocorrência da ave, bem como a comunidade local, transformando o pássaro na espécie bandeira da região, além de influenciar o fortalecimento das Unidades de Conservação (UCs) públicas e incentivo à criação de UCs particulares e outras modalidades de conservação de áreas naturais na região.
E-CONS MATA ATLÂNTICA – URBANO
Terezinha Vareschi é paranaense e formada em Letras. Mora em 36.000 m² de área nativa bem conservada em plena Curitiba. Apesar das pressões impostas pela especulação imobiliária, resolveu transformar sua propriedade em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) e virou exemplo de conservação em ambiente urbano. Em 2011, com apoio de outros proprietários de áreas naturais, criou a Associação dos Protetores de Áreas Verdes (Apave) relevantes de Curitiba e Região Metropolitana, da qual é vice-presidente. Desde então, promove reuniões mensais para trocar informações técnicas e elaborar documentos com sugestões para incrementar a política pública de conservação do município a fim de buscar soluções práticas para incentivar os proprietários a protegerem seus remanescentes naturais.
E-CONS MATA ATLÂNTICA
Bianca Luiza Reinert, bióloga paranaense, junto com o biólogo e pesquisador Marcos Bornschein, descobriu, entre Pontal do Sul e Matinhos, no litoral do Paraná, o bicudinho-do-brejo, ave descrita para a ciência em 1995. Nesse ano, ela deu início ao projeto que leva o nome da ave, desenvolvendo estudos para conhecer a distribuição geográfica e os ambientes de ocorrência da espécie. A partir de sua iniciativa, em 2009, ela e outras quatro pessoas adquiriram uma área para a conservação do bicudinho-do-brejo. Também atua na repressão a atividades predatórias ao longo da APA de Guaratuba e que ameaçam diretamente a manutenção das áreas naturais de ocorrência desta nova espécie.
E-CONS CERRADO
O biólogo mineiro Jean Pierre Santos, por influência dos pais, que foram agentes do Parque Nacional da Serra da Canastra, encontrou sua paixão na riqueza da biodiversidade da região. É líder de um trabalho que transformou moradores locais de inimigos em aliados na conservação do lobo-guará e do ambiente onde vive esta espécie ameaçada. Isso se deu graças ao trabalho de implantação de galinheiros-modelo para amenizar os conflitos entre a comunidade e esta espécie nativa típica da região do Cerrado. Com a redução da predação de galinhas por meio dos galinheiros como método preventivo a ataques de lobos, ocorreu uma mudança de percepção sobre os animais, que deixaram de ser perseguidos e caçados. A sua capacidade de articulação e geração de mudanças comportamentais junto à comunidade foi um sucesso e hoje é o trabalho replicado em diversas localidades do Cerrado.
E-CONS AMAZÔNIA
O biólogo Silvio Marchini, pós-doutorado pela Universidade de Oxford, dedica sua vida à pesquisa e conservação da Amazônia. Com a percepção de que a crise ambiental desse local é, em última análise, uma crise de educação, criou o projeto Escola da Amazônia, iniciativa que, desde 2002, vem alterando o comportamento de crianças e adolescentes da região do Arco do Desmatamento em prol da conservação da natureza. Com o projeto ganhou, em 2007, o prêmio Whitley Award – considerado o Oscar da Conservação. A Escola da Amazônia já avaliou mais de 2.000 estudantes de escolas locais e de grupos visitantes e envolveu em seus experimentos aproximadamente 2.500 crianças e jovens, 150 professores de 20 escolas públicas da região, além de mais de 300 jovens e 25 professores de cinco colégios particulares de São Paulo e duas universidades estrangeiras.
E-CONS PANTANAL
Gláucia Helena Fernandes Seixas é carioca e zootecnista por formação. Sua experiência no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) fez com que adquirisse um profundo conhecimento sobre as questões ligadas à conservação do Pantanal. Dentre todos os diferentes setores em que atuou, o que mais chamou sua atenção foi o tráfico de animais silvestres na região. Em 1997, seu trabalho ganhou uma preocupação especial com os papagaios-verdadeiros. Por iniciativa pessoal, nasceu o Projeto papagaio-verdadeiro, realizado até os dias atuais na planície pantaneira e planaltos do entorno, no Mato Grosso do Sul. Com 15 anos de existência, a ação já incorporou outras espécies que ocorrem no Pantanal e a luta pela conservação de áreas naturais.
Para saber mais, visite o site do programa: www.programaecons.org.br
Tags: Biodiversidade, HSBC, Programa Empreendedores da Conservação (E-CONS), Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), soldadinho-do-araripe
