Busca

Hoje é dia de Hora do Planeta

08:00 · 24.03.2018 / atualizado às 21:06 · 23.03.2018 por


Hoje é o dia da maior campanha de proteção ambiental do globo terrestre: a Hora do Planeta, momento de apagar as luzes, durante uma hora (das 20h30 às 21h30), numa atitude reflexiva sobre o impacto humano na Terra. O movimento nasceu em 2007, na Austrália e há dez edições (desde 2009) é celebrado no Brasil. A Hora do Planeta já é parte da agenda de muitos municípios brasileiros, que veem uma oportunidade para promover a preocupação com o meio ambiente, como explica o diretor-executivo do WWF-Brasil, Mauricio Voivodic.

“As cidades ou empresas começam na Hora do Planeta desligando as luzes e, nos anos seguintes, já querem fazer um pouco mais, como uma caminhada ou uma feira voltada para a sustentabilidade. É um evento que traz um apelo ambiental forte, ainda mais com os efeitos das mudanças do clima cada vez mais evidentes no nosso dia-a-dia. Não são somente 60 minutos de luzes apagadas, mas um momento de reflexão sobre o que podemos fazer e quais hábitos podemos mudar no resto do ano em prol do Planeta”, diz Voivodic.

Relação com Biodiversidade

A partir de 2018, a estratégia da Hora do Planeta está voltada para a relação dos nossos hábitos com as mudanças do clima e seu impacto na biodiversidade. O WWF divulgou um relatório mostrando que, se nada for feito em relação às emissões de gases de efeito estufa, até o fim do século, mais de 50% das espécies de plantas e animais do mundo estarão sob risco de extinção local.

Voivodic destaca, ainda, que nossas atitudes diárias têm um grande potencial para a redução de impactos ao meio ambiente. “Cerca de 30% de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado. Isto significa área plantada, água, nutrientes, energia para transporte e armazenamento e muitos outros recursos que vão para o lixo e ainda geram emissões de gases de efeito estufa. A alimentação é só um exemplo. Cada atitude conta, cada escolha conta. É este o lembrete da Hora do Planeta”.

Guia para se conectar ao Planeta

Para ajudar mais cidades, empresas e indivíduos a começarem na Hora do Planeta ou mesmo fazerem esta transição para ações mais sustentáveis, o WWF-Brasil disponibilizou no site oficial da iniciativa um Guia do Participante da Hora do Planeta, com ideias do que fazer na uma hora, entre 20h30 e 21h30 do dia 24 de março, e em todas as horas seguintes. “O objetivo é incentivar que as pessoas comecem a mudança, mesmo que aos poucos, e vejam que é possível ter hábitos mais sustentáveis”, comenta o coordenador do programa Mudanças Climáticas e Energia, André Nahur.

Hoje também estreia de uma nova ação do WWF-Brasil. Baseado no slogan da Hora do Planeta, #ConectadoNoPlaneta, a campanha Inspire-se e Conecte-se trará toda semana, até o fim de 2020, histórias de pessoas comuns, que em algum momento decidiram mudar algo em suas vidas e hoje vivem de forma mais conectada com a natureza.

“Esta campanha visa demonstrar, por meio de exemplos reais, que é possível viver de forma harmônica com a natureza, que é a missão do WWF, e que este caminho é menos complicado do que parece. Só precisa do primeiro passo”, completa Nahur.

Sobre o WWF

O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Criado em 1996, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o País e integra a Rede WWF, a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Em Fortaleza

Fortaleza é uma das cidades participantes da Hora do Planeta 2018. A iniciativa envolverá alguns dos principais equipamentos da Capital: Palácio do Bispo (Paço Municipal), Praça do Ferreira, Praça Portugal, Estátua de Iracema Guardiã, Igreja de Fátima, Estoril e Centro Cultural Belchior.

Como parte da programação, haverá luau, às 20h, na orla da Praia de Iracema (Praia do Lido), com participação do cantor Marcos Lessa. “A Hora do Planeta convida a sociedade a participar e desenvolver ações que minimizem os impactos das mudanças climáticas”, afirma Águeda Muniz, titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

A Hora do Planeta 2018 faz parte da programação da Festa Anual das Árvores, cujo tema deste ano é “Fortaleza, cidade compartilhada e gentil”. O evento é realizado até o dia 27 de março, com diversas ações que trabalham a importância da sustentabilidade, da preservação do verde e do cuidado com a Cidade.

“Amar o Mar”

Hoje e amanhã (24 e 25), a Praia de Iracema recebe, pela primeira vez, um grande evento com atividades ligadas ao mar. O projeto “Amar o Mar”, idealizado pelo Instituto Iracema, Prefeitura de Fortaleza e iniciativa privada, oferecerá durante dois dias uma diversificada programação.

Programação em Fortaleza

Sábado (24)

Pavilhão Atlântico
14h – Palestra Superação – Surf adaptado com os surfistas Daniel Bezerra e Emerson Martins
14h30 – Oficina de manobras de surf com Daniel Bezerra e Ivo Gotardo

Praia do Lido (Crush)
15h – Limpeza da praia (concentração no Pavilhão Atlântico em direção à Praia do Lido)
17h – Troca de materiais recicláveis por mudas
18h – Apresentação projeto Orla
19h – Apresentação da banda Apanhadores de Sonhos
20h – Movimento mundial Hora do Planeta, ao som de Berg Menezes e apresentação dos Malabares de fogo
21h – Marcos Lessa canta Belchior

Domingo (25)

Praia do Lido Bravo (lado direito do Espigão da João Cordeiro)
8h30 – Vivência Bodysurf
8h30 – Esculturas de areia com o artista Careca

Centro Cultural Belchior (auditório)
14h às 15h30 – Palestras sobre Consciência ambiental – Labomar
Educação ambiental: impactos nos oceanos & Swell: Esperado por alguns, temido por outros, com Ana Paula Morais Krelling, oceanógrafa; e Elissandra Viana, cientista ambiental
Exposições:
Acervo do Labomar
Acervo do Mar do Ceará
Tenda com exposição de Pranchas de SUP

Praia do Lido (Crush)
16h – Remada de Iracema e DJs Rádio Ultrópico

Comentários 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *