Busca

Dia Mundial de Limpeza de Praias hoje e amanhã

09:03 · 19.09.2015 / atualizado às 11:56 · 19.09.2015 por
O Limpando o Mundo tem realizado ações há três no litoral do Estado do Ceará
O Limpando o Mundo tem realizado ações há três anos no litoral do Estado do Ceará

O Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! (www.limpabrasil.net) chega novamente a Fortaleza e realiza diversas ações de limpeza e conscientização no mês de setembro. Em busca da criação da consciência e do hábito em toda a população, o Limpa Brasil realiza, junto ao projeto Limpando o Mundo, mais uma vez uma ação de limpeza de praia, atividades lúdicas e apresentação musical, hoje pela manhã (19), em Fortaleza, na barraca Cuca Legal, na Praia do Futuro.

A coleta de lixo na praia, entre materiais orgânicos e não orgânicos, deve seguir até a barraca Terra do Sol. Já amanhã (20), as praias de Aracati, Canoa Quebrada, Quixaba e Majorlândia receberão um mutirão promovido pelo Bom Vizinho Shopping, da Rede Pinheiro Supermercado, com a ONG Limpando o Mundo, a partir das 8 horas.
Praia do Futuro
Serão aproximadamente 2,5 Km de areias mais limpas com a ação, que tem um propósito não apenas ambiental, mas também educativo, uma vez que objetiva chamar atenção para a necessidade imediata de praias mais limpas e manutenção desses ecossistemas.

Qualquer pessoa interessada em colaborar com a causa pode participar da iniciativa. São disponibilizados sacos de lixo, luvas, protetor solar e álcool gel para o processo de coleta. Após a coleta na praia são realizadas atividades lúdicas e apresentação musical com as bandas Pukabanda e DanDan – O dom da pegada.
O projeto conta com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Ministério da Educação (MEC), apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e das prefeituras municipais, e pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. Com várias ações programadas já para setembro, o projeto segue até dezembro repleto de atividades, shows e palestras.
Em Fortaleza, o projeto conta com o patrocínio local da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da C. Rolim Engenharia, Nacional Gás, Esmaltec, Hipercor, Indaiá, Hotel Sonata de Iracema, Faculdade CDL, Sindigráfica, Beach Park, Universidade de Fortaleza (Unifor), e apoio do Roratact. Conta ainda com o apoio Nacional da Unesco, MMA, TV Globo, Awaken Love e União dos Escoteiros do Brasil.
Praias de Aracati
Para ampliar o grau de conscientização das pessoas sobre a importância de preservar as praias, o Bom Vizinho Shopping promove junto com o Projeto Limpando o Mundo, um mutirão de limpeza nas praias de Canoa Quebrada, Quixaba e Marjolândia, durante toda a manhã de amanhã (20). O encontro acontecerá a partir das 8 horas, com uma roda de diálogo de conscientização e, em seguida, distribuição de material simultaneamente nas três praias.

A ação marca ainda a inauguração do Bom Vizinho Shopping, primeiro empreendimento do tipo na região com um mix de 30 lojas de serviços, cinemas, área infantil, alimentação e quatro âncoras: Pinheiro Supermercado; loja Zenir, Cinema Bom Vizinho e parque infantil Mundo Pinheirinho, além de outras operações confirmadas, como TIM e Extrafarma.
Com parceria da Prefeitura Municipal de Aracati, e equipes de colaboradores, a ação contará com a participação de cerca de 250 pessoas ao todo, contando voluntários das ONGs Recicriança, Comunidade Ecológica Ciclística de Majorlândia (Cecim) e do Grupo Folclórico Filhos de Quixaba. O evento é promovido simultaneamente por diversas organizações internacionais por conta do Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, celebrado no dia 21 de setembro.
Limpa Brasil – Let’s do it!
A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização.

Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

Realizado desde 2011, o programa, que atualmente funciona aliado a um ambicioso projeto de educação ambiental, já visitou 22 cidades brasileiras e envolveu mais de 180 mil voluntários. Recolheu cerca de 3 mil toneladas de material reciclável que foram doados às cooperativas de materiais recicláveis, gerando trabalho e renda para milhares de famílias.
Mais informações:
Limpeza da Praia do Futuro
Quando: dia 19 de setembro (sábado)
Horário: 7h30
Local: na barraca Cuca Legal
Limpeza das Praias de Canoa Quebrada, Quixaba e Marjolândia
Quando: dia 20 de setembro (domingo)
Horário: 8 horas
Local: principal acesso às Praias

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *