Qual é o segredo do americano Mat Fraser, três vezes – e talvez quatro, em 2019 – campeão dos CrossFit Games? Como ser o homem mais bem condicionado do mundo e vencer os adversários com tão larga escala? Como conseguir um mindset vencedor? Existe mesmo uma competição (pelo menos mental), com a lenda Rich Froning Jr.? Será que os fãs algum dia terão essas respostas? Talvez.
“De bobeira”, no Instagram, na última quinta (31), ele respondeu a várias perguntas de seguidores. Um deles perguntou: “Quando você escreverá um livro?” Fraser respondeu: “Depois da minha carreira competitiva”. Em seguida, outro questionou: “E quando você planeja se aposentar?” “No dia em que eu não estiver feliz ou não tiver saúde, eu desisto”, replicou.

Enquanto as linhas não são escritas, Fraser compartilhou algumas curiosidades que, quem sabe, um dia farão parte do volume:
Que fraqueza você demorou mais para melhorar?
Remo. Me custou MUITO tempo ter um bom cardio e uma técnica decente. Remo foi o movimento mais antinatural pra mim.
Quanto tempo levou pra você dominar o snatch?
Muito, muito tempo. Meu primeiro mês no weightlifting foi usando um cabo de vassoura e, depois, adicionando pouco incremento de peso. Mas eu ainda treino técnica hoje. Eu não fiquei contente com meu movimento em Dubai (DBX Crossfit Championship), então estou gastando algum tempo nisso.
Qual foi o pior workout que você já fez?
O Open 15.5, sem dúvidas.
O wod consistia em 27-21-15-9 Reps for Time de calorias de remo e thrusters (95/65 lb). Ok, Fraser, você foi tão ruim que venceu a prova no mundo, num tempo de 5:19.

Você já se lesionou tão seriamente que pensou que nunca ia se recuperar totalmente?
Em 2009, eu quebrei minha L5 (vértebra lombar relacionadoa com movimentos e sensibilidade dos membros inferiores) em dois pontos. Me disseram que eu nunca mais seria capaz de fazer mais que uma corridinha.
Quantos shots de espresso você toma antes de cada sessão de treino?
Seis shots por dia, 4 quando acordo e 2 no almoço.
Qual foi o melhor conselho que você já recebeu?
“Se você acha que tá legal, quem se importa com o que os outros pensam?”
Resta saber se ele cumprirá a promessa.
Bicampeã já escreveu
Quem já tem um livro escrito é a australiana Tia-Clair Toomey. Em “How I became the Fittest Woman On Earth: My Story So Far” (Bl Southwick Publishing, 2018, 200 páginas), sua autobiografia, ela conta como venceu os Games aos 24 anos. O livro está disponível em inglês, a US$30.
Comentários 0